Olá tudo bem Eu sou Valdemar Neto E hoje nós vamos falar sobre o metaverso que é considerado por muitos a próxima geração da internet vamos lá [Música] o conceito de meta verso foi divulgado durante a atualização da marca do Facebook como meta e parece que vai revolucionar a forma como interagindo com o mundo o CEO do Facebook Mark zucker afirmou que a próxima geração da internet é o metaverso e que a mídia sociais existente ficará sobre o guarda-chuva dessa Nova Onda ele descrevem através como um ambiente virtual onde você pode apresentar se há pessoas em
espaços digitais você pode pensar nisso como uma internet embarcada em que você está dentro em vez de apenas olhar o termo meta verso foi inventado e apareceu pela primeira vez no romance de ficção científica de New Steven Snow Crash publicado em 1992 ele representa um universo paralelo de realidade virtual criado a partir de comutação gráfica que usuários de todo mundo podem acessar e se conectar por meio de óculos e fones de ouvido Mas recentemente o termo reapareceu em Oasis um jogo ilustrado no romance de ficção científica Ready Player One de 2011 um jogo de realidade
virtual online massivamente multiusuário que evoluiu para trabalho educação e entretenimento é um mundo de jogo aberto os usuários se conectam ao Oasis com fones de ouvido luvas e roupas a palavra metaverso é uma palavra composta fechada com dois componentes meta que é um prefixo grego que significa pós depois ou além e o universo em outras palavras o meta verso é um universo pós realidade a ideia de meta-hist envolve conceitos importantes tais como realidade virtual e realidade aumentada na realidade virtual A ideia é que você seja inserido em uma realidade alternativa através de algum dispositivo como
óculos de realidade virtual dando a impressão de que você está em outro lugar na realidade aumentada A ideia é imuir a realidade física com elementos virtuais tais como no jogo Pokémon go onde você pode ver o espaço físico à sua frente com outros elementos tais como um Pokémon que você possa capturar como se eles ali a sua frente no caso do metavécio A ideia é justamente permitir ambas as situações o que pode ser chamado de realidade mista que você possa interagir dentro da realidade como se estivesse um jogo e tivesse o seu avatar e pudesse
interagir naquele mundo virtual fazendo compras trabalhando etc ou que você possa fazer uma reunião em uma sala com realidade aumentada em que os outros participantes sejam representados como hologramas de seus avatares ou que ambas as abordagens sejam combinados a Deus como é fato que as aplicações de metaverso vão muito além de entretenimento e pode se tornar uma plataforma para ambientes educacionais para fechar negócios ou mesmo para realizar procedimentos médicos e ou cirúrgicos A Distância com auxílio de outras tecnologias como a inteligência artificial e a robótica algumas implementações do metavés já estão disponíveis a sua primeira
interação foi concebida como uma teia de muitos virtuais onde os avatares poderiam viajar sem problemas entre eles Essa visão foi realizada no Hyper Grid da open mundos virtuais sociais e autônomos baseados no software de código aberto Open Simulator eram e ainda são acessíveis por meio da rede Hyper Grid no entanto o Hyper Grid era e ainda não é compatível com os outros mundos virtuais proprietários populares como por exemplo Second Life atualmente a segunda versão do metavés está em construção onde as plataformas sociais imersivas serão compatíveis com videogames online massivos para vários jogadores mundos de jogos
abertos e espaço colaborativo de realidade aumentada o meta vs enfrenta uma série de desafios relacionados às tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada é uma das tecnologias são persuasivas e podem influenciar a cognição emoções e comportamentos usuários o atual curso do equipamento é uma barreira a adoção em massa há também riscos relacionados à realidade aumentada tais como o bem-estar físico saúde segurança de seus usuários riscos psicológicos questões Morais e éticas e privacidade no nível físico a distração prestar atenção dos usuários já levou até mesmo acidentes a sobrecarga de informações é Um Desafio psicológico a ser
evitado também questões Morais inclui o aumento não autorizado e manipulação de fatos para visões tendenciosas e a coleta e compartilhamento de dados com outras partes constitui risco com as mais amplas implicações em relação à privacidade a realidade virtual por sua vez pode causar enjôo náusea e tontura a fadiga da cabeça e pescoço também são uma limitação para sessões de uso mais longas devido ao peso dos headsets usa prolongado de realidade virtual pode levar ao vício isolamento social e abstinência da vida física real muitas vezes combinado com negligência corporal outra desvantagem conhecida dos Mundos sociais abertos
é o comportamento tóxico e antissocial por exemplo incluindo luto Cyber bullying e assédio ambientes de alta fidelidade representações violentas podem desencadear experiências traumáticas nos mundos virtuais estão em desenvolvimento e já existe até mesmo comercialização de terrenos virtuais e outdoors do metaverso e você pode comprar elas com criptomoedas específicas como ADC intraland mana descend Box ou axi Infinity em 2021 um terreno lá existente foi vendido por 618 mil mana para uma empresa chamada tokens na época esse valor equivale a 2,4 milhões de dólares que hoje daria numa conversão Direta em torno de 12,5 milhões de reais
a medida que a tecnologia se desenvolve problemas e os riscos diminuem estaremos cada dia mais conectados a este novo mundo gostou do vídeo então não se esqueça de se inscrever no canal e acompanhar as próximas publicações um grande abraço e até mais