o Olá eu sou Marcos Ramon e nesse vídeo hoje eu vou falar sobre a ética em Aristóteles Aristóteles foi um filósofo que viveu aproximadamente entre 384 e322 antes de Cristo Ele foi um discípulo do Platão mais Diferentemente do mestre ele não acreditava na perspectiva de uma ética pautada em valores universais absolutos no sentido pelo menos como Platão atribuir essa perspectiva do absoluto que era a divisão entre o mundo sensível um plano da matéria e o mundo inteligível na interpretação do Platão o bem a ética ela tá prioritariamente nesse plano do inteligível E cabe a gente
aqui no mundo sensível buscar alcançar esses valores que são eternos por Aristóteles por outro lado entende que o campo da ética é um campo é sensualmente humano e logo envolve as circunstâncias sociais da vida humana como todo por isso a entender aqui no caso Aristóteles a condição humana é um elemento determinante é que eu tô mostrando para você um esquema que eu fiz para tentar entender essa complexidade da discussão ética em Aristóteles vou disponibilizar esse arquivo para você poder olhar com calma se você quiser mas eu vou explicando aqui a teoria de Aristóteles a partir
desse esquema então a questão da condição humana é uma questão importante porque na visão de Aristóteles o ser humano é um animal gregário mas não só um animal gregário e também um animal político O que é um animal gregário existem animais que eles vivem em conjunto apenas em momentos específicos e passo a maior parte do tempo isolados não é o caso do ser humano o ser humano tipo de animal gregário que vivem conjunto você já mais vantajoso para o ser humano vivem conjunto do que isso é parado só que mais do que isso o ser
humano também um animal político ele cria condições específicas sociais para viver e uma delas que é importantíssimo é a família EA partir da família gente tem a comunidade política Oi gente pega sonora histórias e seria o caminho ser humano de animal gregário se torna um animal político ele constitui esse ambiente social que a família e da família ele passa a constituir esse ambiente mais amplo que é a comunidade política EA comunidade política se desenvolve em dois aspectos o Ethos e apólices do ponto de vista da polis a gente tem uma série de circunstâncias que cabem
a essa divisão da administração política Então a gente tem um campo dos bens que podem ser bens públicos ou privados a gente tem um campo do espaço físico que também pode ser um espaço físico público e privado a gente tem um campo da administração pública que envolve o trabalho e o lazer existe ao trabalho por necessidade existe também um trabalho por conveniência Lembrando que Aristóteles vive uma época em que existe a condição da escravidão e para ele esse tipo de trabalho manual braçal ele tirava a condição de humanidade do indivíduo e do outro lado daquele
no trabalho a gente tenta meu espaço do Lazer que é o lazer condicionado ou pelas um dos indivíduos ou pela condição social então pessoas diferentes têm circunstâncias diferentes que permitem elas esses Passos lazer ou a própria é a condição do trabalho do lado do Ethos a gente tem de um ponto de vista que o elemento da autoridade que envolve a forma de governo é importante dizer que no caso do Aristóteles ética e política não se separam por completo então por isso que a autoridade está no campo do Ethos e não necessariamente no campo da polis
ou seja atividade burocrática do ponto de vista político é uma atividade ética então autoridade envolve quantos governos são um se são poucos os são muitos e como governos esse governo é justo o corrupto então por exemplo o governo de um de forma justa é uma monarquia mas o governo de um que o governo de maneira corrupta esse governo é uma tirania e a senhora vai fazer uma divisão de todos os elementos estão quando poucos governo quando muitos governo intensa divisão dos tipos de governo eu tenho outro vídeo que eu apresento isso eu vou deixar o
link a descrição desse também caso você quer olhar com mais calma está Divisão das formas de governo na ética na política e ética do Aristóteles e o outro campo do Ethos é o campo da educação e na educação a gente tem uma divisão de três níveis que é a utilidade pensar a utilidade desse propósito da educação pensar o aspecto da ludicidade e pensar também um aspecto da natureza que envolve a psique envolve a práxis e envolve a própria física Entre esses três elementos dentro desse aspecto da natureza da Perspectiva da Educação como elemento da natureza
e a gente entra no campo da ação especificamente o Ethos nos leva para o campo da ação Olha só dizer que toda ação humana é sim somente as ações humanas elas buscam o bem buscam o sumo bem e que a finalidade da vida humana de maneira geral é buscar a felicidade e aí qual conceito de felicidade por isso é uma coisa muito amplo Mas qual é o conceito de felicidade Florestópolis a felicidade O que é atividade virtuosa da música já não se alcança a felicidade fora da virtude nesse sentido ele trata um tema que o
patrão já discuti que está presente no só que eles também que a ideia de que a virtude proporcionam o caminho para felicidade e que sem a virtude não é possível ser de fato feliz então a felicidade é uma atividade virtuosa da alma e aí entra então elemento importante da ética que é divisão das virtudes e por Aristóteles as virtudes se dividem em duas instâncias a gente tem as virtudes intelectuais que são as virtudes de um ano éticas e a gente tem as virtudes Morais que são as virtudes éticas as virtudes intelectuais se dividem em dois
tipos a gente tem o conhecimento das coisas necessárias e o conhecimento de coisas contingentes lembro seguinte uma coisa necessária é uma coisa que não pode deixar de existir não pode deixar de ter uma coisa contingente é uma coisa que a gente pode ter ou não então nós studies intelectuais necessárias ele coloca intuição intelectual a ciência a sabedoria que aqui exatamente o cão tem que entrar a filosofia e nas virtudes intelectuais contingentes ele coloca a arte EA prudência e do continente mais uma vez é uma coisa aqui se você tiver isso é melhor caso você tem
mas você pode viver sem isso então conhecimento da arte e oconhecimento da Prudência EA prudência se divide em três tem virtudes complementares a prudence que são descrição apesp Cássia e o bom conselho a prudência parece uma coisa muito importante porque que ela tá em contingente porque muitas vezes você pode não ter você mesmo a prudência em você como uma virtude adquirida Mas você pode acompanhar pessoas que têm essa virtude Então nesse caso isso já bastaria mas não paga as virtudes necessárias por exemplo você teria que ter essa intuição intelectual a ciência EA sabedoria e a
gente tem um campo das virtudes Morais das virtudes éticas e aqui é importante uma distinção importante as virtudes intelectuais elas podem ser ensinados ensina alguém por exemplo ciências soci a filosofia você ensina alguém adquirir a prudência por meio da experiência do contato com a própria vida e a virtude intelectual ela é adquirida pelo ensino a virtude moral era adquirida pela prática ela não adquirir a pena ensina ela adquirida pela prática porque o conteúdo dela a matéria dessas virtudes são as paixões só que uma coisa que é importante dizer nem toda paixão possui um meio termo
porque caixão no meio termo que que uma Interno tem a ver aqui é que toda virtude na visão de Aristóteles toda virtude moral ela tem um excesso uma falta e o meio-termo EA virtude é exatamente o meio termo essa é uma outra diferença para as virtudes intelectuais as virtudes intelectuais você tem ou você não tem não existe acesso falta meio termo no caso as virtudes Morais você pode estar no excesso você pode estar na falta ou você pode estar no meio termo e o meio termo apenas um meio termo é a virtude só como eu
acabei de falar agorinha nem toda parte o termo então por exemplo mas em que ele vai utilizar inveja a inveja não tem falta de inveja excesso de inveja e meio termo da Inveja A inveja é ruim por ela mesmo então nem todo tipo de paixão é necessariamente uma virtude mas a matéria das virtudes Morais são as paixões é essas que possuem meio termo e aí ele vai entender já que tem a ver com as paixões e tem a ver com as pernas que eu falei que era prática que é pela prática dos atos justos que
se gera uma pessoa justa você já virtude ética se aprende na prática se aprende vivendo essas virtudes e a gente tem também uma Divisão das virtudes éticas assim com a gente tem uma Divisão das virtudes de ano éticos estão a zona oeste que se não mostrei antes se dividem necessárias e contingentes mas a divisão das virtudes éticas Ela é bem mais Ampla Então as virtudes éticas se dividem em irracionais e políticas qual a diferença as virtudes e irracionais são aquelas que não dependem do logos não dependem do contato com outro as virtudes políticas dependem da
relação com os o e as virtudes políticas se dividem em três tipos psicométricos ou seja virtudes que medem a alma que mostram a grandiosidade da pessoa virtudes dialogais que se dão justamente no diálogo e Virtudes especiais porque especiais que elas são difíceis de definir o meio-termo nas virtudes e Racionais eu não vou falar uma por uma que talvez seja um campo aí para um outro vídeo discutir cada uma delas mas cada virtude uma falei tem um excesso uma falta o meu tempo então nas estradas nacionais a gente tem que como exemplo a coragem a coragem
o meio termo dela é a própria virtude como tinha falado antes a falta de coragem é a Covardia é olhar um problema o excesso de coragem é temeridade isso também um problema tem verdade não tem a ver com o ter medo tem verdade Justamente a ausência de medo seja a pessoa que têm excesso de coragem isso pode até parecer uma vantagem mas é um problema que ela pode se colocar em risco de maneira desnecessário colocar outras pessoas em risco então o excesso de coragem muita coragem a pouca coragem ou não por age não tem nenhuma
coragem é ruim também então o meio termo é a própria coragem a temperança por exemplo é a virtude que trata do Prazer físico seja do controle desse elemento do Prazer físico então excesso disso é ruim a falta disso é ruim o meio termo é bom então a falta de temperança leva a pessoa para uma situação é exagerado por exemplo se no caso do comer por exemplo se a pessoa tem temperança ela come aquilo que ela precisa na medida que é correto se ela não tem temperança se ela tá em falta com essa virtude ela vai
comer essa excessivamente vai passar mal não sei o que vai acontecer uma coisa do tipo e o excesso de temperança ruim também porque ela vai ter talvez ele é um cuidado Extremo e isso vai levar ela para um outro ponto então um meio termo da virtude é sempre melhor tem que pensar que as questões políticas que eu falei vão pegar tem um exemplo Darci psicométricas estão ambição ambição interessante porque ela se confunde às vezes com aquele que eu falei antes há da inveja e você tem a inveja é de uma Paixão que não tem meio-termo
a virtude que seria digamos assim próxima disso é ambição diferente da inveja porque a inveja é o seguinte em vez de você tem raiva de alguém você tem ódio de alguém porque essa pessoa tem algo ou tem uma capacidade uma habilidade que você não tem Então imagina um jogador de futebol que eu dei um outro jogador do time Porque ele é o titular o melhor jogador daquele time e você deseja muito mal a ele porque ele joga bem e você não joga tão bem quanto ele isso é diferente da ambição ambição é você por exemplo
ver alguém que tem algo que você não tenha uma capacidade alguma coisa que ela conquistou e você tem a ambição de conquistar isso o meio termo da ambição é bom o excesso de ambição pode se tornar um problema porque você pode ficar talvez enlouquecido por essa busca incessante e nem viver direito bem e a falta de ambição também é ruim o meio termo é bom e assim vale para todas as suas Calma calma virtude mas o acesso de carro pode ser um problema a falta de calma também entendeu então todas as ações vão ter esse
mesmo alimento a mesma coisa nas virtudes de um exemplo a veracidade em potencial mais não têm excesso de verdade como uma coisa ruim tão ruim de novo toda vez tu diz tem meter em excesso e falta então o meio termo da verdade veracidade fala a verdade mas a verdade em excesso pode ser ruim uma pessoa que fala a verdade demais vai ser ruim vai porque manda a senhora mente ou não falar a verdade mais é o jeito como você fala mais uma pessoa que ela conta as verdades para as pessoas de qualquer jeito na maneira
como ela pensa assim então uma pessoa insuportável por outro lado a mentira é também um problema e de novo né todas studies vão encontrar esse mesmo alimento a dificuldade de encontrar o meu termo estar nas virtudes especiais a justiça por exemplo uma discussão desse tipo o quê que define justiça e ele faz todo uma outra divisão do campo da Justiça que eu não vou tratar aqui mas como eu falei talvez fiquem para um outro vídeo Se tiver interesse nisso deixa um comentário nesse vídeo de repente eu faço um outro vídeo detalhando essas virtudes éticas e
inclusive é justiça as virtudes especiais que são mais difíceis de identificar bem mas é isso A ideia é hoje era discutir os ele em geral essa característica geral da perspectiva ética do Aristóteles Espero que você tenha gostado do vídeo que tenha te ajudado de alguma forma compreender melhor a discussão dentro da filosofia de Aristóteles eu vou deixar também na descrição desse vídeo o link para esse esquema que eu estou disponibilizando aqui que eu tô mostrando para você e é isso Obrigado por você me assistir aqui abre a tela diencia até mais tchau tchau E aí
[Música]