E aí galera beleza sejam todos muito bem-vindos ao narradores narrados [Música] vamos continuar nossa sequência de vídeo sobre RPG de investigação e hoje falaremos de algo muito importante pistas falsas no decorrer dessa sequência muita gente foi gostando das dicas das sugestões mas uma preocupação muito comum é e como é que eu faço para os jogadores não descobrirem todo o plot do jogo antes Afinal você tem que dar as pistas eles têm que montando o quebra-cabeça mas não vai adiantar nada se no meio da campanha ele já souberem o final não vai ser tão emocionante quanto
se você de repente e tudo faz sentido eles não tinha imaginado mas como é que a gente vai construir tudo isso dando as informações suficiente sem eles descobrirem antes e também não precisando no final fazer aquele discurso do vilão aquela catine para explicar tudo que aconteceu a gente vai usar pistas falsas que é conhecido na literatura no estudo retórica como Red Harry ou o arenk vermelho mas ele vai começar como sempre eu quero agradecer demais a todos os apoiadores dos narradores narrados o nome dele está passando aqui embaixo que Sem eles eu não conseguiria continuar
com projeto e continuar com os vídeos gratuitos para toda a comunidade estamos terminando o ano foi um ano de apoia seja e Graças aos apoiadores o projeto vem crescendo bastante e por isso teremos muitas novidades ano que vem haverão algumas mudanças do narrador narrados que no momento que eu lançar esse vídeo provavelmente os apoiadores já receberam essas novidades E logo menos eu vou contar para vocês e se você ainda não é apoiador quer apoiar o projeto quer ganhar benefícios únicos como mesa de RPG mapas tokens ideias debates um contato direto ao nosso grupo de telegram
ajuda nas suas campanhas nas suas mesas que eu dei aquela olhada no seu material rombril que você tá fazendo no seu sistema basta apoiar apoia povo ser barra narrador narrados todas as nossas metas todos os nossos objetivos com projetos estão lá e se você não puder apoiar aquela compartilhada no vídeo compartilhada não apoia-se ajuda muito e outra coisa que eu descobri recentemente que eu não sabia é que tem o Valeu demais aqui no YouTube então se você não pode apoiar todos os meses mas puder dar aquele Valeu demais nesse vídeo vai ajudar muito também uma
das novidades para o ano que vem é que eu estou começando a planejar fazer lives só que para isso eu preciso trocar o meu equipamento e tudo que tá vindo do Valeu demais eu tô guardando numa caixinha não literal metafórica para investir no equipamento para poder fazer lives com vocês bater um papo ao vivo com vocês então muito muito obrigado a todos os nossos apoiadores e deem uma olhada em apoia. ser barra narradores narrados e claro não esqueça de olhar e nos seguir nas outras redes sociais que eu coloco outros conteúdos lá também e é
mais fácil se comunicar direto comigo eu responder os comentários do que aqui pelo YouTube que tá chegando bastante mas bora lá pras pistas falsas o arenque vermelho acredita-se que o termoarense vermelho foi falado pela primeira vez dito pela primeira vez por um Jornalista chamado William Robert em 1807 o termorenque vermelho ele é utilizado porque era um cheiro que era usado para trair a tensão de cachorros de caça para treinar cachorro de caça e na origem do nome a gente já entende um aspecto muito importante na utilização de pistas falsas as pistas falsas têm o objetivo
de atrair a atenção do leitor ou de quem tá debatendo no caso do RPG do jogadores ou seja não é para ser uma mentira não é para ser algo que diga outra coisa é só para atrair atenção muitas vezes quando um narrador quer colocar pistas falsas ele tenta só enganar e o objetivo Não é esse porque no jogo a gente quer que os jogadores e os personagens sigam um caminho de investigação não que eles não sejam livres para fazer qualquer caminho mas eles têm que evoluindo no entendimento a pista falsa é para atrair atenção deles
para um lugar que a gente quer mas não deixar eles completamente perdidos então a pista falsa que você vai colocar no jogo é algo destinado especificamente para distrair os jogadores de informações importantes porque você tem que colocar as informações importantes da investigação porque se você não colocar no final você vai ter que fazer um x máquina no final você vai ter que explicar tudo em todas as informações tem que estar lá e aí a pista falsa tá para não prestar em tanta atenção nessa informação mas prestar atenção na pista falsa que aí quando tudo se
encaixar eles vão falar Putz aquela informação estava ali desde o início e isso que vai fazer o final do seu surpreendente e bom não é você não ter falado nada e de repente você tem que explicar e sim eles perceberem que tudo estava ali o tempo inteiro só que eles estavam olhando as coisas erradas como no filme Sexto Sentido faz isso muito bem com o espectador está tudo ali só que a gente olhou a coisa errada e eles até mostram Olha estava aqui o tempo inteiro você estava vendo estava na sua cara assim é importante
que todas as pistas falsas sejam verdadeiras o que vai torná-las interessantes não é que é uma mentira ou algo errado mas é algo verdadeiro que vai levar a um raciocínio e uma conclusão errada por exemplo eu narrei o bodas de medo em streaming ele tá aqui quem quiser assistir tudo e quem for assistir segura aí porque eu vou dar spoiler agora eu usei diversos Arantes vermelhos diversas pistas falsas uma delas foi Quantos personagens ouve uma conversa de npcs é um dos NPC várias vezes usam a palavra oferenda eu fiz isso de forma proposital eu sabia
que o jogador ia interpretar isso como sacrifício e provavelmente de pessoas então ele ouve oferenda sim iria acontecer uma oferenda só que ele faz todo um raciocínio lógico A partir dessa informação verdadeira que leva uma conclusão errada teria um ritual de sacrifício Esse foi o alente vermelho bem Sutil mas eu conhecia muito os jogadores que estavam jogando então sabia para que lado e o pensa deles e aí para incrementar Em outro momento eu falei que eles acham grande pote cheio de um líquido vermelho eles na hora deduziram que era sangue nem foram verificar e já
começaram a falar sangue então de um pote de sangue sacrifícios e eu não tinha falado eu tinha falado oferendas e líquido vermelho e eu precisava que ele estivesse essa distração eles achassem que iria ter um ritual de sacrifício eles precisavam ir tentar impedir esse Ritual e nessa tentativa de impedir e abrir a oportunidade para acontecer outras coisas do plot do antagonista se vocês lembrarem de Harry Potter no Prisioneiro de Azkaban tem o harante vermelho que é os cílios Black ficam falando tem um lobo Preto observando eu tô sonhando com um lobo preto eu tô vendo
o lobo preto e é isso faz os personagens logo os leitores a imaginarem como preto é um mal-euro de morte e tudo mais existia um novo preto era uma coisa real verdadeira era só que leva a conclusões erradas no Código Da Vinci do Dan Brown tem um personagem que é o Bispo arengoza eu não sei como é que pronuncia que tudo que ele faz que acontece que descobre sobre ele é verdade e isso leva a uma conclusão que ele é o grande conspirador ele é um link vermelho inclusive o nome dele a tradução do italiano
do nome dele é arenque Rosa já era inclusive uma pista ali que o autor deixava para os leitores ó Isso aqui é o Ariqueme vermelho não precisa prestar atenção nisso daqui eu tô usando isso para tirar sua atenção e aí todo mundo tem certeza que ele é o vilão e na verdade é outra pessoa ninguém me of Thrones o fizernique vermelho a gente acha que toda a questão dos Targaryen vai ser em cima dele a gente foca ali nos primeiros Capítulos a gente acha que a Daenerys é uma supervante quando na verdade todas as profecias
e coisas que são ditas estão sendo ditas sobre ela mas como tem o Erick vermelho a gente fica olhando pra ele e na literatura a gente vai achar vários exemplos que a gente olha para uma coisa e tira várias conclusões erradas Só que essa coisa verdadeira Não não é falsa ela só leva a conclusões erradas então quando você for pensar em pistas falsas para o seu RPG A ideia é essa eles estão seguindo o caminho da investigação e vão estar tirando algumas conclusões erradas nesse caminho só que é muito importante que não sejam coisas que
tirem os personagens completamente do caminho eles têm que se aproximando da conclusão porque senão você vai ter que fazer ou discurso de vilão Beleza e como é que a gente vai usar esse conceito vermelho para o RPG para linguagem do RPG a gente pode usar de duas formas como pistas literais no mistério ou como conflitos que divergem na história principal Em ambos os casos elas precisam seguir alguns padrões primeiro elas precisam ser incríveis então por exemplo é uma investigação de um assassinato e você quer usar um NPC como vermelho como um suspeito para acharem que
é ele ele precisa ter motivação ele tinha que alguma Vou estar no local do crime ou não ter um bom Álibi não pode ser algo que logo que eles começam a investigar eles descobrem a essa pessoa estava em outro lugar você tem 10 suspeitos e nove tem superarib um não você não vai conseguir fazer uma arenque vermelho com esses outros além de ser incrível o alenque vermelho ele tem que ser Sutil mas não Sutil demais se você dá uma pista óbvia demais o jogador vai ver aquilo gritando e vai suspeitar que aquilo é fácil demais
que aquilo é óbvio demais e vai saber que aquilo é uma pista falsa só que você tem que tomar cuidado também para não ser Sutil demais e o jogador nem perceber que aquilo está acontecendo no RPG eu gosto de usar tanto a interpretação como narrador quanto o meta game para isso quando eu digo uma interpretação eu digo a forma de falar e de apresentar as coisas eu regulo a intensidade da minha fala num momento de um ano em que vermelho ou de uma pista real para o olhar dos jogadores nisso às vezes uma coisa falada
de forma muito Sutil mas repetidamente vai chamar atenção suficiente se eu falar uma vez só de forma muito Sutil a pessoa não vai perceber mas se eu frisar muito aí a pessoa vai perceber que eu tô frisando demais tava narrando a maldição de strike esses dias e tinha tortinha da morgata e ela insistiu demais para os jogadores comerem isso deixou claro para eles que eles não deveriam comer inclusive os jogadores falaram Ah se não tivesse insistindo tanto eu tinha comido assim como outras comidas e bebidas que eu dei no decorrer do jogo pros personagens que
eu não insistir para eles comerem e eles não comerem e a forma de meta-game de usar isso é pedindo teste Às vezes uma coisa muito discreta que eles não vão ver se você pede um teste eles têm um bom resultado no dado você fala ele sentem como se fosse Sutil mas não é imperceptível só que eles entendem Ah é algo muito discreta uma pista muito valiosa Porque eu tive um resultado bom no teste então muitas vezes coisas são pistas reais eu não peço teste e falo de forma Sutil para depois eles lembrarem que tava lá
porque para tudo fazer sentido precisava estar lá a pista real e o Erick vermelho eu peço um teste Ai Se eles forem mão no dado tudo bem mas para frente eu peço Outro teste uma hora eles vão ir bem no dado E aí eu dou arenque vermelho e no RPG é extremamente importante que o arenque vermelho se relacione com a Trama principal e coloque a história para frente eu já falei isso em vários outros vídeos tudo que acontece no jogo que você coloca narrativa tem que ser em pro- de colocar a história para frente não
adianta você colocar uma pista falsa que deixa os personagens confusos ou faça eles irem para outro lado para trás perdeu o fio da história é muito frustrante ele estarem seguindo uma pessoa uma pista era tudo que é vermelho e de repente pá tem muro ali sem saída tudo que foi jogado foi em vão Então mesmo a hora em que vermelho tem que levar para algum lugar no conto O problema final de final problem do fire Homes outros personagens cai em um vermelho eles recebem um bilhete uma nota falando que tem uma mulher que estava no
hotel que precisava de assistência médica só que quando eles voltam para o hotel eles descobrem que essa nota foi escrita pelo moriátil antagonista do Sherlock Holmes Ah mas não acontece nada tinha nota falsa e enfim não leva nenhum lugar não leva porque isso faz com que o Watson e o charlock holme se separem eu Sherlock Holmes encontre o moreati por um confronto apenas dos dois então isso leva a história pra frente leva para um clímax ali então da mesma forma que o Watson e o Homes são enganados com essa vermelho Mas isso acontece alguma coisa
não é que ele só chega no hotel Ah não tem nada vamos voltar pro ponto que a gente estava na investigação agora em que é vermelho ele não pode tentar seguir numa trilha desvia da trilha não chega em nada volta para o mesmo ponto e vai pra frente a sua pista falsa Tem que desviar a trilha do que eles deveriam estar prestando atenção mas tem que levar eles para um outro ponto para outros entendimentos eles estão suspeitando muito de alguém que não criminoso mas a investigação em relação a essa pessoa tem que trazer alguma nova
informação não apenas Ah não é esse volta ah não é esse ah não é esse Mas esse vai saber de alguma coisa os jogadores tem que sentir que mesmo seguindo a pista falsa a história foi para frente no bodas de medo Eles seguem essa pista falsa do ritual eles vão estar acontecendo o ritual fake só que eu precisava que eles atacassem que tivessem uma confusão nesse ritual porque daí o vilão ia aproveitar e matar mais pessoas na confusão então eles vão seguem a pista falsa fazem ação de tentar impedir ritual descobrem que isso foi em
vão que não precisava ter impedido nada mas isso coloca a história pra frente porque novas mortes acontece a partir daí então além de não poder levar para um lugar sem saída ela tem que se relacionar com enredo não pode ser algo que vira outro enredo que vai para outro lugar os cílios Black Ele é super importante no enredo depois a pista falsa era só que ele não era o vilão e que isso não levaria o Harry a morte no próprio Harry Potter o Snape por toda a série ele é um elenco e vermelho é apresentado
que ele parece ser do mal que ele não gosta do Harry que ele trabalha com volta e morte Apesar desse Ariqueme vermelho ser muito Óbvio desses que gritam porque tão falando que esse cara é tão mau eu pelo menos desde o início suspeitava cara ele não ele é do time do bem desde o primeiro livro eu já sustentava que era do time do bem quer dizer no primeiro ele é um bom link vermelho para tirar a suspeita do kille mas depois fica muito óbvio que ele é um arame vermelho só que tudo que indicou que
ela era infravermelho realmente estava relacionado com a história tem todos os motivos porque que ele agia daquela forma então não era só era um cara mal só para desvia Atenção se relaciona com ele então na hora de criar uma área que é vermelho pensar se ele é incrível se ele não é Sutil demais ou óbvio demais se ele coloca a história pra frente e se ele se relaciona com enredo as suas pistas falsas tem que ter essas quatro características Tendo isso como é que você vai usar elas no jogo na prática como o narrador primeira
questão RPG investigação são mais difíceis de improvisar quanto mais o material você tiver preparado mais entendimento do argumento das premissas melhor e isso envolve os Arantes vermelhos então anote Quais são as pistas falsas e os Arantes vermelhos tenha isso anotado e tenha explicação para todos eles ah se o suspeito estava na cena do crime realmente por que que ele tava e como ele não viu o crime acontecendo tem essa explicação e se possível faça com que alguém que vermelho ajude a contar história a explicar a história ele não tem uma explicação mas ele é uma
explicação em si de outros fatores tem que ter alguma conexão com a história então anote elas e tenha claro isso sempre reveja a relação dos Arantes vermelhos com as pistas reais sempre Vá fazendo um paralelo entre eles conforme os jogadores vão descobrindo o quanto um ainda é relevante ou não se elas realmente podem existir se elas não se contradizem se você não cria paradoxos com os a vermelhos Tome muito cuidado para não gerar contradições entre o argumento é premissa e as pistas falsas inclusive Vocês já viram que eu escrevo argumento aí Eu transformo premissa Evidente
premi soculta e eu faço todo o texto também da premissa falsa a premissa falsa são os Arantes vermelhos Só que você tem que conseguir juntar todas as três premissas no argumento sem nenhuma contradição e faça os elementos vermelhos chegarem em algum ponto da história e não caminhos sem saída uma dica que eu tenho é evite improvisar arengues vermelhos vejo muito narrador de repente tem uma oportunidade de criar um link vermelho no meio do jogo porque parece que vai ser muito legal só que isso te coloca num buraco narrativo completamente sem saída que daí depois para
você explicar esse araken vermelho e outras pistas que você já tinham dado elas não batem então além de vermelho muito cuidado tenha bem anotado e todas as explicações porque deles eu acho que é mais importante do que as explicações das Pistas reais os jogadores quando eles criam alguma coisa lógica eles fazem uma conexão lógica ela faz muito sentido para eles e aí se essa conexão é verdadeira eles não vão pedir explicações de mais de você eles não vão ficar pirando em cima ah leva b e você fala É isso mesmo eles ai beleza eles vão
parar de pensar nisso é o que acontece com as pessoas verdadeiras então mesmo se você tiver algumas falhas de enredo algumas falhas de lógica no que é verdadeiro eles não vão enganar no que é falso e levou ele para uma conclusão errada eles vão ficar revendo o tempo inteiro que é o caso dos Arantes vermelhos e aí eles vão achar os furos de lógica porque se para eles leva de ar a b e tá certo eles falam Não essa é uma conclusão errada eles não vão querer que seja errado e aí eles vão ficar repensando
E aí eles vão achar os filhos dos seus olhos vermelhos então a gente vermelho anotado bem pensado beleza e lembrem não é para enganar é só para desviar dos jogadores para quando tudo for revelado eles realmente terem uma surpresa tem um memezinho de um trem que tem uma pessoa olhando por a parede e uma pessoa olhando para paisagem agora entre vermelho tem que ser isso o caminho da história é esse caminho do trem é o mesmo o Henrique vermelho faz olhar para um lado sendo que as informações mais importantes estavam do outro mas não muda
o caminho não leva para outro lugar e por fim uma coisa muito importante Às vezes sim os jogadores Vão descobrir o plot antes do final vamos descobrir o enredo antes do final Nosso gato não mexeu na cama e tem muito narrador que se desespera meu Deus ele descobriram eu preciso mudar gente não faz isso isso dá aquele efeito de série de que a série é muito boa existem muitas teorias na internet e aí os roteiristas não querem que nenhuma teoria esteja certa e aí ele simplesmente inventa qualquer final que é bem pior do que as
teorias Se os jogadores descobrirem no final antes mantém o final dá essa bonificação para eles cara vocês forem inteligentes vocês foram bons vocês descobriram antes não tente mudar porque isso vai piorar o fato deles já terem descoberto e não ter a grande surpresa no final e aí você coloca o foco na história deles já sabendo a verdade e agora tentando achar o criminoso achar o inimigo conclui com as informações certas O que você pode fazer é criar agora um looping do Eles sabem que é o vilão mas o vilão sabe que ele sabe então como
é que vai ser esse jogo de de manipulação entre o vilão e os personagens não funcionaram se eles tiveram um raciocínio lógico muito bom e ele descobriram no meio dá esse presente para eles você não vai ter a grande surpresa no final mas você pode ganhar muitas outras coisas nessa narrativa aonde ele já sabem quem é o responsável quem é o vilão Qual é a resposta do Mistério É isso aí galera espero que vocês tenham gostado qualquer dúvida sobre os Arantes podem perguntar Vocês também podem pesquisar além de vermelho ou Red Heaven na internet que
vocês vão achar muitas teorias sobre antes de terminar Lembrar para vocês que nós temos cupons de desconto para os rpgs da editora rugby na loja de miniaturas Ah não crateiro e na loja de camisetas e canecas RPG forja online os cupons estão na descrição do vídeo aproveitem eles usem nossos cupons e peguem seus materiais rpgisticos com desconto aproveita que o natal está chegando para presentear os outros ou se presentearem beleza não se esqueça de se inscrever no canal apertar o Sininho para receber as notificações XP renome para todo mundo Beijos e até já