[Música] [Música] ola pessoal Welcome back olhando para a frente na próxima década o futuro da saúde e da assistência médica parece mais incerto do que nunca antes as possibilidades de mudanças são infinitas mas com as possibilidades também vem riscos em potencial na aula de hoje eu vou focar no ecossistema da informação do bem-estar E como novas ferramentas de informaçãoe e fluxos podem conectar a prática médica saúde pública e comportamentos particulares de nossas vidas diárias mas o fluxo de informação pode também sobrecarregar informação de mais pode inundar o nosso ecossistema com ruído que mina o nosso
bem-estar e na próxima década novas tecnologias vão apenas abrir mais portões Nesta aula eu posso apenas dar-lhes um Panorama de como as novas tecnologias podem impactar os novos ecossistemas da informação a grande pergunta é como estos novos ecossistemas vão criar novas oportunidades para apoiar o bem-estar de novas maneiras da casa para o trabalho para clínicas e lojas e todos os lugares entre eles como mencionei antes as possibilidades são infinitas quais são alguns dos facilitadores tecnológicos que vão criar riqueza de informação nos possibilitando Criar e gerenciar informação como um recurso para o bem-estar primeiro a riqueza
de informação nossa capacidade de criar e analisar dados da ciência dos sensores e do nosso dia a dia expande imensamente e rapidamente o que é o potencial a informação fluída permite descobertas através de domínios pelo bem-estar coletivo e o que é o risco as sistemas desautorizados e motivações comerciais vão inibir os resultados transformadores segundo sensores ambientais embutidos as preocupações com a saúde ambiental vão moldar como nós inovamos a tecnologia da informação e aplicar para a saúde O que é o potencial sensores omnipresentes e aparelhos pequenos e o que é o risco desastre e reação para
crises reativa se tornam mais importantes que prevenção como foco de inovação proativa terceira a proliferação de aplicativos e serviços análises e inteligência embutidas transformam dados Brutos informação utilizável para o fluxo dos aplicativos serviços e contextos o que é o potencial um crescente número de ferramentas para arreamento pessoal e para analisar os dados para o diagnóstico e o que é o risco a vigilância construída no dia dia a dia reduz a privacidade quarto o aumento da internet das coisas dispositivos pessoais de saúde aparelhos médicos e Computação em geral em todos os tipos de aparelhos se misturam
enquanto os custos caem e o acesso aumenta o que é o potencial a informação imediata ajuda as pessoas a programar a consciência e desenhar novos hábitos e o que é o risco um excesso de informação quinto o surgimento de experiências intuitivas uma nova mais humana internet surge enquanto interfaces de computador multissensoriais se tornam lugar comum e o que é o potencial interfaces não textuais ajudam a superar algumas Barreiras de accessibilidade nós revisamos alguns dos facilitadores tecnológicos que vão criar riqueza de informação agora eu vou compartilhar algumas das principais previsões de inovações e rupturas que podem
apoiar a produção da abundância de dados acionáveis para o benestar primeira valorizando a saúde futura mining a coleção dos dados e padrões é usado para construir estratégias de prevenção e intervenção em rede segunda o policiamento da Saúde distribuída a vigilância automatizada para a saúde pública participativa terceira sistemas de saúde conscientes e receptivos são os sistemas clínicos e dinâmicos de informação quarta perfis persuasivos personalizando Mudança de Comportamento quinta as interfaces desenhadas fazer dados e sistemas de informação mais significativos sexa autocuidado programado prescrever fluxos de informações teraputicos por exemplo robos para ajudar as pessoas a se exercitarem
sétima intervenções temporizadas projetando rotinas e tratamentos otimizados para mentes e corpos por exemplo tomar medicamentos oitava e última percepção afetiva da Saúde aumentando a inteligência emocional através de computação vestível roupa que exibe o est emocional agora Vamos explorar as oportunidades e o riscos dessa abundância de dados em diferentes cenários da vida cotidiana primeira na casa informação da saúde torna-se integrada no ambiente onde a maioria do bem-estar é criada o risco aqui é tratar cada aspecto da Vida em casa pode resultar em pessoas desconectadas completamente segundo trabalho a saúde torna-se uma consideração na projeção do trabalho
e local de trabalho terceiro no clínico os diagnósticos tratamentos e a comunicação tornam-se mais eficazes o risco aqui percepções orientadas por dados são aplicadas sem a completa compreensão quarto varejo ferramentas para orientar as pessoas no sentido de comprar bens e serviços que apoiam a sua saúde e o risco aqui perfis comerciais ameaçam o controle das pessoas sobre seus próprios dados e identidades quinto On The Go em movimento criação de continuidade em nossas experiências de informação para o bem-estar por exemplo Apple acaba de lançar um relógio inteligente que pode monitorar vários sinais de saúde o risco
aqui também vigilância e monitoramento eu vou terminar a aula de hoje compartilhando com vocês um vídeo sobre como os pesquisadores estão usando a tecnologia para mudar o comportamento das pessoas para melhorar a saúde pessoal eu vou mostrar apenas 3 minutos por favor assistam ao vídeo inteiro em casa Este vídeo é sobre um jogo de saúde se chama super better super better ajuda você a alcar seus objetiv sa ou se recuperar de uma doen ou Leão o vídeo é da Jane mechanical o jogo que pode lhe dar 10 anos a mais de vida vamos lá that
I encourage them to spend so I've been Thinking About this question a lot lately when We're on our deathbeds will we regret the time we spent Playing Games Now this May surprise you but it turns out there is actually some scientific research on this question It's true hospice workers The People Who take care of Us at the End of our lives recently issued a report on the most frequently expressed regrets that people say when they are literally oned and iare you to the top five regrets of the ding number one I wish I hadn't worked
so hard number two I wish I stayed in touch with my friends Number I Wish I Had let myself be happier exess my true self and Number Five I wish i lived a life true to My Dreams inad of What others expected of Me Now as far as I know no one ever told One of the hospice workers I wish i' spent more time playing video games but when I hear these Top Five regrets of the Dying I can't help but hear five Deep Human cravings games actually help US fulfill for example I wish I
hadn't work so hard for many people this means I wish should spent more time with my family with my Kids when they were Growing Up well we know that Playing Games Together has tremendous Family benefits a recent study from brigham Young University School of Family Life reported that parents Who spend more time playing Video Games With their Kids have much stronger real life relationships with them I wish I'd Stay in touch with my friends well hundreds of millions of people use social games Farmville or Words with friends to Stay in Daily contact with Real Life
friends and Family a recent study from Michigan University showed that these games are incredibly powerful relationship Management Tools they help US Stay connected with people in our social Network that we would otherwise grow distant from if we weren't Playing Games Together I wish I'd let myself be happier well here I can't help but think of the groundbreaking Clinical trials recently conducted at East Carolina University that showed that online Games outperform pharmaceuticals for treating Clinical anxiety and depression just 30 minutes of online Gameplay a day was Enough to Create dramatic boosts in Mood and longterm increases
in Happiness I wish I'd had the Courage to Express my true self well avatars are a way to Express our true selves our most heroic idealized version of Who we Might Become you can see that in this Alter Ego portrait by Robbie Cooper of a Gamer with Avatar and Stanford University has been doing research for Years Now to document how playing a game with an idealized Avatar Changes how we think and act In Real Life making US more courageous more ambitious more committed to our goals I wish i' let a life true to my dreams
and not What others expected of me our games doing this yet I'm not sure so left a question mark a Super Mario question mark thank you [Música] [Música] than [Música] [Música] h