A Parábola das Bodas - Mateus 22:1 a 14 | Rev Ageu Magalhães

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Igreja Presbiteriana de Vila Guarani
Seja bem-vindo à exposição da Palavra de Deus em Mateus 22:1 a 14 na Igreja Presbiteriana de Vila Gu...
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[Música] Mateus capítulo 22 de 1 a 14 Mateus 22 de um a 14 assim a santa inerrante palavra do senhor de novo entrou Jesus a falar por parábolas dizendo-lhes o reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho Então enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas mas estes não quiseram vir enviou ainda outros servos com esta ordem dizei aos convidados Eis que já preparei o meu banquete os meus bois e cevado já foram abatidos e tudo está pronto vinde para as bodas eles porém não se
importaram e se foram um para o seu campo outro para o seu negócio e os outros agarrando os servos ou mataram os mal trataram e mataram o rei ficou irado e enviando as suas tropas exterminou aqueles Assassinos e dizem sediou a cidade Então disse aos seus servos está pronta a festa mas os convidados não eram dignos e depois para as Encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas Há quantos encontrardes e saindo aqueles servos pelas estradas reuniram todos os que encontraram maus e bons e a sala do banquete ficou repleta de convidados entrando porém o
rei para ver os que estavam à mesa notou ali um homem que não trazia veste nupcial e perguntou-lhe amigo como entraste aqui sem veste nupcial e ele emudeceu então ordenou o rei ao serventes amarraio de pés e mãos e lançai o para fora nas trevas Ali haverá choro e ranger de dentes porque Muitos são chamados mas poucos escolhidos vamos orar pois Santo mais uma vez estamos diante da tua santa palavra desejoos de receber o ensino que provém do Senhor ensina o que é essencial para nossa vida a fim de que a nossa mente seja consertada
a fim de que a nossa mente pense de acordo com a tua vontade de acordo com a tua Revelação é essencial a fim de que o nosso coração os nossos sentimentos sejam adequados a tua Santa escritura sejam sentimentos e Emoções saudáveis de acordo com o senhor e a fim de que a nossa vontade também seja transformada ao pai que nós anciemos pelo teu reino pela tua Justiça mais do que qualquer outra coisa ajuda nos portanto pai nesta manhã a vermos a tua glória a sermos edificados pelo senhor é que nós pedimos e agradecemos em nome
de Jesus amém ensina o dia do teu casamento ninguém viesse a parábola que nós temos aqui juntamente com a parábola dos dois filhos e a parábola dos lavradores maus Ela completa o ensino de Cristo sobre a rejeição de Israel com relação ao Messias essas três parábolas completam este tema a parábola que nós temos aqui ela pode ser analisada a luz do último Versículo que a conclusão da palavra da parábola porque Muitos são chamados mas poucos escolhidos este Versículo tão direto Muitos são chamados poucos escolhidos ele reafirma o ensino bíblico da eleição que é encontrado na
Bíblia inteira de que o nosso Deus na eternidade olhando para massa de caídos ele escolheu para se um povo Ele Escolheu salvar um povo ora o nosso Deus faz escolhas a opinião contrária é de que Deus seria injusto ao escolher mas basta ler a Bíblia desde o início para você perceber que o nosso Deus faz escolhas o nosso Deus escolheu Israel dentre todas as nações para ser o povo sobre o qual manifestaria a sua glória o nosso Deus escolheu Jacó mas não escolheu Esaú é um Deus que é soberano é um Deus que tem total
direito nas palavras do profeta e depois nas palavras de Paulo de como Oleiro fazer vasos de misericórdia e fazer vasos de Ira Como pode agora o barro virar-se para o oleiro e dizer porque me fizeste assim Deus é Deus nós somos criaturas O problema é que a humanidade quer ser Deus o problema é que o ser humano quer ser Deus quer ser o senhor do seu destino Este é o problema é a velha rebelião contra Deus é a velha insubmissão de não aceitar que nós temos um Deus que comanda todas as coisas é um Deus
que pode fazer escolhas e faz e esta parábola de Jesus Então mostra Justamente que há muitos chamados mas poucos escolhidos e a parábola vai mostrar quem são os chamados e quem são os escolhidos em primeiro lugar nós vemos nesta parábola os não escolhidos os não salvos os não escolhidos o verso primeiro inicia dizendo que Jesus entrou a falar por parábolas dizendo-lhes o reino dos céus é semelhante ao rei que celebrou as bodas de seu filho você deve ter notado que este Rei que vai fazer o casamento do seu filho é mencionado o filho é mencionado
mas não se menciona a mãe a esposa do Rei e não se menciona a noiva porque não porque é uma parábola em que Cristo vai dar destaque justamente ao pai ao filho Cristo está falando de si próprio Cristo está falando do pai que convidou os povos para as bodas e Cristo está falando do filho que é justamente ele então nenhuma menção nem a rainha nem a noiva não precisamos relembrar aqui que um casamento é algo muito importante e o casamento do filho do rei era algo importantíssimo era algo que parava um reino o casamento do
Príncipe o verso 3 nos diz Então enviou o seu servos a chamar os convidados para as bodas mas estes não quiseram ver aqui nós temos uma surpresa na história né uma história normal seria o rei preparou um casamento para o seu filho chama os convidados foi uma festa maravilhosa memorável e os noivos viveram felizes para sempre esta seria uma história normal mas Jesus gera uma surpresa aqui na história quando ele disse que os convidados simplesmente não compareceram os servos enviaram os convites os convidados não quiseram ver nós temos um evento desta grandiosidade e os convidados
não querem ver isso é surpreendente de fato apenas como paralelo lembre-se do casamento do Príncipe Charles e da e da Lady Di o evento que foi ali na Inglaterra você acha que os convidados naquela ocasião se recusaram a ir naquele casamento você acha pois sim na parábola surpreendentemente os convidados não estão querendo ir no casamento do príncipe do filho do rei verso 4 enviou ainda outros servos com esta ordem dizei aos convidados Eis que já preparei o meu banquete os meus bois e cevado já foram abatidos e tudo está pronto vinde para as bodas o
rei ao saber da recusa de que os convidados não viriam ele pacientemente enviou outro servos para avisar os convidados convidados venham porque está tudo pronto os bois as carnes já está tudo preparado venham verso 5 eles porém não se importaram e se foram um para o seu campo outro para o seu negócio e outros agarrando servos os maltrataram e mataram então Observe que eles continuaram negando a ir casamento e foram cuidar dos seus afazeres um no campo outro no seu negócio mas pior alguns pegaram os servos que estavam convidando maltrataram e mataram versos 7 o
rei ficou irado enviando as suas tropas exterminou aqueles Assassinos e desensediou a cidade então o rei Responde ao Insulto enviando tropas matando os assassinos destruindo a cidade Observe como esta parábola faz paralelo com a história de Israel Deus chamou o seu povo várias vezes ao arrependimento mas o povo não se arrependeu o povo não veio Deus enviou os seus profetas para chamar o povo arrependimento e o que eles fizeram com os profetas mataram muitos profetas foram mortos Então esta parábola juntamente com as outras duas está mostrando a rebelião do povo de Israel Que tantas vezes
foi chamado arrependimento e além de não se arrepender matou os profetas matou aqueles que eram boca de Deus então Deus executará sua Ira sobre estes que não se arrependeram e A grande questão aqui meus irmãos a questão teológica é a seguinte as pessoas não são salvas porque não se arrependem ou porque não foram escolhidas as pessoas não são salvas porque não se arrependem ou porque não foram escolhidas se você ler esta parábola até o verso 13 você responde porque não se arrependem Mas aí tem o verso 14 e o verso 14 muda tudo porque Muitos
são chamados e poucos escolhidos o verso 14 mostra que as pessoas não são salvas Porque não são escolhidas então há uma contradição aqui O mesmo texto está falando está se contradizendo será que é isso não irmãos na palavra de Deus não há contradição de forma nenhuma o que nós temos aqui são as duas perspectivas que são apresentadas na Bíblia inteira a soberania de Deus e a responsabilidade humana o que nós temos aqui são as duas perspectivas veja Deus nos escolheu na eternidade e nos salvou no curso da sua história só que ele não fez isso
nos forçando a cremos nele nos obrigando a aceitá-lo ele fez isso mudando o nosso coração nos dando uma fé salvífica e gerando arrependimento no nosso coração ele fez tudo ele fez todo o processo mas ele ele faz com que nós sejamos com que nós respondamos ao chamado com Que Nós criamos com a nossa fé com que nós nos arrependemos com o nosso coração Então as pessoas se arrependem não porque as suas forças resolveram seguir a Deus porque a Bíblia mostra que todos nós estávamos mortos nos nossos delitos e pecados Efésios Capítulo 2 e morto não
quer Deus morto não tem forças para se arrepender morto não tem como ter fé mortos espiritualmente não fazem nada Deus então nos vivificou em Cristo pessoas se arrependem porque Deus tem um plano na vida delas pessoas se arrependem porque Deus entra no coração delas regenera o coração e da fé é Deus quem coloca arrependimento no coração das pessoas do nada as pessoas não saem toda maçao do pecado e dizem eu quero seguir a Deus para que a pessoa tenha essa luz ela o tem porque Deus atinge a pessoa porque Deus é quem efetua em Vós
tanto o querer como o realizar segundo a sua boa vontade Filipenses 2 3 porque nós o amamos porque Ele nos amou primeiro primeira João 4:19 porque ele nos elegeu antes da fundação do mundo e nos predestinou para ele Efésios Capítulo primeiro então não tradição aqui nós somos salvos porque Deus na eternidade determinou que nós o fôssemos e no curso da nossa vida ele colocou arrependimento no nosso coração então vão se arrepender aqueles que foram Escolhidos por Deus em primeiro lugar então nós vemos aqui estes que são os não escolhidos aqueles que foram chamados para festa
e se recusaram não vieram aqueles que são chamados para o reino de Deus são chamados para Deus e com corações endurecidos eles não vem a parábola vai nos mostrar agora os escolhidos verso 8 Então disse ao seu servos está pronta a festa mas os convidados não eram dignos não é não dignos porque rejeitaram o convite e depois para as Encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes veja os primeiros convidados eram os nobres eram os de posição eram os Comerciantes eram os lavradores eram as pessoas que foram convidadas porque normalmente eram aquelas
pessoas digamos dignas de entrarem no palácio como essas pessoas não quiseram agora os indignos vão ser chamados Os Miseráveis os pobres os que estão andando pelos caminhos pelas Encruzilhadas são estes que vão ser convidados aqueles que normalmente nunca seriam convidados estes vão ser chamados verso 10 e saindo aqueles servos pelas estradas reuniram todos os que encontraram maus e bons e a sala do banquete ficou repleta de convidados Observe que foram reunidos tanto maus quanto bons a ideia aqui é que não houve seleção quem apareceu pelo caminho foi sendo juntado né como dizemos foram sendo catados
e levados foi todo mundo para o palácio não houve seleção quem apareceu foi levado e diz o texto na parábola que a sala do banquete ficou repleta Então veja a diferença numa primeira cena A sala está vazia porque os convidados não vieram agora A sala está cheia de pessoas improváveis pessoas que normalmente não seriam chamadas Muitos são chamados mas poucos escolhidos na parábola estes são os escolhidos e na vida real os escolhidos não são diferentes destes vejo que Paulo escreveu aos Coríntios no seu Capítulo primeiro irmãos reparai pois na vossa vocação visto que não foram
chamados muito sábios segundo a carne nem muitos poderosos nem muitos de Nobre Nascimento Pelo contrário Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar os fortes as fortes e Deus escolheu as coisas Humildes no mundo e as desprezadas e aquelas que não são para reduzir a nada as que são a fim de que ninguém se Valorize na presença de Deus então estes somos nós estes aqui que Paulo está relatando somos nós nós não somos da Elite do país Nós não somos de Nobre Nascimento poderosos
milionários Nós somos o povo improvável que Deus escolheu para salvar os escolhidos somos nós a salvação veio o primeiro para o povo de Israel mas como disse João Jesus veio para o que era seu e os seus não o receberam como Paulo escreveu aos romanos na figura das Oliveiras a Oliveira boa e a Oliveira brava Oliveira selvagem em romanos 11 se porém alguns dos Ramos foram quebrados e tu sendo Oliveira brava foste enxertado no meio deles e te tornaste o participante da Raiz e da seiva da Oliveira não te gloris contra os Ramos porém se
te gloriares sabes que não és tu quem sustenta a raiz mas a raiz a ti a boa Oliveira era Israel e nós povos não Israel gentios nós fomos enxertados nós somos a Oliveira brava que foi enxertada na Oliveira boa e agora nós somos o povo escolhido Nós somos o Israel espiritual aquele entendimento de que Israel ainda hoje é o povo escolhido de Deus é errado porque porque Cristo veio para o que era seu e os seus não receberam e agora o conceito de povo escolhido não é mais só Israel mas o conceito da Oliveira brava
nós nos tornamos povo de Deus e no Apocalipse você tem justamente essa cena de não apenas Israel debruçado ajoelhado diante do Messias mas de povos de todas as tribos línguas e nações Nós somos o Israel espiritual a coisa não é mais geográfica a coisa é espiritual são discípulos de Cristo Nação santa povo de propriedade escolhida de Deus sacerdócio real de todas as nações Nós somos o Israel espiritual hoje então em segundo lugar a parábola nos mostra os escolhidos aqueles que foram catados os convidados improváveis nós que fomos trazidos para do cordeiro nós somos estes mas
em terceiro lugar a parábola vai acrescentar uma nova surpresa e aqui nós podemos associar esta pessoa com joio usando a linguagem de Cristo de que dentro do Povo de Deus cresce trigo e cresce joio dentro do Povo de Deus a pessoas que estão dentro da igreja mas que não são salvas Porque estão aqui com outros interesses Esse é o joio e essa parábola mostra joio veja o verso 11 entrando porém o rei para ver os que estavam à mesa notou ali um homem que não trazia veste nupcial naquele tempo o rei ele não comia com
os convidados ele não passava o tempo inteiro com os convidados ele ficava numa sala com os nobres mas ele entrava na festa para aparecer e para ver quem eram os convidados saudar aqueles que estavam à mesa foi neste momento que ele viu um homem sem veste nupcial sem uma roupa especial e ele perguntou o verso 12 amigo como entraste aqui sem veste nupcial e ele emudeceu por que que ele amou tudo indica porque ele não aceitou a veste nupcial que lhe foi oferecida há registros inclusive na Bíblia dois versículos que mostram que era costume naquele
tempo fornecer vestes apropriadas para todos os convidados na porta do Palácio para que ninguém estivesse mal vestido na festa do príncipe ou na festa do rei e aqui muito mais com muito mais razão porque os convidados foram pegos nas estradas foram catados né e levados para o palácio não tiver um tempo de providenciar roupas especiais e eram muito pobres então a ideia da parábola é que no palácio todos na medida em que foram chegando foram recebendo roupas bonitas roupas de festa mas este homem está emudecido porque ele não aceitou uma veste nupcial ele não aceitou
ele achou que as suas vestes eram suficientes ele achou que as suas próprias vestes eram boas e ele não aceitou as vestes reais então ordenou o rei ao servente amarraia os amarrai aos pés de pés e mãos e lançai-o para fora nas trevas Ali haverá choro e ranger de dentes aqui parece um fim muito trágico para parábola não é mas lembre-se é uma parábola é uma parábola que tem ensinamentos por trás e é claro que Cristo está pensando no inferno aqui quando ele associa este final trágico com a frase Ali haverá choro e ranger de
dentes que é uma característica do inferno então Observe que Cristo está juntando para abrir realidade né E às vezes a coisa parece tão dura porque a realidade é o inferno que ele está falando e ele está mostrando que este que não aceitou as vestes reais testes nupciais ele não tem salvação ele não vai se salvar com as próprias vestes e os irmãos já perceberam onde Cristo quer chegar ele não pode se salvar com as próprias obras ele precisa do manto de Justiça de Cristo Ele precisa da justificação de Cristo porque com as próprias obras ele
não consegue salvação Este é o ponto o destino aqui deste será o mesmo dos não escolhidos daqueles que rejeitaram o convite ele se recusa a ser vestido com as vestes reais Jesus está falando aqui de justificação ninguém pode se apresentar diante do rei com as suas próprias vestes com as suas próprias justiças porque de acordo com a palavra elas são trapo de imundícia as nossas vestes são trapos de imundícia Isaías 64:6 para nós nos apresentarmos diante de Deus nós temos que estar vestidos com o manto da Justiça de Cristo no livro do profeta Zacarias nós
temos um relato muito especial sobre a doutrina da justificação Zacarias 33 diz assim ora Josué trajado de vestes sujas estava diante do anjo tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele tirai-lhes as vestes sujas a Josué disse Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de fim nos trágeis é isso que Deus faz conosco ele tira as nossas vestes sujas As Nossas obras que não tem poder nenhum para nos salvar Porque diz a palavra a salvação é pela graça não é de obras para que ninguém se
glorie E ele nos veste com a justiça de Cristo na cruz do Calvário aconteceram duas transferências os nossos pecados foram lançados sobre Cristo Isaías 53 fala que ele tomou sobre si as nossas iniquidades mas não só isso a justiça de Cristo todos os seus atos de justiça em vida e foram todos Santos são transferidos para nós nós somos justificados os atos de Justiça de Cristo são lançados sobre nós é como se nós vestíssemos o manto da Justiça de Cristo e Cristo e Deus Pai olha para nós agora não mais como Rebeldes mas como aqueles que
foram justificados por Cristo é por isso que ele nos aceita na sua presença na parábola este que negou as vestes nupcial ele se assemelha aos joio é alguém que aceitou o convite que está no meio dos convidados mas se recusa vestir o manto da Justiça de Cristo e a muita gente assim nas igrejas evangélicas pessoas que estão na igreja às vezes Apenas por uma tradição familiar meu pai e minha mãe foram crentes Eu acho que eu vou preservar esta tradição ou então por uma posição social não tem muitos amigos na vida então vem buscar amigos
na igreja né ou porque o pai está obrigando Então veja São pessoas que estão no meio do povo de Deus mas não estão vestindo o manto da Justiça de Cristo não se percebem como pecadores que sozinhos não conseguem salvação não se percebem como necessitados da Justiça de Cristo sobre a sua vida são joio crescendo no meio do Trigo concluindo meus irmãos o reino de Deus é semelhante a um rei que celebrou o casamento do filho convidou os convidados de praxe Eles não aceitaram mataram os servos aí ele convidou os mais pobres e os rejeitados e
estes aceitaram e ele descobriu que na festa havia alguém que rejeitava as vestes reais e o puniu o reino de Deus é onde muitos são chamados mas poucos escolhidos Qual das três classes aqui é você você é da classe dos não escolhidos Você é da classe dos Escolhidos ou você é da classe do joio qual em qual dos três grupos você está encaixado pastor como é que eu posso saber em qual dos três grupos eu estou ou melhor a pergunta direta pastor como é que eu posso saber se eu sou uma escolhido de Deus e
eu não sou um joio ou não escolhido acho que tá claro que ninguém é né porque eu não escolhido nem vem à igreja o não escolhido não quer saber nada de Deus coração endurecido não vem para festa agora joio sim pastor como é que eu sei se eu sou joio ou seu som verdadeiro escolhido ora é preciso consultar o teu coração você precisa consultar o teu coração Quais são as tuas motivações O que que você tá fazendo aqui você tem vindo a igreja porque alguém te obriga ou você vem a igreja porque você sabe que
Jesus é o único caminho para salvação ou você vem a igreja porque você percebe que você precisa de Cristo que sem Cristo você não é nada Então veja se o teu coração está te dizendo não eu sei que sem Cristo eu não sou nada eu preciso de Cristo você não é joio não pensa assim fora da igreja como é que a tua vida fora da igreja nos dias da semana você luta contra o pecado nos dias da semana ou a sua vida de Total familiaridade com Pecado sem nenhum peso na consciência e aí você vem
no domingo apenas para ter um alívio na sua consciência durante a semana você luta contra o pecado O pecado é algo que te entristece é algo que pesa na sua mente pesa no seu coração ora veja se a luta contra o pecado no teu coração é porque a Espírito Santo porque quem não tem o espírito santo não tem luta já tá derrotado quem não tem o espírito santo no coração ele ainda é escravo do pecado ele está entregue ao pecado só a luta no coração que tem o Espírito Santo e se há espírito santo é
porque você foi regenerado se a Espírito Santo é porque você foi salvo porque o espírito santo não habita em corações não salvos percebe Então essa Perspectiva da Santificação é muito importante para confirmar a nossa eleição para confirmar a nossa salvação em outras palavras não existe Santificação na vida do não crente meus irmãos não existe o não crente No máximo evita alguns pecados para não ficar mal diante da família para não ficar mal diante da esposa da sociedade para não tomar multa para não ser preso mas se você dissesse para um não crente A partir de
agora você é invisível você pode fazer o que você quiser Sabe o que ele faria ele se afundaria nos pecados ele sairia por aí Entrando nos Bancos roubando dinheiro fazendo imoralidades se ele tivesse a garantia de que ninguém está vendo ele ele se afundaria no pecado O Crente é Diferente se fosse dado ao crente a garantia de que ele está invisível agora e de que ele pode fazer o que ele quiser ele não se afundaria no pecado ele teria caminhos e iniciativas mais nobres como tentar conversar converter pessoas acabar com conflitos acabar com corrupção e
assim por diante veja irmãos se a luta no teu coração contra o pecado é porque ao Espírito Santo e se é o Espírito Santo a salvação você não é joia você é um salvo se há processo de santificação na tua vida é porque a boa obra de Cristo já começou é porque você é um eleito e é um regenerado se você ainda não é crente e aqui eu falo para os irmãos e para quem depois for assistir essa mensagem se você ainda não é crente mas Deus está falando ao teu coração neste momento se a
palavra de Deus está fazendo sentido na tua mente no teu coração talvez você seja um eleito porque as coisas de Deus se discernem espiritualmente o homem natural não aceita as coisas do espírito o homem espiritual é que consegue compreender as coisas do Espírito Então se essa palavra de Deus está fazendo sentido no teu coração Talvez seja a evidência de que você tem um pai que está te chamando de volta para casa de que está chamando você para os caminhos dEle e é a hora de você encontrar-se com o teu verdadeiro pai e a hora de
você se arrepender dos teus pecados e crer em Cristo como senhor e salvador da tua vida para que a tua vida seja transformada para que você entre na casa do pai para que você entre na festa nas bodas de Cristo nas bodas do cordeiro e você tem a tua vida transformada e a vida eterna será aplicada você no teu coração que Deus assim nos abençoe meus irmãos que triste seria se na festa do teu casamento ninguém viesse mas mais do que um casamento Deus chama os povos ao arrependimento e os povos não vem e aqueles
que vem vem porque Deus coloca a salvação fé arrependimento nos corações Deus assim nos abençoe que neste caminho de salvação salvação grandiosa maravilhosa que Deus nos apresenta nós estejamos alegres nos seus caminhos sendo santificados a cada dia nos seus caminhos amém [Música] [Música] [Música]
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