A teoria Humanista de Rogers - Parte 1

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Psicologia Prof. Vitor
Aula da disciplina de Teorias Psicológicas IV: Existencial e Humanista Em caso de maiores dúvidas, ...
Video Transcript:
e aí pessoal como é que estão tudo bom é voltando de férias todo mundo ficou em casa né pelo amor de deus a gente agora vai retomar o nosso conteúdo a gente ficou na última aula falando demazo né a gente então introduzir os principais conceitos relacionados ao desenvolvimento da teoria humanista agora a gente vai falar do principal autor dessa teoria que eu acho que é extremamente importante para compreender como que essa teoria compôs uma prática e uma técnica psicoterápica e trazer falado rogers que é um dos principais autores dessa área e acompanha então gente o
roger ele é um dos principais autores da psicoterapia humanista ele é a referência e quem atua nessa área em termos técnicos em termos teóricos ea partir dele então que quem trabalha com essa corrente vai compor as suas principais intervenções ele nasce em nossas vidas nos estados unidos ele durante a faculdade fica muito interessado pela formação religiosa ea religião que é um papel muito influente na forma como ele vai considerar né psicologia e lá a humana principalmente nas nossas incursões pelo oriente como a china larga desenvolver uma maior independência psicológica do acidente uma independência do pensamento
ocidental descobriu a psicologia justamente como um campo do conhecimento que poderia ajudar as outras pessoas fora né do âmbito religioso e em 1945 ele funda um centro de aconselhamento baseado nas suas ideias na universidade de chicago e somente em 1951 é que ele publica o livro terapia sentada centrada no cliente que depois mudou de nome para terapia centrada né no primeiro foi terapia centrada no paciente mas aí ele achava que tornava o outro muita colorizado aí ele mudou para terapia centrada no cliente mas a ideia de cliente ficou uma ideia muito capitalista assim muito de
consumo então ele mudou o nome para terapia centrada na pessoa que é uma das suas principais obras e abre o campo da teoria humanista os quais foram as principais influências teóricas de roger na construção do sua abordagem bom ele evitou se identificar com qualquer corrente específica e nos estados unidos nessa época existia uma grande influência do imperialismo da teorias cognitivas ele tomou como fundamento básico a sua própria experiência clínica ele teve um certo contato com a teoria existencialista principalmente dois filósofos importantes o kirk grande youtuber e uma boa parte das suas ideias estão atravessadas pelo
porque horizons orientais como usar em budismo ea própria própria filosofia do altos é esse poema né ele justamente vem traduzir a essência do que é o pensamento psicoterapêutico do roger bom vamos lá então acompanha essas palavras só para a gente ter um pouco de clareza dessas ideias então vamos lá primeiro se eu deixar de interferir nas pessoas elas se encarregaram de si mesmas se eu deixar de comandar as pessoas elas se comportam por si mesmas se eu deixar de pregar as pessoas ela se aperfeiçoa um por si mesmas se eu deixar de mim impor as
pessoas elas se tornam elas mesmas então a ideia básica da teoria humanista e da técnica psicoterapêutica do rogers é justamente deixar o indivíduo se desenvolver por suas próprias potencialidades fazer criar um ambiente propício a onde o indivíduo não se sinta constrangido por forças externas que dizem para onde ele tem que se desenvolver um como ele tem que se comportar o que ele deve é mas criar um ambiente onde o indivíduo pode tornar-se a si mesmo eu acho que essa é a essência básica da teoria do próprio roger e que ele pega da teoria ele pega
justamente dessas filosofias orientais como o altos é o pressuposto fundamental dá pra entender como que ele compreende o desenvolvimento não é o crescimento psicológico é justamente a ideia de que as pessoas usam de suas próprias experiências para se definir aquilo que eu sou e aquilo que eu penso de mim depende de como eu me vejo e como eu me vejo depende justamente desse turbilhão de experiências e de vivências que me atravessaram que atravessaram quem eu sou então para eu poder me definir e o que vai ser mais importante é todas as experiências pelas quais eu
passei e o sentido que eu atribui a essas experiências então para eu poder falar da vivência psíquica do indivíduo eu tenho que falar justamente disso que roger chama de campo de experiência campo no sentido de todo o conjunto de vivências que o indivíduo foi atravessado cada indivíduo tem um campo de experiência o único né que pode também ser chamado de campo fenomenal o campo de experiência depende tudo aquilo que se passa com o organismo se passa tanto de vidro seja aquilo que se passa no seu corpo em termos de sensações de sentimentos de vivências de
prazer e desprazer de sentimentos de pensamentos tudo aquilo que se passa com aquele organismo e que tá disponível a consciência nós estamos falando aqui em termos de consciência não se fala de inconsciente não existe uma região em consciente existe aquilo que a gente tem consciência que a gente foca nossa atenção daquelas coisas que a gente não tem tanta atenção e que ficam experiências mais em articuladas experiências um pouco mais é em distintas tá e o que é que fica nesse campo de experiência eventos percepções sensações e seus impactos na nossa vida esse campo a gente
não tem essa nele o tempo todo mas em algum momento da vida tal uma parte desse campo outra vai se tornar acessível através da nossa atenção esse é o mundo privado ele não tem uma correspondência direta com a realidade e pode ter uma proximidade ou não os indivíduos podem ter uma vivência mais esquizoafetiva mais afastado da realidade uma vida interna totalmente complexa e distante do que a realidade é que alguns indivíduos vão ter vivências muito mais próximas do que é o real a gente precisa levar em consideração e geralmente a gente dá atenção a gente
foca a gente torna consciente daquilo que seria algo como um perigo imediato e de experiência segura de agradáveis o resto a gente acabar ignorando então por exemplo você tá se divertindo você vai se focar em perceber só aquela diversão aquilo que está envolvido naquela de de dimensão você é meio que vai a se afastar sua mente de outras percepções quando você é tá passando por uma situação de risco você fica tão preocupado com aquela situação que esquece o resto também esse é um processo geral assim do nossa da forma como a nossa atenção funciona importante
a gente saber disso é interessante algumas práticas com as práticas meditativas elas funcionam ju no sentido de tentar trazer uma certa tranquilidade uma certa calma fica uma certa calma do corpo para que a gente consiga ampliar a nossa atenção a nossa capacidade de prestar atenção de perceber as coisas bom quem é que toma que tem atenção sobre as coisas quem é que percebe as coisas quem é que vive esse campo de experiência é o selfie então é essa unidade que nós somos é que vive e que está dentro do campo de experiência o senhor é
uma unidade estável não o selfie ele aparece do jeito que ele é a partir da nossa observação ele depende da forma como nós nos observamos como nós nos sentimos como nós nos percebemos ele não é simplesmente uma reunião das nossas aprendizagens e condicionamentos aqui é uma crítica mais ou menos direto e a noção aos conceitos behavioristas principalmente é porque vai justamente traduzir que nós somos o somatório tudo aquilo que a gente aprendeu né o conjunto de daquilo que a gente aprendeu ele vai dizer que não né nós não somos uma simples soma das aprendizagens nós
somos uma gestalt uma totalidade um todo esse todo que nós somos ele pode se modificar né em um momento ou outro mas é essa totalidade vai depender de como nós nos reconhecemos depende então da nossa capacidade de olhar para nós mesmos é aqui que a gente vai ter uma noção clara de quem somos e do que sentimos tá vai se basear nas experiências passadas naquilo que a gente tá vivendo o presente e nas expectativas do futuro que o nosso self depende de como a gente e também em relação a nossa temporalidade a nossas experiências em
relação ao tempo e de acordo com o rodízio então traduzindo tudo isso em uma frase o self seria uma gestalt organizada e consistente ou seja uma totalidade que é uma hora e organizado e mantém uma certa consistência num processo constante de formar-se reformar-se a medida que as coisas e as situações mudam então selfie não é instável ele é consistente é diferente ele mantém uma estrutura razoavelmente igual o que se altera conforme a necessidade então é uma estrutura fluida que visa se manter essa organização mas essa organização ela não é estática e dinâmica lá varia conforme
a necessidade conforme a sua vida vai mudando então quer dizer que nós somos essa torta da totalidade que nós somos depende de como nos nos vivenciamos ao longo do tempo e em contraposição ao nosso self aquilo que nós percebemos aquilo que nós sentimos de nós mesmos existe uma outra estrutura que é o self ideal o seu federal é justamente todo conjunto de características que o indivíduo gostaria que fosse descritiva dele mesmo então conforme a gente vai experimentando coisas a gente tem experiências agradáveis e desagradáveis sobre quem somos quando vivemos algumas experiências desagradáveis principalmente experiências relacionadas
a forma como a sociedade percebe quem somos e a gente muitas vezes cria uma ideia diferente daquilo daquilo que a gente gostaria de ser muitas vezes eu gosto de ser eu mesmo então eu estou bem comigo eu gosto de ser quem eu sou eu gosto da minha forma de agir eu gosto da minha forma de pensar eu gosto da minha forma de ser vestida minha forma de me apresentar com os outros eu sou confortável com a minha orientação sexual de gênero eu sou confortável com a minha ideologia política ad737 só confortável com quem eu sou
quando eu sou confortável comigo mesmo quer dizer que o meu selfie o meu self ideal estão muito próximos né são praticamente um tão eu sou quem eu quero ser oi eu tô bem comigo mesmo e esse amor é um estado ideal que muitas vezes não é o cansado geralmente existe uma pequena distância entre quem eu sou e quem eu gostaria de ser eu posso ter uma discrepância em relação a imagem que eu tenho do meu corpo eu queria ter essa forma de corpo faz eu tenho essa eu queria ser uma pessoa mais corajosa mas eu
sou a pessoa mais covarde eu queria ser mais mas é extrovertido mas eu sou mais tímido eu queria ser mais dominante mas eu sou mais submisso então vai criando uma série de insatisfações quanto mais distante é o que eu sou do que eu gostaria de ser aumenta o desconforto a insatisfação que eu tenho comigo mesmo e isso vai gerando dificuldades neuróticas então para o roger e isso é extremamente importante grave em tatuí no seu cérebro o que é que determina a nossa saúde mental ou qual é a característica principal da nossa saúde mental é a
nossa capacidade de arroz meu deus aceitação de nós mesmos aceitação de quem somos na realidade olá eu sou uma pessoa assim e me aceito como sou isso é sinal de saúde eu sou assim mas eu não consigo me aceitar como eu sou a aceitação não significa resignação o significa assim ah eu tenho esse defeitos eu tenho que aceitar eles e pronto acabou e é uma forma de encarar algumas coisas que são reais tem coisas que você não vai mudar ou tem coisas que você é o que você pode ser naquele momento por exemplo o vira
e mexe agora a gente fala nessa época de pandemia ai agora eu tenho muito tempo né tempo né ninguém tem tempo a gente acha que eu tentei então eu posso ser mais produtivo criativo eu posso cuidar de mim ninguém tá com condição de cuidar de você tá todo mundo neurótico em pânico germofóbico em clima de apocalipse ninguém tem capacidade de ficar sentindo que vai dar conta de ser produtivo e feliz a gente está mais com uma selfie meio manca sofrida ali com dor é o que a gente é agora a gente tão de jesus tem
que aceitar que nesse momento e a gente não tá bom para fazer tanta coisa a gente não tá bom para ser perfeita e muitas coisas a gente aceita nosso estado de debilidade atual não quer dizer que a gente vai ser para ter essa debilidade que o resto da vida até que agora é assim mas para frente pode mudar é importante que eu aceite isso muitas vezes self ideal ele é fora da casinha muitas vezes o que a gente pensa de si mesmo é totalmente em real né eu quero ser uma coisa que é muito difícil
de alcançar quanto mais o selfie dela é diferente da realidade das possibilidades da realidade mais difícil é eu me adaptar esse seu fidel então mais de mais obstáculo ele vai interpor ao desenvolvimento então quanto mais esses e ele ele não é ligado à realidade mais difícil vai ser para eu alcançar ou então mas eu vou sofrer tá é mais ou menos essa relação o que expressa e a saúde e a patologia psíquica dentro desse contexto de o seu self ah e tem que se aceitar como tal na realidade e que muitas vezes não se aceita
isso depende da forma como eu lido com as experiências que eu tenho eu meço as minhas experiências intermos de congruência ou de incongruência esses dois conceitos são essenciais para entender toda a teoria rogeriana sem isso gente não entendi nada que que é uma congruência congruentes são dois elementos que de alguma maneira eles se assemelham eles correspondem um ao outro concordam sempre se tão congruência é quando existe uma concordância concordância que pode acontecer entre três momentos tem um momento da experiência tem um momento da consciência dessa experiência e tem um momento a ação é vão pensar
o seguinte e eu tô com fome tem essa quando eu tô com fome quando eu falo essa frase essa frase passou por três momentos primeiro eu sentia fome mas experiência corporal segundo eu tomei consciência dessa experiência corporal muitas vezes você tá com fome mas você tá tão ocupado que você nem percebe você tá com fome e aí a vida vai passar na forma e continua lá você vai ignorando ela bom então existe a fome é consciência da fome quando eu tô com fome eu percebo que eu tô com fome e eu falo para vocês estou
com fome existe uma congruência entre o que eu sinto entre o que eu tenho consciência e entre o que eu falo agora imagina que eu tomo um jantar é mas aí tem as regras de etiqueta né então eu não posso chegar no jantar parecendo que eu tô morrendo de fome desesperado então eu chego no jantar cento lá e aí o o fi trião pergunta para mim você tá com fome eu sinto que eu tô com fome eu tenho consciência da minha fome mas aí eu chegou a fazer sozinho não tá tranquilo não houve congruência entre
a minha experiência consciência com a minha expressão e essa discordância acontece tempo todo a gente muitas vezes não fala tudo aquilo que a gente percebe o que a gente sente que a gente pensa você tá bem todo ótimo por dentro só correm lágrimas mas eu tô mostrando que eu também 1 bom então existe uma incongruência entre a consciência ea minha tomada de expressão só que pode existir também incongruência entre o que eu sinto bom e o que eu tomo consciência muitas vezes por exemplo eu sinto algumas coisas e eu não tomo consciência disso porque eu
não quero tomar consciência disso por exemplo é quando você gosta muito de pessoa que te maltrata maltrata muito e você quer odiar essa pessoa só que você tem um sentimento de gostar dessa pessoa muito muito muito e toda vez que essa pessoa passa perto de você vem esse sentimento de amor ou de interesse de atração só que quando ele vem você reprime você opa eu nem você nem colocou ciência de sentimento que é para não lidar com isso é muito parecido com que a gente vem da psicanálise vai seria uma incongruência entre a minha experiência
e a minha consciência é bom a essa a experiência e consciência então nem sempre concordam e aí é que vai gerar uma certa complexidade na forma como a gente vivencie essa experiência tá e se a congruência é o acordo entre experiência consciência e expressão a incongruência é para não existe uma diferença entre elas como por exemplo o indivíduo sente raiva mas não expressa raiva às vezes ele nem toma consciência dessa raiva porque ele não consegue se conceber com uma pessoa agressiva né e ai incongruência indica que o indivíduo tem uma certa incapacidade para perceber a
realidade que realidade a realidade do seu campo de experiência a incapacidade de perceber aquilo que eu percebo aquilo que eu vivo né ou incapacidade de comunicar essa experiência então eu posso ter mais dificuldade de perceber e uma dificuldade de me comunicar dificuldade de perceber é quando eu não consigo experimentar e tomar consciência nessa experiência de incapacidade de se comunicar é quando eu até tom consciência da experiência mas eu não consigo falar sobre ela isso gera dois momentos então possíveis de incongruência então e vamos pensar que a relação da tomada de consciência quais experiência que a
comunicação na verdade essa flecha aqui gente tá errada né ela tem que vir assim tá ó e quando eu não consigo tomar consciência da minha experiência eu tô vivendo um processo de repressão não parecido com o que froid falava eu é primo só que não joga no inconsciente eu tiro da minha atenção eu não dou atenção para essas experiências como se elas não existissem tá então a forma de repressão da experiência agora como eu me comunico de forma diferente daquilo que eu tô sentindo o que eu tô fazendo essa inautêntico né como o que a
gente viu lá no assistencialismo eu não me expresso autenticamente eu não digo para o outro aquilo que eu realmente estou sentindo o que isso tem a ver com que eu falei antes de selfie selfie dela primeiro a gente tem que pensar o seguinte toda a incongruência não é sentida de forma tranquila ela gera pensão ela gera ansiedade e inclusive ela pode tirar uma confusão interna dependendo da gravidade dessa incongruência oi tá por rochas a maioria dos sintomas psiquiátricos são formas de incongruência cada vez mais graves se a incongruência foi muito grande o indivíduo se torna
incapaz de atuar de viver vão pensar um pouco nessa questão e eu sinto algumas coisas só que eu não quero sentir essas coisas por exemplo eu tenho um sonho eu tenho agressividade só pessoa agressiva um exemplo eu tenho agressividade muito grande só que eu não aceito essa criatividade como parte de mim e o eu não percebo a minha agressividade e muitas vezes eu sou agressivo sem perceber ou eu sinto a sua agressividade mas eu não comunico eu não deixo ela aparecer nem que seja que vão poder assertiva quando isso acontece eu vou sem congruente essa
um congruência reflete uma diferença entre o que eu sou e o que eu quero ser eu sou uma pessoa com raiva agora mas eu quero ser uma pessoa sem raiva o quanto mais de ouro a distância entre o self self ideal maior é o nível de incongruência por quê porque ela é só se eu sou uma pessoa que sente raiva mas eu quero ser uma pessoa que não sente raiva eu vou me expressar para os outros e até para mim mesmo como se eu fosse uma pessoa tranquila que ela tá conversando com se eu tivesse
bem mesmo não estando bem eu vou tentar ser o meu self ideal mesmo não sendo mesmo sendo na verdade o self atual o céu se atual tem raiva o self ideal é o que eu quero ser eu não quero ter raiva e aí para parecer o self ideal eu vou distorcendo as minhas vivências pessoais eu vou sendo vamos assim desonesto para as minhas experiências internas para você ou eu vou ser desonesto na expressão da minha ra oi oi você desonesto inclusive na incapacidade de sentir raiva eu falei no desonestidade mas não neste idade tem um
componente moral muito forte aí não sei nenhuma desonestidade consigo mesmo seria uma incapacidade de aceitação eu sou incapaz de me aceitar como eu sou então eu preciso mentir para mim mesmo eu preciso me enganar para que eu tenha a aparência de ser aquilo que eu quero ser que é o selfie dela quanto maior essa distância maior eu esforço que eu tenho que fazer para aparecer o que eu não sou então quanto mais esforço eu faço para aparecer quem eu não sou mais tensão mas não cidade mas confusão inclusive quando a distância é muito grande alto
até saindo da tela que que vai acontecer e eu rompo com a realidade eu entro em processo de psicose e para você ver como que é incongruência ela traduz todo um continuou de sofrimento não sou neurótico mas também psicótico pelo próprio roger esses estados de incongruência podem aparecer de diversas maneiras como por exemplo aqui umas frases que mostram essas incongruências né quando indivíduos assim não consegue tomar decisões não consegue saber o que deseja não consegue se sentir capaz de fazer algumas coisas esses essas frases refletem alguns dos efeitos dessas incongruências né o indivíduo fica tão
confuso que ele não consegue perceber o que é que aquele quer aquilo que seria bom para ele e aqui dá um exemplo bem interessante né é como é uma um rapaz é um caso de um rapaz que namora só que é muito apegada à mãe mamãe mais dominadora e ele se sente muitas vezes obrigada a fazer coisas para mãe mesmo quando ele acha que a mãe não merece que ele faça as coisas para ela então ele fala o seguinte para o psicólogo né no psicólogo minha mãe pede para que eu cuide dela é o mínimo
que eu posso fazer minha namorada me recomenda que eu me mantenha firme para não ser puxado para todo lado não seja namorado dela olha para que sua mãe vai ficar te pedindo demais oi e aí ele pensa assim que eu penso que eu sou muito bom para minha mãe mas do que ela merece às vezes é odeio às vezes a momo às vezes é bom estar com ela às vezes ela me diminui ou seja na relação com a mãe ele sente que essa relação é muito oscilante né a mãe às vezes por algum comportamento nem
sempre é agradável a companhia dessa mãe só que ele não consegue reagir essas experiências tipo a minha mãe é desagradável então eu vou ficar longe minha mãe agradável então fico perto que seria o mais o mais ver as com as suas experiências eu quero ficar junto a minha mãe mas de vez em quando eu não quero estar junto a minha mãe eu quero me distanciar um pouco dela ele fica precisa ficar o tempo todo junto dela porque é um mínimo que ele pode fazer cuidar da mãe o mesmo quando ele não quer cuidar da mãe
ou seja ele vai ter que deixar de lado as experiências do seu selfie atual de muitas vezes queria se distanciado essa mãe para se adequar um self ideal de é um mínimo que pode fazer é cuidar da própria mãe quando a diferença entre é selfie vai ficar muito grande ele vai distorcendo as suas experiências através de incongruências que vão então gerando o estado de sofrimento e o outro conceito extremamente importante é justamente um conceito que é o norteador do organismo que a tendência auto-atualização gente vai falar tão desse conceito que eu acho que já ficou
bem estabelecido tanto para o rogers compra uma azul e para outros teóricos humanistas existe na natureza humana uma tendência a auto-atualização auto-atualização o desenvolvimento das suas potencialidades só que em rogers ele vai chamar esse desenvolvimento in se tornar cada vez mais congruente tão a nossa natureza humana ela tende naturalmente a congruência se o ser humano foi deixado livre bom né sem as forças opressoras que muitas vezes o dominam ele tende a ser congruente com ele mesmo e ele tende a funcionar de forma realista de acordo com a realidade das suas experiências no momento ele tende
ao crescimento do seu selfie esse é o impulso vital é todos os seres vivos impulsionam nessa direção porém não é um impulso muito forte ele é facilmente notado distorcido reprimido dependendo dos obstáculos e internos e externos que os sujeitos são então a ideia é a seguinte o indivíduo tende a desenvolver um ego o atual não lego lego não desculpa entendi ao desenvolvimento do seu selfie com base na realidade com base na resultado de suas próprias experiências esse selfie tende a se desenvolver de forma congruente com as suas experiências a comunicar de forma congruente as suas
experiências acipal tá até aquela realidade que ele vivem cia e se desenvolver só que essa tendência é fraca porque existem forças que podem reprimir essa tendência e aí o indivíduo vai desenvolver selfies ideais cuja distância vai gerar incongruências que vão gerar sofrimento que podem gerar inclusive o adoecimento bom então quando a gente vai falar da do processo de saúde-doença dentro da humanista a gente vai falar justamente sobre a capacidade do indivíduo de ser congruente ou não com suas experiências e com a comunicação das suas experiências e a partir daí é que a gente vai desenvolver
o modelo de saúde ou de adoecimento dentro de rogers quente então para finalizar esse primeiro momento a gente entendeu que para o rogers o indivíduo ele se desenvolve a partir da congruência que ele tem do que ele sente da consciência que ele tem dessas experiências que ele tá tendo e da sua capacidade de expressão dessas experiências o quanto mais congruente mas ele tá conforme o seu selfie atual mas ele aceita a si mesmo menos ele tem um self ideal muito distante ou muito irreal o seu self ideal e o seu selfie atual são mais idênticos
né mais próximos estão mais saudável a pessoa é porque ela vive conforme as suas tendências e as suas experiências atuais e quando o indivíduo por pressões e aí a gente vai falar um pouco sobre isso depois acaba desenvolvendo uma dificuldade de aceitação de algumas características do aquilo que está sentindo daquilo que tá vivendo esse indivíduo vai começar até um distanciamento entre o que ele é e o que ele gostaria de ser esse distanciamento vai ser vai levar ao álbum adversa com uma diversa desculpa esse distanciamento dos céus atual do céu federal vão levar a processos
de incongruência em tanto do que ele sente porque ele tem consciência quanto das daquilo que ele tem consciência para aquilo que ele estresse essas em congruências quanto maiores e mais intensas vão criando distorções maiores que vão levando a processos patológicos e esses processos atrás e o desenvolvimento psicológico na próxima aula a gente vai falar basicamente de como é o crescimento psicológico do indivíduo dentro desse modelo e quais são os obstáculos que o indivíduo sofre no processo de desenvolvimento um abraço gente então até mais tchau tchau e aí [Música] e aí
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