ah [Música] [Música] k [Música] [Música] [Música] h [Música] [Música] [Música] k e [Música] k [Música] h [Música] [Música] [Música] [Música] [Música] e k [Música] [Música] [Música] e [Música] [Música] k [Música] [Música] k Us [Música] h [Música] [Música] [Música] k [Música] k [Música] k [Música] k [Música] [Música] [Música] [Música] k [Música] k [Música] [Música] h [Música] [Música] [Música] Boa noite good night people Good night Folks como vocês estão vocês estão bem tá tudo bem com você tá com sua aguinha tá com seu caderninho Por que que você tem que est aí com o seu papel e
a sua caneta para aprender porque nos dias de hoje nós somos é muita coisa acontecendo o tempo inteiro é o menino chamando é o marido é a marida é é os amigos é o é o Instagram é não sei que é a novela é a série é os vizinhos brigando quando a gente anota a gente se concentra mais então pega o seu papel e a sua caneta vai por mim confia na tia Selen que vai dar certo pega o papel a caneta vai a sua água vamos aqui para mais uma live pra gente aprender sobre
serviço social tem coisa melhor que estudar ter o privilégio de estudar o luxo de estudar gratidão pela sua presença seja muito bem-vindo hoje eu sou professora shellen Galdino Sou professora aqui do serviço social para concurso se você já me conhece é um prazer revê-lo que bom que estamos juntos de novo se é a primeira vez que você tá comigo eu sou assistente social Sou professora de serviço social com 10 anos de experiência sou Doutora em serviço social estou aqui hoje para te ensinar um pouco mais fazer você aprender mais sobre um assunto de forma leve
que é fundamentos do serviço social Eu Sou professora de fundamentos há muitos anos fundamentos foi a área do meu TCC foi a dissertação do meu mestrado a tese do meu doutorado então é um assunto que eu domino muito é um assunto né com muitas nuances com muitas abordagens é minha disciplina favorita e certamente hoje nós vamos traçar alguns pontos estratégicos paraa tua aprovação em concurso para o teu conhecimento para o teu Arsenal para que você se sinta mais seguro mais confortável e mais ágil na hora de responder uma questão de concurso tá muitos de vocês
provavelmente estão aqui já são meu alunos do curso avançado um beijo especial para vocês alguns estão aqui estão participando da nossa jornada que a gente tá fazendo né a gente liberou Quiz com questões de fundamentos liberamos três aulas de ética fundamental para quem respondeu o quiz eh liberamos também ebooks gratuitos e essa Live é um desses momentos da Jornada Para você ver como o nosso método ele não é só bom mas ele é comprovadamente eficaz com quê prova social eu vi aí e números alunas minhas dizendo que investiu no curso e hoje tá aprovada parabéns
e elas estão aqui de novo por porque elas querem uma aprovação melhor ou acumular um cargo público né porque não a pessoa pass um ela vai se contentar não ela quer mais a vida é assim a gente tem que tá querendo mais mais o tempo inteiro bom paraa nossa aula hoje como Eu mencionei para vocês nós vamos falar sobre fundamentos do serviço social e fundamento do serviço social como eu falei para vocês é a minha disciplina favorita e aqui eu escolhi alguns pontos de ataque que eu acho estratégico paraa gente pensar nos fundamentos do serviço
social Pessoal fundamentos É uma disciplina gigante tem muitas coisas para falar e por isso eu optei aqui por fazer uma abordagem de fundamentos a partir do estudo reverso para ficar uma aula mais dinâmica eu vou trazer a questão e da questão eu vou puxar pra teoria esse que é o estudo revero a gente traz o teste prático primeiro depois que a gente pratica aí a gente vai a fundar isso na teoria então vou fazer assim pergunta teoria pergunta teoria essa metodologia da minha aula de hoje porque é um assunto muito longo é um assunto que
eu poderia passar eu passo na verdade horas e horas falando sobre isso eu me divirto tá gente eu me divirto falando de fundamentos e eu espero que hoje você se divirta também de forma leve e aprenda um pouco mais comigo tudo bem Compartilha essa Live dá joinha aqui pra gente ajuda a gente ajuda o nosso canal Compartilha essa Live para que mais gente tenha acesso a esse conhecimento e juntos a gente possa avançar ainda mais vamos começar com essa questão da banca cebrasp que eu amo de paixão essa banca acerca dos fundamentos do serviço social
brasileiro assinale a alternativa correta a opção né correta ah conforme os fundamentos do serviço social brasileiro a questão social é ada nos princípios higienistas conforme os fundamentos do serviço social brasileiro a questão social é o acesso desigual à riqueza socialmente produzida é uma desigualdade social que advém de uma desigualdade de acesso à riqueza por isso que ela é desigualdade econ ôm e desigualdade política mas atenção no início da nossa profissão lá em 1920 e 30 Por que que eu estou falando 1920 porque o início da nossa profissão não inicia na América Latina em 1930 inicia
na década de 20 especialmente no Chile tá o Chile é o país que inaugura na América Latina a nossa profissão e desde o início da nossa profissão Há sim uma abordagem higienista ela faz parte da Gênese profissional ela faz parte do que nós chamamos de protoformas do serviço social protoformas do serviço social nada mais é do que aquilo que antecede a profissão porque é uma protoforma é uma coisa que a ainda não está formada tranquilo até aqui então a questão social não é baseada em princípios higienistas embora havia essa tendência higienista no início da nossa
profissão tranquilo essa metodologia de cada alternativa eu ir comentando para você tá fazendo sentido letra B no Brasil os fundamentos do serviço social envolvem relações políticas econômicas gênero e étnicas Com certeza desde o início da nossa profissão estamos atrelados a questões econômicas Claro só é possível pensar o serviço social brasileiro a partir das desigualdades econômicas próprias da sociedade capitalista e e digo mais sociedade capitalista de tipo monopolista tranquilo que vai aí nesse emaranhado de avanço e amadurecimento do capitalismo as bases políticas para a criação das políticas sociais que são o nosso espaço sóo ocupacional em
primazia então sim relações políticas relações econômicas e ora Qual a primeira forma de divisão do trabalho sexual primeira forma de divisão do trabalho é a divisão sexual de gênero então sim desde o início o serviço social está emaranhado em questões de gênero Não é coincidência que nós sejamos até os dias atuais uma profissão hegemonicamente do sexo feminino porque na divisão sexual do trabalho é designado de forma compulsória à mulher as atividades de cuidado educação trato comportamental caridade ações mais voltar a bem-estar humano ao controle da vida privada e étnicas ora preciso a vocês que somos
uma nação que violentou est ou indígenas e negras Ah porque o Brasil é um país sexualizado é sexualizado porque os colonizadores nos estupraram enquanto mulheres indígenas negras para fazer o chamado branqueamento alguma dúvida de que há relações étnicas Ah porque é algo de agora de agora não letra c o serviço social brasileiro eu me empolguei um pouco tá perdão que assim quando eu fala assim essas questões assim de de gênero sexo raça gente a gente tem que falar mesmo porque é necessário né que às vezes o Óbvio tem que ser dito serviço social Brasileiro letra
C fundamento Doutrina do pensamento social evangélico no início a gente sabe que o serviço social se baseou na no pensamento social católico apostólico Romano Igreja Católica Apostólica Romana é completamente diferente da perspectiva evangélica A Evangélica que é o neopentecostal é algo mais recente que sim hoje nós temos uma grande base da categoria profissional evangélica mas no início era católico apostólico Romano mas Cristã no guarda-chuva geral letra D os fundamentos do serviço social brasileiro são orientados por princípios progressistas da Igreja Católica nós podemos dizer que no início no início da profissão sim tá a gente costuma
dizer que é um pensamento conservador Claro na lente de hoje é conservador olhar para Essas atividades que a igreja faz nas comunidades nas hilas operárias Mas elas tinham cunho Progressista só que a profissão não é criada por as ideias progressistas da igreja atenção foca aqui em mim agora o maior erro teórico cometido por assistentes sociais e se eles cometem é porque foi ensinado errado essa confusão de que a Igreja Católica criou o serviço social pare agora não não foi a igreja que criou o serviço social pare agora de ter esse raciocínio ele é errado ele
é equivocado ele é deturpado ele é Idealista a igreja criou ações assistenciais que deram base para a criação do serviço social mas Serviço Social é criação do capitalismo não da igreja a igreja era uma entidade Deveras importante ali no início da profissão mas quem cria o serviço social são as relações sociais maril de amamoto como eu falo para os meus alunos Queen do serviço social ela tem um livro chamado serviço social e relações sociais o que cria o serviço social são as relações sociais de base capitalista que cria a questão social Que por ventura coaduna
na política social que deságua no serviço social então uma coisa é a igreja fomentar ações assistenciais uma que são as to formas do serviço social uma outra coisa é a criação da profissão a igreja cria os primeiros cursos de serviço social ela cria mas ela cria com base na necessidade concreta de atuação nas expressões da questão social no primeiro momento a partir das protoformas do serviço social num segundo momento a partir da própria investidura do Estado José Paulo Neto Inclusive fala só é possível pensar em serviço social a partir da criação do seu locos de
atuação profissional não tem como pensar serviço social sem o local que ele trabalha não existe profissão sem local e o local de atuação só é criado depois que algumas ações sociais já estavam iniciando que nós denominamos Como Diga aí para mim agora exatamente muito obrigada protoformas do serviço social letra e o principal fundamento do serviço social brasileiro é representado pelo pensamento da ação com base no ideário de Santo Agostinho Olha o principal fundamento do serviço social brasileiro é representado pelo pensamento não uma profissão ela não é Idealista ela sempre tem base material cuidado a por
diversos problemas Como Eu mencionei para vocês existe uma confusão teórica de dizer que uma ideia cria alguma coisa a ideia é sempre posterior ao fato o serviço social é pós factum pós expressões da questão social não exe serviço social sem tá aqui sem as expressões da questão social logo o nosso gabarito é letra B essa daqui eu comecei Light pra gente refrescar a memória para eu trazer alguns elementos para você mas vamos relembrar aqui comigo tá Serviço Social é uma profissão Serviço Social é também uma área do conhecimento mas isso é conquistado no decorrer da
história serviço social a quem diga que é trabalho há quem diga quem é complexo ideológico mas eu não vou complicar tua vida agora hein Eu vou só facilitar enquanto o serviço social é profissão uma outra coisa é o nosso objeto de trabalho que é a questão social é o nosso objeto de trabalho jovem é a nossa matéria e ela nada mais é do que fruto das expressões da desigualdade social capitalista lembre-se do José Paulo Neto a questão social a pobreza no capitalismo que nós chamamos de pismo ela é diferente da pobreza da era feudal porque
geralmente na era feudal a pobreza adivinha da escassez das próprias forças produtivas hoje nós temos pobreza em razão da acumulação da riqueza nunca antes tivemos tantos bilionários eles estão indo paraa Marte vão deixar a gente aqui tá fiquem sabendo já tão indo né Já tão indo tão voltando tá sim e a gente aqui com dificuldade de pegar um ônibus entende é isso que é questão social é essa desigualdade extrema então a questão social é o que existe na realidade o serviço social é uma consequência da questão social mas antes disso existe uma coisa entre eles
dois uma mediação que é a política social que são um conjunto de ações sistemáticas para atenuar as expressões da questão social essa política social é resposta às expressões da questão social e como resposta ela vai exigir um profissional que muitas vezes atua na execução final dessas políticas é a única profissão não mas é aqui porque política social é essa política pública voltada para o social é assistência social que requer de fato aí uma abordagem mais social então Serviço Social é uma profissão Só existe essa profissão quando há o espaço socio ocupacional que ela atua que
é a política social e a política social é uma resposta às expressões da questão social tranquilo Podemos seguir né fácil né gente nada demais tudo tranquilo bom como eu já expliquei aqui para vocês não vou ã aprofundar aqui lendo porque eu já falei isso para vocês tá mas Dizer para vocês que em breve nós vamos retornar aqui para essa discussão do neotomismo pensamento de Santo Agostin Ah é aqui já perdão percebam eu fiz aqui uma linha do tempo uma linha do tempo para vocês poderem acompanhar tá com mais cuidado aqui percebam que eu comecei aqui
em 1936 coloquei alguns Marcos estratégicos poderia colocar diversos outros mas eu vou facilitar para você no que cai para concurso tranquilo meu amor obrigada obrigada gente quem tá elogiando a aula eu amo esse assunto tá gente é com muito amor mesmo eu tô falando para vocês que eu amo eu ficaria aqui 10 horas tranquila tranquila para começar para falar cada pontinho desse tá ó a primeira influência do serviço social não é uma influência teórica é uma influência filosófica que não é uma teoria Por que que não é uma teoria porque uma teoria ela requer processos
científicos indicadores requer processos de validação comprovação o neotomismo Não se preocupa com isso o neotomismo Não se preocupa com comprovar o seu conhecimento porque o seu conhecimento é razão de ser do coração é fé e fé a gente não questiona fé fé é fé Você acredita ou não acredita você não tem que comprovar ao outro que aquilo existe aqui é sua razão de existir é os seus valores essa é a primeira forma de influência do serviço social porque historicamente o estado se ausentou de atender as pessoas em situação de extrema pobreza ou vulnerabilidade o estado
não se importava com essas pessoas Essa é a verdade e até hoje não se importa não se importa gente até hoje o estado não tá nem aí pra situação em extrema pobreza tá que existem são pequenos mas pequenos paliativos sempre quem ficou responsável por esses abre aspas Miseráveis abre aspas ferrados no sentido que eles eram ferrados com ferro e fogo mesmo é daí que vem a opção a expressão ferrado é porque quem era pobre transeunte sem residência em situação de adoecimento mental em situação de desemprego era ferrado com ferradura para ser identificado de que local
ele ia porque ele não podia ficar circulando entre a os feudos e os vilarejos daí que vem ferrado quem se compadeceu dessas pessoas foi a Igreja Católica somente a Igreja Católica não outras igrejas também eu falo a católica Porque no mundo ocidental ela por muito tempo foi a predominante e a única instituição de maior peso social né o neotomismo é uma reinvenção do pensamento de São Tomás de Aquino e aqui entra Santo Agostinho Jaques marã e outros influenciadores da igreja católica para pensar alguma ação para essas pessoas Especialmente quando no amadurecimento da sociedade capitalista porque
eu não vou me aprofundar aqui mas o processo de modernização e iluminismo próprio da sociedade capitalista é anti-religião tá ele é anti-religião porque ele tá preocupado apenas com a produtividade e o lucro então a religião é lateralizada na antropofagia humanista o homem é colocado no centro isso certamente vai fazendo com que a fé cristã ela vá perdendo eh prestígio vá perdendo seu grande arsenal e força militante então a igreja o neotomismo vai fazer essas ações desde desde que existem pobres pobreza eh situação a igreja ela vai agir mas ela vai agir Especialmente quando isso passa
a ficar cada vez mais descontrolado e isso é no processo de industrialização claro que o processo de industrialização na no ocidente no centro do idente que a Europa é anterior ao do Brasil o Brasil ele sempre vai ter esse capitalismo desigual combinado tardio eh nosso processo de industrialização foi em 1920 1910 1930 então a igreja ela vai com base em duas encíclicas papais especialmente herum novarum e ano trazer essa missão da igreja de recristianização [Música] turmas de serviço social Então os primeiros assistentes sociais os chamados Pioneiros eles literalmente quando vão estudar o curso de serviço
social que antigamente era 2 anos tinha que ser uma boa moça tinha que ter recomendação tinha que ter três recomendações não era uma não tá era três tinha que ter toda essa essa reputação ilibada especialmente mulher era um curso de 2 anos para literalmente boas moças e esse pensamento neotomista vai influenciar essa esse pioneirismo do serviço social então era um serviço social mais baseado numa visão Messiânica dogmática de reconquistar para a fé católica o principal método que é usado até hoje nessa abordagem católica é o ver julgar e agir o ver julgar e agir é
essa proposta eh do pensamento especialmente progressista da Igreja Católica que é sempre pensar uma ação o católico verdadeiro Ele sempre tá agindo isso não sou eu que tô dizendo é a própria igreja nós chamamos essa perspectiva de pensamento Franc belga porque é era muito forte na época a França e a Bélgica o serviço social de lá especialmente nessa perspectiva mais de caridade e vai vão ser as assistentes sociais francesas e das e da Bélgica a as primeiras professoras do curso de serviço social no Brasil tá por isso que a gente chama de influência Franc belga
nada mais é do que essa influência do catolicismo do neotomismo das encíclicas papais dessa recristianização tem uma Pioneira do serviço social a primeira coordenadora do curso de serviço social que ela dizia que quando assim eh uma coisa que o serviço social fazia muito no da profissão se você não sabe era visitar a comunidade né a gente faz hoje muito menos mas a gente ã a gente acaba que existiu tá essa ida constante às Comunidades e ela faz um relato que ela diz que toda vez que ela ia numa comunidade a mulher falava assim Eita lá
vem aquela mulher católica ela diz assim assim que elas eram conhecidas como as mulheres católicas as senhoras católicas e ela fala muito né que ela buscava não doutrinar não era uma catequese ali com usuária a usuária mas sim ela tinha muito claro a fé dela a religião dela e que sim ela queria que fosse espontâneo a vinda daquela pessoa pra igreja entende ó elas não tavam elas sabiam o que elas estavam fazendo tá elas tinham ali esse esse rebuscado eu costumo dizer sempre pros meus alunos as pessoas costumam dizer que as primeiras assistentes sociais eram
mulheres caretas conservadoras gente Claro que não as mulher falava duas línguas essa primeira coordenadora do curso de serviço social falava francês português inglês tinha viajado a Europa inteira ela sabia o que tava fazendo tá ela não era inocente não a gente tende por um etarismo ional subestimar a quem é mais antigo né olha que coisa ridícula que a gente faz né com a com o nosso passado jogando ele no lixo como se as pessoas fossem apenas mulheres burras ali reproduzindo algum pensamento Claro que não existia um direcionamento existia esse método do vejo gagi mas era
um pensamento Paroquial era um pensamento confessional que não serve ao capitalismo se você parar para pensar e quando o serviço social vai avançando por um próprio processo de institucionalização das demandas sociais a partir do sistema S da lba da construção de novas instituições sociais esse conhecimento que essas assistentes sociais têm passa a ficar ultrapassado porque quando elas iam lá pro SESC pro SENAI pra lba pro hospital o método vej gagi era insuficiente porque que eles pediam relatório eles pediam sistematização eles pediam prontuários e o que que o serviço social vai fazer Vai buscar conhecimento fora
do Brasil onde United States of America no na nos States Porque existiu uma política norte-americana de Américan way of life de difundir o a americanismo e o fordismo os caras estavam querendo influenciar o novo continente porque assim há uma Richa histórica entre Estados Unidos e a Inglaterra então há uma disputa de hegemonia quem vai dominar os pensamentos eh europeu mais antigo ou novo continente Então os Estados Unidos investem dinheiro fazem congressos mandam professores pagam passagens de avião dão bolsas de estudos para as assistentes sociais que 1940 1941 atravessam o oceano de Barquinho para chegar em
Atlantic Siri New York aprender o serviço social de lá que é baseado no positivismo aqui o serviço social vai ter a primeira influência teórica da sua profissão ele vai abarcar essa perspectiva teórica que é extremamente técnica eu não vou aprofundar um pouco nisso eu falei para vocês que o Senor passaria 10 20 horas falando sobre esse assunto mas eu vou tentar ser o mais sintética possível tá eh tem essa perspectiva muito sistêmica é conservador Sim essa perspectiva de adequar é o serviço social de casa e de grupo é o estudo de caso é o diagnóstico
social é o tratamento é aquela visita domiciliar fiscalizadora do domicílio para enquadrar ali dentro de um protocolo de tratamento de adequação dos seus comportamentos e aqui o serviço social vai fazer isso a partir do intercâmbio cultural Educacional e técnico que faz com os Estados Unidos mas elas não fazem porque elas querem né um belo dia vou paraos Estados Unidos fazer um intercâmbio não foi assim né Foi porque o mercado de trabalho pressionou essas assistentes sociais a fazerem isso porque o conhecimento delas estavam ali eh muito paroquiais assim elas eram muito carochas da igreja e e
as empresas o sistema S queriam um serviço social mais técnico E aí elas vão aprendem isso devolvem aqui formando as primeiras turmas com esse pensamento e só que elas não abandonam a sua fé o positivismo é totalmente ateísta tá enquanto teoria eles são tão ateístas tão ateístas Você já ouviu falar que os extremos se encontram Em algum momento positivismo é tão ateísta que criou uma igreja ateia então é um pensamento ateísta mas certamente as pioneiras do serviço social não se identificavam com essa falta de humanidade de religião e aqui o Brasil tem um cara que
fala o seguinte acho que é Tom Jobim eu até usei essa frase na minha dissertação de Mestrado o Brasil não é um país para principiantes existên sociais pioneiras vão juntar Positivismo e neotomismo fundando criando um Frankstein sincrético da teoria que nós vamos chamar a partir da nossa Queen Mario de mamoto de arranjo técnico doutrinário então a gente vai juntar essa parte do vejo gagi com essa parte técnica do serviço social de caso e vamos montar um Frankstein que é ao mesmo tempo uma perspectiva extremamente ao mesmo tempo uma perspectiva extremamente religiosa de base conservadora porque
Ambos são conservador e aí é o ponto de encontro arranjo doutrinário técnico desses dois e o serviço social permanece nessa abordagem positivista e aqui tá gente é o arranjo técnico teórico esses dois Positivismo e neotomismo o serviço social avança nos anos 50 para uma perspectiva funcionalista que é uma um braço do positivismo em que vamos trabalhar mais aí a comunidade aí vai vir o serviço social de comunidade o serviço social se atrela cada vez mais a essa perspectiva do Estado de buscar adesão pela participação muito por uma influência da ONU do próprio os Estados Unidos
de trabalhar esses círculos sociais nas comunidades Porque até então era só serviço social de casa e de grupo mas aí se vê a necessidade desse desse funcionalismo em comunidade Claro depois isso ainda vai aparecer o funcionalismo no nosso movimento de reconceituação daqui a pouco eu vou falar mais sobre isso posteriormente nós vamos abraçar por muito pouco foi sabe assim sabe relacionamento sério e fica pronto com A fenomenologia foi apenas uns três ficas o nosso relacionamento maior foi com Positivismo e funcionalismo a gente com A fenomenologia a gente paquerou a gente deu um M ali no
tinder abraçou um pouquinho hum próximo Aí a gente já foi para perspectiva marxista Mas é isso a A fenomenologia muita gente confunde com funcionalismo mas é completamente diferente completamente diferente porque o funcionalismo ele tem lembre-se lembra disso para você não esquecer na hora de confundir lá na prova o funcionalismo que é a primeira tendência do movimento de reconceituação daqui a pouco eu vou falar sobre isso ele tem uma perspectiva mais tecnocrática do Estado A fenomenologia é completamente diferente ela é mais transcendental ela é mais Vibe Coach pso diálogo da mudança da transformação da consciência ela
é mais vibes funcionalismo é mais burocracia do estado tecnicismo não confunda jamais funcionalismo com fenomenologia São coisas completamente diferentes gente funcionalismo é tipo aqu tecr Maria da cones fonia é o Coach fica falando da consciência daformação que pede que tá numa cadeir de roda se levantar do nada endeu então é isso no início da profissão juntou tudo técnico ciência moral doutrinária formando arranjo técnico doutrinário fechou Nossa gente falei só uma questão até agora me perdoe mas é porque como eu disse para vocês me empolguei aqui me empolguei explicando eu gosto desse assunto gente me perdoa
questão número dois Castro também nos apresenta indicações sobre o desenvolvimento da Escola de Serviço Social no Brasil nos anos 30 fácil Essa de acordo com as indicações do autor assinar as afirmativas abaixo primeiro a Escola de Serviço Social de São Paulo recebeu grandes influências da doutrina social da Igreja Católica sim as primeira Escola de Serviço Social se você não sabe funcionava dentro da igreja dentro gente era literal eu não tô eu não tô assim tipo exagerando não é uma me hipérbole né acho que é dentro da igreja a primeira Escola de Serviço Social isso foi
só em São Paulo não em todo Brasil se você pesquisar a primeira Escola de Serviço Social era dentro da igreja dentro do lá né dessa estrutura do dos Conventos tá dois há um rompimento com a doutrina social da igreja não porque tá totalmente ligado terceiro a Escola de Serviço Social rompeu com a influência a e a tradição da intervenção vinculada ao seas não o que é o Centro de Estudos e Ação Social foi criado em 1932 ele é criado antes da primeira Escola de Serviço Social esse centro e esse centro ele vai fazer de antes
do Primeiro Curso ele faz um curso um curso técnico para para algumas freiras para para alguns militantes da igreja e depois é que o ces vai criar a primeira escola então o ces cria a primeira Escola de Serviço Social importante hein mas antes ele já existe então não rompe é uma consequência do cés quarto junto à primeiras escolas de serviço social no Brasil estavam jovens vinculados à igreja católica sim ah gente eu tenho tanta coisa para falar desse assunto então no início havia Juventude Universitária católica Juventude de mulheres católicas Juventude Operário católica joque juque toda
essa juventudes católicas que até hoje existe a mais famosa né encontros de jovens com Crisan JC havia outros nomes na época e essas juventudes vão ser muito relacionadas ao serviço social então um tá correto e quatro também cinco as escolas de serviço social no Brasil não incorporaram jovens católicas pelo contrário você só entrava na escola se você fosse católica se você não fosse católica você nem sequer entrava na escola porque você você precisava de recomendação do paroco da igreja amém amém letra e é de Esperança na aprovação é o nosso gabarito fechou essa aqui foi
fácil né ó IBFC Banca dos Correios pode ter certeza que vai ter alguma questão assim bem longe de fundamentos nessa prova dos Correios hein vai ter aqui o mapa mental para vocês ó de tudo isso que eu falei primeira Escola de Serviço Social em 1936 hoje PUC São Paulo eu sou #fia da PUC fiz meu doutorado lá porque eu já queria estudar no local que onde tudo começou foi proposital não foi uma escolha aleatória Até 1950 a igreja teve influência direta nessa formação só no serviço social shelin não se você viver numa cidade histórica como
eu vivo os primeiros prédios da Universidade de medicina da Universidade de direito sempre eram do lado da igreja então a igreja ela sempre influenciou muito esses estudos eh universitários que primeiro eram as faculdades depois foram juntando em universidades muitas cidades históricas se você vive no ainda tem lá antigo prédio de direito do centro prédio de Medicina do centro ele é deslocado do resto do outro prédio da Universidade porque era assim era por escolas a nossa formação era atrelada ao conservadorismo que nós também chamamos de humanismo conservador a base é não científica porque ela é dogmática
e é isso a abordagem era de integrar o indivíduo ao meio a partir de uma mudança comportamental no início a profissão tem um caráter missionário vou trazer aqui essa citação da Mario di mamoto como meio de fazer faes aos imperativos da justiça e da caridade dentro da perspectiva de profissionalização do apostolado Social segundo parâmetros técnicos modernizadores numa sociedade secularizada ameaça ada pelo liberalismo e pelo comunismo então a as próprias encíclicas papais eh ficavam preocupadas tá com essa esses extremos do liberalismo capitalista do comunismo desse sindical dessa sindicalização e está escrito não isso não é uma
coisa não é uma informação ao vento que eu estou jogando para vocês tá nas encíclicas papais então eles vão sempre defender a o equilíbrio a ponderação ao mesmo tempo que o trabalhador não deve ser extremamente explorado aí ca papau fala mas ele deve agradecer ao patrão pelo emprego que ele tem é esse tipo de tem que aceitar de bom grado porque aquilo tá sendo dado para ele por Deus e ele não deve se revoltar contra o patrão são essas coisas que estão na C papau tá eu não tô inventando isso não tá isso não é
fake News isso é verdade então a igreja ela se posicionava assim não não queria o radicalismo capitalista nem queria O radicalismo Operário era essa terceira via tá e importante dizer que a igreja ela defende um capitalismo mas ela defende um capitalismo sem os pecados do capitalismo eu sempre costumo mostrar aos meus alunos todo todo mundo independente da sua fé Independente da sua fé Você já assistiu um filme sobre Jesus na Sessão da Tarde na Globo todo mundo já assistiu eu já assisti vários Sabe aquele Jesus louro do Olho Azul que a gente sabe que não
é essa imagem mas que tá lá no filme eh e Jesus ele tem uma passagem na Bíblia muito clássica que ele fala assim é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que que um rico entrar no reino dos céus Ora por qu o cristianismo tem muito essa característica de fato de não ser de ser a favor da divisão da missão social da ação social Então mas tem que ser de forma equilibrada nem no extremo nem no outro tranquilo questão de número três também bem tranquila essa questão da banca ocp o serviço
social é resultado de um processo histórico Claro não existe serviço social desvinculado da história isso é terminantemente impossível para compreender o trabalho dos assistentes sociais na sociedade contemporânea é fundamental entender o desenvolvimento histórico dessa profissão assim tendo como base os fundamentos teóricos do serviço social brasileiro assinale a alternativa incorreta no Brasil não só se origina no interior do bloco católico Como se desenvolve no momento em que a igreja se mobiliza para a recuperação e defesa de seus interesses e privilégios corporativos e para reafirmação da influência normativa da sociedade certamente correta letra b o ano de
36 1936 foi fundada a primeira Escola de Serviço Social também correta c na sua Fundação a Escola de Serviço Social de São Paulo apresença apresenta como exigência funcional para a matrícula ter 18 anos completos e menos de 40 comprovação de conclusão de curso secundário apresentação de referência de três pessoas idôneas submeter-se a exame médico Fiquem tranquilas que eu tenho certeza que vocês passariam nesse teste letra d a fundação da primeira Escola de Serviço Social foi uma iniciativa exclusiva cuidado com exclusivo apenas somente do movimento católico pois não existia naquele momento uma demanda real e potencial
a partir do Estado a influência do estado ocorre na década de 60 com a proposta do serviço social de comunidade não desde o início existe essa necessidade essa demanda concreta dos das relações sociais capitalista então letra D tá incorreta porque trouxe aqui exclusivo do movimento católico não é o movimento católico é o capitalismo é a sociedade é a condensação de todas essas relações sociais de todas essas forças e direcionamentos letra e também tá correta ó o Marco da influência norte-americana no Brasil é o congresso interamericano de serviço social realizando em 1941 em Atlantic City United
States of America eu fui inclusive nesse congresso brincadeira não fui não né gente Claro que não ui eu marquei sem querer ai ai tranquilo essa né gente fácil tranquilo né ah ai gente vocês já sabem nem sei porque que eu tô trazendo isso hein você já sabem olha aqui essa citação de amamoto página 156 igreja e Estado Unidos pela preocupação comum em resguardar resguardar e consolidar a ordem e disciplina social então o serviço social no início ele tinha muito essa característica do controle social do controle ideológico se mobilizarão para a partir de distintos projetos corporativos
estabelecer mecanismos de influência e controle a partir de posições da sociedade civil Vamos pensar sempre igreja e estado ã como irmãos siameses tá e a ch um estado é Laico É talvez no texto mas na prática não é e é isso então sempre Houve essa relação entre igreja e estado e o estado na verdade sempre delegando à igreja cuidar disso até que chegou uma hora que precisou o estado fazer alguma coisa porque a questão estava já ficando aí em questão de número qu de acordo com Iamamoto a atuação do assistente social na dinâmica de organização
e divisão do trabalho no campo do processo produtivo dentro das unidades industriais pode ser pensada como expressão de uma das funções originais do capitalista no âmbito da produção sendo ela o serviço social ele é muito convocado a atuar nas Vilas operárias a fazer visitas nas Casas dos Operários fazia visita para ver se tava fazendo uso de álcool o que que eles estavam fazendo na horas vagas eh se o trabalhador morria como é que ficava a companheiro e os filhos desse Operário se esse Operário tava envolvido em sindicato em greve como era o comportamento dele porque
esse influ iniciava no processo de trabalho inclusive Antônio grams eu sempre cito essa passagem porque eu acho ela muito forte ele diz que os assistentes sociais na fábrica de Ford nos Estados Unidos eram os capatazes do capitalismo então a gente ia para controlar mesmo para fazer esse controle da organização dos processos para botar as pessoas no rumo informar as chefias se como tava sendo as horas vagas como tava sendo o gasto salário desse Operário para tudo isso aí ter um trabalho social Então qual a função original do processo produtivo capitalista controlar e disciplinar os operários
tendo em vista sua subordinação aos requisitos do processo de valorização sim identificar os projetos societários existentes no processo de trabalho então vocês acham que umas das funções ã ó a atuação do assistente social na organização e divisão do trabalho dentro das unidades industriais pode ser pensada como expressão expressão de uma das funções do próprio capitalismo vocês acham que uma das funções do assistente social é identificar os projetos societários existentes será letra C intervir sobre as condições de vulnerabilidade experienciadas pelos trabalhad viabilizando seu acesso às políticas sociais Será que a função original do serviço social nesse
processo Inicial era realmente olhar essas condições de vulnerabilidade social letra D mobilizar a classe trabalhadora para práticas de educação popular Será que o assistente social lá nas fábricas e 1930 1940 50 para falar de Paulo Freire para letra e atuar em pró desenvolvimento comunitário valores morais e fortalecimento de vínculos familiares muito lindo né isso aqui muito legal mas será que essa era a função do assistente social ele era contratado por uma empresa por um sistema social do do SENAC da indústria para fazer desenvolvimento comunitário Será mesmo que era essa a abordagem par amamoto é com
controlar e disciplinar os operários e ela trabalha muito isso no livro serviço social e relações sociais que ela vai falar muito que a nossa função pedagógica envolve um controle ideológico controle subjetivo por isso atenção por isso que a mamut fala que o serviço social atua na reprodução das relações sociais reprodução das relações sociais Porque a produção social é a produção de mercadorias é a produção de coisas úteis é a produção de mais valor de objetos de consumo de mercadoria isso é a produção social isso são as necessidades materiais do processo de produção só que o
capitalismo não sobrevive só com produção ele necessita de reprodução social que são as necessidades da mente do espírito espírito Não no sentido religioso espírito no sentido da Consciência do pensamento e a reprodução Oh gente não aceitem menos meu marido me deu aí R 20 Obrigada amor realmente tô precisando obrigada obrigada amor ele sempre me dá dinheiro nas lives eu amo isso gente ai ai adoro E então esse controle essa reprodução social é essa parte subjetiva da consciência da adequação do controle de colocar no rumo esse trabalhador Porque o capitalismo ele capta os nossos as nossas
mentes a nossa força física mas ele quer capturar também cada segundo do nosso pensamento capitalismo é assim ele só funciona Porque existe um aparato ideológico que sustenta isso gente então essa ó reprodução essas necessidades do Espírito essas condições subjetivas essa arte ideológica são as condições as necessidades da fantasia por mais deturpada que ela seja então aqui a nossa resposta é letra a essa aqui foi um pouquinho mais difícil tá porque aqui eu sempre ó vamos sempre pensar o na dúvida relê o comando da questão olha de acordo com Yamamoto Qual a tese de amamoto serviço
social atua na produção e reprodução das relações sociais especialmente no controle ideológico na educação moral desses sujeitos no apertamento invisível de engrenagens ideológicas especialmente a gente não só faz isso mas especialmente isso então Vamos pensar a tese do autor que tá sendo na dúvida sabe ficou na dúvida que entre b c d e relê o comando e pensa assim o que que Marilda falaria visualiza ela visualiza ela na sua frente sabe Fecha os o pessoal lá na hora da prova achar que você tá doido deixa eles acharem deixa eles achar que você tá doido aí
você fica assim fecha o olho e pensa assim o que que Marilda me falaria de de tudo que eu já li dela de tudo que eu vejo os professores falando concorda comigo que é inegável se letra A ou não controlar e disciplinar os operários concordam que isso aqui é a gente isso aqui Marilda escreveu linhas parágrafos livros livros e livros e livros e livros e livros ela ela fala tanto isso que tá repetitivo que é isso a nossa função do controle moral do controle ideológico das necessidades da fantasia eu tenho uma aula aqui no no
YouTube que eu falo bastante sobre isso tá sobre a tese de amamoto e a reprodução das relações da força de trabalho bom antes de eu ir paraa questão cinco tá gente dizer para vocês que nós estamos com a jornada né da aprovação para quem não é aluno aí especialmente com muito material gratuito nós estamos com inscrições ofertas para o curso avançado inclusive tá e a gente vai ofertar um desconto nessa Live então se você quer se inscrever no curso avançado tem mais aulas como essa comigo e outros professores muito top garantir a tua aprovação sem
ficar perdendo muito tempo com mais assertividade e com mais segurança nós estamos com inscrições abertas para o curso avançado tá e a gente tá com uma oferta bem legal para quem tá aqui na live para quem tá participando da nossa jornada Tá eu vou inclusive colocar aqui para vocês o o QR Code também tá tudo direitinho para para vocês verem se vocês quiserem se inscrever no curso tá está aí para você vocês a convocação para vocês entrarem para vocês conhecerem mais a gente tá com 10% off Tá no curso avançado temos mais de 500 videoaulas
mais de 3.000 questões em Quiz temos mentoria ao vivo todos os meses a gente teve uma ontem inclusive comentando questões da idecam teremos outra esse mês mês que vem vou inclusive chamar vai ser uma professora teremos um convidado também Fórum de dúvidas com tutoria temos duas tutoras e três tutoras no fórum do curso para se você tiver alguma dúvida tá recebendo vad mecon ainda estamos nas últimas unidades então aproveitem e 10% off tá se você tiver alguma dúvida não sabe se o curso é para você fala com a gente Cris tá aqui no chat ó
Cris é trabalha aqui com a gente no ela que atende todos vocês que falam no WhatsApp junto com a Amanda que tá aqui também se você quiser se inscrever fazer parte desse processo aí de avançar na tua aprovação tá aqui a minha oferta para ti se tiver alguma dúvida tô à disposição para responder junto com Cristiane para que a gente possa aí ó passar em concurso de forma ágil descomplicada sem ficar quebrando a cabeça porque estudo não pode ser sinônimo de tortura estudo tem que ser leve tem que ser agradável porque quando a gente deixa
a jornada mais leve e agradável os resultados eles chegam mais rápidos tá é isso tá bom muito obrigada aos meus alunos que estão aqui e dizer e dizer a vocês alunos que em breve eu vou ter uma novidade para vocês que vocês vão ficar assim minha nossa senhora shellen enlouqueceu a gente inclusive o desconto ele vai até o dia 23 tá é uma semana tá bom e dizer para todo mundo que eu vou dar meus alunos do curso avançado que eu vou dar um presente para vocês em breve assim vai ser um sorteio que eu
vou fazer para quem é meu aluno e é isso assim eu só vou falar isso um presente de fim de ano que eu vou dar para vocês para sortear né Vocês vão amar para quem for em breve eu vou divulgar não posso falar ainda tenho que seg essa informação mas em breve eu vou fazer um sorteio que vocês vão assim dizer ai gente aí eu vou falar mais um deixa eu quieto deixa eu quieto que eu não posso estragar a surpresa do fim de ano tá mas Dizer para vocês que vai ser uma coisa bem
bem legal tá vamos continuar aqui 10% off tá Gente vou voltar aqui para pro meu slide Zinho pra minha aula e se vocês já tiverem um vadme com boa pergunta a gente faz a troca do bônus tá a gente tem ebook com questões da ocp com questões da IDC a gente faz essa troca de bônus aí para ti Sem problema aqui a gente quer resolver a gente não quer trazer mais problema tá bom desconto de 10% agora tá eh desconto bom tá bom é isso vamos voltar aqui paraa questão de número cinco essa questão do
Ministério Público do Paraná a profissão do serviço social não pode ser entendida vocês estão gostando da aula gente me deem um feedback aí vocês querem que eu acelere mais ou esse ritmo tá bom porque eu tô fazendo bem devagar mesmo que é para você conseguir aprender o emaranha ado de categorias e conceitos que a gente tem e poder fazer ISO de forma aprofundada porque às vezes a gente quer fazer um pouco mais rápido mas não necessariamente o rápido é o melhor né Às vezes o é melhor demorar um pouco mais e resolver logo do que
ficar rápido e toda vez ter que est voltando para esse assunto concordam mas eu vou acelerar um pouquinho mais porque já são que horas são já são 8:16 e a gente tem que aqui uma hora terminar né Gente tudo tem começo meio e fim a profissão de serviço social não pode ser entendida meramente como uma evolução da caridade Claro que não serviço social não é evolução nem da caridade nem da filantropia não existe essa concepção Idealista de que uma um dia era evolução um dia era caridade E aí a gente foi evoluindo para se tornar
profissão Essa visão ela é equivocada tá ela é que montanha chama de uma perspectiva endógena do serviço social nós podemos dizer que a profissão ela incorpora que é diferente ela incorpora ações de caridade de filantropia de benevolência mas ela não é uma evolução pura e simples processo o mecanismo evolutivo não é uma coisa assim que vai crescendo é uma coisa diferente tá Às vezes a gente quer simplificar E aí a gente acaba hã se equivocando na concepção então serviço social não é jamais evolução nem da caridade nem da filantropia Isso é uma perspectiva endógena serviço
social incorpora essas ações mas como profissão desde o início é fruto da sociedade de Capitalismo monopolista ela é resultado de um contexto histórico influenciado pela ordem econômica Considerando o surgimento do serviço social e a sua vinculação com a sociedade capitalista assinale a alternativa correta letra a a emergência profissional do serviço social é em termos históricos universais uma variável do capitalismo concorrencial errado Serviço Social é uma variável do capitalismo no poista todo mundo aí do chat já sabe o que é capitalismo monopolista e por favor não me diga ai é o livro de José Paulo Neto
O que é capitalismo monopolista quem aí Tá Afiado para me dizer essa resposta porque a Eu acho que eu esqueci gente a professora esqueceu esquece a professora esqueceu quem poderia me dizer o que é capitalismo monopolista capitalismo monopolista é uma fase do capitalismo que sucede o capitalismo concorrencial e ele se diferencia do capitalismo concorrencial porque ele é um momento em que o estado vai ampliar suas funções ele vai ampliar suas funções porque é o próprio capitalismo tem um buom de desenvolvimento tecnológico de inovação das suas forças produtivas isso vai aumentar e massificar a classe operária
e vai trazer né uma série de rebatimentos eh adivindos não do nada mas da própria luta e organização da classe trabalhadora Então o que a gente chama de capitalismo monopolista é justamente essa fase em que as empresas começam a crescer crescer crescer crescer crescer a sim ter monopólios mas mais do que isso a ampliar as funções do Estado para que ele incorpore essa demanda do processo produtivo capitalista Porque até então o o o empresariado o o a burguesia as empresas elas queriam se distanciar do estado para elas o Estado tem que se preocupar apenas com
segurança e garantia das Fronteiras dos Estados nação mas chegou um momento que as empresas dizer assim olha estado a gente precisa de vocês senão a coisa vai ficar insustentável senão qualquer hora aqui vai ter uma revolução vão tomar a fábrica vão tomar os poderes e a gente vai virar uma comuna como aconteceu na Comuna de Paris como aconteceu na União Soviética enfim em outros moment aí o capitalismo monopolista é justamente esse momento em que o estado amplia Essas funções tá abarcando funções que são políticas que é comum do Estado mas funções que são econômicas então
o capitalismo monopolista nada mais é do que um estágio do capitalismo em que o estado passa a intervir não só na Perspectiva política mas na Perspectiva Econômica de regulação social garantindo uma contrapartida para a classe trabalhadora mediante pagamento de impostos e o nome disso é política social Seguridade Social ora é é aquela velha eh frase é entregar os anéis para não se perder os dedos então a política social ela passa a existir no capitalismo monopolista porque ela é fruto da Ampliação do estado que vai ter funções políticas governar decidir legislar mas também funções econômicas financiando
o que a gente chama de Salários indiretos educação saúde auxílio doença aposentadoria salário maternidade para aqueles que estão fora do mercado de trabalho benefícios temporários até ele se reinserir no mercado de trabalho então o Estado ele é convocado pela própria fia mas não só por essa também pela classe trabalhadora aceder um pouco do montante acumulado tranquilo u eu já botei aqui O gabarito gente bafa vamos fingir que vocês não viram b o processo pelo qual a ordem monopólica instaura o espaço determinado que na divisão social e técnica do trabalho a ela ente propicia a profissionalização
do serviço social tem sua base nas modalidades através das quais o estado burguês se enfrenta a questão social tipificadas nas políticas sociais nosso gabarito redondinho letra c o surgimento do serviço social como profissão só se torna viável dentro da lógica social da ordem monopólica correto aí eu aí eu boto uma barrinha ó correto Será que o resto da tá correto não sendo impulsionado pelo projeto conservador que promove reformas nessa ordem então ele é sim impulsionado por projetos conservadores e aqui fala que não é Ó mas é mas aqui fala que não e esse não tá
errado porque é impulsionado por projetos conservadores que vão promover reformas contra reformas reformas sua origem está ligada exclusivamente à igreja católica não lembra Igreja Católica capitalismo estado sociedade Igreja Católica que defendia uma atuação profissional pautada na crítica às análises Morais pelo contrário não havia uma crítica as análises Morais o centro era a moral tranquilo letra D é somente na ordem societária comandada pelo capitalismo concorrencial errado capitalismo monopolista Serviço Social é indivorciavel [Música] gente quem sou eu na fila do pão eu sou Nobody é José Paulo Neto que fala isso então aqui o resto eu não
vou nem ler letra e no contexto do capitalismo concorrencial não monopolista o assistente social é investido como agente Executor das políticas sociais se tivesse monopolista aqui no lugar de concorrencial correto uma das características iniciais da profissão é a profissão ser Executor Terminal das políticas sociais porém nós não aceitamos isso enquanto profissão nós nos reinventamos e falamos a gente não é só Executor a gente também elabora a gente também participa do controle social da supervisão da implementação da análise dos projetos sociais somos também área de conhecimento produzimos conhecimento com pós--graduação a profissão se transformou Porque ela
foi além daquilo que era solicitado para ela que profissão maravilhosa gente a profissão que fala a gente é mais que isso a gente faz muito mais que isso e a gente foi lá e fez e a gente vai lá e faz a gente tem que se valorizar hein odeio assente social que fala assim ah eu não sei fazer nada eu não sei eu não sei fazer nada eu não sei Sabe sim para mulher de se de de dizer que você não sabe você sabe só precisa praticar o Estado ao ampliar sua atuação na Esfera social
busca promover um processo de financiarización que impulsiona a mundialização da economia correto nesse cenário o assistente social assume o papel de Executor das políticas sociais direcionadas às classes perigosas assim o surgimento e a consolidação da produção estão intimamente ligados ao papel da economia mundial no processo de financiarización do do capital de certo modo tá aqui essa parte correta o único erro aqui é concorrencial deveria ser monopolista aqui ó capitalismo concorrencial é o chamado capitalismo Liberal entre os séculos XVI e XIX é caracterizado pela livre concorrência e com intervenção mínima do Estado o estado deve atuar
apenas na segurança no exército o capitalismo monopolista vai surgir no final do século X que é inclusive quando surgem as primeiras políticas sociais onde surgem as primeiras políticas sociais Alemanha Alemanha Germany em 1883 com as políticas de Seguro Social de Otton Von busmar Eita como ela é poliglota ora o capitalismo monopolista ele vai se estender até a Segunda Guerra Mundial de certo modo até o estado de bem-estar social quando nós vamos ter uma ampliação da função social do estado no chamado capitalismo regulado de bem-estar social de Ware state que vai surgir no pós-guerra né 1945
questão de número se IBFC quem for fazer concurso dos correios aí Yamamoto nos coloca que a ação do assistente social incorpora a compreensão da ação profissional circunscrita em processos de trabalho shellen esse assunto aí não é instrumento mentalidade e prática não não fundamentos do serviço social instrumentalidade é uma discussão de fundamentos do serviço social analise as afirmativas abaixo com base nisso ó maril de amamoto lembra o que que maril de e amamoto falaria primeiro o assistente social detém todos os meios necessários pelo contrário parem a mamoto o assistente social não detém Por que que ele
não detém porque ele é classe trabalhadora classe trabalhadora não detém todos os meios necessários nós somos como qualquer outra classe trabalhadora somos trabalhadores assalariados portanto não controlamos o nosso processo de trabalho quem controla isso é o próprio empregador é quem detém os recursos financeiros é a instituição que organiza o nosso processo de trabalho então a primeira está errada dois o objeto de trabalhar a questão social sim três o conhecimento e a habilidade do assento social são parte de Seu acerro e do seu meio de trabalho correto par a mamoto eu até falei pros meus alunos
ontem na mentoria quem tava na mentoria ao vivo ontem que eu falei que para amamoto o principal meio de trabalho é o conhecimento e a linguagem Ela diz que eles são os nosso meio de trabalho não tem como fazer um estudo social um relatório social um um parecer sem o conhecimento isso aqui gente a IBFC já eu já vi umas 20 questões como essa igual copiado e colado isso daqui eu acho que a IBFC ela contratou algum assento social para fazer essas questões aí Eles só ficam mudando as assertivas e Entre uma e outra isso
que cai muito na banca IBFC tá especialmente essa obra aqui de J mamoto que é serviço social na contemporânea idade despenca então ela vai dizer que a gente não detém todos os meios de trabalho porque somos classe trabalhadoras somos trabalhadores assalariados que o nosso objeto é a questão social sim que o conhecimento e a habilidade são parte do nosso acervo quarto a condição trabalhador assalariado não só enquadra o assistente social na na relação de compra e venda da da força de trabalho essa daqui acho que ficou repetida né Ah entendi não só enquadra o assistente
social na relação de compra e vente e venda trabalho essa daqui gerou uma complicação eu me lembro porque como eles copiam e col Tex da Yamamoto ela não fala necessariamente isso tá incompleto CCO a condição trabalhadora salariado não coloca o assistente social na relação de compra e venda de trabalho ó não coloca coloca nós como qualquer outro somos trabalhadores assalariados estamos vendendo nossa força de trabalho não controlamos a nossa rotina institucional dependemos de recursos financeiros disponíveis a nossa resposta é do e TR dois o objeto trabalhar social três os conhecimentos e habilidades são as no
nossos meios de trabalho questão de número sete A reflexão acerca dos fundamentos do serviço social brasileiro exige o conhecimento do processo histórico de Constituição das principais matrizes de conhecimento dos do Social o serviço social eu falei para vocês é profissão é área do conhecimento sendo que a gente não é não somos ciência tá serviço social não é Ciência como nós não somos uma ciência nós não temos teoria própria nós utilizamos o Arsenal teórico de outr ciências sociologia Ciência Política História antropologia mas nós nós construímos o nosso conhecimento com base nessas ciências não ache isso ruim
não Tem gente que fala assim Nossa que horrível Ai meu Deus serviço social não é Ciência sabe Outra profissão que não é uma ciência medicina não existe uma ciência médica a medicina utiliza as ciências da biologia da anatomia então nós somos uma profissão não somos uma ciência não temos teoria própria como não somos ciências nem temos teoria própria também não temos instrumentos criados e inovados somente por nós todos os nossos instrumentos de certo modo são usados por outra áreas com outra abordagem entrevista em domicílio visita domiciliar é só a gente que faz não entrevista só
a gente que faz não relatório é só a gente que faz não o que nós fazemos é o estudo social em serviço social nós somos Ciências Sociais a gente não é Ciência social nós não nós somos serviço social que é uma profissão nós somos uma profissão e uma área de conhecimento nesse processo o serviço social incorpora e elabora análises no qual ele está inserido Nesse contexto podemos afirmar que o movimento de reconceituação o movimento de reconceituação eh estudo socioeconômico é privativo não segundo a própria lei de regulamentação estudo socioeconômico é uma competência ou seja psicólogos
podem fazer estudo socioeconômico agora o estudo social ou estudo em matéria de serviço social Aí sim ele é privativo mas ele não deixa de ser um estudo e como estudo e análise qualquer profissão pode fazer um estudo de alguma coisa não é uma coisa própria só nós fazemos estudo não a agora o que a gente faz é o estudo aprofundado na nossa área em matéria de serviço social aí é privativo o movimento de reconceituação acontece na quadra Histórica de 1965 e 1975 é um movimento que transforma profundamente a profissão o serviço social questiona as suas
demandas busca construir busca construir uma metodologia própria até que se chega na conclusão lá que a gente não vai ter uma metodologia própria Porque nós não somos uma ciência nós temos que utilizar o Arsenal teórico que E essas discussões essa essa maturação AD veio do movimento de reconceituação dos encontros de aracha Teresópolis Sumaré boa vista do congresso de Porto Alegre enfim de outros momentos que a profissão fez para se pensar para se repensar Mas vejamos aqui letra a a vertente marxista remeteu a profissão a consciência de sua inserção na sociedade de classes Claro quem que
faz a análise da sociedade e classes é o Marxismo embora inicialmente sem o recorrer ao pensamento de Marx vamos pular paraa letra B vertente inspirada na fenomenologia priorizou as concepções de pessoa diálogo e questão social resultando em uma reatualização do conservadorismo a letra B tá errada mas mas eu quero ouvir de você por que que a letra B tá errada eu já dei umas dejas aqui para vocês Qual o erro da letra B Batam um olho aqui vejam Qual o erro fenomenologia exato o erro é questão social porque essa esse conceito que questão social lembrem-se
não é uma categoria é um conceito não pertence ao à fenomenologia mas fenomenologia tá preocupado com consciência com diálogo a metodologia abordagem centrada na pessoa não é positivismo porque positivismo não tá centrado na pessoa nem no diálogo o positivismo tá centrado na Perspectiva funcionalista sistêmica de adequação à ordem Inclusive a frase mais positivista do mundo tá na nossa bandeira Ordem e Progresso sabiam que isso é uma concepção positivista Ordem e Progresso é uma máxima do positivismo que é a teoria própria do sistema capitalista né então questão social aqui é o erro mas se a gente
tirasse questão social estaria completamente correta porque fenomenologia prioriza concepção de pessoa e diálogo e ela é uma atualização do conservadorismo o positivismo não é porque o positivismo é modernização conservadora positivismo igual modernização fenomenologia igual reatualização letra C vertente modernizadora caracterizou-se pela incorporação de abordagens funcionalistas e estruturalistas correto você vai dizer assim sh Você acabou de dizer que a vertente modernizadora é positivista sim mas o positivismo tem crias e as crias é o funcionalismo e estruturalismo Então vamos pensar meus alunos eu já usei até esse exemplo ontem com meus alunos é Os Três Porquinhos positivismo estrutural
e funcionalismo são os três porquinhos das Ciências Sociais são tudo da mesma Laia é Os Três Porquinhos funcionalismo estruturalismo e positivismo tá voltados para a melhoria do sistema bem como para o entendimento de superação da questão social a perspectiva modernizadora também não tem aqui essa leitura de questão social não é para entender nem superar questão social porque o positivismo não quer superar o capitalismo ele quer apenas se adequar quer que o sujeito se ade quer um exemplo prático no dia a dia do positivismo um exemplo prático mas shellin como é que é isso na prática
essa adequação do sujeito ao meio é por exemplo o hospital que só deixa entrar a pessoa se ela tiver de calça que adequação maior que essa hum é uma exemplo prático aqui dessa adequação o sujeito ele tem que se aderir ele tem que se mesclar ele não pode divergir letra D A apropriação da profissão com a vertente marxista ocorreu sem problemas não não mas vamos terminar visto que ela possibilitou um posicionamento sociopolítico um questionamento à prática profissional e aproximação do com os movimentos sociais Quando nós vamos nos apropriar da marxista acontece com muitos problemas mas
daqui a pouco eu vou falar sobre isso então pensa sempre movimento de reconceituação não foi algo tranquilo essa questão do Marxismo Especialmente porque sim no início nós não recorremos a Marx nós utilizamos um chamado Marxismo positivado um Marxismo sem Marx um Marxismo manuales representado pelo método de BH por isso que a terceira tendência do movimento de reconceituação é intenção de ruptura só tentou mas não conseguiu a ruptura é posterior à intenção de ruptura porque a intenção de ruptura ela é problemática porque ela acontece no molde manuales do método de BH numa perspectiva positivada maoísta doutrinária
até pode ser chamado de Marxismo vulgar porque ele é pobre de mediações ele é tecnificado ele é muito metodológico e pouco teórico ele é metodologic então não ocorreu sem problemas essa apropriação da vertente marxista a gente também pode chamar de Marxismo estruturalista que é uma tendência especialmente difundida pela Escola francesa representada por Michel foua perdão Michel Foucault não por alcer Lui Aler que é um marxista estruturalista que temha uma visão digamos assim simplificada e essa visão simplificada fez o serviço social cometer muitos erros de idealismo e muitos erros de posicionamento ideológico de achar que o
posicionamento ideológico ele é suficiente para uma profissão e ele não é letra é conservadorismo foi a primeira teoria social Não primeiro que conservadorismo não é o uma teoria conservadorismo é um posicionamento político então a gente não pode dizer que o conservadorismo é uma teoria tá conservadorismo é um espectro um de posicionamento diante de um determinado fato da realidade então quando fala que foi a primeira teoria tá errada porque a primeira teoria Você já viu comigo hoje foi o positivismo caracterizando como uma vertente de pensamento experiência prática resultante de um ó o resto tá correto o
errado aqui é falar teoria social mas sim ó vamos aprender isso o conservadorismo caracteriza-se como uma vertente de pensamento ou um posicionamento uma experiência prática resultante de um contramovimento dos avanços da modernidade então o conservadorismo ele é sempre contra o progressismo tá E aí por isso que ele é um espectro ele é uma forma de pensar uma teologia uma prática social de modo que suas reações são sempre restauradoras e preservador é a preservação da família da tradição dos símbolos dos rituais né Eh são características sempre para exemp do conservadorismo e ele né Você pode ser
conservador de diversas formas Sempre quando você busca restaurar e ser contra a um determinado avanço então por exemplo a partir do momento que vocês sabem que eu tava EUA de férias né eu saí de férias Faz uns dias e eu fui para eu viajei né eu fui pro Reino Unido e o Reino Unido tá adotando uma postura conservadora com Os migrantes como mandando eles para um país da África vocês sabiam disso que muitos países da Europa on recebem Os migrantes ah Fulano tu veio para cá ok tchau manda num barquinho pra África para um país
da África a Itália tá fazendo agora com a Albânia mandou já 800 pessoas para Albânia então eles compram de alguns países Olha que loucura hein a a a entrega desses migrantes isso é um contra movimento porque é um é um movimento natural da sociedade da migração a gente sempre migrou claro que agora estamos tendo mais por causa de guerras de clima de condições sociais cais então o conservador e e uma uma das ideias do conservador é sempre dizer que esse movimento de vinda vai roubar e substituir os próprios cidadãos originais que enfim vão Então é
sempre para restaurar e preservar a tradição o seu lugar seus valores é uma característica do conservadorismo a nossa resposta correta é a letra A como vocês já podem supor Porque sim a vertente marxista proporcionou ao serviço social essa consciência de classe isso aconteceu com o Marco qual Marco Qual foi o marco que introduziu o serviço social a vertente marxista num primeiro momento sim ó inicialmente sem recorrer ao pensamento de Marx porque eram leituras secundárias foi o método de BH deixa eu abrir aqui uma tela em branco eu tô aqui agoniada com esse tanto de risco
então a intenção de ruptura num primeiro momento aconteceu né na forma de intenção sem romper com o método de BH de forma problemática sem recorrer a Marx é o chamado Marxismo sem Marx num segundo momento de forma mais profiqua em que a gente avançou foi com um auge da ruptura a obra de amamoto e do saudoso Raul de Carvalho e especialmente de amamoto por qu o livro relações sociais e serviço social no Brasil da mar de amamoto é um livro que tem duas partes a primeira parte é escrita por Marilda e a segunda parte por
raú de Carvalho porque ele é um Historiador e todos aqueles dados históricos que o livro traz quem escreveu não foi Marilda foi Rao Carvalho a primeira parte que faz a discussão teórica da produção da reprodução da questão social do capitalismo da exploração do que é mais valia da ideologia da da função política do assistente social quem Escreve aí a mamoto é ela que in essa interlocução realmente salutar com o Marxismo quem tá falando isso sou eu mais uma vez gente quem sou eu na fila do pão não sou ninguém eu estou apenas te dizendo algo
que alguém já disse que quem fala isso é o nosso querido José Paulo Neto ele diz né no primeiro momento intenção de ruptura Marxismo sem Marx mas é intenção ó a gente não rompe a gente começa a romper o divisor de águas é a obra de Marilda Vilela e a mamoto relações sociais e serviço social no Brasil a mulher não é fraca não hein a mulher não é fraca não Marilda te amo gata maravilhosa gente Marilda é maravilhosa vamos paraa questão de número oito analise as assertivas abaixo acerca do processo de reconceituação do serviço social
no Brasil modernização conservadora teve como marca a realização dos seminários de teorização organizados pelo cbcs sim o cbcs existe até hoje foi inclusive o cbis que financiou o livro de Mario de mamoto que no início foi uma pesquisa de anos e anos então ela começar o CBC começou essa pesquisa em 1978 financiando Mario de mamut e ela passou 4 anos fazendo essa pesquisa que resultou no livro relações sociais e serviço social no Brasil a modernização conservadora que é a primeira tendência do movimento de reconceituação ele é conhecido pelos seus seminários de teorização arach e Teresópolis
Então nós vamos ter esses seminários que vão buscar construir essa teoria própria do serviço social mas que a gente viu Sem sucesso porque o serviço social não tem uma teoria própria nós utilizamos da teoria e das Ciências Sociais nesse processo então lembre-se arach e Teresópolis como marco Teresópolis como marco da modernização conservadora a intenção de Então tá correto tá dois intenção de ruptura aguçamento de uma perspectiva crítica na profissão com as técnicas de intervenção com o método de BH ó sim a intenção de ruptura aguça uma perspectiva crítica isso aqui está correto mas não traz
técnicas de intervenção tá a excussão do método de BH é muito mais teórica militante política tá cuidado método de BH não gente tá certo perdão é o cansaço já tô cansada Tá correto viajei aqui ele é ele traz Sim essa parte da técnica de intervenção ele é pouco teórico ele é mais manuales perdão gente eu tô já eu tô com pouco dor de cabeça também então dois tá correto terceiro a fase de reconceituação inicia-se na década de 40 inicia-se na década de 60 o primeiro Marco do movimento de reconceituação é o seminário de arach certo
ou errado errado o primeiro Marco do movimento de reconceituação é em 1965 com o seminário de Porto Alegre esse aqui é o marco inicial do movimento de reconceituação não é arach arach é posterior ao seminário de Porto Alegre primeiro porque o seminário de Porto Alegre foi um seminário internacional porque ele contou com participantes do Uruguai do Paraguai e da Argentina quarto o serviço social Manteve a conduta conservadora a após passar por mudanças no ensino universitário errado tá ã só é possível pensar o movimento de reconceituação no serviço social a partir da inserção do serviço social
no cenário Universitário lembra que eu falei para vocês que no início a profissão ela era lá nas escolas né Até 1950 1960 não existia essa estrutura de Universidade tá gente as Universidades são criadas mesmo assim como esse centros com vários com várias áreas de conhecimento a partir de 60 de quando começa Inclusive a federalizar o ensino superior no Brasil público então o ensino universitário vai proporcionar ao serviço social uma rexa de perspectivas teóricas nós vamos ter contato com a psicologia com a antropologia com a Ciências Sociais inclusive maril de mamoto ela não é mestra em
serviço social sabiam disso que ela não é mestra em serviço social ela é mestra em Ciências Sociais porque na época nem tinha mestrado em serviço social serviço social passou a ter depois que as primeiras pessoas terminaram o mestrado e foram construído no serviço social as nossas pós-graduações o ensino universitário ele é além de tudo de proporcionar essa abordagem com outras áreas do conhecimento com Porque até então ó perceba vamos alinhar aqui o nosso raciocínio até então serviço social apenas tinha tido contato com o neotomismo e com positivismo quando a gente entra no circuito Universitário a
gente vai ter contato com ciência social com antropologia Ciência Política psicologia social é aberto Um Novo Horizonte é que nem a gente quando entra na universidade a gente acha que só tem aquilo o universo se expande então expandiu o nosso Arsenal teórico as nossas escolhas as nossas possibilidades a pós-graduação no serviço social inicia na década de 70 os primeiros programas de pós-graduação é em 1970 final de 70 74 Na verdade acho que tem alguns em 74 75 76 os mais antigos foram criados nessa década em 1970 meados de 1970 Além de proporcionar esse contato com
outras isso também não sou eu que tô falando é José Paulo Neto José Paulo Neto destaca que quando a gente se insere no no cenário universitário nós vamos eh ultrapassar Esse monolitismo é perdão mono eu agora a palavra fugi da minha mente mas essa visão única de apenas ser ista de apenas usar o neotomismo que a gente viu que a gente podia ser pluralista então o ensino universitário também vai proporcionar a abertura do serviço social para o pluralismo teórico Além disso José Paulo Neto vai dizer que o ensino universitário proporcionou uma inserção dos Estudantes de
serviço social nos movimentos especialmente no movimento estudantil e essa visão política da Juventude do que até então era só juventude católica passou a ser movimento estudantil também vai mudar o perfil da profissão então o perfil da profissão também vai ter aí uma uma transição das que eram mais religiosas mais católic mais vindas da igreja para se massificar um pouco para outros perfis perfis mais progressistas e tudo isso muda a profissão a profissão ela é resultado dos dos agentes profissionais também que são ela então se nós temos uma profissão que era até então hegemonicamente católica mas
que passa a ser mais inserida no ensino universitário na militância política isso amplia os horizontes do serviço social e digo mais não só do serviço social mas de toda a sociedade é nesse período também que vai ampliar a própria perspectiva progressista da igreja católica com a teologia da libertação tá então o serviço social eh aí aqui é o serviço social Manteve a conduta conservadora não pelo contrário o ensino universitário mudou isso auxiliou a romper com o chamado serviço social tradicional que é serviço social positivista do serviço social de caso de grupo a gente passou a
entender poxa esse serviço social de casa e de grupo que a gente importou aí dos Estados Unidos Será que atende a nossa realidade latinoamericana será que esse método de Mary rmon Supre as nossas necessidades de país Latino com as nossas especificidades com as nossas particularidades então muito pelo contrário a gente muda e ultrapassa o conservadorismo e o serviço social tradicional muito por causa do ensino universitário então a quarta está errada cinco reatualização do conservadorismo lembra-se que reatualização do conservadorismo é fenomenologia caráter acadêmico direcionado ao avanço dos programas de graduação e pós--graduação de serviço social ainda
nos anos 70 produzindo teses e dissertações relevantes para o debate profissional correto ã a reatualização do conservadorismo gente presta atenção em mim eu sei que já vocês já devem estar cansados de tantas informações Mas vamos lá no primeiro momento a gente teve a modernização conservadora correto a modernização conservadora ela ainda pega muitos elementos desse serviço social de comunidade de caso de grupo é ainda o positivismo é o estruturar funcionalismo quando a gente vai avançando e percebe que a gente mudou mas não mudou tanto porque olha o nome modernização conservadora Ou seja a gente seiza conservando
mantendo o que a gente já era apenas colocando um verniz de estamos mudando mas a base filosófica teórica ainda era a mesma positivismo E aí esse cenário Universitário serviço social vai se relacionar muito com a psicologia que é quando a gente vai atrás de outras ferramentas o servço social queria outras ferramentas e aí vou iniciar o cham seminários metodológicos e científicos do servço Social então a gentea querendo mudar a gente queria sair desse local que o positivismo nos colocou ali somente fazendo Mais do Mesmo a gente queria o novo a gente queria testar novas ferramentas
e aí a gente foi para as abordagens que estavam sendo estudadas na academia e na época tínhamos o Marxismo tínhamos a dialética tínhamos A fenomenologia que é uma é um estratagema da Psicologia que usa muito essa questão da transformação da consciência então a gente queria uma ferramenta nova a a principal a que Dominou a reatualização do conservadorismo foi A fenomenologia mas não foi a única abordagem acadêmica que a gente utilizou nessa tendência aqui já iniciamos aqui na reatualização do conservadorismo com algumas abordagens da dialética atenção mas era muito tímido acabou que o ó a gente
teve arach Teresópolis na modernização conservadora positivismo estruturalismo funcionalismo depois vamos ter o seminário de Sumaré que é quem vai discutir essa fenomenologia a dialética o método mas o seminário de Sumaré não bombou tanto como de arach e Teresópolis começou com muita gente par ano aí depois foi flopando pessoas deixaram de de ir assim não não também estávamos e vendo a ditadura a categoria não tava tão aderente Ah começou a ficar mais aderente quando a gente foi pro Alto da Boa Vista e flopou de vez apenas 49 pessoas participaram do seminário da ó 1965 tinha nesse
seminário aqui mais de 500 pessoas Imagina você ter um seminário que tinha mais de 500 pessoas para você terminar com seminário do Alto da Boa Vista que tinha 49 pessoas flopou não foi ninguém então foi muito tímido era uma coisa muito teórica se você se vocês pararem para ler os registros né que tem desse seminário é um saco Lê porque o pessoal tá viajando lá na maionese Ah porque é um método discutindo Como é o método é uma eles estão tentando sa eles estão tentando construir um um uma metodologia paraa profissão mas não não não
sai sabe vai sair torto no método de BH posterior a da Boa Vista no meio termo ali na verdade tudo rolando ao mesmo tempo porque por causa da ditadura a ditadura perseguiu o pensamento marxista tá marxistas foram torturados na ditadura Enfim então a gente enviou a a escola de BH enviou o méo de BH para Costa Rica para ser publicado em espanhol porque não podia ser publicado em português não dava para publicar gente ditadura tá entendendo por isso que também era era um um um negócio meio troncho dizem que Marilda quando tava escrevendo um livro
dela já no final da ditadura em 1978 1979 ela tinha que esconder os os arquivos em em envelopes emos que era para ninguém ficar sabendo a PUC foi um reduto eh eh eh ideológico na época porque parte da igreja católica foi contra a ditadura né especialmente a parte ligada a à teologia da libertação enfim tem muitos filmes sobre isso mas mesmo assim né havia denúncias e dizem que marido chegava com as partas assim de baixo que ela escreveu lá na PUC relações sociais serviço social ela chegava com livro assim ó protegendo os documentos para ninguém
ver então vai ser com Marilda mas Marilda ela só vai publicar o regime militar já tá decaindo assim assim tá começando a decair tá começando a ficar obsoleto Até que a gente vai ter como marco político que a gente Chutou o balde de 1979 no congresso da virada em que a gente desfez a mesa que tavam os representantes militares e chamou os representantes da população né Luiz herundina Lula na época sindicato muito forte do ABC Paulista aí a partir daí que a gente vai começar a avançar nessa ruptura mesmo tá extrapolei um pouco aqui a
questão mas é porque queria conversar com vocês sobre esses esses Entrelinhas para ver se fica um pouco mais claro porque muita gente confunde né Essas chamadas tendências do movimento de reconceituação são as três tendências que eu já mencionei aqui para vocês que o mnemônico é morei modernização conservadora reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura e segue essa linha histórica aqui uma encadeando a outra modernização positivismo adequação ideológica arach Teresópolis aqui na reatualização do conservadorismo principalmente mas não somente fenomenologia dialógica centrada na pessoa humana na transformação dos sujeitos e tem um viés comportamental e psicologizante aqui
tem um viés mais da burocracia do Estado a intenção de ruptura método de BH e obra de amamoto morei tendências do movimento de reconceituação tranquilo aprenderam um pouco mais ou ainda vocês estão confundindo porque confunde mesmo é mas é bem diferente posso seguir questão de número nove Brasil Bora lá a década de 70 do século XX foi Marcante para o serviço social ocorrido nessa época o chamado congresso da virada teve um papel crucial é o chamado congresso da virada marco político né para o projeto etico político da categoria A respeito desse inclusive vocês viram a
aula de ética que a gente liberou na jornada tá maravilhosa super recomendo que vocês vejam apesar das transformações ocorridas no período o serviço social brasileiro ainda se Manteve caracterizado como um serviço social tradicional não gente não o serviço social tradicional ele começa a derruir a desmoronar na década de 7 de 60 a partir de 60 o serviço social tradicional já está a obsoleto eh shellin você falou que o movimento da reconceituação foi de 65 a 75 sim exatamente movimento de reconceituação é de 1965 e 1975 contudo o congresso da virada é 1979 não conta não
conta eh porque o movimento da reconceituação ele vai até 75 depois disso é renovação profissional é outro processo que aí a gente começa a transitar da reconceituação para a renovação é é é um embrolho tá essa data José Paulo Neto Não não costuma datar esse evento porque para José Paulo Neto inclusive o movimento de reconceituação e renovação Recon e renovação ele é constante ele inclusive perdura até os dias atuais Mas quem coloca esse Marco histórico de 65 a 75 é Mario de amamoto que ela vai dizer que o movimento de reconceituação um movimento tipicamente latinoamericano
entre 65 e 75 porque ela considera posterior a 75 não movimento de reconceituação mas movimento de renovação profissional embora um encadeia o outro de forma processual tá por isso que esse negócio de data é um negócio meio complicado que a data são apenas Marcos a gente não pode congelar mas para concurso se pedir data você vai dizer que a gente tem que ser um pouco de robô né quando a gente tá fazendo um concurso 65 75 por quem Traz essa essa data e a mamoto José Paulo Neto marca de forma tão rígida assim não mas
é é é o que nós temos de referência teórica existem outras Produções mais recentes mas os concursos não chegaram nelas ainda infelizmente porque a gente vai ver Deus me perdo isso que eu vou falar publicamente para 400 pessoas ao vivo mas as conversas de bastidores Que Se vocês falarem para alguém ó gente isso aqui é entre eu e eu entre eu e 400 pessoas tá se se Alé se alguém de vocês falar para alguém isso Eu me intrigo de vocês forever dizem as más línguas conversa de bastidor que tem muito erro esse livro de José
Paulo Neto mas assim dizem que tem muitos problemas pesquisadores mais contemporaneos mas aí a gente não pode a gente não pode sair falando isso assim tão abertamente essas coisas a gente é melhor nem nem sei por que que eu tô falando eu nem deveria tá mas aí vocês ficam me provocando aí eu tenho que falar coisas que eu não gostaria de falar porque se José Paulo Neto me ouvir agora Deus me livre eu tenho tomara que ele nem tenha canal no YouTube pelo amor de Deus que eu sou apaixonada por José Paulo Neto José Paulo
Neto Me perdoa se eu tô falando isso mas é as conversas de bastidor que tem que tem erros de pesquisa no livro ditadura e serviço social Claro ele é um só né e esses essas novas pesquisas que estão sendo feitas tem equipes de 20 25 pessoas que estão reanalisando documentos enfim aí Tão achando alguns erros assim Ah mas isso aqui tá escrito mas né então José Paulo net não sou eu que tô falando isso eu tô apenas reproduzir pelo amor de Deus eu tô apenas dizendo o que alguém me disse eu eu não sei eu
eu teria eu eu teria que ver com mais cuidado mas dizem que tem alguns problemas de pesquisa documental Mas pelo amor de Deus Gente vocês não esp Isso não é coisa para espalhar eu já estou extremamente arrependida de ter dito isso pelo amor de Deus Se vocês falarem em algum momento que eu disse isso eu vou desmentir vocês a maior cara de pau inclusive Jamais eu vou repetir essa informação na minha vida de novo Deus que me livra que eu não tenho como provar por que que eu tô falando ridículo sou ridícula não deveria ter
falado isso boca Bora Seguindo aqui esquece esquece isso que eu falei Gente pelo amor de Deus que arrependimento tô até com vontade de chorar agora Deus me livre alguém ver essa Live b o serviço social nesse período era te amo José Paulo pelo amor de Deus minha serviço social nesse período era comprometido com a classe dominante não gente na década de 70 a gente já afirmava o nosso compromisso com a classe trabalhadora gente Eu já eu já vi José Paulo pessoalmente V já fiz curso com ele eu esbarrei nele eu sou completamente apaixonada por José
Paulo Neto de verdade mesmo Ave Maria tô me tremendo só de ter falado isso assim porque escapou sabe quando você fala uma coisa que você não deveria ter falado aí escapou Ai meu Deus mas eu sou apaixonada por José Paulo Neto pelo amor de deus eu vou até recompartilhar agora nos meus Stories um post que eu fiz é é falando quando eu encontrei ele eh na Argentina uma vez eu conversei com ele 10 minutos eu tava andando em Buenos Aires por coincidência eu dou de cara com José Paulet na minha frente ele foi maravilhoso né
ele para mim é uma das figuras mais Humildes do serviço social eu sei que não parece mas tem umas figuras eh no serviço social ó eu eu realmente tô querendo ser cancelada né Tem umas figuras no serviço social que tem umas crises de estrelismo que eu nunca me esqueço que tem uma autora muito famosa do serviço social que eu não vou dizer o nome mas a aí a gente tava num congresso Eu e meu meus amigos tudo empolgado para tirar foto né porque a gente quer tirar foto Gente o que que tem aí ela falou
nossa o que que vocês acham que eu sou que eu sou estrela de Hollywood deu vontade eu dar um soco na cara dela quando ela falou isso gente de verdade eu falei me tu tá se achando Quem és tu tu escreveu um livro Tá se achando porque a gente quer tirar uma foto contigo porque tu é famosa é deu vontade de eu dizer mas eu só pensei José Paulo Neto ao contrário Jamais seria arrogante a esse ponto ele é um cara extremamente humilde como poucas figuras no serviço social que não fizeram 10% do que ele
fez fica se achando aí porque escreveu um livro de biblioteca básica tá entendendo deixa eu ficar calada que é melhor que eu faço da minha vida então era comprometido com a classe dominante não já era com a classe trabalhadora Operária letra c o processo de transição do serviço social nesse período culminou na materialização do código de ética profissional de 1900 e 75 será letra D inspirado pelo movimento de reconceituação surgiu um serviço social renovado Olha só lembra que eu acabei de falar isso que primeiro teve a reconceituação Depois teve a renovação ó a renovação ela
é posterior à reconceituação eu sempre falo isso pros meus alunos meus alunos já estão até cansados de me ver falar isso então essa aqui é a correta letra d o processo de transformação do serviço social no período em questão foi idealizado inicialmente no segundo Congresso Brasileiro de assistentes sociais o processo de não foi esse Marco aqui do segundo congresso tá porque o processo de transformação do serviço social inicialmente como eu falei para vocês ele foi iniciado no de Porto Alegre em 1965 Tá sim nós tivemos o cbas que foi muito importante tivemos mas não é
o Marco o sego cbis O Marco é o o encontro de Porto Alegre que vai trazer para nós esse marco inicial do serviço social é mais crítico mais ligado O progressismo que vai ter como eu falei para vocês eh assistentes sociais da Argentina assistentes sociais do Uruguai vai ser bem amplo e bem diverso esse Esse seminário um cbas importante não é o segundo cbas mas é o terceiro cbas só que o o terceiro cbas ele não starta nada ele não é um start se é que vocês me entendem ele não inicia nada ele apenas é
uma consequência tá do movimento social político que estava acontecendo ali naquele momento então não existe um cbas que alguma coisa ele foi sempre uma consequência dos processos então em vigência tranquilo letra d o nosso gabarito aqui ó terceiro aqui uma fotinha do cbis Olha o terceiro cbis que é o chamado congresso da virada Olha como tava lotado as assistentes sociais aqui ó e eu adoro ver essas fotos assim bem antiguinha ela sentar conversando olha o tanto foi realizado em 1979 a partir ocorreu uma significativa renovação do serviço social bom para gente deixa eu ver se
é a última questão é a última questão gente finjam que não vi o gabarito IBFC eu trouxe essa porque achei tão bonita essa questão que eu quis trazer assim pra gente isar bem bem leve bem light um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos a partir de demandas emergentes do cotidiano enfim ser um profissional eh para Marilda ela sempre vai destacar o cri com com né crítico criativo competente e com compromisso cri
cri comc Marilda ela sempre vai descartar que nós não devemos ser só executivo que nós devemos ser profissionais propositivos isso aqui é muito Central porque o serviço social é tradicionalmente Executor Terminal das políticas sociais Mas como eu disse para vocês a gente renega esse passado e a gente busca ser mais como profissão a gente busca e al além e mais e além cada vez mais pera aí u tô lendo aqui os comentário de vocês então para a mamoto devemos ser um profissional propositivo e não só executivo essa aqui é bem difícil essa questão porque dis
se a gente parar para pensar a gente também tem que ser um profissional crítico né então Shell a letra b não estaria correta porque você falou do cri com tem que ser crtico tem que ser criativo tem que ser competente e tem que ter compromo sim o grande problema da banca IBFC E aí já fica um alerta para ti tá é que a IBFC ela copia e cola citação dos aores E aí você vai ter que trabalhar muito com mapa mental vai ter que responder muitas questões e ficar atento aos detalhes porque eh crítico aqui
é como se ele já fosse Óbvio nessa citação então ela não precisaria reafirmar isso de novo o que ela precisa reafirmar é o profissional propositivo é aquele que não só recebe as demandas ou seja não só é uma tábula rasa recebe as demandas e executa mas alguém que propõe também alternativas E por que que Marilda destaca isso porque Marilda ela é uma pessoa muito brilhante tá quando eu digo brilhante é porque foi Marilda que deu a sacada para nós de que a nós enquanto profissão nós somos aquilo que a sociedade nos requisita mas que além
Nós também somos aquilo que nós fazemos o que isso quer dizer quer dizer que para Marilda o serviço social ele tem dois níveis o nosso significado social o que nós somos é uma junção de dois nos é requisitado socialmente é aquilo que nos é demandado é aquilo que exige o nosso trabalho são as exigências da sociedade Mas nós somos mais que isso isso é um nível do que é a profissão a profissão também tem um segundo nível que é aquilo que os agentes profissionais definem aquilo que nós direcionamos aquilo que nós refletimos Opa aquilo que
nós refletimos é aquilo que nós direcionamos já falei né aqui direcionamos é aquilo que nós fazemos ou seja enquanto profissão a gente não só é aquilo que nos é solicitado porque sen não imagina se a gente fizesse tudo que pedem pra gente fazer a gente ia fazer tudo né que tudo que ninguém quer fazer jogam pra gente lá no nosso trabalho Ah mas is aqui é o assistente social porque eu não quero fazer nós temos uma dimensão enquanto uma categoria E uma profissão que também é liberal de elaborar aquilo que nós fazemos então a profissão
é tanto aquilo que nos é requisitado quanto aquilo que nós também possibilitamos para a sociedade com as nossas Ades e habilidades e podem ter certeza que o serviço social o tempo inteiro usou essa esfera dois aqui para modificar a profissão gente o serviço social mudou tanto aqui vamos parar para pensar como era em 1930 e 30 então isso é muito força da profissão da organização da profissão Ora vamos para um exemplo muito básico o Edital dos Correios saiu com 44 horas semanais eles requisitaram exigiram isso da gente a gente foi lá e paou não é
30 horas semanais é a nossa lei porque nós direcionamos nós conquistamos isso então a profissão é esse misto essa essa [Música] mistura do que nos pedem e do que nós fazemos que Marilda vai dizer que o nível um são os condicionantes internos ou que ela chama de condições objetivas o nível dois perdão aqui é condicionantes externos ou seja não temos total controle essa segundo nível que é o que nós fazemos nós queremos nós direcionamos nós optamos por guiar são os condicionantes internos que ela também chama de condições sub é a nossa capacidade intelectual é a
nossa massa crítica é o nosso arcabouo tá gente o curso tá com desconto de 10% e o o desconto tá aqui no no nesse code não precisa de cupom tá direto tá então a profissão ela tem essa característica de ter esses dois níveis e quando ela fala dessa capacidade propositiva é muito nisso das nossas condições subjetivas e intelectuais que nós temos de direcionar é também a junção das condições objetivas e subjetivas que são a base de sustentação para a nossa autonomia relativa a nossa autonomia relativa é justamente esse misto dos dos que não é exigido
versus aquilo que nós direcionamos dentro das nossas possibilidades e aqui vão entrar várias variáveis correlação de forças aqui vai entrar posicionamento político e capital atal aqui vai entrar eh a questão do sexual da divisão sexual do trabalho da divisão do trabalho assalariado por isso que essa autonomia relativa ela é elástica e ela é moldável conforme as condições objetivas Mas também subjetivas da capacidade do profissional quando eu falo profissional eu não tô falando do indivíduo profissional eu tô falando do indivíduo coletivo profissão de barrar determinadas requisições Ora vamos parar pensar na pandemia manual do Ministério da
Saúde queria que a gente fizesse o quê vários Absurdos de verificação cadavérica de preenchimento de declaração de de de óbito tava no manual da Saúde e o que foi que a gente fez como a profissão é também o que nós direcionamos nós falamos assim não faremos isso porque isso foge da nossa habilidade só que aí tem que ter o quê as condições objetivas para pautar e maior problema Às vezes a gente fica muito falando das condições objetivas do da realidade mas muitas vezes a gente não tá com esse arcabouço aqui subjetivo para pautar com base
suficiente para estruturar e dizer colocar limites e a e é porque a gente não quer colocar Limites não é muito por causa do nosso espaço que a gente ocupa na divisão sexual do trabalho fechou porque a divisão sexual do trabalho como somos mulheres ela isso afeta também os homens tá meninos não é porque vocês são os vocês são inclusive às vezes mais afetados do que nós mulheres porque é como se vocês estivessem ocupando um local que não é de vocês que é uma profissão que é para ser de mulher mas Vocês recebem essas características da
nossa enfim é uma é um estratagema bem complexo Tá mas lembra sempre assim que PR ir mamoto a profissão é aquilo que nos é demandado versus aquilo que nós direcionamos para fazer e é daqui que surge a autonomia relativa e a nossa capacidade de proposição que nós devemos ter e isso é fruto do nosso arcabouço teórico das condições subjetivas não ser só executivo é isso porque o profissional ah ah ch mas tem local que realmente não dá para exercer a autonomia relativa será a maioria dos nossos atendimentos não tem ninguém lá olhando por cima do
nosso ombro ninguém tá amarrando a gente na cadeira pra gente fazer fiscalização de de armário de guarda-roupa de de armário de cozinha de usuário então é esse estratagema complexo a nossa profissão um dos maiores desafios citação de amamoto que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de desenvolver a realidade e construir propositos de trabalho criativa capazes de preservar e efetivar direitos a partir de demandas do cotidiano enfim ser um profissional propositivo e não só executivo e lembre-se que a pessoa ela pode ser crítica e não ser propositiva Ah tem gente que é
crítico só na cabeça só na cabeça dela mas quando é na h de se colocar de se propor eu conheço Tanta gente assim que é tão crítico a pessoa abre a boca parece um um militante do Partido Comunista mas na hora de fazer a contecer cruza os braços não faz nada então de que que adianta Só precisa ideias Se ela se transformar em ação por isso que Marilda destaca profissional propositivo bom gente era isso alguma dúvida se vocês não quiserem colocar agora o que que eu posso fazer eu posso fazer uma caixinha de perguntas no
meu Instagram e qualquer coisa vocês mandam lá mas eu quero que vocês sejam sinceros era o que vocês estavam esperando conseguiram sair daqui mais sábios se vocês saírem daqui mais inteligentes para mim é missão cumprida dizer a vocês que mesmo gente eu tô com uma dor de cabeça eu comecei essa aula com uma dor de cabeça mas dei o meu melhor dentro das minhas possibilidades hoje é isso então quem não for aluno do curso avançado espero vocês lá aproveitem os 10% off não é todo dia que tem 10% off tá aguardo vocês nas aulas e
dizer também que a gente tá para quem é aluno já do curso avançado Dizer para vocês que a gente tá gravando umas aulas esse mês sobre saúde do trabalhador e da trabalhadora e normas de saúde do Trabalhador a gente vai inserir mês que vem para quem for fazer concurso dos correios e que a gente também tá regravando a aula de reforma psiquiátrica tá com e a gente vai inserir novos conteúdos a gente sempre tá inserindo novos conteúdos e assim que a gente tiver uma data vou informar para vocês tá se vocês quiserem sugestão de aula
querem algum tema me mandem que a gente vai entrar aqui numa maratona de de gravação bem intensa de novos conteúdos aí para vocês Tá bom me façam saber o que que vocês esperam O que que vocês desejam Cristiana a gente teve ontem uma mentoria com questões comentadas da idecan tá então se você não viu essa mentoria que aconteceu ontem para os alunos do curso avançado já tá disponível lá na plataforma e a gente tá liberando uma bateria de simulados da B que decan a gente tá adicionando agora acho que umas 400 questões no formato no
formato de simulado lá na plataforma e queria dizer a vocês muito obrigada pelo carinho L falou que me ama Ai que fofo gente obrigada obrigada Eu amo muito esse assunto de fundamentos como eu falei para vocês eu super me empolgo e eu ficar Faria tipo horas aqui falando depois se acho que um dia eu vou fazer um workshop de fundamentos com 48 horas consecutivas só falando de fundamentos fundamentos fundamentos Dizer para vocês que eu realmente me divirto falando desse tema e eu fico assim muito triste quando as pessoas me dizem que não gosto de fundamentos
e eu gente como assim é simplesmente a melhor disciplina é perfeito eu amo e eu ficaria horas e horas e horas falando porque eu realment gosto desse assunto então se eu me excedi em alguma explicação a mais peço desculpa mas é porque eu realmente gosto desse assunto aí eu acabo viajando ficando empolgada É como se eu tivesse falando de viagem assim eu assuntos que eu falo muito sem parar fundamentos e viagem inclusive já fiz meu marido lei José Paulo Neto e já fiz viní Leo deam também eu na verdade eu falei Vinícius que tu não
faz graduação em serviço social ele foi lá e se inscreveu mas aí ele eu gosto tanto de falar porque eu falei ai vamos faz graduação pra gente ficar conversando sobre sobre sobre as coisas ele foi lá e se inscreveu na graduação vocês acreditam só que ele trancou esse período e tá Ah só lembrando para vocês que o desconto tá tá ativo tá 10% off [Música] eh e que a gente vai até o dia 23 desse mês e que no dia 23 tá a gente vai ter uma live aqui com Janaína no YouTube tá comentando questões
da banqu decan J naína é Nossa professora de Sus então se você tá estudando para algum concurso de Sus recomendo super participar embora ela vá focar na idecam serve para qualquer outra banca para quem for fazer enar serve para enfim qualquer outro concurso da área de saúde que tem a legislação de Sus eu super recomendo que vocês participem vai ser próxima quarta-feira aqui no meu canal no YouTube tá então me deixem aqui o o a inscrição ativem o Sininho para vocês serem notificados e também não deixem de de de seguir lá o nosso canal tá
para vocês poderem enfim receber em primeira mão o link dessa Live e de outras que a gente fará tá bom um beijo para vocês Muito obrigada até a próxima e me coloca à disposição Se tiverem alguma dúvida vou abrir uma caixinha de perguntas no meu Instagram e amanhã a gente vai conversando mais sobre fundamentos Tá pode mandar que a gente resolve aproveita aitem aí a oportunidade Um beijo para e quem quiser se inscrever no curso será muito bem-vindo aguardo vocês para ser meu aluno do curso avançado e a gente poder aí conquistar a aprovação e
para quem é meu aluno muito obrigada se não fosse vocês essa Live aqui não estaria acontecendo Então gratidão pela confiança e por tudo que vocês proporcionam e para vocês e para outras pessoas até dia 23 isso mesmo Cris vamos dormir Cris tá aí já Canada também né Cris vamos dormir qualquer coisa também podem falar com Cris obrigada a todo mundo um agradecimento especial para toda minha equipe que tá aqui comigo Amanda Cris Rafa aqui nos Bastidores É muita gente para fazer ISO acontecer a Gabi também que tá com a gente me auxiliou em tudo aende
a todo mundo muito obrigada tá Um beijo até mais e a Luan também que ai Luan também toda a equipe do SS para concurso muita gente para que as coisas aconteçam tá gente então aqui é muito trabalho tudo que a gente faz tem muita gente tem muito esforço suor e sangue tá para garantir aí a aprovação de vocês um beijo até mais [Música] [Música] [Música] k [Música] h [Música] k [Música] [Música]