Saiba como Gramsci interpretava o materialismo histórico | Clóvis de Barros

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Clóvis de Barros
O pensamento marxista trabalha com muitas categorias para estudar a realidade. Nesse vídeo, vamos fa...
Video Transcript:
A ideia é que a entre burgueses e proletários um conflito e esse conflito vai ganhar o nome de luta de classe essa luta de classe se define como é mais ou menos assim hora ganha um ora ganha outro não não é uma luta equilibrada o fato é que há por parte da burguesia uma Dominação e porque porque é de uma certa maneira o burguês que é dono dos meios de produção ele ele tem a chave o controle de como quando e como e onde porque o proletário poderá vender a sua força de trabalho e veja
é meios de produção meios de produção se você tem um apartamento em Miami isso não te Coloca nesse grupo é meios de produção [Música] o autor de hoje é o grande Antônio Grande Com certeza um dos grandes do século 20 certamente o mais importante filósofo italiano junto com Maquiavel Imagino que António gramsci possa ter uma posteridade muito tumultuada dadas as múltiplas interpretações que o seu pensamento tem merecido é um Pensador marxista antes de mais nada e portanto alguém que se posicionou de maneira muito clara nas lutas ideológicas do seu tempo poderíamos começar então retomando um
pouquinho do materialismo histórico para poder entender aonde é que grande se situa em relação aos seus com irmãos poderíamos então lembrar que o materialismo histórico é uma forma proposta por Marx para interpretar a realidade histórica do seu tempo a partir de um entendimento propriamente materialista nesse sentido Marx se apresenta no século 19 como o intérprete da realidade as antíporas de ainda que ambos escorados na dialética poderíamos então propor que no pensamento marxiano nós temos a possibilidade do estudo de muitos dos fenômenos de sociedade como os culturais os Morais os jurídicos e esse estudo de acordo
com esse materialismo histórico não poderia ser realizado por ele mesmo digamos assim ou seja você não estuda o direito pelo direito você não faz uma ciência do direito a partir da análise do ordenamento jurídico você não faz um estudo do direito por uma teoria pura higienizada do resto estudar o direito portanto é escrevê-lo num cenário te Ico mais amplo e o direito portanto junto com a moral junto com a cultura junto com a arte junto com a religião são ditos elementos super estruturais e essa super estrutura tem a ver com aquilo que mais imediatamente encontramos
no mundo no mundo da sociedade no mundo das interações no mundo da vida que vivemos que dentro da perspectiva do materialismo histórico as causas mais profundas as raízes explicativas mais consistentes da Moral da religião da cultura das Artes do direito estão fora deles estão portanto na chamada infraestrutura razão pela qual o entendimento pleno da infraestrutura da sociedade é condição para a compreensão da sua super estrutura a infraestrutura é constituída pela economia da sociedade e mais concretamente pelas forças de produção e pelas relações de produção as forças de produção são a matéria-prima a mão de obra
em outras palavras aquilo que materialmente é usado para produzir bens as relações de produção São aquilo que juridicamente organiza as forças de produção no caso do sistema capitalista as forças de produção giram todas em torno do mesmo eixo a propriedade privada dos meios de produção e por conta desse eixo as forças de produção acabam se utilizando em torno de duas categorias aqueles que detém que são proprietários dos meios de produção e aqueles que participam da economia vendendo a sua força de trabalho portanto você tem claramente dois grupos o grupo dos proprietários e veja é meios
de produção meios de produção então se você tem um apartamento em Miami isso não te Coloca nesse grupo é meios de produção tipo dono da fábrica o dono da terra etc meios de produção e é exatamente a partir dessas duas categorias que você assiste ao surgimento da ideia de classes sociais no caso a dos proprietários denominar-se a burguesia e a dos não proprietários proletariado pois muito bem como é que essas duas classes se relacionam em função né do que é o capitalismo e portanto aqui a ideia é que a entre burgueses e proletários um conflito
e esse conflito vai ganhar o nome de luta de classe chegamos num ponto interessantíssimo do nosso vídeo que a infraestrutura da sociedade capitalista ela se define ou ela se manifesta melhor dizendo pela luta de classe pelo enfrentamento entre burgueses e proletários pois muito bem conforme nós estávamos dizendo isso é a infraestrutura a super estrutura que é o que está visível acima da Terra no meio de nós participando da nossa vida a cultura as artes religião a moral a política ou direito etc todos esses elementos dentro da perspectiva do materialismo histórico deverão ser analisados em função
da infraestrutura no caso da sociedade capitalista em função da luta de classe essa luta de classe se define como é mais ou menos assim hora um hora ganha um ora ganha outro não não é uma luta equilibrada por mais que haja resistência por mais que haja luta por mais que haja muita iniciativa é o fato é que há por parte da burguesia uma Dominação e porque porque é de uma certa maneira o burguês que é dono dos meios de produção ele ele detém a chave o controle de como quando e como e onde porque o
proletário poderá vender a sua força de trabalho a força de trabalho portanto tende a ser sempre muito abundante em relação às necessidades da economia e por isso a força de trabalho costuma ser mal remunerada e a portanto uma relação desequilibrada é uma relação de dominação poderíamos então dizer que na sociedade capitalista infraestrutura se caracteriza pela luta de classe que é no fundo uma dominação de classe mas é exatamente aqui que você assiste a especificidade do pensamento de grau de muito embora sendo um Pensador Herdeiro do do legado marxista grande tem da relação entre infraestrutura e
superestrutura o entendimento diferenciar em outras palavras a super estrutura não é um mero reflexo da infraestrutura enquanto o lênin defende a tese de que a super estrutura é eu insisto o reflexo da infraestrutura daí o nome teoria do reflexo é grande proporá um entendimento super estrutural mais rico e portanto menos determinado pela luta de classe e pela dominação de classe e para isso grande teve que conceder aos elementos super estruturais um pouco de autonomia uma autonomia relativa em relação às bases infraestruturais em outras palavras o direito Claro tem a ver com as classes sociais mas
o direito ele tem por assim uma vida própria um pedaço de vida própria um pouco de vida própria a literatura tem a ver com a dominação de classes mas ela também tem vida própria é e assim por diante acho que você entendeu um pouco da nuance né do arejamento que grande trouxe ao materialismo histórico Marciano [Música]
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