Vale a pena fazer faculdade? Pesquisa dá a real

16.3k views1785 WordsCopy TextShare
Débora Aladim
⭐️Pesquisa do Google sobre educação: https://www.youtube.com/shorts/D2b9b6KHUXs https://youtu.be/D_...
Video Transcript:
[Débora] Ainda vale a pena fazer faculdade? Ter ensino superior ainda é o caminho pra ser bem-sucedido e ter uma boa remuneração? Eu sou professora, atuo principalmente com o Enem e vestibulares.
Tem mais de 10 anos que eu faço videoaulas, mas hoje não vou só trazer a minha opinião, eu vou trazer dados de uma pesquisa inédita feita pelo Google sobre o cenário da educação no Brasil e vou te responder a essa pergunta. Em um país com tantos desafios como o Brasil, estudar vai te dar um futuro melhor? Ainda vale a pena fazer faculdade ou antes era bom e hoje já não é mais?
-Falam isso, que faculdade é perda de tempo e o caramba, que o conhecimento tá na internet. ♪ An. .
. Oi, gente, tudo bem com vocês? Pra quem não me conhece, meu nome é Débora.
Tenho esse canal há 11 anos, sou professora de história formada pela UFMG e já trabalhei em escola e cursinho com pessoas de todas as idades e de todas as classes sociais. Eu imagino que você deva estar pensando: é óbvio que ela vai mandar a gente fazer faculdade, porque ela mesma fez. Mas justamente por isso eu vim trazer dados pra gente pensar melhor e embasar tudo que eu vou falar.
Os dados que eu vou usar são de uma pesquisa fresquinha que foi feita esse ano pelo Google pra entender as motivações e as barreiras da educação no Brasil. Basicamente, o que faz uma pessoa procurar um curso superior, uma pós, um curso livre e também o que faz muitas pessoas desistirem ou não se interessarem. Essa pesquisa é longa e muito completa, então se você quiser ver mais, vai estar aqui no primeiro link da descrição.
Então bora começar, pessoal. Atualmente, o Brasil tem 212 milhões de habitantes e desses, 47 milhões estão na educação básica, de acordo com o censo que foi feito em 2022. Além disso, a gente tem 5,8 milhões de pessoas interessadas em ingressar na graduação em 2025 e 1,28 milhões de pessoas interessadas em fazer uma pós-graduação nos próximos 12 meses.
E o que motiva essas pessoas a irem atrás de uma graduação, de uma pós ou até mesmo de um curso livre? Vou listar aqui alguns dos motivos que essa pesquisa do Google encontrou: 53% das pessoas disseram que buscam uma graduação pra aumentar a renda e salário, ou seja, mais da metade das pessoas. 49% afirmam que querem realizar um sonho pessoal.
44% procuram melhorar as chances de conseguir um emprego melhor ou uma promoção. E 36% querem entrar no mercado de trabalho. Isso significa que as pessoas que continuam estudando, ou seja, que saem da escola e prosseguem os estudos, têm motivações maiores e até mesmo sonham com isso.
E veem a graduação como uma chance de crescer na vida e conquistar o orgulho de si mesmo e da família. Vim trazer um panorama histórico, pessoal, porque, historicamente falando, o ensino superior é muito novo no Brasil. Isso porque, enquanto o Brasil era colônia, a gente era literalmente proibidos de ter universidades.
A gente, inclusive, tem um registro muito forte que é uma carta que foi enviada de uma cidade chamada Mariana, aqui em Minas Gerais, quando a cidade estava no auge do seu povoamento, no auge do ciclo do ouro. Uma carta foi enviada pro governo português pedindo pra criar uma escola de medicina em Minas Gerais, até porque, na época, a população estava crescendo, muitas doenças e epidemias estavam acontecendo, acidentes de trabalho ligados à mineração, e faltavam profissionais da saúde. Então, Minas Gerais enviou uma carta ao governo português pedindo pra fazer uma escola de medicina aqui, e a resposta do governo foi literalmente: “Primeiro eles querem uma faculdade, depois vão querer a independência.
” E foi negado o pedido de ter uma escola de medicina no Brasil. E o que isso diz pra gente? Vou te falar uma coisa que você já deve saber: conhecimento é poder.
As universidades só foram permitidas aqui no Brasil quando a corte portuguesa veio morar aqui, em 1808. E antes da primeira universidade ter sido fundada aqui no Brasil, literalmente no século XIX, muito recente, sabe quem conseguia estudar? Sabe quem tinha acesso ao estudo?
Apenas quem tinha recursos suficientes pra sair do país. Ou seja, pouquíssimas pessoas e pessoas riquíssimas. As pessoas simples passavam a vida inteira sem escola e muito menos faculdade.
Gente, a educação pública só foi instituída no Brasil no século passado. Eu tenho certeza que a maioria de vocês que tá vendo este vídeo às vezes teve um avô, tataravô ou bisavô que era analfabeto. Esse discurso de que a educação não melhora a vida de ninguém não se sustenta.
Hoje, muita coisa mudou. A educação básica é um direito universal, é um direito de todos. E não só isso, como o acesso à informação, aulas, etc.
, aumentou muito com a internet. Até porque, quando que a gente imaginaria que ia dar pra aprender tanta coisa por meio do YouTube? Inclusive, sobre isso, a pesquisa do Google traz um dado que é super interessante e mostra como o ato de ensinar e aprender mudou ao longo dos anos, principalmente com a chegada da internet e das redes sociais.
Então, a gente vê na pesquisa que hoje o número de pessoas que entram na educação EAD é superior à graduação presencial. É um tipo de educação que até pouco tempo a gente não imaginava que se tornaria tão forte assim. E por que muita gente termina a escola, mas pouca gente continua os estudos?
O primeiro pensamento de vocês muito provavelmente vai ser sobre dinheiro, e é obviamente um dos fatores. Mas vim te dizer que não é apenas isso. Além da questão financeira, o Google também mapeou outros desafios que as pessoas enfrentam na hora de ingressar ou iniciar uma graduação, muitos ligados a questões até mesmo emocionais.
Então, a gente vê que 41% das pessoas dizem ter dificuldade em conciliar trabalho e estudos, 37% dizem não ter tempo disponível pra estudar, 35% têm medo de não conseguir acompanhar o ritmo dos estudos e 27% precisam conciliar a família e os estudos. Eu sei que são muitas coisas envolvidas na hora de investir na educação. Mas uma coisa que eu não consigo aceitar é quando as pessoas falam que o diploma é apenas um pedaço de papel, quando na verdade esse pedaço de papel é simplesmente o atestado de todo o conhecimento que você tem.
E, gente, conhecimento é uma coisa que ninguém tira da sua cabeça. Você pode perder dinheiro, pessoas, posses, tudo, mas o que tá dentro da sua cabeça ninguém é capaz de tirar de você. E é claro que muitas pessoas não trabalham na área na qual elas se formaram, mas o diploma não deixa de ser um plano B.
Eu mesma tenho uma amiga, por exemplo, que fez história comigo na faculdade e hoje trabalha num banco. Claro que não tem nada a ver história com trabalhar em um banco, mas a exigência pra carreira dela era ter um curso superior e o de história serviu. Quantos concursos públicos também exigem ensino superior completo pra você fazer sua inscrição pra prova?
Eu não vou ser hipócrita: faculdade é muito difícil tanto de entrar quanto de sair. É muito esforço, muito sacrifício, são anos de dedicação sim. E é claro, a gente vive em um país com muitos desafios no mercado de trabalho.
É inegável que ter um curso superior melhora as perspectivas de salário. E honestamente, pessoal, se está difícil para quem tem diploma, imagine pra quem não tem! Eu tenho certeza que você conhece uma pessoa rica, bem-sucedida que não tem diploma, que não estudou, e esses casos dão muita mídia.
Sabe por quê? Porque são exceções, são pontos fora da curva. Até porque vemos que as pessoas bem-sucedidas, mesmo quando elas mesmas não estudaram, elas colocam seus herdeiros pra estudar.
E investem caro na educação de seus filhos justamente porque sabem o impacto no currículo e o poder do conhecimento. E outra oportunidade que o ensino superior te dá é networking. A quantidade de pessoas que você conhece, que você tem acesso, é inestimável, pessoal.
Eu, por exemplo, tive a oportunidade de tirar dúvidas com uma historiadora que escreveu um volume do livro de história da África oficial da Unesco. Por quê? Porque ela foi minha professora.
Tive contato com escritores porque eles iam dar palestras na faculdade, tive contato com colegas de várias áreas porque aconteciam eventos, congressos, conferências que eu acabei indo. Eu fiz amigos na área porque tive acesso a palestras e conferências que aconteciam, eu tenho colegas de sala que hoje estão em São Paulo, no Maranhão, na Argentina, nos Estados Unidos. Tudo isso é networking que eu não teria se eu não tivesse feito faculdade.
Isso, inclusive, é algo que é embasado pela pesquisa quando a gente vê os fatores que fazem a pessoa escolher a instituição que vai estudar. A gente vê que as pessoas levam em conta a qualificação e expertise dos professores, a flexibilidade dos horários, as opções de bolsa de estudo, financiamento estudantil, entre outros fatores. É claro que fazer faculdade não é uma garantia de ficar rico, mas é uma garantia de adquirir novos conhecimentos, evoluir como ser humano, upar o seu currículo e conhecer pessoas novas.
Não é perda de tempo. Não é perda de tempo! Ainda temos muitos desafios, a educação no Brasil ainda tá muito longe da perfeição.
A pesquisa que usei de base, inclusive, cita algumas formas de contribuir pro aumento de inscritos no curso superior. Ela menciona alguns fatores como valores mais acessíveis, cursos com menor duração, facilidade de acesso a computadores, cursinho preparatório pra vestibular gratuito, parceria pra impulsionar empregabilidade dos alunos, acesso a financiamento, lugar pra deixar os filhos enquanto estuda. Tem muita coisa que ainda pode ser feita pra melhorar, mas definitivamente estudar não é perda de tempo e é sim uma forma de você melhorar o seu futuro e sua perspectiva de vida.
Esse vídeo é muito simples diante da imensidão do assunto. Eu queria que você deixasse nos comentários a sua opinião sobre isso. Eu podia ficar falando sobre isso por horas.
Tem muita coisa que deixei de citar, mas eu quero que você reflita. Em todos esses anos que eu trabalho com educação, eu vi muitas, inúmeras vidas sendo completamente transformadas. E eu genuinamente espero que a sua também seja.
Se você gostou, curta, compartilhe. E pra saber mais sobre essa pesquisa que o Google fez e que eu usei de base pra fazer o vídeo, é só clicar no primeiro link da descrição. Um beijo e até o próximo vídeo.
Related Videos
ENEM: Questões DIFÍCEIS de História que CAEM MUITO!
31:57
ENEM: Questões DIFÍCEIS de História que CA...
Débora Aladim
12,564 views
ESTRATÉGIA de PROVA no PRIMEIRO DIA do ENEM (+80 acertos e +960 pontos)
19:46
ESTRATÉGIA de PROVA no PRIMEIRO DIA do ENE...
Marcos Vasconcellos
34,285 views
Vale a pena fazer faculdade no Brasil? A realidade é difícil de engolir
19:17
Vale a pena fazer faculdade no Brasil? A r...
Investidor Sardinha l Raul Sena
100,879 views
Elimine os VÍCIOS DE LINGUAGEM e enriqueça sua ORATÓRIA
14:00
Elimine os VÍCIOS DE LINGUAGEM e enriqueça...
Cá me disse
473,897 views
Os MAIORES MITOS da faculdade de arquitetura
16:15
Os MAIORES MITOS da faculdade de arquitetura
João Dias
2,534 views
📐🏠✏️TUDO SOBRE O CURSO/FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO! (Com Lívia e Lucas) - Débora Aladim
27:57
📐🏠✏️TUDO SOBRE O CURSO/FACULDADE DE ARQU...
Débora Aladim
330,438 views
TODA A HISTÓRIA DO ENEM - REVISÃO (Débora Aladim)
1:56:25
TODA A HISTÓRIA DO ENEM - REVISÃO (Débora ...
Débora Aladim
182,857 views
Matemática: como é o ensino nos países que se saem melhor no Pisa
10:33
Matemática: como é o ensino nos países que...
BBC News Brasil
127,243 views
Como sobreviver ao mundo acadêmico? Professores, competição, brigas…
18:56
Como sobreviver ao mundo acadêmico? Profes...
Bruna Martiolli
40,226 views
Como dormir melhor... de acordo com a ciência
12:45
Como dormir melhor... de acordo com a ciência
Ciência Todo Dia
1,268,617 views
🔥DICAS FINAIS PARA O ENEM
15:05
🔥DICAS FINAIS PARA O ENEM
Débora Aladim
33,749 views
COLOQUE ISSO NA SUA REDAÇÃO DO ENEM!
10:31
COLOQUE ISSO NA SUA REDAÇÃO DO ENEM!
Débora Aladim
19,805 views
Os bunkers anti-apocalipse dos bilionários
27:09
Os bunkers anti-apocalipse dos bilionários
Gabbie Fadel
73,975 views
Se Você Tem Menos de 25 Anos, Tenho Notícias Difíceis Para Te Dar
14:12
Se Você Tem Menos de 25 Anos, Tenho Notíci...
Cadu Cassau
231,010 views
O abismo que separa as duas cidades com menor e maior IDH do Brasil
25:23
O abismo que separa as duas cidades com me...
BBC News Brasil
510,735 views
um vídeo para você assistir quando estiver triste
11:55
um vídeo para você assistir quando estiver...
Dyllan Johnny
97,688 views
Como Eu Comecei A Estudar (E Nunca Mais Parei)
32:26
Como Eu Comecei A Estudar (E Nunca Mais Pa...
Corre de PhD
108,440 views
Como GABARITAR Ciências da NATUREZA do Enem 2024 na PRÁTICA
39:37
Como GABARITAR Ciências da NATUREZA do Ene...
Theo Affini
38,864 views
A História Inspiradora de André Rebouças: Engenheiro e Abolicionista
10:00
A História Inspiradora de André Rebouças: ...
coisa curiosaa
45 views
TUDO SOBRE A DITADURA MILITAR (1964-1985) - Débora Aladim
1:37:15
TUDO SOBRE A DITADURA MILITAR (1964-1985) ...
Débora Aladim
358,107 views
Copyright © 2025. Made with ♥ in London by YTScribe.com