o deus-sol de na César museóloga do Museu da misericórdia e estou aqui para falar um pouco do museu esse equipamento cultural da Santa Casa da Bahia é E aí E aí E aí E aí E aí E aí [Música] o inicialmente construído para abrigar o hospital da caridade sim o primeiro Hospital da Bahia por mais de 200 anos a sua primeira construção era simples feita de palha de pau-a-pique no século 16 não é na época em que Tomé de Souza chega aqui com a missão de construir a sua idade e também de fundar a Santa
Casa da Bahia bom ao chegar ao Museu o visitante é convidado a percorrer os espaços de Exposição através de uma mediação que se inicia no átrio o espaço que é de um Pátio em pé o museu foi inaugurado em 2006 neste prédio estão principal da nossa instituição abaixo dessa estátua existe uma fonte que era utilizada o cartão da água das chuvas quando aqui funcionava o hospital esta água era utilizada para a higiene dos pacientes mas também era doada para todos que precisassem E assim se cumprir Um dos princípios de misericórdia que é dar de beber
a Quem tem sede e depois o visitante é convidado a visitar a sacristia o espaço do pequeno sagrado lá é o local destinado a guarda de objetos e paramentos litúrgicos O local aonde o padre com seus auxiliares preparava as missas e nós destacamos nesse espaço dois arcades feitos em Jacarandá Estilo Barroco são datados do século 18 uma obra-prima do Barroco Natália e é também uma estátua de São Jorge datada do mesmo século 18 barroco e onde apresenta o iconografia Rara São Jorge está sem o cavalo e sem o dragão e depois de visitar esses Passos
o visitante é convidado a subir as escadarias da loja em si uma construção de inspiração italiana uma varanda re coberta por Arcos todo o trabalho da loja é feita em mármore de diferentes procedências é o mármore francês o italiano o português e o espanhol em uma técnica chamada de embrechado ou embrechamento isso mesmo todo mármore foi recortado e colocados sobre o outro mármore este espaço assim como outros aqui do museu contribuiu para quem 1938 o Instituto do patrimônio artístico e Nacional conferir se a este prédio o título de patrimônio cultural da humanidade além de visitar
esse os passos e já estando no segundo andar da edificação você encontra um salão chamado de salão nobre Nobre ou consistório era o espaço dedicado às reuniões do provedor com a sua mesa e juntas administrativas o destaque para esse espaço é exatamente um altar em uma talha Dourada toda em Estilo Barroco e também para o teto artístico também Estilo Barroco onde observamos pinturas com algumas alegorias que representam virtudes que o provedor EA sua junta deveriam estar atentos na hora de tomar as decisões sobre o destino da Santa Casa da Bahia depois disso nós caímos para
os corredores da galeria dos benfeitores sim a Santa Casa acostumava eternizar memória as flores que por muito tempo contribuíram para as ações qualitativas da Irmandade e eles foram representados nos seus escritórios de trabalho nos seus gabinetes muitos de corpo em pé outros sentados sempre trazendo um envelope na mão que era a carta ou seja o testemunho da sua doação seu Testamento as mulheres foram pouco representados você deve estar se perguntando por que mas é exatamente Por que a sociedade patriarcal não permitia que a mulher fosse tão presente não é verdade a mulher só assumia o
papel de irmã se ela enviuvasse e assim não tivesse filhos aí o título passava a ser dela então são poucas as mulheres que foram representadas é mas algumas delas estão na galeria do município e depois disso nós passamos para o primeiro couro temos espaço destinado Antes quando funcionava né a entoação dos Cânticos dali nós temos uma vista privilegiada da Capela onde você pode observar o altar-mor os azulejos figurativos que representam procissões que a irmandade realizou no passado e também um Cristo em Marfim no Altar central e a figura dos Santos gêmeos as imagens de São
Cosme São Damião que são representados em ao lado do outro com veste características do século 18 depois disso nós passamos para a aula que fala um pouco da saúde e do Cuidado Com a infância ali você vê a roda dos expostos quando as crianças eram abandonadas pelas suas mães que não tinham condições de cuidar do seu pai e a santa casa para preservar o Anonimato dessas mulheres instalou uma roda dos expostos no mesmos moldes que já existia na Europa e um prédio que existe aqui ao lado do antigo Hospital e ali as crianças eram deixadas
sem que a mãe se identificasse e a Santa Casa assumir ao cuidado delas desde a infância até a adolescência quando elas serão Preparadas no caso das meninas para o casamento e dos rapazes para aprender um ofício nesse espaço nós também Encontramos uma farmácia de manipulação essa farmácia ficava no prédio século 19 já quando a santa casa inaugura um novo hospital se o Hospital Santa Isabel que fica até hoje em Nazaré lá Aqui nós temos representados todos os o da farmácia da São Paulo originais datam do século 19 obedecendo os princípios de armazenamento das substâncias das
ervas como eram utilizadas na época Além disso algumas cópias de livros de registro tanto da roda dos expostos como do Hospital da caridade são apresentados neste espaço ABC as escadas nós damos acesso a salas jjr dedicada ao pintor fundador da Escola Baiana de pintura o José Joaquim da Rocha Ele pintou por encomenda para Santa Casa da Bahia as telas que saíram na procissão dos fogaréus são 14 telas pintadas a óleo originais e que vocês podem conferir aqui na exposição além dessas outras obras do José Joaquim da Rocha estão espalhadas os espaços do museu com a
visitação na provedoria e algumas telas que mostra a vida de Jesus e de Nossa Senhora no altar-mor Então ainda não se interessou em visitar o Museu eu não acredito corre vem nos visitar E aí E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí E aí