Roda Viva | José Wilker | 1996

59.69k views13220 WordsCopy TextShare
Roda Viva
Recebemos no Roda Viva, em 1996, o ator José Wilker. José Wilker nasceu à meia-noite do dia 20 de a...
Video Transcript:
[Música] boa noite ele está lançando o livro como deixar um relógio emocionado e será antônio conselheiro o cinema nacional no centro do roda viva está josé wilker josé viu que nasceu a meia-noite do dia 20 de agosto de 1947 em juazeiro do norte no ceará passou a adolescência em recife e foi parar no rio de janeiro onde está até hoje ator diretor produtor e escritor e apresentador além de colunista do jornal do brasil e crítico de cinema aliás amante de cinema entre as várias novelas da carreira ele foi o mundinho falcão em gabriela viveu o
roque santeiro participou de um salvador da pátria final feliz e interpretou o coronel belarmino em renascer mas menos sérios se destacou no papel de um banqueiro em anos rebeldes no teatro outra paixão nessa vida de poligamia com as artes dirigiu e atuou em dezenas de peças já houve época em que josé wilker filmava em hollywood dirigir uma casa de cultura e uma peça de teatro no rio de janeiro ao mesmo tempo em que negociava papéis em novelas josé wilker trabalha em novo projeto logo ele aparecerá como antônio conselheiro no filme canudos de sérgio rezende bem
para entrevistar essa noite o josé wilker e nós convidamos o diretor de teatro ulysses cruz a lorena calábria apresentadora do programa metrópolis daqui da tv cultura o escritor evangelo editor executivo do jornal da tarde o cineasta ugo georgetti diretor de filmes comerciais e também do filme sábado considerado um dos melhores filmes brasileiros nos últimos tempos e o amir labaki que é crítico de cinema e diretor do festival é tudo verdade crítico de cinema da folha de são paulo o roda viva transmitido em rede nacional com 150 outras emissoras de 21 estados brasileiros você também pode
participar desse programa fazendo as suas perguntas que padre josé wilker pelo telefone 252 6 525 252 6 525 se você preferir enviar as suas perguntas por escrito use o fax 8 7 434 5 487 4 345 quanto boa noite josé boa noite bom você como nós precisamos apresentar só para você está lançando o livro como deixar um relógio emocionado estou aqui mostrando pela livraria escrita e uma coisa bom gente já vem acompanhando você escrevendo sobre sobre cinema no jornal do brasil essa coisa toda hora da onde veio a idéia de você escrever que quem partiu
a idéia é você já tinha vontade de escrever sobre cinema olha eu comecei a escrever é desde que comecei a trabalhar como ator porque o grupo com comecei a trabalhar era um grupo que fazia um tipo de teatro para o qual não havia repertório a gente fazer teatro é como uma espécie de suporte principal organização de adultos e como uma espécie de suporte para campanhas políticas quando a raios e e pernambuco a tomou posse na prefeitura ele criou uma coisa chamada movimento de cultura popular e o teatro é um setor deste movimento então por que
a gente tinha que contar não havia dramaturgia então a gente escrevia dirigia fazia cenografia fazer o figurino e infelizmente não era a platéia daí é s não deixei de escrever nesse tempo todo mas só prateado quando me convidaram para escrever é regularmente para o jornal eu passei por um período de 12 meses em crise para decidir se eu topava não na medida em que o teatro atualmente o percurso dez anos da minha vida fazendo escrevendo uma peça e o jornal como uma coluna por semana vai chegando à quinta feira vai ficando desespero porque você tem
que descobrir o assunto você tem que montar o assunto botar aqui ó de associar que o cinema mas agora de uns tempos pra cá mesmo quando tem dificuldade em encontrar o tom a frase inicial tem sido um grande prazer para mim escrever tem sido uma forma de botão em ordem o que eu penso ou isopor de natal vez o que eu pergunto isso acabou me ajudando a escrever para teatro hoje demora um pouco menos que dez anos não precisou a peça de teatro você você notou anuncio que é quase uma crônica no que você usa
um filme pra falar de coisas que te interessam em geral ou sobre teatro extremo para tal relato em passagem sua vida que você acha que vai valer é vale a pena recordar o relacionar com personagens de cinema essa coisa toda você acha que o que o escrever sobre cinema já que temos aqui críticos dessa coisa toda que é sempre é uma coisa polêmica que você acha que escrever sobre cinema faz sentido escrever sobre cinema olha eu acho que faz sentido fazer cinema e o fazer cinema implica em criticar cinema interpretar dirigir cinema e assistir cinema
daí faz sentido escrever sobre sim agora o nome minha intenção primeira ou escrever as crônicas as críticas de cinema entender o país eu acho que através do cinema eu posso entender minimamente o que acontece aqui no brasil e acho que eu posso entender do brasil compreender alguns meses até perdoado se você acha que o cinema feito hoje no brasil ele compreende esse brasil mostra brasil por uma crítica na folha foi parece infinito que fez uma destruiu essa idéia de que o cinema brasileiro ela pula ressurgiu total elas estavam sendo talvez sábado 07 e alguns poucos
e fala que essa produção toda não tem nada que ver com o brasil eu acho eu lia o comentário dela eu achei um pouco impaciente o comentário é mas eu acho o seguinte é a gente está num momento de reavaliação é docente do mesmo de cinema aqui pra gente é eu acho que se ele não letivo até agora nos últimos 23 anos ele vai parecer refletir sim há no nosso cinema vive um problema estranho os americanos quando a televisão chegou lá é já tinha um cinema sólido um cinema forte e importante como a dramaturgia muito
bem articulada muito bem armada uma gramática cinematográfica muito claro e assim por diante coube à televisão emita então cinema americano televisão americana e imitava se inspiravam cinema americano nas suas mais variadas formas no brasil a gente passou por um período é de surtos em que o cinema é vinha evitando os cassinos e aqui ele tenta limitar a produção americana e de repente surge a televisão e com a televisão que se tornou forte no brasil com a ditadura surge uma repressão imensa com relação ao cinema à literatura a tudo é tão cinema ficou alegórico durante o
período ea televisão passou a trabalhar com o melodrama passou a trabalhar com com formas ela ocupa um espaço muito grande na dramaturgia com o melodrama cabe acho hoje o cinema para não ter que limitar televisão e perder o que o cinema quiser fazer um melodrama que a televisão faz ele vai perder parte do histórico partido para compreender o país a um espaço que eu acho que foi cedido para o cinema e que deve ser conquistado pelo cinema é o espaço de compreender e contar o país para o país o brasil conhece muito pouco o brasil
esse é um serviço que não pode prestar esse nível de diversão mesmo e que o cinema seja uma escola uma aula aquela chatura de contar quem foi a b c ou d é diversão mas nesse nessa diversão eu acho que o espaço de contar o país a impor cinema usar o anúncio hoje de chegar de petrolina uma e meia da tarde depois de ter rodado o último take da guerra não quero o meu último tempo o filme ainda continua até o final dessa semana você já viu alguma coisa qo já olha eu acho que canudos
modéstia à parte tem tudo para ser um dos filmes mais importantes já feitos no brasil o filme parte de um roteiro do sérgio guedes ele paulo ao muito bom uma produção cuidada deve mandar mariza leão e com o elenco escolhido a minha presença é de primeiríssima linha eu vi tive a felicidade de ver o trabalho do paulo betty marieta severo cláudia abreu zé de abreu tonico pereira no seu melhor como eu jamais tinha visto nenhum deles uma fotografia de antónio luís mendes absolutamente genial e o que é incrível uma cenografia claudio peixoto que é quase
iniciante em cinema primoroso zé rima do cuidado assim do mínimo detalhe até o ponto maior pois se construiu canudos inteira igrejas cemitérios casas interiores e exteriores e ontem a gente estava sofrendo muito triste porque em 111 é agente destruiu um canudo ontem a cidade foi construída e ficou durante seis meses sendo o xodó de todo mundo ontem foi incendiada explodida como aconteceu agora de fato aconteceu há 100 anos atrás que se preparou do antônio conselheiro o ator depois eu me preparo da forma mais maluca como ator porque eu vou pelo cheiro pela onco eu vou
pelo som da voz que encontra cena comigo eu li muito sobre canudos eu leio muito sobre canudos há muito tempo agora somando as leituras e houve aqui uma mente a outra seria uma peça sobre tudo isso e nunca canudos uma peça ela não está concluída ele pode ir desde a transmissão e mudou alguma coisa você se preparar do filme o que aprendeu coisas que eles gostam da peça hoje está bem alterada pela pelo contato com o filme eu ouvi por exemplo de algumas pessoas pesquisadoras conhecedoras do concelho canudos ele falava muito baixo depois o vídeo
e outra que ele falava muito alto depois de ouvir uma pessoa dizer que ele jamais encararam ninguém nos olhos depois o vídeo e outra que encarava os olhos e lavar as pessoas e assim por diante de algumas que ele era mulato outras que ele era pretas que ele era branco outras que ele tinha uma barba menor que digamos quatro centímetros é eu vi as informações as mais variadas então para não mentir ninguém eu sou nem todas elas deduzir como eu consegui traduzir então o concurseiro falar alto e baixo ele olhe não olha com ele tem
é de uma certa maneira eu sou meio todas as informações que eu pude é é conseguir sobre a figura foi fazendo agora quando você ouve a câmera o diretor fala a ação as teorias todas vão pro inferno porque não há tempo de você construir nenhuma teoria pra nada você faz simplesmente me lembro que fazendo o homem da capa preta é eu vi o tenório conhecido tenório eu estava numa sala da casa de dado uma filha dele no leblon no rio e foi apresentado assim entrou tenório de capa preta chapéu preto armado com metralhadora ela a
capa vermelha e preta me apontando assim falou comigo assim que ele tomou um tiro nesse dele não lembrava mas ele queria fazer só isso mas é assim eu falei pô esse cara humilde água e daí pra frente eu desistir de de tentar imitar o tenor até porque não sou capaz de imitar ninguém eu sou desqualificado para evitar qualquer pessoa não se pode escutar aqui de português josé sócrates perguntar uma coisa é um ator hoje em dia ele deve ser fundamentalmente um artista ou um carisma soja basta não eu acho que um carisma só não basta
não eu chamo talvez talento seria por aí eu acho que você que as pessoas tenham talento a gente percebe você soltar um um interessado em teatro no palco pelo lugar que ocupava a fao se descobre seu caráter não tem talento em geral um cara que que nasceu para aquele espaço ocupa o centro melhor do palco imediatamente agora o talento sem informação não serve porque você até não sabe como usar você você usa mal você diz pontuou que tem que ser pontuado você tira música de onde tem que ter música você tira um ritmo de tem
que ter ritmo acredita-se muito hoje que basta querer não eu acho que o talento sem alimentação da informação o talento que não se informa é um talento fadado a ter uma vida curtíssima agora zero dizem que o que não há mal atua mal aos diretores aproveitando polícia aqui o que você acha dessa dessa dessa teoria eu acho que é uma teoria o costolo porque eu acho que há muitos atores é atores péssimos e diretores péssimo isso quer dizer é não não acredito por exemplo o diretor consiga retirar de um poço sem fundo sem talento em
um resultado maravilhoso não é possível a menos que o diretor que ele exibiu outra coisa além do ator seja o próprio talento do diretor ele pode enfeitar cena com que ele quiser por velas aqui uma música mais alto uma bela cenografia da a cabeça né porque faz se o que fizer está acontecendo o espetáculo acredito que a população discuta isso que você acabou de dizer eu imito português eu não faço esse tipo de coisa me leva a pensar o seguinte a uma opinião difundida em que o sotaque por exemplo do que o ator faz um
filme uma novela sotaques regionais são extremamente impróprios às vezes o próprio modo de andar do personagem o ator é geralmente urbano personagem rural o ator continua não andando e se movendo como se estivesse no meio que não é do personagem você concorda com isso com isso com essa opinião pública generalizada de que os sotaques quando são fez no cinema na televisão brasileira são completamente impróprias quando eu nasci em juazeiro do norte era eu conheço o nordeste inteiro estou sempre viajando por lá e eu tenho a maior curiosidade em saber que cidade se fala o sotaque
que ouço com freqüência na televisão eu não conheço essas cidades está nessa região é uma ficção foi verdade é como outra qualquer não é só você ver no cinema americano de repente o ator faz um sotaque é pertinente numa determinada região e fazer de maneira absolutamente fiel e muito bem aumentam parte maior da coisa veja bem eu acho que o sotaque da representação e um sotaque devo dizer muito mais respeito a alma da personagem a a a condição social dela que a música que fica aqui fica reduzido o sotaque que vem usando se você por
exemplo falar a barra já vai quebrar você não tem que falar barra vai cuidar porque a barra vai quebrar já é uma construção nordestina por excelência significa aurora vai nascer o sol raiá existem é determinadas construções gramaticais da linguagem nordestina existem tiques de linguagem existem sinais de linguagem que eu acho que é o que deve ser pesquisado é no rio se fala pô em compensação na paraíba se fala pronto o pronto acabou e não precisa falar é bom essa bobagem porque isso não é sotaque isso é uma ficção que foi inventada que eu acho que
de vez em quando serve muito bem a a a encenação que se pretende lá aquele espetáculo não é soltar por exemplo forró está fazendo um italiano como é que você eu dirigir uma peça chamada sábado domingo segunda do eduardo de filippo foi um grande sucesso com a yara amaral e o phantom é de certa e era uma peça passada num fim de semana em nápoles e o que eu queria dos atores insiste imensamente com eles é que em um deles tentar se pronunciar qualquer dos jargões e se aprendeu é como sendo de italianos eu achava
que havia uma música na no temperamento das personagens havia um ritmo interno desejo das personagens ia levar a um resultado que parece que kia é é parecer que eles eram napolitanos a um calor há um sentimento a um tempo de vigorar até mesmo físico na comunicação entre as pessoas que é típica de napoli que tipifica da itália e que é muito mais atraente muito mais italiano para o brasileiro representando que a gente ficar peru não terá espanhol né é é emprego senhor bambina cabia e que não é não serve a representação no caso do italiano
do farol ou tentando fazer isso quer dizer aqui e ali tem uma frase em italiano tipo coisa devo fary mas é em toda a todo o trabalho de construção é agora quando vai fazer não tem nada disso de origem pode acontecer o presidente está você solta a franga mesmo rítmo menor me polêmica mas teve muita repercussão no jornal do brasil e muita gente sentiu atingida quando você fala da péssima qualidade dos roteiros brasileiros dos times brasileiros e aí eu te pergunto o que falta neste roteiro porque eles são tão ruins que ensina muito fácil jogar
a culpa só nos roteiros quando tem assim atores que não sabe representar o cinema ou que vem com toda aquela importação de atr ao mesma coisa mais coloquial de tv e diretores também que não são preparados para dirigir esses atores do cinema ele é mais ou menos uma unanimidade o fato de que nós temos uma fotografia de cinema de extraordinária qualidade fortalecendo assim que trabalham fora do câncer uma brincadeira antigamente que agentes e do cmdca fotografia genial que uma porcaria eu acho que que a gente tem deficiências e todos os lugares do mundo têm deficiências
em áreas têm um tempo mais ou menos mas tem eu acho que ter os dos filmes brasileiros com grande regularidade tem uma gramática cinematográfica pobre agora não é pobre só porque o roteirista e qualificado é pobre porque a gente também enfrenta problemas gravíssimos de produção que não são diferentes dos americanos oea italianos o windows não há soluções nós de que são pobres porque não tem grana em geral então às vezes acontece de um roteiro na origem deles é primoroso e a realização desse roteiro é uma bobagem você enfrenta dificuldades de bom eu preciso eu me
lembro que a gente fazendo bye bye brasil queria filmar seca não existe nada mais estimulante para chuva que uma câmera de cinema onde o kaká colocar câmeras chovia e quando chove no sertão bastante incrível país verde a tudo bem nós ficamos quase quatro meses na expectativa de chegar num canto colocar a câmera e fuma seca boa tava se a câmera e sumia resultado a gente que tinha o lado uma sequência é inscrita absolutamente genial a ser certa fez a seca em são gonçalo e niterói tentando esconder com artifícios o verde mas josé de qualquer maneira
você não acha que a figura do do roteirista desempenha um papel pequeno ainda no cinema brasileiro devia desempenhar um papel maior agora é difícil você querer que haja roteiristas no brasil quando a nossa profissão é tão eddy ohis passa né você faz o filme hoje da espera mais dois anos para fazer assim por diante depois a gente no brasil de uma certa tendência a assumir como nossa a linguagem europeia de cinema que fez um filme autoral então em geral o diretor é o próprio roteirista não há uma formação de profissionais também é bom eu acredito
que alguns diretores sejam ou não sejam bons roteiristas o kaká é um bom roteirista de cinema eu eu vi alguma alguma coisa fiz 34 do catar e sei que não vou manter essa de cinema mas eu já li roteiros assustadoramente ruins e com isso mesmo em português um tipo estranho com x ele vai estar produtor também na cabeça mas a teoria do autor há tanto do estímulo à formação do roteirista quanto também estimulou a figura do produtor que é fundamental no cinema do mundo inteiro durante muito tempo ser produtor é só o cara que arrumar
um dinheiro de onde não há uma política de formação isso parece que começou a mudar eo ea marisa leão por exemplo trabalhando como sérgio achou um pouco isso eu queria fazer outra pergunta mexendo um pouco com esta teoria do autor em gramado esse ano estava lá com 11 tendo dois papéis uns eram espécie de apresentador de luxo nunca foi gravada e apresentada como a você e eu estava lá estavam também seu livro uma das rotas procurando o festival é que com o crítico a gente não vai ter e não critico a gente não virou para
o outro e falou talentoso esse menino que está apresentando ele é um animal cinematográfico vou falar pra ele que tem de fazer-se lembro se houve essa história é e eu creio que muita gente anos no livro você tem várias crônicas que você conta como você cuida da criança já tem uma ligação muito forte com o tema como espectador e querendo fazer cinema da onde preta onde um pouco em sua primeira pergunta segundo se você pergunta se você não se sente também muito ao todo os filmes que você faz como ator que você escreve o filme
quanto a cara com seu corpo no cinema é coisa do cinema é um acaso eu lembro que muito criança um dia eu fui levado pelas minhas tias pra ver cinema em fortaleza gente ia de de ônibus de juazeiro que nos sub será até fortaleza e eu uma semana vi dois filmes que eu não entendi muito bem o que quer aquilo mas que me deixaram fascinado arroz amargo e amanhã será tarde de mais um piano direito ea partir de então aquilo passou a ser um eu não podia viver sem a perspectiva de voltar a assistir aquele
negócio finalmente abriu cinema juazeiro e e e só funcionava nos fins de semana não quero falar religiosamente assistindo aquilo que comecei a inventar os meus filmes eu pegar a sobra fotograma do lado do cinema pegava no chão ia pra casa ea gente inventou o sistema de projeção com caixa de sapato uma lâmpada dessas transparência da água uma lanterna sobre fotograma eu estou contando os filmes é evidente foi tomando espaço que foi tomando foi ganhando espaço na minha vida é eu tenho até hoje uma certa dificuldade de teatro porque eu fico na platéia representando eu tenho
um imberbe falantes ontem eu também tenho o mesmo pânico do ator esquecer a falecida eu fico com a peça inteira torcendo pra acertar nenhum angustiante e cinema não tenho isso eu vou em barco numa boa e el mundo quer dizer o mundo é uma viagem ao redor do mundo você faz em duas horas de projeção é que não tem preço não tem preço que a gente conhece gente lugar impressionante cantor entendendo você gosta mais de fazer cinema do que um não mais ligado nisso tenho orgulho de ver cinema agora pode fazer televisão vai fazer teatro
muito agora o ator geralmente prefere fazer teatro que não tenha reforma do teatro são meios diferentes só para que completando que você perguntou são meios diferentes se você quiser fazer televisão como faz cinema para a mata e visão e vice versa a televisão exige de você uma profunda superficialidade na construção de personagem e isso é um desafio isso é muito difícil de fazer o cinema e quando te projeta do tamanho que projetar na tela além de latvala a alma você tem que ter um controle do que você tem pra contar um imenso senão você conta
mais ou menos do que você deve contar então a gente como ator eu acho que escreve os filmes se inscreve na medida em que você consegue entender o que o diretor diz ele diz palavras você traz dois na medida em que o cara leu o texto texto é ruína texto não é nada enquanto ele não é dito enquanto não se transforma numa ação na história física do personagem ele é uma ruína ele tem que ser ratificado e o teatro é outra história no teatro trabalho segundo plano geral mas eu tenho que fazer com os apis
eu tenho que trazer o espectador por meu olho mesmo que seja na última fila e esse é um outro trabalho desafiador eu acho que são formas diferentes quando o cara escolhe em geral e tem escolhido muito no pequeno varejo à imprensa que collor televisão o caso escolha o sucesso prefiro isso mais um sucesso antes da experiência uma bobagem zé você escreveu uma peça que existe e me lembro de que sair fascinado do teatro é naquela época eu fazia teatro relação ao espectador chamava se a china azul é aquele autor de teatro daquela época onde ele
está hoje naquela época é difícil as pessoas querem remontar a china e eu não desço porque acho que quer uma peça daquela época daquele tempo e acontece que eu deva rubens correia ela foi escrita assim que moravam no apartamento tinha um é em panela e um homem sempre visitar gente e eu descrevia jogava fora escrevi a jogar lá fora de repente o teatro ipanema estava vivendo uma crise porque hoje é dia de rock estreou não era um sucesso de imediato só foi dois meses depois esse que montar outra peça pra colocar de imediato não tinha
peça de roupa e falou vamos fazer essa e me deu o texto que tinha escrito que depois em ordem o título inclusive é de ídolos a china azul o título que ele escolheu para a peça e eu lhe falei isso ela foi o que significa isso aqui ea gente ficou um ano ensaiando a peça e escrevendo durante um ano mas agora muito daquele período muito daquela gente é muito daquela cabeça é muito deserto de que a peça não é muito a cultura das drogas mas não eram 60 optem por volta de 50 e 60 já
naquela época tinha uma função política muito forte a gente quer de outra geração ou falar hoje muitas histórias né e hoje em dia parece que a classe artística mais acomodado não sei você podia falar pra gente ou então é ele perdeu essa função política porque existem outros meios que ajudem nesse sentido e até o povo mesmo vai pra rua e e age acho que aconteceu como é que era o que ficou nessa época eu acho que a gente até em meados de 70 acreditava que com uma obra de arte podia mudar o mundo com um
conhecido obviamente com a peça de teatro pudesse alterar a ordem geral das coisas mudar o mundo mesmo ea gente fazia teatro cinema e até televisão a gente fez é com esta fé é com essa expectativa de que ao final daquela representação quase sempre solene uma missa um ritual as pessoas saíssem dali absolutamente renovadas é revoltadas revolucionadas acho que essa essa esperança fé a gente perdeu e caminha junto com essa perda de fé o surgimento de uma jovem de classe média artística ascendente o que é meio pa tem é você quer dizer com essa jovem classe
média jovens de classe média estão fazendo teatro meio por moda ou não dentro que tem ainda muita gente que faça teatro movida por uma fé imensa por uma esperança enorme na criação artística assim mas eu acho que até perseguindo o espírito geral do país da classe média do país e claro as pessoas estão muito a vida de sucesso financeiro é de sucesso antes da experiência hoje é com número significativo de atores é não há a menor possibilidade de você acreditar que ele vai perder tempo aprendendo ele quer de imediato seu grande sucesso nacional josé ela
consegue aprovar um pouco mas consegue proposta de uma coisa muito interessante no seu 11 uma das suas crônicas você fala comparava autoral rebelde e você diz d2 eu não tô reproduzir tocando de cabeça você diz que é não acredita o ator que não possa que não surpreenda e dá pra você falar um pouco sobre isso quer dizer um porque o ator que não é que não surpreende você não acredita nesse sentido da rebeldia é porque não acho que representar ser essa coisa mimética esta uma se maquiar que ficou moda e por uns tempos eu não
acredito que o ator teria que ser natural o pior elogio que pode me fazer dizer se está muito natural eu não sou natural ou artificial eu minto a minha profissão em ti e convencer as pessoas a ponto de fazer chorar porque o mito é verdade então isso exige é que o ator pense se ele pensa ele descobre nas palavras um valor que eu não sabia que elas tinham ele descobre uma frase um sentimento um significado que eu desconhecia ele só lhe interessa quando ele assim pra ver um cara fazendo o que todo mundo faz no
cotidiano fica em casa e vejo minha empregada é muito interessante é muito atraente nesse sentido mas não é teatral a representação não se dá na minha opinião nesse espaço de banalidade embora a banalidade tenha o seu espaço como você dirigindo então há uma troca muito grande já que você valoriza tanto o ator valoriza também o texto eu sou mex e filha teve como diretor porque eu sou obcecado ao ponto de sair a letra quanto eu acho por exemplo que o enunciado determinados és uma palavra numa frase corrompe o sentido da frase não for daquela forma
é é obsessivamente acho que a gente tem que buscar em cada palavra que a gente tem para dizer numa cena os significados mais o cool mais misteriosos que ela contém o significado explícito o significado mais evidente não me interessa na representação em qualquer veículo e como que você é com um diretor que exigia esse trabalho você eu sou extremamente paciente ou a pessoa que se ninguém gritar comigo se ninguém deu um berro comigo eu fico 12 horas batalhando contra o som legal do é a frase disciplina eu acho que inventou que você tente você tem
problemas muito que tem um problema comigo é quase uma alta direção então quer dizer quando o diretor não tinha exige isso você próprio se cobra ou age dessa maneira não é falta de necessidade de trabalhar com diretores que me ensinaram isso e eu acho que quando de repente é a gente não não tem essa felicidade a gente tem que correr ao a memória ao passarem de sua escolha ao ceará pelo secel sul kaká no brunão diretor exigente nesse sentido que quando não é você deixa ele perceber que você está se auto dirigindo você é um
bom acordo com o diretor de repente muda esse espaço de dirigir não presta atenção nele não ele fica lá e eu aqui cada um fazendo o seu josé queria que você usará seu poder de síntese porque você tem como grande ator que é para me dizerem uma palavra o qual é a principal qualidade de um diretor para você objetividade o diretor tem que me dizer a palavra certa na hora certa e me confundi com quem você não tem um filho dele você adorou a ter liberdade famoso em veneza e ele falando sobre direção faz ligação
em cinema em particular estava me falou uma coisa que ele não é ele não adianta os atores a o roteiro do filme sequer do argumento que vai acontecer exatamente por conta desse fator surpresa que estava atacando agora a idéia dele é que o ator quando sabe o que vai acontecer vai interpretar uma cena acontecerá quartas e na quinta semana posterior isso um pouco a quebra o fecha portas a interpretação do ator ainda frescos o mercado cada uma das cenas perguntas e não negou que seria seu direito de decidir pelo calote após a gente estabelece acordos
de viver e vai seguindo esses acordos a gente fez uma peça no teatro ipanema chamado ensaio selvagem josé vicente da seguinte maneira o ruben escorrer diretor reuniu o elenco distribuiu o texto e falou o seguinte daqui um mês a gente se vê decore e foi embora um mês depois a gente viu ele começou a marcar a ensaiar a peça do fim para o começo é um jeito quer dizer no momento em que você aceita o acordo de ver dessa forma você vai correndo os riscos e claro que dessa forma do keynote aí pode ser mais
difícil pra mim seguramente um pouco melhor mas aceita o acordo a gente vai e vai então fixou o que é desesperante eu acho que pra tocar o diretor e autor é quando se altera no meio do percurso acordo que estabeleceu antes a gente perde o chão e quando perde o chão dá pra caminhar mais e sair catando cavaco não dá pra levantar legal de um minutinho porque eu não fizer nenhuma pergunta dos nossos telespectadores está chegando aqui um monte de gente que gostaria de perguntar a josé agora tem aqui vários factos é perguntando sobre a
sua semelhança com o técnico prevê que é de são paulo bom isso você já percebeu como ator jack nicholson está incorporado em você vários outros estão falando é semelhante é essa eu acho ótimo ator quer dizer melhor parecer com ele do que pode ser com o sevilla mas ai não eu acho que são métodos tão diferentes acho que a coisa mais física é nunca parei pra sair pra pensar nessa coisa não mas acho que em alguns filmes assim foi o que li batman ele tem um jeito meio parecido com o que eu gostaria de ter
como ator você você considera o um dos atores paradigmas vamos assim pra você de não pra mim não sabe por quê é gozado né a minha na minha formação eu tenho aí tem claro al pacino de niro é o de brancos ano marlon brando tem agora os atores que ficam sempre vem à cabeça são os atores mais antigos tipo de jonglei já existiu a jac palas que douglas por uma casta sabe a minha minha infância minha meu contato com a representação em um pouco nessa gente que é absolutamente intocável é um cara que tem um
vínculo que não desmonta o penteado que nunca o chapéu pela casa quer dizer esse ideal de perfeição que vem da minha infância me influencia mais do que essas experiências é mais moderno até porque de vez em quando fica enlouquecido com o tal do actor's studio e essa psicologia não suporta psicologia para representar eu tenho sempre na minha cabeça e desce meu deus como que seria decorrer na grécia como que seria ético e não tinha complexo é dico hedbo dizer eu eu a psicologia quer dizer que se impõe que se aplicou a representação depois de freud
é desesperante pra mim eu prefiro felipe e 1 2 3 4 5 e depois eu te amo o curioso é que está falando porque me fazer num projecto tempo tenho muita curiosidade é o seguinte é uma peça o filme baseado na feira na selva do rio nem se eu jamais poderia ajudar você não tinha de ficar alarmado quando eu soube disso você fez o homem da capa preta canudos é rg me preocupo e agora acabou de falar que você antes psicologia como fui à feira na selva e traz o desenho é você pegar uma tela
em branco e desenha pessoas em movimento é eu acho que quem tem que se quiser se referir à psicologia que está observando aqui eu faria traços é a minha ideia era na selva trabalhar com figuras que se movimentavam sem jamais se encontrar em uma história é recorrente na minha cabeça que é de um sujeito que passa a vida inteira atrás de um cara que ele vislumbra longe que não sabe bem quem é mas que eles supõem que dê tempo o sentido da vida dele ele procura e procure procura e e depois de muitos anos naquele
procurar se efetivamente ele estava no lugar via e daí ele atrás e ocara desaparecia depois de muitos anos de procurar que desse tipo de desencontro ele finalmente esbarrar com esse cara uma feira na arábia e o cara ele o de ter estado três gols de diferença já que ele está falando em gêmeos você podia falar alguma coisa nesse sentido eu gosto muito de cá fica a gosto dos troleiros que eu gosto muito de graciliano ramos [Música] museu thomas mann no geral do projeto ensaio agência tem estreia em longa espera mas eu era certa aconteceu o
que aconteceu com vários projetos é o brasileiro ea gente foi foi sacaneado pelo colo é a gente tava pra começar a produção em portugal com produção brasil-portugal toda a parte portuguesa devidamente depositado em banco a cenografia dando à equipe contratada aí o collor extinguiu embrafilme o concílio tudo mais e não tinha dinheiro do brasil mais um tipo do pará pretende retomar esse projecto não eu agora estou pensando em outra coisa se amanhã eu quero dirigir um filme no final do ano que vem não dirige não quero fazer o que o amigo falou quero mandar alguém
dirigir quero produzir esse roteiro é que eu quero entregar um diretor para que ele execute o roteiro também sua história do brasil originalmente era uma peça de teatro é que eu fui transformado em cinema e que a gente vai captando recursos para no final de 97 é produzir com um diretor que a gente vai escalar quando as peças forte de copacabana não é uma peça sobre a proclamação da república que passa em juazeiro e mandou sim pelo não o da república chegou havia um corpo francês que dizer não conhecia estudei com os descendentes dele e
eu escrevi porque se nessa época em juazeiro havia milagres a via é um carnaval uma festa de religião de fanatismo de ea república que ninguém sabe muito bem o que era mas quer um espanto a mais que acrescentava o cotidiano das pessoas então eu escrevi o que minha mãe me contou que minha tia me contaram um jeito muito particular os né a proposta dessa um pouco relacionado com isso o josevan alves que é de catolé do rocha lá da paraíba nossos telespectadores que você gosta de imitar em tom de brincadeira o modo como os antigos
políticos de juazeiro do norte falavam sobretudo pelo uso rigoroso dos pronomes você acha que os políticos de outono nordeste melhor mensagem de texto de hoje pelo menos uma mensagem se um gol esse era o rei dos pronomes exibiam cara para si e foi a lei da única foi eleito mas ele falava com os cidadões eu vos digo juiz o times em mim e não me arrependerei posição que tinha tanto produto para usar ou não cabe o cabelo usava ilustrado que isso era um humor que dizer a política brasileira é do nordeste do interior era uma
política sobretudo bem humorada quer dizer era um desafio de cegos de de feira uma briga de cordel é até porque no sinto que nenhum desses políticos tivesse qualquer interesse em servir a comunidade eles estavam lá para servir a si a diferença dos de hoje e que aqueles confessavam bom nós vamos agora fazer um breve intervalo e voltamos daqui a pouquinho com segundo tempo da entrevista com o ator e diretor e produtor e escritor está lançando o livro josé wilker até já [Música] nem nós voltamos com roda viva que entrevista esta noite o ator josé wilker
que está lançando o livro como deixar um relógio emocionado com crônicas sobre cinema nós lembramos que você pode participar do programa fazendo as suas perguntas pelo telefone 252 65 2525 2525 se você preferir um fax um número 8 743 4 548 7 434 5 4 0 1 você passou um período é tentando trabalhar nos estados unidos como é que foi esse período o que você tava pensando na época quais eram seus projetos para depois que dona flor e ele vai vai ser lá foram exibidos fora recebi vários convites para trabalhar fora do brasil eu fiz
alguns times da argentina na itália em portugal e nos estados unidos agora nos estados unidos é difícil você se manter porque ela tem um círculo vicioso se você não tem um agente não tem trabalho tem trabalho não tem um agente então você fica meio outsider meio é impenetrável fiquei ciclo vicioso estranho eu fiquei pensando que vale a pena talvez investir tem um agente e foi que eu fui buscá lá eu consegui através de amizade sabonete mãe que é uma queda em do actor americano gosto muito da gente acabou conseguindo um agente e advogado mais e
aí eu voltei para o brasil e tenho vivido nos últimos quatro anos que leva de rio de sempre que me convidou para fazer um ponto o padre com a novela seja mas você continua com esse projeto de de tentar nela vê-lo assim e embora eu espero que se se pintar a oportunidade espero que vale a pena fazer é importante que a gente faça mas eu não acho que você é ter aqui se fixar no isso não eu não creio que exista nenhum ator internacional que não seja um ato nacional todos os atores internacionais são básica
1 basicamente visceralmente atores nacionais eu tenho mais aqui tentar investir no meu trabalho aqui por exemplo agora eu deixei de fazer um filme bolhas nem quando nem cogitei de nem considerei a possibilidade porque está fazendo canudos e eu acho que qualquer coisa menos importante agora pra mim fica no outro como foi seu encontro com o chão quando você é um fã de cinema e nessa posição que tem contracenar com alguém que você já viu vários filmes não sei se você é um fã dele mas na hora é dar um branco ele alguma coisa que ficou
meio sem dois segundos sem ter o que falar demora mais que dona 6928 segunda ao que eu cheguei depois de viajar quase um dia para catemaco no méxico no set de filmagem que era uma floresta amazônica feita de fibra de vidro eles custo irão catemaco uma floresta inteira em fibra tinha chuva e é um preço impressionante jorge dias podem no entanto gibbs e aí no meio do do mal beijinhos toda ela móvel a subir a a soca subir a impressionante de um cara de bermudão de sandália de dedo com imensa barriga inteiramente careca pegando na
bunda da índia e da ifa a ver que os apresentará o chamdo é esse vídeo limpar a cara dele que ela tinha cinco metros de altura e eu não conseguia falar nada foi inteiramente utilizado assim não saber se pediu autógrafos falar um raio o que fazer não sabia e ele me tratou como se fosse um igual me deixou bem à vontade mais ainda quer dizer a gente logo depois foi o diretor queria sair falou pra go pro john senti aqui eu sentei me chamou em braga só sei que quem tem aqui ou induzir no cordeiro
chance aqui action deus do céu o tempo de televisão e conhecer decorar as falas eu disse as falas e falou que amanhã filmamos e eu fiquei com aquela cara de imbecil e o chão falou pra mim se eu queria ensaiar falei que quero e ele sozinho se diz coisa ficar comigo mais uma hora ensaiando quero eu acho que é sensível o bastante para compreender que um comboio de velocidade do avião mais lento né eu vou empurrar de derrubar um percurso que essa experiência não foi convivendo ele estava em portugal e tá fumando em outro lugar
o que aconteceu era se eu fui para portugal fazer o filme com wenders ele sumiu como isso me abandonou ele era assim o é é um filme eu fiz o filme com o diretor português e mais organismo paulo branco produtor venda em portugal falou inverno vai filmar aqui e você vai fazer um personagem desse filme isso era digamos janeiro e fevereiro houve perdas não estão devia estar estava na áfrica e depois desapareceu ninguém sabia dele e o filme o que atores espalhados pela europa esperando para afirmar que ele não estava em lugar nenhum embora o
rosto ele tava era o fim do mundo estava em algum lugar que você quer o encontro rapidinho eu falando encontro acontece nesta importante você aí a plena adolescência foi fazer um curso no rio de janeiro lados o que podia falar um pouco da experiência pouco muito pouco depoimento sobre isso mas é um curso foi muito marcante para todas as gerações passadas e mallorca joaquim pedro de calças curtas estava lá o kaká não acho que não estava já botava boca como você foi fazer isso como você recebeu o iraty adu é um curso de tabarat com
o açúcar o dof e havia vagas nos vários estados para pessoas interessadas em cinema nessa época foi 62 o mcp um homem grupo lá ela querendo então trabalhar agora com o cinema além de teatro a gente foi sorteado quer dizer um pouco o espírito da época eu fui fazer teatro praticamente por sorteio também que tinha feito algumas coisas antes de teatro e cobrando a juventude comunista para falar assim você você você teatro você voltar com segurança você você fazer e foi você se levanta ainda um curso técnico a gente veio para o rio custa duas
características durante um período a gente viu todo o cinema é possível e imaginável e os oxas dof ao final de cada exibição de filme comentava o filme com a gente fazer críticas ea gente também de comentar o filme a gente viu desde os grif até os filmes mais recentes da de 62 quero filmes e hoje mussa juro o cinema japonês está chegando no brasil depois desse período entre o período técnico você escreveu o roteiro e você filmado esses roteiros e ele faz uma avaliação de cada roteiro e de cada produto fé realizado um discurso duro
humano todo mundo fez kaká não desabou zaque pedro júnior tranquilo ele é um risco saldanha quer dizer ele formou alguns dos melhores diretores e fazendo a formar alguns milhões diretores e técnicos cinemas o pessoal de somos saldanha estudou com ele e tudo mais é incrível que os 59 ficou no brasil ele nunca nunca mais foi embora que uma uma coisa que ele fez ao chegar aqui se deparou com a praia de ipanema copacabana e um dia ele reuniu todos os alunos para ir à praia dos cinco jogos chegou na parede toalha e sabonete feira nilton
martins citou depois saiu a secar quanto ele foi embora quero uma pra ele era isso o primeiro presente apaixonou se por uma índia embora até hoje no bananal acho que mudou para 62 anos tenhamos outras festas ficar muito alegre por ação mas viveu a vida e mais a permanência dele aqui planejar o ano com uma índia sacramento em cursos para duas de brincou assim é meio um paradoxo porque eu não acredito que você possa formar um curso um ator mas ao mesmo tempo eu acho que é muito importante que o ato faça um curso entendeu
porque a gente no brasil é uma coisa bem brasileiro a gente é muito desordenadamente de tudo ea gente peca por falta de método just dance de compreender algumas coisas de entender mais fundo uma outra coisa o falta de método de seleção do material que está ali para se investigar e o curso no mínimo de serve pra isso existem coisas técnicas que um curso pode te dar tipo emissão de voz é das coisas mais físicas são muito legais que o curso pode agora talento não ensinar você você esteve em portugal é trabalhando no teatro português a
6 teve um espetáculo dentro de manter me engano não é é o que é que te levou essa experiência os portugueses são atores fascinados pelo trabalho dos brasileiros principalmente nas novelas a eles tem um fascínio como é que foi essa troca esse contato que você conseguiu quebrar um pouco aquela rigidez daquele formalismo do ator português e o quê que você tirou desse momento que eu acho que foi é curioso porque você falou em falar em português do brasil e eles com um como é que era isso não te assim o comandante optou esperando wenders é
uma peça e daí joão caniço que dirige um filme vamos encenar uma peça do planeta que eu gosto muito da equipe declarou ela em portugal é extremamente chamou quem pode pode e aí a gente começou essa é deve ter um problema inicial do ps joão viegas que faleceu aí fez o judeu era a pessoa pela primeira pessoa pensada mas ele e nenhum dos atores portugueses aceitou fazer a peça e muito sinceramente diziam que não queriam passar pelo confronto com o ator brasileiro em cena o único que aceitou sérgio godinho que ela cantou e que diz
o seguinte se eu acertar vou dizer o acertou o cantor se o errado é um cantor tinha problema e há uma triste mas alexandra lencastre uma boa atriz que trabalhava com pessoal de cascais a gente vê toda a seguinte história o sérgio godinho de nova york eu sou da califórnia então por chutar que são nova iorque cujo espírito e da califórnia aquela coisa mais lenta foi muito legal que dizer se eu trabalho com sérgio exatamente porque não era uma pessoa que tivesse em cena competindo não tivesse não está em cena para exibir num um talento
nada mas é um cara que queria aprender o ofício e pra mim era legal quer dizer tentar me fazer entender em outra língua porque o português de portugal é outra língua inteiramente diferente como inglês e grego alemão português tem nada a ver com o que se fala que a minha surpresa foi assinada nos primeiros dias de internação eu achava que fazia um grande sucesso que riu muito com palavras de mim e não comigo cada vez que abre a boca eles achavam graça disse o cara para dar aquela bobagem da crise mas os portugueses não gosta
muito de teatro é engraçado a experiência porque a gente primeiro pensou em fazer o que a gente achava que era uma curta temporada aí perguntaram quanto tempo foi um dos dois meses curta o curta temporada porque são 15 dias duas vezes é uma longa temporada bom aí o teatro de brinquedo um teatro médio assim com os mil lugares mas é enorme tiago normal quando lá féria de 80 lugares ele tem 40 pessoas por noite o grande sucesso do teatro português vamos fazer é aproveitar que o roque santeiro aqui faz tanto sucesso vamos fazer a gente
fez e tinha 6 casa dos 500 pessoas por dia durante dois meses agora fora do teatro de uma lotação inteira eles diziam que o teatro pra ficar na frente e ver o roque santeiro chegar viu embora então ficava no corredor pela rua o pessoal europa o meu amor amor embora queria me apetece muita gente que paga um ingresso para ver a peça embora no intervalo tinha visto nada de antena fazer o quê que embora mas é uma herança é estranho que eu acho que veio um pouco da agressão o espectador português sofreu depois da revolução
dos cravos no teatro passou a jogar fica do mesmo na cara das pessoas espancaram e de então o o espectador médio português se retraiu muito ele prefere jantar a ser agredido até de de novo a prender o espaço do teatro um espaço de convivência agradável ou desagradável para ele mas é um espaço pra ele vai demorar um certo tempo eo brasileiro gosta de teatro o brasileiro é eu acho que gosta fingir mais que gosta do que gosta brasileiro quer dizer há uma certa camada da nossa inteligência e prefere a nova iorque comprar o programa o
disco moletom e assistir uma peça numa língua que não entende a a pagar para assistir uma peça aqui aí o teatro aqui fora de fantoli rita não fora de são paulo rio ao público para teatro extraordinário havido generoso inteligente 'termo muito legal são paulo e rio viveu drama de nos últimos 25 anos o público médio de uma peça de sucesso em rio são paulo não vai 200 mil pessoas nesses 25 anos a população cresceu mensamente mas a nossa é uma massa de espectadores continua sendo essas são 180 200 mil quando uma peça faz sucesso o
que é normal tem em torno de 15 mil e 20 mil no máximo já que você acha do teatro do diabo ou tons pois eu vi muito pouco do que geram fez é sendo que o que houve e há muito tempo mas a dupla não deu para distinguir nada não seria o kaká dunga kaká é meu fã cá eu gostaria de ter visto não ficar nem com filtro densa fumaça necessito como diretor como é que você citou como diretor dentro dessas várias vertentes do teto eu não sei pois eu não consegui é eu não posso
responder outra pergunta é essa com outra há dois dias atrás alguém perguntasse qual é o seu critério para aceitar fazer uma personagem eu descobri que o tempo critério para dizer para aceitar ou seja não tem critério pessoal esperava que eu respondesse que vai muito assim da simpatia pessoal minha pra com o diretor é quem vai fazer o filme quem vai fazer a peça está muito mais ligada a isso é um projeto entendeu eu acho que não só o diretor infelizmente que tem um projeto pessoal de direcção que diga minha direção e desta forma eu gosto
de atores aí quando eu vou dirigir uma peça eu vou pra experimentar o prazer de trabalhar 14 só lembro que eu acho que dá pra tirar um pouco também até perguntei londrina fez no primeiro bloco uma época uma linha da tua carreira é muito ligada à história você vê todas as pedras várias peças que escreveu os principais filmes que você fez não falar a maioria dos inconfidentes xica da silva dona flor - e o homem da capa preta e botafogo na guerra de canudos graves batalha de guararapes mas com o perdão da palavra as garagens
filme graças à vitória computação você vai passar uma história muito forte pela pergunta onde está aquela roupa eu diria que tinha nos anos 60 anos 70 você não revelar morou e decidiu entrar nessa cruzada e do ministro pela história de aprender a cuidar de mim isto é vão ajudar a contar a história do meu país e está nas suas peças estão os passos que têm feito acho que sim acho que se eu continuo a dizer sempre um pouco sons sempre fica um pouco difícil de morto né pra comer melhor da suzano está mas acho que
sim acho que eu tenho uma curiosidade muito grande pois bem eu acho que as pessoas vão saber algumas coisas as pessoas sejam um pouco mais feliz não voltar a um mundo mais tudo bem não é mais um pouquinho mais felizes um pouquinho mais tranquilas com a própria finitude sabe conviver com a idéia tude é essa informado que ela tem que saber alguma coisa que eu fico muito assustado muito irritado às vezes com descaso com relação ao conhecimento que às vezes eu percebo é nas pessoas e que acho até que tem sido estimulado no brasil exerce
a tendência moderna da educação de substituir a investigação por luizinho quadradinho é desesperante ela falando um pouco da sua vida de cinéfilo eu nem alguma parte que você tem em casa 15 mil filmes se confirme e como que você juntou isso quanto tempo você ferrão difícil como têm filme pirata contém raridades como que é e você tem um telão para ver não ter ou não pela anp no telão do cinema meu tem um televisor grande toda a gente fez um salão de baixo do tamanho da casa para acondicionar os filmes do próprio level 5 mil
olha eu gosto muito do filme eu já vi esse é um problema grave eu tenho cada vez menos vontade de ver filme que eu não vi então fui reunindo os filmes que já tinha visto para rever e qual eu devo ter visto a maioria absoluta dos filmes que eu tenho em casa digamos é que 1 100 200 e não tinha visto e provavelmente não vou ver até porque eu tô cada vez mais descobri no filme eu já vi que eu quero te ver agora um simples fato de essas coisas estarem em casa tem um significado
é uma espécie de companhia estão ali entendeu a pesquisa por exemplo um tem um papel que você quer achar um jeito estava se apega treino quatro filhos espanha lhe ver como é que o mas não escreve premente para um papel não eu tenho muito medo de pegar para aquele papel eu às vezes eu peguei até o oposto é o tipo de investigação meio maluca da minha cabeça quando eu fui dirige sábado domingo e segunda eu me preparei lendo space do michigan energia peça e até retirei do livro uma frase que me serviu para a direção
que assim nesse exato momento a terra gira em torno de si gira em torno do sol o sol ea terra gira em torno da galáxia da da do sistema do infinito em velocidades que se opõe e que chegam até três milhões e meio de quilômetros por segundo eu me dei conta de que havia muito movimento da via movimento demais mundo no universo e que uma peça de teatro talvez devesse chamar a atenção pela imobilidade dela em algumas circunstâncias e pela sugestão do movimento sem governo sem destino sem objetividade em direções opostas depois e toda a
toda a movimentação de sábado domingo segunda tem esse tipo de balanço quer dizer durante um ato inteiro ninguém se movimenta eu amava encontra na cadeira para não fazer um só gesto durante meia hora e de repente ficava um caos entravam 18 pessoas em cena cada uma na direção oposta fala no mesmo tempo era um desespero e depois se mobilizavam ou seja quer dizer os caminhos são bem levando o carro de uma bateria de perguntas que estou colecionando aqui de telespectadores que você poderia talvez responder rapidamente uma o máximo de portalegre mattos carvalho daqui de são
paulo feito homem sobre como você analisa a presença crescente de modelos em novelas e trabalhando também em cinema algumas são bem bonita um curso que vai funcionar porque a viatura modelo eu acho que eu acho que as pessoas venham elas de onde vierem trazem para o teatro na televisão e no cinema sua paixão elas são bem vindas acho que as pessoas trazem do trabalho a realizar aqui na representação paixão fogo o loop a atenção são bem vindas agora se as pessoas vêm pra cá pra usar isso como um trampolim para o sucesso de um tema
na paciência tchau e bênção não é este o melhor lugar o alfredo cardoso do morumbi pergunta qual o melhor eo pior papel que você você já fez o milan é o pior ou melhor é que são tantos eu tive a felicidade de poder contar nos dedos os papéis que eu não gostei de representar de ter feito inclusive nega que tenha feito o marcelo que são paulo pergunta qual o melhor eo pior ator ou atriz que você contracenou até o rafa está todo mundo melhor não case também aquela uma coisa de uma oportunidade de contracenar está
em cena com alguns dos maiores atores desse país cuidando rosa gomes correia já deu filho fauzi arap com fernanda com uns tarcísio meira com o tony com otávio augusto miguel falabella munique 14 é não tem muito lembrado o pior provavelmente uma não que eu trabalhei em 62 na cidade de braga e suzano e eu acho que esse país é tão generoso de bons atores é tão é uma área tão bem povoada é que você cita um e sem justa com 40 por falar em susannah york um fax dizendo na impossibilidade de comparecer no programa de
hoje pois estou pois estréia essa semana no rio a dama do cerrado envie uma pergunta você está com saudade de trabalhar comigo suzana vida é essa claro que se ergue se com as usando o trabalho é um grande jogo uma grande diversão é uma pessoa que é movida a alegria é muito muito prazeroso é muito gostoso ver como é que você vê hoje lá no rio de janeiro essa imensa campanha pra trazer as olimpíadas o rio 2004 você acha que realmente nós temos condições de organizar uma olimpíada e como que você vê por exemplo todas
a essa loucura toda política ator que movimenta a cidade do rio atualmente e tentando capturar coisas pra pra essa idéia de 2004 como é na sua cabeça está quase no seu eu fico pensando que há tanta coisa ser atacada antes que essa olimpíada mas ao mesmo tempo deixa a pessoa brincar né quem quer se divertir deixa eu tentei algumas sugestões de novas provas para o olimpismo porrinha queda de braga porque assim a gente vai ganhar uma medalha que ninguém lembrou nesta última olimpíada que o brasil ganhou mais medalhas que tinham muito mais provas é evidente
que a chance de ganhar medalha ficaram maiores o golerio praia várias outras é uma loja de costura ponto em cruz alta o rio proíbe de 2004 aproveitar aqui a dica e você acredita na interferência na intervenção na contribuição do governo na área de cultura o que você acha que fez de positivo que poderia ter sido feito em termos de escola formação ou mesmo produção ajuda financiamento qualquer coisa mas eu acho que houve uma época em que eu dizia pra mim mas eu só queria que o governo me atrapalhasse que ajudar não está a conseguir já
trabalhou com o governo já é uma gíria um carro a gente paga um purgatório para o qual não quero voltar jamais é muito complicado trabalhar com cultura e com o governo porque a cultura por si é desburocratizante o governo precisa da burocracia para se justificar para existir o que acontece com as relações da gente com o governo a produção cultural com o governo é que a gente ainda hoje vive o cacoete do gol no que se instala discutido anterior então as leis de incentivo à cultura eram leis que duraram dois anos porque o governo tomava
posse liquidava a lei ficar um ano preparando a sua e dois anos e é executando essa lei o seguinte eliminado então você não criava nunca o método nunca um hábito um costume de relação o governo produção cultural iniciativa privada e assim por diante eu acho no caso de cinema especificamente que tem uma coisa já começa a ser bem razoável que a lei do audiovisual que merece ser aprimorada e tudo mais não sei exatamente em que mas eu acho que tem uma outra coisa que merece pode ser mexida mas ela é importante do cinema porque ela
cria cumplicidade entre o investidor eo cinema pra mim é muito mais importante ter um banco como sócio de um banco como mecenas só porque ele pôde rolar e danou se quer dizer se ele é meu sócio ele que ele vai querer retorno desse capital investido não se pode ainda hoje já dispensar o mecenato não se pode pensar o cinema será encenado mas acho que a médio longo prazo era bom que a gente pensasse em reduzindo cada vez mais um mecenato e aumentando cada vez mais 111 audiovisual é o investimento quando está sendo feito com essas
leis provavelmente a gente está sendo feito parte com lei de mecenato le gourmet e parte com linguagem visual de de investimento é eu acho que você pessoalmente se envolveu com às vezes eu sou obra do contorno é junto com a marisa saímos aí para captar a grana pra viabilizar o filme e felizmente a gente conseguiu o ita quartas de final de produção conversa 15 milhões mais ou menos é dos mais à flor é ótimo mas é um filme de duas horas e meia por aí eu filme imenso um filme é baratíssimo se você comparar com
os cursos de cinema feito fora do brasil né o zé o kika de ribeirão preto pergunta que sente você faria de antônio conselheiro que é simples você faria do conselho que é louco visionário fanático um sonhador o visionário um visionário irado o irado algumas pessoas insistem em fazer a associação por exemplo com seis internas missão ela não tem nada a ver quer dizer o quanto no concelho prometiam as pessoas não era a felicidade na terra canudos é o portal do paraíso em uma daquelas pessoas queria nada da terra aquelas pessoas estavam pousadas a liga no
dos esperando a passagem da eternidade eis que prometiam um visionário um sonho até agora a gente fala muito pouco de telenovela eu tô até surpresa mas estou feliz que ele pode falar de cinema que eu acho bem mais interessante mas eu não vejo como ele fugiu do assunto eu você objetiva jacques e pede tanta objetividade a telenovela acabou na absolutamente não mas eu não digo em audiência digo em qualidade e inovação do joão desde que eu faço novo televisão desde a primeira novela que o fiz e 70 que o ouço que a telenovela acabou esse
papel antigo então um exemplo o antigo da telenovela é impossível acabar telenovela é parte integrante do caráter latino assuntos melodramáticos ela conta pra gente o dia a dia de uma forma como nada mais conta é ou é difícil ela passa é claro por momentos de pouca inspiração mas como não passar a fazer uma telenovela significa dois longa metragens por semana é preciso ser absolutamente desumano para conseguir produzir uma obra prima dessa forma agora julga para diretor para autorretrato você fala da qualidade dos roteiros de cinema e quanto os roteiristas de telenovelas e deve ter pegado
muito texto que você não tinha nem coragem de ler e hoje os líderes estão sendo valorizados quantos atores estão sendo disputados isso deu uma aquecida no mercado e se as dos roteiros das novelas alguns são muito boa mas já vi barbaridade novela quer dizer me lembro que eu fiz na novela não das que eu negue que tenha feito uma cena onde estava o elenco inteiro reunido discutindo o que fazer da vida e eu lá calado e no final dizer sim bom gente nesse caso a única saída sair e saía o zé tem um conta do
tratado é muito interessante que você leu que é um fã clube da banda jackson e na argentina que se dedica a pagar todas as cenas que me acham que ela não tem feito em todas as copas do mundo você gostaria de fazer isso é verdade mas aí vou ter que pagar muito luxo que disse também que não costuma ver os seus trabalhos em tv gravados e tudo mais porque isso é falta de tempo você não gosta de se ver isso é diferente nossa língua e viver não é isso que eu sou perseguido que chegou o
tempo virou assim mas minha cara de desespero nem os filmes é não os filmes eu vejo assim mas eu vejo bem depois até um distanciamento não não eu vejo depois mesmo é eu gosto de ver depois que não sei se o distanciamento não eu não tenho pela assessora de ver eu não vejo no momento não vejo as novelas que eu faço não é o que você escreve isso tudo não é uma coisa que alguém pode pedir pra mim foi uma corrigida no texto que escrevi alguns anos atrás e levou outro tiro é mudo tudo como
as peças também é um pouco tempo atrás eu fui rever trágico acidente declarou teresa uma peça de 66 que o grupo queria reencenar deverá saldar uma mexidinha na peça previu há exatamente diferente da primeira você vê o título só o raul ribeiro de jundiahy diz o seguinte está acontecendo na universidade de são paulo a uma mostra uma semana um evento em homenagem a paulo emílio salles gomes é ele diz que é uma famosa frase do do crítico paulo emílio é o melhor filme estrangeiro é pior que o pior filme nacional é você como crítico escritor
ator é você concorda com essa opinião do pão de milho eu acho que essa fase de minha opinião não é na verdade um chamamento à o mais um apelo ao apoio ao cinema brasileiro nesse sentido concordo com ele sim mas não acho que seja uma opinião na minha na minha opinião não é opinião você viu dieta da qual eu acho que dieta é tem um erro só ter sido feito porque eu to romance de jorge amado é um romance que se presta muito bem ao painel que é possível montar uma telenovela porque o próprio mesmo
do da história já foi melhor contada pelo remate a visita da velha senhora então o que com essas e interessantes são as tramas paralelas coisa que a televisão não só pode contar melhor o cinema como é obrigada a contar do tempo em que a novela fica no ar é quando você concentra no cinema tem nada para dizer um erro assim no dia ter sido feito só agora ele feito que está lá eu acho legal que eu não tenho nada acho que o trabalho da sony é muito boa da marília pêra é ótimo trabalho à kaká
o elenco é bom chico anysio é surpreendentemente bom fotografia muito bonita uma cenografia legal a direção do café é sempre muito eficiente fazer um filme a música do caetano é genial agora tem um problema de que o plot mesmo do filme não é lá essas coisas então a gente fica meio é tá bom tá legal que não é um filme que a gente sair do cinema do pulo mas também não é um filme para ser tão grosseiramente agredido como foi a desculpa do ano foi bom então eu acho que é isso que está fazendo agora
com uma visão crítica mas a balança e certamente crítica do filme aconteceu tão intensas que a média da empresa do tinta a oferta foi o mais elogiado do que foi seu eu entendi não podemos pedir mandado elogiado e criticado por aí o último dos problemas do filme porque o filme ficou um pouco a ea mana muitas pessoas exaltando demais o filme enquanto as pessoas iam se lembrando que não foi um estouro de bilheteria todo mundo esperava que as pessoas viam cinema bom se o cheta é tão maravilhoso quanto porque que é que se vai ver
na tela ele é é isso que é muito recente exibição na televisão então eu não acredito que ter despertado o interesse da classe c digamos que é um atleta que todos pesasse mais bilheteria porque a pessoa que já viu é há pouco tempo foi recebido na televisão e se mobiliza muito pra avaliar o quanto mudou no cinema depois ficou muito caro cinema no brasil a gente durante muito tempo conviveu com o preço do ingresso filme um preço de ingresso que não chegava a um dólar e hoje te cobra tão caro quanto nos estados unidos a
china nova york eu acho que é possível reconquistar essa classe prossigamos a classe c o é uma causa perdida televisão tomou conta disse o cinema deve se dirigir para um outro tipo de espectador olha eu acho que eu acho que é possível sim agora eu penso da seguinte maneira a sala de exibição é um dinossauro o cinema conquistou espaços para ser visto e é ali que ele tem que conquistar essas outras classes ou reconquistar psc porque a crise não é do cinema é da sala de exibição que ficou confinada aos shoppings que o mundo moderno
de da mais absoluta insegurança não corre mais o risco do cinema na rua um shopping são salas pequenas é um multiplex 1 27 100 lugares 200 agora em compensação a gente hoje no brasil tem 70 milhões de pessoas por dia sem cinema dizia-se alguns anos atrás que a televisão ele cuidar com o cinema eu acho que hoje não se pode pensar em televisão sem cinema na verdade aconteceu o oposto o cinema foi lá e ganhou da televisão ela exibe pelo menos um filme por dia pelo menos eu acho que há outras mídias que o cinema
conquistou e que a gente aqui no brasil precisa usar tem um vídeo tem cinema em avião em cinema e todos se respira cinema em todos os lados a sala é uma opção é fazer uma provocação aqui nós temos dois diretores presentes é é um ator será sempre o melhor diretor do que eu não ator não não não cheire consegui é se abrir pode ser um bom diretor de atores mas não necessariamente os atores são muito egoístas eles contam a história a partir deles mesmo sempre se o cara faz um garçom numa cena e só aquela
cena de um garçom ele quanto do ponto de vista dele aí eu então tem um exercício nem da glória menezes aí eu então eu entro uma bandeja eu fui um copo na frente dele um copo defensivo quer dizer um diálogo acontecer do que de uma certa maneira conta do desfecho da trama pra ele faz o gasto não quer dizer nada a gente é um pouco diferente meio a adriana max que é de brasília pergunta se você tem alguma indicação no rio de janeiro de um curso para atores seu alguns cursos funcionavam no meu bem eu
não não estou perto deles o bastante para dizer que está genial mas a causa de um curso de formação é bem legal a unirio também aqui em são paulo tem a época um curso legal o pessoal do antunes é legal tem vários cursos atendem um monte de curso por aí que é meio caça níquel é tão pouco na esteira é do êxito né de repente televisão será o renascimento do cinema nacional e também não faz curso de câmera ator para a câmera você tem experiência também na casa da gávea como é que a casa da
gávea continua você continua a casa da gávea continua um projeto muito legal mas eu não estou mais lá não sair o site há quase dois anos é um projeto muito legal eu acho importante que os atores produtores e diretores do pessoal que faz cultura se reúnem em torno de um projecto que batalho financiamento que a ideia da casa de ser um centro de produção que pudesse ajudar produções pelo brasil inteiro pudesse gerenciar a produção no rio de janeiro que pudesse captar recursos para viabilizar projetos de teatro onde cinema e assim por diante isso continua lá
com o paulo betty com o eliane com grácil rafael cristina pereira e eu acredito que mais dia menos dia isso começa a dar frutos após pedir para fazer uma lista dos dez melhores filmes porque não vai poder ficar fora pelo menos mais dez vezes 10 que eu gosto mas é difícil se diz em quem os seus irmãos deus eo diabo na terra do sol vidas secas é quanto mais quente melhor o tempo das diligências é o deus do céu fellini amacord o qual qualquer filme do fellini é mario ramo de tcheco os companheiros ou até
desconhecidos verba não é o velho humano gritos e sussurros eu vou acabar deixando choca qualquer filme de hitchcock tipo vertigo 10 mas o recado na história de atores apesar de usarmos maravilhosamente sequer com o legado não tira fingimento escada da vida por uma boa frase você é você fala também no livro dada mencionam faz um artigo sobre woody allen se essa tese menciona também o fato de ele ter sido de lhe dizer que as premiações são são políticas em você acha que há uma injustiça muito grande dentro dos estados unidos com o diário por exemplo
não com o diário em particular não é figura carimbada faz todos os anos ele é indicado para alguma coisa na no oscar no nível e sempre indicar ninguém ganha com ele não há indústria do cinema quer dizer não dá pra você dizer quando de repente a excelência com o resultado a da premiação se junta tudo bem mas na verdade pouco quem vota no filme o som é toda a comunidade de cinema e os caras voto no emprego e não estão votando exatamente na qualidade do filme adeus cnj um emprego quer dizer que não dá pra
você achar que entrei watt e outro filme baby critério você vai agora se os porquinhos votassem não porque assim é quanto à extensão de empregos que esse filme vai vai proporcionar é o quanto ele vai receber devotos mesmo que os filmes vencedores no caso dos atores atrizes talvez menos isso é claro tipo torrent estava muito bem naquele filme eu nos 2001 você como cinéfilos e já deixou de ver um filme no meio no começo enfim não conseguiu não anda porque eu gosto muito de filmes ruins e vai até o fim eu adoro ver o filme
com o gato por lebre fingir que é melhor do que ele é por exemplo um filme que eu acho o que é o céu é um filme bem fotografado tudo mas ele é o rei e eu descobri que era assim tem uma cena que o modelo freeman biblioteca para descobrir o que está acontecendo em são tomás de aquino enquanto isso num balcão quatro guardas quatro vigias jogam pouco ouvido bairro pobre agora isso não gosto quando finge que é o que não é o fim de uma seriedade que não tem o filme ruim é ótimo estamos
com o nosso programa no finalzinho eu gostaria de fazer uma última pergunta se jamais se contenta apenas com o ceará deu se quando os americanos chegaram na lua time cearense da perda do ouro não é eu acho que sei lá por alguma razão eles vão se alastrando não é por aí deixam ele vai fazer jackline renato aragão cavalcante mamãe tá bom eu gostaria muito agradecer a sua presença nessa noite não havia agradecer os novos a nossa bancada de entrevistadores agradecer a sua atenção e sua participação através das perguntas lembrar você que roda viva volta na
próxima segunda feira às dez e meia da noite até lá uma boa noite uma boa semana pra tua [Música]
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com