Mesa no Deserto | Pr. Josué Brandão

1.93k views7143 WordsCopy TextShare
Pastor Josué Brandão
BLACKFRIDAY DO PASTOR JOSUÉ, TODOS OS CURSOS BÍBLICOS COM ACESSO VITALÍCIO, APENAS 12X R$49,70👇 htt...
Video Transcript:
[Música] O livro de Deuteronômio. Deuteronômio é o quinto livro do Antigo Testamento, faz parte do Pentateuco, e a palavra Deuteronômio significa repetição, porque em Deuteronômio o decálogo, ou o código da lei mosaica, é repetido para Israel. Aqueles que puderem estar de pé, por favor, já estou pregando, tá?
Presta atenção nisso, nessa informação que você vai aprendendo. Por que Deus repetiu a lei para Israel? Porque a geração que saiu do Egito não é a mesma que entra em Canaã.
Aquele povo que saiu do Egito morreu no deserto por conta das suas murmurações. Então, o Senhor repete a lei para aquela segunda geração que vai entrar em Canaã, para fazê-los entender que, se eles cometessem os mesmos pecados que seus pais, também pereceriam. Amém!
Então, Deuteronômio, capítulo de número 2, versículo de número 7, diz assim: “Deuteronômio, capítulo 2, versículo 7: pois o Senhor, teu Deus, te há abençoado em toda obra das tuas mãos. Ele tem conhecido o teu caminho por este grande deserto. Estes 40 anos, o Senhor, teu Deus, tem estado contigo.
Nada te há faltado. ” Diga Amém! Repita comigo assim: “O Senhor tem abençoado a obra das minhas mãos.
” Agora vem comigo para o Salmo de número 78. Salmo de número 78, versículo de números 13 até o versículo de número 20. Salmo 78, versículo 13 ao versículo 20, diz assim: “Dividiu o mar e os fez passar por ele, fez com que as águas parassem como um montão.
Também os guiou de dia numa nuvem e à noite toda por um clarão de fogo. Fendeu rochas no deserto e deu-lhes de beber abundantemente como de grandes abismos. Da penha fez sair fontes e fez correr águas como rios.
Todavia, ainda prosseguiram em pecar contra ele, rebelando-se contra o Altíssimo no deserto. E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo comida segundo o seu apetite, segundo a sua glutonaria. Também falaram contra Deus, dizendo: poderá Deus porventura preparar uma mesa no deserto?
Eis que feriu a rocha de modo que brotaram águas e rebentaram ribeiros em abundância. Poderia ele ou poderá ele também dar pão? Acaso fornecerá carne para o seu povo no deserto?
” Diga Amém! Amém! Agora diga comigo: “Senhor, Senhor, eu sei, eu sei que no deserto, no deserto, eu posso, eu posso contar, contar com a tua provisão, com a tua provisão.
” Amém! Vira para seu vizinho e diz para ele: “Deus já preparou mesa! ” Agora senta, em nome de Jesus.
Hoje à tarde, eu estava estudando para compartilhar com os irmãos uma palavra nesta noite de culto de ensino e eu já sabia exatamente o que iria ministrar. De repente, esse texto saltou aos meus olhos e, quando esse texto saltou aos meus olhos, eu entendi que Deus estava me direcionando para algo diferente daquilo que eu estava organizando e estudando para ministrar na noite de hoje. E o Senhor me disse no coração que há alguém, ou algumas pessoas, precisando desta palavra de direcionamento, de luz, de esperança, de certeza.
Então, eu quero falar nesta noite sobre "mesa no deserto". O versículo de número 20, ou 19, o salmista diz que o povo de Israel questionou a Deus e disse: “Pode, porventura, Deus preparar para nós mesa no deserto? ” No versículo 21, o povo questiona Deus e diz: “Pode ele, porventura, providenciar pão no deserto?
Pode Deus, porventura, providenciar carne no deserto? ” A pergunta é para você: pode ou não pode Deus? Pode ou não pode?
Então, por que você está desesperado? Por que você está querendo entregar os pontos? Por que você está brigando com seu marido por causa daquilo que faltou na sua mesa?
Você brigou com a sua esposa, está estressado porque está apertado, porque não tem o que você deseja, porque você não está alcançando fornecer aquilo que você sonha e o teu casamento está entrando em crise. E você, esta semana, falou com teu marido que, se continuasse assim, queria largá-lo por causa da vossa situação de mesa. Talvez seja por sua causa que Deus mudou todo o meu sentimento acerca do que pregar hoje à noite e me trouxe aqui para lhe dizer que ele pode providenciar mesa no deserto.
Aleluia! É preciso que nós entendamos que todos os milagres de Deus em nossa vida exigirão de nós sacrifício. Todos os milagres de Deus em nossa vida exigirão de nós sacrifício.
O Senhor diz a Abraão, no capítulo de número 18 de Gênesis: “Vou te fazer pai de uma multidão. ” Aí, no capítulo 22, ele diz: “Pega o teu filho Isaque e oferece em sacrifício. ” Ele promete uma multidão de filhos e depois pede o único filho que Abraão tem para ser entregue em sacrifício.
Algumas lições nós precisamos aprender acerca da natureza providencial de Deus, e eu vou te compartilhar algumas delas conforme ele gerou no meu coração nesta tarde. Se quisermos muito de Deus a partir daquilo que ele nos deu, teremos que devolver o que recebemos. Se quisermos muito de Deus a partir daquilo que ele nos deu, teremos que devolver o que recebemos.
Vou explicar: Deus nunca vai te pedir algo que ele não já te deu. Deus nunca vai te pedir algo que ele não já te deu. Mas não é incomum Deus te pedir tudo que ele te deu, porque Deus não quer que, depois de você receber o que pediu, coloque a sua esperança e confiança naquilo que Ele te deu.
Então, ele te pede, ele te dá e te pede de volta para que você entenda que a sua confiança precisa permanecer nele. Você entendeu? Diga Amém!
Um outro princípio que nós precisamos entender da natureza providencial de Deus é que, se você quer colher, precisa semear. Se você quer colher, precisa semear. Um outro princípio da natureza providencial de Deus é que, se você quer milagres, precisa tomar algumas atitudes.
É preciso se movimentar na direção do milagre que você almeja, que você deseja. É um detalhe. Fala aí com o seu vizinho: a semente do milagre está na sua mão.
Não, a semente do milagre está na sua mão, é que você não valorizou a semente. Você julgou a semente tão pequena, você julgou a semente tão pouca que não a valorizou. Mas a Bíblia diz em Zacarias, livro do profeta Zacarias, que nós não devemos ignorar os dias das coisas pequenas.
Agora, entenda uma coisa aqui: é uma lei no meu coração e é por esta lei que eu me movo. Deus nunca vai te deixar na mão se o teu desejo é honrá-lo. Eu vou repetir, porque só cinco ouviram: Deus nunca vai te deixar na mão se o teu desejo é honrá-lo.
[Aplausos] Aleluia! Aleluia! Eu e você precisamos entender que Ele trabalha enquanto você dorme.
Desde a antiguidade, não se viu nem se percebeu um Deus além de Ti (Isaías 44:24) que trabalha por aquele que nele espera. No Salmo de número 121, o salmista diz: "Eis que não dormirá nem dormitará aquele que guarda a Israel. " Atos dos Apóstolos, capítulo de número 12, versículo de número 1 ao versículo 10: Herodes prendeu Tiago e prendeu Pedro e mandou matar Tiago ao fio da espada.
Pedro permaneceu preso para ser morto depois da Páscoa. E a Bíblia diz que a igreja em Jerusalém continuamente orava por Pedro. Enquanto Pedro dormia, um varão entrou na cela com a cela trancada e disse a Pedro: "Levanta!
" Pedro levantou e aquele homem, aquele varão, um anjo, disse a Pedro: "Vamos embora! " E Pedro foi saindo. Afinal de contas, ia morrer depois da Páscoa.
Uma chance de sair da prisão é tudo que Pedro queria. Quando Pedro vai saindo, o anjo diz: "Não, não, não, não, calça a sandália! " Irmão, para quem vai morrer amanhã, o cara quer lá saber de sandália!
Mas o anjo está dizendo: "Calça a sandália! " É uma forma de Deus dizer: "Se você confiar em Mim, eu cuido até dos detalhes que você não se importa. " [Aplausos] Mas Ele vai cuidar até dos detalhes que você não se interessa.
Mas não tem aquela fase na provação que tem coisa que você nem faz mais diferença? Deus está atento a elas. Aí, quando Pedro calça a sandália e vai saindo, o anjo diz: "Não, Pedro, coloca a capa," como se dissesse: "Está frio lá fora.
" E Pedro sai aquecido e calçado, porque o Senhor trabalha por aquele que nele espera. Ele trabalha enquanto você dorme. Não, não, não distorce o texto, não viu?
Trabalha enquanto você dorme não é o sono da preguiça, bagunça não. A Bíblia diz assim: "Doce é o sono do trabalhador," quer coma muito, quer coma pouco, então estamos falando daquele que tomou atitude e foi descansar e deixou Deus trabalhar. Enquanto você precisa se refazer para o próximo dia, Ele providencia mesa no deserto.
Observe que tanto o texto de Deuteronômio 2:7 quanto o texto dos Salmos 78 estão escritos naquilo que na gramática da língua hebraica se chama de presente linear. Na gramática da língua hebraica não há o gerúndio, como há na gramática da língua portuguesa. Quando você conjuga um verbo no gerúndio, você dá a ideia de ação contínua.
No presente linear, o texto está dizendo que aquilo que está sendo escrito está acontecendo naquele exato momento. Veja que em Deuteronômio, capítulo de número 2, versículo de número 7, a fala para o povo de Israel é exatamente esta: "O Senhor, teu Deus, te há abençoado. " O verbo haver aqui está na condição de algo que continua acontecendo.
Ele conhece o teu caminho, Ele abençoa a obra das tuas mãos. Ele está fazendo. Diga comigo: "Ele está fazendo!
" Fazendo! No Salmo de número 78, a pergunta é: "Poderá pode Deus providenciar mesa no deserto? " Essa pergunta se aplica no nosso tempo porque ela está no presente linear: é para hoje!
Então, pode Deus providenciar mesa no deserto? Salmo de número 23 diz assim: "O Senhor é o meu pastor, nada. .
. " Vamos lá! O Senhor é meu pastor, nada, nada!
No texto hebraico, "nada" não é "nada me faltará," é "nada me falta," presente linear, continua. Deus providenciando para que nada me falte. Provoca seu vizinho e diz para ele assim: "Nada!
Nada é nada! " É nada! Você não vai brigar com seu marido mais por causa da mesa.
Está na hora de começarmos a viver a provisão de Deus no deserto. Eu me lembro que, uma certa feita, eu devia ter uns 12, 13 anos, mas eu lembro nitidamente, eu lembro claramente. Nós morávamos na cidade de Pindobaçu.
Meu pai era pastor da igreja naquela região e um dia minha mãe acendeu as quinas do fogão, colocou panela com água, nos chamou e disse: "Vamos orar para Deus mandar comida, porque não tem nada para comer no almoço. " E minha mãe nos arrastou pro quarto, ajoelhamos ao redor da cama. Eu ainda lembro disso claramente.
E ela disse: "Ora para Deus mandar pão. " O meu pai estava lá no fundo da casa porque, para o homem, isso é trágico, isso mexe com o brio, isso mexe com toda a estrutura mental dele. E ele estava no quintal fazendo alguma coisa, algum móvel, como meu pai era carpinteiro, então ele sempre inventava uma mesa, uma cadeira, para gerar recursos.
E, enquanto ele trabalhava lá atrás e a gente orava no quarto, alguém bateu na porta. E a voz do meu pai dizendo assim: "Dina, o corvo chegou! " Minha mãe levantou e abriu a porta.
Era uma irmã da Igreja Batista Peniel. Ela disse: "Irmã Dina, Deus me mandou ir no mercado fazer umas compras pra senhora. " Aí veio feijão, arroz, macarrão, carne, ovos, biscoito, doce, biscoito salgado, a mesa estava cheia porque Deus providencia mesa no deserto.
Aleluia! A Bíblia Sagrada nos diz lá no Evangelho Segundo Mateus, capítulo 7, versículo 7: isso também é presente linear, isso é ação contínua: "Pedi e. .
. " Dá o conceito do texto ali: pedindo, dá-vos; Buscai, buscando, encontrareis; Batei, batendo, abrir-se-vos; pois o que pede recebe, o que busca acha e ao que bate abrir-se-lhe. Esse é o texto, Senhor.
Indo, que ele providencia o que nós precisamos. Se colocarmos diante dele, sua alma veio triste pro culto. Hoje à noite tem gente que vem engasgada, e eu sei que a palavra que o Senhor me trouxe é para este coração que veio engasgado e que vai sair daqui hoje certo de que Deus vai providenciar tudo para sua vida.
Um dia, Jesus diz assim: Mateus, Mateus, Mateus é Mateus, Mateus, capítulo de número 6, lá no final do Sermão do Monte, na última sessão do Sermão do Monte, Jesus diz assim: “Do que adianta a vossa preocupação? Ela pode acrescentar algum centímetro na vossa estatura? ” Pergunta aí pro seu vizinho: “Você cresce porque se preocupa?
” Não, você perde o apetite, perde o sono ou come demais, porque tem gente que, quando tá preocupado, né, come até a massa do cimento que ia colocar na parede, porque a preocupação ativa uma ansiedade descomunal. Aí o Senhor diz assim: “Olhar para os lírios do campo e para as aves do céu que não plantam, não colhem, e o Senhor cuida de cada uma delas. Não sois vós mais importantes?
Aleluia! ” Eu quero lançar uma palavra profética para a sua vida, com base naquilo que estou falando. Biblicamente, Deus está trabalhando para te surpreender.
Ele vai te surpreender! Presta atenção: os maiores milagres da Bíblia aconteceram no deserto. E eu vou falar só de alguns, e se você estiver anotando, você vai anotar mais ou menos assim: no deserto, Deus enviou carne.
Números, capítulo de número 11, versículo de número 31 e 32, o texto sagrado relata para nós um grande milagre no deserto, quando diz assim: “Então o Senhor soprou um vento do lado do mar. ” Quem soprou o vento? Quem soprou o vento?
E trouxe codornizes! Presta atenção nesse texto: “Deixou cair junto ao Arraial quase caminho de um dia. ” Olha para mim, por favor: caminho de um dia não é caminhar o dia inteiro, é caminho de um dia.
Na cultura judaica, são 1200 m de caminhada, 1 km 200 m. Deixou cair, caminho de um dia, indo de um lado e caminho de um dia do outro lado. Vamos traduzir: “M quarenta e indo!
” E caiu, caminho de um dia, de um lado e do outro lado, a roda do Arraial, cerca de dois côvados de altura. Um côvado era uma medida que variava de 48 a 52 cm; dependia do lugar. Na ausência de uma vara de medir, um bordão de medir, o côvado era medido assim: da extremidade do cotovelo de um homem até a extremidade do seu punho fechado.
Isso aqui era um côvado. Dois côvados, portanto, dois antebraços um sobre o outro, o equivalente a 1 m de altura, em média. Presta atenção: no deserto caiu carne, cerca de caminho de um dia, 1200 m indo, 1200 m para o outro lado, cerca de 1 m de altura.
Você conseguiu entender? Era Deus mandando carne! Olha o versículo 32: porque Moisés decide explicar o texto e ele diz assim: “O povo se levantou, colheu as codornizes por todo aquele dia, e toda aquela noite, e por todo o dia seguinte.
” 36 horas, o que colheu menos, colheu 10 homers. É assim que está na versão que você tem na mão. 10 homers; em algumas versões está 10 gômeres.
Um homer ou gômer era uma unidade de medida básica que equivalia a 370 l ou 370 kg. Na ausência de l ou balança, era o equivalente ao que podia ser comportado no couro inteiro de uma vaca. Tô te explicando, te explicando!
Presta atenção: diga comigo carne! Ok? Eles escolheram caminho de um dia, indo; caminho de um dia, voltando; de dois côvados, um dia, uma noite e o outro dia.
36 horas. O que colheu menos colheu 10 homers ou gômeres. Um homer era uma unidade de medida básica equivalente a 370 kg ou litros.
Na ausência de balança ou litro, era o que comportava no couro inteiro de uma vaca. Vamos facilitar: e se o que colheu menos colheu 10 homers, então colheu o equivalente a 10 vacas. Você entendeu?
Ok, o texto sagrado diz em Êxodo, capítulo 12, versículo 37, que era ou eram cerca de 600. 000 homens, sem contar as mulheres e as crianças. Alguns estudiosos falam de aproximadamente 3 milhões de pessoas sob o comando de Moisés.
Como é que você dá comida para 3 milhões de pessoas no deserto se o que colheu menos colheu o equivalente a 10 vacas? Nós estamos falando de codornizes no deserto, equivalente a 30 milhões de vacas! O matemático calcula cerca de 11 milhões de toneladas de carne para alimentar 3 milhões de pessoas.
De onde veio? Diga comigo: do deserto! Agora presta atenção: se o irmão lê o capítulo 11 de Números, do versículo 10 ao versículo 16 em diante, o irmão vai ver até o versículo 30 que Deus levanta 70 homens para ajudarem a Moisés no deserto.
Quantos homens? Quantos homens? Ok.
A Bíblia diz que esses homens foram cheios do Espírito Santo e profetizavam. Depois desse mover profético, Deus envia codornizes em abundância. O que isso indica é que há – segura isso aqui – há uma forte relação entre a pregação e a provisão.
E foi quando eu li esse texto que o Senhor me fez entender que, para que a mesa seja posta no deserto, a palavra tem que ser pregada, porque há uma relação entre pregação e provisão. Aí eu me lembro de Joel, capítulo 2, versículo 21 até o 28, que eu não vou citar todo, mas em Joel 2:21-28, o Senhor diz assim: “Eu vos enviarei. ” O Senhor, alegrai-vos, ó terra, e alegre-se, Sião, porque o Senhor vos enviará.
Ensinador de. . .
Justiça enviará o quê? Ensinador, e com ele a chuva no devido tempo; a temporã e a serôdia, e as zeiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite, e os pastos reverdecerão. E eu vos restituirei o tempo que foi consumido pela crise, tudo isso por causa do ensinador de justiça.
E vós comereis abundantemente e vos fartareis, porque eu, O Senhor, vosso Deus, estou no meio de vós, e o meu povo não será envergonhado. Aí ele diz: "E sabereis que eu, O Senhor, vosso Deus, estou no meio de vós, e que habito no meio de vós, e o meu povo nunca mais será envergonhado", tudo isso porque ele enviou o ensinador de justiça. Então na medida em que você ama a palavra, se apega à palavra, ouve a palavra, recebe a palavra, pratica a palavra, a provisão vai sendo liberada sobre a sua vida.
Só quem crê e recebe dá um glória a Deus em nome de Jesus. Agora, de onde vieram essas codornizes? Isso é o tópico, isso é novelesco, não é?
Não, os pesquisadores já estudaram e já concluíram que no Oriente Médio o hábito migratório das codornizes faz com que elas, no período do outono, saiam da Europa para a Turquia. Só que para chegar na Turquia, elas têm que atravessar o Mediterrâneo e não têm onde pousar; no meio da travessia, é o oceano. Então, as codornizes voam da Europa até a margem do Mediterrâneo, cansam-se, alimentam-se e, num voo que dura horas, elas atravessam o Mediterrâneo até chegar do outro lado.
Quando elas caem exaustas, ficam horas sem se movimentar por causa do esgotamento. Mas o milagre é maior, porque aqui elas voaram quilômetros além do normal para cair no Arraial, onde os judeus, onde os hebreus estavam. Como é que elas conseguiram voar 400 km a mais?
A explicação está no versículo 31. Quando elas começaram a voar, Jeová, para mandar provisão para Israel, começou a fazer lá de cima assim: [Música] mandou um vento para aliviar o voo, para ajudar no voo. Ei, nem que Ele tenha que mandar um vento, mas o vento vai soprar em teu favor!
E eu declaro, na autoridade do nome de Jesus, a provisão vai chegar na tua vida, a provisão vai chegar na tua mesa, a porta vai se abrir. Se você crê, dá glória a Deus, não apenas aplaude, diga glória! Você pode até dizer assim: "Não, pastor, mas essa mensagem não é para mim, não, não estou precisando de nada".
Então deixa de ser egoísta e ora por quem tá precisando e se alegra por quem tá recebendo. Deus envia carne no deserto; segundo, Deus envia maná. Deus envia maná.
Números, capítulo 11, versículos 7 a 9. Vamos lá! O texto diz assim: "E era o maná como a semente do coentro, e a sua aparência como a aparência de bdélio".
[Música] O povo espalhava-se e o colhia, e, triturando em moinhos ou pisando num grau em panelas, o cozia e dele fazia bolos, e o seu sabor era como o sabor de azeite fresco. E quando o orvalho descia de noite sobre o arraial, sobre eles descia o maná. Em Êxodo 16, versículo 31, Moisés diz que o sabor do maná era como o sabor de bolo de mel.
Há um teólogo americano que mencionou que o maná tinha o gosto que o hebreu imaginava; aquilo que ele imaginava em seu paladar. A palavra maná, do hebraico, [Música] "manhu", significa "Que comida é esta? " O Senhor estava dando para eles a comida que eles não estavam acostumados a comer.
Deus vai te alimentar com aquele prato que você não comeu; Ele vai te suprir com coisas extraordinárias. O texto diz em Êxodo 16:13 que à tarde caíam codornizes; não caiu só uma vez: à tarde caíam codornizes e, durante a madrugada, caía maná. Josué, capítulo 5, versículo 12, diz que o maná só parou de cair quando eles entraram em Canaã, plantaram e colheram.
Aí está escrito que, depois que eles colheram, o maná não caiu mais. Não tenha medo da provisão que Deus vai te mandar ainda hoje. E você pergunta: "E o que será da próxima semana?
" Entenda que aquele que coloca mesa no deserto continua colocando mesa no deserto até que você comece a colher o que você plantou. Tem crente aí, irmão! O Senhor me trouxe uma palavra hoje à tarde para nossa campanha dos 12 [Música] cestos de janeiro a março.
Todos os anos temos aqui a campanha dos 12 cestos cheios, e a palavra vai mexer com a sua mentalidade também. Ou você muda ou permanece a sua. Porque se não mudar, irmão.
. . se a palavra, tal.
. . não vou também dizer o tema, ainda não.
Deixa chegar janeiro, mas eu quero que você entenda que Deus providencia maná. Flávio Josefo, quando descreve o maná, diz que era como a goma que se extrai da oliveira. O pão desconhecido caiu por 40 anos.
Tem um louvor que diz assim: "Eu cuido de ti, eu cuido de ti, descansa em mim, descansa em mim; o que eu tenho é bem melhor". Glória a Deus! Dá um toque de leve no seu vizinho e diz para ele: "Deus cuida de ti!
". Terceiro lugar, diga comigo: "Deus envia a carne! " Ah, pelo amor de Deus, diga comigo: "Deus envia a carne!
" "Deus envia maná! " "Deus envia maná! " "No deserto!
" "No deserto! " Diga comigo: "Deus provê! " "Deus provê!
" "Roupa! " "Roupa! " "E sapato!
" "Sapato! " [Música] "No deserto! " Sabe, eu vou entrar numa pequena e rápida contradição: sabe, eu não sei, mas me parece que quando você não tem necessidade de nada, sua vida tá toda legalzinha, você tem a sensação de que todo mundo está igual a você.
Quando você está estável, dinheiro na conta, feira feita, roupa. . .
Dos meninos, o fim do ano tá tudo comprado. Não tá preocupado com material escolar de janeiro e fevereiro. Você pensa que tá todo mundo igual, mas deixa eu te falar: eu sei o que é desejar ter um sapato e não ter.
Eu já disse aos irmãos que o meu pai não tinha dinheiro para comprar roupa para os filhos; comprava para meu irmão mais velho e, quando não servia mais nele, passava para mim. E eu ainda lembro da minha querida calça de tergal verde, no meio da canela, com a meia azul e uma Conga de bico branco. E a minha mãe carinhosamente penteava meu cabelo com óleo de urucum, partia de lado e dizia: "tá lindo!
" E eu acreditava. Então, é possível que alguém esteja me ouvindo aqui no templo ou online que está preocupado com roupa e sapato para os filhos, pra esposa. Deuteronômio, capítulo de número 8, versículo de número 3, o Senhor declara para Israel assim: ele, Moisés, diz: "Sim, ele te humilhou e te deixou sentir fome e te sustentou com o maná que nem tu nem teus pais conhecias, para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo que sai da boca do Senhor.
Disso vive o homem. Não se envelheceram as tuas vestes sobre ti, nem se inchou o teu pé nesses 40 anos. " Números, capítulo 9, versículo de número 16, a palavra do Senhor diz assim: "Assim acontecia de contínuo.
" Observe o seguinte: dentro de Deuteronômio 29:5, era esse texto que eu queria. Deuteronômio 29, versículo 5: "40 anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceu sobre vós a vossa roupa, nem se gastou o vosso sapato. " Agora, o detalhe é que o cara saiu do Egito.
Digamos que criança, quando ele entrou em Canaã, já estava adulto. A Bíblia não diz se eles iam trocando o sapato, que ia servindo para quem era menor e quem era maior ia passando, ou se simplesmente o sapato se adaptava ao pé e ia se desenvolvendo. O fato é que a roupa não se rasgou e o sapato não se gastou.
Presta atenção: eu fiquei 11 dias em Israel. Fui sozinho a Israel, fiquei 11 dias. Eu decidi que iria a Israel pela primeira vez sozinho.
Comprei um tênis bom para eu andar confortavelmente, porque me disseram que as caminhadas são no dia a dia. O meu tênis estava com o solado gasto e a ponta começou a dar sinais de começar a soltar, de tanta pedra, terra, subir, escalar, descer. Mas Israel ficou 40 anos no deserto e a roupa não se gastou, nem se envelheceu.
Eu sei e recebo essa palavra. Pode não ser para alguns, mas alguém está precisando. Deus conhece o seu guarda-roupa; ele vai mandar roupa nova, ele vai mandar sapato para você, pros teus filhos.
Alguém pode dizer: "Que pregação é essa, pastor? Pregar sobre roupa nova, prega sobre salvação! " Pastor, ô filho de Deus cabeça dura, eu preciso que tu entendas que está incluso no plano da salvação a providência divina para o seu povo.
Se tu não estás precisando, louva a Deus e reparte com quem não tem. O Espírito de Deus vai trazer essa palavra hoje à noite para te sentir consolado. Ele vai mandar, ele vai prover, ele vai te dar, ele vai suprir os teus filhos.
Só quem crê, diga glória a Deus! Agora diga comigo: "Eu declaro, eu declaro na minha casa, na minha casa, a mesa. " No deserto, quarto lugar, já vou terminar, vai, vai, vai aparecer na sua conta o dinheiro que você não sabe quem depositou, em nome de Jesus!
Manda naet, como é que eu sei? Eu simplesmente sei, testemunha. Deus vai fazer alguém colocar na tua conta o dinheiro que você está precisando, mas não está esperando, porque ninguém tem que te mandar, mas o Senhor vai fazer isso.
Ah, pastor, se cair na minha conta porque alguém sofreu prejuízo? Deus não dá prejuízo a ninguém para abençoar seus filhos. Entenda isso: ele está te garantindo provisão.
Em quarto lugar, Deus providenciou luz para a noite e sombra para o dia. Números, capítulo 13, versículo 21, diz que o Senhor os guiava com uma coluna de fogo à noite, porque o deserto é repleto de aranhas venenosas e algumas serpentes conseguem se camuflar na própria areia do deserto, sem falar dos cactos e dos abutres que atacam à noite, as hienas. Porém, esses animais não agem onde há fogo; o fogo os afugenta.
É por isso que Deus simplesmente não faz o sol brilhar; ele traz uma tocha de fogo sobre o seu povo para aquecê-los, porque a temperatura do deserto à noite pode cair abaixo de 0 graus. Então, o Senhor os aquece, os ilumina e afasta os animais que poderiam prejudicá-los. Durante o dia, a temperatura que à noite pode cair abaixo de zero, durante o dia, em alguns períodos do ano, pode ir acima de 70º.
É mortal! Aí o Senhor manda uma sombra para trazer frescor, para trazer conforto, porque o Senhor sabe daquilo que você precisa. Ele manda provisão para te amparar, para te proteger, para te aquecer, para te dar sombra.
Ô igreja amada de Jesus, eu tenho tanta certeza que o Senhor me trouxe essa palavra ao coração que eu quero declarar para a sua vida: Deus vai mandar até aquilo que você acha impossível, porque ele é o Deus sobrenatural! Deus vai mover o coração de alguém. Ô irmão, Deus tocou no meu faz, eu não sei, mas estou fazendo.
Ele vai fazer isso em teu favor. Você que está online, recebe esta palavra! Deixa eu concluir dizendo mais duas coisas.
Você aguenta? Diga Amém! Quem não aguenta, levanta a mão.
Até o diácono. Deus providenciou sustento para Elias. Elias disse assim: "Primeiro livro dos Reis, capítulo 17: segundo a minha palavra não vai chover.
" Por que Elias faz isto? Porque Azera, Baal e Azera eram considerados pelos sidônios Deus da fertilidade, Deus da agricultura e Deus da multiplicação na época da plantação. Os cultos a Baal envolviam a prostituição cultual; os profetas de Baal com as profetisas de Azera ou Aserá se prostituíam para gerar filhos que seriam sacrificados a Baal e Azera pela fertilidade.
Quando Elias diz "segundo a minha palavra não haverá chuva", ele está dizendo: "Assim, o Deus de vocês é tão ruim, é tão fraco, é tão falso que não precisa da palavra do meu Deus. Basta a palavra do profeta para declarar que o vosso Deus é ineficaz; não vai haver chuva", e não chove. O Senhor chama Elias e diz: "Vai para a beira do Ribeiro de Querite, porque eu vou mandar um corvo levar comida para você, e de lá você beberá água.
" Elias bebe água do ribeiro e come da comida que o corvo trazia. Versículo 7: "Ah, irmão, se for necessário, Deus usa corvos! Se o crente que Deus quiser usar não se inclinar, Deus levanta corvos, falcões, urubus; o fato é que Deus faz.
" [Música] Quando o ribeiro secou, o Senhor disse a Elias: "Vai para Sarepta; lá eu ordenei a uma viúva pobre que te sustente. " Mas, irmão, uma viúva pobre vai me sustentar? Como é, Elias?
Eu estou mandando você para uma viúva pobre para você entender que sou Eu; não é a viúva, sou Eu que estou mandando. Quando Elias. .
. Eu sou apaixonado por essa história, porque quando Elias chega na casa da viúva, ela está lá catando gravetos. Elias diz: "Me dá um pouco de água.
" Ah, se aquela viúva seguisse Elias no Instagram, ela saberia que a falta de água era porque ele disse que não ia chover! Mas ela olha para ele e diz: "Quer água? Não foi o Senhor que falou que não ia chover?
" A mulher levanta, irmão, e vai buscar. Quando ela está a caminho, Elias diz: "Faz um bolo também. " A mulher parou: "Meu Senhor, ela não sabe quem é.
Eu só tenho um resto de farinha na panela e um resto de azeite na botija. Estou catando os últimos gravetos para fazer um bolo para mim e para meu filho, para comermos e morrermos. " Presta atenção!
Elias diz: "Faz um bolo primeiro para mim. " Quem [Música] faria? Quem faria?
Depois tu farás para ti e para teu filho. Irmão, eu não sei o que passou na cabeça dela, porque a Bíblia não [Música] diz, mas ela foi lá e fez o bolo e trouxe para o desconhecido. E o que eu imagino é o olhar do menino, o olhar compungido do menino, olhando para o bolo que seria dele.
Se o menino fosse baiano, diria assim: "Lá foi meu bolo! " Elias olha para a mulher e diz: "Vai lá e faz o teu bolo e o bolo do teu filho. " E ela diz: "Não, meu Senhor, eu só tinha um resto de farinha na panela e um resto de azeite na botija.
" O profeta diz: "Não! A palavra do Senhor diz que a farinha da panela não acabará e o azeite da botija não secará até que venha a chuva sobre a terra! " Aleluia!
E sabe o que a tradição rabínica diz? Que aquele menino, daquela viúva, se chamava Jonas. Ele é aquele que nós conhecemos como o profeta Jonas, que se tornou discípulo de Elias e depois de Eliseu.
A provisão não veio apenas na mesa; a provisão veio na forma de unção profética, porque quando você tem o coração inclinado a servir, Deus derrama sobre a sua vida unção, sob medida de crescimento, de unção, de prosperidade. Só quem crê pela fé glorifique o [Música] Rei! [Música] Aleluia!
A única coisa que eu consigo imaginar é que aquela viúva deve ter pensado: "Vou comer o bolo e vou morrer. Vou morrer um dia depois? Não, um dia depois é apenas um dia depois.
Já que vou morrer mesmo, não tem nada que eu possa fazer, eu vou morrer fazendo bem para alguém. Eu vou morrer sendo generosa, eu vou morrer praticando hospitalidade. " O que ela não sabia é que ela estava recebendo o profeta que estava revolucionando Israel.
O Senhor lhe deu provisão! O Senhor cuida de você! E entenda isso: pode ser que em algum momento o Senhor te desafie a dar algo que você não queria abrir mão.
Não estou falando de forma emocional, não estou falando de Deus te mexer. Eu conheci um empresário no Rio de Janeiro e ele contou: "Eu estava numa prova tão violenta que estava com uma só refeição por dia. Então, a gente escolhia: se tinha café e pão, vamos tomar café, mas não vai almoçar, não vai jantar.
Não, mas tem arroz. Então, nós não vamos tomar café, nós vamos almoçar. " Ele disse que estava indo para a igreja uma vez por semana, quando dava.
E às vezes que eu ia, no carro eu pegava a banguela, quando você tira de marcha e deixa no ponto morto, cada ladeirinha, para economizar combustível. Ele disse que naquele domingo ele foi para a escola bíblica nesse formato de colocar em ponto morto para economizar. Quando ele estava voltando da escola bíblica e passou debaixo de um viaduto, ele viu um mendigo deitado na calçada e o Senhor falou com ele: "Para e convida esse mendigo para almoçar.
" E ele falou com Deus: "Senhor, sabe que lá em casa não tem comida nem para mim e esse mendigo deve estar com fome. Esse cara vai comer minha comida e é do menino! " E o Senhor falou com ele: "Para e dá comida, leva ele para almoçar.
" Como foi muito forte, ele disse que parou o carro. Quando encostou no mendigo, o cara fedia e ele disse para o cara: "Olha, eu sou crente e Deus tá falando comigo para levar você para almoçar. " Comigo, lá em casa, o cara se alegrou, mas ele disse que, quando ele parou o carro na porta, a esposa dele saiu e fez: "Que cheiro é esse que você está trazendo com você?
" Aí ela viu quando o mendigo saiu do carro, e ela falou com ele assim: "Tu vai almoçar na calçada, tá? Dentro de casa, você não entra com ele. " Aí ele falou: "Não, vou dar banho no cara.
Jesus falou comigo para dar banho no cara. " Só que, quando ele foi levando o camarada pelo corredor do lado de fora da casa para dar banho no quintal, o Senhor falou com ele assim: "Você vai dar banho nele na sua suíte. " Ele falou com Deus: "Se eu fizer isso, minha mulher vai me largar, né?
Ela vai me pedir o divórcio hoje, Senhor. " E o Senhor disse: "Dá banho nele na tua suíte. " Ele levou o cara pro banheiro, e a mulher, virada, fez a barba do cidadão e deu banho no cara.
Aí ele olhou pra roupa do cara no chão e falou: "Cara, tomou banho, saiu. " O Senhor falou com ele: "Pega uma roupa tua e dá. " Ele disse que ficou assim: "Mas, Senhor, tô na prova.
" Aí pegou a roupa, deu pro camarada vestir e tal. Quando, no meio do almoço, o camarada falou com ele que era de uma cidade tal do Rio de Janeiro e que precisava só da passagem para ir embora. Ele perguntou pro cara: "Quanto é a passagem?
" Quando o cara falou da passagem, ele disse: "Era exatamente o valor que eu tinha para comprar o café da manhã na segunda-feira. " E Deus falou com ele: "Vai com ele na rodoviária, compra a passagem e dá. " E ele, testemunhando e dizendo assim: "Eu estava num conflito porque sabia que minha mulher não ia me perdoar, ela não ia suportar aquilo, mas eu disse para ela: 'Eu vou.
'" E ela falou: "Você já começou a arrebentar. Tudo termina. " Ele foi na rodoviária com o cara, comprou a passagem pro cidadão, acompanhou o cara até o ônibus, ele entrou no ônibus, colocou o cara sentado, e ele disse que voltou e se escondeu atrás de uma coluna e ficou olhando pra ver se o cara não ia sair do ônibus.
Detalhado, ele não aguentou olhar de longe. Enquanto o motorista estava lá conferindo os passageiros, ele veio e entrou no ônibus. E, quando chegou lá no assento que ele deixou o cara, o assento estava vazio.
Ele voltou e disse pro motorista: "Aquele rapaz que entrou comigo aqui, que eu deixei dentro do ônibus, você viu ele descer? " O motorista disse: "Ninguém desceu, você não estava com ninguém, você chegou sozinho. " Ele disse: "Não, eu não tô doido, eu subi aqui com um rapaz e deixei o cara sentado na poltrona do ônibus.
" O motorista disse: "Você pode não estar doido, mas você subiu sozinho e desceu sozinho. " Ele disse: "Não, foi embora pra casa. " Intrigado, no final do dia ele não ia pro culto hoje à noite, domingo, não tinha dinheiro para ir pro culto.
Ele foi de manhã, na campanha da casa. Toca era uma senhora da igreja dele, que todo mundo sabia que estava com câncer em estado terminal. Ela não levantava mais da cama, não ia mais pra igreja, não se movimentava mais.
Quando ele abriu a porta, essa senhora estava em pé no portão da casa dele. Quando ele disse: "Minha irmã, o Senhor tomou a mulher em profecia e disse: Eu te pus à teste hoje, aleluia, e me coloquei diante de ti da pior maneira que tu poderias suportar e te pedi o que tu tinhas e tu não me negaste. Amanhã, eu tenho uma porta que se abre para você.
" Ele disse que na segunda-feira recebeu uma ligação de um número internacional. Ele era corretor de imóveis e disse que a imobiliária estava fechada, não tinha cliente, não tinha o que vender. Recebeu uma ligação de um grupo internacional procurando um terreno para montar um shopping no Rio de Janeiro.
Ele disse que saiu, encontrou o terreno e fechou o negócio. Ele disse que o meu dízimo da comissão foi 1 milhão e 200 mil. Provoca seu vizinho e diga para ele: "Deus pode te colocar à teste, Deus pode te pôr à teste, mas acredite, todas as vezes que Ele te pedir Isaac, Ele vai te devolver uma multidão de filhos.
Todas as vezes que Ele te pedir um peixe, Ele vai te devolver cestos cheios. Ele vai te suprir de maneira extraordinária e gloriosa, liberando sobre a tua vida provisão no deserto. Só quem crê, dá glória.
Fica em pé, por favor, nós já vamos encerrar. " O Senhor multiplicará pães e peixes na tua vida, e mais do que isso, Ele vai preparar mesa no deserto. E eu vou declarar algo que o Senhor ministrou ao meu coração nesta tarde: "O Senhor vai levar saúde à tua casa, o Senhor vai levar saúde à tua casa.
" Você que está online, o Senhor está entrando pela tua porta com saúde e, nesta madrugada, haverá milagres em algumas casas. Tenho dito, debaixo da autoridade de Deus, nesta madrugada o milagre vai entrar na tua casa e haverá cura. Laço de morte quebrado, sepultura fechada, demônios que estão agindo contra a sua vida, com suicídio, com acidente, com prejuízos.
O Espírito de Deus me dá autoridade para declarar que nesta madrugada tem milagres. O Senhor vai levantar provedor, o Senhor vai te visitar. O Senhor vai visitar a tua casa, vai visitar teu marido, vai visitar teu filho, vai visitar teu neto.
O Senhor vai visitar a enfermaria onde aquele parente seu está internado. Deus vai visitar a sua casa e eu lhe digo: há uma porta que se abre sobre a sua vida. Pare de brigar, pare de murmurar.
De reclamar, porque as tuas murmurações atrasam o processo. Deus está mandando provisão como resposta para te dar sinais de que Ele não está longe. Só quem crê e recebe dá grito de glória, dá brado de louvor.
Há milagres acontecendo na sua vida, na sua casa, nesta casa, em nome de Jesus. Ore pela pessoa que está do seu lado agora. Ore por ele, do seu lado, e diga assim: "Senhor, manda a mesa no deserto.
Senhor, manda a mesa no deserto. Manda a mesa no deserto. Manda a mesa no deserto.
" Sopra o nome do meu irmão, sopra o nome da minha irmã, no coração de alguém. Levanta provedor para a tua casa, levanta provedor para esta casa. Levanta, Senhor, agora, o milagre.
Faz soprar o vento que o Senhor soprou para os hebreus. Ah, envia o teu anjo com ordem de cura, com ordem de milagres. Só quem pode fala em línguas estranhas.
Só quem pode dá glória a Deus. Eu declaro nesta noite, em nome de Jesus, a cura. Eu declaro nesta noite, em nome de Jesus, a cura.
Eu declaro nesta noite, em nome de Jesus, a cura. Recebe, recebe, recebe, recebe a cura. O Senhor visita teus ossos, o Senhor visita a tua medula, o Senhor visita teu coração, o Senhor visita a tua corrente sanguínea, o Senhor visita a tua alma.
Você está em casa, recebe. Eu declaro, eu profetizo em nome de Jesus: receba cura.
Related Videos
Estilo de Vida Que Gera Milagres | Pr. Josué Brandão
1:04:07
Estilo de Vida Que Gera Milagres | Pr. Jos...
Pastor Josué Brandão
35,608 views
A LUTA DE DEUS CONTRA O HOMEM | Rev. Hernandes Dias Lopes | IPP
39:13
A LUTA DE DEUS CONTRA O HOMEM | Rev. Herna...
Igreja Presbiteriana de Pinheiros
12,995 views
Desafiados a Crescer | Pr. Josué Brandão
1:04:32
Desafiados a Crescer | Pr. Josué Brandão
Pastor Josué Brandão
52,835 views
CULTO DE DESPEDIDA | PR. RENATO MOUL E FAMÍLIA | 28/11/2024 @ieadalpeoficial
1:16:17
CULTO DE DESPEDIDA | PR. RENATO MOUL E FAM...
Ieadalpe Casa Caiada
37,468 views
Segunda às 18 - Podemos Comemorar o Natal?
20:05
Segunda às 18 - Podemos Comemorar o Natal?
Pastor Josué Brandão
10,089 views
COMO ANDAR NA PRESENÇA DE DEUS ? - PR. OSIEL GOMES
23:42
COMO ANDAR NA PRESENÇA DE DEUS ? - PR. OSI...
Pr. Osiel Gomes
367,143 views
GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ - PR. JOSUÉ BRANDÃO I 4ª EBO I AD SEARA OFICIAL
1:15:04
GRAÇA, MISERICÓRDIA E PAZ - PR. JOSUÉ BRAN...
AD SEARA OFICIAL
37,729 views
VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A BENÇÃO? - #DIEGOMENIN | SERMÃO
51:31
VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A BENÇÃO? - #DIEG...
Diego Menin
67,619 views
As Propostas do Inimigo | Pr. Josué Brandão
1:29:42
As Propostas do Inimigo | Pr. Josué Brandão
Pastor Josué Brandão
106,715 views
CAMILA BARROS | CASAS VAZIAS NÃO SUPORTAM CASAS CHEIAS | BATISTA CHURCH
1:18:44
CAMILA BARROS | CASAS VAZIAS NÃO SUPORTAM ...
BATISTA DO BRASIL CHURCH
328,923 views
A Visão Que Nos Move | Pr. Josué Brandão
53:43
A Visão Que Nos Move | Pr. Josué Brandão
Pastor Josué Brandão
39,814 views
Marco Feliciano: CONHEÇA VERDADEIRAMENTE A VIDA DE PEDRO Pastor Marcos Feliciano Pregação Evangélica
54:42
Marco Feliciano: CONHEÇA VERDADEIRAMENTE A...
Pregações Evangélicas
201,713 views
A AUTORIDADE ESPIRITUAL - PR. JOSUÉ BRANDÃO I 4ª EBO I AD SEARA OFICIAL
1:16:18
A AUTORIDADE ESPIRITUAL - PR. JOSUÉ BRANDÃ...
AD SEARA OFICIAL
33,393 views
OS SINAIS QUE O CULTO DA IGREJA ESTÁ ERRADO  | Rev. Augustus Nicodemus
1:18:05
OS SINAIS QUE O CULTO DA IGREJA ESTÁ ERRAD...
Recortes Cristãos
71,237 views
ENTENDA O CHAMADO DE DEUS | Camila Barros
1:04:02
ENTENDA O CHAMADO DE DEUS | Camila Barros
Camila Barros
496,329 views
A Personal Announcement
1:10:42
A Personal Announcement
Candace Owens
1,476,205 views
JESUS, O DEUS PASTOR | PR. SEZAR CAVALCANTE
50:53
JESUS, O DEUS PASTOR | PR. SEZAR CAVALCANTE
Sezar Cavalcante
10,833 views
Revive Lisboa com Pr. Alejandro Bullón - 07-12-2024
2:59:50
Revive Lisboa com Pr. Alejandro Bullón - 0...
IASD Lisboa Central
10,177 views
A fé que enxerga | Pastora Danielle Zanelatto
55:42
A fé que enxerga | Pastora Danielle Zanelatto
Igreja Ev. Ministério Sementes da Fé - Foz do Iguaçu
27,904 views
Pregação | Pr Juliano Fraga (A Supremacia de Cristo)
53:03
Pregação | Pr Juliano Fraga (A Supremacia ...
Pr. Juliano Fraga
242,172 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com