Olá, sou a professora Zazá, professora de Biologia do ProENEM, e estou aqui para falar Citologia, que é um assunto que você precisa saber para arrasar no seu vestibular. Antes de começar seu vídeo, deixe seu like, e assista até o final! E aí, Zazá?
O que preciso saber sobre Citologia? A primeira coisa é você entender o que significa a palava Citologia. Cito, meu amor, quer dizer célula, e Logia quer dizer estudo.
A Citologia é o ramo da Biologia que estuda as células, então você precisa entender como funciona uma célula, do que ela é composta, quais suas diferenças e seus tipos celulares. Vamos lá? A primeira coisa que você precisa saber: a célula é a unidade funbdamental da vida, isso quer dizer que todo ser vivo precisa ter célula para ser considerado um ser vivo.
Aí eu tenho certeza que você deve ter pensado assim: "E aí, Zazá? E os vírus? ".
Calma, vai rolar um vídeo sobre isso. Agora que você sabe que todo ser vivo precisa de célula, precisamos estudar quais são os tipos de células que existem e quais seres vivos terão esses tipos de células, não é verdade? Número 2: Você tem que saber a diferença entre uma célula procariota e uma célula eucariota.
A célula procariota, meu amor, é uma célula mais primitiva, em que não existe a presença de carioteca, e o que é a carioteca? É aquela membrana que envolve o núcleo e isola o meu material genético. Só que células procariotas, como acabei de dizer, não tem carioteca, por isso que você escuta dizer por aí que na célula procariota, você também não tem núcleo, e justamente pelas células procariotas serem tão simples, os seres vivos considerados procariontes também são seres vivos muito simples, e se formos falar sobre os 5 reinos, somente o reino monera, ou seja, as bactérias, vão possuir célula procariota, então somente o reino monera pode ser considerado procarionte.
De resto, todos os seres vivos são eucariontes, ou seja, dotados de uma célula eucariota. Aí você deve se perguntar: "Tá bom, Zazá. Já entendi a célula procariota, mas e a célula eucariota?
" A célula eucariota será muito mais desenvolvida, e por isso será delimitada por uma carioteca, e aí o seu DNA, seu material genético, fica isolado dentro do que chamamos de núcleo. Além da presença do núcleo, você verá que essa célula eucariota é dividida em compartimentos, que são as organelas citoplasmáticas. Já ouviu falar disso, não é verdade?
Muitas dessas organelas terão funções importantíssimas dentro da célula, como por exemplo a mitocôndria, responsável pela respiração celular, que é a produção de energia; o lisossomo, em que você terá a digestão celular, reticondo plasmático, complexo de Golgi, e várias organelas que sempre comentamos quando falamos de Citologia, certo? Outra coisa legal de entender, é saber que dentro das células eucariotas, existe uma classificação: tenho as células vegetais, e minhas células animais. Você perceberá que a célula animal possui organelas diferentes da célula vegetal, e vice-versa.
Por exemplo, posso dizer que na célula vegetal você tem cloroplasto, responsável pela fotossíntese; na célula animal, não. Eu posso dizer que na célula vegetal tem parede celular, ou, por exemplo, a célula animal possuiu centríolos, coisa que a célula vegetal não tem. Saiba essas diferenças, entre célula eucariota e procariota, e diferenças entre célula vegetal e animal.
Se você souber isso, eu tenho certeza que é aprovação certa se cair Citologia. Show de bola? Então, só para resumir aqui: A célula é a unidade fundamental da vida, ou seja, todos os seres vivos são dotados de célula.
Lembra sempre que somente as bactérias, ou seja, o reino monera, são procariontes. Todos os outros seres vivos são eucariontes. Fungos, algas, protozoários, todos eles eucariontes.
É isso, é só um resuminho do quão grande é a Citologia e como ela é importante para você, mas vá para as suas aulas e vá para seus estudos sabendo esses pequenos detalhes, pois tenho certeza que já vai ser bem mais fácil de entender. Não esquece de deixar o seu like aqui no meu vídeo! Não esquece de deixar o like no vídeo, e nos vemos em breve!
Beijinhos! Dá um like nesse vídeo aí! E como ela é tão simples, eu preciso que o organismo.
. . Não dá, Sany!
Para!