Resenha do livro MARKETING 5.0 | Tecnologia, Dados e Humanização

2.06k views3046 WordsCopy TextShare
Camila Renaux
O incrível livro Marketing 5.0 - Tecnologia para Humanidade, escrito por Philip Kotler, Iwan Setiawa...
Video Transcript:
Oi, pessoal! Hora de falar do incrível Marketing 5. 0, livro de Philip Kotler, leitura obrigatória!
E é claro que eu separei aquele resumo cheio de insights para vocês. Vamos entender isso melhor? Então vem comigo e se joga!
Só que antes da gente começar, tem convite muito especial: Clique e se inscreva para ficar por dentro de todo conteúdo que eu compartilho por aqui, porque é grátis, não tem glúten e faz super bem! Eu sou Camila Renaux, consultora de Marketing, e hoje vou falar a respeito do incrível livro Marketing 5,0, lembrando que você já confere o meu conteúdo a respeito do livro anterior do conceito de Marketing 4,0, também de Philip Kotler. Vai lá, confere esse conteúdo que ele vai complementar esse resumo repleto de insights valiosos.
O primeiro conceito que a gente precisa compreender é o que é Marketing 5. 0. Esse conceito que vai unir humanização, soluções tecnológicas e dados.
Tudo isso em prol da melhor experiência para o consumidor. Kotler é um defensor da tecnologia aplicada para o bem e a favor da experiência gerada pelo Marketing. É justamente por isso que, ao longo de toda a leitura, nós vamos trazer essa visão do uso de dados para que você tenha informação e inteligência para que você baseie suas estratégias justamente naquilo que é real e factível e possa comprovar resultados.
Mas a gente também precisa colocar o ser humano no centro dessa experiência, caso contrário, a gente vai ficar com aquela miopia que só enxerga ferramenta e tecnologia. Mas é claro que não dá para falar de Marketing 5. 0 sem entender como inserir a tecnologia de forma assertiva nas nossas estratégias.
Separei aqui uma frase de Philip Kotler que é emblemática e que ele vai ressaltar ao longo de toda a leitura desse livro incrível. “É hora das empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de Marketing. ” “A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade.
” Pra quem tá acompanhando a gente através de vídeo, está aparecendo na tela para vocês uma imagem que mostra essa união, que também enaltece as diferenças entre o que é tecnológico e o que é humano. Pra quem está acompanhando através do podcast, eu vou narrar. É uma imagem que representa um iceberg.
E lá na ponta a gente vai ter tudo aquilo que a máquina sabe ler e interpretar. E na base, que é muito maior, vai estar a força do ser humano. Aqui, como consultora, eu preciso fazer um recorte muito importante a respeito dessa visão, de onde está o verdadeiro valor do conteúdo que a gente produz, das ações que a gente planeja, daquilo que a gente implementa através do Marketing.
É muito comum que a gente enalteça a tecnologia, a inovação, aquilo que é totalmente novo dentro daquele plano que nós estamos executando. Mas vamos lembrar que o ser humano não muda na mesma velocidade em que mudam as ferramentas. Quem compreende comportamento, quem faz ações e estratégias olhando para o ser humano, sempre acerta.
Não tenha medo da velocidade do digital, da velocidade da inteligência artificial. Lembre-se que o ser humano não muda tão rápido assim. E nós temos esse poder das emoções e também de conduzir a tecnologia.
Quem mira no ser humano sempre acerta. Mais uma vez usando minha colinha aqui, porque é muita tecnologia envolvida, eu vou ler quais são os principais artifícios que o Philip Kotler destaca como grandes tendências do Marketing 5. 0, esse Marketing que une humanização, uso de dados e a tecnologia.
Temos aqui primeiríssimo da lista a inteligência artificial, mas também o processamento da linguagem natural, sensores, robótica, realidade aumentada e porque não, destacar aqui o metaverso que é citado nesse livro, a realidade virtual, Internet das Coisas e o blockchain. Aqui eu quero mais uma vez destacar uma percepção pessoal que eu tive durante a leitura do livro Marketing 5. 0.
Quando eu li Marketing 3. 0, leitura fluida, rapidinho, você não vê o tempo passar. No livro Marketing 4.
0, você já sente que eleva-se a régua ali da tua disciplina, justamente porque ele traz muitos indicadores, muitas fórmulas, muita compreensão a respeito de conceitos que se misturam com esses indicadores. Então você já traz um esforço extra. Aqui, na hora de ler Marketing 5,0, o arrepio é real.
Porque você enxerga muita coisa que parece que está lá no futuro, acontecendo no presente. E você também começa a vislumbrar a complexidade das estratégias de Marketing a partir de agora. Então é uma leitura muito rica e que mais uma vez vou destacar e enaltecer aqui que ela vai trazer um compilado de tudo o que está rolando como tendência, gente!
Então é uma leitura que traz essa visão do todo. E é por isso que eu vou trazer para vocês quais são as grandes estratégias, essa questão da tática, da aplicação. Vai rolar também, eu vou trazendo aqui os exemplos para que fique uma coisa bem rica, bem completa, mas vamos focar nas estratégias, que é onde está o verdadeiro ouro dessa leitura.
A primeira grande estratégia que nós precisamos dominar dentro do conceito de Marketing 5. 0 é o Marketing preditivo. O Marketing que usa dados para poder antecipar e prever determinados comportamentos.
É aqui que nós podemos enaltecer dois cases de sucesso que se baseiam em algoritmos. Esse tipo de tecnologia baseada em inteligência artificial, que faz justamente isso: predição. É capaz de aplicar o Marketing preditivo.
Aqui podemos falar de TikTok, e seu algoritmo super acurado, o TikTok fala amplamente a respeito da sua missão, que é entregar para você o conteúdo certo e também Netflix, que é onde começa essa revolução dos algoritmos. Não é mais você que procura, que vai, que segue e acompanha. É o algoritmo que entrega aquilo que você quer ou acha que quer.
Logo após aqui essa provocação, afinal como que a gente se comporta a partir do algoritmo? Essa é uma dúvida que eu tenho. Será que eu realmente quero isso?
Ou será que eu estou vendo tanto disso e passo a querer? Que nós precisamos falar a respeito de Marketing baseado em dados. Gente, esse Marketing capaz de medir, de aferir, de comprovar estratégias.
Aquela grande era da criatividade, onde tudo era insight, onde as coisas eram muito baseadas em testes. “E vamos lá, vamos fazer apostas! ” Esse Marketing não tem mais lugar.
E é por isso que, como profissionais que vivem o Marketing no dia a dia, nós precisamos trazer confiança para esses dados e também um volume, justamente para justificar as ações, as estratégias, as decisões que a gente vai tomar. Para trazer aqui um exemplo bem vida real, vou enaltecer o flagship da Nike em Nova Iorque. Tem conteúdo inteiramente dedicado a essa loja que une vários conceitos do Marketing 5.
0 e que baseia toda a sua apresentação de produtos a partir de dados. Então eles conseguem entender quais são os produtos que estão sendo mais procurados no aplicativo e são eles que estarão nas vitrines. Gente, informação em tempo real, mudando a experiência presencial.
É claro que você vai se jogar no meu conteúdo a respeito da flagship da loja conceito da Nike, mas você também vai ficar de olho nessa super estratégia ligada ao Marketing. Um Marketing cada vez mais ágil, cada vez mais rápido, que implementa metodologias que não esperam mais o perfeito, nós estamos em constante versão beta. Nós começamos uma estratégia, validamos, melhoramos e aí nós seguimos nesse eterno ciclo.
Isso é muito importante para todos nós. A gente ainda tem esses vícios do perfeccionismo e não temos mais espaço para isso. Olha a velocidade da comunicação, da informação, das redes sociais, das plataformas de conteúdo.
Ser ágil hoje é muito mais importante do que ser perfeito. E é claro que isso é fácil de falar, difícil de fazer, porque nós não estamos falando aqui de fazer estratégias de qualquer forma, nós estamos falando de estratégias multidisciplinares que olham para diferentes aspectos que integram áreas e que faz tudo isso com agilidade. Trouxe aqui um indicador de um case para a gente, a Softplan, uma empresa que tem 85% da sua força de trabalho no formato híbrido, mostrando que esse formato exige esse mesmo esforço, tem esses mesmos desafios.
Precisamos ser capazes de transmitir cultura, motivação, mas também de prover essa qualidade de vida, esse maior tempo, essa disponibilidade maior para aqueles que querem fazer home office, querem buscar um diferente modelo de trabalho. No híbrido, não tem jeito, nós vamos precisar de metodologias ágeis. E me fala se você quer saber mais sobre isso, porque eu vou amar fazer um conteúdo a respeito de métodos ágeis para vocês.
Mais uma estratégia incrível que é super enaltecida ao longo do livro Marketing 5. 0 é o conceito de Marketing contextual. Eu adoro explicar isso para os meus alunos e estou feliz por poder trazer esse conceito para vocês.
Isso vale demais, gente, inclusive para o Marketing de busca. Eu estou em Blumenau, Santa Catarina. Se eu fizer uma busca pela palavra cuca, é muito provável que eu vá ver uma foto de um bolo que é típico da minha região.
Agora, se você estiver na região norte ou nordeste do Brasil, é provável que você encontre o personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que também tem o mesmo nome. E olha só como isso muda totalmente o contexto. A gente tem tantos exemplos de contexto dentro do Marketing, dentro da jornada de compra.
Nós nos comportamos de uma maneira enquanto estamos procurando um produto no supermercado, fazendo compras com toda a paciência. E é totalmente diferente de quando a gente está ali, na fila para pagar, a paciência vai a zero. E é por isso que o uso de sensores, de inteligência artificial, de mecanismos capazes de monitorar os nossos movimentos, as nossas expressões faciais, e até o nosso olhar, para onde nós estamos olhando, se torna tão importante no ambiente presencial.
As lojas do futuro precisam estar preparadas para isso e também os nossos vendedores, o ser humano precisa ser capaz de ler esses movimentos e também de saber interpretar. Quando falamos de Marketing contextual, estamos falando de customização, de personalização, de criar para cada consumidor ou pelo menos para um nicho, para uma parcela desse público-alvo, essa experiência feita sob medida. Um exemplo muito legal a respeito de Marketing contextual, mostrando que não estamos falando somente de tecnologias avançadas, inteligência artificial e sensores, nós temos a mudança da logo do Mercado Livre no meio do período pandêmico.
Philip Kotler vai falar bastante a respeito disso aqui no Marketing 5. 0. Vários momentos nós vamos falar a respeito daquilo que vivemos intensamente enquanto estávamos em distanciamento social.
Lembrando, gente, que a pandemia, ela acelerou demais essas tendências, esses movimentos, aquilo que a gente previa que fosse acontecer de uma forma muito mais gradual, acabou se acelerando em função desse contexto. E aqui, esse exemplo, falamos a respeito dessa logo do Mercado Livre, que ao invés do aperto de mão, começou a aproximar os cotovelos. Essa foi uma mudança de logo, uma mudança que parece ser simples, mas que fala de todo o cerne da marca, mostrando justamente o compromisso e o comprometimento com aquele momento, com aquele contexto, e também acabou revelando uma grande empatia com os consumidores.
Vamos lá para mais uma estratégia. Vamos falar a respeito de Marketing aumentado. Nesse caso, nós vamos ter o uso da tecnologia para tornar tarefas automatizadas muito mais humanizadas, tornando a experiência muito mais personalizada, ágil e também prazerosa.
Kotler destaca aqui o uso de assistentes pessoais, estamos falando de assistentes, como a Alexa, que é capaz de compreender o seu pedido por uma compra e levar isso direto para a Amazon, trazendo muito mais agilidade, comodidade e essa sensação de que a gente vive um futuro muito incrível. Aqui entra também mais um exemplo da Amazon: Amazon Go, justamente um supermercado todo munido de inteligência artificial. Ele é um supermercado inteligente.
Você vai lá, segue sozinho, faz todas as suas compras, coloca tudo no carrinho, e de forma automatizada, você só paga e já tá pronto pra ir. Olha só quantos conceitos aparecem aqui, não somente a respeito de tecnologia, mas também a questão da agilidade, comodidade, aquela sensação que eu falei a respeito do contexto, de como a gente se sente na fila do supermercado. Trazendo essa agilidade, tudo isso que era pra ser muito mais tecnológico, na verdade se torna muito mais humanizado.
Vale lembrar que o conceito de metaverso também está inserido nessa macro estratégia. É quando a gente consegue viver no ambiente virtual uma experiência igualzinha ela acontece no presencial, ou pelo menos despertando as mesmas sensações. Tenho um conteúdo inteiramente dedicado a esse tema, se joga lá!
E esse aqui é um ponto importante desse conteúdo, justamente porque ele mostra o passo a passo para que você aplique os conceitos de Marketing 5. 0 na sua estratégia. Trouxe aqui uma lista e vocês vão ver que vai ser exatamente a sequência que eu apresentei para vocês de cada uma dessas macrotendências de Marketing que falam a respeito dessas grandes estratégias também.
Primeiro passo para o Marketing 5. 0 é criar um sistema de dados. Então, sem essa capacidade de medir, de apurar, de aferir e também de mostrar os resultados, a gente vai ter uma extrema dificuldade em implementar Marketing 5.
0 na vida real. E na segunda etapa, nós temos aqui a implementação das metodologias ágeis. Gente, sem agilidade, como é que a gente vai dar conta de tantas coisas e de tudo de forma tão complexa, tão rápida?
É claro que a gente precisa de métodos assertivos, especialmente para garantir o nosso fluxo de informação e também de ações e tarefas. Temos aqui também o investimento em tecnologia. É muito importante lembrar que a gente precisa integrar essa tecnologia com as demais ações.
Quero trazer aqui o exemplo de um cliente que super investe na sua equipe, motivação, métodos ágeis e ele também consegue trazer muita clareza a respeito do que é importante para essa equipe. Porém, ele tem hoje uma super pedra no sapato, que é o ERP, antigo que trava, que mostra informações que nem sempre estão corretas, criando uma sensação de insegurança. Adivinha onde estão a maioria dos problemas?
E claro que é tudo aquilo que está relacionado com esse ERP, que é arcaico, e que torna os processos difíceis. Palavras que eu ouvi da gestora de Marketing: “Camila, nós somos um time incrível, com um brilho nos olhos, dispostos a fazer o que for necessário, mas, ai, quando o assunto é esse sistema, todo mundo desanima! ” Trazendo aqui exemplo prático, factível, falando de uma tecnologia que nem é tão avançada, estou falando de um sistema de informação, de um ERP, mas vale para tudo.
Não adianta a gente ter um super software de realidade aumentada se a gente não investe no lado humanizado. Olha o conceito do Marketing 5. 0, mas também não adianta você só garantir as pessoas, os processos, os fluxos, se você não tiver tecnologia na ponta, isso passa a ser cada vez mais importante.
E vamos lá para mais uma etapa mostrando a importância desse resumo. Eu estou até com colinha, estou aqui com a minha listinha para garantir que eu vou transmitir tudo para vocês. Nós temos o desenvolvimento das estratégias sustentáveis e inclusivas.
Isso não é mais: “Ai, olha só! ” “Só para ficar bonito! ” Não, isso passa a ser um pré-requisito.
Não adianta, não existe sucesso rápido, fácil. Caso ele exista, ele não será sustentável. A mãe dos resultados é a consistência.
É você fazer o que é necessário, o básico bem feito, todo dia. Pessoal, a analogia perfeita aqui com a academia: “Ai, não, ao invés de eu ir 20 dias seguidos para academia, eu vou tirar um dia no mês e vou ficar 24 horas na academia! ” Você não vai ter resultados.
Em Marketing, é a mesma coisa. É melhor fazer uma dose menor, diária, frequente, consistente, do que você simplesmente querer tirar todos os atrasos e fazer acontecer da forma mais rápida em cima da hora. Isso vale também para as iniciativas inclusivas.
É claro que quando a gente fala de inteligência artificial, a gente na hora pensa em inteligência humana e a inclusão e diversidade são pilares essenciais para potencializar aquilo que o ser humano faz de melhor, as nossas emoções e os nossos diferentes aspectos de inteligência. Gente, para fechar aqui, último item da lista, olha só que incrível, Philip Kotler não dá ponto sem nó: entender como o público-alvo utiliza as tecnologias para chegar até a marca. Não tem jeito melhor de encerrar esse conteúdo de milhões do que lembrar dele.
O verdadeiro especialista, o nosso protagonista, a estrelinha do rolê, o nosso público-alvo. Quem conhece seu público já rodou mais de metade do caminho. Tudo começa e termina no nosso cliente.
É ele que está no centro desse ciclo, no centro dessa experiência. De nada adianta você investir em tecnologia, em dados, em inteligência artificial, se você fizer isso desconectado do seu cliente. Quero trazer aqui o exemplo de um prédio comercial que eu visito com frequência, que tem câmeras, inteligência artificial, sensores, cartões inteligentes.
Gente, é muita tecnologia de segurança envolvida. Mas é tão difícil de usar e não funciona. E esse prédio recebe muitos idosos e aí sabe o que acontece?
Eles ficam perdidos. Eles não conseguem colocar em prática toda aquela tecnologia. Sabe o que começou a acontecer?
Nós temos até quatro pessoas trazendo apoio para esse público-alvo. Olha como é que é super importante a gente ter clareza de como o nosso público-alvo utiliza a tecnologia. Será que ele precisa de apoio?
Será que ele precisa de ajuda? Quando esse prédio foi projetado, a ideia é que ele fosse autossuficiente. Através da tecnologia, a gente não ia precisar de intervenção humana.
E hoje acontece o contrário. A gente tem muitas pessoas justamente para promover esse entendimento, esse acesso à tecnologia. Isso também fala de inclusão.
E esse é o primeiro e também o último passo desse grande ciclo de Marketing 5. 0. Eu espero que vocês tenham gostado desse conteúdo tanto quanto eu gostei de falar a respeito desse tema.
Um super beijo! Até a próxima!
Related Videos
MARKETING 6.0: Full Review of PHILIP KOTLER's New Book
16:02
MARKETING 6.0: Full Review of PHILIP KOTLE...
Camila Renaux
1,599 views
LIVRO A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL | Resumo e Aplicação Prática
10:31
LIVRO A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL | Resumo...
Camila Renaux
38,822 views
Grok AI is ROASTING Godiji | Is it Biased? | Elon Musk | Dhruv Rathee
17:32
Grok AI is ROASTING Godiji | Is it Biased?...
Dhruv Rathee
3,338,149 views
Simon Sinek's Advice Will Leave You SPEECHLESS 2.0 (MUST WATCH)
20:43
Simon Sinek's Advice Will Leave You SPEECH...
Alpha Leaders
4,129,131 views
Você SABE o que faz um REDATOR PUBLICITÁRIO?
36:42
Você SABE o que faz um REDATOR PUBLICITÁRIO?
Beth Bylaardt Publicidade
7,335 views
Real Chat: What makes a marketer TRULY STRATEGIC?
14:39
Real Chat: What makes a marketer TRULY STR...
Camila Renaux
259 views
Family First | Stand-up comedy by Swati Sachdeva
20:18
Family First | Stand-up comedy by Swati Sa...
Swati Sachdeva
111,510 views
Exposing Saheli Chatterjee & Ishan Sharma's Fake Freelance Tutorials and Misleading Scam Tactics!
26:01
Exposing Saheli Chatterjee & Ishan Sharma'...
The Pathwise Project
660,629 views
AI Agents Fundamentals In 21 Minutes
21:27
AI Agents Fundamentals In 21 Minutes
Tina Huang
604,589 views
Performance marketing and brand building with Atomberg’s CBO | The Whole Truth of Marketing
1:32:06
Performance marketing and brand building w...
The Whole Truth
14,533 views
ENGLISH SPEECH | S. JAISHANKAR: India's Five Pledges (English Subtitles)
17:10
ENGLISH SPEECH | S. JAISHANKAR: India's Fi...
English Speeches
829,160 views
Grok Goes Ballistic In India | Will PM Modi Ban This Game-Changer AI Tool? | Akash Banerjee & Rishi
20:47
Grok Goes Ballistic In India | Will PM Mod...
The Deshbhakt
1,887,955 views
RESUMO DO LIVRO MARKETING 4.0 | Philip Kotler (do Tradicional ao Digital)
11:07
RESUMO DO LIVRO MARKETING 4.0 | Philip Kot...
Camila Renaux
84,390 views
Trend 2025 | AMAZING Results with COMMUNITIES
13:57
Trend 2025 | AMAZING Results with COMMUNITIES
Camila Renaux
337 views
Why are Girls Attracted to Unattractive Guys? | Science of Female Attraction
29:33
Why are Girls Attracted to Unattractive Gu...
GetsetflySCIENCE by Gaurav Thakur
2,855,217 views
Sundar Pichai's BEST Speeches Of All Time
22:20
Sundar Pichai's BEST Speeches Of All Time
STILL I RISE Motivation
307,231 views
The Crazy Life of Somali Pirates | Are They Heros or Villains? | Dhruv Rathee
32:06
The Crazy Life of Somali Pirates | Are The...
Dhruv Rathee
8,406,185 views
Marketing 4.0 e os 5 As da jornada do consumidor
17:19
Marketing 4.0 e os 5 As da jornada do cons...
Sergio Mari
3,951 views
Resumo do Livro - Marketing 5.0 (Philip Kotler) Tecnologia Para a Humanidade!
14:33
Resumo do Livro - Marketing 5.0 (Philip Ko...
AdalGilson | Violão Fingerstyle
4,672 views
TRUMP ACABA DE MUDAR AS REGRAS DO JOGO. ENTENDA COMO O FCPA TE AFETA | Bruna Veiga | Pra Frente Cast
27:23
TRUMP ACABA DE MUDAR AS REGRAS DO JOGO. EN...
PraFrente Cast
655 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com