Você está tentando vender o seu produto ou serviço utilizando os métodos tradicionais e não tem resultado? E se eu te dissesse que o Inbound Marketing pode ajudar sua empresa vender mais e com custo de vendas bem menor do que do Marketing tradicional. Gostou da ideia, né?
Então fica aí que eu aposto que ao final desse vídeo você vai concordar comigo que essa metodologia pode ser, sim, uma solução para você encontrar os seus clientes e alavancar suas vendas! E aí, tudo bem? Eu sou o Guilherme Miranda, aqui da Resultados Digitais e nós vamos te mostrar passo a passo o que é e como utilizar o Inbound Marketing.
Atire a primeira pedra quem nunca distribuiu panfletos por aí do seu produto ou serviço que vende. A gente entende o que é isso. Afinal é marketing tradicional.
Você sair por aí falando com todo mundo a qualquer momento em qualquer lugar. Mas eu te pergunto: quantas dessas pessoas estão realmente interessadas no que você está oferecendo? Não muitas, né?
Afinal elas estão ali só de passagem preocupadas com outras coisas do seu dia a dia que o seu produto ou serviço não necessariamente pode atender. Não seria muito melhor se as pessoas certas viessem atrás do seu negócio? Melhor ainda: se elas estivessem interessados em escutar o que você tem a oferecer?
É essa função do Inbound Marketing. Atrair as pessoas certas e transformá-los em clientes e isso tudo de forma precisa, já que você será capaz de saber exatamente quanto dinheiro vai investir para divulgar seu produto e gerar lucro. Quer um exemplo?
Pra gente entender melhor como tudo isso funciona suponha que você tenha R$100, para imprimir flyers a serem distribuídos por aí com quem cruzar com você. No Inbound Marketing esses mesmos R$100 podem ser utilizados para impulsionar um post no facebook e direcionar esse anúncio para ser entregue apenas às pessoas corretas, segmentando por idade, perfil, interesse e até localização! E aí, o que é mais vantajoso?
Tá, na teoria eu sei que isso tudo é muito lindo e tal, mas como fazer isso na prática? No Inbound Marketing a empresa investe em conteúdo. Lembre-se bem: conteúdo!
E o distribui buscadores como Google, por exemplo, e em blogs, redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e esses conteúdos podem ser textos, vídeos ebooks, manuais ou qualquer outro material que fale sobre o objeto do seu negócio ou serviço. É esse conteúdo que vai guiar o seu potencial cliente através das cinco etapas-chave do Inbound Marketing: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Quando você cria conteúdos você gera autoridade sobre o assunto.
Isso quer dizer que as pessoas passarão a olhar para sua marca ou negócio de um jeito totalmente diferente. Quer um exemplo? vamos supor que eu me chame João.
E eu tenho uma loja online de cervejas artesanais. Para me aproximar do meu público, estabelecer a minha marca e me tornar uma referência no segmento eu faço um vídeo com: cinco dicas de pratos rápidos para acompanhar aquela cerveja do final de semana. E nesse vídeo que eu vou apostar nas redes sociais da minha marca o foco não está necessariamente em divulgar a minha empresa, mas sim entregar informações relevantes para as pessoas que se interessam pelo assunto.
Assim fica mais fácil que elas possam me encontrar. Agora, de nada adianta que essas pessoas passem pelo meu conteúdo sem que eu possa saber quem elas são, certo? Por isso chegamos à próxima etapa do Inbound Marketing: converter É que além dessas cinco dicas de pratos rápidos que estão no vídeo eu passei um bom tempo escrevendo um guia completo sobre as melhores cervejas artesanais do Brasil.
E nesse material também incluí alguns pratos mais elaborados e expliquei como você pode identificar uma cerveja de qualidade. Um conteúdo super específico, né? É esse tipo de material que eu acredito que o cliente do João vai querer consumir.
De volta ao vídeo agora eu posso oferecer esse material super bacana em troca de algumas informações desse visitante, como e-mail, por exemplo. Para baixar esse material basta ele clicar no link da descrição e colocar o seu contato para garantir o ebook. Simples assim!
A partir do momento que esse visitante deixa um dado em troca de algum material ele se torna um Lead. O Lead é uma pessoa que já demonstrou interesse no seu produto, convertendo nos seus materiais e está interessado no que você tem para dizer. Porém, esse Lead nem sempre está no momento decisivo de compra.
Por isso é tão importante que você continue mandando novos conteúdos para ele, pra ir criando um relacionamento. Vamos dar um pulo pra vida real aqui. Me diz o que você faz para manter a conversa viva e se relacionar com seus amigos.
Seja numa festa ou pelo Whatsapp. Aproveita o gancho de um assunto pra comentar outro tema ou contar algo novo que seja do interesse de vocês, não é mesmo? Tudo isso tão natural que a gente nem pensa que pode usar essa mesma lógica para falar com os nossos clientes.
Produzir conteúdos novos, oferecer aos Leads uma forma de se relacionar e fazê lo avançar pela jornada de compra. Mas para isso, o conteúdo que você ofertar deve ir ganhando complexidade e se tornar cada vez mais vendedor. Assim, o Lead vai aos poucos se aproximando do produto ou serviço que você vende e vai entendendo por que sua solução pode resolver o problema dele e quando chegar esse momento é hora de realizar a venda!
Mas aí vem aquela pergunta: quando que eu sei que esse Lead está pronto para comprar? Tá, tem muitas formas de descobrir isso. Pode ser depois que o Lead faz um pedido de orçamento, visitou a sua página de preço no site ou converteu em um material específico sobre o seu negócio.
É esse, é esse momento de fazer contato com Lead e mostrar que você pode resolver o problema dele. No Inbound Marketing o processo de venda é feito de forma muito mais consultiva. Você entende as necessidades do seu Lead e mostra como o seu produto pode ser a melhor solução, se tornando um parceiro de verdade para o negócio do seu cliente dar certo.
Você lembra a loja do João, que a gente falou agota há pouco? O cara se tornou uma referência em cervejas artesanais e ele tem os melhores materiais para quem procura algumas informações sobre o assunto. Assim, ele atrai mais Leads, se relaciona com eles e vende mais.
Agora que você já entendeu como funcionam essas quatro etapas chegou a hora de analisar. E essa etapa é tão importante como qualquer outra que você já viu, para garantir que o seu negócio continue vendendo e venda até mais. É que no Inbound é possível medir cada ação e avaliar o que está funcionando ou não para o seu negócio.
Tudo isso através de números, dados e relatórios. E hoje existem ferramentas digitais que reúnem todas essas informações para você, tornando o seu trabalho muito mais inteligente e fácil também. Sabe tudo isso que a gente viu até aqui?
É isso que a galera do Marketing chama de funil de vendas, que é o processo de transformar visitantes em Leads, Leads em oportunidade e oportunidades em vendas. E você vai conseguir fazer isso de forma muito eficiente seguindo os cinco conceitos do Inbound Marketing que a gente te mostrou nesse vídeo! Você viu como assim fica muito mais fácil tomar as decisões certas?
Então chega de distribuir panfletos por ai, né? Olha só, as empresas mais inovadoras do mercado como Endeavor, iFood, o Sebrae já usam o Inbound Marketing como estratégia de crescimento. Você vai arriscar ficar fora dessa?
E aí, eu espero ter ajudado a entender melhor o que é o Inbound Marketing e porquê essa metodologia é tão eficiente. E o melhor, como aplicar na prática para aumentar as suas vendas. Você quer continuar aprendendo mais sobre Inbound Marketing?
Então se inscreve aqui no canal para continuar acompanhando outros conteúdos como esse. Eu sou Guilherme Miranda, foi ótimo conversar com você. Até mais!