Como opera o poder? A perspectiva de alguns pensadores: Weber, Bobbio, Gramsci, Foucault e Bourdieu

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salve galera tudo bom com vocês a professora renata do canal se liga essa história e na aula de hoje nós iremos estudar sobre o poder ou melhor saberemos ou tentaremos compreender como que o poder opera na visão de alguns pensadores então aqui a gente vai tentar tratar de duas formas uma abordagem mais predominante que está relacionado ao poder operado nas grandes organizações soberanas como por exemplo o estado e as igrejas os sindicatos e aí usaremos sobretudo o pensamento de ver e o pensamento também de norberto bobbio e também veremos em uma segunda abordagem que é
um tipo de poder mais difuso que não está concentrado nestas grandes organizações soberanas e usaremos aqui então pra ver nessa segunda abordagem sobre como quer o poder três pensadores focou grande xvii e bordini e vamos lá então ele [Música] [Aplausos] [Música] agora o que é o poder o poder por si só é a capacidade de agir e de produzir efeitos por exemplo se você diz eu tenho poder de passar no vestibular quer dizer que você tem capacidade para estudar traje e para produzir efeitos que seria passar no vestibular mas como nós estamos numa aula de
sociologia a nossa aula sobre o poder social ou seja o poder é algo que envolve necessariamente uma relação entre pessoas uma conduta entre pessoas então nesse caso como que poderíamos pensar o poder o poder não é uma coisa não é algo que você tem mas é um exercício e é um exercício que se relaciona necessariamente com a conduta de outra pessoa essa visão de poder é sobretudo influenciados pelas idéias de beber beber é um sociólogo clássico um dos mais importantes quando a gente trata da questão do poder porque foi ele quem formulou as primeiras idéias
sobre o poder e para o bebê ter poder significa ser capaz de influenciar as ações a conduta de outra pessoa conforme a sua vontade então indica que um agente a tem o poder de influenciar a conduta do agente b mas para que ele consiga ter esse poder ele precisa de algum tipo de recurso esse recurso para o beber vai variar esse recurso pode ser uma força física uma coerção física ou seja posso pensar por exemplo em bombas de gás lacrimogêneo hoje ou alguma arma de fogo como um exemplo de força que vai fazer com que
a pessoa aja dessa ou daquela determinada forma então aí eu posso pensar na polícia como alguém que detém o poder porque ele detém legitimamente algum tipo de recurso que lhe dá uma força que lhe dá uma possibilidade de coerção fim então aqui nós iremos abordar duas formas elementares de poder uma que nós denominaremos forma coletiva ea outra que nós denominaremos forma persuasiva este exemplo que eu bacon ver cabe bem na forma corretiva porque está relacionado a uma sanção física uma força física ou seja eu posso dizer que na forma corretiva de poder de operação de
poder se utiliza de sanções negativas o que seria uma sanção negativa um tipo de ameaça de coerção física um tipo de ameaça física e além disso nessa forma elementar coletiva também encontramos outra forma de operação de poder que é por meio da manipulação e por meio da manipulação uma manipulação pode operar tanto por sanções positivas quanto por sanções negativas vamos dar um exemplo trazer um exemplo aqui de operação por manipulação entre uma relação de patrão e empregado quando o patrão que é que o rio que o empregado realize determinada conduta como que ele faz para
que isso aconteça ele usa um recurso que é o recurso econômico porque o patrão é aquele que possui o dinheiro e vai fazer com que o empregado ele obedeça porque assim o empregado irá ganhar o dinheiro isso é uma sanção positiva o empregado obedece o patrão porque ele vai ganhar dinheiro e também pode ocorrer por meio da manipulação também a sanção negativa no caso se o patrão ameaçar um empregado de que ele perca o emprego se ele não fizer determinada ação o empregado será obrigado a obedecer o patrão porque senão ele irá perder o emprego
então vamos pensar ah e como operam poder de uma forma elementar denominada coletiva só pra gente revisar pode ser por meio da força ou por meio da manipulação da força sempre uma sanção negativa da manipulação uma sanção positiva ou negativa usando alguns tipos de recursos a segunda forma elementar de poder então podemos denominar forma persuasiva e ela está relacionada com a significação e com a legislação a forma percebe persuasiva tem relação com a cultura com os signos que nós criamos dentro da cultura que fazem com que algumas pessoas dentro desses espaços sejam seus poderes sejam
legitimadas então de alguma forma a esse tipo de poder persuasivo é um pouco mais sutil às vezes nós nem percebemos e às vezes nós obedecemos as pessoas simplesmente porque acreditamos que elas têm autoridade e da onde vem essa crença das nossas significa ações da forma como a gente organiza a nossa cultura nossa sociedade os nossos significados para que a gente compreenda como opera o poder seria interessante então usar essas duas abordagens tanto a forma elementar coletiva quanto à forma elementar persuasiva vamos lá então então as visões clássicas sobre a operação do poder se dá sobretudo
com um filósofo contemporâneo que é o norberto bobbio e também com o fi lo o sociólogo clássico que é o max vê benê então a partir desses dois pensadores nós temos que poder significa conseguir na probabilidade de você conseguir fazer com que alguém aja de acordo com as suas vontades tanto para ver quanto para norberto bobbio o poder não é algo que você possui mas é um exercício é algo que você exercita e claro depende de uma relação entre pessoas ou seja estamos falando de poder social o norberto bobbio por exemplo fala da intencionalidade de
poder que é quando o agente a é que é produzir algum efeito no agente b ou seja ele quer que o agente b tome determinado conduta quando ele consegue fazer com que o agente b tome determinada conduta é porque ele conseguiu exercitar o seu poder isso quer dizer que ele vai precisar de algum tipo de recurso como eu já disse pode ser um recurso econômico no caso que é bem o exemplo do patrão e do chefe mas pode ser por exemplo a mãe um filho no caso a mãe da mesada por filho e pede para
o filho fazer determinada coisa senão ele não recebem a mesada isso também seria um recurso econômico existe também o recurso da força então a mãe que é que o filho faça alguma coisa se o filho não quiser ele vai apanhar e aí o filho faz porque ele tem medo de apanhar ela usou o recurso da força e ela conseguiu ela produziu efeitos de poder e ainda pode ser um poder ideológico quando bem sobretudo de uma idéia quando a mãe consegue manipular o filho dizendo que ele tem que fazer alguma coisa porque aquilo vai fazer bem
pra ele ou ele não pode fazer alguma coisa quer sair à noite ea mãe quer que ele durma cedo então a mãe conversa com ele produz um efeito ideológico o filho aceita e então se produzir o efeito de poder então os efeitos estão nas relações e elas podem estar espalhadas em diversas relações só que marcos beber e também norberto bobbio eles estudam sobretudo as relações nas organizações soberanas ou seja onde existe esses efeitos de poder essa produção de poder no governo nas escolas nas igrejas e nos sindicatos mas tem um outro tipo de poder ao
qual o bebê também se estende bastante em seus estudos que ele chama de dominação e dominação seria um tipo de poder específico porque ela compreende a o poder mas a legitimação ou seja a probabilidade da obediência o que faz com que alguém o bebê deixa o poder e para o bebê e há três tipos de dominação cada uma trazendo a sua legitimidade a primeira forma de dominação o bebê chama de dominação tradicional ea legitimidade vem das tradições então muitas vezes quando nós obedecemos aos nossos pais ou quando se obedece ao rei obedecemos devido a uma
tradição é tradição que legitima esse tipo de obediência e termina possibilitando a produção do efeito de poder ainda é desse tipo de dominação tradicional temos também a dominação carismática que é quando as pessoas passam a se identificar com um líder carismático e é o carisma que vai produzir os efeitos de poder é o carisma que vai legitimar a obediência em terceiro lugar o beberdes que existe uma dominação chamada a dominação nacional legal que é um tipo de dominação feita pelos estados elas são burocráticas no caso quando a gente respeita as leis a gente acredita que
essas leis são legítimas e que elas devem ser respeitadas então essa é a forma básica de se pensar como opera o poder mas existem formas um pouco mais profunda de compreensão de como opera o poder que é um tipo de poder mais difuso e que nem sempre vem de cima para baixo às vezes ele começa de baixo e vai pra cima e os autores que vão tratar disso são o grande chico focou eo burd vamos tentar compreender o que diz cada um desses pensadores pra gente ampliar a nosso entendimento a respeito das operações de poder
como para o poder segundo o filósofo italiano do século 20 grande xii para grande chip o poder opera principalmente pelas pelos meios ideológicos ou seja enquanto o sociólogo clássico chamado karl marx compreendia que o poder estava sobretudo na estrutura para grande xvii o poder está a subir tudo na super estrutura ou seja a ideologia é que consegue produzir efeitos de poder e muitas vezes a gente nem percebe uma das questões do grande chefe é como que o estado consegue obediência muitas vezes indo contra o povo ou seja às vezes o estado toma certas decisões certas
posições que não foi bem ao povo que num não é legal com o povo e muitas vezes o povo passa a defender essas decisões ou possa compreender que essas decisões são necessárias ainda que não sejam necessárias ea questão do grande é como que isso ocorre ocorre por causa de um poder ideológico que é distribuído nas igrejas nas escolas e nos sindicatos por meio das idéias e sobretudo nos meios de comunicação um tipo de poder que traz uma idéia hegemônica que a idéia do estado no exemplo que eu tô dando e que faz com que as
pessoas se convençam que aquele tipo de ação é correto ou seja o poder opera de uma forma persuasiva como a gente estava vendo ali no começo da aula se a gente pode refletir junto com grande é importante a gente lotar qual é o poder que a televisão que as redes de comunicação sobretudo a televisão mas também os jornais as redes sociais possui porque programa che é exatamente na televisão nas novelas nos jornais que nós vamos encontrar as idéias dominantes e as idéias dominantes que vão tentar convencer o povo de que essas idéias são as ideais
assim para o grande chi são exatamente as redes sociais a previsão os rádios e os jornais o grande perigo a onde exatamente o poder atua e as pessoas nem percebe porque normalmente elas adotam aquelas idéias hegemônicas que estão presentes nos jornais visões e passam a defender estas ideias como se fossem suas elas nem se dão conta de que estão defendendo cd idéias contrárias aos seus interesses de fato então às vezes os trabalhadores são a favor de redução de direitos trabalhistas por exemplo e aí o grande talvez se perguntasse como porque que esses trabalhadores estão a
favor de idéias que não lhe favorecem em uma das respostas do grande seria essa existe uma ideologia hegemônica que está presente na maior parte das redes de comunicação e fazem com que os trabalhadores sejam a favor até mesmo daquilo que ele faz mal daquilo que de alguma forma me prejudica mas haveria uma contra a resistência ou seja a importância de se formar uma imprensa alternativa uma imprensa que não seja demônio como emprego uma imprensa que mostra o outro lado da história que mostra a visão por exemplo dos trabalhadores aqui no exemplo que eu estou dando
então para o grammy xii poder age sobre tudo de uma forma ideológica está em tão próxima da nossa segunda abordagem e junto com grandes que podemos aqui considerar também outro pensador contemporâneo importante que foi o foco agora o francês michel foucault foi o filósofo francês traz importantes reflexões a respeito da operação do poder que a forma como ele vê isso ainda mais sutil do que a do grande xii para o fokker nós somos subjectiva dados por meio das nossas práticas que são construídas por meio de discursos ou seja como que nós nos construímos nos construímos
como identidade como pessoas a partir de algumas práticas e da onde que vem essas práticas de alguns discursos logo os discursos tempo deles a forma como nós construímos os discursos faz com que a gente aja desta ou daquela forma assim é nos diz cursos que o focou vai concentrar suas reflexões tão interessante aqui pensando na nas idéias do focou é que ele traz uma nova dimensão de operação de poder enquanto que as dimensões se concentram num poder negativo no poder do não pode o futebol é dizer que o poder é muito mais útil que aqui
se trata de um poder construtivo construído a partir de alguns discursos então se poder é conseguir com que determinada conduta seja feita por determinadas pessoas se pode conseguir isso por meio dos discursos assim aqui o futebol vai trazer um novo tipo de poder que é um poder produtivo que é quando a pessoa se constrói ela constrói uma auto disciplina e que isso vai ficar conhecido como poder disciplinar o conceito de poder disciplinar não focou explica bem essa idéia do que seria um poder produtivo um poder que se produz a partir do discurso provocou só existe
o poder produtivo não existe poder negativo já existiu por exemplo na época dos reis que aplicavam torturas aqueles que não lhe obedeciam mas isso se modificou porquê porque nós nos humanizamos nós nos tornamos pessoas melhores não porque funciona mais nos nossos tempos então ficou diz o poder às vezes parece que ele desaparece mas ele não desaparece ele só desloca então este poder negativo do não que não existe mais na verdade existe existem torturas existem são sonhos físicas mas é o menor número do que antigamente porque agora o poder produtivo vai atuar com muito mais eficiência
que é por meio da autodisciplina então as pessoas vão obedecer perceber e sem precisar ser mandadas por alguém como que isso vai funcionar por meio dos discursos o focou mostra dá esse exemplo a partir do do panóptico com que é um projeto de utilitarista chamado de m banking que é um projeto de prisão então a partir deste projeto de prisão do dia me bem tam é que o futebol mostra como ele vai disciplinar os corpos e manipular os corpos para fazer com que as pessoas obedeçam as pessoas ajam da forma mais correta ou seja na
prisão não vai precisar ter alguém mandando não vai precisar ter uma pessoa autoritária os próprios prisioneiros vão se auto disciplinar de forma que eles vão obedecer sem nem perceber mas o futebol não está falando apenas de prisioneiros o futebol está dizendo que esse projeto de prisão é apenas um paradigma da nossa sociedade disciplinar esse projeto de prisão está presente também nas fábricas nas escolas e nos exércitos este tipo de projeto está produzindo corpos dóceis e úteis ou seja está produzindo por meio de discursos pessoas auto disciplinados então veja esta figura do pacote com que o
projeto elaborado pelo utilitarista dmb então você está vendo aí no centro uma torre que é a torre de vigilância esta que fica no centro e aí não centro fica um vigilante que tem acesso a todas as células em volta da torre de vigilância você está bem doente tem um monte de cela cada uma dessas células têm um só prisioneiro bem diferente da nossa prisão aqui né então só tem um prisioneiro eo vigilante consegue ver todos os prisioneiros e ele consegue ver o que todos os prisioneiros estão está fazendo se estão agindo de forma correta ou
se estão agindo de forma incorreta só que os vigilantes os vigilantes não os prisioneiros não conseguem ver o vigilante de modo que eles não sabem quando estão sendo observados ou não como eles não sabem quando estão sendo observados eles acham que o tempo todo estão sendo observados então eles introjetam uma disciplina eles se tornam alto disciplinados de forma que só essa configuração aí que a gente viu do projeto do panóptico já traz uma produção de um indivíduo alto disciplinado ele já está produzindo um corpo dócil e um corpo útil além dessa dessa forma que existe
aí no panóptico existe também alguns dispositivos para disciplinar o corpo então o primeiro arquitetura que foi o que a gente viu aí tem algumas outras formas por exemplo o prisioneiro o tempo todo ele vai ter que trabalhar ele acorda às 6 horas da manhã e vai dormir umas dez horas da noite e o tempo todo estará ocupado pra quê para disciplinar o corpo e para que ele consiga disciplinar o corpo em cada atividade vai tocar um sinal de 50 em 50 minutos então o primeiro sinal toca o prisioneiro outro sinal já toma banho já se
prepara já vai tomar café segundo sinal toca ele vai tomar banho de sol o terceiro sinal toca ele vai estudar quarto final da matéria quinto sinal vai tomar café sexto sinal tomar banho de sol e por aí vai vários sinais sem ele perceber sem que ninguém mandando ele mesmo está disciplinando o corpo dele então por meio desse dispositivo está se construindo se arquitetando um corpo útil porque está o tempo todo produzindo e um corpo gócio que esse corpo ele não tem tempo para desobedecer poderíamos pensar nesta produção de corpos dóceis e úteis nas escolas como
que as escolas produzem corpos dóceis e úteis sem usar necessariamente aquele poder negativo fazendo com que os alunos se auto disciplina então eu falei do sinal certamente vocês lembraram que na escola também existe o sinal é um sinal de 50 e 50 minutos que vai manipulando os alunos a fazerem isto ou fazerem aquilo também existe a vigilância ea vigilância também não é uma pessoa é impessoal a vigilância nas escolas existe por exemplo naquela janelinha que está lá na porta sabe na porta da sala de aula onde a qualquer momento alguém pode vigiar para ver se
algum aluno está fazendo algo de errado pode ser que o aluno esteja distraído e quando ele olha o projeto janelinha ele já percebeu que pode estar sendo observado se arrume e comece a fazer lição o professor também ficando na frente da sala conseguindo observar todos os alunos também da impressão para o aluno que ele está sendo o tempo todo observado e que ele precisa manter a disciplina então esta é a auto disciplina é feita o tempo inteiro por exemplo nas provas nas provas o aluno precisa tirar de 0 a 10 se ele tira de 5
para baixo ele fica com nota vermelha e se ele tira de 5 acima ele fica com nota azul então o próprio aluno precisa disse disciplinar para conseguir a nota azul e ele faz isso sozinho sem ninguém mandando quando ele recebe a nota vermelha e ver que a do amigo azul ele percebe que ele está em condições prejudicadas de ensino próximo domingo então ele passa a estudar mais diferente do amigo que conseguiu uma nota boa ele conseguiu uma nota ruim então ele seria uma pessoa normal que precisa se adequar aquela normalidade que colega dele conseguiu assim
sem perceber o próprio aluno está se produzindo como alguém útil no sentido econômico e do ócio no sentido político duas características importantíssimas para conseguir sustentar uma sociedade industrial por isso que o poder disciplinar é um tipo de poder característico da sociedade industrial que é uma sociedade que necessita de corpos dóceis e corpos úteis copos que irão produzir e que serão obedientes politicamente então para o flu co isso estaria presente nos discursos e nas práticas que produziriam um sujeito doce útil que o bebê seria sem necessitado aquele poder negativo porque na sociedade industrial não caberia mais
o poder negativo mesmo porque não existe mais rir mesmo porque a cidade se tornaram muito grandes então não pode existir alguém pra mandar não existe mais alguém com toda essa autoridade mesmo porque já existem alguns valores ali de pós revolução francesa de que não suportam mais a idéia do poder negativo a idéia da tortura então ele será utilizado com menos freqüência mas ainda assim ele está lá atuando o tempo inteiro terceiro pensador que vai abordar também um tipo de poder é persuasivo um tipo de poder que está relacionado a significação é o pr onde é
também francês também contemporâneo que vai abordar um tipo de poder a qual ele vai denominar poder simbólico então é um tipo de poder invisível até mais invisível do que aquele que tratava o foco porque este tipo de poder está estruturado na forma como a gente significa e na forma como a gente esquematiza os nossos pensamentos então ele vai trazer uma dimensão simbólica para o poder como que funciona para o pierre bourdieu nós temos uma estrutura de pensamento que faz com que nós pensamos o mundo de determinada forma como a gente não pára pra refletir sobre
essas estruturas a gente considera que essas estruturas são naturais ou seja que a forma como a gente consegue o mundo é natural e lógica só existiria aquela forma só que toda a estrutura é construída a partir de determinado socialização então a estrutura que o fórum na minha cabeça vem a partir de certa estrutura que também se forma na sociedade e como as duas acabam coincidindo a gente termina achando que as coisas são naturais ou seja que a posição social das pessoas e que a relação de poderes entre as pessoas são naturais por dia diz que
existe uma disputa simbólica para estruturais que matizar esse pensamento mas é claro que isso é feito de forma inconsciente então as nossas estruturas elas se dão de forma de co tomica a gente pensa o mundo de forma de co tomiko de bem mal certo e errado feio bonito e ele diz quem vai escolher essa dicotomia que vai estruturar essa dicotomia é que vai vencer a disputa fazendo com que ele receba o lado positivo da dicotomia de modo que iremos perceber dentro da estrutura social uma dicotomia queremos achar muito natural por exemplo senhores e escravos patrões
e empregados homens e mulheres então as várias formas de dominação serão legitimadas porque já estão estruturados dentro da forma que a gente pensa são esquemas de pensamento sim pensados não está estruturado esses esquemas de pensamento que fazem com que a gente legitime essas formas de dominação e assim como dizia grande xvii e como dizia focou e como dizia marx e como vários pensadores se questionavam aí fica explicado porque muitas vezes as pessoas aceitam a dominação eo bebê também tratava disso então aqui o bom dia responde uma questão estava presente em todos os pensadores porque as
pessoas aceitam ser dominadas por que as pessoas aceitam obedecer porque elas acham normal ou natural o legitima certas formas de dominação e um por dia explica isso por meio de uma dimensão simbólica finalizando aí a nossa forma de compreensão de como se opera o poder nesta aula então nós vimos como opera o poder por diversas faces diversas dimensões diversas nuances então usamos aqui o pensamento do bebê eo pensamento do norberto bobbio que é o pensamento de uma abordagem mais predominante sobre o poder e também uma segunda abordagem que é um poder mais sutil mais difuso
que se estende por toda a sociedade tratado pelo focou pelo grande xvii e também pelo burd é esses pensadores tratam de uma forma ainda mais profunda do que eu tratei aqui eu dei que só uma dimensão do pensamento de cada um mas só pra gente compreender que o poder pode ser pode operar a partir de diversas nuances e não de uma forma mais óbvia como comumente nós estamos acostumados beijos e até a próxima aula [Música]
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