A história dos EFEITOS ESPECIAIS no cinema

2.42k views3870 WordsCopy TextShare
Martinsemacento
Depois de tanta espera, eu finalmente estou soltando o meu TCC prático aprovado com 10 na USP em aud...
Video Transcript:
se você foi ao cinema nos últimos anos eu venho capaz que você tenha reparado na extensão dos créditos mas o que exatamente essas milhares de pessoas fazem especialmente em filmes fantásticos que tem dominado Hollywood pela última década a maioria dos nomes dos créditos é de artistas de efeitos especiais para você ter ideia para cada pessoa e um time de foto você tem 18 pessoas em times de efeitos especiais que tem como único objetivo transformar isso aqui nisso aqui filmes como Avatar Avengers parasitas Star Wars e a rede social parasita e a rede social não sou
bem os filmes que a gente espera citar quando a gente fala da presença dos efeitos visuais no cinema São filmes velhos símios e de aparente e transparência acontece que muito desses filmes também é falso o segundo andar da casa de parasita por exemplo não existe nem a rede social o rosto de um dos gêmeos é substituído digitalmente o filme inteiro a gente vive um cinema que na prática isso planta qualquer limitação com uma estria técnica e pós-produção muita pós-produção mas como a gente chegou nisso como se tornou mais fácil criar uma fachada inteira digitalmente do
que simplesmente construir uma casa cenográfica bem para entender a presença dos efeitos visuais do cinema a gente tem que voltar uns bons 100 anos porque eles não são nada de novo há pouco mais de um século atrás em 1895 dois anos depois da invenção do sinetoscópio um homem chamado Alfred Clark criou o primeiro efeito especial da história numa cena ilustrando a decapitação da rainha da Inglaterra claro que parou a filmagem e substituiu a atriz por um manequim que seria decapitado bem aqui ele pousou a filmagem trocou a atriz por um manequim e seguiu rodando muito
como nós fazemos transições hoje em dia tipo assim essa ideia de interromper a filmagem para substituir alguma coisa na cena levou o nome de trucagem e funcionou tão bem no que ela se propôs que a gente continuou usando ela até hoje enquanto o Alfred Clark realmente criou a primeira trocagem o título de pai dos efeitos especiais vai para outro nome Jorge Melies o diretor produziu centenas de pequenos filmes explorando as possibilidades da recém fundada a linguagem cinematográfica manipulando a própria película Mili es criou dezenas de pequenos efeitos especiais clonando objetos decapitando pessoas clonando cabeças decapitadas
enfim ele também criou os primeiros time-lapses transições e foi um dos Pioneiros da animação todas essas técnicas foram usadas em seu filme mais conhecido A Viagem à Lua O que torna beleza importante não é só a variedade de efeitos que ele produziu que é impressionante Mas o que ele significava o cinema não seria só um método de documentar a realidade mas uma linguagem e uma arte em si própria e do nosso ponto de vista sabendo que o cinema e o audiovisual se tornaram é realmente impressionante o qual a frente do seu tempo ele estava o
processo de clonagem de Melies por exemplo só que obtido durante a filmagem Inclusive a curioso pensar como o auge da linguagem cinematográfica de milheza há 100 anos atrás se tornou um lugar comum hoje em dia ninguém fica impressionado por uma trocagem elas são usadas o tempo todo em vídeos de redes sociais que tem uma validade de talvez dois dias segredo revelado galera Talvez um pouco de competitividade artística as mais diversas técnicas surgiram durante os primórdios do cinema match paints ou uso de pinturas em frente à câmera para criar cenas grandiosas surgiram em 1907 foram utilizadas
por décadas quem que hoje a gente chama de tela verde ou a remoção de uma parte da imagem para substituição na pós só foi surgir de fato Em 1927 com Samurais mas a sua origem vem de efeitos que tinham resultados parecidos e já podiam ser vistos em 1903 enquanto esses dois efeitos Eu particularmente importantes eu achei que você deveria ouvir sobre eles o ponto principal é que foi durante a adolescência do cinema que foram construídas as Fundações do que seria o audiovisual moderno o meio capaz de contar histórias muito além da realidade e que faria
isso cada vez melhor Inclusive essa parece uma excelente deixa para te contar que eu estou numa tela azul [Música] nos anos seguintes o desenvolvimento dos efeitos especiais foi um pouco menos interessante Technos novas surgiram como a rotoscopia que consistia em desenhar por cima de um filme para criar animações mais interessante é a corrida para estabelecer grandes estúdios na década de 20 surgiram o Walt Disney Columbia MGM e Warner Brothers todos com objetivo de dominar o mercado de produção de visual para isso empregando os mais fantásticos efeitos especiais e mais grandiosos filmes olha para intolerância do
Griffith de alguns anos antes é a ilustração perfeita do desejo de grandiosidade magnificência do cinema com cenas que contavam com mais de 3 mil figurantes e sete com mais de 90 metros de altura no meio de Los Angeles intolerância é exatamente o que os estúdios queriam ter o maior mais grandioso mais Avassalador filme que teria o maior lucro e a melhor bilheteria todos os anos sempre foi do cinema tentar criar o impossível desde o melias então era Lógico que o desejo de ilust grandeza a companhia exatamente por isso a década de 30 é quando a
gente vê efeitos que visam expandir o que era possível no cinema se o uso da mecânica e das propriedades físicas do filme estabelecer os efeitos visuais como parte do cinema a década de 30 marca o início do que a gente pode chamar de efeitos visuais modernos a proliferação do cinema e a sua expansão como indústria é capaz de gerar lucro acelerou o seu desenvolvimento mas ela também tornou mais difícil a gente atribuir a uma pessoa a um grupo o desenvolvimento de certas técnicas quando a gente vê os primeiros protótipos de tela verde que na época
era uma violetariamente azuis mas é Principalmente uma década voltada a conseguir o máximo possível diretamente na câmera a utilização de miniaturas pinturas projeções e até de processos extremamente oticamente complexos como o processo de chuva todos foram desenvolvidos nessa época impulsionados pelo Desejo dos estúdios de ter o próximo Blockbuster era a corrida espacial do entretenimento o processo de chuva apesar de não ter sido extensamente utilizado exatamente por ser extremamente obrigado é o exemplo perfeito de qual complexos esses efeitos visuais analógicos se tornaram em busca de criar as maiores e mais grandiosas dá uma olhada em frente
à câmera era posicionado um espelho a 45 graus que refletiu uma miniatura e nesse espelho era cortado a uma fresta pelo qual a câmera capitaria a ação dos atores num cenário construído em escala se isso fosse executado perfeitamente o resultado era um cenário grandioso que só seria possível com miniaturas só que com atores de verdade se movimentando E conforme os efeitos evoluíam eles também eram combinados entre si essa cena de King Kong utiliza miniaturas em primeiro plano match patins no fundo da cena Stop Motion para os monstros gigantes e retroprojeção pros atores em live-action todas
ao mesmo tempo pra criar o que na época era a cena mais complexa de efeitos visuais até então durante as duas décadas seguintes os efeitos visuais foram se tornando cada vez mais refinados para da vida histórias cada vez mais ambiciosas cidadão Kennedy 41 Talvez seja o auge desse gênero de efeitos especiais utilizando praticamente todas as técnicas disponíveis na época de metes a projeções de fundo era uma demonstração de uma estria do começo ao fim mas apesar do seu uso incessante de efeitos visuais complexos extremamente bem executados você quer foi indicado ao Oscar de melhores efeitos
especiais cidadão Talvez seja o início do que a gente vive hoje é feito especiais invisíveis que são executados tão bem que eles são praticamente ignorados [Música] pois toda essa inovação havia de parar em algum momento a década de 50 foi marcada exatamente pelo refino de técnicas que já existiu e novidades vieram principalmente na apresentação do cinema mas pouquíssimo por novidades no campo de novos efeitos visuais parece estranho mas em 53 foi lançada a Guerra dos Mundos um Marco na ficção científica aclamado pela crítica e ele apresenta essencialmente só efeitos visuais que já haviam sido feitos
de alguma forma só que melhores a combinação de matches e miniaturas era extremamente bem executada e equivalência de luz entre miniaturas e Setes em tamanho real era praticamente Impecável e mais uma lista de efeitos especiais extremamente bem executados mas nunca novos parecia existir um limite pelo qual miniaturas e composições em câmera não passaria tão facilmente ao invés disso foi uma década na qual cinema teve que Inovar sua apresentação os cinemas Corpus round todo mundo aparelhagem pra distanciar salas de cinema da televisão que apresentava uma grave ameaça aos exibidores os estúdios e principalmente aos filmes de
orçamentos espetaculares e ao cinema Fantástico bem nada aconteceu Até que até light [Música] temos o surgimento dos computadores tudo foi por água abaixo miniaturas lixo espelhos lixo telas verdes a gente pode ficar com as telas verdes metes direto para reciclagem não tão rápido o início da história dos computadores pelo menos para os nossos propósitos foi um pouco menos empolgante os primeiros gráficos gerados por computador estavam muito mais próximos a uma aula de geometria do que qualquer coisa que lembrasse há mas para entender o quão longe a gente chegou a gente tem que entender de quão
longe a gente veio tudo que aparece na tela do seu computador tem que ser interpretado por matemática ainda mais simples geometrias mais complicadas simulações de fluídos tudo tem que ser literalmente calculado a questão aqui na década de 70 como poder computacional disponível na época mesmo que produzir imagens foto realistas fosse Teoricamente possível a execução era impossivelmente complexa e os resultados eram decepcionantemente inferiores ao que podia ser obtido com técnicas que já existiam a décadas como miniatura apesar disso algo clicou parecia ver uma compreensão de que aquilo seria o futuro eventualmente e quantos computadores se desenvolvessem
a qualidade do que eles eram capazes de produzir e acompanharia e acompanhou [Música] só que não tão rápido essa é uma animação chamada andrian walligby 1984 é a primeira animação feita 100% em um computador e esse é um arquivo padrão que vem como Blender um software gratuito chamado Jump shop renderizado em 2022 a diferença fundamental entre eles está no nível de detalhamento e acontece por algo que a gente chama de polígonos não esses polígonos virtuais o que você tá vendo é a representação em polígonos dessa imagem aqui mas polígono significam mais detalhes e mais detalhes
significam mais poder computacional um cubo é bem mais simples do que uma esfera e como um número maior de pontos ou polígonos a gente cria objetos mais e mais complexos até o ponto em que cada polígono é tão pequeno que você não percebe mais que esses objetos maiores nesse mundo virtual são de fato todos compostos por polígonos mas de volta em 1984 sendo a primeira animação da história é feita inteiramente num computador a Lucas filme teve que pegar emprestado por várias noites o supercomputador xampy 48 da kraken Peter Company que emprestou o computador na esperança
de que Lucas filme fosse comprar um deles no final do processo pela bagatela de 15 milhões de dólares não aconteceu O Curioso é que num super computador de 1984 Andrew olibi é tão simples que a gente consegue literalmente contar as arestas que compõem por outro lado quase 50 anos depois nós somos capazes disso essa renderização extremamente velocílio de uma sala de aula foi renderizada em só 7 minutos e meio nesse supercomputador aqui não é o meu supercomputador deu Adoro ele enfim isso não aconteceria por mais 50 anos então de volta a história nós continuamos fazendo
miniaturas por um bom tempo inclusive computadores simplesmente não era o bons o suficiente para fazer tudo e mesmo quando o resultado era satisfatório na maioria das vezes era mais rápido e mais importante mais barato continuar usando miniaturas e médias Além disso computadores tinha um problema fundamental no processo criativo a ação de criar algo nesse ambiente virtual era extremamente impeditivo enquanto hoje a gente consegue fazer alterações e velas Praticamente em tempo real na década de 80 cada alteração podia levar horas para ser visualizada isso dificultava muito o processo criativo para não falar que a maioria dos
animadores programavam o próprio software de animação é daí que eu digo que parecia mais um trabalho de engenharia do que o de fato de um artista de Marlene apesar disso estaria fora de cogitação por mais algumas décadas computadores foram abrindo seu espaço para naves espaciais por exemplo computadores eram uma opção e quanto mais distante da realidade A Referência fosse melhor os computadores se sairiam apesar disso era difícil convencer os estúdios já que coisas feitas a quase 10 Anos Antes com métodos tradicionais continuavam sendo melhores visualmente isso se Manteve assim por quase mais uma década até
1993 com Jurassic Park [Música] foi a primeira vez que imagens geradas por computador foram Integradas com atores humanos criando uma imersão que até então simplesmente não era possível o mais impressionante é o quão bem esses efeitos envelheceram exatamente pela dedicação inteligência com as quais aí LM criou esses efeitos apesar de supercônicos Jurassic Park tem poucos efeitos especiais pouco mais de 60 Takes ou seis minutos do 127 do filme mas de 6 minutos foram escolhidos muito bem o que você tá vendo na tela são praticamente todas as cenas que têm efeitos especiais no filme e se
você assistiu o filme original eu tenho certeza de que você lembra de quase todas aí ele me entendeu que dadas as limitações eles tinham que ser muito particulares com quando e como eles utilizavam esses efeitos por exemplo todas as vezes que a gente vê o t-rex de perto isso é um animatrônico feito em escala a gente só vê realmente um t-rex inteiro feito em cgi quando é necessário no caso principalmente em cenas nas quais o t-rex aparece por inteiro apesar do t-rex é impressionante Talvez o mais impressionante é que o carro nessa cena também é
seja aí essa nem eu esperava a verdade é que mesmo assim eles não são perfeitos molhando bem isso parece realmente real mas é que tá isso faz parte da magia do cinema as coisas não precisam ser perfeitas desde que os efeitos especiais sejam bons o suficiente para não tirá o espectador do filme Tá tudo bem E de 93 para hoje isso continua a verdade olha para a pantera negra por exemplo os efeitos visuais são bem o que você tá vendo na tela menos do que você esperaria para colocar assim e é verdade que isso não
importa Pantera Negra é um filme adorado pelas pessoas que gostam do gênero e você nunca vai ver alguém que não entende ou estuda extensamente sobre efeitos visuais reclamando do filme Como sempre pro cinema é sobre histórias e se a história for bom suficiente isso passa com tranquilidade [Música] 38 anos é bastante tempo e dizer que a diferença entre esses dois filmes é drástica seria um eufemismo mas algo que me fascina nessa transição é como ela aconteceu se durante a maior parte do século XX a gente teve saltos e inovações incríveis a partir da década de
80 nós tivemos uma corrida estávelmente ano após ano o que começou em Jurassic Park se tornou cada vez melhor os efeitos se tornaram melhores e melhores e melhores e melhores Avatar de 2009 aprimoroso visualmente só que diferente de King Kong que tava ligas além de qualquer coisa que tinha sido feito até então seis meses antes de Avatar Michael bem lançou Transformers A Vingança dos Derrotados que independente da análise qualitativa do filme não deixa nada desejar visualmente Inclusive a em meados dos anos 2000 que a habilidade de criar certos efeitos deixa finalmente de ser um limitador
para a produção de filmes Benjamin Button por exemplo deve ser os roteiros comprados pela Universal na década de 80 e as primeiras versões do James Cameron data de 15 anos antes de seu lançamento antes até do grande sucesso de Cameron Titanic numa entrevista com a Entertainment weekly Cameron disse que foram filmes do Peter Jackson King Kong A trilogia do Senhor dos Anéis Mais especificamente que o convencer o de que a tecnologia estava finalmente pronta para Executar Avatar da forma como ele havia Imaginário Essa corrida dos efeitos especiais se alinha muito bem com esse recentemente com
a lei de more que resumidamente diz que o poder computacional aumenta de forma exponencial sim 95 computadores tinham cinco Mega de Ram em 2023 eu não faço ideia do que seja um rosto de serviços e com 32 GB eu não preciso Mas lembra como eu disse que mais detalhes significam mais poder computacional mas polígono significa o mais detalhes e mais detalhes significam mais poder compensacional então além da habilidade de executar visuais cada vez mais complexos outra consequência do desenvolvimento da indústria dos computadores é a acessibilidade a cada ano que passa software hardware se tornam mais
a cessíveis à população geral hoje em dia pequenas produtoras e até entusiastas sozinhos podem produzir o que há alguns anos era limitado a estúdios bilionários ouvindo essas ideias parece Idealista e algo que nunca vai acontecer mas o que você tá vendo na tela é exatamente algo que foi produzido por uma pessoa só um homem chamado ianchuubert E ainda por cima com software gratuito de código aberto de conhecimento estudo e prática lógico mas é pouco mais de uma década sequer era possível colocar clarões em armas sem um computador impeditivamente cara e a gente nem precisa ir
tão longe aqui no Brasil mesmo o produtor de conteúdo jalex é de uma cidade no interior de Minas Gerais My name is jalex aí é muito brazilian Guy na Play Store to you table só com internet um computador o jirenix Aprendeu o efeitos visuais conseguia um emprego na área e hoje trabalha produzindo conteúdo e se o seu primeiro pensamento é imagino o orçamento desse cara o orçamento desse cara é mais ou menos isso 58 reais e mais importante muito tempo isso não é de maneira alguma chacota pelo contrário a existência e o sucesso do canal
do jillex São Testamento acessibilidade e viabilidade de efeitos especiais em contextos onde alguns anos antes talvez a melhor esperança que estivessem trabalhar com efeitos visuais fosse realmente numa adaptação de Crepúsculo com caubóis reflexo extremamente complexos executados por pessoas comuns brilham aos olhos mas efeitos especiais estão em todos os lugares por exemplo Entendes abertos uma simples máscara permite que o microfone seja posicionado de forma ter um som muito melhor do que seria possível se ele tivesse que ser colocado fora de quadro você queria o tempo de uma locação mas tem elementos ali que não fazem sentido
no seu universo como um pouco de conhecimento e não tanto tempo você consegue exatamente o que você queria você pode adicionar clarões em armas substituir o céu adicionar conteúdo em telas ou até criar sabres de luz muito melhores que os originais diga-se de passagem tudo com computador e com um pouco de esforço e por último enquanto a evolução em qualidade visual e no que é possível fazer é marcante também é interessante entender como os processos por trás desses resultados evoluíram em 2001 Esse era o processo de criar uma criatura digital para o filme O Senhor
dos Anéis extremamente técnicos só que com certeza mais intuitivo e artístico do que era na década de 80 por exemplo mas em 2022 os personagens são criados inteiramente no computador com ferramentas de escultura e modelagem que consistem nos mesmos princípios desculpe e argila programas no seu celular são capazes de escanear o mundo criando objetos virtuais em 3D prontos para uso em poucos minutos e com poucos cliques você cria controla luzes posiciona câmeras muda objetos de lugar e controla esse pequeno mundo virtual ao seu bel prazer sem ter que olhar para uma única linha de código
por outro lado o Engenheiros de software hardware desenvolvem produtos especificamente para facilitar a vida desses e não tomam nenhuma parte em de fato produzir o que Você consome no cinema e na realidade tudo isso para dar um foco a palavra artistas é super importante quando a gente fala de efeitos especiais e entender que ele soltou todos lenta e custosamente feitos por pessoas é um processo longo complexo e que gera literalmente milhares de empregos a granularidade exigida pelo cinema hoje em dia é tanta que muitas vezes um artista entra num estúdio e passa anos exclusivamente texturizando
pedras e troncos que vão no fundo da cena tudo isso é feito por alguém cada costura na roupa dos Vingadores cada craquelado nas janelas das casas de parasita foi acrescentado a mão por uma pessoa e o trabalho por trás disso não pode ser ignorado mas especificamente por um artista de efeitos visuais falar que o computador faz os efeitos é que nem falar que uma casa se constrói sozinha porque você usou uma betoneira ao invés de misturar o cimento a mão [Música] por fim seria um absurdo falar de efeitos especiais sem mencionar o presente quem sabe
a pesquisa desse projeto começou em novembro de 2021 E desde então aconteceram tantas coisas no mundo dos efeitos especiais que só para falar de todas elas e do que elas significam para indústria daria para fazer outro vídeo desse tamanho de fake se machine learning foram de uma curiosidade com potencial para serem utilizados em projetos milionários da Disney Olha isso foi praticamente inteiro feito só por um computador tipo sem a pessoa e a criação de imagens usando Inteligência Artificial parece tanto num caminho parecido o Dali o midiarney são capazes de gerar imagens fantásticas com só uma
ou duas linhas de texto A Black de design apresentou o Magic Messi e outras ferramentas aceleradas por Inteligência Artificial como a transcrição automática da Adobe parecem ser o futuro Além disso volumes de LED parecem estar substituindo as telas verdes junto com real and que é basicamente um jogo eles permitem que produtor eles querem ambientes fantásticos em tempo real na qual os atores podem se emergir os diretores de fotografia podem enquadrar e os diretores podem dirigir em tempo real enquanto eles estão no sete sem ter que esperar meses para ver os resultados tudo se move tão
rápido que acrescentar o tal segundo andar numa casa estender uma rua começa a aparecer simples independentemente do que o futuro reserva uma coisa é certa feitos visuais no vô lugar algum então é melhor você começar a olhar para eles com carinho e se você chegou até aqui eu acho que você merece saber aquela tela azul no começo também era mentira eu estou na verdade numa tela verde
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com