[Música] [Aplausos] [Música] queridos irmãos a paz do Senhor Jesus estamos começando o programa Escola Bíblica Dominical Obrigado por sua audiência este programa está sendo transmitido em Recife região metropolitana através do canal 14 e em todo o estado de Pernambuco pelas repetidoras da Rede Brasil também pelo Spotify em nosso canal no YouTube Rede Brasil oficial sejam bem-vindos que Deus abençoe você e toda a sua família através desta programação hoje estudaremos a sétima lição com o título as naturezas humana e Divina de Jesus e para comentar esta lição contamos com a presença do pastor Valber Gustavo parou
pastor Valber É sempre um prazer tê-lo aqui conosco Amém pastor alegria é Nossa contamos aqui hoje com a presença do pastor André Alencar gestou ali da filial em Santa Cruz do Capibaribe também foi missionário Durante quanto tempo pastor na Argentina 4 anos 4 anos missionários na Argentina é a primeira vez que está aqui é um prazer né tê-lo aqui conosco Depois de muita de muito tempo muita oração para chegar aqui mas tivemos esse privilégio de tê-lo aqui conosco que Deus ab abençoe pastor paz do Senhor pastor Jackson Na verdade eu fui agraciado né sou grande
Admirador do trabalho da Superintendência e muito abençoado também não só eu mas toda a membresia da igreja e é um prazer um privilégio poder de alguma forma dar uma mínima contribuição ao trabalho dos Senhores e conosco também o evangelista Alessandro Barreto pão Alessandro raz do seu apaixonado Jackson a lição dessa semana tem como propósito reafirmar às naturezas divina e humana de Jesus e ao mesmo tempo mostrar as principais heresias contrárias ao ensino doutrinário da natureza cristológica o nestorianismo e o monofisismo em seguida a lição apresenta uma perspectiva atual em que essas heresias se apresentam com
uma aparência moderna pastor Valber o senhor poderia ler por favor o texto uro desta semana pois não pastor o texto áo está em romanos capítulo 9 Versículo 5 que diz o seguinte dos quais são os pais e dos quais é Cristo segundo a carne o qual é sobre todos Deus bendito eternamente Amém Pastor André o senhor poderia ler por favor ler a verdade prática desta semana com certeza pastor na verdade prática o comentarista traz a seguinte afirmação Jesus é o eterno e verdadeiro Deus e ao mesmo tempo o verdadeiro homem Evangelista Alessandro qual quais os
objetivos da lição desta semana pois não pastor são três O primeiro é apresentar o ensino bíblico da dupla natureza de Cristo segundo mostrar as heresias contra este ensino nestorianismo e monofisismo e terceiro e último identificar o perigo destas dessas heresias hoje a leitura bíblica em classe para a lição de hoje está em romanos no Capítulo 1 Versículos do 1 ao 4 em Filipenses Capítulo 2 Versículos 5 ao 11 acompanhe conosco Paulo servo de Jesus Cristo chamado para Apóstolo separado para o evangelho de Deus o qual antes havia prometido pelos seus profetas das santas escrituras acerca
de seu filho que nasceu da descendência de Davi segundo a carne declarado filho de Deus em poder segundo o espírito de santificação pela dos Mortos Jesus Cristo nosso senhor de sorte que haja em Vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus que sendo em forma de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus mas aniquilou-se a si mesmo tomando a forma de servo fazendo-se semelhante aos homens e achado na forma de homem humilhou-se a si mesmo sendo obediente até a morte e morte de Cruz pelo que também Deus o exaltou soberanamente e
lhe deu um nome que é sobre todo nome para que ao nome de Jesus se dobre Todo joelho dos que estão nos céus e na terra e debaixo da terra e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o senhor para a glória de Deus Pai queridos irmãos estamos iniciando o seu programa Escola Bíblica Dominical nesta oportunidade estudando a lição sete que tem como título as naturezas humana e Divina de Jesus semana passada estivemos estudando a lição seis que teve como título O filho é igual com o pai e naquela lição baseado no Evangelho de
João Capítulo 10 Versículos 30 ao 38 Nós aprendemos sobre a doutrina Bíblica da relação do filho com o pai no segundo tópico Nós aprendemos sobre a heresia do subordinacionismo e no terceiro tópico com como subordinacionismo se apresenta hoje E aprendemos também a refutação a esta doutrina herética esta semana estamos estudando as naturezas humana e Divina de Jesus e esta lição ela vai nos trazer na verdade algumas revisões daquilo que nós já temos estudado por exemplo na lição de número TRS quando estudamos sobre a Encarnação do verbo e na lição de número C quando estudamos sobre
a o título Jesus é Deus então quero chamar a atenção de você professor da escola você pode usar alguns argumentos e versículos que são utilizados nestas duas lições tanto a lição a lição de número três quanto a lição de número 5 para somar as as referências que já temos na lição desta semana então pastor Valber as naturezas humana e Divina de Jesus esta lição ela vai apresentar na verdade de alguma forma uma revisão né daquilo que temos estudado na lição três e na lição cinco só que com recorte diferente exatamente pastor eh todo esse trimestre
tá girando em torno principalmente da cristologia não é porque é um trimestre apologético e as primeiras heresias que surgiram no seio da igreja não é na história do cristianismo foram justamente heresias cristológicas e por serem as primeiras e principais heresias cristológicas então nós entendemos que o autor da da lição pastor ezequia Soares deu uma ênfase muito grande a pessoa do senhor e salvador Jesus Cristo hoje estaremos estudando as naturezas humana e Divina de Jesus e eu gostaria pastor de dizer inicialmente que assim como a Bíblia nos dá informações suficientes para crermos de maneira inequívoca na
doutrina da trindade Ou seja que o nosso Deus é um quanto à essência e é Trino quanto à personalidade A Bíblia nos dá informações mais do que suficientes para nós entendermos que Deus é assim a Bíblia também nos dá informações suficientes para dizermos que na pessoa Bendita de Jesus Cristo coexistem duas naturezas não é a divina e a humana que embora estejam Unidas não estão misturadas e a gente vai ver isso com mais detalhes por que que eu tô isso inicialmente pastor e queridos companheiros né porque assim como nós sabemos que a doutrina da trindade
é bíblica mas não compreendemos na Plenitude a doutrina da trindade porquanto é uma realidade Divina superior mais Sublime do que nós humanos assim também é impossível nós compreendermos na Plenitude Como se dá o funcionamento e a relação dessas duas naturezas a natureza humana e Divina de embora a Bíblia nos dê informações mais do que suficientes para nós entendermos que é assim quando a gente mergulha um pouco dentro do ser de Cristo não é então a gente vai ver a sua pessoa na sua pessoa a convivência dessas duas naturezas natureza humana e natureza divina e eu
gostaria pastor de ainda nessas considerações iniciais fazer uma rápida citação de um teólogo Pentecostal mais do que recomendável não é pelos nossos pais pelos nossos pastores que é o Pastor Eurico bergstein que na sua introdução a teologia sistemática é uma obra nãoé que nós sempre aqui e recomendamos de forma muito vente introdução a teologia sistemática do pastor herico bergin na página 66 no tópico C quando ele fala Jesus uniu na sua pessoa as duas naturezas perfeitas ele diz o seguinte veja que palavras tão interessantes ele diz o seguinte as suas naturezas divina e humana se
uniram na Constituição de sua pessoa de modo perfeito as duas naturezas não se misturam isso aqui a gente vai ver não é com com mais eh eh detalhes mais à frente eles assim não se misturam Isto é Jesus não ficou com a sua divindade humanizada ou com a sua natureza humana divinizada ele diz em Caná quando Jesus transformou água em vinho a água deixou de ser água e passou a ser integralmente vinho quando porém Jesus se fez homem continuou sendo Deus verdadeiro mesmo estando sob a forma de homem verdadeiro então não houve uma mistura dessas
duas naturezas ele prossegue dizendo o seguinte as duas naturezas operavam assim simultânea e separadamente na sua pessoa jamais houve conflito entre as duas naturezas porque Jesus como homem seja nas suas determinações ou autoconsciência sempre conforme a direção do Espírito Santo sujeitava-se à vontade de Deus de acordo com a sua natureza divina e o último parágrafo que eu quero citar o mais breve ele diz assim assim Jesus possuía duas naturezas em uma só personalidade as quais operavam de modo harmonioso e perfeito em uma união indissolúvel e eterna Então são palavras iniciais do pastor heric bergstein que
mostra essa realidade pastor que há duas naturezas na pessoa de Jesus que estão Unidas embora não estejam misturadas E é assim que funciona o não é da pessoa de Cristo numa numa declaração assim ah numa simplificação vamos dizer assim teológica dessas duas naturezas que envolvem um mistério muito grande né o pastor Valber até colocou aqui é tanto a doutrina da trindade quanto a doutrina da Encarnação já foi falado aqui em outros programas há um mistério muito grande ela elas são suprar Racionais não são irracionais embora sejam suprar Racionais elas não são irracionais porque pode ser
muito muito bem demonstradas então uma uma uma sentença vamos assim dizer simplificada né para falarmos sobre a dupla natureza de Jesus é dizer assim que Jesus tinha duas naturezas porém numa só pessoa eh as naturezas não se misturam a gente vai comentar isso um pouquinho mais elas elas não se misturam para formar uma terceira natureza ou ou a natureza hum humana ela não se diviniza e nem a natureza divina se humaniza nós temos aí essa fórmula simples mas complexa né pastor de fato Nem Há uma mistura como também não implica em dizer que são duas
pessoas diferentes ocupando naturezas Diferentes né Fica bem claro eu acho interessante observando as considerações iniciais do do pastor Valber que quando nós observamos essas declarações nós percebemos quão é importante conhecer o assunto porque uma das características de todos os movimentos heréticos né uma uma das penso que uma das questões assim comuns a aos grandes movimentos das heresias é justamente o ataque à pessoa do Senhor Jesus né a compreensão equivocada tanto né do seu papel né na natureza humana na da obra Redentora do que ele veio fazer como homem bem como A negação da sua natureza
divina Então apesar de ser como como o pastor Jackson colocou né um um ensinamento suprar racional contudo O que é acessível e o que é necessário para que haja uma Compreensão é possível então é interessante que que haja essa essa esse despertamento né nos nossos alunos para Principalmente nos professores para despertarem no sentido de que é muito importante porque quando a gente sabe defender bem esse tipo de de conhecimento nós estamos fechando as portas para os efeitos das heresias no meio do nosso povo E e essa verdade a verdade básica que o professor hoje ele
precisa lembrar os seus alunos duas naturezas numa só pessoa uma só pessoa é uma só personalidade com duas naturezas não são duas personalidades duas naturezas numa só pessoa eu acho que a verdade que é o cerne isso da lição desta semana vamos paraa próxima tela a próxima tela é ministro eh Alessandro nós temos aí o mapa mental professor que vai sintetizar todo o arcabouço aí da nossa lição queria que o Senhor pudesse comentar pois não pastor eh o pastor Valber em sua fala já iniciou dizendo que o tema central desse trimestre por assim dizer é
o a cristologia e né esta lição isso é bem ressaltado não é o tema ou a temática é sobre a pessoa de Cristo e a lição pastor como sempre ela está dividida de forma muito organizada pelo menos em Três Pontos ou Três blocos O primeiro é apresentar o ensino bíblico sobre essa dupla natureza de Jesus a lição vai ser comentada e vai discorrer sobre a descendência de Davi Isso aponta PR sua humanidade a Bíblia vai apresentar Jesus sendo declarado filho de Deus e aqui é diferente do descendente de Davi filho de Deus e descendente de
Davi vai justamente falar de duas coisas Opostas não é uma é a descendência de Davi a carne a outra é a declaração filho de Deus a sua divindade Então já no primeiro ponto aí já fica claro que um dos objetivos da lição é mostrar essa dupla natureza não é E aí cita-se esse hino maravilhoso um hino cristológico de Filipenses Capítulo 2 que certamente será com tá eh em segundo lugar a lição vem mostrar algumas heresias né que se levantaram no seio da igreja eh que envolvia justamente essa temática da pessoa de Cristo veremos o nestorianismo
eh veremos o monofisismo e a resposta que foi dada essas duas heresias que se dá no Concílio de calcedônia inclusive na declaração de fé esse conselho está lá explicitado de forma muito clara qual foi a resposta que foi dada a esses dois movimentos eh só então é interessante colocar claro que o Concílio de calcedônia é o que apresenta a solução do problema causado pelo nestorianismo e pelo monofisismo exatamente Pastor é a resposta Muito obrigado e em terceiro lugar e último é a lição vem mostrar e identificar o perigo dessas heresias na atualidade assim como surgiram
problemas lá atrás essas heresias perpetuou são perpetuadas por assim dizer durante a história e hoje nós temos alguns movimentos religiosos que tem características do monofisismo do centicismo e por fim falará sobre a questão da mariolatria pastor e essa tela os objetivos nada mais é do que um resumo do que já foi dito na tela anterior que mostra o conteúdo da lição completa aqui é para o professor ter uma ideia de tempo São três objetivos ele pode dividir o tempo da lição nesses três pontos primeiro apresentar o ensino bíblico da dupla natureza que já foi colocado
no primeiro ponto da lição o segundo está no segundo ponto da lição que é mostrar estas heresias o que elas provocaram e qual foi a resposta que foi dada no Concílio eh e por fim identificar hoje no momento que estamos vivendo heresias movimentos heterodoxos que se identificam por assim dizer com aqueles ensinos errôneos do passado Então se o professor seguir esse ponto dividindo cada ponto desse num tempo equivalente ele não vai sair do assunto e vai conseguir dar o conteúdo completo da lição vamos para a próxima tela por favor E aí na próxima tela nós
temos a uma citação né de strong a doutrina Ortodoxa promulgada em calcedônia 451 sustenta que na pessoa de Cristo há duas naturezas uma humana e uma Divina cada uma em sua plenitude e integridade e que estas duas naturezas estão orgânica e indissoluvelmente Unidas sem contudo resultarem daí uma terceira natureza em resumo para usar o dito artigo a doutrina Ortodoxa proíbe noos tanto de dividir a pessoa como de confundir as naturezas não é isso irmão perfeito Pastor aqui é um comentário pastor Nados que strong faz do que nós temos aqui na declaração de fé na página
de número 220 que é o credo de calcedônia que como a gente sempre tem aprendido aqui no programa é bom a gente levar sem esquecer sempre a Bíblia a lição a nossa arpa que é o nosso cenário maravilhoso mas também esse documento Não É principalmente porque esta lição desse trimestre ela é extremamente doutrinária né são pontos da Fé pontos inegociáveis da Fé então o o aluno ele tem que estar familiarizado com a declaração de fé e eu sei que principalmente a juventude eh que lê muito vai de repente Navegar aí em muitas em muitas declarações
e Confissões de fé históricas aí de de de de vários movimentos cristãos eh de outra tradição cristã mas o o o aluno assembleiano o professor o crente assembleiano ele precisa estar familiarizado com a sua declaração de fé perfeito pastor e assim se o senhor me permite ou aconselharia o aluno ler a tradução que estar aqui na declaração por quê Porque esses artigos Eles foram escritos em uma língua muito diferente da nossa foram escrito em latim em grego e existe várias traduções de traduções de traduções e nessas traduções Às vezes acontece de vir algumas palavras pastor
que disto um pouco então eu acredito que a a a tradução que foi colocada aqui na declaração de fé nós podemos comparar isso com algumas outras é uma das melhores E se o senhor me permitir ler rapidamente o que a a declaração do credo de calcedônia diz é muito muito interessante diz assim eh cremos e ensinamos que se deve confessar que nosso senhor Jesus Cristo é o mesmo e único filho perfeito quanto à divindade e perfeito quanto à humanidade verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem aí a parte final dessa declaração diz cremos em Um só e
mesmo Cristo filho senhor unigênito que se deve confessar em duas naturezas e ele diz aqui inconfundíveis imutáveis inseparáveis e indivisíveis a distinção de naturezas de modo algum é anulada pela união mas pelo contrário as propriedades de cada natureza permanecem intactas concorrendo para formar uma só pessoa e substância não dividido ou separado em duas pessoas eu penso que esse comentário de strong é muito importante mas se o professor puder ler este documento pastor em sala de aula vai ser ainda mais enriquecedor vamos para a próxima tela a próxima tela Pastor André nós temos aí a citação
né da declaração de fé cremos professamos e ensinamos queria que o senhor pesse ler e comentar um pouco bom na nossa declaração de fé ele apresenta a seguinte declaração né cremos professamos e ensinamos que o senhor Jesus Cristo é o filho de Deus e o único mediador entre Deus e os seres humanos enviado pelo pai para ser o salvador do mundo verdadeiro homem e verdadeiro Deus e ele ainda cita o texto de Romanos Capítulo 9 Versículo 5 que diz e dos quais é Cristo segundo a carne o qual é sobre todos Deus bendito eternamente Amém
então nós temos aí ess aquilo que está sempre sendo reafirmado desde o início do trimestre que não há confusão em as entre as duas naturezas e que Jesus não é só homem Jesus é Deus e que Jesus não é apenas Deus Jesus também é homem e eu acho interessante pastor eh quando nós olhamos paraa Bíblia né Eu acho interessante quando nós encontramos uma pessoa falando especificamente sobre essas duas questões né que é justamente o apóstolo João o apóstolo João ele escreve um evangelho para defender a divindade de Jesus há aspectos curiosos no Evangelho de João
quando nós comparamos ele a outros Evangelhos quando por exemplo Mateus fala da da origem de Jesus ou da genealogia de Jesus Mateus se preocupa em demonstrar que Jesus é descendente de Abraão e da linhagem de Davi porque tava escrevendo para para judeus sim eh Marcos não entra naão estão genealógica porque tá apresentando Jesus como servo Lucas para falar que Jesus é o filho do homem o salvador 100% homem ele recorre ao primeiro homem né então a genealogia de Jesus começa em Adão mas João quando vai vamos dizer assim apontar para pra origem de onde ele
vem ele diz assim no princípio ele era o verbo ou seja no princípio de tudo ele já estava lá né todas as coisas foram feitas por ele sem e nada do que foi feito se fez no Evangelho de João a a o número sete né é muito evidente que é o número que tá relacionado à divindade né Eu sou o pão Vivo que desceu do céu eu sou a porta eu sou o bom pastor sou caminho a verdade e a vida eu sou ressurreição e a vida ah aquela declaração que Jesus diz assim antes que
Abraão existisse eu sou e quando ela é ouvida pelos judeus a Bíblia diz que os judeus entenderam aquilo como blasfemia e quiseram apedrejar Jesus por isso porque entenderam que naquela declaração Jesus estava se igualando ao mesmo eu sou que se revelou a Moisés e é interessante isso que João ele conclui O O ele na conclusão do seu evangelho ele deixa claro né Ele diz Jesus Capítulo 20 Versículo 30 Jesus operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro estes porém foram escritos para que creiais que Jesus Cristo que
é que Jesus é o cristo o filho de Deus e que para que Crendo tenhais vida em seu nome poderíamos poderia se falar muita coisa sobre o evangelho de João que é o evangelho que aponta pra divindade que foi escrito pra igreja do senhor para demonstrar a divindade do Senhor Jesus mas o que é curioso é que o mesmo João que defende a divindade no o seu evangelho quando parte para as suas epístolas a gente sabe que ele teve outros objetivos mas um dos objetivos de João em escrever suas epístolas já não é tratar da
questão da divindade especificamente mas é defender Justamente a humanidade de Jesus poderíamos citar a primeira epístola de João né onde ele diz com a sua permissão pastor por exemplo Primeira João ah 4 e 3 ele diz assim e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus mas é o Espírito do Anticristo do qual já ouvistes que há de vir e Eis que já está no mundo aquilo que o pastor walbert comentou que essa todo todo o ensinamento toda doutrina que vem para atacar seja a divindade seja a humanidade
de Jesus tem suas origens No Inferno no Espírito do Anticristo mas o que me me me desperta a citar João o apóstolo é porque ele tanto né Escreve especificamente para defender a divindade como também para defender a humanidade a Encarnação que era um dos grandes ataques que a Igreja Primitiva eh sofria né os falsos Mestres tinham essa essa abordagem de defender a ideia de que Jesus não era humano plenamente então na primeira epístola João defende a humanidade de Jesus a sua natureza humana na segunda epístola ele faz isso e na terceira epístola ele embora não
aborde isso especificamente mas ele cita um líder da igreja que se opunha a ele e que de certa forma contribuía para que essa heresia fosse difundida Então eu penso a título de de sugestão para os professores que nos acompanham Ah fazer essa abordagem também do papel de João que foi né não apenas um um Apóstolo e e e escritor de um evangelho mas também um defensor da fé cristã um protetor da igreja no sentido as heresias que colocavam em risco o rebanho do Senhor essa exposição que o senhor fez dá um livro viu a cristologia
na teologia joanina a dupla perspectiv de porque perto de dos Senhores eu eu me sinto muito influenciado queridos irmãos nós vamos para um rápido intervalo onde comentaremos o próximo tópico da nossa lição mas não c daí nós voltamos [Música] rapidinho queridos irmãos estamos de volta essu programa Escola Bíblica Dominical esta semana estudando a sétima lição que tem como título as naturezas humana e Divina de Jesus no bloco anterior nós trouxemos aqui uma palavra introdutória como sempre fazemos e vamos para a próxima tela para adentrarmos no primeiro tópico e aí o primeiro tópico da nossa lição
o ensino bíblico da dupla natureza de Jesus tópico um subtópico um descendência de Davi segundo a carne Romanos 13 subtópico 2 declarado filho de Deus em poder eh verso 4 e terceiro subtópico o antigo hino cristológico Filipenses Capítulo 2 Versículos 5 e 6 pastor Valber nós temos aí a descendência de Davi segundo a carne o primeiro argumento que o Pastor Ezequias trabalha nesse nesse tópico que vai tratar justamente da humanidade de Jesus exato pastor eh eh a gente conversava aqui em off não é e o senhor dizia que e de fato é assim que essa
lição de hoje não é as duas naturezas de Cristo ela não deixa de ser uma reafirmação daquilo que a gente já vem estudando ao longo das demais lições divindade e humanidade de Jesus só que agora a gente tá eh Enquanto estávamos vendo talvez aspectos um pouco mais externos de Cristo Agora nós estamos estudando aspectos mais internos e uma das referências bíblicas que mostra justamente Essa dupla natureza de Jesus é de Romanos uhum Romanos no Capítulo um que o autor o pstor Ezequias cita e eu gostaria de de ler não é ler rapidamente e tecer alguns
rápidos comentários porque depois aí já já teríamos a outra grande citação que é a de Filipenses não é mas primeiro e eu quero me resumir a Romanos Capítulo 1 no versículo 1 aliás n é a carta de Romanos é extraordinária né Espetacular eh certamente qu tem todas as grandes doutrinas da Bíblia estão contidas na carta de Romanos aos Romanos Capítulo 1 Versículo ele diz assim Paulo servo de Jesus Cristo chamado para Apóstolo separado para o evangelho de Deus o qual Deus não é antes havia prometido pelos seus profetas nas santas escrituras Deus havia prometido o
evangelho Nas suas nas santas escrituras Ou seja no antigo testamento Versículo 3 ele diz acerca de seu filho aí já entra na questão de Cristo que nasceu da descendência de Davi e segundo a carne então Aqui estamos falando sobre a humanidade de Jesus que Jesus enquanto integralmente humano totalmente humana humano teve uma descendência humana e essa descendência humana não é a sendo justamente para Davi depois Como disse o apóstol André Alencar para Abraão e em última análise para o próprio Adão Então a partir do momento que ele diz que Jesus não é nasceu da descendência
de Davi segunda carne ele tá enfatizando de maneira clara a sua humanidade porém ao mesmo tempo não é logo ato seguinte no Versículo 4 o mesmo Paulo diz declarado filho de Deus em poder segundo o espírito de santificação pela ressurreição dos Mortos Jesus Cristo nosso senhor Então veja como como o apóstolo Paulo em dois Versículos aborda Essa dupla natureza de Jesus no Versículo três a humana ele é descendente de Davi segundo a carne Aliás era um um um título pelo qual Jesus gostava muito de ser chamado né filho de Davi e eu ouvi uma vez
um certo teólogo fazendo um comentário que eu achei interessantíssimo ele disse que eh todas as vezes que Jesus era chamado filho de Davi era como se essa pessoa que estivesse chamando Jesus Filho de Davi estivesse dizendo Jesus meu rei então todas as vezes em que ele foi chamado filho de Davi Ele parou para operar o milagre só que quando ele parou não é eh no caso do cego Bartimeu filho de Davi tem misericórdia de mim ele parou e não foi até Bartimeu ele mandou chamar e esse teólogo dizia porque rei não vai rei manda chamar
não é então era um título que era extremamente agradável a Cristo Filho de Davi porém no no outro Versículo ele já declara a divindade de Jesus a natureza Divina de Jesus Ele foi declarado filho de Deus em poder a gente já estudou a expressão filho de Deus que significa que ele era da mesma natureza a mesma natureza de Deus e ainda nesse mesmo Versículo 4 ele diz Jesus Cristo nunca nos esqueçamos né Jesus é o nome Cristo é título claro que como com o passar do tempo Jesus o cristo se tornou um nome da pessoa
de de de Cristo mas Jesus é o nome humano e Cristo é o título Divino porque havia muitos muitas pessoas chamadas Jesus no seu tempo mas o Cristo só tinha ele então Jesus humanidade Cristo divindade e ele ainda diz nosso senhor nosso kirios não é então nesses dois Versículos Versículos 3 e 4 da primeira carta da da carta aos romanos do capítulo primeiro nós estamos vendo aí pastor que é a sugestão do autor não é tanto a natureza humana quanto a natureza Divina de Jesus e eu acho ainda eh eh corroborando o pensamento do pastor
Valber quando nós observamos a epístola aos romanos levando em consideração que o tema da carta aos romanos é a revelação da justiça de Deus não tem como tratar da justiça de Deus sem apresentar a humanidade de Jesus até porque para que essa Justiça seja cumprida a gente poderíamos citar várias passagens de Romanos Mas tem uma que ela é Ela é crucial porque ela associa a justiça de Deus à humanidade de Jesus quando ele diz no Capítulo 5 Versículo 19 Porque como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores assim pela obediência de um
Muitos serão feitos justos então a razão pela qual nós somos justificados é porque Jesus como homem ele vem para cumprir a justiça de Deus é esse poder de representatividade na cruz do Calvário não é e há um só Deus e um só mediador entre Deus e homem Jesus Cristo homem não é então é É de fato é muito boa essa observação do do pastor André Alencar a justiça sendo cumprido porque na pessoa de Jesus não só tinha natureza Divina tinha natureza humana também e o fato do do do cego filho de Davi tem compaixão de
mim essa declaração já é um reconhecimento da messianidade de Jesus um título messiano é já é um título título messiânico vamos pra próxima tela por favor então nós temos na próxima tela aqui o que não é a dupla natureza de Jesus e irmão irmão Alessandro nós temos aqui nós falamos aqui no primeiro tópico Pastor Ezequias de maneira metodológica ele tem feito isso primeiro tópico ele aborda a doutrina a doutrina Pura sim no segundo tópico ele aborda historicamente a heresia a heresia a distorção à doutrina pura historicamente e no terceiro tópico ele ele aborda as as
versões contor contextualiza né isso as versões contemporâneas desta heresia histórica Então nesse primeiro tópico o primeiro tópico da doutrina e e é importante que eh o professor se atenha mais a esse tópico para para relembrar as bases aí aqui o autor coloca aqui que o ensino bíblico da dupla natureza de Jesus o que não é a dupla natureza de Jesus porque muita coisa Às vezes as pessoas confundem Às vezes as pessoas ah começam a fazer determinadas determinadas afirmações sem saber as implicações das afirmações que fazem sobre as as duas natureza de Jesus então foi relacionado
aqui algumas questões por exemplo eh a união entre as duas naturezas não é comparável ao relacionamento do casamento Porque alguns teólogos dizem não as duas naturezas é comparável ao relacionamento do casamento só que no casamento eles são unidos Unidos mas são duas pessoas e como estamos falando de Jesus estamos falando de uma pessoa com duas naturezas perfeito pastor essa analogia que é feita sobre o casamento vai desembocar no que nós vamos falar mais na frente a heresia chamada de nestorianismo não é E aí é um equívoco não tem como a gente de fato é nem
prolongar muito quanto a isso porque vai de encontro a tudo aquilo que já foi dito até agora não é a as pessoas que se utilizam de terminologias próximas equivocam se por conta disso porque lá no texto de Gênesis o senhor disse ao homem que ele ia unir-se a su a sua mulher ia tornar uma só carne obviamente que essa uma só carne ela tem um aspecto ali eh sociológico tem um aspecto ali sentimental tem um aspecto ali moral não é E aí por diante mas como seu bem deixou claro o homem continua sendo um homem
e a mulher continua sendo a mulher são duas pessoas duas pessoas não vão ocupar o mesmo espaço ah no universo então de fato essa esse tipo de ilustração pastor ela tem que ser eh eh rechaçada eh tem que ser rejeitada enquanto os os pastores estavam conversando aqui eu me lembrei de um texto que no antigo testamento ele pode ser utilizado inclusive para falar dessa dupla natureza vivendo de forma harmônica sem se confundir mas também sem se separar o profeta Isaías no capítulo 9 e o Versículo 6 lá aquela parte a do versículo 6 que é
uma profecia Messiânica não é quando o profeta diz porque o menino nos nasceu e um filho se nos deu veja que aparece duas expressões aqui interessantes primeiro menino e depois filho e quem nasce é o menino que é essa parte humana que o pastor Valber Eu também gosto dessa forma Jesus Cristo a indicação da sua humanidade e divindade né então esse menino que nas é esse homem quando Paulo escreve lá aos Gálatas no Capítulo 4 Versículo 4 Ele disse que na Plenitude dos tempos quando chegou o momento certo esse menino nasceu por isso que a
história é dividida entre antes e depois de Jesus porque houve um momento que esse Jesus não existia Mas que Jesus é esse que não existia o Jesus humano obviamente então por isso que ele nasce mas o texto diz o filho se nos deu aí a gente lembra daquele texto de João Porque Deus amou o mundo e tal maneira que deu ele ele ele não nasceu ele foi dado para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna pastor Então essa analogia do relacionamento entre o homem e a mulher não vai ser
eh um uma uma vai ser feliz utilizar isso para tentar explicar essa dupla natureza eh o pastor Alencar citou o texto de de João Capítulo 1 mas enquanto ele estava falando eu me lembrei de um outro texto que agora não é mais um texto joanino mas Paulino que eu acredito que também ilustra muito bem pastor Essa dupla natureza é quando Paulo escrevendo sua carta aos Colossenses no capítulo 2 e o Versículo 9 ele diz porque porque é nele no caso Jesus que habita corporalmente toda a plenitude da divindade Observe humana Divino isso veja que ele
fala de corpo e fala de Divino não é obviamente quando ele diz que é nele que habita corporalmente ele está se referindo ao Jesus humano que teve um corpo porque o Cristo por assim dizer que é Deus ele é espírito nãoé João 4 E4 quando Jesus está conversando com aquela mulher ele diz olha Deus é espírito e o filho é Deus o pai é Deus e o espírito é Deus então se o filho é espírito logo ele não precisa de corpo mas por que Paulo diz aqui que corporalmente estava a divindade Paulo está falando dessa
união exatamente da Encarnação exatamente dessa Encarnação desse ser humano com esse ser Divino juntos ali mas são e naturezas diferentes né e a pessoa como o senhor mesmo no início falou sobre a personalidade ser uma só Person acho que foi Eurico ber que o senhor Liu a personal é uma pessoa mas que tem duas naturezas já no casamento são duas pessoas inclusive com duas naturezas então não se aplica obviamente e e um outro detalhe é que por exemplo o texto que o senhor citou lá de Isaías 6 ele descreve mesma coisa que Paulo isso isso
Paulo falou porque quando ele diz assim porque o menino nos nasceu humanidade um filho se nos deu humanidade humanidade porque alguém pode dizer assim mas esse filho aqui é tá falando de Maria mas aí veja o o o restante do texto o Governo está sobre os seus ombros Seu nome será maravilhoso conselheiro Deus forte pai da eternidade e príncipe da paz então eh é o que o senhor argumentou nós temos aqui nesta profecia Justamente a manifestação do da humanidade de Cristo é um menino que foi dado é um menino que nasceu Ele veio ele Deus
Deus entrou no tempo e no espaço ele vivia na eternidade só na eternidade e com a natureza Divina unicamente Divina E aí por um ato de amor ele entra no tempo e no espaço e assume a natureza humana da qual nunca mais se desvencilhar ele assume agora essa nova Natura porque a Encarnação de Cristo impactou não só a humanidade não impactou a própria existência a própria existência de Cristo porque ele agora assume uma natureza da qual ele não vai se desvencilhar mais e vai assumir essa natureza por toda a eternidade nós vamos ali a segundo
tópico ali as naturezas não são Unidas pelo tipo de laço que une os crentes a Cristo também não tem como fazer a comparação terceiro a natureza Divina não habitou em Cristo de maneira que ele habita no crente também estamos falando aí de duas naturezas e não pode ser comparado vamos vamos voltar para a primeira tela por favor paraa tela isso não a isso nós temos aí a declaração do filho de Deus em poder o texto que o senhor citou tanto texto de Isaías 9:6 quanto Colossenses 2:9 2:9 já sintetiza esses dois primeiros tópicos segundo tópico
terceiro tópico o antigo hino cristológico é Filipenses Capítulo 2 Versículo 56 que pastor Valber era um hino como alguns autores chegam até a informar que era uma uma espécie de um credo sintético em que a igreja cantava para reafirmar a a sua fé pois não pastor eu queria só ler a parte Inicial desse Capítulo dois e depois com sua permissão repassar pro pastor André esse comentário do capítulo 2 né do do hino cristológico Mas por que eu tô dizendo isso porque tanto temos aqui lições eh verdades teológicas muito Profundas como também temos ensinamento para a
nossa vida devocional uhum a nossa vida espiritual porque a Encarnação do verbo é uma lição extraordinária de amor graça misericórdia e humildade não é porque ele diz no Capítulo 2 Versículo 1 o seguinte portanto se há algum conforto em Cristo se alguma Consolação de amor se alguma comunhão do no espírito se alguns entranhável afetos e compaixões aqui é uma expressão extraordinária né Aí ele diz o seguinte completai o meu goso para que sentais o mesmo tendo o mesmo amor o mesmo ânimo sentindo uma mesma coisa nada façais por contendo ou por vanglória agora veja eh
pastor queridos companheiros se todos os crentes em Jesus colocasse em prática esse versículo 3 não haveria problema de relacionamento interpessoal dentro da igreja não haveria inimizades não haveria contendas não haveria eh rancores não haveria nada nós viveríamos uma plenitude de comunhão porque el diz assim nada façais por contendo ou por vanglória mas por humildade cada um Considere os outros superiores a si mesmo e quem é que ele vai citar como exemplo Cristo porque ele diz não atente cada um para o que é propriamente seu não é o cristianismo não é a religião do egoísmo mas
é a religião do altruísmo da empatia ele diz mas cada qual também para o que é dos outros de sorte e aí eu encerro a minha participação porque ele diz assim de sorte que haja em Vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus que repente foi esse humildade humilhação a Encarnação implicou dentre outras coisas humilhação em prol do outro eu eh Pastor André eu sempre digo que esse texto aí de Filipenses 256 é a parábola Divina parábola Divina parábola aqui no sentido matemático matemático né Ah nós temos ele sendo Deus não usou pação
tomou a forma de servo foi semelhante aos homens foi obediente até morte de cruz e aí Deus o exaltou soberanamente ele deu aí a sua ascensão nós temos o seu esvaziamento o se o seu esvaziamento sua morte sua ressurreição e sua ascensão está à direita de Deus então esse esse texto aí é é um texto chave para compreensão da dupla natureza de Jesus e Como como o Pastor Valber comentou né se todo Cristão tivesse o cuidado de buscar né ter o mesmo sentimento que houve em Jesus haveria a eliminação de muitos problemas de muitas dificuldades
mas eu achei interessante e essa colocação do senhor né Desse dessa trajetória do Senhor Jesus interessante que ele diz aprendei de mim a única coisa que eu gostaria de pontuar é no versículo 7 quando ele diz assim mas aniquilou-se a si mesmo né pode ser traduzido como despojou-se tomando a forma de servo fazendo semelhante aos homens esse versículo né algumas pessoas às vezes questionam ah pastor nesse caso Jesus eh eh deixou de ter seus atributos não é isso que o texto está dizendo Jesus nunca perdeu seus atributos o que Paulo está dizendo aqui aqui é
que apesar de ser Deus e de possuir esses atributos ele optou de não fazer uso deles então é a mesma coisa da pessoa que tem um carro na sua garagem e opta por ir pro trabalho no metrô então o fato da pessoa tá usando o metrô não quer dizer que deixou de ter o carro né que que aquele aquilo o carro foi tirado dela ela simplesmente por uma ocasião específica ela fez uso né da escolha de não querer utilizar Então nesse sentido quando Jesus assume a forma de servo ele não perde os seus atributos ele
continua sendo Deus mas ele toma a forma de servo Para cumprir uma missão para cumprir a justiça de Deus e ele faz a escolha de não utilizar esses atributos mas em nenhum momento tanto que o próprio Satanás reconhecia que Jesus nunca perdeu esses atributos porque na tentação quando ele diz tu és o filho de Deus transforma essas pedras em pão Jesus não não não responde como quem não pudesse fazê-lo Jesus Deixa claro que ele opta em não fazê-lo por quê Porque de fato ele está Além de estar cumprindo uma uma missão ele deixa para nós
a estratégia de Como vencer a Satanás como seres humanos Porque como o homem ele diz assim Nem só de pão viverá o homem ele mostra que o adversário é vencido pela palavra e não dando lugar a ele então e evidentemente Jesus tinha que vencê-lo como homem então o fato de Jesus optar por não fazer uso de certos atributos que é interessante deixar claro para para o professor que nos acompanha o fato dele optar por não fazer uso de alguns atributos não quer dizer em momento algum que ele haja perdido esses atributos ou que ele não
estivesse por ocasião né esse era só isso ponto que eu acho que seria interessante eu acho que uma palavra-chave aí e ministros eh a palavra-chave aí a palavra servo porque a palavra servo vai descrever a Total submissão de Jesus ao projeto Divino eu lembro eu lembrei agora na naquele momento em que Pedro pega ali a espada e e vai cortar a Orelha de Malco e Jesus diz bota tua espada na bainha porque se eu quisesse veja só se eu quisesse eu veja a submissão à missão diz assim se eu quisesse eu rogari oo pai Ele
não disse se eu quisesse eu ordenaria que os anjos viessem agora veja o nível de submissão eu rogar ao pai eu rogar ao pai então a humanidade é e quando Jesus se humaniza ele se submete se submete 100% a vontade do pai a vontade do pai e aí por isso que Lucas o mais carismáticos de todos os Escritores eh tanto n no Evangelho de Lucas quanto no livro de Atos dos Apóstolos tem a preocupação de mostrar a ação do Espírito Santo sobre o ministério de Jesus e tem um texto que mostra aí a são os
três eh atuando no ministério de Jesus nós temos aí Atos Capítulo 10 Versículo 38 Eu acho esse texto eh Fantástico Atos 10 e 38 Lucas tem a preocupação de fazer esse registro e vale Vale assim pontuar de que Lucas não foi nenhum não foi Apóstolo de Jesus Lucas não foi discípulo de Jesus Lucas vem a posterior mas os seus livros são frutos de um trabalho de pesquisa de campo ISO está em Lucas 1 1 ao 4 pesquisa de campo onde ele vai ouvir os apóstolos as testemunhas os documentos é um trabalho acadêmico que ele faz
e na percepção dos ah de todo o material que ele colheu uma coisa que ficou acho muito marcado na vi na mente de Lucas foi a ação do Espírito Santo Ministério de Jesus e justamente para ressaltar sua humanidade aí Lucas eh digo Atos 10 e 38 diz assim como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder Jesus andou por toda parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo porque Deus estava com ele eu acho esse texto de um de um nível de esclarecimento Evangelista Alessandro incontestável Aqui nós
temos Deus unge Jesus unge com o quê com o Espírito Santo e com poder Então veja ele ressalta aqui a humanidade de Jesus ele mostra a dependência de Jesus ao pai e a ação deste espírito no Exercício do seu ministério é claro que Como já foi dito aqui a humanidade não é uma humanidade que vai anular em nenhum momento Jesus não vai se despir ou vai anular ou vai deixar de ser Deus ele continua sendo Deus que a sua natureza é divina ele recebe uma natureza humana mas no na submissão à vontade do pai e
a ação do Espírito Santo isso fica claro de que o pai e o Espírito atuar de maneira de maneira sincrônica no ministério de Jesus e não de maneira independente que aí se configuraria o não esvaziamento Jesus atuar com seus atributos divinos de maneira independente exatamente pastor essa temática ela é muito útil hoje porque nós temos visto como o próprio pastor eze Soares tem ressaltado na lição movimentos heterodoxos que estão distorcendo estas verdades que são tão Claras nas escrituras e pegando de supetão aqueles incautos na fé quando senhor estava falando por exemplo sobre essa obediência não
é o próprio apóstolo Paulo disse que ele foi obediente até a morte até o momento da morte até o fato dele entregar-se isso é um um sinônimo da sua obediência a expressão que o apóstolo Paulo utiliza lá em em em Filipenses para essa AL ao esvaziamento é a expressão queno que é alguém que se esvazia porque ele quer fazer isso voluntariamente Quando o senhor citou o o exemplo do carro eu achei Fantástico alguém certa vez falou sobre o exemplo de um rei que está sentado no trono ele é rei mas Ele Decide ir lá para
fora do reinado sair dos portões e ficar lá com os mendigos sentados lá entre os que não tê nenhuma esperança Então isso é uma obediência muito grande e me permita eh eh Ministro o rei sai vai a junto dos mendigos e não deixa de ser rei exatamente perfeito e a expressão humilhou-se pastor que eu vou chegar em Lucas agora como o senhor falou é a expressão tapino é a ideia de alguém se aut humilhar sem deixar de ter autoridade sobre si é a questão do Rei Então por que é que Lucas diz isso aí sim
eu vou chegar no texto que o senhor falou porque Jesus como ser humano obviamente ele foi capacitado pelo Espírito Santo para realizar tudo aquilo que ele fez Lucas diz isso lá no capítulo Ah Lucas 10 a 38 quando diz que que o senhor leu exato que ele foi ungido pelo Espírito Santo para realizar toda aqueles Milagres obviamente que na sua natureza humana essa capacitação Divina por assim dizer era necessário e até ele se submeter a ter essa capacitação divina para que que a sua humanidade pudesse ser ressaltada isso é um sinal de humildade também por
isso que Paulo diz que ele se auto esvaziou imagine alguém que é o o Deus onisciente alguém tocar nas vestes dele e ele olhar para trás quando ele estava indo pra casa de Jairo olhar pra multidão E dizer que foi que me tocou isso aqui não é teatro a Bíblia não está contando uma história de Carochinha no bom sentido da palavra Imagine quando alguém chegou para ele disse assim quando é que se dará a volta do filho do homem ele disse eu não sei só quem sabe é o pai nem os anjos sabem Então essas
limitações que acentuam essa humanidade de Jesus pastor não minimizam a sua divindade que ele nunca deixou de tê-la não é assim Pastor André examente porque aí vai em plena Harmonia com que o pastor falou exatamente e eu ainda ainda diria o seguinte quando o pastor NAD Jackson comentou que ele Jesus opta por se submeter a uma missão a um plano que Foi estabelecido ou seja Deus trabalha dentro dos princípios da sua natureza Deus é um Deus justo e não é porque Deus ama o pecador que ele vai fazer esse amor vai sobrepujar a sua justiça
Deus cumpre o seu amor respeitando a sua natureza de Justiça o que que eu quero dizer com isso é que para que o plano de salvação pudesse ser eficaz próprio Cristo Precisou se submeter esse plano então ele assume a forma de servo voluntariamente mas o que é interessante dentro desse plano quando ele precisa tomar decisões e agir de acordo com a sua natureza Divina por exemplo no que diz respeito a perdoar pecados quando ele está lá e ele diz ao paralítico filho perdoados são os teus pecados que isso gera uma uma murmuração entre os presentes
porque quem pode perdoar pecados senão Deus mas dentro do plano ele tem liberdade para fazer isso por quê Porque isso não choca com a a a o cronograma vamos dizer assim do plano né outro não se choca com o seu esvaziamento Exatamente porque ele não deixou de ser Deus e outra outra observação interessante é que quando nós outro outra outra palavra chave que eu às vezes eu percebo que nós citamos muito mas às vezes não não percebemos Uns detalhes Quando o senhor falou sendo obediente até a morte então a gente percebe que há ações de
Jesus que ocorrem Por exemplo quando ele diz daquele dia e hora ninguém sabe isso por quê Porque ele está sujeito a um plano que fez com que ele não fizesse uso do atributo da onisciência mas um detalhe interessante é que após a morte quando ele aparece lá em Atos Capítulo 1 já ressurreto e os os apóstolos fazem uma pergunta que diz respeito ao dia da sua vinda porque quando ele dizem assim restaurará tu neste tempo a Israel que é uma pergunta intrínseca a sua vinda sim Jesus responde assim não vos pertence saber ora se naquele
momento ele não tivesse conhecimento ele teria respondido não nos pertence mas quando ele diz não vos pertence o que ele está dizendo em outras palavras é que após a sua ressurreição esse conhecimento estava vedado aos discípulos mas quando ele diz não vos pertença é como que ele está dizendo eu sei mas vocês não sabem e a vocês não é permitido saber então até a morte há uma sujeição voluntária uhum após a morte essa sujeição à natureza Divina ela é interrompida por ocasião da Ressurreição nós vamos para um rápido intervalo o assunto tá tão tá tão
bom que se deixasse a gente passava o tempo todinho aqui vamos para um rápido intervalo Nós voltamos rapidinho não saia [Música] daí queridos irmãos estão vamos de volta para o último bloco de seu programa Escola Bíblica Dominical esta semana estudando a lição de número sete que tem como título as naturezas humana e Divina de Jesus no bloco anterior nós comentamos aqui o primeiro tópico que o primeiro tópico Como é o tópico que nós comentamos aqui é o tópico onde a a exposição da doutrina em si e o segundo e terceiro tópicos trabalharão a as distorções
a essa doutrina então tivemos eh colocamos mais tempo nesse primeiro tó para que os irmãos pudessem se familiarizar mais ainda com a doutrina considerando que entender a o princípio do esvaziamento e compreender a dinâmica entre a natureza humana e Divina de Jesus duas naturezas numa só pessoa ainda é um grande desafio para algumas pessoas e o programa Escola Bíblica Dominical tem a responsabilidade e a missão de e trazer a exposição da lição de maneira bem pedagógica bem prática para que você Professor você aluno que está nos acompanhando possa concluir a a assistência deste programa mais
edificado para a glória de Deus então nós temos aqui o primeiro tópico ainda pastor Valber o senhor in off nos dizia que tinha alguma coisa ainda acrescentar aqui no Filipenses 2 isso pastor porque assim na realidade tudo que nós estamos tratando aqui vai servir como refutação para as heresias que vão ser citadas no tópico número dois é Aquela Velha História né que a gente já falou em outras lições conhecendo bem o verdadeiro a gente identifica com facilidade e refuta o que é falso não é e uma coisa que eu queria só pontuar pastor para corroborar
o que o pastor André lanc estava comentando sobre Filipenses Capítulo 2 que é uma referência que afirma de maneira eh eh inequívoca as duas de de Cristo na única pessoa dele não é e eu tava pensando o seguinte em Filipenses Capítulo 2 Versículo se quando ele diz que sendo em forma de Deus essa forma que é é que tendo a natureza de Deus não teve por usurpação ser igual a Deus aí o que o pastor André lenc pontuou que ele se esvazia do uso dos atributos temporariamente para o cumprimento da sua missão e isso de
fato tá exposto aqui porque ele diz assim ó mas aniquilou-se a si mesmo tomando a forma de servo fazendo-se semelhante aos homens ele só poderia se humanizar se ele se aniquilar se ele se esvaziasse então o plano não era se humanizar para como homem perfeito morrer e satisfazer a justiça divina então primeiro ele se esvazia para depois se tornar semelhante aos homens Então veja como era necessário o esvaziamento para a sua humanização e depois de de humanizado Olha a a sequência do do plano né para para consumação do plano achado na forma de homem humilhou-se
a si mesmo sendo obediente até a morte e morte de Cruz então o seu esvaziamento era necessário para o cumprimento das para sua humanização e consequente cumprimento da missão e uma vez cumprida a missão aí vem a parábola que o senhor disse né Deus o exalta soberanamente e lhe dá um nome que é sobre todo o nome então e E durante esse período de esvaziamento aquilo que o senhor pontuou ele se colocou Submisso ao pai e na condição de dependente tanto do pai como do Espírito Santo O senhor falou sobre a unção eh e e
eu me veio assim à mente para que eram ungidos as pessoas no antigo testamento para ser eh profeta para ser rei e para ser sacerdote então o ministério de no ministério de Jesus vemos essa Tríplice função ele como profeta ele como sacerdote e ele como Rei então todas as vezes que Jesus profetizou seja ensinando ou ou pregando foi sobre a unção do Espírito Santo toda vez que ele intercedeu foi sob a unção do Espírito Santo e toda vez que ele exerceu poder Como Rei foi sob a unção do Espírito Santo porque ele estava humanizado ele
tinha absorvido também agora a natureza humana no seu ser Vamos para o próximo tópico próximo tópico tópico dois é aí primeiro subtópico quem foi nestório segundo subtópico [Música] nestorianismo terceiro subtópico monofisismo e o quarto subtópico Concílio de calcedônia E aí eu lembrei o que o senhor pontuou no início n tá ali heresias contra o ensino bíblico da dupla natureza de Jesus Vale destacar que dos quatro subtópicos só os três é que descrevem a heresia né o quarto subtópico que é o Concílio de calcedônia porque de repente algum professor pode e olhar assim e dizia assim
não o Concílio de calcedônia também tá aqui nesse tópico de heresia então o Concílio de calcedônia Na verdade o quarto tópico é é o antídoto né é o antídoto isso vamos para a próxima tela por favor então na próxima tela eh Evangelista Alessandro nós temos aí as duas heresias sobre a dupla natureza de Jesus aqui bem bem didaticamente apresentada eu queria que Senhor pudesse comentar rapidamente pois não pastor eh eu penso que esse quadro ele está de uma maneira bem resumida bem objetiva também e o professor em sala de aula certamente usando-o Vai facilitar bastante
no ensino não é tentando resumir pastor O que que a gente pode mostrar sobre a diferença do nestorianismo para o monofisismo o Pastor Ezequiel Soares foi muito feliz como sempre na explicação que ele dá aqui e a gente poderia como eu já falei traduzir isso de forma ainda mais simplória mais simplória mais simples quer dizer não é o que é que nestório dizia n é um um um heresiarca que aparece aqui a por assim dizer heresiarca porque ele tentou ensinar uma doutrina correta mas a tentativa foi boa mas a o final dessa tentativa não foi
muito agradável não é a gente vai ver em outros casos Como o próprio ário também que não é o caso comentar sobre aqui áo quis dar uma resposta terminou levantando um problema e é porque sempre a motivação Às vezes pode ser a melhor possível né isso que tá motivando não em nome da do monoteísmo eu vou responder isso aqui mas acaba esquecendo de que a bíblia é uma unidade como um todo né perfeito eh na história ele foi combater um um um outro heresiarca eh da cidade de Alexandria chamada Cirilo que Cirilo defendia de que
Maria era Mãe de Deus e aí surge aquela expressão teot toos né ou portadora de Deus ou Mãe de Deus e na história vai eh refutar essa heresia e termina construindo uma outra por isso que eu falei no início que a intenção foi boa mas o final não foi e ele nessa refutação ele vai apresentar um outro uma outra terminologia que seria crist tocos não é a ideia de que Maria não era portadora de Deus mas sim receptora de Deus por aí até tudo bem a grande dificuldade é porque dentro da expressão de nestório ele
vai fazer com que a pessoa de Cristo tornasse não só ali uma pessoa com duas naturezas mas é como se ele tivesse construindo duas pessoas não é a pessoa divina e a pessoa humana aí está errado é uma pessoa só com duas naturezas não são duas pessoas com duas naturezas senão haveria uma quarta pessoa na Trindade exatamente pastor perfeito então na história o pastor tentou resolver um problema mas criou outro e aí nós vamos para o próximo ponto pastor que é o monofisismo o monofisismo ele vai andar no lado contrário do nestorianismo enquanto o nestorianismo
apresentou duas pessoas não é não uma pessoa em duas divindades o nismo Nestor monofisismo quer dizer vai fazer oo Qual a ideia do monofisismo é dizer de que não existe duas naturezas uma só que é amalgamada é misturada em uma só ele o o monofisismo nega a ideia da existência inseparável da natureza humana e da natureza Divina é como se tivesse juntado o café com leite por assim dizer e nem é café nem é leite é café com leite que o Pastor Ezequias Soares dá aqui uma uma ilustração bem interessante uma ilustração para o monofisismo
o que seria o monofisismo ele diz aqui o bronze é uma liga de cobre e estanho de modo que nem é cobre nem é estanho e um mas é um outro metal Ou seja é um terceiro metal o monofisismo ele nega a existência simultânea da natureza divina e humana de Jesus e diz que essas duas se fundiram e formaram como que uma terceira substância e o pastor continua dizendo o seguinte um outro exemplo aqui um outro exemplo é o exemplo que ele utiliza aqui da cor verde a cor verde é a mistura da cor azul
com a cor amarela aí ele conclui dizendo Pastor Ezequias assim como o bronze não é cobre nem estanho e o verde não é azul nem amarelo da mesma forma no caso monofisismo que foi definido por um homem chamado eutico que não é aquele eutico lá de Atos dos Apóstolos né que Paulo ressuscita aquele jovem ele diz eh de acordo com eutico as duas naturezas de Cristo são Divina a as duas naturezas de Cristo não são Divina nem humana ou seja não é uma coisa nem outra nós temos aprendido desde os primeiros primórdios da nossa fé
que na pessoa de Cristo Há 100% homem e há 100% Deus na medida do monofisismo aqui seria 50% de um e 50% do outro nãoé então resumidamente seria isso pastor vamos paraa próxima tela a próxima tela nós temos aí né O que o senhor já colocou o nestorianismo dizia que Jesus haviam duas pessoas uhum mais ou menos século 5 né 428 a 431 depois de Cristo próxima tela próxima tela o monofisismo como o senhor já apresentou Inclusive a ilustração né que o Pastor Ezequiel trouxe né do Bronze que é uma liga de cobre e estranho
de modo que nem é cobre nem estanho mas outro metal e aí nós temos aí para professor que queira printar perfeito e levar isso pra sala de aula vamos pra próxima tela E aí na próxima tela nós temos o perigo dessas heresias na atualidade pastor Valber pois não pastor aí nós temos os monofisitas os o quentic ismo e a mariolatria Então são heresias antigas porque o inimigo é antigo né ele tá desde os primórdios da humanidade mentorando aqueles que distorcem a palavra de Deus aliás ele foi o o primeiro né a destorcer a palavra de
Deus Então veja pastor no final das contas por tudo que já foi exposto nós já trabalhamos de uma maneira assim considerável a refutação e e como é que a gente gente trabalha essa lição de hoje quais seriam os textos bíblicos todos os textos bíblicos que falam sobre a divindade de Cristo colocar o lado de todos os textos bíblicos que falam sobre a humanidade de Cristo Ora se não são dois Deuses nem são duas pessoas é claro que essa divindade e humanidade precisam estar Unidas em uma só pessoa que é a pessoa de Cristo então fazendo
isso a gente vai refutar tanto os monofisitas não é e que e como como expôs aqui a o evangelista Alessandro pregam Justamente a fusão dessas duas uniões uhum como o quentic ismo que o pastor André Alencar também já trabalhou bastante e comentando Filipenses dois que ele não se esvaziou da sua divindade mas apenas do usufruto dos seus atributos temporariamente e a mariolatria porque Maria não é mãe de Deus porque Deus é eterno e sendo ele eterno ele não tem pai e nem tem mãe então é trabalhar pastor esses textos bíblicos Nesse sentido porque isso ainda
perdor pros dias de hoje também né uma coisa interessante e pastor André é que o Pastor Ezequias ele cita aqui né diversos concílios da igreja na época apostólica o único Concílio na igreja que foi na época dos Apóstolos foi o Concílio lá de Jerusalém com relação a um ponto de de grande relevância que era um ponto soteriológico sobre Como é que os gentios vão se enquadrar dentro dessa nova realidade uma vez que Jesus era judeu a perspectiva de Jesus era Judaica o livro que Jesus usava era a tanar Judaica Jesus frequentava a sinagoga Jesus frequentava
o templo todos os discípulos de Jesus eram judeus os que estavam no Dia de Pentecoste todos eram judeus e aí quando os gentios vieram não você tem que se submeter à lei mosaica o judais Anes para que você possa ter ser salvo porque não é a coisa tão fácil então nós tivemos esse ponto claro foi também foi discutido aqui o ponto da humanidade de Cristo e da divindade de Cristo senhor de maneira brilhante aí fez a exposição de João mostrando que João refutou era um problema também na época de João de gente que questionava a
humanidade João refuta e também que questionava a divindade e João refuta isso só que para igreja do primeiro século isso era um ponto Pacífico eles adentravam na igreja para tentar enganar os irmãos Então os apóstolos estavam ali tá refutando cada ponto e escrevendo posteriormente nós tivemos o Concílio de niceia concílio de niceia qu quto século 325 eh depois de Cristo onde vai se fazer a reafirmação da cristologia disso que a gente está expondo em 381 Concílio de Constantinopla a reafirmação da doutrina da trindade né da doutrina da trindade e sobre as duas naturezas de Cristo
e agora de maneira um batendo preg virando a ponta nós temos aqui o Concílio de calcedônia que já foi citado aqui em 400 51 mas o fato é que embora haja estes concílios e estes concílios eles eles não decidem a doutrina como alguns opositores da fé cristã Dizem Não essa questão de cristologia de doutrina da ISO foi inventado ao longo dos concílios porque a igreja não acreditava nisso e a gente percebe pelo texto bíblico e pela pela farta referência ou fartas referências bíblicas que nós expomos aqui de que isto era e sempre foi um ponto
Pacífico pra igreja e a dificuldade surgiu justamente lá século I século 3 paraa frente é eu penso que um argumento interessante quando a gente quando nós citamos as resoluções de alguns concílios Na verdade o que os concílios fazem é sintetizar aquilo que a s doutrina dos Apóstolos já evidenciava mas às vezes não estava Como podemos dizer assim eh eh sintetizado é mais ou menos como alguém que que pega e cita a a fórmula da água como h2oo tá fazendo é transmitindo é evidenciando aquilo que a gente já conhece né então o ele serve para sintetizar
aquilo que era um ponto Pacífico na igreja cristã e na doutrina dos Apóstolos só que às vezes as resoluções ou essas afirmações dos concílios né corroboram e sintetizam todo um pensamento que está espalhado em várias porções da escritura mas que são trazidos de forma de forma sintética nessa declaração como é o caso do do Concílio de calcedônia que resume todo esse conceito que s os problemas que atacavam essa questão da das naturezas né a natureza divina e a natureza humana de Jesus então Evangelista Alessandro a gente percebe porque alguém pode dizer assim então a fé
de vocês está baseada naquilo que os concílios determinam não Concílio bíblico único Concílio bíblico que for presidido pelos Apóstolos é o Concílio de Jerusalém todos os demais concílios eles quando eles se movem no sentido de reafirmar uma verdade que a igreja já tinha como ponto Pacífico então eles são apontados como referências como nós citamos aqui porque permita pastor porque quando é interessante destacar que eu acho acho Prudente a sua fala é que não é porque é afirmado em um Concílio que nós absorvemos mas nós utilizamos as resoluções de alguns concílios Quando essas resoluções estão plenamente
fundamentadas na doutrina dos Apóstolos né descritas nas escrituras que é o caso que que foi feito aqui quando nós citamos o Concílio de de calcedônia e até porque teve algumas matérias que foram também discutidas em concílios e que foram agregadas ao cristianismo sociohistórico que são espúrias as verdades das próprias escrituras né irmão perfeito pastor na declaração de fé na página de número 15 pastor na introdução tem uma frase que reforça muito bem isso que os senhores Estão dizendo é dito assim Credo Confissão de Fé regra ou fé de ou declaração de fé são interpretações autorizadas
das escrituras sagradas aceitas e reconhecidas pela igreja O que é que De onde surgiu os credos dos concílios Ora se um credo é uma Confissão de Fé baseada em uma doutrina bíblica logo os concílios estão baseados na Bíblia tanto é que quando a gente vai olhar para os principais credos ecumênicos que aqui a a expressão ecumênica vemia ecumene aquilo que era comum as várias cidades enviavam seus representantes seus bispos e eles tinham um assunto em comum no caso de calcedonia aqui é a cristologia então a declaração de fé vai mostrar por exemplo que há uma
evolução teológica no que a igreja interpretava sobre a pessoa de Cristo no primeiro que é o credo dos Apóstolos praticamente a cristologia não é discutida aqui com tanta abrangência Credo de niceia já avança um pouco mais o credo Neno constante Napolitano Aí sim a doutrina da cristologia é apresentada de uma forma mais mais íntegra mais completa mas em calcedônia que é o quarto Credo há um amadurecimento então o que que acontece vai ser um fortalecimento a luz do que os apóstolos já ensinavam do que os bispos já tinham desenvolvido a teologia está em construção e
por isso que nós citamos os credos nós citamos os credos aqui não para substituir as escrituras mas pelo contrário nós estamos Citando os credos para dizer que essa interpretação é uma interpretação autorizada baseada em uma premissa maior que é as escrituras tudo que o credo diz está baseado aqui nas escrituras então não há porque negar a importância pastor histórica bíblica e até teológica de citar esses documentos aqui eh esse esclarecimento ele foi importante porque justamente por conta da das oposições dos opositores da fé cristã que procuram desconstruir as verdades bíblicas apontando esta linha histórica e
dizendo assim olha foi aqui nesse momento histórico que vocês começaram a reafirmar isso quando na verdade o texto mais antigo que é a Bíblia Sagrada por exemplo nós temos o Novo Testamento mais de 2000 anos o antigo testamento aí são aí 3.500 anos que reafirmavam estas estas doutrinas que nós esboçamos hoje eh pastor Valber nosso tempo já foi embora e que conselhos o senhor dá ao professor que vai fazer exposição desta lição pois não pastor só só uma última frase não é e eh em relação a essa questão de concílio é Concílio não cria doutrina
ele reconhece a doutrina é simples assim não é e se esse reconhecimento for com uma boa fundamentação bíblica aí perfeito não é então Eh usar a Bíblia pastor como sempre é o livro texto embora esses aspectos históricos que foram citados essas literaturas Extra bíblicas também que foram recomendadas sejam muito importantes paraa compreensão do tema mas sempre trabalhe as referências bíblicas as que falam sobre a divindade as que falam sobre a humanidade e a referências que nessa mesma referência fala ao mesmo tempo da divindade e da humanidade que seriam as mais interessantes para PR pra lição
de hoje pastor André eu e corroborando o pensamento pastor eu observei que em várias referências que foram citadas aqui nós percebíamos esse detalhe era comum os Escritores sagrados numa mesma declaração enfatizarem tanto a humanidade quanto a divindade do Senhor Jesus apaixonado de Jackson já que o pastor André corroborou com o pastor Val eu vou corroborar com ele vou seguind mesma linha dos Mestres a primeira epístola de João Capítulo 1 pastor versículo primeiro resum essa lição de hoje porque aqui ele deixa Claro as duas naturezas evidenciadas ele diz assim o que era desde o princípio Quem
era desde o princípio é aquilo que é eterno quem é eterno somente Deus aí João disse o que vimos com os nossos olhos João não poderia ver aquilo que é invisível João não poderia ver aquilo que era eterno e ele disse e o que temos contemplado e as nossas mãos tocaram João disse que aquilo que a mão tocou as mãos dos Apóstolo era aquilo que estava desde a eternidade ou seja o Deus encarnado então Primeira João 1 e 1 pastor resume essa lição de forma muito clara que Deus continue lhe abençoando em nome de Jesus
queridos irmãos depois de uma lição tão maravilhosa vamos orar Pastor André nos D honra querido Deus pai que está nos céus te agradecemos Senhor pela oportunidade de tratar de algo tão maravilhoso como é o ensinamento da tua palavra Te pedimos senhor que este programa alcance os teus servos senhor que foram Escolhidos por ti para transmitirem a Sã Doutrina nos lugares mais variados que possam ser instrumentos de bênção para o fortalecimento do teu rebanho e para que haja amadurecimento Senhor na tua no teu povo na tua igreja nós te agradecemos e pedimos que tu abençoes também
a cada um dos nossos participantes em nome de Jesus amém chegamos ao final do programa Hoje estudamos a sétima lição com o título as naturezas humana e Divina de Jesus na próxima semana veremos a oitava lição com o tema Jesus viveu a experiência humana o programa escola bíblica dominical vai o ar na TV toda sexta-feira 21:30 e no sábado às 16 horas também está disponível no formato de podcast no Spotify e em nosso canal no YouTube Rede Brasil oficial se inscreva Ative o Sininho E compartilhe nossa programação Obrigado por sua companhia e até o próximo
programa que a graça do nosso senhor Jesus Cristo o amor de Deus nosso pai a comunhão do seu santo espírito estejam com todos hoje para todo sempre AM AM [Música]