Gestão da Informação - Aula 06 - Metodologia de desenvolvimento de SIs: análise e projeto

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Engenharia de Produção - 12º Bimestre Disciplina: Gestão da Informação - AGI-001 Univesp - Univers...
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[Música] o olá sobrou para marcelo fantinato é a disciplina de gestão da informação os engenharia da produção nós vamos agora começar com a aula 6 seguindo a alta anterior que nós estávamos apresentamos uma visão geral do de metodologia de desenvolvimento dos sistemas de informação nós continuaremos agora apresentando algumas informações mais específicas relacionadas às duas primeiras etapas do ciclo de vida que a parte de gente de requisitos ea parte do projeto também chamado design é em geral essas duas atividades elas são chamadas de análise e projeto análise e projeto do software então há dentro daquelas várias
metodologias que eu apresentei para vocês devem se lembrar de análise projeto implementação o teste está pensando nas duas primeiras a então a primeira delas é a análise de requisitos o que é a análise de requisitos bom primeiramente o que é um requisito um requisito é algo que o sistema devem ter então a lista de requisitos é o conjunto de todas as as coisas que o sistema deve fazer e como ele deve fazer então por exemplo o sistema deve fazer um cálculo assim lançado o sistema devem enviar informação tal para tal pessoa enfim tudo o que
o sistema deve fazer dentro da cozinha menor venha até a coisa maior zona então e isso a gente chama de lista de requisitos inclusive existem alguns requisitos que não é o que o sistema deve fazer mais como por exemplo quando enviar a informação a para pessoa b isso tem que ir via email por exemplo como a informação deve mais especificamente ainda este mês deve ser enviado em questão de shift segundo isso é uma forma de dizer como aquilo deve ser feito em vários outros eventos de requisitos alguns requisitos a gente chama então de não funcional
que não é a função propriamente dita por exemplo o caso do tempo quanto tempo enquanto tempo no máximo o sistema deve conseguir fazer algo uma outra questão por exemplo é quanto os usuários podem acessar o sistema ao mesmo tempo de forma paralela não é a função propriamente dito mas algo sobre o uso do sistema por exemplo para leninismo bom a primeira etapa então é levantar essa lista é requisito diferentes abordagens técnicas né comentei com vocês em engenharia de software é formada por um conjunto de terra é de técnicas e métodos ferramentas só pra levantar a
lista de requisitos já existe um conjunto de técnicas diferentes algumas técnicas por exemplo é você fazer entrevista com o cliente então você vai fazer a entrevista conversando com ele poder saber a qual a forma de quais os requisitos que ele deveria por seu cliente existem outras formas também de fazer levantamento de requisitos por exemplo se é um processo que está sendo automatizado esse processo hoje ele é manual a pessoa que vai coletar os requisitos ela pode acompanhar a execução desse processo que você tem por exemplo dez pessoas trabalhando nesse processo ele pode cada dia ficar
acompanhando o trabalho de uma dessas pessoas para poder ele mesmo observar em geral essas técnicas elas não são usadas de forma exclusiva você pode por exemplo tanto observar o processo por 10 dias enquanto fazer uma reunião com os usuários com os clientes para fazer uma entrevista entrevista pode ser individual pode ser de todo mundo de uma vez só você pode fazer duas coisas uma vez individual uma vez junto enfim são técnicas que engenharia de software sugere disponibiliza para poder fazer a especificação e análise de requisitos bom uma vez que você parte você tem essa lista
de requisitos pronta a próxima é a atividade é você processar esse requisito que é o que nós chamamos de análise de requisitos propriamente dito você está analisando os requisitos para chegar a um modelo do sistema unifica o modelo do sistema significa como o sistema deve trabalhar qual é a idéia do sistema como vai ser o comportamento do sistema é algo que represente geralmente uma forma gráfica o que o cliente tenha em mente que o seu sistema ao sistema talvez depois desta vez depois do sistema vai fazer aquilo esse dado vem por aqui e se dado
bem por ali de venha de uma forma gráfica para poder de ver o que o sistema sai por isso chama de modelo há aqui um exemplo de um modelo de sistema para representar o sistema deve fazer essa figura especificamente é um dos diagramas da linguagem que nós conhecemos como o ml então em diferentes técnicas e ferramentas e assim por diante uma técnica bastante importante conhecida na verdade é mais do que uma técnica é uma linguagem é a linguagem de modelagem unificada unified modeling language uml possui uma série de diagramas para diferentes coisas um dos diagramas
é o diagrama de caso de uso o diagrama de casos de uso então quais são os casos de uso do sistema o que o sistema devem saber como o sistema deve trabalhar aqui está representado os operadores e usuários então o sistema tem um certo de cozinha tem o caixa do restaurante o garçom e diferentes pessoas vão interagir com esse sistema eles estão na borda e aqui é o que o sistema vai fazer propriamente dito que o sistema vai fazer e está representada através do ficado de uso que são essa feliz aqui então por exemplo o
cliente ele vai pedir um prato que vai ser recebido pelo garçom por outras atividades para mostrar para vocês que existem forma sistemática de linguagens gráficas ou não gráficas para representar o que o modelo deve sabe o que o sistema deve saber e isso a gente chama de um modelo bom uma vez que nós temos um modelo ele pode ser feita de três formas mais uma vez que a gente tem e ele não importa como ele foi feito então nós vamos pra próxima atividade atividade de design ou projeto quando você vai projetar o sistema propriamente dito
porque uma coisa é você saber o que o sistema tem que fazer mas como o sistema vai fazer aquilo então tá sendo representado aqui o modelo do sistema de uma forma uma pode ser uma forma gráfica que represente o como o sistema deve trabalhar como se fosse um processo e depois do projeto isso vai ser usado como entrada para que a gente gere o projecto do sistema o projeto significa quais componentes vão investir como os componentes vão interagir entre feito o que cada componente faz o que um consome outros produtos de uma forma mais técnica
uma linguagem que o programador vai entender esse modelo do sistema aqui o cliente ainda consegue entender embora o programador também posso entender mas o projeto propriamente dito dificilmente o cliente vai entender a agora é uma linguagem mais baixo nível mais técnica para que o programador que vai realmente codificar fazer o software no computador ele consiga entender e aí o projeto ele pode a eles diferentes tipos você pode dar diferente foco aqui é uma idéia de um o diagrama e representa os principais componentes e subcomponentes um software também é aquela linguagem chamada do ml agora um
outro drama não é mais o diagrama é de de casos de uso é o diagrama de a componente então aqui você tem uma série de componentes o que o software tem que fazer dentro um conjunto de componentes maior como se fosse um subsistema em com vários componentes outros componentes externos aqui né isso tudo é o seu sistema a investir as relações entre estes componentes existe a relação do componente principal com os componentes externos e aqui é essa figura apenas ilustrativa né vocês podem buscar informações mais detalhadas a respeito de todos os diagramas do ml inclusive
já grama aqui a de de componentes mas aqui já existe uma série de detalhes uma série de nomes interno e técnicos que provavelmente o cliente não conhece não vai entender agora o programador ele vai entender isso para ele é muito claro porque ele sabe exatamente o que ele tem que desenvolver e como como ele vai programar essas coisas aí nós podemos ter outros tipos de projetos alguns desses projetos dessas linguagens pode até ser um pouco mais próximo da visão do cliente por exemplo esse exemplo aqui que é um diagrama de atividade é como se estivesse
representando o processo que vai ser executado mas o processo do ponto de vista interno do software como o software vai processar as informações mas o cliente ele pode entender de uma forma mais fácil porque é basicamente um fluxograma uma linguagem que as pessoas em geral conseguem abstrair bem então aqui você tem uma série de decisões se tal coisa é verdadeiro então você faz isso senão você vem fazer isso são decisões num fluxo aqui de coisas que o sistema deve saber algumas coisas ativas ou você faz isso você faz aquilo baseada numa decisão e outra coisa
são paralelos não existe uma forma de representar o paralelismo aqui eu tenho duas atividades eram feitas em paralelo mais novo do ponto de vista interno forte porque ele já está falando no projeto como é que o software deve ser desenvolvido aqui uma outra possibilidade um outro diagrama também do ml todos os que estão mostrando aqui senão todos são do iml porque acaba sendo a linguagem dos hoje mais usada a esse é um diagrama de freqüência em que ele diz por exemplo que o computador cliente vai interagir com o computador servidor seguindo essas ações aqui olha
então o computador refere uma informação essa informação é passada para o servidor uma outra informação repassada por servidores em algum momento servidor responde para o computador do cliente uma nova informação vai perseguidor depois uma nova informação vai perceber dor então a gente nele de cima para baixo para saber como as coisas estão acontecendo entre os dois computadores no caso o cliente eo servidor você pode ter outras diagramas ainda pensa em outras características do projeto porque você pode projetar por exemplo o banco de dados você pode projetar a interface do usuário nós temos aqui alguns exemplos
de outros diagramas grama interno chamado de classe também da unl ele é mais detalhado ainda olha esse diagrama aqui descreve todos os componentes agora um componente específico aqui e ainda tem que detalhar mais que é o que está sendo feito através de drama aqui neste diagrama pode representar um daqueles componentes então você tem aqui cada parte da linha daquele gente o que ele tem que fazer dentro do software e eu posso detalhar ainda mais porque aqui por exemplo eu tenho uma classe pensando em orientação a objeto é pra quem programa essa classe tem um conjunto
de métodos cada um desses métodos aqui vai ser um pedaço de código um conjunto de códigos esse método pode usar ser projetado aqui ou pode deixar para o programador definir baseado numa definição mais alto nível isso vai depender da abordagem uma determinada organização usa se ela prefere já adiantar ainda em tempo de projeto ou se ela deixa para o programador desse nicho pouco mais pra frente e aqui mais dois exemplos de projetos aqui um projeto de banco de dados usando uma vários exemplos aqui usando diferentes linguagens a eac um projeto pode não parecer mas isso
aqui é uma tela olha só que a tela do computador e aqui está se projetando que a eu vou ter botões por exemplo de sair para configurar verificar executar eu voltei aqui duas partes da tela para apresentar uma informações com outras informações um título aqui outro título aqui um título maior aqui então isso é um projeto de uma tela do sistema nela vai ficar muito mais bonita propriamente de prova provavelmente só projetando é só uma idéia do que a tela tem que fazer e tudo isso aqui são informações que descrevem cada um dos elementos dessa
tela em teoria a gente pode ter que precisar fazer o projeto de cada tela do sistema que as telas são muito parecidos você pode fazer só o projeto de um template agora se as telas são muito diferentes entre si talvez você tem que projetar cada uma das telas a bom então o pensando na análise de projeto como um todo nós temos partindo da lista de requisitos análise itu nós chegamos a um modelo do sistema esse modelo do sistema ele é analisado e ele serve de base para se projetar o sistema então nessas duas primeiras etapas
do ciclo de vida do desenvolvimento de software nós partimos do que o cliente deseja pode ser simplesmente um texto explicando o que o cliente deseja passando por um modelo a do que represente o que o cliente deseja até chegando no projeto que é como o software vai ser desenvolvido e aí com base nesse projeto e nós participamos na próxima atividade que é a implementação eo teste depois que o motivo ao assunto da nossa próxima aula obrigado [Música] [Música] [Música] [Música]
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