e no dia seis de março de 1957 as colônias britânicas da Costa do Ouro relaxante e da togolandia dão seu primeiro passo em direção a libertação do imperialismo com o ato de independência que significava a sobrenome engana esse nome era uma referência ao antigo e Poderoso Império do Gana que existiu na primeira metade do primeiro Milênio da nossa era e do qual etnia majoritária da região da Costa do ouro os Lacan afirmava ter feito parte a escolha do nome engana o novo país era uma forma simbólica de reconexão com passado africano Eu sou Professor Otávio
e hoje a gente vai falar dos antigos impérios e sudaneses de Gana Mali e songai e de como eles criaram a ideia de uma poderosa edad média africana e em primeiro lugar falar de uma idade média africana talvez não seja uma boa ideia o recorte temporal que a gente conhece como Idade Média foi criado para dar conta da história da Europa e de maneira geral evoca imagens que pertencem ao desenvolvimento histórico europeu ainda assim as estruturas políticas africanas que surgiram na bacia do Níger entre os séculos 5º e 17 São comumente entendidas como os melhores
exemplos do que seria uma medievalidade africana e não é para menos já que essas estruturas eram geograficamente extensas eram ricas eram militarizados e eram governadas por um líder divinizado em outras palavras elas eram vistas como reinos e impérios conceito que são facilmente entendidos como medievais por uma historiografia que seja mais eurocentrada com tudo um mundo de diferenças entre uma estrutura como o império do Mali e outra como sacro Império romano-germânico para que a gente defina ambas como medievais apenas por compartilharem o mesmo período histórico por isso para que a gente não meça a história da
África com uma régua do desenvolvimento histórico europeu a gente pode entender as sociedades e culturas da África ocidental Mais especificamente da Bacia do Níger a partir de outros conceitos fala assim muito por exemplo de reinos sudaneses entre aspas porque usar aves costumavam se referir a África ao sul do Saara como Billy a sudam ou Terra dos negros apesar do país moderno Sudão carregar o termo árabe para negro sugando a ideia do aço dando era comumente aplicada muito mais uma faixa Geographic é que hoje a gente entende como sahel um cinturão que vai do Atlântico ao
Mar Vermelho e que cobre a fronteira sul do Saara e a fronteira Norte das Savanas tropicais Mas afinal quem eram as sociedades e culturas que formaram nesses reinos sudaneses ou melhor que se desenvolveram historicamente nublado a sudam apesar da pluralidade étnica da região é comum que a gente dívida a história do sahel Mais especificamente da Bacia do Ninja em três grandes fases políticas a fase de dominação do Gana que vai desde pelo menos o século terceiro da nossa era até o século 12 a fase de dominação do Mali que vai do século 13 até o
século 15 e a fase de dominação de songai que vai do século 15 ao século 16 Apesar de que essa região era habitada por complexa e sociedades de origem linguística mandeh desde o é o primeiro Milênio antes da era comum é no século 3 ou 4 da nossa era que o mini específica o soninho que ganhou proeminência e controle político os o link que são mais norteiem o grupo do sahel e por isso estava em contato constante com os números do Saara esse contato se dava pelo comércio e pela guerra a partir da Conquista islâmica
do norte da África no Século sétimo dromedários se tornam mais populares nas rotas do Saara e isso aumentou o contato comercial entre os nômades e o Sonic essas trocas que eram baseadas em Ouro vindo do Sul e sal vindo do Norte criaram grandes centros urbanos no sahel o que por sua vez aumentou o ímpeto de expansão territorial dos o link a ponto de que a partir do século 19 os autores muçulmanos já conheciam um grande império que se estendia pela jogo do ninja e que era conhecido como gana Ghana Na verdade era o título do
governante e provavelmente vem do termo Sonic para Guerreiro gayana a estrutura política que se convencionou chamar de Império do Gana era também conhecida como alcar uma região Natal mauritânia ou mais precisamente como o agrado que significa a terra dos lago e uso ago eram as altas classes políticas o link de acordo com as tradições orais Sonnen que o agrado o império do Gana foi fundado por um estrangeiro do oriente conhecido como diga-se independentemente da veracidade de dinga se sabemos a capital de o a dado era uma cidade nas proximidades da região de alcar chamada Kombi
saleh relatos de autores muçulmanos Como as bactérias mostram que Kombi saleh era uma cidade dividida em duas zonas sendo um é muçulmana juntando todas essas informações a gente tem uma boa imagem histórica da sociedade soninho que divulgador ela era governada pelo gana título dos líderes guerreiros que afirmavam ser descendentes do mítico de engate se o poder desses ganaz Foi estabelecido na base de uma expansão territorial por conta do Comércio transaariano e consequentemente também na posse dos Campos de Ouro da região especialmente aquele conhecido como bamburro que fica entre os afluentes do Rio Senegal o domínio
do Ouro permitiu piu gana se tornasse cada vez mais poderoso e a partir do seu trono em kumbi saleh ele abre as suas portas também para os muçulmanos queriam habitual a gado desde pelo menos o século sétimo sobre a cultura sua em que no período de um jogador a gente sabe o que nos contam as fontes escritas muçulmanas e Os relatos orais que sobrevivem e na mauritânia na Guiné na gâmbia e no Senegal a gente sabe que o ouro era incorporado no dia a dia da sociedade a gente sabe que é oralidade era fundamental e
que a palavra tinha um poder devido a gente sabe também que apesar do controle do ouro o adu não era a única estrutura política da região outras sociedades locais Como disse lá de tá crua edigal compostas por outras etnias mandeh que não assolem que disputavam a hegemonia na bacia do Ninja e no século 11 a hegemonia advogado cai e outras sociedades preenchem o vácuo de poder uma delas é a sociedade isso e por algumas décadas efetivamente controla logo a dor até que uma outra etnia mandeh os mandinka se expandem e fundo uma estrutura política que
seria ainda maior e mais poderosa do que o agrado o império do Mali de acordo com o e os horários do Mali da Guiné e do Burkina Faso registradas em um conto conhecido como Épico de sundiata Sussu passou a ser governada por um terrível Rei bruxo conhecido como sumanguru kante que possui um balafon mágico isso é um instrumento musical que é um xilofone e feito de cabaça sumanguru é derrotado em 1.235 na batalha adquire na pelo herói do Povo mandinga sundiata keita após essa vitória sundiata se reúne com os nobres mandinka estabelece uma espécie de
Constituição Gover Nativa que substitui o mando tirânico de sumanguru essa constituição foi chamada de kurukan fuga e ela dá origem ao mandem curo fava ou Congregação dos mandar é popularmente conhecida como o império do Mali também conhecido como nirlane que era o nome da capital mande Inca o império do Mali foi a maior estrutura a África ocidental fundado Então por sundiata keita o império do Mali passou por uma sucessão de líderes chamados localmente de mandar esses manos a controlavam o fluxo de ouro nas rotas transaarianas o que trouxe riqueza imensurável para a região o famoso
Mansa Mussa primeiro o décimo humanos a deposição de ata é popularmente reconhecido com a pessoa mais rica que já existiu E os autores árabes do século 14 dizem que em sua peregrinação a Meca Mansa Mussa deixou tanto ouro pelo caminho que o valor desse metal foi desvalorizada no Mediterrâneo toda essa riqueza chamou a atenção de diversos autores e Viajantes especialmente no século 14 Mansa Mussa se tornou tão famoso queria inclusive é representado na carta náutica conhecida como Atlas Catalão e criada pelo cartógrafo maiorquino cresques Abrahão entre o 13 e 15 o império do Mali foi
uma das maiores e mais importantes forças políticas sociais e culturais de toda a África uma lhe contava com um Arrojado sistema de governo regido pelo kurukan fuga e baseado numa complexa estrutura burocrática e permite a humans are delegar poder a governadores chamados de faba e a outros oficiais menores fazendo controle de mandinka pudesse controlar e coletar impostos de uma vasta área assim como doado a voz do manos a era Sagrada e ele falava por meio de um poeta conhecido como Jelly ou grill e também eram os músicos e historiadores da época e que existem na
África ocidental até hoje um detalhe importante é que o poder do mansar era medido não na extensão territorial do seu império já que entre os mandeh as fronteiras são fluidas e definidas pela queda ou assim é de diferentes dinastias e etnias mas sim na quantidade de pessoas que estavam sujeitas ao seu poder humans are era uma figura poderosíssima que funcionava também como símbolo de ancestralidade étnica e coesão social Portanto ele exercia seu poder mantendo em sua posse uma grande quantidade de Servos e escravizadas que por vezes podiam assumir importantes cargos administrativos o mesmo ascender socialmente
outro importante aspecto do Mali é que o governo estabelecido por um de ata se tornou um grande Polo intelectual e cultural da África então um mosquito e outras cidades estratégicas milhares de textos versando sobre história matemática astrologia em vários outros assuntos foram produzidos essa efervescência intelectual não foi restrita ao período de ouro do Mali e se seguiu por séculos e históricos importantes como o tariq al sudam e o tariq ali fatache sendo escritos no século 17 e ao contrário de uma dado que apenas abrigava muçulmanos uma linha e já nasceu como um governo de caráter
islâmico apesar de conservar vários traços tradicionais das crenças e costumes africanos como a importância da oralidade da palavra e da no centralidade apesar de ter se mantido como um polo cultural por séculos uma lhe passou a enfrentar problemas na manutenção da hegemonia política Por volta do século 15 os mandinka estavam cada vez mais cercados por sociedades políticas em ascensão como uso de Orloff e os furos mas foram os songhai liderados por sunni ali que tomaram a hegemonia do Mali soniele reinou entre 1464 em 1492 e em seu governo ele capim e antes cidades mandinka como
tombuctu egener os mandinka Assim como estou em que continuavam existindo mas agora sem a mesma dimensão de autoridade a estrutura política que foi deixado para os une ali conhecida como Império songhai seria tão grande quanto o império do Mali mas não se manter hegemônica por muito tempo no final do século 16 os songhai perderiam quase toda a sua autoridade diante do Marrocos e de outras sociedades da própria África ocidental diante dessa narrativa dos entre "império e sudaneses dessas grandes sociedades que se formaram na bacia do Ninja e prosperaram através do controle comercial do Ouro a
gente pode entender algumas coisas sobre história da África e questionar mais uma vez aquela ideia de uma África medieval em primeiro lugar apesar da historiografia tentar criar uma linha temporal baseada na o Nações imperiais isso é Império do Ghana Império do Mali e Império songhai a gente vê que na verdade o que há é uma flui da troca de autoridade étnica entre diferentes grupos Manda primeiro isso link depois os mandinka depois os songhai Apesar dessa sucessão de poder que tinha muito a ver com quem controlava as minas de Ouro da África ocidental todos esses grupos
coexistiram ao mesmo tempo e continuarão existindo depois de perderem a hegemonia o sonho em que de alcar e Kombi saleh não desapareceram diante dos mandinka de Eliane e Jennifer e os mandinka de Eliane e G né não desapareceram diante dos songhai degrau o tempo dos impérios sudaneses não é portanto uma janela que separa a antiguidade EA modernidade mas é na verdade um contexto econômico o mais conhecido com a idade média europeia um grande exemplo de como essa temporalidade da história da África não pode ser comparada com aquela da Europa é que mesmo diante do imperialismo
do século 19 e 20 várias dessas sociedades os seus cargos antigos e seus costumes e suas tradições orais existem até hoje na Guiné no Mali e Burkina Faso no Senegal e por toda a região da Bacia do Ninja um outro alimento que ajuda a gente a ver o período nos impele a estudar nesses como um contexto econômico e não apenas como recorte cronológico intermediário é o fato de Cristo o link os mandingas e os songhai se destacam politicamente por conta do controle do Ouro mas muitos outros entre aspas impérios circundam gana Mali E songai então
quando a costa do Ouro se torna gana no século 20 esse nome não em uma tentativa de recuperar um passado medieval mas sim uma forma simbólica de reclamar uma tradição tipicamente africana marcada pela soberania e pelas tradições étnicas essa discussão foi feita a partir da divisão política tradicional entre gana Mali e songai e teve como ideias fundamentais a narrativa histórica africana a permanência de tradições locais a importância dos grupos étnicos culturais e sociais para que a gente entenda essa história africana e não acho que estamos falando simplesmente de uma idade média na África porque isso
ignora justamente as permanências das tradições e das sociabilidades manda a bibliografia de apoio para essa discussão está na tela e também está disponível no para o leite da nossa disciplina de História da África não muito o e bom cesto