é louvado seja o nosso senhor jesus cristo caríssimos alunos e alunas do curso de cristologia nós vamos dar continuidade hoje ao nosso itinerário de formação e vamos fazê-lo é inaugurando hoje o um novo capítulo vamos começar hoje um longo capítulo e muito importante do nosso curso o título do nosso capítulo é a formação do dogma cristológico na igreja antiga então depois de termos visto num primeiro capítulo os fundamentos bíblicos da cristologia agora nós vamos começar a percorrer a história do dogma ó nessa primeira fase nós vamos nos concentrar nesse momento nevrálgico poderíamos dizer essencial crucial
da cristologia que é o período antigo período patrístico né quando surgem é uma série de dúvidas doutrinas heterodoxas onde são celebradas com cílios onde os papas intervém em matéria cristológica e também trenitalia é um período de grande efervescência de pensamento cristológico com excessos muitas vezes que é se distanciam da revelação né escriturística né da revelação é da identidade e da missão salvífica de cristo e para que nós possamos iniciar como convém ixi capítulo vamos rezar vamos invocar o espírito de deus em nome do pai do filho do espírito santo amém acho pedimos ao senhor envia
sobre nós o teu espírito que ele ilumine a nossa inteligência e encha de amor o nosso coração para que busquemos em tudo a verdade e sempre nos disponhamos a vivência na vivência da caridade amém glória ao pai ao filho e ao espírito santo como era no principio agora e sempre amém a nossa senhora sede da sabedoria rogai por nós e nome do pai do filho e do espírito santo amém então nós vamos inaugurar esse novo capítulo no momento importante muito importante do nosso curso e por isso eu que gostaria de aproveitar logo agora no início
e apresentar algumas obras que podem nos ajudar o longo do itinerário é do nosso curso cristológico especialmente ao longo desse segundo capítulo obras que vão nos ajudar a entender melhor a cristologia nos primeiros séculos bom antes de mais nada em língua portuguesa eu gostaria de apresentar para vocês né e esse dicionário né é pra publicado pela paulus e pela vozes né é o dicionário patrístico e de antiguidades é de antiguidades cristãs é um dicionário é internacional que recebeu né é que foi traduzido em língua portuguesa para nossa alegria né então nós temos entre os organizadores
desse dicionário um autor que eu reputo muito importante né que é manlio simonetti esse autor nós vamos falar um pouquinho mais algumas de suas obras ele é uma referência assim é no que concerne o a cristologia dos padres da igreja nós temos também entre os organizadores um grande conhecedor de santo agostinho que é vitorino grossi e temos também é um alemão chamado adalberto ramone então são nomes importantes do período patrístico vamos dizer a teologia patrística um desses autores eles ensinaram o ensino né é em roma se vocês sabem que em roma existe um instituto é
católico dedicado né ao estudo dos padres da igreja se chama instituto patristicum augustinianum né o famoso augustinianum que fica bem pertinho do vaticano aonde muitos padres e leigos também de várias nacionalidades percorrem né no itinerário formativo intenso podem fazer o mestrado eo doutorado em é ciência vamos dizer patrística né eles estudam então profundamente né as línguas antigas o latim o grego e outras línguas quando necessárias também e junto com esse dicionário eu vou apresentar agora em língua italiana são cadernos né que com que contém né é textos escritos por meio simonetti tão ele é um
grande nome como eu dizia da cristologia é dos padres então nós temos por exemplo são todos os cadernos que são vendidos né são colocados à disposição dos alunos do alguns tinham lá em roma né as outras pessoas interessadas podem adquiri-los também então nós temos esse volume por exemplo estudo sobre a cristologia do segundo e do terceiro século e nós temos depois esse estudos de cristologia após micena o e temos em cena é referência ao concílio de nicéia do ano 325 e nós temos esse outro volume né que eu encadernei de modo diferente quer a crise
ariana no século quarto né então vejam a quantidade de material que o mano e o simonetti já escreveu né sobre a cristologia é no período patrístico né é mas também queria citar um outro alto um alemão que ensinou durante exatos 36 anos eles ele ensinou é em frankfurt e ele escreveu então uma obra no seu nome é grillmeier ele escreveu uma obra que está traduzida né em italiano em vários volumes né em espanhol também e eu tenho aqui o primeiro volume da obra dele em espanhol cristo é na tradição cristã e ele vai apresentando o
século por século né o desenvolvimento da cristologia do pensamento vamos dizer cristológico bom então é uma obra muito importante essa de grill maia você pode adquirir nesses sites como a amazon é comprar lá por exemplo em espanhol ainda não existe uma tradução dela em português claro se você quiser aprofundar a cristologia em santo agostinho existe um belíssimo dicionário que foi lançado recentemente pela editora paulus em português né que se chama eu vou já pegar esse dicionário um momentinho que eu mostro para vocês é e aí bom então tudo pelo bem dos alunos né a gente
até nem não tinha não tinha me preparado para mostrá-lo né mas esse dicionário aqui agostinho é através dos tempos tão organizado pelo fitzgerald então esse dicionário existem espanhola eu tenho ele em língua espanhola também e em italiano francês é uma obra originalmente escrita salvo engano em inglês então graças a deus há algum tempo nós já contamos com essa obra em português também pois bem então apresentei um pouquinho aquela literatura fundamental que pode nos criar nesses primeiros passos é entrando nesse período extremamente importante da cristologia que é o período patrístico e é e normalmente quando a
gente apresenta né é reflete um pouco sobre um tratado a contribuição dos padres da igreja a um determinado o tratado por exemplo a eucaristia nos padres da igreja a escatologia nos padres da igreja os autores gostam de dividir é essa análise dos padres em dois períodos né clássicos né pré niceno e pós miceno tão a referência fica sendo o primeiro grande concílio celebrado em nicéia na atual turquia e no ano de 325 né então normalmente se apresenta então o pensamento dos padres até o concílio de nicéia e logo depois o pensamento dos padres e depois
do concílio de nicéia né e aí entraria depois grandes autores né famosos como os capadócios basílio gregório de nazianzo gregório de nissa o próprio agostinho e tantos outros que vão dar as suas importantes contribuições em diversos âmbitos teológico né pois bem então nós vamos agora é apresentar um pouquinho as primeiras heresias queria logo dizer que as heresias elas vão né e aparecendo ao longo desse capítulo que às vezes a gente nós que somos católicos né que zelamos para boa doutrina ficamos às vezes incomodados neco porque esse pessoal se distanciou da verdade sobre o cristo a
gente tem que lembrar primeiro que nós hoje contamos com toda uma história que foi nos ajudando né ajudando a igreja e todos os cristãos a compreenderem melhor é né a grandeza do mistério da identidade do cristo e da sua missão salve fica e os primeiros cristãos não contavam com todo esse aparato histórico-literário e até magisterial que nós hoje possuímos né nos primeiros séculos muitos cristãos não tinham nem acesso ao novo testamento por inteiro né então lembre-se que cada livro do novo testamento era escrito né e pergaminho e essa essas obras eram copiadas mas eram muito
caras nem todas as comunidades que estão antes possuíam todo o novo testamento né na sua não possui na sua biblioteca todo o novo testamento né então a gente tem que ter recordar esse detalhe também né e lembrar também que as heresias a providência de deus né permite às heresias o que são por assim dizer um mau mais delas tira um bem maior com as heresias acabam estimulando a teologia os erros acabam estimulando os bons teólogos o batistério a aprofundar a a doutrina sobre cristo e assim a avançar na reflexão cristã lógica para que fica cada
vez mais clara mais transparente a verdade do cristo né então esse é um outro elemento que a gente precisa recortar e finalmente é interessante a gente não ataca as heresias normalmente elas partem de pessoas muito inteligentes e normalmente bem intencionados tá certo mas qual é o problema das heresias normalmente elas querem defender isso precisa mentir vamos fazer a parte do arianismo isso vai ficar bem bem claro nosso curso certo mas elas querem normalmente sublinhar de tal modo um aspecto da verdade ou uma verdade que é absolutizada de certa forma que acaba que essa heresia acaba
esquecendo os demais aspectos tão para defender um certo aspecto acaba se afastando de outros aspectos do campo da verdade né o de outras verdades para defender uma certa verdade se afasta de outras verdades né então aqui a gente recorda que a gente tem que ter sempre em mente isso né na reflexão teológica a gente tem que sempre lembrado tudo das partes das conexões e bom então existe tudo da verdade revelada as grandes partes dessa verdade reveladas todas as verdades que a gente encontra dentro da grande revelação e essas verdades estão conectadas né a gente não
pode tomar uma verdade absolutiza lá e esquecer que ela está conectada quase demais sob pena da gente de certa forma é nos na nossa reflexão gente se afastar do todo da verdade deixar de lado esquecer e até é ir contra outras verdades é que são importantes e que fazem parte da revelação e da nossa fé cristã tá bom então vamos apresentar então as primeiras heresias nesse período pré inceno então vamos começar por aí dentre as antes de falar citar e explicar é é importante entender que a igreja enfrentava um grande desafio né é a igreja
nascente ela por um lado ela tinha o diante dela o mundo pagão que ela precisava evangelizar esse mundo pagão muitas vezes via com desconfiança a os cristãos a fé cristã os costumes cristãos a moral cristã e nesse diálogo com o mundo pagão a o cristianismo vai né vamos dizer se enriquecer e vai utilizar uma arma né para falar a a gente né ou seja é estou me referindo a filosofia grega né os cristãos eles vão aprender essa é a vamos dizer à colhi digamos a riqueza da tradição da filosofia grega conceitos é uma lógica modo
de pensar e vão certos modelos de pensamento e vão é buscar utilizar o que é possível para apresentar isso apresentar a fé cristã é de um modo mais acessível aos gregos né aqueles que estão que que pertencem a esse horizonte cultural digamos influenciado pela filosofia grega né é influenciado pelo pensamento grego por outro lado a igreja também ela se encontra diante do judaísmo né a gente sabe ela os primeiros que estão são judeus e ela precisa também é pensar nessa relação com o judaísmo muito une a igreja os cristãos ao judaísmo ea que a gente
pode pensar no antigo testamento né todo uma herança comum né não dá para para esquecer que jesus se encarnou dentro né do judaísmo jesus é utilizou o modo de pensar né judaico jesus utilizou vocábulos a linguagem judaica jesus utilizou costumes judaicos para fazer as críticas e para propor também o a boa nova do evangelho o e de repente a igreja civil também perseguida pelo judaísmo como o próprio novo testamento reconhece né e essa relação em entre a igreja judaísmo é foi tensa né desde o início e existe um grupos vamos dizer que nós podemos chamar
de judaico-cristãos são paulo faz referência isso né judaizantes que fazem parte das comunidades cristãs que tentam fazer com que os demais cristãos continuem a observar atorar continue a observar todos os costumes judaicos né e são paulo vê isso como perigoso porque isso pode diminuir a importância da graça a importância da novidade que cristo veio trazer a importância digamos da própria fé cristã e no sentido amplo do termo que um é vamos dizer a a a causa da justificação né essa fé operante essa fé viva essa fé se traduza em obras né ela vai conduzir o
homem a uma digamos alma a percorreu o caminho da salvação caminho da redenção né então é um tempo delicado né a igreja ela tem em comum com judaísmo toda a uma doutrina né toda uma visão de deus todo um todo o antigo testamento o as profecias né toda a visão da história da salvação e etc e ao mesmo tempo ela vai digamos na medida que ela vai entrando no mundo grego e vai evangelizando os gregos ela vai aprendendo com o a cultura grega ou a filosofia grega novos vocábulos esse é o novo modo de pensar
ao novo modo de refletir certas concepções cosmológicas antropológicas etc né então esse é o ambiente é um ambiente onde a igreja vai enfrentando mil desafios para viver a sua magnífica missão mede prolongar a presença e a obra salvífica de cristo no mundo através do anúncio da palavra e dos sacramentos não essa é a primeira heresia que a gente gostaria de apresentar para vocês é o ebionismo então o ebionismo é uma heresia justamente judaico-cristã e o termo ebionismo vende e bionin e ab omni é um plural no hebraico para quem conhece um pouquinho de hebraico e
significa pobres é irineu de leão na sua obra contra os hereges então já vou aproveitar a oportunidade para apresentar vocês também esse volume que a gente vai de vez em quando se tá nessa primeira parte do curso contra as heresias ireneu de lião faz parte dessa coleção patrística da paulus é o volume 4 e ireneu de lião na no primeiro na primeira parte da sua obra número 26 21 o volume tá na página 108 ele vai apresentar um pouquinho a ideia do que seria né esse é o ebionismo né qual seria a doutrina dos ebionitas
então ele vai dizer que eles creem que deus é criador e vai dizer que ele só usam o o evangelho de mateus para eles paulo era um herege ele de formou cristianismo paulo interessante porque o lendo outros autores como tertuliano origens a gente vai descobrir que eles usam mateus mas eles estão usam os dois primeiros capítulos de mateus ou seja o evangelho da infância né mateus é um evangelho que a gente diz hoje na na teologia bíblica que foi escrito né para uma comunidade cristã qui provém do judaísmo né então isso é um elemento bom
então vamos dizer vertebral né mas é uma espécie de coluna vertebral essa ideia do evangelho de mateus eles são cristãos ou se dizem cristãos mas mantém o costume da circuncisão e busca observar a lei atorar e todos os costumes judaicos que imaginem na época de jesus se calcula eram mais de 600 costumes né esse é um pouco adiante e matéria de cristologia eles negavam a verdadeira divindade de jesus seja jesus não era deus para eles jesus era apenas um simples homem a gente encontra isso também no numa obra de tertuliano onde ele critica né os
ebionitas na obra chamada de carne triste tratado sobre a carne de cristo onde ele diz justamente jesus eram pagos ebionitas era apenas um simples homem mais ou mesmo tempo os ebionitas reconhecem que jesus é um grande o profeta não é um homem extraordinário um homem onde você ver brilhar é a presença a glória de deus de alguma forma nele tá bom mas ele não é deus porque deus só existe um o mel shema israel adonai elohenu né ou seja o adonai errados adonai elohenu adonai errado né o nosso nosso deus é é um apenas né
é um é um único nosso deus então eles negavam também a concepção virginal do cristo né e negando a concepção virginal do cristo você entende então agora porque eu tinha dito que eles não levam em consideração os dois primeiros capítulos de mateus que deixam clara deixam claro digamos que jesus nasceu de um modo sobrenatural de um modo virginal ah tá bom quando a gente leu origens né o de príncipes de origens a gente vê origens também fala né do dos ebionitas e ele recorda que eles defendiam né é a singular posição de israel né defendiam
sempre com a bandeira de israel no meio de todos os povos inclusive dos cristãos israel era sempre visto como privilegiado entre todos né então deus tinha um plano especial sempre para israel mesmo entre os cristãos os israelitas tem um papel especial vão ter tem certos privilégios etc e aí a gente entende origens quando ele fala do sebinho explicando o sentido do da da heresia dos ebionitas ele ele conhece e ai conetone ele faz esse estudo do termo da etimologia né e ele vai dizer na verdade ele era um pobre mais pobre do que pobres materialmente
falando não para eles eles eles são pobres de entendimento pobres de inteligência né e aí fica essa ideia né a partir de origens muitos outros autores ao referir-se né quando se refere aos ebionitas vão nessa linha de chris são pobres de entendimento pobres de inteligência porque não consegue aceitar a verdadeira identidade de jesus tá bom é se desconfia que lixinho várias outras obras assim vamos ver uma pequena biblioteca judaico-cristã com o evangelho judeu cristão algumas obras e alguns trechos de algumas obras dessas chegaram através de digamos assim a mente até nosso mas é a gente
não tem assim tanto material assim para apresentar hoje dizer olha esse material aqui é claramente um texto longo texto judaico cristão deve provavelmente havia muita uma certa quantidade de obras que circulavam nesse nesses meios e que alimentava assim essa concepção dos ebionitas né herética dos ebionitas tá bom passamos agora para uma segunda obra uma por perdão tô falando de obra passamos agora para uma segunda heresia né que é o adocionismo né então é um outro tipo de heresia a judaico-cristão então a doutrina do adocionismo era muito simples e eles ensinavam que jesus cristo não era
verdadeiramente o deus e não era o verdadeiro filho de deus mas era um homem normal virtuoso que fora adotado por deus no momento do seu batismo tá bom o grande nome é o primeiro nome lembrado né não quando a gente vai lendo os padres da igreja que se refere a essa heresia até o do outro de bizâncio ele também é conhecido como teodoto velho ou t odo o curtidor e aí vão muita gente não sabe o que é o termo curtidor né que ele vivia curtindo a vida não mas curte dou seria aquele que se
dedica a trabalhar o curu as peles né então isso seria a era a profissão dele outras palavras ele difundia em roma no século 21 essa doutrina né do adocionismo o que tanto o ebionismo quanto adocionismo eles tinham a preocupação deus é só um judaico-cristãos emissão deus é só um então jesus cristo não pode ser deus sempre foi deus nós temos um problema tem deus o pai e deus jesus cristo como é que encaixa isso agora se deus é só um esse dogma judaico não se encaixava com essa concepção segundo eles de jesus divino tá então
deixe um boa intenção entre aspas até o duto de bizâncio né aí brincando né mas o inferno está cheio de pessoas com boas intenções bom eu deixo isso para um ulterior aprofundamento tá bom mas então jesus seria apenas um homem nascido da virgem maria teria muitos médicos seria um homem assim muito bom muito virtuoso muito bem e a deus e isso fez com que no momento do seu batismo no rio jordão ele fosse adotado por deus né um dos discípulos desse teodoto de bizâncio hotel do porto velho ou o curtidor também se chamava até o
du tá aí como é que eu vou fazer agora para distinguir um do outro pronto até o duto jovem ou velho encontrei essa tradução também o banqueiro né porque ele se dedicava provavelmente emprestar dinheiro para o povo então esses esses seu discípulo ele afirmava né e que melquisedec o grande sacerdote melquizedeque que aparece lá no salmo 110 no livro do gênesis e a carta aos hebreus também faz referência melquisedec melquisedeque seria um personagem superior a jesus cristo isso é interessante porque é há sim alguns textos né vamos dizer de uma certa mitologia em torno de
melquisedec o que a gente vê que estava presente no horizonte de formação cultura áudio conhecimento desse cidadão chamado teodoto o jovem e então veja que o mestre falava uma coisa o jovem já propunha algo mais para dizer que jesus não era deus melquisedec está acima de jesus melquisedeque também um cara assim santo um cara virtuoso no cidadão né que fez toda a vontade de deus também e ele ainda diz que é o credo é que está acima de jesus então vejam que esse pensamento claramente não é não pode ser considerado cristão né é no século
terceiro essa essa linha de pensamento né ela se prolonga né nós temos um um outro defensor desse pensamento artemon e e e a gente nota que pouco a pouco né é alguns adocionistas vão inovar um pouco na doutrina e vamos dizer olhar na verdade na verdade jesus não foi adotado lá no batismo mas ele que cumpriu toda a vontade de deus ele morreu e aí deus disse eu não posso deixar o meu servo que fez tudo direitinho é ficar na morte né se vamos ver vencido pela morte então deus então o ressuscitou e ao ressuscitar
o deus então é o adota como seu filho né então jesus se tornaria filho adotivo de deus no ato da ressurreição tá bom é o nosso teodoto de bizâncio velho ele foi condenado pelo papa vitor é um papa vitor no ano 190 ele vai com e na esse cidadão não é chamado te o duto de bizâncio e agora nós vamos dar mais um posso um passinho pra frente vale a pena também se tá aqui no âmbito do abolicionismo o nome importante quer um é o nome de um biscuit é a primeira vez que aparece aqui
no nosso segundo capítulo é neste tem que fazer uma pequena referência a isso o fato de que este também bispos heréticos a gente vai encontrar presbíteros leigos e epi's para os heréticos não nos aços temos né com isso são paulo de samósata ele foi bispo de antioquia ele foi condenado no ano 268 por um sínodo que foi celebrado na sua cidade de antioquia hoje e sempre na mesma linha jesus cristo um simples homem foi adotado se tornou o filho de deus um filho adotado né e aí acrescenta claro ele enriquece um pouco aí o panorama
da cristologia dele dizendo que naquele momento verbo passou a habitar no homem jesus mas na hora de explicar essa relação entre o homem jesus e o verbo aí é que vem a tragédia né pior pior ainda mais a situação é o problema é que ele veio a humanidade de jesus como se fosse apenas uma roupa ou uma espécie de pele em que o verbo se vestiu da humanidade de jesus para poder operar falar realizar então aqui entre nós né é o verbo e o pai segundo ele é não se distinguiam ele queria dizer no fundo
que o verbo e o pai é não tinha diferença entre o verbo e o pai segundo ele aí ele vai usar um termo é o termo usos com a intenção de dizer isso né dizer que o verbo e o pai não se diferenciavam não se distinguiam não eram diferentes ele vai ser condenado e esse termo vai ser condenado mais tarde o concílio de nicéia vai usar esse termo mas com outro sentido para dizer que o filho e o pai e tem a mesma substância divina tá bom e assim superar outra heresia no caso a heresia
ariana tá bom falamos um pouquinho do adocionismo e agora vamos falar de uma terceira heresia que a do modalismo um conselho para você vai anotando cada heresia depois você faz um quadro pega uma cartolina um quadro aí você coloca por exemplo heresias no centro heresias do lado direito que negam a divindade de jesus é heresias que negam a humanidade de jesus e no meio você coloca outras heresias e você vai ver que vai te ajudar então você vai colocando ebionismo ebionismo nega o que é ver o livro nega a divindade de jesus o adocionismo nega
a divindade de jesus e o modalismo calma que a gente vai falar dele né quando a gente fala do docetismo dos e tive um nega a humanidade de jesus o arianismo nega a divindade de jesus e assim a gente vai classificando as vezes que o modo mais simples para a gente tem um quadro não é para nos ajudar no nosso estudo e na memorização né dessas heresias e do que cada uma delas dizia né modalismo é o uso nomes primeiros nesses primeiros nomes ligados ao modalismo são nueto de esmirna e práxis de cartago que eles
dizem no fundo eles eles o problema deles é a relação pai cristo né o santo vai entrar depois né com sabélio então a relação do pai cristo para eles o pai é o filho só tem deus se ele disso até um deus o pai o filho como é que dois duas pessoas em um só deus isso não entrava na cabeça deles não conseguir entender isso então para eles o pai é o filho o filho é o pai então eles vão defender a ideia de que o pai ele passou a se chamar filho quando ele veio
se encarnar foi o pai que nasceu da virgem maria né e por isso então ele se tornou é jesus cristo vamos dizer assim mas quem é jesus cristo jesus que estão é ele se ele se apresentou como um filho mas ele era o pai na verdade porque o filho é o pai o pai o filho tem uma identidade entre eles né então a mesma pessoa que assume o presente deles é esse né existe uma p e agora em deus essa pessoa é o pai e o pai pode na história da salvação assumir um título diferente
é se apresentar para o mundo para humanidade de um modo diferente de um modo distinto para poder realizar o seu plano de salvação né para poder salvar a humanidade ele se apresenta como filho né essa ideia não olhe para mim assim não essa ideia de nueto de esmirna e de placa seja cartago tá foi o pai com o nome de filho que sofreu a paixão e aí a gente começa a entrar vai aparecer um outro termo aqui ou seja se foi o pai que nasceu e se apresentando com o nome de fio pregando o nome
do filho expulsando demônio é curando os doentes quem foi crucificado o pai dizendo que era o filho também morreu numa cruz para nos salvar o pai só tem pai é uma pessoa só o filho é só um título dele o modo dele de se apresentar então essa heresia nessa modalidade que a gente está apresentando agora esse modalismo na primeira fase dele é conhecido também como patri palácio patripassianismo o patri pai paz ionista lembra paixão você já quem sofreu a paixão quem morreu na cruz foi o pai o pai morreu na cruz então esse também é
o nome dessa primeira fase do modalismo patripassianismo e no século terceiro então já do segundo agora passa no terceiro nós temos sabélio saber ele vai né senta vai também ser condenado por um papo papa calisto no ano 220 né e ele vai introduzir então o espírito santo nessa visão nada lista só que agora ele não vai dizer que o pai ora se apresenta como filho e ora como espírito santo e ele também defendendo que só tem um deusa sempre a ideia é essa vamos absolutizar isso só tenho deus né uma pessoa em deus ele vai
dizer olha deus deus ora se apresenta como pai ora se apresenta como filho ora se apresenta como já entendeu né espírito santo então no antigo testamento ele se apresentou como pai e na encarnação como filho durante a vida pública os 33 anos entre aspas de jesus ele se apresentou como filho e no dia de pentecostes ele passou a se apresentar como espírito santo é o único deus se apresenta né ora como pai olha como filho ora como espírito santo são modos dele de se apresentar o homem modos dele de estar presente de operar entre nosso
e na verdade são como se fossem máscara de um único ator para a cena número um ele bota a máscara de pai passando número dois ele bota a máscara de filho na cena número três ele volta a máscara de espírito santo né único ator quer nesse caso não mais o pai é deus único deus tá bom ó e vou fazer agora uma observação já que nós apresentamos o adocionismo e o monarquianismo uma observação importante tá bom é tertuliano nos seus escritos ele vai chamar o é essa tendência de pensamento que a gente observa tanto no
adocionismo quanto no modalismo de monarquianismo monoar que significa princípio né então para dizer que em deuses um só princípio que essas duas vezes no fundo elas têm algo em comum elas querem defender a quem deus ó tem um princípio princípio de tudo tem que ser único né e não ficava muito caro essa ideia de pai e filho não seria um dois princípios os dois fossem deus é né era o problema e se fossem três pessoas deus não tenho três princípios para tudo né não mas tem que ter um princípio de todas as coisas então era
o monarquianismo e o adocionismo era chamado de monarquianismo dinâmico porque dinâmico dynamis poder força porque na hora que deus a dotou jesus o pai adotou jesus ele deu a jesus à dynamis dele afonso poder dele para ele realizar o que ele precisava fazer em vista do bem dos homens tá bom então ficou monarquianismo dinâmico o adocionismo o modalismo ficou conhecido hoje é conhecido como monarquianismo o chico porque no fundo também ele tem essa concepção que tem que ter um princípio princípio é deus e aí deus age como o pai como filho se apresentando usando a
máscara como uma espécie de modalidade de ação de deus em determinados momentos da história da salvação antigo testamento é encarnação e pentecostes né como nós já descemos para vocês tão as duas uns dois têm em comum essa ideia queremos eles queriam salvaguardar o princípio único monarquianismo de deus tá bom agora já que a gente fez essa observação temos que fazer outra antes de continuar tá bom existe o que nós chamamos o monarquianismo depois a gente vai aprofundar e isso o monarquianismo funcional e o monarquianismo ontológico monark é um tô lógicos vai ficar mais claro lá
em are you é o princípio na trindade santa só pode ter um princípio em deus então tem tem um único princípio normalmente inclusive muitos pensadores bons da patrística vão dizer claramente os orientais sempre é o pai o único princípio princípio primeiro é o pai tá e aí vamos vamos ter dois grupos de pensamentos a partir dessa ideia de que o pai é o princípio digamos único princípio de todas as coisas dentro da própria trindade e depois é pensando em tudo o que foi criado tá bom é alguns vão dizer sim o pai ou é o
único princípio mais o filho que entendo se encontra sua origem no pai bom e com pai é origem do espírito santo o filho e tem uma distinção entre o filho o pai o pai é origem sem origem e não recebe o ser dele de ninguém e o pai esse primeiro esse princípio primeiro né dentro da própria lógica da vida trenitalia então o pai é é o aquele que dá origem sem receber origem de ninguém a sua origem de ninguém ele é origem não originada tá certo o filho ele vai ser junto com pai origem do
espírito santo mas a origem do filho é o python o pai não tem origem filho tem origem a origem dele é o pai e o espírito santo o espírito santo a origem dele é o pai e o filho espírito santo procede do pai do filho então é a linha ortodoxa de pensamento monarquianismo que nós chamamos funcional vai dizer assim sim eu posso dizer que o pai é o é o primeiro princípio mas o filho né ele e aí eu digo o filho ele recebe a sua origem sim do pai o espírito santo recebe a sua
origem do pai e do filho mas o filho e o espírito santo são 100 porcento deus igual o pai e é só uma questão de origem né o pai não tem origem o filho tem origem no pais pelo seu tem origem no pai no filho mas pai filho e espírito santo são igualmente deus estamos mesmo patamar divino 100% deus é isso é isso é ortodoxo esse pensamento é muito característico da teologia oriental é o que nós chamamos de monarquianismo presta atenção funcional ou não ontológico não tem diferença ontológica de pai e filho e espírito santo
é só uma questão vamos dizer de origem de processo de proteção isso vai ficar mais caro mais adiante no nosso curso dentro da vida intratrinitária agora existe o monarquianismo ou tô lógico isso vai ficar bem claro com areo aonde o pai é o primeiro princípio de tudo ele dá origem ao filho mais o filho não é 100 porcento deus o filho é um ser híbrido entre deus e criação e criatura por exemplo ou o filho é a criatura mais nobre que existe é como e se deus que é o pensamento diário né então quer dizer
entre o pai eo filho tem um em francês décalage né uma diferença um abismo odontológico tem na diferença ontológica oi e aí o espírito santo que vem do pai do filho então deus está no nível o filho tá no outro nível espírito santo vai ficar ainda no terceiro nível diferente né então nós vamos ter uma um abismo entre o pai o filho e o outro abismo entre o filho e o espírito ou seja 3° ontológicos de ser entre pai e filho e espírito santo nós temos o monarquianismo nesse caso herético ou ontológico porque o pai
o filho e o espírito santo não estão no mesmo grau no mesmo patamar de divindade eles estão em patamares ontológicos de diferentes tá certo