bom pessoal que eu lro Ramos do site professorramos. com para mais uma videoaula de redes e na videoaula de hoje eu quero abordar o conceito do que é DNS e algumas práticas relacionadas ao assunto vamos lá então o que vem a ser o DNS ou qual é a função do DNS você certamente sabe que para navegar na internet você digita o RL do site ou seja o endereço ww w. professorramos.
com ou www. jefferson. com.
br legal mas na internet você não vai achar o servidor que contém esse site com esse nome na verdade você precisa do endereço IP toda a rede toda a internet é baseada em endereço IP então para achar qualquer site na internet você precisa do IP e não do nome do site Então eu preciso de alguém que faça essa conversão que transforme esse nome desse site em um endereço IP e quem faz isso é o meu no servidor DNS antes de mais nada eu vou comparar o DNS com a agenda do seu celular você vai lá no seu celular e escolhe um nome na sua agenda por exemplo Ah eu vou escolher aqui o Jeferson Costa Então você vai com a setinha até o Jefferson Costa e manda Discar mas todo mundo sabe que ele não disca pra palavra Jeferson Costa e sim vai ligar para número de telefone número tal tal tal tal tal tal tal e aí vai ter lá toda uma uma identificação desse número por exemplo é 11 indicando que é São Paulo mais tará lá indicando país E aí o número do da operadora toda a identificação aí no que é celular então tem aquele formato de número de telefone o que que acontece quando você faz essa ligação O seu celular tem uma agenda que vai converter aquele nome que você escolheu em um número de telefone então você não disca pro nome sim para o número a mesma coisa acontece num computador eu não vou Entrar no www. professorramos. com e sim vou entrar em um determinado endereço IP e o DNS é o serviço que vai fazer isso vai converter esse nome para o IP correspondente quando começou a internet lá nos primórdios como que funcionava isso tinha um arquivo de texto chamado hosts em cada um dos grandes servidores da internet e esse hosts conha o endereço dos outros mas com o crescimento da internet isso ficou impossível de se manter porque toda vez que um um novo servidor era incluído ou você tinha um novo site um novo uma nova estação na internet você tinha que fazer o quê você tinha que alterar todos esses arquivos isso pass só ser impossível então eles criaram um sistema hierárquico para que funcione essa tradução de nome para IP e de IP para nomes vamos dar uma olhada nisso rapidamente aqui no meu navegador toda vez que eu digito um site novo por exemplo eu vou acessar aqui o wwwj Tec informatica.
com. br e eu quero que vocês notem lá embaixo na barra do navegador quando digitar esse site o que que vai acontecer ele vai escrever assim obtendo endereço IP Bá pesquisando vamos ver isso aí ó guardando informações de JGT é muito rápido mas o que que aconteceu nesse momento a minha máquina fez uma consulta na internet perguntando quem é jtec informatica. com.
br e me retornou o endereço IP pra minha máquina conseguir a acessar esse site eu vou fazer uma outra pesquisa aqui JH Tec ead. com e olha lá embaixo na barra de novo muito rapidamente ele faz uma pesquisa e me retorna aqui o site da jtech treinamentos informático eu poderia navegar no site através do seu IP poderia por exemplo vou digitar aqui 2001 7. 67 p142 e vou pressionar enter notem que eu coloquei o endereço IP e quando eu faço isso ele me abre o site do All então eu naveguei diretamente sem a necessidade de um DNS Mas seria impossível para um ser humano decorar todos os IPS de todos os sites ou no mínimo ia ser muito ter uma lista na máquina algo muito trabalhoso né e não é assim que as pessoas navegam normalmente Você digita www.
ol. com. br ou apenas wol.
com. br Então você já entendeu nesse momento quando você digita uma url o www. procedimento.
com. br na verdade não é esse endereço que te leva até um site e sim o endereço IP e é pesquisado um servidor DNS para que ele transforme esse nome em um endereço I vamos verer de maneira bem básica aqui Os Quatro Passos essenciais você tá aqui no seu navegador de internet primeiramente vai digitar o URL do site então quero entrar lá no www. professorramos.
com a sua máquina vai fazer uma pesquisa no servidor DNS passo um aqui e o DNS vai te retornar o IP desse site 200 274 96 241 por exemplo uma vez que o seu computador conhece o endereço de IP o seu computador vai até o servidor web usando o IP 234 96 241 esse servidor que contém o site vai entregar pra sua máquina o código do site aqui o passo quatro então sempre assim a máquina pesquisa o DNS o DNS devolve o IP do site a máquina novamente faz uma conexão com o servidor web utilizando agora o IP e o servidor web retorna o código que foi solicitado que não é nada mais nada menos que o teu site é o DNS funciona na camada de aplicação do modelo oos e usa o protocolo udp para troca de informaçõ ou seja sem confirmação aqui eu tenho exemplos de endereços primários e secundários de DNS que podem estar configurados nas suas máquinas esse do Open DNS 20867 222 222 o primário e o secundário 208 67 220 220 e aqui o do Google o DNS do Google 8. 8. 88 o secundário o 8.
4. 4 por primário e secundário se um servidor DNS desse tiver fora do ar você teria um segundo servidor DNS para pesquisar para você não ficar com a sua internet parado já que se cair o DNS o DNS não tiver no ar você não tem quem faz a troca de nome para IP e não conseguiria navegar na internet para ilustrar melhor esse processo eu quero mostrar essa figura aqui para vocês Então olha que interessante essa figura o computador quer acessão determinado site Então você digitou lá um endereço o que que vai acontecer o computador vai até o seu roteador no caso você tá num roteador sem fio por exemplo e pesquisa quem é o DNS automaticamente ele vai sair aqui do seu roteador e vai para o seu provedor e aqui no DNS do teu provedor Ele vai tentar descobrir quem é aquele site Você conhece o www. guma.
com PBR se o seu provedor conhecer El já pode retornar para você aqui o IP desse site mas imagina que ele não conheça esse site que você acessou nunca ninguém acessou ele não não tem o conhecimento desse endereço então ele vai pesquisar isso na raiz já vou dar mais detalhes do que essa Raiz Se ele encontrar eh na raiz ele vai voltar pro teu provedor quem é eh o responsável principal responsável por esse endereço que você solicitou E aí o seu provedor vai fazer uma nova pesquisa agora no servidor DNS responsável por esse site e esse servidor vai fazer todo o trabalho até me de devolver o IP do site ó o IP tal devolveu pro meu provedor o meu provedor vai guardar isso em cash armazenado para uma futura pesquisa vai devolver isso pro meu roteador o meu roteador por sua vez vai devolver esse endereço pra minha máquina e aí eu consigo através do IP conectar ao servidor web então Toda vez que você conecta um site é feito esse sistema de pesquisa Vamos enxergar com mais detalhes Esse passo a passo Então como são e organizados de forma hierárquica os servidores DNS primeiro nós temos o raiz que é o Rot server observem que existe um principal aqui em cima Em toda a cadeia Na verdade são 13 servidores principais que é a raiz do DNS no mundo 10 estão nos Estados Unidos dois estão na Europa Estocolmo e Amsterdam e um está na Ásia em Tóquio então 13 servidores são responsáveis pela internet no mundo inteiro pelo do sistema de DNS é importante dizer que existem países que tem uma réplica de um desses 13 servidores no caso no Brasil a gente tem uma réplica de um servidor americano e debaixo do Servidor raiz eu vou ter os meus top level Dom eu tenho top level Dom maisis genéricos por exemplo terminados em p com. net. org pinfo pedu e tenho também os top level do mais com o código do país por exemplo terminados em BR pro caso do Brasil ar no caso da Argentina PT no caso de Portugal e assim por diante e debaixo do meus top level mais eu vou ter a os sites por exemplo eu tenho o servidor raiz debaixo do Servidor raiz o top level Dom mine que corresponde é responsável pelo todo o site terminado.
com e debaixo desse top level Dom mine eu teria aqui o professor Ramos vamos imaginar um outro caminho aqui ó Ten o servidor raiz debaixo dele eu tenho que corresponde pelos domínios terminado em PBR debaixo do PBR eu teria responsável também pelos sites. com então com. br e debaixo desse eu teria por exemplo o site Jeferson Costa o nome do usuário olha um exemplo aqui ó dns.
pt então debaixo do PT eu teria o DNS debaixo do PT eu teria o fccn vamos entender isso melhor agora os servidores DNS que responde por determinados domínios são chamados de autoritativos ou seja eles têm autoridade Sobre o domínio já os servidores responsáveis por receber consultas de DNS de máquinas clientes por exemplo DNS do seu provedor e tentar obter respostas com servidores externos são chamados de recursivo então o servidor dns. com PBR PES é autoritativo enquanto o servidor DNS do teu provedor que vai pesquisar em um desses dnss é recursivo no mundo Quem é responsável pelos servidores DNS é um órgão chamado ican que pertence ao Iana e no Brasil Quem é responsável pela terminação PBR é o registr BR que é do cgi o comitê gestor da internet você encontra o link pro cgi aí na descrição da videoaula para entender um pouquinho melhor como é que funciona essa pesquisa hierárquica vamos observar essa imagem Eu quero acessar um site www. site.
com. br nota que tem um ponto aqui no final que normalmente você não digita no endereço mas que ele existe na hora da pesquisa esse ponto simboliza um raiz então Toda vez que você vai procurar um endereço na internet através do sistema hierárquico do DNS o que ele vai fazer primeiro ele vai pro ponto que é o raiz tá aqui ó no topo da minha cadeia na sequência ele vai perguntar pro raiz Você conhece o site tal ele não conhece o site tal mas ele conhece o final aqui o BR então então ele vai te mandar para quem responde pro domínio terminado com br e chegando aqui no DNS que cuida do br ele vai o BR vai falar eu não conheço o site Mas eu conheço Quem é responsável pelo com E aí o BR vai te indicar pro com uma vez dentro do com ele vai falar o seguinte Ah eu conheço determinado site e vai te mandar pro DNS que responde por aquele site aqui seria o nome né Por exemplo Jeferson Costa e lá dentro desse DNS eu poderia ter vários serviços por exemplo eu poderia ter um site eu poderia ter um e-mail então ele vai procurar a parte que é responsável pelo site que é o www e vai te retornar o IP do servidor web então a pesquisa no site é feito sempre aqui do final do endereço pro início onde você digita então raiz domínio de primeiro nível domínio de segundo nível e o site se eu fosse por exemplo pesquisar um site. com o caminho seria diferente por exemplo professorramos.
com eu iria pro raiz do Raiz eu viria pro com e do com eu viria aqui para o professor Ramos eu não teria aqui esse subdomínio de segundo nível você pode fazer a pesquisa DNS de duas maneiras eu já vou mostrar isso na prática Você tem uma consulta DNS lucap que seria o quê eu vou passar o site por exemplo google. com. br e o servidor DNS vai me devolver o IP dele por exemplo 64 233 13 103 é a pesquisa mais comum de acontecer você tem um site para navegar e vai descobrir o IP dele mas você também tem uma pesquisa reversa de DNS que é o reverse lookup que funcionaria Como já vou mostrar isso na prática também você vai fornecer o IP e o servidor DNS vai te informar qual é o site que responde por aquele IP então uma pesquisa reversa ou seja o contrário normalmente você dá o endereço o RL e o servidor DNS retorna O IP Mas você também pode mandar o IP e o servidor DNS retorna ao nome do site e quando nós usamos por exemplo um DNS reverso é muito comum para evitar spam eh muitas pessoas montam um servidor lá e manda spans passando às vezes até por outras empresas e coisa do tipo e tal então como é que funciona quando o seu servidor de e-mail recebe um e-mail o que que ele faz ele Olha aquele e-mail e tem lá o domínio né @ Por exemplo uol.
com. br @ig. com.
br @gmail. com então ele vai olhar aquele final que não é nada mais nada menos que o quê que o domínio que responde por aquele e-mail e vai fazer uma pesquisa reversa do IP que mandou o e-mail se ele olhar e falar assim ó pera aí esse IP que mandou o e-mail não corresponde a esse domínio ele simplesmente descarta o e-mail Como spam então é feita uma pesquisa onde eu tenho o IP que enviou o e-mail e eu quero conferir se ele se ele realmente vem da aquele domínio esse seria o DNS reverso então deixando bem claro o DNS comum loap eu eu envio o endereço e obtenho como resposta do Servidor o IP no reverso o contrário eu envio o IP e tenho como resposta do servidor DNS ao RL ou seja o nome do domínio Então tá aí a forma hierárquica que é organizado o DNS na Inter net Lembrando que eu tenho um servidor rains os top level do mais e debaixo deles o segundo nível terceiro nível até chegar ao site que você quer acessar cas DNS primeiro tenho em mente que DNS é acessado a todo momento que você tá na internet ou usando a rede e então o fluxo de acesso de pesquisa é muito grande então toda vez que a sua máquina pesquisa um site ela Guarda esse endereço essa conversão de nome e IP num cash ou seja ela armazena aquilo de forma temporária por um tempo é armazenado de forma temporária para não ter uma informação desatualizada tem um ttl um tempo de vida daquela daquela informação e aí uma segunda pesquisa que você faça pro mesmo site a sua máquina já tem esse endereço isso eu falei de maneira local ou seja o meu próprio computador eu já vou provar isso na prática Mas isso também funciona entre os servidores DNS Suponha que você vai visitar um site que você nunca acessou então o que que vai acontecer você vai fazer toda aquela pesquisa DNS ele vai pro raiz procura o top level Dom até achar o endereço Legal fez aquela pesquisa hierárquica e para evitar que essa pesquisa seja feita novamente quando um outro usuário do provedor tentar acessar o mesmo site ou você mesmo for acessar o site pela segunda vez o que que vai acontecer o DNS vai guardar em cash armazenado o servidor DNS lá do teu site do teu provedor é aquela pesquisa e aí a próxima pessoa que fizer ele não vai fazer toda a pesquisa de novo lá no Raiz e tudo mais ele já tem lá o endereço ele já manda direto com isso o que que vai acontecer eu vou diminuir a carga de trabalho do servidor DNS raízes e e dos outros top level Dom Minds então o Cash DNS é muito importante tanto no seu computador quanto na estrutura de internet como todo lembrando que a pesquisa sempre de trás para frente então por exemplo eu vou acessar um site. com tá aqui o top level dom ele vai começar primeiramente aqui pelo raiz né teria um ponto aqui no final depois aqui no pon com depois o primeiro nível de domínio da empresa aqui ó empresa depois ele poderia ter um segundo nível de domínio até o nome do host vamos ver um pouquinho disso na prática eu vou abrir aqui o bom e velho dos e eu vou mostrar para vocês um comando bem interessante da família do comando IP config então IP config barra display DNS o que que esse comando fez ele mostrou uma lista enorme aqui eu vou subir aqui até a hora que eu digitei o comando e o que que esse comando mostrou para mim o ipconfig bar display DNS ele mostrou para mim todo o Cash que tá armazenado na minha máquina de acesso a sites por exemplo ó o procedimento ti.
com. br Corresponde à resposta de IP aqui o registro do host ó 93 104 2566 nota que interessante ele mostra meu tempo de vida quanto tempo esse registro vai ficar guardado no meu Cash e assim por diante nota aqui tem o site da w tem registro do bate-papo do W ó aqui tem o registro do meu webmail tá vendo ó e registros de sites que foram acessados aqui de forma direta ou indireta ve você acessa um site esse site abre outras urls aí aqui o site do Hélio cesareia ó o site da jtech Ad e assim por diante jtech informática Jornal do Tempo w Olha aí todas as Net Shoes entre outras pesquisas então Toda vez que você pesquisa um site na internet é guardado no cash para você ver o Cash você vai usar o comando IP config bar display DNS mas por algum motivo qualquer por exemplo você tá com NS bugado e você quer limpar esse histórico você pode usar o comando ipconfig barf DNS e ele vai limpar esse Cash que tá na sua máquina de endereços DNS vou dar um enter e agora que eu dei esse comando eu vou digitar de novo aquele comando IP config bar display DNS e nota que agora não foi possível exibir o cche do DNS resolver por qu porque eu acabei de limpar ele com o comando ipconfig barf DNS agora que eu tô com histórico limpa vou fazer algo bem interessante eu vou abrir aqui um site por exemplo a jtec ad. com vai repetir aquele procedimento Ele não conhece então aguardando fez a pesquisa DNS e me retorno ao site vou abrir mais um site aqui ó o Jefferson costa.
com. br procedimento foi o mesmo e vou abrir aqui também bem o professorramos. com então acessei alguns sites aqui Para quê Para que ele faça a pesquisa DNS guarde isso em cche para mim vamos ver se a teoria bate com a prática vou digitar de novo o comando ipconfig bar display DNS enter e agora já tenho alguns sites no meu Cash vamos observar quais são eles então tenho aqui o jtech AD correspondente ao IP tal É lógico que ele vai abrir outros domínios aqui ó jtech informatica.
com. br correspondendo ao IP tal tem aqui embaixo uma série de outros sites Youtube Google mudo né que é a a interface de AD professorramos. com aqui no final e mais alguns sites que são acessados de maneira indireta dentro do código que tá em cada uma das páginas então notem que funciona eu vou agora mostrar para vocês Como testar um DNS e o DNS reverso através do NS lookup vamos lá vou limpar a tela aqui com CLS NS lcap e o que que é esse aplicativo um aplicativo para mim testar o meus servidores DNS vou dar um enter o que que acontece aqui ele mostra para mim quem é o DNS da minha máquina agora que é o resolver 1.
telesp. net. br usuário aqui de Vivo speed ele mostra o endereço do meu servidor DNS no momento e agora eu vou fazer uma pesquisa básica Primeiro vou pesquisar um site então eu vou colocar aqui por exemplo pro professorramos.
com e ele mostra para mim que o endereço do meu site corresponde a esse daqui vamos fazer isso com outro site procedimentos em ti. com. br Então esse site procedimentos.
com. br corresponde a esse IP ou Jeferson costa. com.
br então eu faço pesquisas DNS utilizando o nsap e descubro PR aquela URL para aquele endereço qual é o IP correspondente eu também posso fazer o DNS reverso que foi mostrado na teoria por exemplo eu vou colocar um IP bastante conhecido 8. 88. 8 e perguntar quem é ess IP e ele vai fazer o DNS reverso com o IP ele vai me trazer o nome do domínio ou seja o endereço então ele fez uma pesquisa e disse para mim que esse cara corresponde a quem ao DNS do Google eu vou fazer uma outra pesquisa aqui com outro endereço 208 p67 pon 220.
220 e ele me disse que esse endereço IP é o servidor DNS do Open DNS então aqui eu fiz pesquisas de lucap e de reverse lucap ou seja ao contrário né um eu digitei o endereço e pedi o IP o outro eu digitei o IP e e recebi como resposta oou endereço vou digitar Exit aqui uma outra coisa interessante para você observar como é que funciona é que eu posso pingar o endereço da internet por exemplo ping www. all. com.
br e como que eu faço agora como é que o ping vai funcionar ele vai fazer o teste dele mas ele não consegue pingar aquele endereço então ele tem que pesquisar o DNS Olha que interessante lá quando eu dou enter ó ele não dispara contra o endereço ele dispara contra o IP ó 2014 767 1442 ou seja uma maneira simples também de descobrir qual é o endereço de um site endereço IP de um site então você pode usar eh o NS locap Ou pode usar o ping e o ping aqui foi feito um ping foi feita a pesquisa de DNS com ping eu digitei o endereço e ele me retornou o IP ou seja antes do ping executar ele fez a pesquisa DNS para mim então vocês viram na prática o cche o DNS o DNS reverso o DNS comum entre outras práticas e por último eu queria falar sobre os tipos de registro DNS essa informação é mais importante para quem vai montar um servidor DNS mas eu acho muito interessante todo mundo conhecer essa estrutura muitas vezes um único domínio tem vários serviços por exemplo você registra um domínio lá professorramos. com mas lá dentro você tem outras funções por exemplo você tem o servidor de e-mail você tem o servidor de FTP exemplo FTP pte. com um e--mail email.
te. com. br ou um blog blog.
site. com. br como que é possível o único domínio ter vários serviços diferentes um bog um e-mail um FTP isso é possível graças a parâmetros do DNS que vai apontar para você se é para você acessar um de e-mail ou se é para você acessar o site O www ou FTP Então você tem registros por exemplo do tipo a que basicamente associam um ou mais endereço IP ao seu domínio ou no caso de pv6 ele vai ser um registro tipo aa aa você tem registos tipo cname que servem para criar Red direcionamento para domínios ou subdomínios é esse parâmetro que pode ser utilizado por exemplo para criar um endereço do tipo bog pte.
com isso explica também com como mais de um site pode ser hospedado em um único servidor de web através de registro do tipo cname canonical name você tem registro do tipo MX mail Exchange ou seja parâmetros para e-mail toda vez que você manda o e-mail não é @us ou @te domino. com. br quem vai responder pelo e-mail é a parte do DNS que tem o registro do tipo MX você também tem registro do tipo NS name server que indicam quais servidores atuam com serviço DNS no site e também registro tipo SRV service que indico a localização de determinados serviços dentro do domínio eu tenho uma tabelinha aqui de exemplo você tem uma entrada do tipo FTP que é cname professorramos.
com então FTP ppress ramos. com um tipo Calendar que é um registro a correspondente ao IP tal eu tenho um tipo NS correspondente aqui ao ns1 professorramos com e um Tipo MX que seria um tipo de e-mail que é server 1. mail.
professorramos. com quem vai configurar um servidor DNS Pode configurar vários tipos de entradas para ficar claro olha como é que são as entradas aqui quando você chega no teu site teria o www o FTP o servidor de e-mail e assim por diante ou seja vários registros entradas de registros diferentes bom Espero que vocês tenham entendido o conceito do que é DNS esse servidor que vai pesquisar e transformar nome ip ip em nome Quem gostou da videoaula Não esquece de dar um joinha e compartilhar nas redes sociais já aproveita para fazer parte aqui do professorramos. com no Facebook e fazer parte desse grupo de mais de 4800 pessoas e também no Google Mais eu tenho outras videoaulas bem interessantes que podem complementar esse assunto eu tenho uma videoaula clicando nessa imagem que apareceu aí que vai mostrar para vocês como configurar o d no 2012 server eu tenho uma outra videoaula muito interessante que é o teste de desempenho de DNS para você melhorar sua conexão de internet clicando nessa imagem que tá aí também e dessa série do que é para explicar as tecnologias eu tenho duas videoaulas bem interessantes uma do que é GAT e uma outra da diferença entre o rub e o Switch Lembrando que ess outras videoaulas você vê no meu site professorramos.