se você conhece história dos índios Guaicurus também conhecidos como índios Cavaleiros do Pantanal e E aí [Música] e a exploração Colonial promovida por Portugueses e Espanhóis a partir do século 16 o interior do continente americano especialmente pelo bandeirantismo Paulista de ampliação da mão de obra indígena o chamado negro da terra como pelas missões jesuíticas essas tanto portugueses quanto castelhanas causar um grande desequilíbrio uma grande desestruturação das populações que habitavam essa região especialmente o Pantanal mato-grossense grandemente afetados por essas ações os contingentes da população Guarani que se estabelecendo a sua região por volta do século 9
o 10 da era Cristã causou um grande vazio demográfico nessa região que até então era inesperado e esse era o cenário ideal para que outros povos pudessem chegar nessa região e se assenhorar de todo esse vasto território e É nesse contexto que entra em cena Então os índios a água escuro esses vídeos são povos falantes do tronco linguístico aro aqui e seu território original fica no Chaco Paraguai de onde eles saíram migraram para o norte atravessaram o rio Paraguai e a partir do século 17 passaram a ocupar a região conhecida com o Pantanal mato-grossense sua
principal característica era o seu caráter perigoso forjado na guerra e na submissão de outros povos nativos principalmente os índios guanás os quais eles promoviam correrias que era a forma como eles atacavam e dominava essas tribos que eram submetidas a sua força mas existe outros povos falantes dessas línguas vai coro também além dos embaiar que estavam a leste do Rio Paraguai na época da colonização portuguesa dessa região também existiam cadwell que ficavam na região adjacente da Serra da Bodoquena existiam também os GO os falantes da língua guaicuru que habitavam as margens do rio Miranda e que
foram extintos na segunda metade do século 19 que finalmente outros povos também bastante bellicose que eram os índios paiaguá que habitavam as duas margens do rio Paraguai e que no momento da exploração portuguesa entraram em Franco conflito com a civilização ibérica e logo mais foram extintos Também logo no final do século 19 nomes de guerreiros desenbahia passaram a ser chamados de guaicuru pelos remanescentes povoamentos Guarani que habitavam essa região ainda durante o século 16 e 17 os Guarani chamavam de Guaicurus todos os povos Caçadores e coletores que viviam nas regiões próximas do Rio Paraguai familiarizando
então o termo guaicuru para todos os falantes da língua aruak e os embalagem já tinha uma agressividade e muito conhecida na região pois eles submetiam e dominavam o Nações Indígenas como os Coroados calper seus Cambé vá mais além da agressividade outra característica passou a fazer parte da história dos índios Guaicurus rebanho de cavalos trazidos pelos colonos de Assunção acabaram subindo a planície do Pantanal e se espalharam por toda a região encontrando o passagens favoráveis e ausência de predadores o que fez com que ele se multiplicassem e uma forma Inesperada os guaicuru que promoviam nessas correrias
diante de as outras tribos das outras Nações Indígenas enxergaram no cavalo uma importante ferramenta de guerra e passaram a incorporar esse animal que estava livremente no território ou como uma arma de guerra para promover ataques e ações ainda mais formidáveis contra os seus inimigos em meados do século 17 esses índios passaram a domesticar e montar cavalos incorporaram estes animais a sua se intensificando ainda mais as rapinas Guaicurus por esses motivos os guaicuru se passaram a ter uma ação muito mais efetiva muito mais veloz e muito mais eficaz se o que fez com que eles dominaram
e toda essa região se tornassem verdadeiros senhores dessa terra quando passaram a receber a alcunha de índios Cavaleiros mas os guaicuru também se adaptaram muito bem ao boi e a ovelha praticando o pastor e desses animais também como fonte de alimentação e adaptação foi tão grande que no final do século 18 o governador da capitania de Mato Grosso Caetano Pinto de Miranda Montenegro mandou fazer um relatório completo sobre a ação desses índios nos rebanhos já que esses índios eram muito presentes na região próxima do presídio de Miranda que fica onde hoje está a cidade de
Miranda no Mato Grosso do Sul e assim promover a integração desses povos nativos a economia colonial além dos índios horticultores que foram o dominado pelo poderio Black uhuru esses índios também resistiram dificultaram e causar uma imensa resistência à Portugueses e Espanhóis que desejavam se estabelecer nessa região os flagelos causados pelas ordens Guaicurus acabou adianta por algumas décadas os estabelecimentos definitivos dos povos ibéricos nessa região contudo as décadas de enfrentamento entre os povos nativos Esses povos adventists acabaram minimizando e diminuindo o impacto numérico dos índios Guaicurus que resistiam às investidas ibéricas além disso a chegada de
Portugueses e Espanhóis nesta região trouxe doenças desconhecidas pelos povos nativos o que acabou impactando negativamente no contingente de povos que habitavam essa região Originalmente e enfraquecidos numericamente os índios Guaicurus acabaram assinando um Tratado de paz com os portugueses já no final do século 18 e esse foi o único tratado de paz assinado entre índios e autoridades portuguesas durante o período colonial da história do Brasil porém se inicialmente a presença guaicuru foi um tecido tanto para portugueses quanto para espanhóis após a assinatura do Tratado de paz a presença guaicuru atuou como um tampão diante dos interesses
espanhóis já que dificultava a chegada de qualquer Legião espanhola até Cuiabá que chegava pelo Rio e que era a Vila mais importante da capitania do Mato Grosso naquele período a sociedade guaicuru era dividida de tal forma que existe uma hierarquia no topo dessa sociedade estavam os nobres onde os homens eram chamados de capitães e as mulheres de donas na parte intermediária estavam o que formava uma grande parte que promovemos Attacks as tribos rivais e na parte mais baixa da sociedade estavam os cativos que eram os índios capturados durante os ataques incorporados à sociedade guaycuru o
guaycuru tinham a pele escura como cobre vieram altos alguns desses podendo atingir até 2 m de altura e era um hábito muito comum entre os Guaicurus arrancar os pelos da sobrancelha e também dos filhos geralmente esses índios andavam sem roupas os homens apenas com uma cinta de algodão na cintura e as mulheres com pano de algodão quieto pescoço até os joelhos esses índios usavam adereços de madeira no lábio inferior e nas orelhas sendo que os mais ricos os nobres utilizavam esses adereços de prata outra marca dos índios Guaicurus chamava muita atenção era umas tatuagens corporais
feitas de Jenipapo eô as duas plantas locais e que eram construídas em simetria com linhas pontos e uma espécie de xadrez e se distribuíam pela cabeça pelo rosto e pelos braços como essas imagens que vocês estão vendo que se trata de uma índia cadwell mas que se auto-intitulam herdeiros dos Guaicurus e portadores da cultura guaicuru os cabelos também eram diferentes os homens usavam a moda Franciscana já as mulheres raspavam do lado e deixavam a maior parte do cabelo na parte de cima da cabeça uma prática guaicuru que assustavam os portugueses era a prática de as
mulheres até os 30 anos de idade usarem a interrupção da gravidez como uma forma de se manterem ativas nas correrias promovidas por esses vídeos a princípio essa é uma prática que pode assustar de fato mas ela era justificada por essa nação ter o hábito e subjugar outros povos a todos os guerreiros homens e mulheres precisavam fazer parte dos assaltos promovidos aos povos rivais Então a partir dos 30 anos as mulheres poderiam ter filhos e eu comum era que cada família tivesse um ou no máximo dois filhos sua religiosidade era muito rica no menos estrelas reconhecendo
um Deus bom e também demônios que tentavam os humanos apesar disso não acreditavam em premiações ou castigos eternos apesar de reconhecerem a imortalidade da Alma O a cosmogonia explica o seu surgimento a partir da Criação Divina porém Deus criou todos os índios anteriormente criando os Guaicurus por último e a criação Guaicurus só se deu após a lamúria lástima de um Carcará uma ave muito comum no Pantanal mas que encontrado em todo o Brasil esse cara e percebeu que o barco não havia sido criado e pediu por sua criação e nesse momento toda a riqueza de
Deus já havia sido distribuída para os povos que foram criados anteriormente restou ao Carcará d'arles o porrete o ar a lança EA flecha e a possibilidade de fazer guerra contra outros povos e essa seria a forma como eles sobreviveriam fazendo guerra e promovendo rapinagens aos povos que receberam um presente de Deus porém apesar da explicação de sua criação os guaicuru nunca promoveram qualquer culto ou qualquer forma de adoração a esta árvore e pensando nessa principal características dos Guaicurus cabe uma crítica é uma revisão historiográfica promovida por muitos estudiosos sobre a pintura a obra clássica que
imortalizou os guaicuru é uma pintura e por jean-baptiste Debret que mostra uma cena de um ataque guaicuru a crítica se faz já quebrei nunca encontrou nunca lá que estou sequer um guaicuru e sua representação ou faz apoiado num cavalo em um momento de combate onde o índice encontra utilizando a Pois para permanecer no cavalo e ficar nas costelas do cavalo o que Muitos historiadores contestam é o fácil disléxicos nunca utilizar em qualquer forma de ferramenta um instrumento que proporcionasse a montaria o fazer um pelo e o mais correto que se faz a partir desta reflexão
é entender que os índios se deitavam na base do pescoço do animal e não nas costelas do cavalo no momento das ações esportivas os índios se vestiam com uma espécie de camisa feita de couro de onça pois assim eles acreditariam que estariam em um único ou o protegido de qualquer contra-ataque das Tribos que seriam atacadas pelos Guaicurus e como relação à guerra contra os povos ibéricos os guaicuru juntamente com os índios paiaguá promoveram uma aliança que dificultou excessivamente a implantação de núcleos de povoamento os portugueses dessa região aliança entre os pra água e os guaicuru
aconteceu por volta de 1719 porém a aliança entre os índios canoeiros e os índios Cavaleiros durou até aproximadamente o ano de 1768 quando esta Harmonia foi desfeita e de fato se tornou mais fácil a vida dos portugueses que se arriscavam e se aventuravam por essa região mas os guaicuru e os pais lá continuaram coexistindo nessa região no atual estado de Mato Grosso do Sul até à sua completa extinção que vai há algumas décadas depois e após anos de enfrentamento entre os portugueses desembara guaicuru ao final século 18 foi assinado um acordo de paz entre os
índios e os brancos os índios representados por seus chefes em uma né que depois passou a se chamar Paulo Joaquim José Ferreira e pelo Capitão queima e depois ficou conhecido pelo nome João tema de Albuquerque foram levados até Vila Bela da Santíssima Trindade capital da capitania de Mato Grosso com mais 17 e índios Guaicurus e uma mulher onde encontraram capitão-general de Mato Grosso João de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres e o acordo de paz foi celebrado em 1º de agosto de 1791 com cláusulas de Perpétua amizade e aliança entre os índios Guaicurus urgente o
Cavaleiro e os portugueses que viviam naquela região transformando os índios inclusives em súditos da rainha portuguesa Dona Maria primeira Além disso foi conferida patente de Capitão aos representantes dos índios o que dava uma certa autoridade chefes indígenas diante mesmo da sociedade Portuguesa que se estabeleceu na época naquela região e a partir dessa data os índios Guaicurus passaram a ser divididas os que viviam na região ao norte de fecho dos morros é uma localidade no rio Paraguai passaram a se associar aos portugueses já auxiliam difícil dos morros em direção ao sul passaram a se associar aos
espanhóis estabelecidos em Assunção e assim encontrar um impacto com os índios desde o anno de mil setecentos e setenta e quatro o século 19 com desenvolvimento da guerra do Paraguai as forças imperiais do Brasil contarão com apoio dos índios Guaicurus para combater ao lado das tropas imperiais porém neste século a um progressivo e constante declínio numérico desta Nação Indígena no território brasileiro no final desse século e após a guerra do Paraguai o governo Imperial se deu uma ampla região para que se pudessem se estabelecer e perpetuar suas práticas culturais essa área de cerca de 500
mil hectares fica na região da Serra da Bodoquena e o Pantanal e está localizado no município de Porto Murtinho o território de Mato Grosso do Sul e esta Terra indígena atualmente é habitada por outras Nações Indígenas mas principalmente por índios kadiwéu os únicos falantes da língua aruak nessa região se auto-intitula herdeiros dos Guaicurus e que mantém suas práticas e memórias vivas através do seu manejo com cavalo e também de algumas manifestações culturais como por exemplo a pintura a tatuagem EA cerâmica indígena por esse motivo essa terra indígena é conhecida como terra cadwell e assim Chegamos
Ao Final De mais um vídeo eu espero que vocês tenham gostado desse assunto já que ele é muito rico e diz sobre uma importante região do Brasil uma importante nação indígenas que emprestou sua história para outros vídeos os cardwell mas também na divisão do Estado de Mato Grosso EA criação de Mato Grosso do Sul emprestou um pouco da sua história para identidade sul-mato-grossense um vídeo que eu até Já gravei e já deixei um card aqui para vocês assistirem posteriormente então peço que vocês reflitam sobre esse assunto é refaçam suas considerações acerca da a todos os
índios minha Associação com a história do Brasil que pense em como toda essa gente toda essa cultura fez parte do que nós estamos agora brasileiro é claro que eu não posso deixar de fazer uma recomendação de um assunto tão interessante como esse que é esse livro História dos índios Cavaleiros ou a nação guaikuru de Francisco Rodrigues do Prado este livro foi escrito né Por um comandante do Forte Coimbra e é um relato da época do final do século 18 sobre como era a relação entre índios e portugueses nessa região do Brasil Nesse contexto e é
muito rico em detalhes e lógico que eu não consegui falar tudo que tem esse livro nesse vídeo mas eu tenho certeza que você pode sim aumentar o seu repertório e conhecer ainda mais sobre essa Nação Indígena é um livro que foi publicado pelo Instituto Histórico e geográfico de Mato Grosso do Sul e você encontra à venda o próprio Instituto Histórico Talvez num sebo online Enfim pode procurar que eu tenho certeza que ele é sensível a todos aqueles que desejarem saber mais sobre essa rica história desse povo Fantástico que foi o guaycuru então se você gostou
do vídeo recomenda para um amigo para um colega para alguém que mora nessa região para um professor de história que você quer que ele conheça mais sobre esse assunto enfim para quem você desejar palha esse vídeo pelas redes sociais deixe um comentário enfim se inscreva no canal para acompanhar mais vídeos sobre esse assunto é uma playlist de história indígena tem uma playlist de história de Mato Grosso do Sul que eu tenho certeza que algum desses vídeos irão lhe agradar Então é isso aí se inscreva no canal e não deixe de curtir os vídeos toda segunda-feira
que eu vou postando aqui para vocês Beleza então é isso aí muito obrigado se você ficou até a final e nos vemos na próxima segunda Valeu gente tchau tchau [Música]