Boa noite pessoas bem-vindo à segunda palestra do segundo dia dos seminários do curso de jogos digitais eh vocês que já estavam comigo né e eh antes né boas-vindas de volta né e para quem chegou agora boa noite obrigado pela pela presença né Eh são três palestras hoje a gente teve três palestras ontem elas estão no nosso canal né só olhar lá se você quiser eh assistir a gente tem o registro de todas as palestras que aconteceram nos seminários nos últimos anos né Essa aqui também vai ficar registrada né Eh é a segunda tem mais uma
hoje então é bom lembrar que a gente tem mais uma quem tá vindo aqui é uma ex-aluna do curso de jogos né É É o ouro da casa não é nem a prata da casa né é o ouro da casa e é gente muito importante para para para pra gente que tá no curso né Quero Agradecer demais a presença né de você também Camila obrigado por ter vindo ter aceitado o convite ter preparado a apresentação eu já dei uma olhada na apresentação sei os Spoilers tá incrível eh então sei que vai ser maravilhoso obrigado m
por est comigo aí me ajudando aí nos Bastidores né Valeu demais você que tá puxando os comentários durante a a palestra como na outra palestra a gente faz a palestra eh E se sobrar tempo no final a gente faz as perguntas então eu peço que vocês reservem as perguntas pro final para nós não subirem no scroll e eu não e eu não conseguir puxar elas né então eu já ir puxando a medida que elas forem aparecendo você perguntar no começo eu não não consigo achar não tá então esperar a o final para pras perguntas né
se houver tempo se não tiver tempo não tem problema a gente pode convidar a Camila de volta para poder fazer uma fala mais longa se a gente sentir que o tempo tá apertado você já conversei com ela se a gente estourar o tempo a gente chama ela de novo numa outra ocasião né e faz um complemento da palestra mol é com você aí boa noite obrigado aí Boa noite galera né como diz o Dan a audiência rotativa né só não pode ser rotativa para quem tá no primeiro período e no quarto período porque se não
preencher o forme toma bomba né então Que isso fique gravado e registrado para ninguém dizer que não foi avisado eu mandei no campas Bora lá galera né o Dan né Eh eh fez uma apresentação né Eh muito eh real e Clara né Camila que passou por pelo work Flow completo né fez pesquisa comigo fizemos o joguinho lá de eh eh eh mandar velho pro Samu né Camila a gente fez um um jogo VR né E o nosso jogo VR o objetivo era eh saber né se Todas aquelas questões relacionadas a ao desenvolvimento de jogos paraa
realidade virtual né Eh com os eh vamos dizer assim o que já havia sido descoberto né serviria para idosos e a gente viu que a a a labirintite né né e e e os outros problemas eles e vamos dizer aparecem um tanto quanto mais rápido mas mesmo assim eles gostaram né dançaram com netinha deles virtual lá mai Legal tem as filmagens todas depois nós publicamos artigo né então e e eu falo que esse workflow né ele é muito legal Camila hoje veio né e apresentar né tudo que ela e tem de experiência como profissional vocês
como profissionais em formação aproveitem tudo né Eh não fiquem ali ligados eh eh somente eh nos eh eh vamos dizer assim nos nas ferramentas né levem para casa a lista de pulo do gato que ela vai passar para vocês né porque é uma pessoa eh consagrada aí no mercado né que vai eh contribuir bastante aí com com experiência né E com tudo de legal que vocês precisam eh saber né para entrar nesse mercado eh Avassalador que é o mercado de games beleza Kaká tá com você Opa Obrigada M Obrigada Dan Obrigada pela oportunidade eh é
bem legal tá aqui tá de volta podendo contribuir com quem tá começando agora eu também queria agradecer a quem tá vendo né eu tenho ciência que é uma sexta-feira 8 horas da noite então assim o tempo de vocês é precioso eu eu trato ele como precioso então obrigada por est me assistindo né Eu espero que eu consiga contribuir bastante com tudo que eu puder passar com vocês nesse tempinho curto eh eu vou me apresentar eu acho que a palestra deu uma desconfigurada eu acho não tenho certeza absoluta Então a gente vai vai relevar um pouquinho
perdão não tava esperando por essa mas meu nome é Camila que nem vocês eu estudei na puuk né em jogos eu comecei em 2016 formei em 2019 eh no ano que eu formei eu comecei a fazer freelancer e depois de um tempo fazendo freelancer eu decidi aprimorar um pouquinho a minha formação fui para Vancouver film School estudar animação 3D especializando em modelagem e assim que eu voltei eu entrei para Dix como artista 3D durante os anos que eu passei na DX Foram uns dois e Pou eu cheguei até a coordenação do departamento de arte e
agora na diorama eu trabalho como artista 3D e é onde eu tô atualmente assim eh eu trabalhei em alguns jogos esses aqui são os jogos que eu posso falar que eu trabalhei tem outros jogos que eu não posso falar que eu trabalhei mas aí é só para vocês verem um pouquinho da da experiência que que eu tenho também eh faz um tempinho que eu tô no mercado de jogos isso é uma coisa importante vocês levarem para vocês porque nem sempre a gente vai poder falar aquilo que a gente trabalhou tá eh é uma coisa que
ela é um pouco padrão da indústria dependendo da onde você vai trabalhar mas a gente vai abordar esses pontos um pouquinho mais para frente Ai que ódio como Eu mencionei eh a minha apresentação ela é um pouquinho extensa tá então eu vou tentar passar pelas coisas um pouco mais brevemente eh mas aí a gente vai indo e vendo até onde a gente chega tá tem bastante coisa legal porque basicamente o intuito dessa apresentação não é eh chegar e palestrar sobre ai a indústria de jogos é maravilhosa é um sonho que se tornou Não não é
isso é tipo assim eu formei e agora sabe que que eu faço agora Como que é trabalhar de fato pra indústria porque a PUC ela prepara você para fazer o seu Craft né e prepara muito bem eh se você é um artista você consegue fazer arte bem se você é um programador você consegue programar bem mas o que que é estar numa empresa de jogos isso aí é uma coisa totalmente diferente porque tem toda uma dinâmica como qualquer empresa em qualquer área eh isso é uma coisa que é interessante você saber na faculdade para você
não se sentir tão perdido quando você sair dela eu me senti então assim passando essa experiência eh eu acho que é bem interessante para você conseguir trilhar melhor os rumos de qualquer forma eu vou passar por quatro tópicos o primeiro tópico é falar das empresas de jogos em si eh Que tipos de empresas que tem E aí eu vou eu vou falar melhor um pouquinho nesse tópico quando eu quero dizer que tipos de empresa no segundo eh sobre Nossa nem dá para ler gente perdão sobre est interna das empresas então que tipo de departamento O
que que você quais departamentos conversam com quais porque nem sempre todos os departamentos conversam e o terceiro é hierarquia ou senioridade Quais são os níveis de senioridade O que que você precisa para ser considerado daquele nível de senioridade e o último tópico são Ai obrigada por quem fez isso arras pelo menos D uma ajudinha eu realmente não imaginava que ia desconfigurar assim mas tudo bem não tem problema a vida de impíos eh e o último é sobre ferramentas né esse de ferramentas eu falo um pouco sobre ferramentas em geral mas também ferramentas voltadas pra arte
Porque como é a minha especialização eu achei importante dar um enfoque enfim não vou demorar tanto aqui bora que letes eh na minha cabeça existem dois tipos de empresas as IPS originais né empresas que trabalham com séries originais e empresas de outsourcing qual que é a diferença entre essas duas quando você trabalha com UMP original eh você de fato possui uma influência nesse jogo né então você pode participar realmente da confecção desse mundo de fato claro que tudo dependendo do seu nível de senioridade mas você tem um impacto maior no jogo digamos assim né Eh
Além disso quando você trabalha com IPS originais o seu foco é entregar a Maile Stones então é entregar um produto né para pro Business da empresa basicamente então por exemplo eu trabalhei no Troy Sports o Troy Sports a gente tinha que entregar uma versão nova paraa área de de Business em A cada 30 Dias 60 dias uma coisa assim entendeu então era muito focada em milestones em Pontos Chaves Então até o mês que vem eu preciso que vocês desenvolvam outra fase e aí a gente tinha que se programar para isso né como um todo E
além disso quando você trabalha numa empresa original num IP original importante seu nome vai pro crédito né porque você trabalha naquela empresa Então seu nome estará com toda a certeza no crédito quando você faz outsourcing por outro lado eh a sua entrega ela é por bets que é basicamente o cliente pegando e falando assim Olha eu preciso que vocês entreguem 100 árvores eu quero essas 100 árvores por dia 30 Mas você não precisa se preocupar em implementar essas 100 Árvores em realmente checar se essas 100 árvores funcionam essas coisas assim então o trabalho ele é
mais especializado Porém você não tem tanto Impacto dentro do ambiente do jogo você simplesmente entrega um produto pro para quem realmente vai fazer o jogo e aí importante quando você trabalha em outsorcing nem sempre seu nome tá no crédito às vezes eles podem colocar nome no crédito às vezes não às vezes eles podem colocar o nome da empresa que você trabalha no crédito às vezes também não tudo depende do contrato de NBA que foi assinado entre as empresas E aí o artista em si geralmente não tem poder sobre isso A não ser que você faça
outsourcing como freelancer e no seu contrato como freelancer esteja claro que você Pode pôr que o jogo vai ter nome nos créditos seu nome nos créditos né Eh então são basicamente esses dois tipos de empresa que existem você pode trabalhar com IP original e outsourcing as duas TM seus pró seus contras tudo depende do que que você quer fazer e da oportunidade que é disponível para você né Porque a indústria de jogos ela ela é dura né galera a gente tá vendo um tanto de layoff um tanto de coisa então tudo depende muito mas é
muito importante você entr na empresa entrar no jogo sabendo o que esperar entende então isso aí é só um basicão para vocês entenderem um pouco melhor né E aí beleza formei sensacional peguei meu can na mão nossa bom demais galera bom demais e agora que que eu faço como é que eu começo a trabalhar existem dois métodos deata o CLT que das leis do trabalho e o PJ que é a pessoa jurídica e existem diferenças entre esses dois eh como eu falei tudo depende também da oportunidade do mercado Então não é olhar e falar ai
porque o CLT é o que eu vou vou trabalhar só CLT trabalho só CLT ou então trabalho só PJ e jamais vou trabalhar outro isso não existe quer dizer até existe mas no começo da carreira é muito difícil eh ainda mais na indústria de jogos Mas é bom você saber o que cada uma oferece para caso você ten esse direito de escolha você escolher de acordo com o que é melhor para você eh que que é a CLT é basicamente tipo assim muita gente tem tem medo ai meu Deus não basicamente slt carteira assinada e
o que que isso significa isso significa que você eh tá protegido o por lei e sobre o seu trabalho né mas o que que isso quer dizer na prática que você tem direito legal por lei a benefícios trabalhistas o patrão tem que te dar férias ele tem que te dar adicional isso aí é lei você tá protegido e isso você tem um vínculo legal com a empresa você trabalha para aquela empresa de fato sabe eh você comprova que que vocês dois TM esse vínculo E aí você t direitos e deveres para isso né E E
aí quais são os pontos mais negativos o empregador ele tem o direito de ter um controle muito altos no seu trabalho você é um subordinado e tipo isso configura como CLT tem esse nível de subordinação ele pode controlar o seu trabalho não pode ficar em cima do seu pescoço respirando mas você deve prestar contas a ele do seu trabalho e você tem obrigações tributárias o que que isso quer dizer todo mês no seu sal o estado vai lá e vai tirar uma parte dele como imposto né basicamente é isso enquanto no PJ que é a
pessoa jurídica você basicamente abre uma empresa Agora eu tenho uma empresa e eu presto serviço para outra empresa então o que que rola quando você é uma empresa que presta serviço para outra empresa você não se subordina essa empresa você não é um subordinado Então você tem uma maior no seu trabalho e não tem desconto no salário o governo não vai vir pegar uma parte salário Mas você tem que pagar o impos que é o das se você for meio eu vou falar isso mais PR frente então o governo ele vai cobrar um ostinho mas
é um imposto muito de boa sabe não é nada nada absurdo agora se você é PJ você é uma empresa você não pode cobrar do teu patrão férias você não pode cobrar do te adicional você não pode cobrar nada porque você é uma empresa você tá sendo contratado para fazer um serviço e assim no CLT por exemplo se você for demitido vocêde entrar com seguro desemprego você recebe fgs no PJ você foi demitido Falou irmão boa sorte tá Sao comão na frente entr nas costas porque não existe de certa forma um vínculo trabalhista legal né
então assim prós e contras né Eh tudo depende do seu momento da sua oportunidade e também do que você acha melhor para você são só as duas formas de contratação que é importante você ter na sua cabeça quando você formar para você não ficar tão perdido eh quanto o PJ existem dois tipos que você pode abrir ou uma mei que é um microempreendedor individual ou uma me que é um microempreendedor qual que é diferença entre as duas falando isso porque é importante e pode ser útil um dia mais para frente o me ele vai cobrar
uma porcentagem sobre o que você ganha Então vamos supor que você ganha 10.000 por mês o estado vai virar e falar eh devido à atividade que você faz eu vou cobrar 7% de imposto sobre o que você ganha todo mês e aí todo mês você vai pagar r$ 700 pro governo enquanto mei você paga uma taxa fixa ela aumenta todo ano esse ano ela tá em R 76,50 Ah mas então por que que eu vou ser MS eu posso ser mei pagar 70 conto por mês porque o mei tem limites o mei o limite máximo
de renda anual que você pode ter é R 81.000 isso dá um pouquinho menos de 7.000 por mês tá dizem que vai aumentar esse limite desde 202 2 vamos ver né interessante isso Eh mas aí é só jogando essas palavras eu sei que é muito solto muito jogado mas para você ter na sua cabeça em um momento é interessante para abrir uma mei e um me e e assim geralmente PJ é o método de contratação mais comum entre artistas tá então artistas prestem muito atenção nisso provavelmente vocês vão precisar de uma meia ou de uma
MM faça uma meia eh você consegue abrir uma mai pelo site do governo tá pesquisem sobre isso se você tiver dúvida e busquem um profissional busquem um contador é bem tranquilo abrir uma meil Tá mas eu não tenho tempo para falar aqui Como faz isso e se algum dia vocês interessarem se o Dan quiser eu posso voltar tentar explicar um pouco melhor mas por enquanto só fica aí a informação eh Essa parte é interessante eu vou passar bem rápido sobre ela porque eu não acho que a gente tá aqui para destrinchar a lei a gente
não é curso de direito mas é importante a gente saber da existência dessa lei é a lei 14 852 que é o Marco legal para jogos eletrônicos ele passou esse ano isso é muito legal mas tá daí que que tem a ver com isso basicamente a sua profissão existe agora ela existe você pode ser um artista de jogos porque antes isso não existia Quem criou mei até o fim desse ano por exemplo meu mei não é de arte de jogos essa profissão Não existe ela vai existir a partir de 2025 então é muito importante que
a gente tenha esse Marco legal para regulamentar e fazer com que exista essa profissão Porque o mercado de jogos é muito novo né e é muito importante que a gente Comece a ter essa reg e que a nossa profissão exista de fato para que coisas como por exemplo piso salarial possam começar a existir entende porque isso não existe então é uma vitória um Marco muito grande Tá é o começo mas é muito importante para nós uh eu vou passar rapidinho sobre os pontos principais dela como eu disse a intenção aqui não é ficar destrinchando então
que que acontece ele cria o k que é basicamente Aid que é um registro de atividade econômica que é uma listona do governo que fala quais são as profissões que existem no país e agora você pode ser de todas essas profissões isso é gente isso é muito incrível porque quando eu formei não tinha isso Você tá entendendo isso é sensacional Então agora você pode ser artista visual para games você pode ser artista de áudio designer de narrativa todos esses cara isso é isso é muito legal gente parece bobo mas isso é o começo de a
nossa profissão realmente eh existir ser valorizada dentro do mercado tá eh e é muito importante esse ponto da Lei especialmente que eu botei aqui que é as modalidades lotéricas ou qualquer tipo de jogo que ofereça aposta não são considerados como jogos eletrônicos sendo vedado à empresas e profissionais beneficiar-se dessa lei o que que isso faz tira Bet Bet não é jogo digital isso é muito importante porque senão jogos digitais iam entrar num Balaio complexo aí eh indo pra frente Quais são os três principais pontos além dos que Eu mencionei vai ter um tratamento diferenciado para
mei e me e esse ponto eu acho que a gente ainda não vai entrar porque é uma facilidade para receita de até 16 milhões se vocês conseguirem uma receita de 16 milhões muito rapidinho Meus parabéns se você quiser me contratar também mas assim isso é bem bacana a gente pode ter acesso agora a leis de incentivo a cultura o que a gente não tinha antes então isso é muito legal é mais fácil para empresas patrocinarem investirem em jogos digitais o que não tem muito atualmente e que poderia aquecer o mercado dentro do Brasil e é
muito importante e também desembaraça do eniro que que isso quer dizer desembaraça doiro quer dizer muitas coisas mas no caso de jogos digitais basicamente significa agora é legal você comprar um Death kit você não vai ser taxado até a sua alma por tá tentando desenvolver um jogo para um console que é muito bacana também foram passadas eh Pontos importantes para proteção de crianças e adolescentes nessa lei né Eh como criação de canais de denúncias para abusos e que a classificação indicativa agora ela é definida pelo Estado eh antes não era antes você tinha que ter
uma autorização estatal eh mas agora ela vai ser definida pelo Estado bacana muito legal mesmo ess é realmente um começo mas é um começo promissor né tem que começar de algum lugar bom passado todas essas essas partes mais legais mais Eh mais profissionais né De certa forma o início essa introdução densa beleza Fui contratado muito legal cara isso é incrível como funciona dentro de uma empresa de jogos aqui eu botei alguns departamentos eles são os principais departamentos não são todos especialmente em empresa de jogos muito grandes tá eh no curso de jogos com certeza Vocês
ouviram falar da maioria O que é muito legal a PUC tem um trabalho muito bacana de dar uma base sólida e generalista que eu gosto muito eh para você compreender todas as áreas isso cara isso é um diferencial muito grande você conseguir conversar com as áreas porque ninguém faz jogo sozinho e você precisa entender as limitações dos outros departamentos para ser um bom profissional né Eh vou passar por cada departamento rapidinho a gente tem o departamento de animação você pode ser focado como animador 2 ou 3D assim como na arte você pode ser um artista
2 ou 3D ou você pode trabalhar com no áudio você pode ser sound designer ou compositor eu t simplificando bem as coisas dias que eu não sei n mas assim só dando uma ideia do que que cada área cada departamento envolve Business basicamente faz a empresa funcionar então el é o por ali de tudo quem vai conseguir captar cliente quem vai conseguir pegar os recursos quem vai estruturar a empresa como é que a empresa vai ser como é que que jogos que nós vamos fazer lidar com o relacionamento com os clientes com investidores com acionistas
com leis de incentivo tudo isso Business vai tomar conta tá o design é basicamente o game design ou então level design ou então narra designer todas essas pessoas são designers ados para jogos em setores específicos mas sobre o mesmo departamento eh Além disso tem o marketing marketing é muito importante esses dias é muito importante ter um bom departamento de marketing Porque sem ele seu jogo não vai atingir a audiência que poderia atingir e pode ser um fracasso né e o jogo pode ser bom demais mas não conseguiu chegar no povo então marketing muito importante produção
que na época que eu tava na P era feito pelo gerente de projeto eh existe um departamento de gerência de projeto que é os produtores os producers eles fazem a coisa andar né eles são os líderes que fazem engrenagem rodar programação que pode ser também várias áreas Gameplay combate rede Sporting missões tem tem muita coisa dependendo do tamanho da empresa tem o departamento de Kway que vai testar o jogo e as coisas para serem corrigidas também muito importante e assim para mim cereja do bolo te arte esse departamento é o departamento da Magia é onde
as coisas realmente acontecem é o que fala com todo mundo e no fim das contas faz a coisa funcionar Parabéns proarts é louco vamos falar um pouco da Pipe né como é que nasce um jogo primeiro business tem a ideia não é bem a ideia né mas assim eles têm um pit eles têm uma audiência eles constroem a proposta do jogo e eles passam paraa produção né a produção ela vai falar com todos esses outros departamentos que vocês estão vendo dentro do quadradinho traçadinho a produção ela tem que tomar conta de tudo ela tem que
tá atenta a tudo é ela que o business vai cobrar Tá e por consequência o bus a produção cobra de todas as outras áreas daí o que que pega chega a produção fala com game designer Esse é o jogo que nós vamos fazer como nós vamos fazer os game designers começam a pensar e começam a conversar com os artistas e com os programadores para começar a ter os conceitos iniciais as prototipa iniciais e nisso o tecart ajudando esses dois setores dando suporte para ser aquela ponte eh Enquanto isso a arte também conversa com techart e
Animação de forma a implementar as coisas e animar as coisas até que arte conversa com todo mundo é É incrível o que esses caras fazem é absurdo a programação geralmente conversa com design e com áudio porque tem que implementar as coisas de áudio então eu já vi muita conversa entre os dois e o Kway avalia tudo então assim cara um jogo é um milagre de verdade eh um jogo sair é um milagre porque muitas pessoas dependem de muitas outras pessoas e tudo tem que funcionar bem e tem que funcionar até a data Então você eu
espero que vocês percebam como é importante ter uma formação generalista Porque como que você vai desenvolver uma coisa que você não sabe qual que é a limitação do artista ou do techart ou do programador ou do animador você não vai isso vai dificultar as coisas de todo a vida de todo mundo para baixo do processo então é muito muito importante você não precisa ai eu sou artista eu sei vou ter que precisar programar linhas de código não mas você tem que saber como funciona para poder conversar e chegar numa melhor solução tá e beleza depois
dessa confusão quais são as fases dos jogos né existem quatro fases principais a fase de conceito então é basicamente o jogo nascer né então como é que o jogo vai ser e os departamentos eles se reúnem v o que que é possível o que que não é possível faz conceito artístico Inicial é realmente a incubação da ideia né uma vez definido esse conito que é uma ideia num papel com alguns desenhos a gente passa paraa pré-produção o que que é a pré-produção é a validação da ideia é trabalhar por um tempo curto um do no
máximo 3 meses talvez tudo depende da empresa tem pré-produção que é maior tem pré-produção que é menor mas é basicamente virar e falar isso vale a pena fazer mesmo ou a gente tá seguindo no caminho errado então a pré-produção ela tem tem que ser uma coisa rápida e tem que ser descartável porque pode dar tudo errado e a gente pode ter que voltar tudo mas o que que ela é importante que se a gente pular essa etapa chega na produção e vai descartar tudo na produção e aí fica muito mais caro o projeto né então
a fase de pré-produção muita gente subestima ela mas ela é absurdamente importante nos jogos e saber eh faz ela num tempo hábil e saber descartar as coisas é uma habilidade muito importante que vocês T que ter porque o jogo tem que vir acima de tudo tá então a pré-produção é um grupo geralmente pequeno que vai viabilizar aquilo ficou bom ficou bacana Aí nós vamos para produção aí entra todas as áreas em peso e começa a fazer o jogo de verdade tudo depende do jogo do tempo dos Fundos alocados eh pode durar alguns meses pode durar
vários anos né o ponto é a produção é aquela etapa que todo mundo se junta e faz o jogo e o fim do jogo marca o fim da produção tipo lançamento tá beleza tem jogo que lança e acabou tipo um Mário lançou acabou mas tem jogos que são serviços como por exemplo fgis é um jogo de serviço Então você tem que ter uma equipe que continua produzindo depois da produção que é a equipe de manutenção para esses jogos de serviço eles vão manter uma equipe muito mais enxuta do que a equipe de produção bem mais
chuta só para poder continuar produzindo serviço enquanto o ciclo de vida do jogo durar aqui é uma pipeline muito específica pra arte envolvendo nos setores de arte né então vamos lá tem basicamente arte 2D 3D Tech animação eh quando a gente começa com com uma arte o time de arte 2D vai ter ideias então eles vão rascunhar fazer vários rascunhos várias opções e aí uma dessas opções vai ser escolhida essa opção vai virar um Concept ou um conceito esse conceito ele vai virar um turnar que é basicamente você fazer o modelo em várias views para
ser modelado esse turnar passa pro departamento de 3D departament 3D faz um blocking que é uma Malha muito tosca só para blocar as formas esse blocking ele pode para um High e virar uma escultura ou ele pode ser melhor trabalhado num low po e nem ir PR etapa de escultura depois disso V bake textura passa para techart ou direto pra implementação ou Face um Rig para ir pra animação aonde tem as quatro fases de animação que é o kiping blocking spline você refina volta pra implementação Então como vocês podem ver é uma pipeline muito dinâmica
ela tem várias voltas várias idas Então você participando de um departamento de arte você tem que tá preparado para lidar com várias pessoas e com vários tipos de problemáticas de outras áreas né e chegar numa solução juntos Esse é o principal ponto Agora nós vamos passar paraa senioridade né Eh entrei na empresa vou entrar como como que eu subo de cargo depois de quanto tempo que eu subo de cargo que que eu preciso para subir de carro basicamente são três pilares que são usados para avaliar uma pessoa dentro de uma empresa sendo eles tempo conhecimento
e experiência né eh você pode ter mais de um menos de um tudo depende de quem tá te avaliando Mas você vai ser basicamente avaliado nesses pontos e tempo é tempo de casa tá Quais são os quatro eh principais eh rankes de hierarquia nós temos estagiário que é aquele que acabou de entrar na empresa Você tem pouco ou nenhuma experiência Você ainda não formou né Você tem um contrato temporário e você precisa de um suporte ali em cima de você você precisa de alguém te falando o que fazer o tempo inteiro e vendo o que
que você tá fazendo por Exatamente porque você não tem essa experiência Você não tem essa vivência você precisa de mais suporte é natural né daí você pega e vira Júnior você é efetivado vira Júnior e você é alguém que tem pouca experiência mas você já formou mas ainda assim você necessita de muito suporte porque é aquela história a faculdade ela é muito importante a porque é muito boa em te trazer vivência Mas você trabalhar no caos que é a indústria é outro e cada empresa tem sua pipeline tem suas nomenclaturas tem o jeito que gosta
de fazer as coisas então é muito importante que um Júnior seja acompanhado geralmente você fica como Júnior por 2 anos assim né pode ser para mais pode ser para menos de novo tudo depende de você e da empresa né É só uma Estimativa de Júnior a gente vai para pleno pleno você já tem uma experiência considerável Você já tem vivência ou nessa empresa ou em outra empresa você é confortável com a pipeline e você não precisa de alguém falando o tempo inteiro o que fazer e te corrigindo as suas coisas o tempo inteiro você precisa
de direcionamento então eu vou virar para você eu vou te dar um Concept e falar você vai fazer esse Concept você vai olhar esse Concept Você pode ter algumas perguntas você me faz essas perguntas e você vai e faz o trabalho você faz o trabalho você não vai precisar que eu fique checando você e falando Ei e aí tá tudo bem E como é que você tá tá andando bem Posso ver como é que tá e você é capaz de gerenciar o próprio tempo então eu vou te passar um Concept eu vou te perguntar quanto
tempo você leva para fazer isso você vai saber me responder um tempo que é é adequado e é esperado pro asset que eu te passei e geralmente você fica como pleno de 3 a 7 anos né E aí Você finalmente passa para Sênior que é A Hierarquia mais alta dessas quatro classes que aí você tem uma experiência assim muito boa você sabe mesmo que você tá fazendo as pessoas elas vão vir para você quando a coisa D errado você tem que ser capaz de Guiar a equipe então lembra aquele Júnior que tá passando mal ali
com ass que você deu ele vai pro sor ele vai perguntar pro Senor como é que faz e o Senior tem que ser capaz de Guiar esse Juno então ele tem uma autonomia muito grande também além de saber fazer bem e geralmente Senior são 7 anos ou mais de experiência mas assim de novo casos e casos e depois sor eu morri acabou eu vou seror para sempre não aí que tá o negócio depois de sor Você tem dois caminhos ou você vai focar no craft na habilidade em si no meu caso para exemplo artística ou
de um programador a programação ou você vai focar em pessoas Então você vai liderar equipes você vai gerenciar equipes ou você vai ser aquele cara que tipo assim você vai definir a pipeline técnica você vai treinar assim vai vai criar vai criar os treinamentos vai resolver os problemas assim os maiores problemas então são dois caminhos é bem legal eh à medida que vocês forem trabalhando não é uma coisa que você tem que pensar agora mas Vendo qual que é a sua afinidade se você tem mais afinidade por pessoas ou se é pelo trabalho em si
porque muita gente vira e fala porque eu quero ser diretora de arte porque diretor de arte é uma posição alta eh mas necessariamente você quer ser diretor de arte Ou você quer o título porque você pode gostar só de fazer arte mas diretor de arte você vai lidar com a pessoa o tempo inteiro você fazer pouca arte e vai lidar com muita pessoa então é importante ter isso em mente tá requerimentos que aí as famosas soft Skills e hard Skills que que é isso O que a galera chama de soft Skills é coisas que não
são pertencentes às habilidades em si do trabalho então ar vou pegar e virar a eh modelar é uma hard Skill porque tem a ver com o trabalho em si eu lidar bem com as ferramentas é uma hard Skill com softwares com metodologia até língua estrangeira é considerada uma hard Skill né Mas que que é soft é como eu me comunico com as pessoas como eu reajo quando me D um feedback especialmente como eu reajo quando me D um feedback que eu não gosto se eu sou uma pessoa proativa se eu sou capaz de entender o
que os outros estão falando se eu sou uma pessoa que eu consigo me comunicar bem transparente adaptável isso aí é tudo soft Skills e assim parece bobo mas isso Conta muit eu ouvi muita gente falando é mais você Skills do que ensinar soft Skills então treinar soft Skills é muito importante claro que hard Skills é né É extremamente é o que vai te colocar lá mas o soft Skills é o que vai te promover tá agora vamos paraas ferramentas caramba tempo record Eh vamos pras ferramentas eu vou falar aqui quatro que são Gerais que eu
acho que vocês têm que dar uma olhada antes de sair da faculdade Se vocês porque na minha época que eu não trabalhava com essas ferramentas Mas se vocês não trabalham por favor deem uma olhada elas são muito legais elas ajudam muito vale a pena muita empresa usa essas ferramentas a primeira delas é o notion ele é uma ferramenta de organização e produção você pode usar como repositório de documentação e o bacana é que o scrum pode ser feito dentro do notion então o notion é como se fosse um hubz Integrado de tudo que o seu
projeto pode ter ele é muito STP dá uma olhada daí a gente tem o Miro Eu particularmente amo Miro a minha vida tá dentro do Miro eu faço calendários dentro do Miro com as minhas Produções para eu ter noção do que que eu tô fazendo o que que eu já fiz Ele é super visual Então você é como se fosse um grande moodboard um grande puf para os artistas que sabem o que é mas com mais funcionalidades Nossa ele é muito bom sério mesmo uso Miro as empresas usam muito o Miro para para ritos como
retrô né Então passou uma m Stone vamos avaliar e aí todo mundo entra no Miro E aí avalia as empresas usam bastante o Miro então é legal aprender e ele é muito fácil de usar super tranquila super intuitiva pacote Office tô falando Óbvio o céu é azul toda a documentação é feita no Office quer dizer no Google Switch também enfim similares importantíssimo que você saiba mexer porque se você for escrever qualquer tipo de documentação oficial Muito provavelmente vai ser aí então você não precisa ser Ai meu Deus vou construir uns macro aqui no Excel você
não precisa construir uns macro no Excel você pode se você quiser mas aprender a mexer com o básico do Doc do PowerPoint e do Excel é importante tá que aí você consegue passar as informações paraa frente Isso é um ponto de dificuldade em várias empresas né geralmente a pessoa sabe fazer a coisa a pessoa vai embora da empresa ninguém sabe fazer o caos Então você conseguir passar essa informação paraa frente é muito precioso eu botei aqui github mas pode ser qualquer ferramenta de versionamento isso é absurdamente importante eu uso muito tortoise é outra ferramenta de
versionamento eh eu tipo assim é uma coisa que vocês precisam super baixar e entender não não é Mas é interessante saber e qual Qual que é o que que é bom nessas ferramentas É porque ela é basicamente um negócio que vai guardando então por exemplo vamos supor que ontem eu modelei uma árvore e eu joguei no meu software de versionamento aí hoje eu atualizei e joguei na mesma pasta o que que ele faz ele cria uma versão de ontem cria uma versão de hoje e vai criando várias versões Então se der alguma coisa ruim você
volta você volta pra versão anterior isso é sensacional parece bobo mas muito arquivo quebra galera muito arquivo quebra ou o cliente vira e fala ah não gostei não gostei eu gostei quando tava antes e aí se você mexeu no arquivo original e não salvou um backup Aí Já Era Você tá entendendo ou então você comou seu código e Aí Já Era para tirar dicionamento é vida então assim saiam um pouco disso porque arte usa também não é só programação desenvolvimento bacana eh vou fazer meu jogo que que eu vou usar né o que você quiser
esses aí são os mais usados tá tendo uma Trend muito alta de pessoas usando a Godô eu ainda particularmente não usei eh mas eu tenho a intenção de usar pra arte o que se usa muito É unreal eu sei que na P A gente trabalhou muito com unit a gente teve aula uma matéria de unreal pros artistas eu aconselho fortemente a dar uma olhadinha na unit porque muita empresa usa ela e é é importante saber assim ter uma noção sabe não precisa ser um mestre especialista é importante ter uma noção tá E aí eu entro
em ferramentas específica de arte né sempre deixo que o Blender existiu começou a ter essa ai porque o Blender É péssimo ma é muito bom porque o Maia é o padrão da indústria porque o Maia faz isso não mas o Blender ele é ele é grátis ele é muito bom ele é muito Poderoso Ele É as duas ferramentas são boas Qual que é a melhor ferramenta a melhor ferramenta é a que você faz melhor e mais rápido o seu trabalho fim acabou essa é a melhor ferramenta não tem mistério galera você faz melhor mais rápido
no Blender então é melhor ferramenta é Blender isso quer dizer que eu nunca vou usar o Maia não faça isto não fale que dessa água não bebereis porque vai que bebereis porque provavelmente bebereis muitas empresas ainda usam o Maia tá eu vejo uma alta no Blender mas muita empresa ainda usa o Maia e se um cliente virar para você e falar eu quero que você me entregue esse arquivo no Maia que que você fazer você não pode sentar e falar você usa o Blender você vai baixar o Maia você vai abrir o maa e você
vai descobrir um jeito de botar seu modelo no maa fazer o clique que gente quer então assim o que eu aconselho é aprende um pouco da ferramenta que você não tem e tanto costume para não ser pego de surpresa quando o cliente quiser usar el né mas fazer o trabalho bruto usa a sua A não ser que seja uma coisa tipo a animação é animação você vai ter que fazer no MA mesmo eu sinto muito porque não dá para passar animação de um pro outro né mas modelagem modelagem você po fazer no Blender É tranquilo
sabe então usa o que você sabe a seu favor né basicamente é isso ferramentas de arte temos todas essas não vou passar por todas porque seria loucura o meu ponto é tem muita tem muita o trabalho de arte é fragmentado e como eu disse a melhor ferramenta que você faç melhor e mais rápido ah porque o mar marvelos é absurdo em fazer tecido Sim mas você sabe usar o marvelos Você tem tempo para aprender a usar o marvelos se você não tem você precisa entregar essa roupa para manhã você vai fazer essa roupa da melhor
forma que você conseguir do jeito mais rápido você tá entendendo quer dizer para você nunca aprender ferramenta ova não disse isso não dis isso tô falando que é bom você aprender ferramentas novas mas dentro das suas limitações também Tá eu vou passar pelas principais ferramentas de artes que são padrões da indústria rapidex Então bora lá e escultura padrão da indústrias e brush tá o Blender faz o trabalho ele é bom Blender É bom mas o zbrush ele consegue Tipo ele é feito para isso e ele tem uma biblioteca muito grande de coisas na internet para
ele sabe e É nesse formato que as empresas vão te pedir mesmo todas as que eu trabalho S então estejam preparados para isso iso é uma coisa lowv já vi empresa PED em Blender já vi empresa PED em Maia qual que a diferença entre os dois que eu vejo o Maia ainda é o padrão da indústria não tem jeito não dá para ser desilusionado ele é apesar do Blender crescendo eu acho Maia muito pesado ele é um software muito pesado você abre uns 30 Blender enquanto ainda carregando me triste assim então eu particularmente não sou
tão fã mas aí é a minha opinião e eu acho que a licença do ma é nada acessível enquanto o Blender É grátis então né temos isso eh Mas é interessante você saber do maa é interessante pelo amor de Deus mas assim faz mais rápido no Blender faz no Blender E aí tem esse ryon o v que é uma menção horrosa ão falando muito bem dele eu já baixei não tive tempo de estudar mas ele assim eu já vi gente mexendo em ov nele top demais parece incrível queer aprend bake marm o subst painter faz
isso também faz bake até onde eu me lembro Blender também fa mas assim né geralmente pedem no subst ou no marm eu acho o b do marm filinho muito bom vocês tiverem a chance de estudar essa ferramenta vale a pena ela também tem um renderizador bem bacana dentro dela então dá para você colocar sua peça final e fazer um turn around muito bonitinho bacana de estudar substance pinter é legal por quê Porque ele é o padrão da indústria de textura Então você vai ter que usar ele de qualquer jeito tá entendendo eh por quê Porque
cara ele para PBR ele ele é o maior de todos sabe assim isso paraa textura que que não é tilab ele até faz table já fiz bastante mas PR tilab geralmente é o substance designer ele é muito bom muito top orientada a noobs igual Blender no no shading né sub designer é bem bacana não conheço tanto dele mas já usei algumas vezes agora o painter é muito importante aprender na minha época na P usava Gimp eu acho que ainda é o Gimp o Gimp é bom mas eu acho que é muito importante aprender o painter
tá é bem legal faç to a diferença eles pedem tso o 3D Coach ele é voltado mais para Hand Paint eh então ele é muito bacana mas geralmente os jogos estão pedindo muito PBR e PBR e o painter ele se destaca de fato e o Photoshop é uma menção horrosa porque é mais para edição de imagem usado para mostrar o render etc né não é tanto para para texturização Apesar de que tem como fazer não mas é isso desculpa se foi um pouco corrido mas eu tentei cobrir todos os tópicos com vocês eh qualquer dúvida
vocês podem entrar em contato comigo com o link não é bem um link mas o trem que tá em cima do outro trem Espero que esteja dando para ver desculpa de novo por ter desconfigurado Sem problema Camila a gente deu uma estourada no tempo assim e eu foi correndo várias perguntas no bate-papo como a gente tinha previsto né várias perguntas apareceram e tem bastante dúvida sobre eh o processo profissional mesmo né deu para ver que várias perguntas aconteceram sobre princialmente processo de escolha de carreira processo de e eh eh de como que entra né como
é que você chega num num no no Passo Inicial como é que chega no estágio sabe que é é é uma coisa que assim o a gente na P ainda tá aprendendo a resolver a a conexão entre as empresas e o nosso curso né não é fácil a gente fala pra empresa vem aqui se inscreve aqui ó no P carreira é duro é duro é duro é duro né e mas super legal super legal e infelizmente a gente não vai poder abrir o tempo de pergunta porque eu tenho que pular pra outra palestra Não tem
problema a gente eh pode e eh pensar num formato de oficina depois para você voltar formato de oficina ele é longo ele dura umas 3 horas então dá para pensar em coisas que você vai demonstrar para eles sobre e qualquer uma das etapas que você julga importante né E você citou por exemplo substância A gente não consegue ter o substância no curso mas a gente consegue dar oficina de substância sempre e a gente sempre volta nele como oficina a gente tá tentando fazer pelo menos uma por ano de substância n acho que é legal é
importante para ter uma base né É É eh a gente tenta tenta sondar alguns outros né Tipo a gente já teve de Rodini já teve de zbrush já teve algumas a gente tem voltar nessas ferramenta também é legal as coisas de gestão de projeto eu acho que sim realmente a galera subestima o poder do Excel às vezes né sim sim o gente o Excel já me salvou tantas vezes Galera vocês não tem noção é pois é mas e eh e lembrando isso né Tipo você é uma ferramenta que a gente tá pensando né É bom
lembrar que a sua palestra ela bem orientada pra indústria né Eh obviamente que a pessoa que quer fazer o jogo independente ela que ela quer né exato assim pelo amor de Deus faz o jogo entende mas para entrar na indústria você vai lidar com isso Bon é tem tem que lembrar disso assim então você não vai chegar para um cara eh eh da indústria né e e e só né tipo barrar tem um inclusive o pessoal do Godô postou isso recentemente que às vezes chega alguém de unit pedindo ajuda e os caras usuário da Godô
em vez de ajudar eles falar ah você devia estar usando o Godô Pô isso não ajuda ninguém gente você vai lá ajuda o cara pelo amor de Deus se o cara tem uma dúvida responde vamos né se o cara falou não eu preciso de um cara que usa esse software não dá uma estudada às vezes você é o cara que vai vai ajudar naquele software e eu falo eu vou vou entrar com a minha experiência de mercado eu entrei exatamente nesse espaço tinha uma empresa com software precisando de alguém para para trabalhar fazendo animação naquele
software e eu não sabia o software e eu me propus a aprender e trabalhar na na na área então eu não eu Peg cheguei um fim de semana virei do Avesso Vamos trabalhar né a gente tem que pagar os boletos os boletos não para de chegar né felizmente e esse se alguém resolver esse problema do boleto Avisa a gente a gente quer saber como é que tá pode deixar se eu descobrir essa solução eu aviso mas cara muito obrigado muito obrigado mesmo tá E espero ver você de novo em breve eh não só pessoalmente né
mas também aqui na na na PUC ajudando a gente de qualquer forma né e Obrigado também todo mundo aí no bate-papo conversando eu acomp a conversa toda no bate-papo muito legal valeu demais gente e tô indo PR outra palestra a gente não repara até daqui a pouco Camila Até mais obrigad mais obrigada obrigada pessoal boa noite tchau tchau tau tchau