Bom dia meus irmãos Bom dia os irmãos que estão acompanhando online estamos então na nossa terceira mensagem da série sobre Deus sexo e família e o nosso tema hoje é gênero criado ou construído Vamos abrir as nossas vidas o livro de Gênesis os ler novamente como fizemos na semana passada Capítulo 2 verso 18 a 25 em seguida nós vamos ler perdão vamos dizer Capítulo 1 Versículo 26 a 28 depois Capítulo 2 18 a 24 e depois nós vamos Ler Mateus 19 Gênesis Capítulo 1 versus 26 a 28 e disse Deus façamos o homem a nossa
imagem conforme a nossa semelhança domine ele sobre os peixes do mar sobre as aves do céu sobre o gado sobre os animais selvagens e sobre todo animal rastejante que se arrasta sobre a terra e Deus criou o homem a sua imagem a imagem de Deus o criou homem e mulher os criou Então Deus os abençoou e lhes disse frutificai e multiplicai-vos enchei a terra e sujeitai-a dominai sobre os peixes do mar sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam sobre a terra Capítulo 2 versos 18 em diante disse mais o senhor
Deus não é bom que o homem esteja só ele farei uma ajudadora que ele seja adequada e o senhor formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu e os trouxe ao homem para ver como lhe chamaria e o nome que o homem desce a cada ser vivo esse seria o nome deles assim um homem deu nomes a todo lugar as aves do céu a todos os animais do campo mas não se achava uma ajudadora adequada para o homem Então o senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem
e este adormeceu tomou-lhe então uma das costelas e fechou a carne em seu lugar e da costela que o Senhor Deus dê havia tomado formou a mulher e a trouxe ao homem Então disse o homem esta é agora osso dos meus ossos e Carne da Minha Carne Ela será chamada mulher por conta do homem foi tomada Portanto o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá sua mulher e eles serão uma só carne evangelho de Mateus Capítulo 19 Versículo 3 em diante aproximaram-se dele alguns fariseus e o colocaram a prova perguntando é permitido
ao homem divorciar-se da sua mulher por qualquer motivo Jesus respondeu não lestes que desde o princípio o criador os fez homem e mulher E ordenou por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá a sua mulher e serão os dois uma só carne assim não são mais dois mais uma só carne portanto que Deus uniu o Homem não separe eles lhe responderam Então porque Moisés mandou dar-lhes documentos de divórcio e mandaram embora ele lhe disse Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés nos permitiu se divorciar da vossa mulher mas não
foi assim desde o princípio Amém vamos orar pai Celeste nós agradecemos ao Senhor pela tua palavra santa e nós clamamos a ti pelo teu socorro pela tua assistência para que nós compreendamos o seu sentido e a luz da tua palavra possamos compreender o mundo e a nossa vida hoje e nos faz obedientes ó Deus em nome de Jesus amém quando a gente fala sobre a doutrina Cristã de corpo sexo família nós estamos falando das origens nós estamos falando de como as coisas foram no princípio e nós vemos aí pelas palavras de Jesus que o modo
como as coisas eram no princípio é o modo como elas deveriam ser muito importante ter isso em mente Jesus trata os princípios na forma como estão apresentados no livro de Gênesis como o modo como as coisas deveriam ser Mas nós vamos falar agora de divórcio isso é um tema da nossa série mas tá lá na frente eu tomei esse trecho do Evangelho de Mateus capítulo 19 para destacar a importância desse ponto na imaginação moral Cristã nós olhamos para o futuro para escatologia para Nova criação para as coisas que Deus nos prometeu e o entendimento desse
plano futuro de Deus Ilumina nossa vida moral hoje Mas isso não significa que a gente não tem que olhar para o passado o cristianismo tem uma escatologia mas na Perspectiva Cristã as coisas também tem uma genealogia a gente pensa a vida moral hoje entre esses dois polos Como Deus criou Originalmente e o que Deus vai fazer com isso que ele criou e os dois horizontes precisam estar presentes senão a gente desequilibra a nossa imaginação moral agora irmãos uma das mais perigosas talvez a mais perigosa heresia da história do cristianismo foi precisamente uma heresia sobre as
origens foi o gnosticismo que floresceu no final do século I até o século 2 principalmente até a metade do século 2 depois ele foi morrendo irmãos essa heresia foi quase fatal para o cristianismo primitivo depois do que a gente tem no livro de Atos o relato sobre Paulo chegando em Roma um pouco mais de tempo nós temos a destruição de Jerusalém algumas das epístolas católicas do novo testamento ainda são produzidas mas os apóstolos vão morrendo de martírio segundo a tradição todos morreram martirizados menos João que morreu de velhice João Possivelmente viveu bem mais do que
os outros o livro de Apocalipse é atribuído ao Evangelista João no livro de Apocalipse a gente tem uma visão algumas pistas sobre o que a igreja estava enfrentando na época Possivelmente numa sobre uma grande perseguição do império romano e aquilo aparece de forma velada na imagem da besta nós temos algumas dessas epístolas como as epístolas de João também escritas no final do século i e ali a gente já percebe uma heresia se desenhando se você lembra do nosso estúdio Primeiro João a heresia que tá combatida ali ensinava que Jesus Cristo não veio em carne muita
gente pensa que essa seria a heresia de serinto que na compreensão do serinto Jesus era uma pessoa e o Cristo outra o Cristo Divino Logos não podia se misturar com a matéria então ele apenas era um espírito Divino possuiu o corpo de Jesus e no batismo de Jesus a partir do batido de Jesus e na morte de Jesus Ele foi embora e Jesus é uma pessoa e o Cristo era outra mas havia outras heresias gente nesse período quando acontece a morte dos apóstolos e grandes perseguições do Império Romano porque a igreja tá ficando mais visível
nós temos uma espécie de pequena era das Trevas em que a gente não sabe bem o que aconteceu nós temos algumas pistas no final do novo testamento mas não existe historiografia detalhada informações precisas sobre o que a igreja tava fazendo ali a partir do ano 80 ano 90 depois de Cristo até meados do século 2 a gente não sabe direito a gente tem o Novo Testamento e de repente nós temos uma literatura patrística a literatura dos pais que nos diz algumas coisas sobre como a igreja já funcionava no século II E aí a igreja emerge
a gente fica sabendo que ela tava tudo organizada que tinha um sistema de bispos que ela se comunicavam que os textos do novo testamento estavam sendo colecionados para formar o Canon e o que aconteceu nesse período além da morte dos apóstolos e Da perseguição foi uma grande heresia a heresiagnóstica essa heresia tinha várias versões era muito plural não era uma doutrina unificada mas em termos Gerais o que ela negava é que o Deus Redentor fosse Deus Criador ela negava que o Deus amoroso de Jesus Cristo Deus Salvador Deus pai fosse o Deus que criou a
matéria e que deu a lei aos judeus porque esse Deus do antigo testamento é um Deus Tosco um Deus Severo um Deus legalista e um Deus que aprisionou os espíritos humanos na matéria que é inferior que é e tá em decaimento que tá em decadência na visão dos gnósticos Quem criou o mundo material e aprisionou as almas dos homens do mundo material foi um outro ser uma espécie de divindade inferior às vezes chamada de demiurgo e tinha vários nomes mas não era o Deus de Jesus então salvação significa o quê se libertar da matéria salvação
significa se libertar das regras dos homens se libertar da materialidade dos ciclos biológicos significa você viver acima disso isso é a salvação e tudo que tenta nos prender a essa vida ordinária é necessariamente maligno então eles Condena o casamento basiledes considerava o casamento e os filhos como uma obra de satanás um serviço é Satanás a gente tem umas pistas disso lá nas cartas pastorais quando se fala sobre doutrinas de demônios que proíbem o casamento e certos alimentos Então os gnósticos eram por um lado muito as setas alguns deles porque eles diziam que a gente tem
que se separar de tudo não ter família não ter sexo não buscar nenhum Prazer nem nada então havia uma aula a seta e havia uma ala libertina que dizia pode cair na gandaia e você quiser porque nada disso afeta o seu espírito a matéria e o destino dela é a destruição mesmo e tanto faz então a gente tem esses dois polos aí mas eles concordam num ponto é que o Deus verdadeiro não tem nada a ver com a matéria então homens como Basílio Lides como Valentino como Simão mago segundo as tradições ele teria sido um
herege na região da Síria segundo serinto então esses homens trabalharam para espalhar essa doutrina que quase matou o cristianismo mas ela foi finalmente derrotada anos mais tarde um grande teólogo da igreja Irineu de Lion escreveu um tratado há diversos rairezes em que Ele conta a história de formação e os erros dessas doutrinas gnósticas e apresenta esse grande princípio da recapitulação Jesus veio salvar o que Deus criou Jesus veio salvar as coisas foram criadas por meio dele a vida de Jesus é a reintegração de todas as coisas sobre a cabeça que é Cristo daí o conceito
de recapitulação então Irineu está afirmando a unidade de criação e Redenção e isso ficou formulado a memória dessas batalhas teológicas ficaram formuladas muito claramente no Credo apostólico em outras declarações primeiro artigo do credo apostólico diz Creio em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra ou seja o pai de Jesus Cristo é o mesmo Deus todo poderoso do Antigo Testamento que fez o mundo isso significa então que Deus não quer nos libertar do mundo criado Deus quer reconciliar com ele todas as coisas essa verdade está ali em Colossenses e no Novo Testamento e
isso é um conhecimento importante para nós Porque nós vivemos hoje em uma era neognostica mas por razões muito diferentes não com uma afirmação diferente sobre quem seria a divindade que criou a matéria ou qualquer coisa assim não existe é mesmo uma afirmação de de deuses no sentido tradicional mas existe uma forma de ver o mundo em que a cor por idade a materialidade São obstáculos a liberdade e autenticidade do sujeito nós vivemos hoje em um mundo negrognóstico no qual a ordem social e moral é vista como a criação de um falso Deus esse falso Deus
é o Deus da tradição Cristã é o Deus supostamente do patriarcalismo esse Deus não existe o que existem são poderosos que criaram certas regras certas leis e fazem as pessoas acreditar que elas são a ordem cósmica E naturalizam essas leis e do outro lado nós temos a verdade que a emancipação do indivíduo e a emancipação do indivíduo a plena Liberdade do indivíduo justifica a gente entrar em guerra até mesmo com o corpo o próprio corpo se tornou e não apenas a sociedade um obstáculo para autenticidade e a liberdade do self moderno e aí está o
gnosticismo a nossa cultura A negação da Bondade do corpo material e sexuado que nós recebemos quando a gente nasce Esse é o problema central do nosso Deus claro a gente está falando sobre o paradigma de gênero paradigma de gênero é uma forma de gnosticismo e rememora essa grande heresia do cristianismo mas o que é esse paradigma de gênero afinal de contas né Eu mencionei que eu ia falar sobre ideologia de gênero e todo mundo deve ter ouvido falar por aí que não existe ideologia de gênero que isso aí é uma alcunha inventada por fundamentalistas religiosos
é a Teoria da Conspiração e alguma coisa assim que não existe nada disso chamado ideologia de gênero então eu vou começar com uma citação um pouco longa eu peço a atenção de vocês da principal teorista de gênero dá contemporaneidade ainda é apesar do trabalho dela já ser um pouco antigo ajude butler do livro problema de gênero que é um clássico absoluto nesse campo e está disponível aí para quem quiser conhecer a teoria de gênero pelo menos a linha principal hoje existem várias correntes tá eu não quero dizer que tem uma só nesse sentido quem fala
que não existe ideologia não tá errado Existem várias teorias de gênero a questão é isso é ideológico ou não então nós vamos entender diz a Judith butler em problema de gênero o gênero não é um substantivo mas tão pouco é um conjunto de atributos flutuantes pois o seu efeito substantivo é produzido performativamente e imposto pelas práticas reguladoras da coerência do gênero o gênero é sempre um feito ainda que não seja a obra de um sujeito tido como preexistente a obra no desafio de repensar as categorias do gênero fora da metafísica das substância é mistério considerar
a relevância da afirmação de genealogia da moral de que não há ser por trás do fazer do realizar e do tornar-se o fazedor é uma mera ficção acrescentada a obra a obra é tudo isso aqui é muito importante tá gente é meio difícil compreender então eu vou contar aqui mais cedo que a gente você ganhou um prêmio de escrita acadêmico obscura é um prêmio de zoeira ele existe de verdade eles escolhem O acadêmico que é mais difícil de entender porque ele embola tudo mas veja bem ela não está Ela não ela não está dissimulando nada
ela só escreve difícil mesmo mas tem sentido que ela fala questão isso é certo ou não é complicado mas tem sentido o que a Judith defende defende nessa obra e outras obras é que não existe uma essência do gênero as feministas em geral e a Judite protestar nesse barco negam O que é chamado de essencialismo a ideia de que as coisas tenham naturezas que causam modos de existir e de agir elas negam isso o que existe é a ação não existe a essência você não tem um comportamento masculino porque você é homem não existe uma
essência do masculino Não Existe uma substância do feminino o que existe então performance existe um jeito de se comportar e de se relacionar com o mundo é a performance o que acontece é que estruturas de poder determinam Quais as performances que tem que ser feitas e quando você aceita o discurso ideológico do poder e adota uma performance pensando que você é x na performance então não existe um ser existe ação não existe o fazedor da ação tem a obra pronta O que é o masculino e o feminino a performance institucionalizada e acreditada mas não existe
Essência ela é para quem gosta de teologia filosofia medieval uma espécie de mistura de nomealismo voluntarismo Mas é isso que ela ela pensa e ela pega isso claro ela pega isso de Michel focou e focou pegou isso de Nite e a gente vai ver de onde que isso vem daqui a pouco mas ela citanite aqui então isso é um ponto importante não existe Essência isso é que eles dizem que é o fim a metafísica das substância é acabou no século 19 o nit disse então Deus morreu não existe moral não existe uma ordem cósmica não
tem nada disso existe ação humana e a vontade de poder Então essa concepção é incorporada no pós-estruturalismo e entra na formação da teoria de gênero daí a ideia de que existem estruturas de poder vontades e performances não existe natureza substância nada disso seguindo se a Sexualidade é construída culturalmente no interior das relações de poderes existentes então a postulação de uma sexualidade normativa antes fora ou além do poder é uma impossibilidade é um sonho politicamente em praticável ele adia a tarefa concreta e contemporânea de repensar as possibilidades subversivas da sexualidade e da identidade nos próprios termos
do poder em outras palavras se não existe natureza o que existe são vontades e performances existe um poder que estabeleceu a performance fez você pensar que você é isso que você faz então a discussão sobre sexo Não é uma discussão sobre sexo a discussão sobre o masculino e o feminino não é sobre o masculino e feminino é sobre o poder E desconstruir essas categorias estabelecidas é um embate de poder não é um embate a respeito do que é o mundo a respeito do que é a verdade a respeito do que é o certo errado é
um embate sobre como obter o poder para mudar as regulações e as performances e possibilitar novas formas de existência então diz Judith que possibilidades existem virtude do caráter construído do sexo e do gênero se nós sabemos que é construído é construído pelo poder o que nós podemos fazer então usando o nosso poder contestando o poder instituído e instaurando novas performas o que pode surgir de gênero de sexo a partir disso qualquer coisa é uma tábula rasa é uma espécie de revolução você passa régua e derruba tudo para que para que o ser humano emancipado possa
recriar o mundo então aqui está meus irmãos o paradigma de gênero irei nutel como dizem é isso basicamente isso o gênero e o próprio sexo são criaturas históricas e por isso mesmo criaturas do sujeito que foi o ponto que eu trouxe para vocês na primeira mensagem dessa série esse essa é a galáxia do self não existe nem natureza nem Deus existe o self que pode ser emancipado e possuidor de si mesmo ou alienado e enganado pelo sistema mas no fim tudo é construção histórica tudo é construção cultural e o sexo gênero são criaturas do selfie
criaturas da subjetividade criaturas da mente dos seres humanos as novas as normas éticas que regulam o sexo seriam então imposições arbitrárias do poder que foram naturalizadas as identidades de gêneros são performances novas práticas sexuais e novas performances de gênero podem submeter e derrotar a heterossexualidade que é a norma dominante introduzida pela tradição da cristã mantida por ela isso overtendo a heteronormatividade Nós criamos uma nova sociedade emancipada e igualitária essa esse pensamento está na base de vários movimentos contemporâneos né como movimento lgbtq e APN mais e alguns outros movimentos mas o importante entender aqui que é
claro que existe a ideologia de gênero é evidente é muita dissimulação dizer que ela não existe é a ignorância Em alguns momentos a gente pode dizer que sim uma ignorância Cândida às vezes de jornalistas de educadores que repetem o que ouviram em algum lugar que não existe a tal ideologia de gênero mas em muitos momentos é de simulação realmente é de simulação é claro que ela existe a ideologia de gênero é na verdade um desdobramento um spin-off de uma tese mais antiga a de que o homem é causa de si mesmo é na escassez escreveu
sobre isso e divido e Cosmos na filosofia do renascimento isso nasce lá no renascimento com pico dela virando lá ele quem propôs primeiramente que o que o homem é resulta da sua escolha e não de uma natureza que ele recebeu seja dos Deuses ou de Deus ou enfim da natureza mais Ampla o que o ser humano é resulta do que ele faz isso foi chamado pelo Castilho de inversão da relação entre ser e ação e é dessa inversão da relação de seriação e a ideia de que o homem o auto criador é que vai emergir
o ideal de autonomia humana do Iluminismo é daí que vai surgir a ideia de que toda ordem social pode ser construída por uma revolução social que tem uma versão burguesa e uma versão socialista desse mesmo discurso é daí que surge o ideal de progresso esperando a possibilidade da gente alterar completamente a natureza e história para criar o mundo em que todos os indivíduos são emancipados daí veio uma compreensão diferente da arte como teatro escreve a arte Deixa de ser a representação de uma beleza priméva original anterior a nós e se torna um lugar de autoespressão
então a arte verdadeira é a expressão autêntica da experiência interior do indivíduo ou questionamento de estruturas sociais e políticas para que nós possamos ser autênticos daí surge o conceito de autonomia da razão que domina boa parte da vida acadêmica contemporânea daí surge todo esse movimento que nit torna muito mais explícito e que vai desembocar no que hoje a gente chama então de ideologia de gênero a ideologia de gênero é um spin-off dessa ideologia original o ideal de soberania do sujeito a ideia de que nós devemos ver a natureza e a história como algo líquido e
maleável e plástico Diferentemente dos antigos que pensavam que a vida ética é tem a ver com o sujeito ganhar virtudes que o habilitem a viver de forma autêntica no mundo como o mundo é Essa é a visão clássica você vai encontrar isso nos gregos você vai encontrar isso em Aristóteles e Platão em Sócrates você vai encontrar isso nas filosofias do Mediterrâneo na tradição sapiencial do Antigo Testamento você vai encontrar isso em Provérbios em Eclesiastes você vai encontrar no próprio Genesis ali nos primeiros livros os primeiros Capítulos de gêneros nós temos a influência do pensamento sapiencial
é essa compreensão ela foi abolida pelos modernos porque a ideia é o seguinte não existe uma ordem que se impõe a mim o meu modo de vida eu esqueci mas foi eu que criei foi o ser humano que inventou foi o poder que inventou então eu posso modificar a natureza modificar a História para eu ser eu mesmo ao invés de eu captar a sabedoria do Cosmo e de Deus e me ajustar a ela eu não me ajude a ela eu mudo mundo então eu tenho indústria eu tenho tecnologia eu tenho revolução social eu tenho terapia
eu tenho todos os meios para eu construir o meu universo Esse é o ponto que a gente precisa entender essa é a galáxia do céu em que o sexo e o gênero são criaturas do sujeito ele se tornam obras invenções do sujeito então é muito consistente Esse é um gênio de alguém como Judith ela é genial porque ela leva as últimas consequências para a discussão de sexo e gênero O que significa a visão de mundo moderna ela leva isso as últimas consequências mas evidentemente isso é contrário a visão bíblica e Cristã das coisas mas como
eu já mencionei aqui de onde vem essa ideia né E claro eu acho que essa altura tá muito claro então como enfatizei que a ideologia de gênero existe mas a gente pode dar outro nome a gente pode chamar de teoria de gênero de paradigma de gênero para usar uma linguagem de Thomas com ok a gente pode falar então que existe um paradigma de gênero mas lembre-se esse paradigma de gênero é o paradigma dentro da galáxia do céu e é por isso que ele é ideológico e é por isso que ele é uma falsa consciência agora
esse palco ideológico Como eu disse vem sendo construído há muito tempo lá no renascimento a gente tem as sementes disso nós temos a era das revoluções iluminismo temos a ascensão da cultura terapêutica no século 20 tudo isso foi importante para a energia ideologia de gênero Mas quem pariu realmente o paradigma de gênero foi o movimento feminista e nós vamos explicar aqui porque a gente ainda Precisa falar sobre isso o feminismo de primeira onda ali no final do século 19 até o começo do século 20 tava preocupado basicamente com direitos das mulheres com liberdades fundamentais tinha
a ver com o direito de votar com o direito de estudar em universidades com o direito de receber salários iguais aos dos homens nas mesmas tarefas tinha a ver com seguranças específicas para as mulheres então o símbolo dessa era do feminismo a sua primeira versão na primeira onda é o sufragismo a luta pelo direito ao voto Essa é a era em que as mulheres estão buscando uma relação equânime na sociedade com os homens é quando não se falava de igualdade absoluta não gente influenciada é pelo feminismo de primeira onda para dar um exemplo ele é
no Roosevelt a esposa do presidente Cruz ela foi a coorde do processo de redação da declaração de universal de direitos humanos de 1948 se você lê aí a biografia dela você vai ver que ela era muito preocupada na hora de definir a igualdade de direitos com o reconhecimento da diferença da Mulher em relação ao homem porque isso significava vulnerabilidade e demandas específicas diferentes das dos homens então ela escreveu a declaração de 48 influenciada por essa primeira onda Mas tinha uma clara consciência das Diferenças agora é existia pelo menos uma Líder dentro do feminismo de primeira
onda chamada Margareth Sander que tinha uma visão diferente dessas coisas ela reconhecia também que havia uma diferença de homem e mulher mas ela não via com bons olhos a influência da vulnerabilidade feminina no desenvolvimento da espécie humana ela achava que as mulheres tinham filhos demais e com qualquer um e isso gerava uma prole de baixa qualidade ela era adepta do movimento eugenista Então ela acreditava que a gente tinha que fazer controle de natalidade para que só as pessoas com melhores condições biológicas e psíquicas se reproduzir e ela foi Quem iniciou a ideia de controle de
fertilidade de planejamento familiar antes de existir a planthood Ela ajudou organizar a primeira associação moderna de controle de natalidade foi ela que fez mas ela tinha esse tipo de preocupação no início agora ela escreveu um livro em que ela acusou as mulheres serem responsáveis pela desgraça do mundo porque elas tinham filho de qualquer jeito não ligavam para isso e isso povoava o mundo com a miséria e ela disse numa obra dela abertamente que o mundo seria transformado na medida em que a mulher se libertasse das cadeias da sua própria reprodutividade então foi a primeira vez
que a maternidade foi problematizada como um obstáculo para uma sociedade igualitária e Justa e saudável ela foi vista como um problema que tinha que ser controlado e ela ataca mesmo erro das mulheres mas também o privilégio das mulheres no sentido de mudar essa situação Então a partir ao menos de margarethânia em torno de 1920 surge a ideia de que seria necessário o controle do corpo feminino para se livrar da opressão da Maternidade as mulheres tinham que tomar o corpo da mão dos homens e ter o pleno controle sobre eles para criar uma sociedade melhor mas
por que que significa controlar o homem controlar a reprodução Essa foi a primeira onda ainda muita coisa boa sufragista depois nós temos uma segunda uma segunda onda a raiz dela tem a ver com a segunda guerra mundial as mulheres tiveram que trabalhar em fábricas de armas e fábrica de tudo quanto é coisa isso aconteceu na Europa aconteceu nos Estados Unidos e isso lançou as mulheres no mundo do trabalho e no mundo público de um jeito que elas não tinham vivido antes e surge toda uma reflexão a respeito disso depois o que é ter alguém nesse
mundo ficar fazendo filho não é suficiente você é alguém nesse mundo pelo trabalho pela sua contribuição pelo esforço que você tem então a gente precisa participar do Mundo do Trabalho do mundo público do jeito que os homens participam Esse era o discurso por exemplo da Simone de Beauvoir e ela dizia que o homem ele a mulher ela se torna mulher nesse sentido no sentido de que ela é educada para ser alguma coisa e o que que ela quer ser afinal de contas ela possui esse processo ou não possui e ela vai possuir na verdade se
ela assumir a liberdade reprodutiva e entrar no mundo do trabalho a lógica é bem nessa direção como a gente pode fazer a contenção das vulnerabilidades biológicas e expandir a igualdade no mundo da produção no nosso sistema de produção é capitalista moderno então aí que nós temos a partir dessa fase né ela escreve em 49 durante os anos 50 mas principalmente 60 e 70 mas isso vai até 80 essa segunda fase o aborto e a liberação sexual finalmente decolam você tem invenção da pílula e você tem técnicas mais modernas para fazer o aborto e você tem
começa as mudanças de legislação Veja bem se a mulher tem um filho e é legítimo ela se livrar da gravidez ou ela pode impedir isso de acontecer com a pílula então o problema da mulher que é a maternidade fica resolvido e ela pode ficar igual os homens agora ela pode competir em condições iguais então o controle introduzido pela própria mulher desse processo do corpo reprodutivo e da sua fertilidade é um passo necessário para ganhar essa autonomia no mundo público então aí nós temos o aborto a pílula da revolução sexual tudo acontece nesse período e aí
você tem essa fase de emancipação que eu escrevi dessa forma antes foi arrancar o sutiã né Essa é a época que a mulher arranca o sutiã então primeiro a gente tem a sufragistas depois a mulher arranca o sutiã mas aí nós temos nos anos 1990 Em Diante O terceiro a terceira onda do feminismo e é aqui que entra com essa teoria nova que foi aos poucos absorvida de Michel focou que escreveu nos anos 70 e atuou bastante nesse período principalmente a construção da sua teoria da sexualidade então isso vai desembocar do pós-estruturalismo vai desembocar em
Judite exatamente nesse período dizendo que o gênero é performance o gênero é só essa ação Nossa não existe uma essência não tem uma substância O que é o feminino não existe isso e o masculino também não existe o que existe são os discursos é claro que existe uma base biológica aí mas a base biológica não determina o que a sociedade é o tem que ser ela é tipo uma matéria prima que você plástico que você usa do jeito que você quiser nessa época também nós temos estudos aí defendendo na linha feminista defendendo a usando evidências
de neuroplasticidade para argumentar que o gênero é o próprio sexo seriam espectro né e consequentemente o gênero espectro também então é defender isso o gênero como performance socialmente instituída Então qual é essa fase agora se é uma performance instituída socialmente e é o poder que instituiu o que a gente tem que fazer é confrontar heteronormatividade Então essa é a terceira fase da movimento feminista é a fase da Marcha das tem né e vários outros movimentos similares que eles querem questionar a existência do paradigma em si então é um passo além também né então a gente
tem a sufragistas a gente tem o sutiã arrancar o sutiã depois nós temos as marchas contra as normas a marcha contra entra numa atividade a marcha das e aí nós temos finalmente 2012 para cá o feminismo de quarta onda feminino de quarta onda conclui o processo de separação entre feminilidade e o corpo feminino esse processo foi esse problema foi introduzido por Margareth sangue na primeira fase e ele foi se desenvolvendo e Simão ele cresceu muito com o começo dessa distinção de sexo e gênero Apesar de que a distinção totalmente quem faz é um é um
médico John money que foi quem propôs pela primeira vez que uma pessoa poderia ser totalmente educada um menino biológico poderia ser educado como garota e ele finalmente acreditaria e funcionaria bem como um garoto e seria totalmente construção social talvez alguns tenha ouvido falar dessa história né o rapaz quando ele chegou adolescência ele descobriu que ele tinha passado por cirurgias e os pais concordaram com isso de mudança de sexo ele não sabia disso e ele recusou isso voltou para o seu nome masculino mas não conseguiu se ajustar bem apesar de ter se casado e adotado filhos
e acabou se suicidando o irmão dele que não passou o irmão gêmeo que não passou por essa experiência é também acabou se se suicidando mas quem fez a primeira experiência né de tentar educar uma pessoa com um gênero que não estaria de acordo com o seu corpo foi foi de um money então enfim esse processo tava tinha um uma trilha médica dentro da trilha médica estava acontecendo independente dessas modificações ideológicas mais amplas que Eu mencionei mas o feminismo de quarta onda conclui ideologicamente a separação entre feminilidade o corpo feminino é quando a gente tem a
grande Ascensão do movimento trans é desse período para cá e nesse momento Vejam o que acontece uma vez que a feminilidade é separada no discurso e na memória cultural da base biológica da mulher que é enfim o útero a sua estrutura biológica feminina uma vez que a feminilidade é separada da biologia porque isso seria naturalização e é isso a ideologia do Poder uma vez que ela é Ela é separada ela se torna um conjunto de performances ela se torna uma aparência a feminilidade vira uma aparência então na quarta fase do feminismo o que acontece essa
aparência pode ser usada por um homem biológico porque separou da estrutura biológica original então o processo começa com a mulher problematizando a sua própria função reprodutiva e a maternidade e ele vai concluir com a separação entre a feminilidade e essa estrutura biológica da Maternidade e finalmente então na quarta onda do feminismo a identidade feminina se torna é por isso que ela pode ser transferida para uma outra pessoa que não é Originalmente uma mulher biológica ela se tornou incorpora ela perdeu o corpo quem é o que que é o símbolo do feminismo de quarta onda não
é mais a mulher é a drag queen é o símbolo do que significa libertação da mulher a libertação da mulher é a libertação da feminilidade em relação ao corpo da mulher e a o surgimento da feminilidade desincorporada ela se torna um sinal que é usado em embates de poder lembro que questão é questionar o poder instituído é por isso que a gente tem por exemplo a gente vê isso muito no YouTube em outros contextos você tem influenciadores que é para passar um discurso político de revolução fazem a performance de usar a imagem feminina e esse
é exatamente o ponto porque ele se torna não só nas teorias mas na apresentação cosmética a prova de que não existe heteronormatividade O que é isso que está acontecendo Então você tá aqui Abigail favale uma estudiosa de gênero professora da Universidade Jorge Fox dos Estados Unidos ela foi discípula de Judith Butter por um bom tempo mas aí elas se converteu ao catolicismo e reconstruiu todo o seu pensamento a respeito disso continua ensinando sobre esse tema e escreveu esse livro recentemente Gênesis of Jander umas duas semanas a Maria Clara que é rede de comunicação da quadrante
Editora católica com muita coisa boa entrou em contato comigo me contando a boa notícia que esse livro tá saindo em português então eu recomendo demais abdicar eu favale claro ela é uma defensora da tradição católica Romana ninguém é perfeito e a Maria Clara tá junto tá junto mas enfim a gente depois vai explicar De que modo na concepção protestante a gente tem diferenças mas nessa obra a concordância é substancial e na sua análise da coisa a Abigail diz o seguinte o paradigma de gênero é a prole edipiana do feminismo prole porque foi através da teoria
feminista que o conceito de gênero se apossou da nossa imaginação cultural edipiana Porque como Édipo assassinou o próprio pai esse conceito erodiu o próprio fundamento do feminismo transformando a mulher em uma identidade que pode ser livremente apropriada por homens independente da realidade material Ou seja a ideologia do self que é uma coisa muito mais antiga e que foi inventada por homens no Renascimento ela começa a nascer ali a ideologia do céu entrou no movimento de luta por Equidade direitos da mulher que seria justo entrou como um verme que se aposta do animal e come ele
por dentro e o que que sobrou sobrou a pele a pele da feminilidade o estereótipo feminino a performance a forma cosmética e agora essa pele arrancada do corpo feminino pode ser usada por qualquer um é só uma performance daí que nós temos não mulheres mais pessoas que engravidam não mulheres mas pessoas que menstruam não mulheres mais pessoas com vagina e nós temos homens com pênis e por aí vai então o feminismo causou paradoxalmente a sua auto-destruição mas faz todo sentido Jesus disse que se você expulsa um demônio e não ocupa a casa sete demônios piores
do que ele vão entrar existe libertação existe emancipação é claro que existe tá lá no Êxodo tinha um povo escravo no Egito Deus tirou esse povo do Egito Para quê Para eles me servirem do deserto ele chegar lá no monte de sinal e receber o quê de Deus a lei do senhor e aí foram para a terra prometida então vejam bem emancipação na visão bíblica não é só você libertar do opressor porque existem opressores cada vez maiores a escada entre um pequeno demônio Satanás é longa por que você se libertou de um demônio significa que
você tá livre você precisa servir a Deus e o que acontece é quando entra o movimento feminista e tira Deus do jogo ele é possuído pela ideologia do self ele é colonizado pela ideologia do self E aí quem mais pede são as mulheres agora que estão perdendo inclusive concursos de beleza e concursos esportivos quem tá perdendo as mulheres biológicas vagas de empregos que elas podiam ter por causa de cotas para ampliar a participação das mulheres no mercado e por aí vai isso é extremamente grave o que está acontecendo extremamente grave o que é um problema
o problema é o corpo aonde Para onde foi o corpo da mulher Para onde foi o corpo da mulher essa é a pergunta Gente esse foi o maior crime do movimento feminista ele plausibilizou o apagamento do corpo feminino e a separação entre a pele feminina e o corpo feminino e o que é esse apagamento A negação da maternidade é simples assim A negação da Maternidade a mulher era oprimida pelos homens por causa da Maternidade existe patriarcalismo opressão masculina Claro existe machismo obviamente que isso existe e a gente tem que dar um jeito de combater isso
vencer isso mas então a mulher é oprimida pelos homens por causa da maternidade para se livrar da opressão ela joga fora a maternidade o corpo O que é isso que é gnosticismo é A negação da Bondade da matéria é A negação da Bondade da materialidade do corpo feminino como ele está na natureza para a mulher ser livre igual o homem mas não tem como a mulher não ser engolida pelo homem numa luta por poder se ela não engolida por fora no braço a gente viu ela foi engolida por dentro ideologicamente assim como o homem não
vai salvar o homem só Deus pode salvar o homem a mulher não vai salvar a mulher só Jesus agora nós lemos Gênesis Lemos Gênesis 1 Gênesis 2 Lemos Mateus 19 Alice fala dos princípios daquilo que deveria ser quando a gente lê Gênesis 1 tá muito claro Deus criou o homem a sua imagem macho e fêmea e ele disse o quê multiplicai-vos enchei a terra e sujeitai-a a função reprodutiva a fertilidade para gerar a vida é parte do Propósito original de Deus para o sexo por isso que eu disse que o objetivo do sexo não é
o prazer sexual o objetivo do sexo é servir a Deus e ao mundo com a fertilidade mas Deus que é muito legal ainda fez isso gostoso para dar um empurrãozinho nude Celestial é o orgasmo do Senhor para que para você cumprir essa função não é para você ficar aí num paraíso hedonista se trata de participar com Deus comunhão e procriação se trata disso comunhão e procriação tá lá em Gênesis 1 nós encontramos também Gênesis 2 tão claramente isso a mulher é criada como uma igual ao homem isso é muito Claro no texto ela é uma
ajudadora idônea ombro a ombro igual mas quando essa ajudadora é criada o homem bate o olho já fala é a varoa tem o Varão e a varoa né Por que que ele bateu o olho viu que a varou porque essa que é ele disse osso dos meus ossos e cai na minha cara mas ao mesmo tempo é diferente por isso ele dá um nome diferente é a natureza dela está escrita no corpo dela ele bate o olho e ele dá o nome Ele tava dando o nome dos animais você lembra disso E aí de repente
bate o olho não isso aqui é diferente isso eu sou varão ela é varoa a semelhança e a diferença são visíveis na superfície a superfície existe para revelar o que está dentro Ela não é uma falsificação ela existe para revelar o que tá dentro então o corpo é o sacramento da pessoa não existe uma identidade interior que possa ser separada do corpo não existe isso não estou dizendo que a gente não possa construir uma série de identidade de gênero é claro tanto pode que as pessoas estão fazendo isso a questão é que isso é claramente
um dos arranjo Porque aqui nós somos senão essa versão corpo purificada do espírito da personalidade a gente é isso o texto é muito claro Deus tomou a costela e da costela ele fez a mulher ele não fez uma alma feminina e botou num corpo ele fez a mulher a mulher é aquela unidade completa a mulher é o corpo dela também é claro que isso acende luzes aí no painel de muita gente ah mas e uma mulher que sei lá tirou os seios e tirou o útero por exemplo Gente eu vou fazer uma analogia aqui mas
entendo o que eu quero dizer uma planta viva saudável produz pólen tudo mais Mas você já viu uma planta seca uma planta seca ainda é uma planta agora se você procurar você vai encontrar plantas secas de plástico existem também para fins decorativos uma planta seca de plástico pode ser muito parecida com uma planta seca mas a planta seca de plástico não é uma planta e a planta seca e embora seca é uma planta falta às vezes categorias para a gente descrever as coisas mas um ente uma estrutura que existe para um fim ele tem uma
natureza mesmo que por uma deficiência ele não atinge aquele fim uma mulher estéril que tenha tirado útero ainda é uma mulher mesmo que por alguma razão ela não possa mais atingir o fim da Maternidade mas ele ainda é mulher porque a estrutura orgânica toda constituída ao redor dessa função isso tem muitos efeitos inclusive efeitos psicológicos que são importantes para construir a sociedade então eu não tô dizendo que a mulher só é uma mulher se ela tem filhos não é isso que eu tô dizendo é que essa teleologia constitui a sua estrutura agora se você recriar
a forma feminina num corpo que não é biologicamente feminino Isso é uma planta de plástico ela é infértil mas não é infértil do mesmo jeito que uma mulher enfeite é não é a mesma coisa é simples assim não é a mesma coisa Porque existe potencial mesmo que não haja efetividade no corpo Originalmente feminino mas não corpo Originalmente masculino não existe esse potencial então a mudança cosmética não transforma a natureza não muda a substância a performance é poderosa mas ela não tem tanto poder assim essa é uma ilusão que faz parte da ideologia do selfie a
ideia de que a gente pode transformar o mundo se a gente quiser não pode não foi você que criou o mundo não pode [Aplausos] um homem é um tipo de ser humano cujo corpo é organizado ao redor do potencial de inseminar uma mulher por isso que ele tem gametas masculinos ele tem uma fertilidade nessa direção uma mulher é um tipo de ser humano cujo corpo é organizado ao redor do potencial de gestar dentro de si uma nova vida e tem os gametas femininos não foi nenhuma ideologia patriarcal que criou os gametas masculinos e femininos eles
existem nos vegetais e nos animais sexuados no planeta Terra inteiro os corpos humanos são teleologicamente organizados segundo o seu papel distinto na reprodução da espécie Existem os intersextos existem que é muitas vezes levantado como principal obstáculo mas na verdade não é porque não é um terceiro sexo não é uma terceira função em termos evolutivos e reprodutivos não tem absolutamente nenhuma função são portadores de um tipo de deficiência que precisam ter todo o respeito possível mas não é um terceiro sexo é uma versão com graus de graus variados de ambiguidade mas a ambiguidade sempre é adviem
dupla não existe um intercesso que a ambiguidade o sexo não seja dupla porque que ela é dupla porque só tem dois sexos é possível mudar o sexo características sexuais secundárias sim podem ser mudadas você tem cirurgia plástica você tem administração de tratamentos hormonais você pode mudar o tom da voz pode mudar a forma do corpo Então existe tecnologia médica para isso mas a capacidade reprodutiva não você não transforma a estrutura reprodutiva de uma fêmea biológica ou de um macho biológico de modo que seja fértil produtivo biologicamente no outro sexo isso não acontece nunca acontece e
o que é curioso é que o que define a Sexualidade é essa capacidade de fertilidade não são as coisas cosméticos Ah então por exemplo a gente pensa assim não mulher é quem tem vagina e homem o que tem o pênis veja bem no caso da espécie humana sim mas se fosse olhar na natureza você vai ver que o fenótipo Nem tem tanta relação assim com a diferença na capacidade reprodutiva você não deve se achar muito parecido com uma planta por exemplo né Espero que não do ponto de vista hormonal também a gente sabe que tem
hormônios no cérebro do de um caranguejo ou de uma lagosta por exemplo macho que são os mesmos hormônios no cérebro do macho humano com funções similares a gente sabe disso então onde que tá a diferença a diferença tá na capacidade reprodutiva para que que existe o sexo na natureza é para isso Enfim vou usar essa linguagem para vocês entenderem a natureza não está interessada na beleza física ou Na aparência física dos Sexos em primeiro lugar tá interessada na capacidade reprodutiva porque é isso que promove ali a manutenção da espécie a transmissão da carga genética e
tudo mais adaptabilidade é com isso que ela tá interessada a natureza Então deixa eu dizer isso com toda clareza e eu tô simplesmente anunciando fatos a aparência sexual pode ser mudada mas a mudança de sexo é uma ficção plástica e linguística aparência sexual pode ser mudada mas a mudança de sexo é uma ficção plástica e linguística eu não estou dizendo que não existem identidades transexuais claro que existem não estou dizendo que pessoas transexuais não devam ter direitos especiais para proteger suas vulnerabilidades específicas não estou dizendo isso o que eu estou dizendo é que a expressão
mudança de sexo é a Rigor falsa agora se o sexo é imutável o que que o Cristão vai pensar do gênero gênero é sexo eu não penso que seja exatamente assim eu vou citar aqui Elaine stock é uma teóloga britânica foi professora da Universidade de Londres e foi presidente da tia fã que muita gente conhece aí trabalha com crianças Então ela tem um livro sobre isso o gênero criado ou construído e ela escreveu o seguinte tem muitos anos isso a distinção entre sexo e gênero é importante porque ajuda a evitar a tentação de reduzir tudo
ao sexo mas Penso que seria um engano tratar muito rígidamente o sexo como criacional e o gênero como cultural isso sugere uma dicotomia grande demais em que aceitamos nosso sexo como criação de Deus mas criamos o nosso gênero por nós mesmos segundo as variantes sociais na verdade se cremos em um Deus que concedeu uma estrutura normativa para os relacionamentos temos que crer em um Deus que está tão interessado em nosso gênero como está interessado na nossa biologia pois o modo como moldamos o nosso gênero também é parte da nossa resposta humana diante de Deus eu
acho que a história está certa e nisso a Judite de razão o gênero é realmente construído por exemplo Esse costume de associar rosa com as meninas e o azul com os meninos né menino veste Azul menina veste Rosa isso deu tanta confusão no Brasil né Eu Preciso Dizer muita coisa mas gente é claro que isso é uma construção social são estereótipos então não tem porque negar isso mas vejam bem os estereótipos existem para marcar uma distinção que não é socialmente construída isso é um marcadores dessa outra distinção então parece que existe algo que nós recebemos
Sim e eu até teria essa leve objeção a Elaine estoque tem alguma coisa que a gente recebeu que tá no campo sexual e a gente tem que responder a construção da consciência e dos papéis de gênero são a nossa resposta cultural ao Dom criacional nesse sentido a gente poderia dizer que o gênero tanto é criado como é construído sim porque nós respondemos a questão é que numa visão Cristã de mundo você não pode construir as coisas do seu jeito porque Deus na sua Providência dirige tudo a pessoa brilho no Salmo 104 Salmo 104 é um
grande Salmo sobre o criador sobre o Deus Criador esse Salmo pode ser lido junto com Gênesis 1 e 2 é como se fosse Gênesis 1 e 2 transformado no hino ou boa parte do que tá lá agora veja só depois de o salmista Louvar a Deus por todas as suas criaturas pelas montanhas pelo pela chuva pelo céu pelas plantas as árvores os animais olha ali Capítulo 104 Salmo 104 vamos ver ali o Versículo 21 veja aí na sua Bíblia os leões novos rugem pela presa e de Deus buscam seus sustento ao nascer do sol logo
se Recolhe e se deitam seus esconderijos falando e dos animais aí chega no outro bicho Olha esse outro bicho que interessante Então o homem sai para o seu Labor para o seu trabalho até o fim da tarde verso 24 o senhor que variedade há nas tuas obras fizeste todas com sabedoria a terra está cheia das suas riquezas Vocês entenderam o ponto aqui cada criatura Tá fazendo o que é dela agora tem uma criatura que trabalha não é o que tá lá em Gênesis Deus não colocou o homem para dominar a criação não tá em Gênesis
2 Deus não colocou o homem no Jardim para cultivar e guardar então a criatura que trabalha é uma criatura também a criatura construindo cultura é uma criatura o homem é um criador mas ele é um cocriador criado ele cria mas o ato do homem criar é uma Criação Divina então isso significa que para o Cristão nós não podemos pensar que Deus criou a natureza e Nós criamos a cultura e pronto a cultura também é o espaço do governo do Criador qual é a diferença é que a criação obedece O grande criador inconscientemente mas como o
ser humano é o homem que trabalha é homofádega então o ser humano precisa se harmonizar com Deus conscientemente Então existe um jeito de construir cultura com Deus e um jeito de construir cultura ignorando Deus Mas no fim a relação com o criador é que define o destino daquela obra pula aí para o Salmo 127 algumas páginas na frente Salmo 127 versículo 1 vejam aí se o senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a edificam se o senhor não proteger a cidade em vão vigia A Sentinela vejam bem se você trabalhar e construir
cultura de um modo contrário e oposto ao Senhor isso vai dar em nada você pode tentar pode mas não vai dar em nada Então existe um jeito certo de construir as coisas é com Deus em obediência a Deus Paulo diz em primeiro Coríntios o seguinte que falando sobre a obra lá da igreja em Corinto ele diz eu plantei Apolo regou mas deus deu o crescimento de sorte que nós somos cooperadores de Deus se negou cooperadores nós trabalhamos com Deus o jeito certo de trabalhar é sobre o fundamento que Deus lançou como sábio construtor de os
apóstolo Paulo na primeira carta aos Coríntios que eu quero dizer com isso é que a construção da identidade de gênero tem que ser sábia a construção sabe é uma construção que Lembrando que todas as nossas obras dependem de Deus constroem segundo os dons e os comandos que Deus forneceu então eu não estou dizendo que não existem identidade de gênero mas para o cristianismo só tem uma direção na construção da identidade de gênero Esse é o ponto então a gente não vai negar os direitos do povo aí de ter suas identidades mas precisa ficar claro que
para o Cristão essas outras identidades são trabalhos feitos em vão eles são em vão porque o senhor tá edificando lembra do que eu falei aquele templo Nós estudamos no ano passado aquele é o Projeto Divino e o sexo é um andaime é uma etapa naquele projeto se construir de outro jeito tá fora do projeto pode fazer pode vai durar não Deus não vai ressuscitar as coisas que não são dele na nova criação e não vai fazer isso ele não vai ele não vai ressuscitar uma identidade que você construiu o livremente a galáxia do self vai
implodir ela não vai durar ela é uma ilusão é o que abriu chama de o mundo é o mundo nesse sentido como sistema criado pelos homens Agora lembre do que eu disse no início que a origem e o destino são importantes a gente ainda não falou sobre o destino nós vamos ter uma mensagem só sobre a natureza do casamento lá na frente ainda mas a gente precisa entender que tem os dois polos a gente precisa pensar em termos de escatologia destino em termos de genealogia de origem e as duas coisas importam para Deus a Bíblia
tem um Gênesis tem um apocalipse e para o Cristão a construção da cultura tá no meio disso aí a construção da cultura tá no meio entre o gênes entra o apocalipse a ideia então de que o gênero seria meramente uma construção humana é de Cristã porque o gênero deve ser uma resposta humana criativa a palavra Divina em Gênesis um Deus cria o mundo pela sua palavra em Gênesis 2 Deus coloca o homem para fazer o quê Dá nomes não é interessante isso então o homem também tem a palavra não é só Deus que tem a
palavra o texto de Gênesis inclusive que o nome que o homem desce esse seria o nome então Deus fala e quando Deus fala ele cria e depois Deus chama o homem para falar também mas a fala do homem tem que estar de acordo com a fala divina falando junto com Deus o homem descobre que não tem uma ajudadora para ele então Deus faz uma mulher e aí ele dá o nome certo varoa Então não é que a gente não tem cultura e que a gente não tem linguagem e que a gente não cria linguagem mas
você não pode criar uma linguagem para descrever o mundo que nega a palavra que criou o mundo e é por isso que os movimentos atuais são tão obsessivos pelo controle das palavras por isso que os pronomes tem que ser controlados porque a gente tem que fazer uma descrição alternativa do mundo que apague a palavra criador original porque aí só fica um criador o selfie e é por isso que a gente não pode adotar as linguagens por educação a gente pode mas a gente sabe que não é talvez se alguém obrigar a gente a usar as
palavras talvez a gente use Mas isso não muda o mundo não muda a realidade só a palavra de Deus muda a realidade a ideia de que qualquer papel de gênero serve para distinguir entre homem e mulher é falsa porque tem papéis que afastam o homem da sua natureza masculina e tem papéis que afastam a mulher da sua natureza feminina aí então qual é o papel certo Não sei depende da história depende do processo social das demandas tem espaço para construir para flexibilidade para busca da Equidade Claro que tem mas não vale qualquer coisa a ideia
de que a igreja de afirmar as identidades modernas de gênero para incluir as pessoas é falsa é vender a primogenitura a igreja não vai fazer isso Muitas igrejas estão dizendo que não farão isso porque a palavra de Deus Conta mais a crença no paradigma de gênero é incompatível com a doutrina cristã da criação Porque Você Não Pode confessar o primeiro artigo do credo apostólico Creio em Deus Pai todo poderoso criador do céu e da terra e acreditar que o gênero é uma obra do selfie não é possível Você Não Pode confessar o primeiro artigo do
credo apostólico e aceitar o paradigma de gênero não é uma questão de política nacional é uma questão da Teologia Moral Cristã não pode porque é contraditório porque não faz sentido não faz sentido uma mulher adotar esse veio do feminismo moderno que a guerra contra a maternidade e ainda consistentemente pronunciar o credo apostólico é possível pode existir um filme de expressão pode se for Cristã se for Cristão e não apenas usar o nome se for Cristão se for construído no Imaginário Cristão sim mas você não pode sustentar o paradigma de gênero e confessar o primeiro artigo
do credo apostólico porque o paradigma de gênero é um gnosticismo e o credo apostólico é a resposta da Igreja Cristã resposta histórica da Igreja Cristã algenosticismo finalmente irmãos o evangelho te leva de volta para a criação te leva para uma nova criação o evangelho nos diz que nós trabalhamos mas o nosso trabalho é uma resposta ao trabalho de Deus o evangelho diz que nós não iniciamos nada Deus inicia tudo e nós respondemos não é assim a salvação Jesus foi lá e comprou toda a salvação para você e o Espírito Santo desce te convence E aí
você se converte você participou da sua salvação num sentido sim respondendo ao que Deus fez antes Esse é o princípio sabático Deus trabalhou e Descansou é por isso que eu trabalho para um cristão existe construção de gênero sim porque não mas nós construímos sobre o trabalho de Deus nós trabalhamos a partir da dádiva de Deus o que Deus nos deu vem antes e aí eu quero dizer para os homens e para as mulheres você é em primeiro lugar o que Deus te deu e não o que você fez e se você receber de Deus o
que Deus te deu aí você vai poder responder evangélicamente como Cristão ao Senhor a ideologia de gênero nega a criação e nega a graça de Deus a compreensão judaico cristã de sexo em gênero afirmará a doutrina da criação e a graça de Deus em todas as coisas incluindo a sua sexualidade vamos orar enquanto os irmãos distribuem os elementos se você pecou nesse Campo busca o senhor busca entendimento busca luz mas em todo o caso agradeça a Deus pelas suas dádivas agradeça a Deus pelo seu corpo