hoje todos os que possuem uma opinião ou seja todos acabam tendo maneira de torná la pública se a opinião há cem anos era fruto de um grande referencial de opiniões um intelectual um político hoje ela é universal qual a diferença que as pessoas têm dificuldades em conceber além da opinião existe o argumento olá o canal brasil recebe hoje o historiador leandro karnal canal muito obrigado por me receberem aqui sim eu agradeço a lenda convite uma honra estar aqui junto ao canal tão importante canal você eu recentemente em artigo escrito no site são paulo você a
falou das críticas que vem recebendo e críticas aparentemente contraditórias alguns considerados um item de esquerda por defender o combate à desigualdade ou racismo e também possui um reacionário de direita é pela sua defesa da cultura clássica da arte que o problema que não sabia - no leandro karnal e mais na idéia de rótulos porque as pessoas têm que ser classificadas como de esquerda ou direita e um debate em vez disso não cedesse em relação aos seus próprios argumentos as suas ideias toda a classificação mas quando eu aponto pra você naturalmente eu aponto muito mais para
mim como essa expressão esquerda direita surgiu durante a revolução francesa e era só uma referência dentro de uma assembléia para saber quem era a favor ou contra os poderes maiores ao representante executivo quando eu digo que você é alto o é claro ou é baixo é cabeludo eu careca eu não estou exatamente falando do que você mas vou falar que você ao teu pensou em referência a mim ea média então são elementos que ele chama de posicionais logo quando alguém me diz leandro a favor de uma maior igualdade de renda leandro defende cotas leandro defende
maior participação por exemplo política então eu sou militante de esquerda furioso leandro gosta de cultura clássica leandro deu do latim leandro é amigo do juiz morlock só pode ser um coxinha neo-fascista adepto de tudo conservador ah eu sou adepto da inteligência e da ética relação ambidestras a falta de ética também ambidestro existe na esquerda e na direita eu tenho uma relação profunda com alegria com a confiança com a vontade de conhecer alguns militantes de esquerda foram muito eruditos como o próprio karl marx outros de direita foram muito eruditos também nós pegamos por exemplo tristão de
athayde no brasil e assim por diante grandes intelectuais muito cultos de direita plínio salgado um grande escritor sendo o integralismo em outros muito adeptos de uma escrita boa e sendo de transição de esquerda logo eu sou uma pessoa que tem idéia essas idéias não são dogmáticos essas idéias respeitar alguns princípios independente da postura política abomina o racismo abomino violação do estado democrático de direito abomina a violência ea morte seja ela feita em nome de um estado ditatorial como nós tivemos muito no brasil ou em nome da defesa da luta contra esse estado ditatorial então abomina
as pessoas que morreram os porões de uma ditadura e abomino guerrilha urbana ou rural que matou gente abomino a morte e toda forma de violência direta quando a pessoa começa a relativizar mas nós matamos elementos ligados ao capitalismo quando eu entro no campo quem é que merece ver quem é que merece morrer eu entro no campo do discurso totalitário totalitarismo é de esquerda e direita ou seja o valor do estado o valor do meu grupo valor do fanatismo acima do valor da vida humana está na base do stalinismo está na fase dos horrores de todas
as ditaduras de esquerda está na base das ditaduras de direita também é essa entrevista nós conversávamos dimensionamos aqui rapidamente o filme blade runner que me fez acordar de uma frase dita pelo autor de ficção científica que escreveu o livro que hoje o hoodie runner que foi o feito do jeito que ele falou certa vez que a realidade a realidade é aquilo que condão para o de acreditar não vai embora não desaparece os fatos são verificáveis a os argumentos são criticáveis não têm suas premissas com o raciocínio lógico mas hoje em dia eu percebo e acredito
que essa é uma preocupação sua também que cada vez mais a opinião vão tomando lugar do fato a você considera que está vendo essa tendência as pessoas confundirem opinião e fato eu acho que sempre existiu desde sempre existiu a prevalência da opinião em breu chamamos de docs eu tenho falado muito que opinião é universal e ela é tradicional o que acontece hoje a única diferença é que a opinião ou seja uma emissão subjetiva no concelho baseio quase que impulsos afetivos a minha biografia questões imponderáveis a opinião que não precisa de demonstração ela é minha doxa
é minha opinião isso sempre existiu qual é a diferença hoje todos os que possuem uma opinião ou seja todos acabam tendo maneira de torná la pública essa é a novidade então se a opinião há cem anos era fruto de um grande referencial de opiniões um intelectual um político hoje ela é universal isso em si até bom qual a diferença que as pessoas têm dificuldade em conceber além da opinião existe o argumento argumenta quando eu digo que eu não gosto por exemplo da ideia de hoje de carne vermelha estou me entregando as carnes brancas porque o
custo hídrico da carne vermelha é muito grande por isso basicamente entre outros motivos e aí o que acontece as pessoas vão poder discutir comigo quantos litros de água consome um bife quantos litros de água consome por exemplo o filé de peixe ou até vão dizer que o ideal seria nenhum nem outro aí nós estamos no campo de algo demonstrável verificável possível de ser medido e no qual eu posso ser desmentida porque no meu gosto subjetivo eu gosto de ordem sebastian bar não posso desmentir e onde sebastian bar não pode ser demonstrado como algo fora de
um grupo de um grupo grande de pessoas que eu gosto não posso dizer que ler universal a eterna é um gosto e não gosto a partir de uma formação então seus gostos culinários seus gostos sexuais seus gostos artísticos são todas opiniões e eu vou debater com quem tem opinião debate apaixonado seria como dizer com o melhor time de são paulo eu só tenho opiniões eu como o melhor time do rio de janeiro só têm opiniões a não ser que estabeleçam critérios qual o seu melhor time de acordo com maior número de vitórias em campeonatos estaduais
nacionais eu estabeleci aleatoriamente um critério esse critério vai se tornar então uma opinião abalizada agora através de argumentos e mesmo assim quando você fala tem fatos verificáveis história problemático porque os fatos são verificáveis mas eu não tenho uma objetividade como se acreditava no século 19 com augusto conta no positivismo com o marxismo que exista uma realidade objetiva direta porque eu não tenho acesso tudo eu não tenho acesso a todos os documentos eu não tenho acesso a todas as coisas então o fato verificável explodiram bombas atômicas dias 6 e 9 de agosto de 1945 sobre o
japão em guerra com os estados unidos se um fato de fato verificável com testemunhas agora isso foi bom ou ruim acelerar o fim da guerra ao custo de eliminar duas cidades ingressamos no horror nuclear ao custo de salvar vidas talvez inclusive japoneses já que os desembarques por exemplo em okinawa tinham demonstrado um custo humano extraordinário para japonês e pra norte-americanos aí nós entramos num campo muito mais complicado então hoje todo mundo tem opinião isso é bom hoje todo mundo pode expressar lá isso não é ruim mas ninguém mais escuta opinião alheia busca converter em argumento
isso é muito ruim a nossa surdez eletivo é nossa cegueira seletiva ela pode ser vista num tema muito momentoso tudo que denunciam sobre falta de ética de um político que eu detesto é ver e ainda crescendo muito mais saberia se ele não fosse a ver o esconder as provas tudo que se denuncia de falta de ética do meu político ou do meu partido do grupo que o apoio é perseguição da imprensa é coisa de uma imprensa facciosa tendenciosa logo nós estamos no campo da paixão e nós estamos no campo da opinião e não no campo
da análise objetiva e tranquila dos dados quando a opinião antecede como você disse citando tão bem no início ela antecede se transforma em criança a criança tem seu poder por exemplo placebo eficaz em parte a criança produz questões produz lógicas internas quando eu estou no campo da crença é muito difícil que eu possa discutir com alguém o problema não é a crença criança é fundamental na espécie humana problema ou vilã da sua mala neste caso em um argumento às vezes essa crença opinião são fatais como um bando de imbecis que acha que não se deve
fazer vacina que isso provoca autismo isto é uma criança imbecil fatal que pode levar alguém a um problema grave de paralisia infantil tudo porque um idiota ler um artigo picareta sobre isso e transformar isso em verdade aí a verdade vai se impor essa criança vai ter paralisia infantil vai testaram vai ter doença que podiam ser facilmente evitáveis por que um brasil transformou sua crença em dogma ao custo de uma vida humana recentemente você fez uma crítica algo que eu também abomino são esses novamente especialmente o romeno esses desenhos em mensagem de tim wap eu estava
até recentemente conversando com a minha mulher é falam que para mim é uma volta ao mundo para linguagens pinturas rupestres de transmitir informação através de desenhos você de maneira muito mais moderado que é verdade recentemente a criticou essa excessiva rapidez que você identificada em grande medida também na juventude no fato de as pessoas preferirem um mundo de informações muito rápidas e considerando se satisfeitos com esses rasgos rápido à informação mas não dedicam um tempo há a leitura por exemplo de um bom livro é possível convencer uma jovem comecei um jovem de que a ser culta
ter cultura é legal ou qualquer que seja a gíria que surgisse hoje em dia os temas são muito bons e muito complexos galeno primeiro lugar a ler imagens é tão inteligente quanto ler textos se eu sou capaz de analisar uma pintura eu sou capaz de analisar um desenho uma charge isso envolve tanta atividade cerebral enquanto ler um conto de machado de assis o problema é que nem as imagens nem o texto estão sendo analisados então qual o problema de uma escrita pré alfabética eu posso escrever através de imagens como os egípcios fizeram traduzindo idéias traduzindo
ações e assim por diante mas a escrita definida como um sistema simbólico que traduz todas as idéias de uma língua não estão ainda contidas no fato daquilo que aparece um celular aquele celular ele não dá um código geral e universal ele apenas reforça sentimentos explosões coraçõezinhos e se ele não é possível ele não consegue produzir uma expressão complexa agradada com adjetivos ele apenas expressa impulsos pode crescer para isso pode crescer a esse respeito mas não é melhor ou escrever td bem td bem você kaká sem usar nenhuma imagem mas traduzido apenas nessa forma quase semi
tica sem vogais uma expressão muito simples agora o meio ea mensagem estão umbilicalmente ligados como previa o makkah clock que significa isso o celular não é um lugar para eu mandar um sermão do padre vieira o celular não é o lugar para eu mandar uma oração fúnebre que possui um celular não é sequer lugar para um poema épico o celular implica velocidade um distanciamento rápido da capacidade analítica o celular é um lugar para eu dizer cheguei e outra porta está aberta pronto então o celular é por sua natureza um instrumento rápido para eu ter acesso
informações rápidas o problema se eu confundo esse espaço com a totalidade então outra questão importante para acabar com o preconceito comum os jovens de hoje que usam smartphones o tempo todo segundo a pesquisa de hoje o brasil está entre os mais estão aponta a utilização até três médias 10 horas médias diárias três de ouro celular estão hoje nos jornais os jovens que têm acesso a isso não são menos inteligentes do que há 50 anos apenas a inteligência mudou ela ganhou o caráter holístico geral o caráter imagético forte a velocidade e perdeu capacidade analítica perdeu capacidade
de aprofundamento então isso é uma questão grave agora não existe uma civilização erudita e capaz que existisse há 100 anos e hoje nós somos a bárbara homens do paleolítico há mais gente lendo e escrevendo hoje do que há 100 anos acontece que eu comparo um discurso de rui barbosa oração aos moços lá atrás há quase cem anos eu comparo com a mensagem que o whatsapp só que naquela época também havia um fardo a gíria do porto de buenos aires também havia agiria dos portos no brasil e eu estou comprando coisas diferentes é simplesmente mostra um
certo reacionarismo cultural que tenta identificar rapidez com precariedade então é possível que um haicai japonês curto com tenha muito mais densidade que um poema parnasiano um soneto conversas cândidos em metros não é o tamanho que faz a diferença mas nesse caso eu tenho que levar em conta que eu deveria treinar jovens para 140 toques e treinar jovens para ler padre ver porque são duas linguagens distintas em momentos distintos não deveria desconsiderar que a linguagem contemporânea exige velocidade mas que um filme atual não é menos inteligente do que um filme de 30 anos ainda que o
tempo de captação da câmera hoje seja muito menor do que o tempo anterior que a mudança de closes que a mudança de cenas seja muito maior e que a linguagem teatral com o qual lance livre e seu hamlet em 1948 49 hoje faria todo mundo trocar de canal porque a câmara fica horas num leve levantar do seu lábio para demonstrar um certo nojo dele diante de uma fala de polônio essa sutileza hoje não encontra mais tanta gente então só tem que ter cuidado para não associar celular a investir lização das pessoas é o celular que
provoca ele é provocado o nosso mundo exige rapidez no nosso mundo não é um mundo de slow food nós é um mundo de fast food mas sempre existirá gente que quer refeições mais longas e assim porque continuamos lendo e somos a geração que mais lê na história cada vez menos com menos subordinadas - módulo subjuntivo matamos a mesóclise futuro do pretérito é algo meio decadente hoje o futuro do presente já foi sepultado na e nós temos hoje uma simplificação para encerrar essa parte eu acho que está contida na frase de uma senhora que me disse
no correio quando eu pedi quatro coisas distintas e sendo complexas eu resolvi cidade que perguntei à senhora entendeu porque eram quatro coisas muito diferentes ela disse que entendeu ela está anunciando um novo modo novo tempo verbal uma nova unificação é o pretérito universal uma vez ao invés de eu entendi tudo entender se ele entendeu entendeu e como a língua tende a ser mais a poupada passou ou seja sintético passou de vossa mercê para você que você pra vc e provavelmente será só no futuro as pessoas vão achando que ela está decaindo se a língua está
decaindo por exemplo vou ter que reconhecer que fernando pessoa escreve pior do que camões porque camões escrevem uma e fernando pessoa escreve numa à camões escreve vossa mercê fernando pessoa escreve você não ouve uma decadência apenas uma junção ou uma forma simplificado e isso eu tenho que levar em conta para não ser apenas um reacionário praticar preconceito lingüístico um outro aspecto da a forma como as novas tecnologias têm afetado o modo pelo qual as pessoas encaram a alguns aspectos da das suas próprias vidas na minha infância faz tempo isso as pessoas fazem os diários ainda
não cheguei a fazer brevemente a ideia do diário era era muito importância guardar não a sete chaves pelo menos a um muitas vezes aquele segredos que você escrevia para você mesmo talvez nunca mais você veria aquilo mas é importante manter que eles sigilo hoje em dia é no equivalente diários que são as redes sociais as revelações que as pessoas são feitas para o consumo é público eu recorda até de um aluno que eu tive que vem falar comigo professor é eu eu não queria ter uma conta no facebook mas não é possível uma pessoa da
minha idade não ter no facebook as pessoas estão entendendo a ideia de privacidade de maneira diferente a gente diga à privacidade não foi uma invenção burguesa ela não existia na sociedade de corte como analisa norbert elias um livro sociedade de corte como reforça no brasil sobre etiqueta no antigo regime por exemplo isso renato janine ribeiro a privacidade como a gente vê em livros como história da vida privada organizada pela flip e elas não existe o antigo regime o rei de fé em público um príncipe nasce com testemunhas tudo é feito mediante até a atualização a
aja vista como sinal dessa mudança a escassez de banheiros até o século 19 pensar e foi construída com 2004 finalmente nenhum banheiro que tudo era feito de forma pública através de paredes internas com pinicos com madri e assim por diante o século 19 inventou a família burguesa a idéia de amor familiar de família nuclear pai mãe filhos e junto o processo de intimidade a intimidade começa a se decompor no século 20 e exibir um bom mandato no seu livro 44 cartas do mundo líquido de outubro de 1997 não me engano quando ele está assistindo televisão
na inglaterra e uma mulher fala da impotência do marido dela o tema que anos teria confessado a contra gosto ao padre a agora é feito em horário nobre na inglaterra para todo mundo então confessar é ser ser eis por si e muito jovem descobriram tragicamente que esse aspecto público é também uma forma de bullying eterno e permanente uma vez na internet nunca mais que desaparece o bullying em escolas por exemplo quando alguém descobrir que alguém tinha uma característica específica alvo de um bullying a pessoa trocar de escola estava resolvido hoje ela acompanha na nuvem como
se fosse aquela do carro da família damos em cima do carro sempre indo com você morreu a intimidade mas há um outro fenômeno muito importante na sociologia da comunicação como espaço público não tem eu atuante ele a omissão do eu posso utilizar avatares e eu não sei exatamente para quem estou falando diminui a vergonha ea culpa então eu posso colocar mas eu também sou vítima da necessidade de um marketing pessoal que faz com que todas as pessoas falem do seu sucesso o natal foi insuportável a festa foi desagradável as pessoas estavam chatas como nunca mas
a única foto que foi para a rede social somos nós ao redor da mesa arrumada sorrindo esse é o momento em que o reinventa a noção de confissão aquilo que santo agostinho inventou lá no início do século 5º nas suas confissões e que aqui ressuscita com o som e as suas confissões virou uma prática de fluxo de consciência no qual eu realmente preciso falar porque se eu não falar não existe ser ser percebido dizia o filósofo empíricos escoceses ser a ser percebido nós vivemos hoje existe uma outra forma que é ser é pública fotografasse eu
não publiquei o fotografei não existe não houve isso é uma questão contemporânea é uma questão atual provavelmente qualquer criança hoje dois anos tem mais fotos do que todo o século 19 do ocidente europeu ou seja uma única vida está gerando mais imagem porém como você lembrou imagens falar as imagens efêmeras porque ninguém tem um e mail que tenha dez anos de idade e se tem uma pessoa problemática agora nós tínhamos katas eu tenho casa e meu pai escreveu quando eu morei fora há 30 anos eu tenho cartas que meu pai escreveu que eu guardo até
hoje datilografadas essas casas e guardarei para sempre mudou meio mudou suporte mudou a mensagem imagina o que era escrever e um pergaminho caríssimo até para o padrão dos ricos medievais e o que é hoje colocar na forma de fótons na nuvem uma outra questão que não é exatamente igual essa mas que toca nesse ponto também é um conceito recente bastante complexo que é o conceito de pós verdade não seria exatamente a mentira é uma outra coisa o que é esse conceito a após verdade e à mentira quando você dizia algo sabendo ofender um estado real
das coisas então ela é descrita há séculos ela descrita na ilíada ela é descrita não desceria judas diz no episódio da mulher que lava os pés de jesus com bahls poderíamos vender e dar aos pobres acrescenta evangelista mas é porque desviar o dinheiro da bolsa está mentindo está usando um falso argumento que ele sabe ser falso evangelista também agora após verdade ela tem a ver com a perda daquilo que falta também de uma chaminé de uma aura chamaria de uma aura de respeitabilidade das coisas pela multiplicação que gamers dizia na sua propaganda nazista que é
algo repetido tantas vezes acaba se tornando uma verdade pelo fato que eu quero ocultar um fato político ou produzir um fato político social ou cultural através da manipulação de dados repetidos tantas vezes que leve o relativismo total o leve a negação daquele fato então eu pego uma foto antiga e público como se fosse atual repetir uma frase de conceito utilizando dados deslocados desfocados quando não francamente construídos como na campanha eleitoral tivemos usados pela esquerda e pela direita camisetas falsas com estampas falsas colocadas em candidatos ou pessoas ligadas a eles então eu produzo algo que se
diz comprometeu por que passou a ser verdadeiro por estar na rede ou seja hoje o critério vamos a uma palavra difícil a nossa tarde critter epistemológico é estar na rede se o critério de acesso à verdade e epistemologia for hoje definir seria foi publicado mas é falso olha que eu tenho há evidência só que isso é manipulado isso é manipulado quando ocorre um fato que provocaria simpatia um candidato imediatamente surgem na rede elementos para desconstruir essa simpatia porque isso é pensado por escritórios profissionais que é pensado por especialistas que têm redes que ficam espalhando coisas
e fazendo que entre os seus grupos e what's up outros essas bolhas nas quais eu me protejo e passa a fazer é com esse eco de confirmação de uma bolha de segurança ou seja eu me torna alguém refém da decisão de outra pessoa de publicar esse é um grave problema hoje porque sempre existiu a mentira sempre houve mentira o que hoje nós estamos dissolvendo o critério que separa a verdade da mentira é muito mais grave do que mentir é muito mais grave do que simplesmente faltar com a verdade objetivo isso isso tem os casa com
o fenômeno que tem se convencionou chamar de efectivos nas são essas notícias é falsa o primeiro embate mas também dirigidas para um público específico nem trabalho que temos na liga fez exatamente de classificar as pessoas em determinados nichos e aí você apresenta aquela ideia correcta ou determinado candidato como se ele fosse o candidato pra você pra mim pra ele mas você apresenta dados de maneiras distintas né seria essa essa forma de você atinge as pessoas não traz mentiras absolutos mas através de notícias que são fabricadas pra tocar aquelas pessoas específicas não é mais o candidato
que tentaram me convencer suas idéias a um social democrata liberal mas qualidade já você a eu sou o seu candidato não importa o que eu pense isso pode mudar a maneira como nós encaramos o debate público é da coisa pública à política regional no debate e deliberação pública é da coisa pública a política como nós a conhecemos pode estar sendo alterada quando pompéia foi soterrada pelo vesúvio em agosto do ano 79 nós temos hoje acesso à pichações de banheiro em plena campanha eleitoral municipal de pompéia pompéia e herculano está bem as três cidades são focadas
temos até hoje que traduzido pelos especialistas insinuações sobre o candidato inclusive sobre o tamanho do pênis de um candidato ou seja a mentira a vontade de atacar com uma pechincha pessoal com uma insistência é muito antiga nós temos no brasil episódios como as cartas falsas de arthur bernardes nós temos episódios como por exemplo a notícia que deram à deodoro da fonseca que ele seria preso pelo primeiro-ministro ao visconde de ouro preto isso acelerou república nós temos notícias falsas como plano cohen em 1935 nós temos notícias falsas 30 e 35 37 e 50 em tono e
o plano com em até 37 que justificou em 37 fechamento do congresso a todo momento na história do brasil a todo momento e nós temos sempre tivemos isso grande diferença hoje é que a mentira elaborada para ser dirigido o desejo na cisco das pessoas que se sentirem confortáveis e se sentirem animadas no seu nicho e de ter sido multiplicado e pensada para que você possa reforçar sua zona de conforto e como a sua zona de conforto é um lugar agradável e como questionamento dela é um desafio então surge um novo público para um meio muito
mais eficaz que capilarizou e democratizam informações para que as pessoas sejam atingidas psiquicamente para que elas recebam informação que é fato que tal político fez isso o tal político fez aquilo então eu temo pelos escritórios profissionais pelos políticos sem escrúpulos pelos profissionais de mídia alternativa que produzem pós verdade mas eu confesso que eu tenho muito mais pela facilidade com que esse público esteja absorvendo essas questões e isto de fato é mais preocupante porque um profissional desonesto pode ser afastado o público é muito mais complicado uma coisa que eu perceba e que em textos que já
lhe seus porque sei por que a incomoda é uma corrente do público em geral que passa a criticar o politicamente correto na verdade é politicamente correto seria uma forma de imposição você escolhe isso é porque é você defende o politicamente correto aqui fazemos as palavras com correção e respeitando boa eu tenho que traduzir de duas formas essa idéia a primeira que o politicamente correto que parece um pouco pejorativo um pouco ruim ele é também a convicção que nós temos que ter que palavras ferem que jovens adolescentes se suicidaram por que escutam que são feios ou
curtos ou burros ou gays que se mata um bom então não é inocente na minha liberdade liberdade expressão sempre tem um limite que a zona do crime da ética eu posso dizer o que eu quero mas não posso defender o racismo que não apenas é uma ofensa razão mas é um crime inafiançável e imprescritível eu posso defender idéias não posso fazer apologia às drogas porque está previsto como equivocado pela lei com todos os bons motivos então eu tenho liberdade de opinião se o brasil deve ser parlamentarista ou deve ser presidencialista se a monarquia deve voltar
nada disso ofende a lei eu posso dizer por exemplo que uma reforma agrária radical seja fundamental ou que ela é errada nada diz ofenda a lei eu posso interpretar eu posso falar de tudo mas eu não posso fazer apologia ao crime então o primeiro dado eu tenho que cuidar palavra mata palavra fere palavra ofende eu acho que nós na vida choraremos mais vezes pelo que ouvimos aqui por um soco na cara a não ser que sejamos lutadores de lutas marciais nós levaremos mais ofensas do que socos na cara e ela se ofendem mesmo naquelas base
isto é diferente o distinto de um supor que eu deva falsamente para uma moral neo correta eu devo fazer que tudo deva se inscrito da forma mais cuidadosa possível apenas para valorizar o fato de que o meu leitor e também consumidor aí é um medo de falar o que ofende a quem compra o jornal quem assim na revista com quem se inscreve no site isso se chama politicamente cínico ou politicamente hipócrita não tem nada a ver com esse sentimento não é uma regra bastante universal bastante fácil eu chamo uma pessoa pelo nome pela classificação que
ela considera adequado se eu lhe digo que você a galera mas eu gosto de chamar de gal porque são suas três primeiras letras não ganhou não me agrada você é o maior acionista do empenho galeno então você tem direito a dizer me chama de galeno pronto é a sua vontade então se alguém quer ser chamado de afrodescendentes se alguém quer ser chamado por um nome que não é o que eu usaria o que eu não usava antes a prioridade do alvo da minha comunicação então quando ocorre até se muito no caso por exemplo de transexuais
ou de outras categorias que dizia eu quero ser tratado no feminino mas o artigo no masculino ou quero ser tratado masculino com ativo é uma escolha das pessoas para lembrar que a minha liberdade de expressão existe até o limite da liberdade à lei a definição iluministas liberdade ela vai até onde ocorre a liberdade alheia e que sim eu devo ter muita liberdade para expressar questões subjetivas não possa atender racismo e não posso dizer fulano é pedófilo mas é o jeito dele é assim que ele nasceu que a gente pode fazer o exercício concreto a pedofilia
é um crime hediondo é uma barbaridade indescritível ele não pode ser nem defendido nem relativizado porque ele violentam ser humano é ainda incapaz de perceber isso na toda violência terrível mas de uma criança ainda mais brutal então eu tenho que ter cuidado que toda piada ela contém um ataque este ataque autoriza do ponto de vista da linguagem uma violência real pois que se dizia na década de 30 os portões de auschwitz foram abertos pelas piadas é preciso haver piada antissemita assistir aos filmes é preciso alguém te traduzindo uma idiotice com mulher gosta de apanhar mulher
e chantilly bate que cresce bata na sua esposa chegar não sei explicar lá sabe porque todas essas asneiras elas vão um dia penetraram ser e belo de um desequilibrado ele vai bater que foi autorizado linguisticamente por uma cultura aí é muito perigoso é muito perigoso agora o humor subversivo o humor deve ser utilizado humor historicamente de aristófanes até hoje é uma arma pra você desestruturar questões mas vamos lembrar também que se diz com freqüência que peças como as nuvens por exemplo as rãs de aristófanes autorizaram o processo da democracia tênis quanto à sócrates e ele
acabou tendo que se suicidar por causa de peças humorísticas entre outros motivos à demagogia à grega logo é muito complicado agora uma pergunta concreta que vai muito além disso porque é que eu preciso ofender o que responde no meu universo pessoal a ofensa e porque é que eu só posso rir atacando e usando uma frase que é do meu amigo colega tão querido professor tela temos que aprender a rir juntos e não de uma pessoa da outra temos que aprender a ir com e não ter isso é bom isso é muito bom agora elimine o
politicamente correto e as piadas sofrem barbaramente acho que você já tá entrando no ponto que eu sei que te preocupes que o boca muito recentemente não apenas devido acalorado excessivamente acalorado debate político mas em várias diferentes aspectos que é o ódio a forma com a qual o ódio tem se normalizado em alguns ambientes e considerado é normal se é utilizar uma frase que achei muito interessante canal que é pensar e árduo o diário é fácil é porque há essa o ódio pelo menos aparentemente claro que ele simples steel mas porque ele pelo menos a aparência
daqui ele entrou mais fortemente praticamente político é brasileiro e até eu acho que nós tivemos períodos de polarização política sem internet muito violentos em 1935 no brasil a n&l a e b 1961 com a renúncia de jânio quadros até o golpe de abril de 64 nós temos muito ódio muita polarização as eleições presidenciais 1989 lula e collor foram muito polarizado as redes sociais deram aos odiadores a capacidade de capitalização das mensagens mais um ótimo histórico onde está em guerra civis trágicas a espanhola 3639 guerra dos trinta anos 1618 48 que mata um texto a população
da alemanha empresa século 17 com poucos recursos técnicos com canhões ainda muito ineficaz tamanho grau dessa violência o ódio é histórico hoje é muito forte agora o ódio é sempre mais fácil porque o ódio impede que você pensa quando eu te odeio em primeiro lugar eu digo que eu sou bom você é ruim e tudo que há de ruim no mundo vem de você do seu partido do seu político até seu política existir esse país era pacífico desenvolvido honesto até seu político assumir a andar pela rua com cestas de morango distribuindo as crianças e todo
mundo cansando cantando com bahia maior lote é ele chegou ao poder acabou contudo surgiu o problema violência família se desintegrou os gays dominaram tudo acabou mas antes nada havia de é bom porque constroem uma pessoa um partido de direita ou de esquerda uma capacidade de transferir qualquer responsabilidade retira seu esfíncter da reta introduzo do outro nó e nessa característica o ódio é uma zona muito confortável e ele também tem um poder de união do grupo que é extraordinário que deus ou isso exaustivamente a igreja souls na figura do cristão novo a ter alguém para odiar
os americanos toda sua identidade de vida foi contra primeiro peles vermelhas depois com os casacos vermelhos quanto os inglês depois de novo no 19 mais peles vermelhas com a expansão territorial depois os alemães na primeira guerra na segunda depois os comunistas não existem estados unidos da américa existem os estados que odeiam alguém comum que pode ser fundamentalista islâmico hoje que pode ser alguma coisa então como construir uma identidade que seja uma identidade verdadeira não baseada na exclusão então o ódio a resposta mais fácil mais tranquila mais histórica produzir união e identidade e capacidade de atingir
um objetivo em comum por isso que o ódio sempre esconde outros interesses não é o partido que estou diante não é o político é uma idéia que está atrás de nós é melhor traduzir em um discurso elevado e ético para combater aquilo tem outro tipo de hoje que é um dos que mais incomoda que é um ódio voltado exatamente para as pessoas mais defesas mas goleiro as mais frágil e você fala seguidas vezes disso racismo a misoginia a homofobia a xenofobia porque a peça se desejo por parte de tantas pessoas onde é exatamente aquela pessoa
mas a defesa os mais vulneráveis o ditador galeão é um covarde por isso que o ódio coletivo então um playboy não mata o indígena reúnam-se 3 o quartel está com fogo e um indígena em um ponto de ônibus um torcedor não ataca agora reúnam em uma torcida organizada o parte do grupo grupo de what's up ele esconde o meu medo e reforça pelas reforço do grupo a minha ideia então todo o sistema agressiva ou totalitário é um sistema que precisa de mais gente e aí eu me sinto amparado eu represento sempre coisa maior o verdadeiro
brasil a família a fé do cristianismo a bondade das pessoas de bem são as que mais odeiam sempre as pessoas de bem então quando eu me escondo atrás desses mecanismos todos os meus mesmo desaparecem e eu fico confirmado eu sou um alemão um imbecil semianalfabeto plantador de batata do interior mas eu sou um comício na américa eu vejo milhares de soldados em fila e todos gritando a mesma coisa e coisas faz duas frases o velho ligação não pode ser nunca não tem totalitarismo coração subordinado tem que ser tudo coordenado direto a sintética e aí eu
fico gritando cigarros ele vai e eu vou me convencendo e humildes houve nessa comunhão primal animal completamente arcaica de fazer parte de um inconsciente maior e aí isso me alegra muito então acontece diz o senhor por exemplo que todo o exercício de reflexão produz um exílio e todo o sentimento de identidade produz essa dissolução então pensar provocam certeza e uma certa solidão é muito mais fácil ser coletivo eo ódio uma das coisas mais coletivas você usa frequentemente é uma expressão que para a tentativa de pelo menos conteúdo e claro que o ideal é evitar a
ocorrência desses vários diferentes tipos de ódio sua expressão correção consenso o que seriam essas duas idéias casados como esse poderia minimizar ou até mesmo evitar a explosão do ódio uma sociedade ideal na sociedade baseada em um consenso produtivo respeitador de diferenças eu por formação para a educação por índole caráter e eu descubro que eu sou diferente dos outros mas isso é bom que a diferença adiciona e que a diferença é um aspecto com isso é o consenso quando não há um consenso sobre pontos eu tenho que produzir a coerção tanto consenso quanto à coerção podem
funcionar para o bem e para o mal mas estou pensando em relação ao nosso bem social por exemplo respeito a grupos respeito a grupos de gênero respeito a grupos de identidade étnica o consenso deve ensinar que racismo é um equívoco e que a violência contra a mulher é a coisa mais antiga da nossa espécie é o preconceito mais antiga ea misoginia é o marco anterior a todos a misoginia eu posso ensinar através do consenso que é um educação debate e mostrar às pessoas onde estão as bases da produção da exclusão e da violência a misoginia
mas eu preciso também de correção em grupos grandes então o que eu digo eu acredito que para a melhoria social precisa de boas escolas ensinando que a violência contra a mulher é uma barbaridade me seja mas eu preciso de lei maria da penha delegacia da mulher e tornar os crimes contra a mulher cada vez mais classificados como hediondos e inaceitáveis eu preciso de campanhas contra o racismo eu preciso do dia da consciência negra eu preciso de grupos com seis equipes de visibilidade dos negros tudo isso é muito bom eu aposto firmemente nisso mas é preciso
deixar claro que segundo a nossa constituição de outubro 88 racismo é inafiançável imprescritível porque eu sou um ser humano eu tenho uma tendência difícil que rob descreveu como uma tendência a destruição recíproca que eu compartilho tel preciso de muita educação e também quais são então eu acredito em campanha de trânsito e acredita em radares eu acredito em muito a educação na escola sobre o que é ser um bom pds um bom motorista e acreditem muito policial do lado de cada radar montanto e prendendo gente que diz respeito a isso porque é difícil o consenso coletivo
é a nossa forma de sociedades que possam ter como os estados unidos mais de 300 milhões de habitantes com mais de 1,4 bilhão na china com mais de 1,2 bilhão na índia milhões na índia e assim por diante ou seja eu preciso também da coerção uma boa parte da sua essa notoriedade é possível identificar como uma pessoa que resolveu colocar no debate público a questão da religião já havia religiões diferentes a violência religiosa é no brasil mas você que tem uma história pessoal muito curiosa vem de uma família católica chegou a atração da manhã no
noviciado da companhia de jesus depois a criança aparentemente se esvaneceu em você mas exatamente vendo de uma pessoa que não crêem a importância que você vê na crença no debate da crença em si e entre crenças é um dos pontos que mais gera acredito é interesse público o que você diz uma pessoa talvez neutra por ser até porque esse interesse trazer o debate público o debate sobre a crença sendo assim uma pessoa que pelo menos não mais crê lugar porque a minha crença ou descrença e relevante em relação à importância que as religiões ea fé
tem para as pessoas então fato eu te deixar de acreditar não muda o universo eu sou relativamente resolvido contínuos canale dico de não achar que agora não acredito então ninguém mais deve tratar de deus as igrejas devem ser destruídas e tetos pelo contrário a religião é importante muito antes de eu nascer e quando o último ateu tiver dado seu último suspiro é bem provável que eu compartilho da profecia de lacan iremos padres e não psicanalistas no futuro a religião continuará forte e importante não importa o que eu pense sobre o movimento não importa que eu
não gosto movimento operário não importa que não gosto nazismo não importa que eu não gosto de lula o bolsonaro ambos continuam sendo referências políticas então primeiro lugar retirar a minha centralidade egocêntricas dessa questão então a religião é fundamental eu entendo o estudo das religiões como estudo para entender a espécie humana uma espécie marcada por religiões organizadas e pela fé pessoal entendo o procedimento há pouco tempo voltando de um vôo do nordeste um casal muito simpático começou a falar comigo sobre religião me reconheceu e falou das profecias de isaías e perguntou por que eu não acreditava
apesar de isaías ter dito claramente o chamado segundo isaías ter dito claramente sobre o nascimento de jesus eu tentei explicar como historiador o que um profeta do século nome queria dizer para um escritor do século primeiro depois de cristo sobre isso inclusive com esse escritor evangelista sabendo do profeta ou seja tendo conhecimento do roteiro para poder produzir algo coerente com aquilo e eu vi que o rosto dos dois foi se desfigurando que não estava atacando estava explicando eu estava explicando as expressões de isaías as passagens complexas em relação ao que ocorreu e como isso foi
adaptado para um uso político religioso inclusive eles foram se decepcionando até que eu também comecei a falar da importância da fé pessoal da criança de uma pessoa de que o messias não seria de uma virgem da crença sobre a vinda jesus e que isto era uma convicção pessoal que a respeitava como qualquer outra e eles foram se iluminando de novo e olhando aquele casal tão simpático e eu pensei eu não falei nem de isaías eu não falei de jesus eu não falei de mim eu falei da zona de conforto deles quando eu toquei na zona
de conforto e tudo foi confirmado a felicidade os invadiu deus não estava ali e eu também não estava ali ali estava o mesmo narciso que animou ateu e religioso a minha convicção é verdadeira a dos outros e fãs eu chamava antigamente esse espírito crítico chamam de surfista quem não acredita em um pólo é sofia ter me sinto sempre como polonesa de cracóvia em 1941 de um lado o exército nazista destruindo tudo do outro segundo o exército soviético e se pergunta você é proibida no país talentos nenhum dos dois eu quero uma polônia livre democrático de
direito não quero nem nazistas e eu não quero soviética a não mas então vocês então se você não goste rita vocês então relação está ali quais são os dois candidatos que você dê nenhum aluno leu o voto nenhum e representa mais nem vagamente os meus valores ou éticas ou de respeito à diversidade logo que triste um mundo que só existe preto e branco no que triste ao mundo que só existe azul e rosa que triste ao mundo que a realidade só é positiva ou negativa porque em primeiro lugar essa realidade não engloba uma coisa chamada
ser humano que nunca azul e rosa às vezes recebe às vezes a treinar às vezes e lilás e se você nem sabe que com essas é que o plenário vai pontificar sobre qual é a cor correta que representa recentemente no ano passado a sua identidade e assim por diante ou seja é muito complicado falar do ser humano ele não entra em molduras mas a religião uma das grandes expressões da gramática humana eu tenho uma fascinação enorme e tento ter um respeito total às vezes escapa alguma coisa que eu me arrependo profundamente depois mas é o
vício autoritário do cético tem um momento que ele acha que ele tem que convencer aquele que crê que ele está equivocado isso já me ocorreu é um erro eu peço desculpas quando ocorre mas eu já fiz isso em relação a várias pessoas já fez isso com o sacerdote católico já fiz isso com uma mãe de santo já fiz isso com em duplas pouco tempo e de repente me escapa uma coisa ou um sorriso diante de uma explicação é difícil e aí vem a complicação do setor como falava que o que que eu gosto mais uma
referência diferente né o ceticismo 7 começa falando sétimo sentido aquele que não criou um sexismo sentido nada do movimento da grécia helenístico você seja aquele que duvida que suspende o juízo eu percebo que a mãe não está falando mais o campo religioso mas talvez também no campo religioso há muita certeza hoje em dia as pessoas têm certeza de mais há a dúvida se vai eu me lembro na minha a minha juventude quando foi entrar no grêmio e no ensino médio assim que eu me apresentei lá ou seja o sujeito que recebeu lá perguntou pra mim
mas você administra a pista o número corresponde mas agora eu sou vasco só sei que eu sou marxista linha grohl é isso é mas já há havia até uma frase assim você pra pra ser um homem inteiro você tinha um homem de convicções aparentemente mulheres nunca tiver condições é um homem de convicções mas tem confecção de mais atrapalha o hamás por exemplo quando maggi comunicativo fala que você tem que sustentar seus argumentos mas a partir do momento que você entra num argumento para você ser honesto consigo mesmo se você tenta convencer alguém você tem que
permitir ser convencido não têm certeza de mais ultimamente um pouquinho e duras - na sociedade brasileira no mundo a gente vou tentar ser sintético alguns céticos podem ser inteligentes o bulls a burrice de uma democracia na espécie humana profunda ela ocorre a vascaínos e flamenguistas e corintianos e palmeirenses e até o meu time e moré herói do futebol gaúcho também a borri se não é apanágio nenhum grupo nem inteligência então eu posso ser um cético estúpido mas eu vou lhe dizer com toda certeza nunca encontrei alguém convencido convicto dogmático apologético falando que acreditava confaz vasto
traz um mínimo traço inteligência a pessoa que infantiliza seu argumento com as mãos colar vermelho com ênfase ela está tentando se convencer é uma regra que qualquer criança sabe todo homem que berra sem parar aqui é macho está tentando com grande insistência descobrir que isso possa ser verdade e é tão incómodo para ele que possa não ser que ele tem que convencer o mundo atrás de todo moralista tem um pecador prático enrustido ou que sequer se dá conta de tudo isso eu acho que a dúvida anda de mãos dadas com a incerteza socrática quanto mais
sei mas sei que nada sei e ao não saber exatamente porque agora aos 55 quase 56 anos eu intuí 11 algumas coisas que os 19 ao terminar minha primeira graduação tinha certeza que eram assim tive uma vaidade ao dizer no último ano de piano me formar tocando um estudo revolucionário chopan disse à minha professora uma freira alemã agora eu sei tocar perfeitamente esses todos ela me disse que toca a 68 anos ainda não sei então essa é a sabedoria de uma pessoa sabe a minha imbecilidade de um jovem que tocando acho que é isso a
arte longa vida é breve e a certeza e gêmeas xifópagas de ignorância agora não quer dizer que toda pessoa cética seja um gênio agudo pelo contrário 7 às vezes apenas é um debochado que não querendo optar por nada que dizendo que tudo tem defeito tudo tem defeito mas a verdade não é só uma convenção social caminhando já pronto no fim canal é você e claramente em artigos na sua própria experiência pessoal um professor apaixonada não apenas nas aulas há mais a falar do próprio ato é de ensinar como deve se dar outra pergunta muito amplo
é o processo de ensinar a crianças e jovens e demonstra preocupação é na escola não precisa de de vigilância de censura como é que se deve dar o ato de ensinar pra para crianças jogos muito complexo e eu acho que hoje é com menos do que eu errava 30 anos nos 38 quase que o dólar é muito complexo primeiro porque ele é aleatório e randômico que funciona no 6º ano a não funciona no 6º ano ser o que funcionou o ano passado pode não funcionar neste ano depois que ele randômico em relação aos filhos da
mesma família se você tem dois filhos eu digo muito em palestra você entende que o segundo seja filho do adultério tamanha diferença que eles têm personalidade como caim e abel salomão ea psa lam esaú e jacó os filhos são muito diferentes os momentos são muito diferentes mas um professor que esteja onde fala que não esteja repetindo uma fórmula uma liturgia uma fala pronta que esteja fechada que veja valor naquilo que acredita fala e divulga eu vejo o valor do meu aluno leia ramo porque o leão e vai ter uma consciência da sua subjetividade que ele
não tinha antes e ele vai poder reconstruir essa sua subjetividade um patamar mais sólido logo eu acredito que ramos e dom quixote que essas obras como os irmãos karamázov de dostoiévski melhoram as pessoas eu acredito que o estudo melhor as pessoas e se eu levo essa convicção essa convicção atingir as pessoas o método vai variar o momento vai ser mais ou menos feliz mas o resultado é muito interessante então primeiro diria paixão conhecimento técnico e responder antes de entrar em sala de aula porque é que aquilo me transformou esse aquilo me transformou como pode transformar
aquela pessoa e acreditar e ter esperança porque o professor tem que ter esperança profissões que precisam de menos esperança eu sempre acho que os coveiros talvez sejam menos otimistas eu acho que o médico não sei o que dá a vida do médico obstetra que ajuda e testemunho da vida ele é um super ansioso por natureza um proctologista talvez nem tanto ele passa o dia e olhando uma espécie de equívoco daqui são e fica lá resolvendo então aquilo que sai de uma mulher grávida e aquilo que sai do objeto de um proctologista muito distintos e acho
que um pode ser mais ou menos otimista mas um professor por definição não pode ser pessimista porque você está trabalhando com jovens e plantar uma semente apostando que ela não vai germinar é um erro profundo plantar uma semente é porque eu aposto que ela vai virar algo melhor e ser pai é ser professor é olhar no fundo de alves de 13 anos disse ali temos ser humano no fundo bem no fundo existe um ser humano que vai crescer e vai deixar de ser esse adolescente e um dia vai frutificar já é alguém mas vai ser
muito melhor como eu melhorei muito a dar ao apostar no futuro a esperança por isso que é uma profissão esperança é uma profissão de aposta no futuro um pouco romântica e algo religiosa que tenha de convocação um chamado na convocatória em latim uma última conta talvez a mais difícil de todas o canal brasil a ele quer saber é de seus entrevistados todas as pessoas relevantes 11 indicação de um livro um livro sobre o brasil que você é indicaria mais emborrachada respondeu é muito difícil porque muitos livros me marcaram desde a literatura sobre o brasil e
dizer como não pensar a ética brasileira sem pensar no sermão sobre o bom ladrão ou segundo a 60º do padre vieira como pensar o brasil do século 17 ea ética pública por exemplo em salvador sem levar em conta glória de matos o boca do inferno ou entender o brasil sem levar em conta a minha formação joaquim nabuco ou em 33 casa grande em 36 sair do brasil gilberto freyre sérgio buarque de holanda da década de 50 anos no poder tudo isso é muito mas se você tivesse que escolher um livro para conhecer geral brasil em
um volume eu diria que o livro da minha amiga de shorts da companhia das letras a brasil a biografia é um excelente introdução eu acho que é um texto geral de história bem feito e que serve muito para entender uma questão geral do brasil mas o brasil está no rei da vela oswald de andrade o brasil está nos sete gatinhos também no nelson rodrigues o brasil está nas boas crônicas e nos bons textos brasil está na sua música ary barroso pixinguinha ao brasil está também na sua música mas se o objetivo de idade que perguntaram
o professor e historiador eu diria que a biografia brasil uma biografia é um bom começo para quem vai se dedicar a entender essa coisa complexa apaixonante e absolutamente envolvente chamada brasil no canal muito obrigado pela entrevista eu agradeço [Música]