Mulheres na Literatura | Gilka Machado, Maria Firmina dos Reis, Maria Carolina de Jesus e outras

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Se Liga - Enem e Vestibulares
SOBRE A AULA: Além de Clarice Lispector, Raquel de Queiroz e Cecília Meireles, que são autoras do sé...
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e se eu perguntar para você o nome de uma grande escritora brasileira você poderá responder clarice lispector raquel de queiroz cecília meireles e mesmo que você responda um outro nome de outras grandes autoras porque nós temos outras grandes autoras certamente você vai estar respondendo o nome de uma pessoa que viveu no século 20 mas porque será então que as autoras antes do século 20 eram tão de consideradas assim é nessa hora que nós vamos falar um pouco dessas pioneiras dessas escritoras que viveram antes do século 20 e que foram basicamente as fundadoras da literatura feminina
no brasil se liga essa aula vai falar sobre a presença das mulheres na literatura brasileira ii [Música] o mestre história apesar de as mulheres estarem publicando cada vez mais livros nos dias de hoje houve um tempo em que a presença feminina na literatura era praticamente inexistente mas por que será que as mulheres demoraram tanto a figurar no meio literário um bom exemplo que explica essa situação é o de sol huanna inês dela cruz apesar dela ser uma poetisa mexicana lá no lá do tempo do barroco e sua obra acertou da escrita em espanhol a biografia
dela ajuda um pouco a gente a entender porque que as mulheres estão afastadas da literatura solo rua nesse era dama de companhia da vice-rainha de da espanha lá no méxico e era uma moça muito prendada tinha vários pretendentes para casar com ela só que ela preferiu seguir a vida religiosa entrar para um convento para que ela pudesse continuar os seus estudos continuar tô vendo seus escritos literários e fugir das obrigações matrimoniais que as mulheres da época tinha pode-se dizer que foram as obrigações matrimoniais que afastaram as mulheres da literatura já que no passado as mulheres
eram preparadas para serem boas esposas e boas donas de casa praticamente não havia escolas e as poucas que existiam eram exclusivas para os homens as poucas mulheres que eram alfabetizados eram de famílias ricas que podiam pagar um tutor quero uma espécie de professor particular mesmo sendo educadas prevalecer a ideia de que as mulheres tinham que aprender corte-costura culinária e outras coisas tudo para enfrentarem o casamento além disso a sociedade patriarcal acabava inferiorizando as mulheres já que elas não podiam participar da vida social e da vida política mesmo que uma mulher expressar-se as suas opiniões essas
opiniões acabavam sendo nem o criadas pelos homens de sua época e isso acabou refletindo muito no pequeno número de livros publicados por mulheres no brasil até a metade do século 20 mesmo que outras mulheres que mais mulheres estivessem escrevendo antes deste período provavelmente os seus escritos ficaram guardados e acabaram se perdendo com o tempo a publicação de livros escritos por mulheres aqui no brasil começou no período do romantismo lá em meados do século 19 a primeira mulher brasileira a publicar um livro foi a gaúcha ana de varandas e ela também foi pioneira no uso de
ficção para discutir ideias que para aquela época já podiam ser consideradas feministas o seu livro diálogo é considerado uma verdadeira afronta as pessoas mais velhas da família ea toda a estrutura familiar patriarcal daquela época e além disso nesse livro ela defende a participação das mulheres nos assuntos nacionais principal e aqueles que defendiam o melhor aqueles que envolviam questões políticas detalhe esse livro foi publicado em 1845 uma mulher muito à frente do seu tempo então para que condenar estão rigorosamente defeitos que procedem de causas poderosíssimas basta para justificar nos esta máxima todo vivente se interessa pela
sua própria conservação portanto não se deve estranhar que uma mulher abrace o que no seu entendimento se ele aparenta mais vantajoso dois anos depois em 1847 nísia floresta escritora nascida em papari rio grande do norte estava publicando funny ou o modelo das donzelas uma obra de ficção que já trazia também ideias feministas mas antes disso ela já tinha lançado um manifesto chamado direitos das mulheres e injustiças dos homens que trazia à tona todas as imposições e dificuldades que as mulheres enfrentavam dentro do ambiente doméstico no seio da sua família os homens não podendo negar que
nós somos criaturas racionais querem provar nos a sua opinião absurda e os tratamentos injustos que recebemos por uma com decência cega as suas vontades eu espero entretanto que as mulheres de bom senso se empenharam em fazer conhecer que elas merecem o melhor tratamento e não se submeterão servilmente a um orgulho tão mal fundado camisa floresta não chegou a travar contato com grandes escritores da sua época como augusto comte o pai do positivismo e também alexandre dumas o pioneirismo dela vai além da literatura já que ela chegou a fundar uma das primeiras escolas só para moças
aqui no brasil lá na cidade do rio de janeiro só que o feminismo da nísia floresta poderia soar um pouco ultrapassado e até repressor nos dias de hoje já que ela se baseava principalmente em ideias liga o cristianismo na ausência de vaidade pelas mulheres e também na obediência aos pais embora o pioneirismo de nísia floresta e ana de varandas seja indiscutível a gente tem que levar em consideração que elas eram filhos de famílias ricas e que tinham condições então de bancar uma educação formal para as duas dentro deste contexto a gente tem que dar destaque
então para uma outra escritora da mesma época delas uma mulher preta pobre e filha de mãe solteira mas que conseguiu marcar e registrar a sua obra dentro da história da literatura brasileira eu estou falando de maria firmina dos reis nascida em são luís do maranhão em 1822 maria firmina dos reis só foi registrada em cartório três anos depois e na sua certidão de nascimento não constavam nome do pai a mãe dela morreu quando ela tinha cinco anos e ela acabou sendo criada por uma tia que é como fosse rica tinha um pouco de condições e
conseguiu colocar ela numa escola oferecer um pouco de educação para ela ela nunca se casou ela se formou professora passou em um concurso público e foi lecionar na cidade de guimarães também no maranhão onde ela morreu cega e pobre em 1917 mas maria firmina não veio ao mundo para ser somente professora ela contribuiu ativamente com a empresa de sua época escrevendo crônicas fique sua esposa as poesias e até mesmo enigmas e charadas ela não estou diretamente ativamente pela abolição da escravatura e contra a desigualdade social em sua época depois que ela se aposentou em 1880
ela acabou abrindo a primeira escola mista para moças e rapazes que também funcionava lá no maranhão só que a ideia de misturar moças e rapazes no mesmo ambiente não agradava muito a conservadora daquela época e a escola acabou fechando depois de dois anos de funcionamento mais literatura maria firmina dos reis publicou o foguetinho o peva que tinha matemática indianista um culto abolicionista a escrava e posteriormente aquele que viria a ser o primeiro romance abolicionista do brasil e também o primeiro livro a ser publicado por uma mulher negra em toda a américa latina eu estou falando
de úrsula d1859 apesar de ter uma protagonista branca no mesmo molde das heroínas do romantismo por em toda a américa presenta três personagens negros que discutem com muita profundidade a situação do negro naquele período a história de úrsula é praticamente uma tragédia romântica centrada no triângulo amoroso formado pela protagonista pelo jovem tancredo e pelo tio dela que é o vilão da história a narrativa segue os o romantismo com aquelas longas descrições de paisagem descrições físicas dos personagens e claro o maniqueísmo que definiria muito bem quem naquela cama era bom e quem ela mal mas são
as tramas paralelas de túlio mãe suzana e antero os três personagens negros que traçam um retrato fiel da situação dos afrodescendentes no brasil daquela época é na voz desses personagens que são feitas muitas críticas e reflexões sobre a questão da escravidão e também sobre abolição que nem sempre era uma saída boa para aqueles negros que não teriam como sobreviver caso ficassem livres eles são personagens secundários mas a trama as histórias deles vão ganhando força vão ganhando corpo no decorrer da história e no final eles acabam servindo de fundo para discutir uma questão social muito importante
naquela época aliás é essa capacidade de usar a ficção par a ter discutir temas sociais que faz de maria firmina dos reis uma das grandes autores da literatura brasileira é o fato de a obra de maria fernanda dos reis ter ficado desconhecida do grande público por praticamente um século é uma grande injustiça mas nós não podemos falar que injustiça sem citar aquela que talvez seja a maior injustiçada de todas as escrituras brasileiras eu estou falando de júlia lopes de almeida a primeira escritora a publicar livros infantis aqui no brasil júlia também escreveu dez romances além
de contos crônicas e peças de teatro e sabe qual foi a injustiça que ela sofreu ela foi praticamente barrada simplesmente cortada da academia brasileira de letras a história é a seguinte tá júlia lopes de almeida ela fazia parte daquele grupo de escritores que idealizou ali na academia brasileira de letras ela participou de todo o processo reuniões e tudo mais o nome dela estava incluído na lista dos primeiros 40 imortais da nossa academia brasileira de letras é só que no dia da fundação na hora de fazer a ata 1ª reunião ali ela simplesmente foi cortada porque
os acadêmicos brasileiros acharam que a nossa academia brasileira de letras tinha que seguir os moldes da academia francesa de letras que só permitir a participação de escritores homens assim colocar no lugar dela o marido dela e o cara ainda ficou sendo zuado lá porque o pessoal chamava ele de acadêmico com sorte nada a ver né essa tradição francesa de só aceitar membros homens na academia brasileira de letras durou até 1977 quando raquel de queiroz se tornou a primeira escritora a primeira mulher a ocupar uma cadeira de mortal mas antes dessa data várias autoras se destacaram
ainda no século 20 como grandes escritoras da literatura brasileira e na virada do século 19 para o século 20 o mundo passou por várias transformações muitas mudanças de pensamento e as mulheres acabaram ganhando mais destaque no mundo das letras a carioca narcisa amália foi a primeira jornalista profissional do brasil e trabalhou muito lutou muito pela igualdade de direitos e também pela valorização das mulheres infelizmente as ideias feministas dela não se refletiram em sua obra literária já que ela publicou apenas um livro de poesia e assim mesmo poesias que seguir um pouco no estilo do romantismo
que já não tinha muito já não fazia muito sucesso naquela época no começo do século 20 dentro do movimento simbolista que buscava despertar sensações por meio dos versos a carioca gilka machado se tornou a primeira mulher a escrever e publicar poesia erótica no brasil ponto de vista feminino isso a grande libertação daquele conservadorismo opressivo do começo do século que proibia por exemplo as mulheres de sentirem prazer no sexo além da poesia erótica gilka machado lutou muito na esfera política pela valorização das mulheres sendo uma das principais defensores do direito de voto feminino nas eleições públicas
ser mulher vira a luz trazendo a uma talhada para os gozos da vida à liberdade e o amor tentar da glória a etérea e altívola escalada na eterna aspiração de um sonho superior ser mulher desejar outra alma pura e alada para poder com ela o infinito transpor sentir a vida triste insípida isolada buscar um companheiro e encontrar um senhor ser mulher calcular todo o infinito curto para larga expansão do desejado surdo no ascenso espiritual aos perfeitos ideais ser mulher e o o tantalica tristeza ficar na vida qual uma águia e nerd presa nos pesados grilhões
dos preceitos sociais embora tarsila do amaral de anita malfatti tem um sido protagonistas da semana de arte moderna nenhuma mulher participou da parte literária do evento em 1922 mesmo assim é impossível não associar a figura de patrícia galvão a pagu aos modernistas da primeira geração pago não participou da semana de arte moderna porque em 1922 ela tinha apenas 12 anos de idade mas logo que ela completou 18 anos de idade e se formou na escola normal que era o nome da escola que formava professores naquela época ela aderiu ao movimento antropofágico ela foi a segunda
esposa de oswaldo de andrade que antes era casado com a tarsila do amaral com o modernismo consolidado aqui no brasil as gerações futuras de os modernistas sempre contaram com grandes autoras com grandes mulheres um bom exemplo é raquel de queiroz que como eu disse antes foi a primeira mulher a ser eleita para a academia brasileira de letras raquel de queiroz nasceu no ceará e foi uma das principais representantes do chamado neo-realismo que por meio do regionalismo denunciava a difícil situação das classes sociais menos favorecidas no interior do país o primeiro livro de raquel foi publicado
quando ela tinha 20 anos de idade e se chama o 15 e retrata uma grande seca que assolou o interior seu estado no ano de 1915 eu acho que ele tá tudo serve para ser literatura eu não sou engajada eu acho pelo contrário e a obra de arte engajada se a bastarda o escritor não tem direito de ser engajado se ele tem aquela confecção e se ele dá um testemunho do que ele viu e do que ele sente muito bem mas se ele faz uma o uso de propaganda engajado no ideologia porque a ideologia dele
então ele ajeita obra de arte dele a se vista aquela ideologia eu não te respeito a sua verdade e não sou e não respeito esse estilo do artista se atualmente se o seu publicações a guernica é porque ela é rica não era uma obra engajada é uma um texto muito e livro daquela daquela acontecimento também terrível então está tudo bem leide raquel de queiroz outras escritoras alcançaram grande destaque dentro da literatura brasileira do século 20 como lygia fagundes telles nélida pinon ana maria machado e também clarice lispector que nasceu na ucrânia mas foi criada aqui
no brasil na poesia nomes de destaque como cecília meireles cora coralina adélia prado e o da rios foram muito premiadas agora duas autoras brasileiras do século 20 merecem muito destaque a história de superação que elas tiveram por meio da literatura eu estou falando de conceição evaristo e carolina maria de jesus carolina maria de jesus era catadora de materiais recicláveis e viveu durante muitos anos em uma favela na região do canindé em são paulo entre 1955 em 1960 ela fez várias anotações em cadernos que não encontrava no lixo e essas anotações deram origem ao livro quarto
de despejo o diário de uma favelada este livro foi traduzido em vários idiomas e alçou carolina maria de jesus à categoria de uma das grandes autores da literatura brasileira nascida em uma favela da zona sul de belo horizonte em minas gerais conceição evaristo teve que conciliar os seus estudos com a profissão de empregada doméstica depois que ela se formou ela parece um concurso público no rio de janeiro passou e se mudou para que ele estava e ela prestou vestibular e cursou letras na universidade federal fluminense a sua obra é um verdadeiro retrato da discriminação racial
de gênero e também de classe veja um exemplo de um poema recitado por ela mesma a voz de minha bisavó e com o criança nos porões do navio bom e com o lamentos de uma infância perdida é a voz que minha avó e com obediência aos brancos donos de tudo e a voz de minha mãe ficou baixinho revolta no fundo das cozinhas alheias debaixo das trouxas roupagem fuja dos brancos pelo caminho empoeirado rumo à favela é a minha voz ainda é cole a versos perplexos com rimas de sangue e fome a participação de mulheres a
literatura contemporânea é bem maior do que no passado mas mesmo assim uma pesquisa realizada pela universidade federal de brasília aponta que as mulheres representam apenas trinta por cento dos autores que publicaram livros aqui no brasil até um ano de 2014 e essa realidade não é exclusiva aqui do nosso país não no mundo todo as mulheres ainda são minoria na literatura meus queridos o destaque desta aula foram as autoras brasileiras mas lá na plataforma do se liga você encontra uma aula que fala também de escritores de portugal e também de alturas africanas em língua portuguesa corre
lá e fica mais interativa ainda sobre esse assunto tá ok não deixe de se inscrever no canal de dar um joinha aqui a aula foi boa e também de acionar o sininho das notificações para ficar sempre por dentro do que rola aqui tá ok a gente se vê uma próxima aula até lá
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