E aí [Música] E aí E aí E aí as restaurações a todos sejam bem-vindos esse nosso curso introdutório a arte retórica na com forte na leitura e da escrita nas técnicas possíveis e necessários para efetuarmos a leitura EA escrita vocês já devem ter visto o nosso vídeo de apresentação do curso quanto a retórica ela é importante para o processo educativo e nós temos não só no na sociedade que nós desenvolvemos mas também enquanto os seres humanos né é a arte retórica vem desde a Grécia antiga como sendo uma das atividades do ser humano que são
mais fundamentais exatamente Por que diz respeito ao discurso a linguagem e ao modo como nós podemos utilizá-la de uma uma O Ned uma maneira mais eficaz mais eficiente e mais objetivo né o interesse da desse curso é portanto a gente tomar conhecimento né de todas essas nuances da apresentação da técnica do discurso feita desde os gregos no nós vamos é sobretudo aqui na próxima aula nós vamos fazer uma espécie de histórico do desenvolvimento da disciplina da retórica Mas a nossa base para o movimento desses módulos vai ser exatamente os dois livros que para mim são
fundamentais para entendermos a retórica que quanto a uma antiga e uma contemporâneo né A primeira delas a gente vai usar que essa daqui ou livro do a retórica de Aristóteles tá é esse dia que vai ser disponibilizado para vocês sobretudo para quem quiser é uma fundamento maior em relação à as temáticas que nós vamos trabalhar no curso mas a ideia Nossa que é já apresentado pela apostila ou com uma espécie de contente geral daquilo que é o mais fundamental né que está tanto no Aristóteles quanto no chinelo né O que é o nosso retórico contemporâneo
né E nesse livro tratado da argumentação que mas também vamos disponibilizar para quem se interessa e aprofundar os estudos ele tenta é trazer uma nova não toma nova compreensão da retórica mais uma nova proposta da técnica retórica não é portanto nós vamos nos guiar por esses dois pensadores por esses dois filósofos de que maneira eles nos apresentam essa técnica retórica tanto em vista né daquilo que ela é propriamente dita daquilo que é é demais com um dia que existe de mais fundamental ao ser humano As instituições que os seres humanos criam é como também a
partir do cacional e acadêmica que pode nos favorecer um curso como isso né não só para desenvolver a nossa técnica de leitura mas sobretudo para nos aplicarmos melhor na tarefa de escrever é legal é uma das implicações da do estudo retórico é que ele pressupõe determinadas coisas né então por exemplo se a gente vai falar sobre o discurso né EA retórica é uma técnica de leitura e de interpretação de comunicação melhor dizendo e de escrita é acaba que nós não vamos poder nos debruçar aqui numa arte que é é fundamental para que a gente possa
ler e escrever que é exatamente o domínio da linguagem né a gramática de certas de certos desenvolvimentos analíticos E aqui as línguas tem né E a nossa do português especificamente bom então é desejável que vocês bem ficando determinado os problemas que vocês tenham com relação a compreensão da linguagem do idioma né propriamente dito do tipo de dificuldade que vocês tenham com relação à análise sintática análise de passa de palavras isso tudo é vou ter que parece um pouco porque senão vai ser o nosso objetivo né da mesma forma que nós não vamos fazer um curso
sobre literature né Ou seja é necessário que você tenha pelo menos uma certa noção do gênero literários né dos tipos textuais que existe né da poesia a prose de modo que a gente possa na medida do possível nos utilizar dos textos para nos favorecer enquanto o leitura e escrita né portanto Quando a gente tiver que escrever quando a gente tiver que lê a gente já precisa ter uma certa noção dos é de texto que existe né da forma como cada um dos textos elas é reúnem elementos importantes e imprescindíveis para o desenvolvimento da arte da
leitura e da escrita né a gente vai se de ter propriamente na os textos de prosa tá gente vai ver aqui quais são sobretudo gêneros é utilizados pela retórica né Não só em termos de exercício e retórico mas sobretudo em termos de prática de leitura e de escrita então é basicamente gente não vai ler aqui poesia embora a gente possa utilizar uma outra exemplo disso né ou então alguns outros gêneros é comum as a literatura como romance o conto o teatro a gente vai se de ter propriamente na no gênero da prosa e no modo
como discurso prosaico ele pode ser bem utilizado para a pesar é e construir na uma discurso mais técnico mais interessantes mais isso azio legal é portanto essa ideia Inicial né de termos uma uma noção geral da histórica é eu queria fazer a testa aula né A princípio uma aula introdutória para o fundamento do discurso né antes de entrarmos propriamente disso na retórica né vamos deixar isso para próxima aula é eu queria falar um pouco com vocês sobre a natureza do discurso a natureza da linguagem do pensamento humano e o que que parece ser determinante para
que a gente possa ter enquanto o pré-suposto o tipo de não só o tipo de contribuição que a retórica pode nos dar em termos educativos mas Sobretudo o modo como a retórica se desenvolve na prática né então acho que são moções interessantes da gente compreender a gente possa ter uma noção geral da natureza do discurso da natureza do pensamento humano de como essas duas coisas estão relacionadas no momento em que nós nos ombros a aprender EA exercitar a técnica retórica É que eu queria trazer para vocês é uma algo que os próprios gregos já haviam
descoberto bom e que diz respeito à natureza dupla daquilo que ele chamava um de logo na Logos vai ser uma palavra muito importante para a gente durante todo esse curso porque logos em grego é traduz duas acepções que são fundamentais para a descrição daquilo que constitui o ser humano o que qual seja né A primeira delas é o pensamento Então logo geralmente vocês vão ver sendo traduzidos por razão né e Logos também é linguagem Ou seja é como esta palavra logo o grego estava querendo denotar referenciar uma dupla é uma dupla acepção de algo que
é talvez o único em nós que essa articulação entre pensamento e linguagem e aí nós vamos utilizar para tu o Logos como a nossa palavra discurso tá então discurso para nós é é uma palavra que vai é um conceito que vai abrangir tanto o pensamento porque o nosso pensamento ele é discursivo né É quanto a linguagem construída é Invista de expressar um pensamento de certa maneira nós podemos dizer que existe pensamento né ou Existe alguma espécie de atividade mental que não seja a razão tá a gente tem aí por exemplo pensamentos intuitivos que surgem em
nós como de Relâmpago né como se como se aparecessem de súbito é nós temos também linguagem que não é necessariamente discursiva por exemplo a linguagem dos rituais né o gesto é então mesmo que nós tem Os Guardiões que não sejam discurso e Pensamentos que não sejam discursivos o nosso foco e ao que parece aquilo que é mais próprio ao ser humano é exatamente a produção de discurso enquanto um pensamento e uma linguagem né as duas coisas ao mesmo tempo desenvolvidos e quer dizer com essas duas coisas desenvolvidas ao mesmo tempo significa dizer que no momento
em que eu discurso eu estou não só construindo um pensamento mas expressando uma expressão do esse pensamento por meio de um determinado idioma né por meio de uma determinada articulação de palavras de conceito de termos criando sentenças parágrafos portanto existe uma dinâmica aí te faz com que o pensamento ao mesmo tempo se crie né ele ele cria o curso ao mesmo tempo que cria a si mesmo né é isso é uma algo que a gente percebe é sobretudo quando tá escrevendo né De que maneira a gente parece esclarecendo determinadas ideias que antes a gente tinha
meio que obscuros que não sabia muito bem dizer o muito bem esclarecer o momento que a gente escreve põe no papel então no momento que a gente fala né não vai ser a gente discursa é parece que os pensamentos ficam mais claros do mesmo modo que discursar é em certa medida posso já essas palavras Ou pelo menos imprimir a essas palavras um determinado tipo de significação é importante determinado tipo de pensamento é a grande questão é que a duplicidade né que o grego denotava com a palavra logo é exatamente uma espécie de atividade que a
para nós aqui vai ser entendida como o Ou seja no momento em que eu discurso eu estou não só construindo linguagem né reconstruindo um texto mas também forjando um pensamento né E ao mesmo tempo que essa linguagem expressa um determinado de pensamento isso é é importante porque porque existem determinadas teorias que vão entrar analisar se o pensamento é ele existe é prévio não é uma linguagem é essa é a linguagem ela é prévia a um determinado pensamento Ou seja eu não tenho a possibilidade de pensar se eu não depois que eu escrevi ao mesmo tempo
que eu também não posso escrever sem antes ter pensado né é me parece que essas essas formas teóricas de entender essa atividade elas não vão ser úteis para a gente aqui e aí a gente vai tomar como o pressuposto que essa atividade ela é única Ou pelo menos ela está condensada em uma experiência única não ele essas Oi mana é aquilo que o grego chamava de logo não é Ou que nós podemos agora chamar de discurso portanto a capacidade humana de construir discurso é uma capacidade que é ao mesmo tempo um pensamento e uma linguagem
tá legal esse é o primeiro ponto que eu queria é que a gente tivesse aí como um dos pressupostos do nosso curso e com isso a gente consegue inserir um outro pressuposto que é é fundamental para a gente entender não só a atividade retórica mas também o tipo de contribuição educativa que a retórica pode nos oferecer a&s segundo ponto diz respeito ao fato de que esse Logos né que eu acabei de apontar para cá para você como tendo uma duplicidade na natureza humana em termos de racionalidade em termos de pensamento Veja uma coisa que não
acabei não falando né que você pode também utilizar para poder compreender melhor essa vinculação necessária né entre o pensamento e discurso é que nós somos é seres naturalmente temporais né sequenciais né a nossa atividade enquanto uma atividade tanto de pensamento quanto o deputado de falta de comunicação de linguagem ela vai é sempre uma atividade sequencial né ainda que exista na nossa cabeça um amontoado de imagens de sentimentos de pensamentos que podem estar todo e aparelhadas em simultâneo ao mesmo tempo né acontecendo na nossa consciência né às vezes abre Nossa consciência focando um pensamento mais outros
pensamentos estão ali ao lado então por trás e a gente percebe isso né no momento em que ele tá consciente é para que a gente transforme toda essa atividade mental em um pensamento é necessário que a gente coloque Isso numa sequência né então ver para eu contar uma história né quando alguém conta uma história na alma histórico ele muito provavelmente sabe o início e o fim dessa história também o percurso em relação ao qual essa história vai desencadear né do seu início até o fim Então veja ele já tem todas as imagens na cabeça né
imagine por exemplo que você vai contar para sua para sua criança né antes de dormir a história da Branca de Neve você já sabe a história da Branca de é isso ao vivo né Você sabe todas as imagens né você já tem na cabeça todas as imagens daquilo que acontece no entanto para que isso se transforme em um pensamento né e portanto quando a gente está falando de pensamento né e linguagem está falando de comunicação para que você consiga Expressar e isso para sua filha que ela tá esperando né o outro o seu filho ele
tá esperando que você conte Aquela História porque ele ele precisa né é reunir essas imagens na própria cabeça para que isso seja possível para ele para que você o fértil isso aí ele é necessário que você sequencia essas imagens né e a sequência de imagens na nossa cabeça que vão formular né aquilo que nós chamamos de pensamento racional pensamento é discursivo é exatamente aquilo que a linguagem faz no momento em que a gente vai encadeando uma palavra na outra uma frase na outra um parágrafo ou essa é a nossa natureza enquanto é natureza humana é
necessariamente uma natureza temporal e por sermos de uma natureza temporal nós lidamos necessariamente tanto com a atividade do pensamento quanto como atividade da linguagem de uma maneira sequencial né E isso se materializa tanto no pensamento continuar linguagem da A partir dessa vinculação né que eu estou apresentando para você em em termos de Logos né que era a palavra grega e em termos de discurso que vai ser a nossa palavra tá legal é eu quero acrescentar então agora né para esse segundo. Um terceiro elemento a essa dualidade pensamento e discurso porque porque existe algo que parece
ser fundamental a essa dinâmica entre pensamento e linguagem né E que a gente pode chamar genericamente de ação intencional o que eu quero dizer com ação intencional no momento em que eu vou narrar aquela história para criança né voltando a continuando nosso Exemplo né eu preciso sequenciar as imagens na minha cabeça e é expressá-los a partir de uma sequência de palavras e frases né portanto existe uma sequência né uma um certo encadeamento de imagens e de palavras que transforma esse meu conceito de Logos e te discurso em algum entre giro né no então para eu
fazer um encadeamento né ele não é espontâneo né o encadeamento ele não é espontâneo e nem é inconsciente ele é feito conscientemente na medida em que eu quero comunicar determinada o snel narrar ou descrever ou argumentar portanto existe uma ação intencional que é prévia ou não diria pé é fundamental a essa atividade que e nós estamos chamando aqui de Logos e de discurso né produzir um Lagos um discurso é de alguma em alguma medida né de alguma maneira e realizar uma ação intencional breve né Essa ação intencional é que me permite escolher dentre as imagens
que estão na minha cabeça aquelas que vão ser expressas por meio de uma determinada linguagem e aí eu escolho as palavras que vão expressar essas imagens e assim é eu vou construindo o meu discutir tá legal Então veja é aquilo que parecia ser uma dualidade né o mar espécie de relação entre discurso e pensamento transforma-se agora em uma trilha de né eu posso colocar aqui é se esses dois pontos aqui como uma vértice é inferiores né e colocar a ação como um vértice superior né e crio aqui uma espécie de Tríade né uma espécie de
triângulo em que a ação humana estaria lá lá em cima porque ela é fundamental as duas outras atividades as duas outras acepções dessa produção discursiva né é necessário ao ser humano portanto Ou a gente pode até colocar de uma outra maneira o ser humano ele é capaz de discurso portão ele é capaz de um pensamento e de uma linguagem Exatamente porque ele tem a capacidade prev de exercer uma ação intencional legal é dessa forma né entendendo a linguagem e o fenômeno do discurso em termos de des dessa triste é que nós vamos compreender melhor o
papel do discurso na retórica é porque eu digo isso porque veja se acha muito isso não é de onde se ação intencional ela é de fato aquilo que é move a possibilidade que eu tenho de encadear as imagens e expressá-las no encadeamento sequencial de palavras portanto é nessa trilha de né as duas pontas pensamento e linguagem estariam conectadas a ponta superior cada ação intencional eu posso dizer em última análise tio discurso está fundamentado na ação ir esse ação ela é intencional portanto eu posso dizer que o discurso está fundamentado na um segundo a é o
quê que isso é importante não é porque a retórica é de sobretudo na sua origem na e depois ela vai ficar muito marcada como sendo uma arte de ludibriar né na arte de enganar ao que parece aquele que é retórico aquele que detém arte da retórica seria capaz de em alguma medida é enganar aquele que está ouvindo por meio do discurso né ou seja tão tentando mostrar um determinado tipo de pensamento e ele está querendo imprimir a sua fala que ele está querendo que a pessoa aceite e bora aquele pensamento não seja o melhor possível
da mesma forma que eu posso tentar entender um tipo de interesse escuso em veicular determinadas ideias e veicular determinado pensamento o momento em que eu penso Qual a relação entre pensamento e linguagem né ou produção de discurso enquanto determinada fundamentada é na ação humana consciente eu compreendo que existe um papel do ser humano no momento em que ele atua na construção de discurso né e fazer referência a consciência é em alguma medida né o ponto de discussão entre duas artes é que vão surgir na Grécia antiga e que vão ficar marcadas exatamente por esse caráter
da consciência né que é a retórica e por outro lado a dialética ou a filosofia de um modo geral a dialética ela é uma espécie de retórica mais uma retórica direcionada pela intenção não de vencer um debate né de persuadir de construir um discurso de forjar 1D o que não seria é fundamentalmente o verdadeiro e sim é orientar se Invista na verdade não é então ao que parece é o discurso é o mesmo né enquanto o produto do pensamento da linguagem no entanto o que modifica a Exatamente Essa ação intencional e faria no caso do
retórico é mover-se Apenas pelo interesse de convencer ao passo que no âmbito da dialética você teria o simples interesse de conhecer a verdade né a gente vai falar um pouquinho mais sobre isso depois sobre tudo que a gente falar do da importância da Platão e de Aristóteles para descoberta e para o desenvolvimento da retórica na Grécia no tiro mas veja de cara você percebe é em que medida o a ação intencional ela é sendo compreendida como fundamento do discurso ela coloca a o discurso enquanto uma atividade de poder né e o que que eu quero
dizer com isso é porque quando você compreende que poder é fazer com que outras pessoas façam aquilo que você quer é essa possibilidade de você é levar pessoas a fazerem o que você quer ela se desenvolve exatamente por meio de discursos né em outras palavras se a gente compreende a linguagem enquanto processo comunicativo essa ação intencional né que fundamenta esse processo educativo ele pode estar vinculado a um determinado exercício de poder então percebendo que eu tô querendo é que vocês compreendo né a gente começa pela dualidade é do logos ou seja do discurso é em
face do pensamento e da linguagem né E aí um processo é e no sentido de que eu estou pensando e agora eu vou elaborar as palavras certas para poder colocar esse pensamento de uma maneira criada né criativo e é esse discurso que é o produto ele é fruto da minha intenção de comunicar algo de expressar ao de utilizar a linguagem para representar aquilo que eu tenho pensado aquilo que eu penso no momento em que eu creio o discurso vejo quando eu a coloco essa atividade de pensamento né E essa atividade de produção do discurso a
no âmbito da ação eu estou vinculando necessariamente a produção do discurso e portanto a fazer mas mano aquilo que é mais próprio ao ser humano a postura ética é porque o médico porque você está ligado aí a consciência do agente intencional que está construindo discurso ele não está simplesmente comunicando ao eles têm uma determinada a intenção de comunicar aquele ao não então isso é é um fator importantíssimo para retorio gente entender que nem nenhum discurso tem por finalidade simplesmente comunicar ele tem por finalidade comunicar algo a partir de uma intencionalidade o percebe no momento em
que eu compreendo a o o paralelo a esse pensamento e linguagem fundamentado na ação Essa é a consequência né É a intencionalidade de quem está comunicando que determina o que está sendo comunicado no Por isso você tem várias pessoas que falam da mesma história de maneiras diferentes por quê Porque a intencionalidade delas de comunicar é faz com que elas têm prioridade a determinados elementos e não há outro ou permita que elas lembrem de um determinado elemento emoji ou ou permite ao fazem levam a que ela tenha o interesse de comunicar determinado as coisas e não
outro percebe que quando a gente coloca tudo no âmbito da ação intencional Portanto o Logos determinados pelo Ethos né por aquilo que o grego chamava de caráter Portanto o hábito de você escolher determinadas ações ação intencional se vira na o fundamento da atividade do discurso e o fundamento do discurso sendo a ação intencional ela é sobretudo Um fundamento ético a legal at a ética exatamente o estudo e investigação que estuda esses elementos que compõem o Oeste né que não só compõe mas condiciona o Edson do mundo ligar mas a gente não vai estudar ética né
então é só tô dando a esses elementos para você que vocês compreenderão onde é que se insere o estudo do discurso né mas veja para que existem dois elementos né É sim eu compreendo ação intencional como sendo o fundamento dessa atividades possível Primeira coisa eu tenho que necessariamente compreender essa atividade discursiva a partir de uma perspectiva ética legal é mais andar medida em que essa ação ética né ou essa ação fundamentalmente humana ela se exerce em vista de outras pessoas e não só em vista de um diálogo né individual eu você e a outra pessoa
para pessoa mas em termos institucionais e o que que eu quero dizer com o instituição quando você cria Por exemplo algo como um tribunal né o tribunal é uma instituição humana em que determinados seres humanos estarão na posição de julgar a determinados ocorridos por por meio da lei né em vista do aparato legal que aquela sociedade possui né então um tribunal em se estabelece enquanto uma instituição da mesma forma a assembleia da mesma forma o teatro né a mesma forma a religião todas estas áreas quer dizer da vida coletiva da vida social elas são instituições
né são criações humanas que vão fazer com que determinados seres humanos tenham determinado o poder de realizar determinadas coisas no âmbito social percebem que importante você ação intencional ela é a loca a questão da produção do discurso no âmbito da época ela também vai alocar no âmbito institucional coletivo social o discurso no âmbito da política e beija é para eu falar de política eu tenho que falar de algo que é comum a sociedade portanto que diz respeito ao bem comum que diz respeito à dinâmica estrutural coletiva de uma certa comunidade no momento em que eu
falo de instituições importante eu falo de determinados discursos institucionais eu estou me referindo ao aspecto político da atividade do discurso tá legal isso então vocês percebem que esse tripé nessa trilha de entre pensamento e linguagem é alocada como fundamento na ação intencional né ela nos move a compreender a atividade do discurso não comum algo som de um ar né Não como um processo comunicativo por esse felizmente porém como o processo comunicativo que tem o interesse ético ou seja valorativo e intencional de determinar de comunicar de terminar e ao mesmo tempo que ele tem um aspecto
político ou seja uma determinada autoridade e um determinado lugar institucional no qual a hipótese também está sendo falar né então é esta visão mais geral dessa atividade do discurso da da linguagem como produção humana é que vai mover aqui a nossa compreensão do Discurso ou enquanto é retórica de leitura inscrito tá essa aula que está para vocês Exatamente esse Panorama introdu tor é que vocês tenham claro que tipo de noção de discurso a gente vai tentar enfocar aqui no momento em que a gente for ver as técnicas específicas para ler e para escrever de maneira
mais eficiente tá legal E esses aspectos vão estar sempre em em permeados aí na nossa discussão das nossas análises enquanto elementos fundamentais daquilo que a gente chama de arte discursiva né de atividade discursiva da lei bom então se vocês tiverem alguma questão alguma dúvida esses pode perguntar para gente pode voltar o vídeo também tentar pegar melhor o encadeamento dessas ideias Se vocês se perderam pelo caminho mas a ideia foi exatamente dar essa visão introdutória para vocês acertando aspecto fundamental da atividade humana do discurso O que é essa esse duplo aspecto né disse ao mesmo tempo
ético e político e veja falar de ética e política é falar em última análise de educação tá mas esse ponto a gente vai voltar na próxima aula quando a gente for ver a origem da retórica Então até lá gente um abraço tudo E aí