imagina na 6 e criado longe de todo e qualquer sofrimento onde só as pessoas jovens saudáveis e felizes existem cercado por amor dança poesia música beleza e prazer ao ponto de sequer saber que existe morte envelhecimento ou qualquer sinal de degeneração humana assim foi o começo da história de sidarta gautama que mais tarde se tornaria o buda quando recém nascido por volta dos seus século antes de cristo foi profetizado que gautama se tornaria o maior operador que o mundo já viu um grande líder espiritual seu pai se num rei poderosíssimo decidiu que faria de tudo
para que ele se tornasse imperador então criou seu filho preso dentro do palácio neste mundo artificialmente perfeito aos 29 anos gautama pediu o seu pai para ele um passeio fora do palácio afinal ele tinha que conhecer o mundo queria governar o rei resistiu mas aceitou só que antes fez o possível para limpar as ruas de todos os males e só deixar as belezas do mundo mesmo assim o idoso só apareceu no caminho legal tama e perguntou seu servo que era aquilo o cerro respondeu é um homem que como todos nós nasceu um bebê virou uma
criança um jovem um adulto e agora finalmente um idoso gautama ficou completamente chocado no 2º passeio ele viu um homem doente no terceiro um homem morto tocado pelo sofrimento do mundo logo ele entendeu que aquilo era algo comum e todos estavam sujeitos a isso inclusive ele próprio no 4º passeio ele encontrou um viajante que havia abdicado de todos os bens materiais em busca da iluminação espiritual e mail sofrimento inquieto com tudo o que havia descoberto gautama decidiu deixar o palácio de uma vez por todas enfrentar o sofrimento e aqui está a sua crescente ansiedade ele
encontrou outros homens em busca de iluminação e se juntou a eles abdicando completamente dos prazeres e confortos da vida física chegando ao extremismo de comer apenas o que caía das árvores em seu colo por seis anos e sob a mente não deu muito certo e ele quase morreu de desnutrição gautama percebeu que assim como o prazer extremo não trazia conforto ao sofrimento também a privação extrema não trazia isso mais tarde via constituiu que é conhecido no budismo como caminho do meio então ele aceitou comida de uma jovem que achou que ele era um espírito que
ele realizaria um desejo tamanho era só uma igreja e palidez seus companheiros na busca pela iluminação ao verem gautama aceitando a comida ou abandonaram por considerarem que ele havia desistido da jornada então ele se levantou e perambulou parando mais tarde em uma árvore sobre a qual ele decidiu que sentar ia e meia estaria até encontrar a verdade que procurava depois de 49 dias de meditação e com 35 anos de idade gautama alcançou mais alto nível de iluminação urbana tornando se então buda ou aquele que despertou logo após atingir o nirvana o primeiro ensinamentos de buda
foi um ensinamento das quatro nobres verdades a verdade sobre o sofrimento a vida é duca muitas vezes isso é traduzido como a vida é sofrimento mas dunga não tem uma tradução exata pode significar desde uma mera insatisfação até o sofrimento mais profundo tudo no mundo em permanente por isso dentro da experiência de felicidade existe a causa de uma experiência de insatisfação sofremos porque não temos algo quando conseguimos algo sofremos por medo de perder assim sempre vai existir algum nível de insatisfação na forma como levamos a vida a dois a verdade sobre a origem do sofrimento
o sofrimento é causado pelo desejo como tudo em permanente o desejo nunca satisfeito pois muda assim que alcançado três a verdade sobre o fim do sofrimento o que causa um sofrimento não é o fato de não alcançarmos o objeto de desejo seja a fama estátua sexo dinheiro etc mas sim o desejo em si é o nosso apego ao resultado ao que é externo que nos faz sofrer o sofrimento acaba quando nos libertamos do desejo e não quando conquistamos mesmo assim desapego não significa que você não deve ter nada mas que nada deve ter você 4
a verdade do caminho para a cessação do sofrimento esse é o caminho do meio que vimos antes que foge dos extremos do prazer e da privação se baseia na harmonia e moderação é por aí que podemos acabar com o sofrimento ele é dividido em oito partes conhecido como nobre caminho óctuplo um compreensão correta enxergar a realidade como ela é não como queríamos que fosse tudo no mundo em permanente 2 pensamento correto fazer as coisas pelo motivo certo não por raiva inveja causando mais sofrimento mas por amor e compaixão aliviando o sofrimento 3 fala correta usar
as palavras para o bem falar a verdade 4 ação correta agir de forma tão agressiva não causar o mal 5 meio de vida correto ganhar vida de forma ética não tem uma carreira que cause mal aos outros ou a si próprio 6 esforço correto sempre se esforçar para melhorar com a atitude correta positiva 7 a tensão correta está presente no momento não em algo que aconteceu semana passada ou no que pode acontecer na semana que vem oito concentração correta conseguir prestar atenção em uma coisa de cada vez através do controle do corpo e da mente
o que por fim para nos ajudar a ver as coisas como realmente são [Música] parando para pensar notamos que a história de buda é de certo modo um arquétipo das nossas próprias histórias também nascemos num mundo cheio de sofrimento e nossos pais fazem o que podem para nos proteger para que soframos no mínimo possível para que não tenhamos contato com as duras realidades do mundo em alguns casos isso toma proporções patológicas especialmente nas gerações mais recentes com uma superproteção que acaba deixando os filhos desamparados e anciosos perante as dificuldades que em algum momento inevitavelmente surgirão
no caminho procuramos formas de suportar enfrentar o sofrimento desde que tenhamos a capacidade de refletir e se acreditar piamente no budismo já temos a resposta há muito tempo entretanto não é necessária uma abordagem que vejo o budismo como o fim de todos os males mas sim com uma ferramenta poderosíssima no arsenal da vida segundo a tradição budista buda não foi um mago não era filho de deus nem o próprio deus muda é simplesmente aquele que despertou existiram e existirão vários budas e se despir mas o conto dos aspectos místicos veremos que de certa forma em
certo nível qualquer um pode se tornar abuda qualquer um pode despertar qualquer um pode viver uma vida mais leve e livre da maior parte dos sofrimentos precisamos só entender que o budismo não é uma atividade meramente intelectual mas requer prática e aperfeiçoamento constante o caminho óctuplo fofoca bastante na compaixão para com o mundo ao redor não causar sofrimento é tão difícil como não sofrer justamente porque não causar sofrimento é essencial para não sofrer mesmo deixando de lado todos os dogmas ainda assim a ética à meditação e viver o momento presente parecem essenciais se não emergenciais
para aliviar o sofrimento da ansiedade depressão e falta de propósito que vivemos hoje em dia ninguém no sal a não ser nós mesmos ninguém pode e ninguém vai nós mesmos devemos percorrer o caminho buda muito obrigado por assistir se você gosta do meu trabalho eu peço que considere retribuir pelo meu apoia-se para me ajudar a continuar produzindo conteúdos dessa intensidade e se você gostou do vídeo deixou lá e compartilha se inscreve no canal e ativo sininho para receber notificação a cada vídeo novo ainda tem muito pela frente