Olá pessoal bem-vindos paraa Nossa gravação da lição da semana continuando o nosso percurso nos temas variados do Evangelho de João estamos agora na lição de número três que é o nosso tema de atenção para essa semana só Relembrando quando a gente observa o a forma a estrutura da lição desse trimestre diferente de um estudo sistemático sequencial e cronológico do Evangelho de João como foi por exemplo Nossa experiência com o evangelho de Marcos esse trimestre nós estamos convidados a observar temas variados do Evangelho de João já vimos dois pacotinhos iniciais temáticos apontando paraa questão de sinais
que de alguma forma demonstram peculiaridades ou características da atividade do Cristo seja no seu contexto de atividade Messiânica seja no seu contexto de atividade de de divindade na primeira das lições a gente foi chamado a atenção para Jesus apontando sinais do caminho sinais do caminho que de alguma forma provocavam seus interlocutores a demonstração de fé na segunda lição a gente observou os sinais da divindade que é uma das características importantes e marcantes do Evangelho de João a exaltação à divindade de Cristo na lição desta semana nós vamos continuar nesse percurso também de observação da divindade
de Jesus mas alguns aspectos novos vão surgir uma vez que a gente vai estudar o capítulo um de João para isso como de costume vamos ao título da lição da semana e o verso principal da lição Se alguém puder me ajudar por favor a história de fundo o prólogo No princípio era a palavra e a palavra estava com Deus e a palavra era Deus João 1 talvez esse seja um dos textos mais famosos do evangelho de João lado eh com mais outros dois ou três principalmente o de João 3:16 que é uma grande promessa do
processo inteiro da Redenção mas João Capítulo 1 verso 1 é um texto famoso em função da forma diferente da forma não usual próxima da filosofia dos modelos da lógica grega que esse texto traz e a reflexão que ele provoca em função de três paradigmas estabelecidos no texto a lição propõe um título como o autor da lição propõe um título como a história de fundo Qual é a intenção desse título a história de fundo é aquilo que de alguma forma permeia o livro todo o evangelho todo de João se na lição da semana passada nós fomos
chamados à atenção nas duas lições na realidade anteriores fomos chamados à atenção para observar o propósito da narrativa do Evangelho de João principalmente a lição um no caso da lição dessa semana a gente vai ver aquilo que a nra o texto aquilo que costura essa parte de background do texto na apresentação Inicial que João faz de Jesus Diferentemente de todos os demais Evangelhos João não apresenta o Cristo Messias não apresenta a história do Cristo Messias não apresenta as profecias a respeito da vinda de Jesus como Messias como os demais Evangelistas fazem seja Mateus Marcos ou
Lucas João vai para um outro lugar um outro tempo histórico na descrição inicial do seu evangelho para isso se você abrir a sua Bíblia no Evangelho de João no capítulo um e a gente vai acompanhando alguns dos trechos principais deste texto que valem a pena como eh transcurso da lição daquilo que é Talvez um pouco diferente do que vocês já vão ler na própria lição dessa semana diferente não no sentido de ser novidade mas diferente no sentido da gente perceber algumas abordagens algumas nuances que podem contornar o estudo da lição que faremos durante a semana
primeira coisa importante da descrição Inicial é o posicionamento em três dimensões em três Marcos distintos dessa frase Inicial que tá no verso principal No princípio era o verbo primeira referência o verbo estava com Deus segunda referência o verbo era Deus essas três referências por mais que pareçam simples nas frases isoladas No princípio era o verbo isola com a segunda frase no princípio estava com Deus isola na terceira frase o verbo era Deus essas frases isoladas São relativamente simples mas quando a gente junta as três elas criam uma dificuldade estrutural que provoca na nossa leitura primeira
um aprofundamento paraa compreensão primeiro por quê se o texto começa dizendo que No princípio era o verbo a gente precisa saber de que princípio é esse que o texto está falando guarda isso numa caixa segunda referência o verbo estava neste princípio com Deus Portanto o texto identifica duas pessoas duas entidades aqui uma chamada de verbo e a outra chamada de Deus com quem o verbo está portanto duas pessoas duas personalidades dois entes no texto a terceira frase complica o texto porque diz que o verbo era Deus e a pergunta sempre crucial desse texto é é
possível o verbo estar com quem o verbo é porque o texto afirma que o verbo é Deus e o texto afirma que o verbo está com Deus e a pergunta que fica no ar é o verbo pode estar com quem ele mesmo é a gente só resolve essa questão em definitivo quando a gente percebe que a expressão Deus nesse texto não é uma identificação pessoal particular Mas é uma identificação de característica de uma pessoa característica de alguém é uma qualidade é um adjetivo de alguém por isso que o verbo pode ao mesmo tempo estar com
aquele que é Deus e o verbo também ser Deus porque Deus é uma qualidade destes dois sujeitos dessas duas entidades que estão aqui em outras palavras o verbo está com alguém que tem a mesma qualidade que ele por que João começa assim com um texto típico de filosofia grega um texto montado com uma premissa um argumento de controle e depois uma conclusão e mais do que isso João para não confundir o leitor repete no verso dois e o verbo estava no princípio com Deus pra gente ter certeza de fato que eram duas pessoas é só
no verso TR que João declara de que princípio ele tá falando e por fez esse essa abordagem distintiva no seu Evangelho no verso 3 ele diz todas as coisas foram feitas por ele o Sujeito da frase é o verbo Portanto o ele dessa frase é o verbo então todas as coisas foram feitas por ele o verbo e sem ele o verbo nada do que foi feito se fez nele estava a vida e a vida era luz dos homens João aqui localiza o tempo desse texto e esse no princípio é exatamente o mesmo no princípio de
Gênesis O que significa que João tá trazendo pro seu leitor uma afirmação importantíssima aqui a primeira delas é descrever que este a quem ele está chamando de verbo tem a qualidade de ser Deus este que ele chama de verbo estava no princípio quando todas as coisas foram feitas lá na criação e mais do que isso João identifica que quem fez todas as coisas lá na criação foi o verbo O que significa dizer que quando a gente Lê o texto de Gênesis No princípio criou Deus céus e terra e Lê o texto de João em paralelo
todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada do que foi feito se fez João está ficando Quem é a pessoa que está agindo na criação O que significa que eu poderia voltar ao Gênesis e sem nenhum problema estrutural no texto eu ler No princípio criou o verbo céus e terra assim como eu poderia ler na sequência da criação e disse o verbo haja luz e houve luz a luz do verso 3 todas as coisas foram feitas pelo verbo eu poderia ler o texto de Gênesis trocando a expressão Deus pela expressão verbo se
a gente correr o texto até o verso 14 lá no verso 14 a gente vai encontrar uma outra expressão identificando o verbo com uma outra realidade histórica e diz assim o verbo se fez carne habitou entre nós e vimos sua glória glória como unigênito do pai cheio de graça e de verdade em outras palavras João identifica o verbo com uma pessoa única que possa preencher esta caracterí Mística apresentada no verso 14 que é o Cristo o verbo se fez carne habitou entre nós O que significa que eu poderia voltar ao verso 1 do Capítulo 1
de João e trocar a expressão verbo Pela expressão conhecida agora pessoal o Cristo No princípio era Jesus ou era o Cristo Jesus estava com Deus e Jesus Era Deus no verso 3 todas as coisas foram feitas por Jesus e Sem Jesus nada do que foi feito se fez Qual é a razão para João identificar Jesus com essas duas circunstâncias a criação e o ser Deus na realidade João opta por abrir o seu evangelho identificando Jesus o Messias que ele entende já seja conhecido do seu interlocutor na qualidade de Messias seja por ter lido o evangelho
de Marcos Mateus ou Lucas ou seja por ter ouvido das pessoas que o Messias já veio e João se concentra em outra característica dizer paraos seus interlocutores que esse Jesus que esteve entre nós viveu como um ser humano ele é Deus e estava presente na criação fazendo todas as coisas ou seja mais do que nosso Messias Redentor Salvador ele é o nosso criador o nosso mantenedor e João começa o seu evangelho dessa forma conforme João vai aprofundando essas características e aqui essa expressão verbo Traz algo típico da filosofia grega que é a expressão logó ou
Logos essa expressão é usada na filosofia grega para espelhar conhecimento lógica razão mas João caprichosamente personaliza o verbo ele personaliza a expressão Logos dizendo Logos para o cristianismo não é um conceito Logos para o cristianismo é uma pessoa O que significa dizer que sabedoria lógica razão para o cristianismo se materializa em uma pessoa o Cristo o verbo na sequência da abordagem de João quando a gente olha a expressão de o verbo se fez carne dentro do conceito estabelecido por João aqui algo que se junta à aquele conceito Inicial o verbo é Deus com o fato
de que o verbo desceu até o mundo na busca do ser humano e quando fez isso Vimos a sua glória essa expressão Glória vai se repetir várias vezes no Evangelho de João se a gente vai ao capítulo 17 lá no finalzinho da história de Jesus retratada por João quando Jesus ora pelos discípulos um pouquinho antes de ser preso e levado à Cruz quando ele ora ele diz pai chegou a minha hora glorifica o teu filho João abre o Evangelho no capítulo um dizendo que quando o verbo se fez carne habitou entre nós nós vimos sua
glória qual Glória SE Cristo se fez homem a glória do Sacrifício a glória daquele que se dispôs de tudo que tinha no céu e veio ao mundo para salvar veio ao mundo demonstrar o amor de Deus e por isso ao fazê-lo nós conseguimos perceber que o pai é amoroso tanto quanto o filho e por isso João declara no capítulo 3 o verso 16 essa expressão máxima de amor de que Deus doou o seu filho seu único filho para que todo aquele que crê não pereça tenha a vida eterna essa mesma característica apresentada aqui de que
o verbo se fez carne e nisso se manifestou a glória de Deus contrasta com a resposta das pessoas a essa atitude de Cristo de se dispor da sua divindade e se fazer homem dispor no sentido não de perder a divindade mas de abdicar do uso da essa divindade e se fazer carne e habitar entre nós sujeito a todo o sofrimento que enfrentamos nesse mundo quando a gente entende o Cristo dessa forma o restante da sequência do capítulo um começa a fazer sentido a partir do verso ah 5 naade o verso 4 quando diz nele estava
a vida a vida era luz dos homens e o verso 5 a luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreendem nessa que João faz com a criação e atividade Messiânica ele estabelece uma conexão importante a Terra no início do processo era sem forma e vazia Deus vem e ordena a terra e a primeira coisa que faz é produzir luz que dissipa as trevas que habitam a Terra quando Cristo vem para salvar a humanidade a humanidade está em trevas agora em trevas por conta do pecado e não pelo fato de a terra estar sem
forma e vazia e o pecado que produz treva é dissipado pela luz do filho de Deus do verso 6 em diante a gente vai encontrar outra referência importante de que para que o caminho do Cristo fosse aberto e todos tivessem a oportunidade de compreender que ele veio Deus mandou alguém antes um que advertia o mundo de que o Cristo estava chegando para que o mundo não pudesse alegar de que foi pego de surpresa vem em João Batista houve um homem enviado por Deus cujo nome era João verso 6 este veio para testemunho para que testificasse
da luz para que todos cressem por ele ele não era a luz mas veio para testificar da Luz ali estava a luz verdadeira que ilumina todo mundo todo homem e que vem ao mundo o que esse texto ilustra pra gente na sequência da descrição que João faz da divindade de Jesus da disposição de Jesus de decar da sua divindade enquanto usa e vira a terra na forma humana esta apresentação de Cristo foi antecipada por alguém essa antecipação faz um convite à humanidade para que Creia nele e Crendo nele possa obter vida O problema é que
a humanidade teve a advertência mas não respondeu a essa advertência a luz verdadeira estava diante deles e eles não reconheceram então do verso 10 em diante a gente encontra ele estava no mundo o mundo foi feito por ele porém o mundo não o conheceu veio para aquilo que era seu porém os seus não o receberam mas a todos quantos o receberam deu-lhes poder de serem feitos filhos de Deus aos que creem no seu nome esses três versos ilustram a desgraça produzida pelo pecado na natureza humana a ponto de o ser humano não reconhecer o seu
próprio criador Cristo vem se manifesta entre os humanos na condição de um humano para conectá-los outra vez com aquilo que perderam que é o seu Salvador o seu Criador o seu Deus porém eles não o reconhecem pior do que não o reconhecem eles o conduzem ao sofrimento da Cruz Ele veio para os seus é uma expressão Dupla ela ao mesmo tempo é uma expressão que apresenta o povo hebreu do qual o Messias eh surge enquanto participante mas não é só isso o veio para os seus é também veio para os seus filhos ou seja todos
aqueles que foram criados por Deus e a criatura não reconhece o seu criador é interessante que Paulo também faz essa conexão com a história do pecado quando ele abre o livro de romanos no capítulo 1 a partir do verso ele também faz a mesma conexão de que a humanidade não glorificou a Deus não agradeceu ou não louvou a Deus por ser o criador antes trocou o criador por criaturas E com isso perdeu todas as suas referências e caiu na devassidão do pecado João abre o evangelho dessa mesma maneira ilustra a divindade de Jesus portanto torna
indesculpáveis como Paulo também diz todos os seres humanos mandou alguém que testificasse do Cristo mas o ser humano não ouviu e não reconheceu o Cristo porém há um grupo que reconhece E esse grupo marcado principalmente na fase inicial da da atividade Messiânica de Cristo pelos discípulos e depois vão sendo ampliados por outros que aderem à fé e por fim depois da asão de Jesus a expansão plena do Evangelho mas o fato é que esses poucos que aceitaram que receberam receberam junto com a possibilidade da salvação a nominação de filhos outra vez embora não filhos por
Nascimento filhos por adoção mas filhos e o verso 13 e em diante ilustra essa condição os quais não nasceram do sangue não nasceram da vontade da Carne nem da vontade de homem algum mas da vontade de Deus então Repete aquilo que já lemos o verbo se fez carne habitou entre nós e Vimos a sua glória glória como unigênito do pai e aí vem João testificou dele clamou dizendo Este era aquele de quem eu dizia o que vem após mim é antes de mim porque foi primeiro do que eu ou seja quando identifica o Cristo e
avisa os seus ouvintes de que Cristo chegou João também João Batista também faz questão de dizer Jesus existia antes de mim e Portanto ele não é aquele que eu estou batizando no sentido humano Ele é aquele que desde sempre existiu é o ser Divino que com Deus sempre existiu o criador de todas as coisas e todos nós recebemos também da sua plenitude e graça por graça Qual é a expressão aqui há um contraste entre fé e descrença há uma advertência de que aquele que tem a oportunidade de ouvir do Cristo Aceite quem ele é reconheça
a necessidade que temos dele e por essa aceitação sejamos transformados nesse sentido se manifesta a graça e a glória a graça que nos permite a redenção apesar de sermos pecadores e a glória que nos permite a transformação a imagem deste Deus que outrora foi para nós a referência e que o pecado des lustrou portanto durante essa semana a gente vai ser chamado a olhar com um pouco de atenção mais profunda essa temática esses elementos que compõem a descrição da divindade de Jesus a imagem que tínhamos dele e Perdemos por ocasião do pecado lá na descrição
de Gênesis 3 as referências que formavam essa proximidade com Deus e que precisam ser atadas a partir da proximidade com o filho a necessidade da Fé da crença em Cristo como a ponte que nos conduz à salvação e a termos como Paulo descreve em romanos 5 paz com Deus outra vez e por fim a manifestação plena da Glória quando todos os filhos serão recebidos pelo pai indicados pelo filho como sendo seus e isso retoma a Família original da estrutura de Gênesis a família original planificada por Deus e que se perdeu por ocasião do pecado que
tenhamos um bom estudo dessa semana que olhar para o Cristo por essas múltiplas perspectivas permita Principalmente ao revisitarmos o texto de Gênesis nos lembrarmos que o mesmo Cristo que conhecemos de maneira proximal por ser o nosso salvador é também o Cristo que com suas próprias mãos juntamente com o pai e o Espírito nos criaram lá na descrição de Gênesis que Deus abençoe vocês é o meu desejo para vocês e para mim nessa semana vamos a orar querido pai que está nos céus te agradecemos pelo dom da vida te agradecemos porque temos A Certeza da Salvação
em Cristo Jesus te agradecemos pelo amor maravilhoso que permitiu a vinda do teu filho morrendo na cruz para nos salvar e nos dando a possibilidade do retorno para casa dá senhor que compreendendo a realidade do Cristo seja pelo seu processo missional de vir para nos salvar seja pela condição de criador para nos referenciar a imagem que temos que possamos a partir dele reconhecermos a necessidade que temos de sermos tua família e de voltarmos para casa isso é o que Te pedimos por Jesus amém