André Martins: A alegria em Spinoza

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André Martins Filosofia
Palestra para o curso "Alegria, alegria" da Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ, a convite da...
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é o que eu vou apresentar de penas na verdade autoral né então a André Martins no livro chegando for publicar porque eu tenho pequenas discordâncias em relação à beleza mas eu acho que assim eu apresentando Espinosa na minha interpretação-seria aprofundar mais ver que discordâncias são essas então acho que não é interessante tá sem falar do tema de Fato né alegria em Espinosa na minha leitura não e antes dessa leitura eu pensei assim em falar fazer uma introdução não tentando pensar mesmo a vida de cada um né o sentimento afeto de cada um de nós e
portanto sempre foi isso obviamente não os alunos né porque a filosofia ela tá na verdade dialogando eu quero com senso comum então a abordagem da filosofia né Ela é uma abordagem e busca a partir do senso comum e analisar quer dizer não é um desejo de se distanciado seus comuns mas é tentar entender Quais são os subterfúgios o ou não dito as mensagens subliminares o que que faz é vivenciado não então É nesse sentido que é um diálogo com seus comum que acaba sendo um diálogo crítico mas não necessariamente crítico no sentido de apontar o
dedo né Princípio não mas de tentar entender que a entende o que é o objetivo do custo como que a gente pode compreender as do caso os nossos afetos e o Espinosa utilizo Claro percebeu muito bem isso e por isso que interessa tanto ao beleza e hoje é o grande filósofo dos a fé inclusive até pelo uso do termo porque o que se usava era emoção ou seja aquilo que move paixão aquilo a ao que nós estamos submetidos né passivamente paixão 24 e sentimento é o que eu sinto quando Espinosa ele usa o termo a
palavra que já existia mas que não era o utilizada afeto isso já tem um peso conceitual que é justamente o que as emoções os sentimentos e as pastor gente vai ver depois nós as emoções e sentimentos e não são um sentimento que existe tal como no modelo das ideias do mundo das ideias Platônico e que eu vivenciou mais ou menos aquilo vivem cio o sentimento verdadeiro ou não Por exemplo falando do mais óbvio não existiria um conceito no mundo das ideias um ideal de amor ou de amor verdadeiro aí eu posso vivenciar Um Falso Amor
eu posso ver se a mais o amor ou menos o amor como se o amor fosse alguma coisa e os filósofos fossem aqueles que vão tentar explicar para o leigo explicar para vocês como o que que é o amor é porque o amor que existe em algum lugar e eu aqui ó nasci e vou ter acesso a esse sentimento ou não o que os que nós traseiro que não é isso o que ele tá dizendo é que os sentimentos nos sentimos porque nos afetamos então o afeto ao mesmo tempo ele no meio os sentimentos porém
ele não meus sentimentos chamando atenção que o nome dos sentimentos por exemplo alegria amor tristeza do o prazer o nome dos sentimentos são nomes para experiências dos seres humanos que se afetam bom então não faz muito sentido eu buscar por exemplo o amor verdadeiro ou o alegria verdadeira porque esse adjetivo verdadeiro pressuporia que existe já o sentimento antes de eu senti Lu xô Nossa dizendo que não não não é a gente dá o nome né dá esse forrozinho porque a gente vai expressando o que algo que eu sinto na interação com a vida com as
coisas com o ambiente com as outras pessoas então eu me acerto e aí eu traduzo isso por um nome que expressa de alguma maneira o meu sentimento então quanto Espinosa vai buscar definir os afetos justamente o que menos importa é o nome porque ele vai decidir em tentar definir o tipo de vivência o tipo de afetação de vivências desse afetar que corresponde é o que a gente chama docente Oi e aí essa gostei vai ser muito importante justamente porque porque como é exatamente porque é uma maneira de se afetar na maior parte das vezes eu
simplesmente afeto e quando eu vou entender aí o que que acontece em geral ao invés de entender o meu afeto eu vou buscar no senso comum no discurso dominante no ar na cultura na no ambiente familiar o que que estão dizendo que existe aí eu vou me comparar com aquilo que é simplesmente hoje uma convenção ou o ideal e vou dizer eu estou sentindo algo próximo disso eu não próximo eu tô certo eu tô errado eu tô mais para certo do que para errado eu devo eu não devo ir aí entra justamente os seus comuns
se casa com a filosofia metafísica lá e faz com que a gente acha aqui tá certo ou errado se culpe ou se absolva ou seja se julgue faça um julgamento quando na verdade a gente está sentindo então o que que os que nós vai para o povo e por isso ele é considerado uma Souza terapêutica né ele vai para o porque antes de mais nada a gente entenda que tá sentindo então é uma auto-observação sim só que não é uma auto-observação que julga não auto-observação de fora é uma percepção assim digamos né eu tô me
sentindo o Alegre aí eu parei deixa eu tentar entender essa alegria mas entender essa alegria significa Justamente não impor a ela ou contra ela uma definição uma teoria é ao contrário tem que tentar entender o que que eu tô sentindo Aí sim usar a teoria como ferramenta para entender melhor o meu meu afeto o meu sentimento é E é isso que eu não pensei em trazer assim que ferramentas conceituais são essas tipo spinosa traz para a gente entender nossas alegrias eu falei seu primeiro ponto da introdução um segundo ponto da introdução ainda é dentro do
senso comum e o que é que eu vejo por exemplo é ouvir recentemente um colega professor de Filosofia aí no caso né dizer meu nome né Universidade inclusive conheço ele pessoalmente receita é muito muito bom vamos competente mas ele tava fazendo uma apresentação uma fala sobre a questão do amor e do prazer em Platão Platão OK eu até o endereço que eu Platão é o grande autor da metafísica tá só que a fala desse professor era justamente tentando trazer Platão para nossa vivência do dia a dia tentando fazer um papel terapêutico assim aí eu achei
muito interessante a proposta eu ouvi assim achando bom vamos ver qual era o milagre que ele vai fazer né transformação que era bom E aí sem perceber a Claro já é na minha visão né é ele recaiu no moralismo na metafísica e eu acho que sem que ele próprio perceber E aí eu anotei né já havia foi esses dias então já viu o convite para aula não tem roupa deixa eu anotar vou ter aqui no meu novo fique do celular porque a interessante como também parte dessa introdução mostrar o quê que o Espinosa né os
nossos escreveu no século 17 e para mim é muito claro que ele é o principal o mais vanguardista ao todo o século 21 em termos de do que que ele tá trazendo né como chama de ferramentas conceituais para pensar em nesse né E então eu achei que seria interessante pegar esses pontos em que eu via esse meu colega né tá sentindo amigo que a gente e sempre mas quando a gente já se encontrou sempre não somente respeitoso mas com muito carinho e admiração minha que eu trabalho dele inclusive né de filosofia antiga Mas onde eu
via porque ele tava e o caindo na metafísica ou a metafísica se encontra né Tanto Faz aí eu vi assim ele dizia assim ele criticava E aí criticava não sentido a crítica da análise né que ele colocava como valor negativo E aí eu vou dizer que estão quase horas porque fazem parte do senso comum o prazer imediato e nas relações amorosas ou também nas relações de prazer com um objeto enfim a ele colocava como valor negativo a troca de objeto a ir a falta de compromisso Então me chamou atenção Opa em tradicional pressionar bem e
mais filosoficamente falando bem moralista filosoficamente falando não vocês como também mas digo beijo na filosofia bem bom a lista porque não e aí eu acho que Justamente que essas ferramentas que eu vou trazer do Espinosa e o tempo voa mais ajudam a gente a entender essa por quê que é moralista Onde está o problema disso né da onde eu tô entendendo assim a moral e com ela moralismo inevitavelmente só nessa físico assim como toda metafísica inevitavelmente amor a lista porque porque se eu digo que existe um amor perfeito ou um amor ideal ou uma alegria
ideal então eu já tô imaginando um critério externo que inevitavelmente vai ter um peso sobre mim e na minha cabeça é de julgamento bom então você cria uma moral não eu posso tá muito alegre Mas eu peço Puxa mas a minha alegria imediata então eu tô errado é aquele para entrar um certo errado não vai entrar uma compreensão do que eu tô como eu tô me afetando vai entrar eu estou me afetando e isso é o certo ou errado eu estava assistindo uma coisa que você organizou com Roberto Machado hoje e ele faz mais bonita
e falar de valores maiores do que a vida é isso né são valores que governam e reprimem a vida exatamente Exatamente exatamente eu fico né Roberto né naquela naquele vídeo eu tô de papagaio de pirata né Porque eu convidei ele foi meu convidado né no Café Filosófico sem e entende eu fiquei lá admirando né a sala dele né a gente era muito amigo muito próximo é bom E então então ó eu vou então agora na faz esse esse corte para falar das Ferramentas de que nós aí depois vou especificamente voltar para essas questões do Prazer
imediato troca de objeto falta de compromisso Então esse a gente Guarda para daqui a pouquinho Oi e a gente vai ver que o Espinosa o modo dele tá dialogando diretamente com isso e também com a questão do que na análise de Freud reaparece como princípio de prazer nunca sentiu do versus né princípio de realidade que basicamente princípio de prazer diria respeito a esse prazer imediato e o princípio de realidade diria respeito a essa postergação a essa tá faltando a palavra esse adiamento aí você adiamento do Prazer entrou de um prazer maior porém não imediato O
porém não tão prazeroso assim então isso a gente vai ver depois de Espinosa vai até aí também bom então eu diria assim que pros penosa antes disso é isso não ele vai diferencial nos a ferro e os dois atletas principais que são alegria e tristeza Oi e aí ele vai definir alegria como aumento da potência de agir e de tristeza como diminuição da potência de agir Então são definições isso significa o quê que a partir de agora os pinos Ah tá criando um conselho alegria então ele tava falando da alegria que a gente sente Ok
mas ao mesmo tempo tá criando alegria como um conceito então ele ele está propondo ele está criando uma ferramenta de compreensão da alegria que a gente sente e ele tá definindo alegria tá me entendendo alegria como aumento da potência de agir Isto é quando cada um de nós em algum momento do dia da vida a gente sente um aumento de potência e a gente se alegra então ele está definido isso com alegria e cada um de nós quando a gente sente uma diminuição de potência Isso significa que a gente está se entristecendo ele está definido
isso como tristeza a gente o primeiro passo alegria tristeza o segundo parar conceitual vai ser entre aspectos ativos e afetos passivos Oi e aí eu vou tentar explicar de maneira simples não os comentadores fica quebrando a cabeça e tudo eu vou já colocar coisa assim o mais claro que eu posso justamente para serem ferramentas úteis para a gente a gente poder avançar com ela então eu diria assim né quem é e o alguém tá tanta bom abrir a janela né ah é pois é a exata todo mundo mas se puder ver a cara das pessoas
que pouco mais vivo pelo menos do debate na TV agora melhor mas não pelo menos debate Então mas aí a eu vou tentar então explicar de maneira sintética e Clara Claro pelo menos embaixo eu quero saber se deu pra entender que assim a gente se a gente se alegra se o alegria um afeto diz que quer dizer que alegria é o efeito é um efeito não uma causa é um efeito da interação porque na interação me afeta o fato da Alegria ser um efeito né porque eu me aceitei aumentando a potência Então isso é a
alegria E aí vem uma pergunta não significaria que toda alegria aliás tudo afeto necessariamente É passivo porque eu precisei interagir e teve como efeito não como causa alegria supondo que só vai ser ativo né no sentido oposto a passivo só vai ser ativo for causa não não é essa ideia de Espinosa embora essa pergunta faça sentido porque parece haver uma contradição né um paradoxo então a explicação de penosa é eu me afeto interagindo e não tá aí a partir de idade quando ele fala afeto ativo afeto passivo é o efeito que é o afeto o
efeito ele pode se explicar pela minha própria potência e aí vai ser ativo ou ele pode ser uma resposta uma reação uma reatividade à ao outro ao objeto o outro ambiente é o que me acontece na interação E aí ele vai ser uma festa fácil e a tristeza Messenger definições ela vai ser necessariamente sempre passiva porque porque se a tristeza diminuição da minha potência é adiante potência diminui e não por uma causa interna ela diminui por alguma ação externa e o melhor é o efeito de alguma ação externa o efeito Enem de alguma som externo
pode ser psicológico disse que Imaginário mas era assim de algum modo na minha imaginação mais ou menos o fato aqui eu reagir as interações de modo a diminuir a potência então eu me entristece com a tristeza é sempre passiva E aí agora que a gente chega no x da questão que é a novidade da ferramentas que não existe hoje com 9 anos que é as alegrias nem sempre são ativas bom então o grande. Central da filosofia de Espinosa em relação aos afetos em particular as alegrias né é a diferenciação entre alegria ativa e alegria parceiro
E aí mais uma vez a gente tem que lembrar que ele tá falando de qualquer afeto né como afetar importância da Alegria como um efeito da interação como eu me aceitei comer ela porque a gente não vai poder falar tão facilmente de aliás Estas são as alegrias passivas Estas são as alegrias ativas o que depende da maneira como a gente afeta bom então por exemplo a eu posso pensar assim ó o homem veio vários exemplos acho que eu vou cochilar um pouquinho decidir falando exemplo Mas então a questão seria assim ó a grosso modo um
mesmo afeto ele pode se ativo e passivo por quê Porque não vai ser o mesmo a festa porque o afeto como a minha peça não é o sentimento em cima né E aí eu vou dar então exemplos para diferenciar alegria nativos da igreja passivas as alegrias ativas acontecem né não é São aquelas lá longe né acontece nessa formas de se aquietar quando né interação com o ambiente com outro objeto nessa interação a minha potência aumenta a partir dela ou seja a interação serviu como eu costumo usar o termo que nós usamos outro contexto de causa
transitiva Ou seja a interação ela é o que desencadeia é o gatilho positivo é o que desencadeia uma potência é minha então alegria e ativa corresponde mais ou menos a experiência que a gente vê se a do relatada em Instagram né E que é justamente o que aquilo que quando você tá fazendo Você se sente forte pleno vivo é aquilo que ou nos momentos em que a então por exemplo sei lá você pode ir eu tô a fim de a praia tá aí eu postar na praia com um monte de preocupações na cabeça e não
tô conseguindo relaxar não tô conseguindo fluir não tô conseguindo curtir Mas e aí Já vou dar um exemplo de alegria passiva né que eu a chave da Alegria para mais por exemplo é parecendo um descarrego de energias Eu tô descarregando atenção né então descarregar a tensão é um exemplo claríssimo de alegria porque é um descarregar a tensão de algum modo aumentando minha potência mas de alegria passiva por quê porque na verdade não é que a minha potência esteja aumentando eu tenho uma variação de potência uma sensação de aumento de potência porque eu estou retirando um
motivo de tristeza bom então a o modelo da Alegria passiva é o modelo do alívio Esse é o famoso povo aquela história do famoso bode na sala eles também você tá lá na sala se for tô meio entediado não acontece nada não tô alegre aí você bota o bode na sala aí você vai ficar bem triste aí você tira o gosto da sala nossa aí se sentir alegre né O que vocês não mudou nada em relação antes do pode entrar é só que ao tirar o obstáculo você sente aumento potência que não é um aumento
da sua própria potência é um aumento relativo ao que saiu ao alívio Isso é uma alegria passiva E aí alegria para se opor Santos tem uma graduação de alegria e passivos não indo para igreja passivas mais ruins para própria pessoa e enfim no caso para os outros também mais pensado a partir da Perspectiva da própria pessoa a alegria de não a sensação de aumento de potência por exemplo de uma Vingança e hoje também o que a pessoa se liga tá com ódio Então ela tá com a Jorge uma tristeza que destrói a própria pessoa que
tá olhando aí ela se vinga aí é o mesmo movimento do Anísio né Ou seja é uma reatividade é para se vingou aí vivenciou aquele momento de alegria passiva que não mudou a potência dela ela é uma pessoa mais realizada ela não tá sentindo pena ela tá sentindo aliviada em Ok e a princípio geral isso não vai ter muita duração Mas o problema já dialogando com a questão Inicial Não é que é porque a alegria da vingança é um prazer imediato Não é esse o problema não é essa questão não é esse o diferencial da
Alegria passiva em geral ela pode durar pouco tende a durar pouco justamente porque ela é reativa mais um problema da Alegria passiva e que nem sempre é um problema nesse exemplo sem problemas Nem sempre o problema é a reatividade dela é porque ela não é um aumento da própria potência É uma sensação de aumento potência ou um aumento relativo relativo a obstáculo que foi vencido é só alegria passiva é uma alegria reativa por quê que nem sempre é problema porque por exemplo um entretenimento a princípio essa negra aí vamos pensar pessoa passa sei lá quando
é minha inteira vendo todas as séries que exigem Netflix de outro canal de trem tava te ligando mas não é uma alegria e no aumento de potência da própria potência então passatempo esse passatempo é uma alegria passiva que pode ser muito boa mas é uma alegria passiva E aí nem o prazer medo de rato ele volta ele é a questão não é grande então o que caracteriza alegria passiva é que ela é reativa E aí a gente pode pensar claramente como alegria passiva essas alegrias auto-destrutivas como uma Vingança porque ela não apaga o áudio né
tanto que os serial killers não eles estão lá eles tem aquele é só que não mudou nada no no incômodo interno aí eles vão de novo né Marco o seguinte para o seguinte passe por ele faz né então a vingança que claramente uma alegria passiva e vem da tristeza e gera novas tristezas então é uma sensação de aumento potência que vem da diminuição de potência que gera novas definições de potência Quanto que é a alegria ativa não é uma coisa assim aí cima não a gente vivesse pequena se a gente quiser colocar como graduações pequenas
alegrias ativas ao longo do dia da semana que criar aqueles momentos Tudo bem pode pode ser que ela passa segundo dias ela empresa de gestão classificamos mas sim aquele momento que a gente tá fazendo alguma coisa que a gente tá inteiro ali pode ser um jogo videogame no jogo mas que não é exatamente uma alegria passiva porque porque pode ser alguma coisa que naquele momento eu tô inteiro é a minha potência tá aumentando a partir de mim mesmo então por exemplo lá eu tive alguma diversão ir meu dia melhorou nada e aí eu já vou
encontrar as pessoas já tô de melhor o morro opa não é questão mais uma vez digo do prazer ser imediato ou não ser imediata é questão de que aqui aquele momento foi De algum modo pleno autêntico Genuíno foi uma alegria ativa e isso dura dura não pela duração do Prazer dura porque me preencheu Por que me alimentou Por que desencadeou em mim a minha vivência de que eu tenho uma potência de que eu tenho uma força de que a vida é boa não é uma livre ativa o por isso não tem de propósito Exemplo né
Se ela de um vídeo game jogo de tabuleiro por quê porque podem ser coisas muito simples e não precisa ser assim nossa alegria antiga um quando você tá não é para usar uma palavra que os Colts usam Você encontrou seu propósito se você tiver um propósito E se você não só encontrar como naquele momento você tá fazendo algo da Ordem do seu propósito provavelmente vai ser uma alegria ativa mas pode ser muito menos do Fio não precisa ser algo incrível destrói já pouquinho extraordinária ele tá no ordinário por isso mais uma vez é importância de
entender alegria passiva reatividade e vai desde o facinho né psicopata eu perverso até as pequenas alegrias passivos que ok tem seu valor mas tipo não vai me pedir depressão não vai tirar ninguém da depressão não vai fazer ninguém se sentir mais forte mas potente achar que a vida é linda não as alegrias tipo pequenas coisas certamente vão com Oi gente sente a vida como potência ia e o poder justamente olhar as pequenas coisas é um jardim olhar se ela e aquilo uau é ser um desencadeador desse sentimento é uma pessoa que podem ser também coisas
incríveis e tá mas não precisa ser coisa incrível porque é muito mais justa ficou uma gente se afeta e não o rótulo de um tipo de alegria não é o que não fosse assim né digamos a jogar videogame alegria alegria de um rabo de ovelha passiva ou ativa Depende de como você tá sempre estando naquele momento Essa é a diferença não tem a alegria ativa e é boa agora classificar essa minha agora foi ativas não tem um monte como você se aceitou não um outro exemplo que eu acho que é fácil de perceber né também
né é por exemplo a relação eu não digo hoje em dia Muitas pessoas né me fala se a árvore Olha só sexuais voltando também para questão do anti moralismo né dessa ferramenta conceitual dos filósofos a elas são sem compromisso uma troca de objeto elas são eu prazer imediato é superficial o que eu ouço as pessoas falando o tempo que eu já vi de baixo uma pessoa que não se conhece usando o mesmo tempo essa aí como se fosse uma masturbação mas assim usando o corpo do outro e o outro usando o meu corpo se a
gente tira o moralismo disso nada essa experiência isso tá querendo dizer o que que é uma alegria passiva e pronto você pega uma lição tá jogando tá certo tá errado era nojento né longe não acabou moradia é só entender assim porque que sim geral quando a pessoa descreve assim ela tá escrevendo algo com um grau de frustração muito grande a não ser pelo modo ali só pelo barulho qualquer coisa vai ser pecado né digam é mais ponta que essa descreve o que justamente como ela se acertou né Ela tá dizendo aqui assim a frustração se
deve é o que era uma alegria passiva era muito mais não digamos eu não tava inteiro presente não houve em outras palavras não houve Male criativa enquanto tive outras relações amorosas Independente de ser só uma noite ou se a compromisso né para já dialogar lá com a fala com a tônica não é independente disso pode ser de uma noite esse encontro de almas nascer essa coisa que a relação com o outro desencadeia um aumento da potência da própria pessoa aí certamente ela não vai dar escrever essa experiência Independente de ser o marido a esposa transa
com a minha pessoas ela 1021 ou descer numa noite ou o que for ela não a escrever que foi como uma masturbação a dois não é isso né a própria masturbação também pode ser independente se arruma dois pode ser vivenciada como algo que aumenta a potência ou não com uma coisa mecânica para tirar atenção não é para descarregar a tensão então ou seja as alegrias ativas o outro ambiente a causa transitiva de um aumento da minha própria potência e por isso é é mais satisfatório muda o olhar que a gente tem para vida né sabe-se
lá quanto tempo vai durar essa mudança mas assim ao que irradia não alegria passiva que tem um grande espectro sempre é quando a é reativo é infusão é respondendo o outro o dom Eu costumo dar como exemplo também de afeto passivo assim digamos né hoje em dia que eu poderia Felizmente eu tô dirigindo um pouco mas dá para dirigir é bastante e ele vem dirigindo Rio de Janeiro raramente diferença muito gostosa né E aí às vezes Digamos que você tá lá dirigindo tá aí venha alguém ir te dar uma fechada cortado lá você vai se
irritar ou não se você já tiver bem antes Possivelmente você não vai sentar talvez até vem a sua mente assim nossa aquela pessoa deve tá muito mal né para fazer assim uma grosseria dessa à toa não sabe não quem mesmo não chegou mudou se você já não tá muito bem Possivelmente você vai se irritar a imaginemos que você além de irritar você tinha que continuar em frente o cara tiver fechada ver o direito aí você vai atrás dele E é didaticamente né você tá saindo do seu caminho você tá indo para um lugar que vai
te atrapalhar que você vai chegar mais tarde hoje você ia chegar você tá justamente sim sendo tomado pela diminuição de potência e aí digam que você vai lá e reclama com cara xinga ele aí aí ó alegria passiva lá então triste diminuição de potência tristeza e depois aumento de potência passivo relativo em função do outro a mesma coisa vamos pensar deu exemplo de jogo né vamos ver um vídeo game é um jogo de tabuleiro é bem Tem tem gente que não quer só tentar ganhar se não ganhou puxa valeu né O jogo foi gostoso tem
gente que quer ganhar se não ganhar se sente muito mal Oi gente que eu digo assim pode ser a minha pessoa no momento aqui no outro momento não né ir ou seja o prazer dela por um hábito e eu direi um ato que prejudique a própria pessoa né mal hálito não por um julgamento moral Mas por que prejudica para pessoa né assim ela na verdade se habitou a terra na igreja passivas tão alegria dela não é o jogo O que aquilo desencadeia da potência dela Independência ela não se garanto melhor é assim ela não tá
aumentando a potência dela e ela está focada na alegria passiva está em vencer o bom então é aquela Vitória que é uma derrota E aí se ela vencer Ok não na verdade ela não tá aumentando a potência pelo prazer pela fruição do jogo ela estaria satisfeita pelo que eu sou melhor que o outro ué mas você nem se eu não pensei que muda o ator potência muda nada mas aí é o foco está na comparação Eu Venci o outro e o outro foi vencido por mim eu derrotei logo eu tenho mais valor ou mais força
do que ou sou mais inteligente ou não sei então é sempre na comparação não tem moralismo nisso é ao contrário uma compreensão do mecanismo psíquico que vai fazer com que uma pessoa que bucha só vencer competições ela própria provavelmente ela observar e quem tá de fora provavelmente pode observar independente do certo ou errado de qualquer tipo de moral vai observar que o quê e ela tá numa frustração prévia e que se mantém mesmo vencendo analogamente obviamente guardando as devidas proporções É um mecanismo análogo ao do cereal filha é porque ela quer vir sim venceu tá
aqui no geral um prazer mas não é um prazer Independente de sua menor questão de ser imediatamente não deixa plena porque ela tá da dependência de mostrar que o outro é pior do que ela ou o que dá no mesmo que é melhor do que os e não assim estou expressando né diferença da expressão estou expressando a minha potência mas mesmo assim por joguei bem entrei no ganhei e Fiz a minha parte ainda né OK então é é o processo é o próprio está presente é que tá sendo Alegre Ok então aí voltando para Espinosa
para ferramentas conceituais o esp E aí para deixar bem claro e também para nossa Compreensão é desconstruir a questão da Moral e colocar no lugar essa compreensão que é o que ele chama de ética que eu o título do principal e outro dele ele vai mostrar o seguinte que a tristeza que a diminuição de potência pussy admissão de Potência em ser é sempre ruim porém no contexto dependendo do contexto e não do contexto assim em tal contexto isso não do contexto vivenciado ela pode ser boa nele próprio dar um exemplo muitas das vezes quando a
pessoa ela tá numa relação compulsiva com alegria e passivas a alegria passiva corresponderia ao que a psicanálise foi chamado de benefício secundário o ganho secundário Então ela tem um ganho leva o sintoma de grau se fosse usando o tempo da psicanálise só que Justamente a compulsão faz com que a pessoa de algum modo se anestesia um pequenas alegrias passivos pequenas no sentido assim de que chame nosso alegrias ativos e que a pessoa essas alegrias passivas por serem reativas não não resolve as tristezas e ao contrário em geral agravam e provocam novas tristezas Oi e aí
Dias Espinosa e achei infelizmente todo mundo vai ser reconhecendo exemplo ele dar tem certo momento aqui tocar no fundo do poço ele me disse assim que terminar eu tô trazendo tocar no fundo do posto é bom porque a pessoa acorda né assim cai a ficha ela percebe assim caramba eu não quero mais essas alegrias passivos Porque elas estão me impedindo estão sendo um obstáculo de alegrias verdadeiras de alegria nativas e ela terra não sentido do modelo de alegria mas a alegria genuína mas não no sentido do modelo mas no sentido da minha vivência do meu
afeto estão sendo obstáculo Então seja quando uma tristeza vem interromper um vício uma compulsão em alegrias em uma alegria passiva É verdade não é específica essa tristeza é boa e não para pra gente ver né quiser a certeza que em si é sempre ruim porque admissão de potência no contexto da vida nos complexos afetivos ela pode ser burra é porque justamente porque a gente não é estou sentindo isso depois eu sentindo aquilo quando eu tô sentindo isso é só isso eu complexos afetivos então existem tristezas que não fazem a gente refletir pensar cair a ficha
perceber que não é isso que eu tô querendo a vida não o nesse momento não estou satisfeito ou algo que gerou alegria ativa num dado momento já não tá mais gerando E aí passou a entrar numa normalidade numa rotina um pouco compulsiva né Eu eu quero que já foi alegria ativa agora está sendo vivenciado como alegria passiva Oi gente então a um afeto ele pode ser bom ou ruim nos contextos e por fim passeata não é que falta 10 minutos que tinha pensado nem filhos é Francisco quero muito não é debater ouvir o Finn especificamente
a questão do prazer e da dor onde Frozen série aí dentro o que você assistindo corresponderia né o prazer o princípio de prazer enfiar nacional que seria outra história que dialoga totalmente com isso mas é o prazer estaria mais ligado na em Freud para entrar ou ide né e o princípio de realidade ao superego Então como que se resolve esse conflito entre the superhero e o pior do que escreveu a ética e a hora de todo em geral em Latina e África inclusive ele vai chamar de prazer a o vai usar o tempo Tite latio
ti lascio um termo tilatti tilatti as tradições não conseguem nem sempre consegue ser boas às vezes aparece com cócegas a obviamente É horrível se a tradução de uma tradução pouco melhor é quando traduzir titillate como excitação eu proponho que seja traduzido como prazer Ok em artigos de filosofia não aumente e se mantém o latim para não ter esse problema da tradução para o titio acetila ó a mais ou menos igual a potência de vida potência de agir em geral nos artigos mantém-se o termo em latim Conan então conecte-se a última temporada também não quando eles
querem francês porque eu não tenho uma tradução boa a tradução seria esforço mas se fosse uma pessoa se esforçando esperando tá falando de algo que surgem nós não seria um esforço sangue de sujeito do esforço imagina né então mantém latinha com a assisti-las a mesma coisa gente lá eu tô entendendo como prazer pontual e fica mais claro que a gente lá se quando ele contrapõe o par né contrapôs dele é o que latinha do Ufa não tem dificuldade estação é dor né então prazer e dor Ok prazer no sentido pontual e dor Oi e ele
vai fazer um segundo para dialogar com esse que é ao invés da ti ti lascio que é pontual ele vai falar de um prazer pleno ele vai chamar a obviamente a produção mais direta que o português está erradíssimo ele vai chamar de hilaridade a em algumas tradições colocam hilaridade bom pelo menos no Brasil Hilário alguma coisa que faz rir então teremos mais ligar para ti lascio do que aí Larissa se mesmo assim não ser a NET lá se tá bom então não aumente os artigos mantém-se em latim e laricas e eu não proponho nenhuma tradição
a tradução que tentam colocar para ter algum nome não porque não mente quando se trata de um livro você tem que fazer todos os termos você não mantém de vez enquanto o original porque você não achou um terror de quatro e coloca as como satisfação que é perto não é essa ideia mas ok algo essa que passou pela Então vou manter latim milagre o seu contraponto aí fica aí fica claro que a melancolia rock então Ou seja a titi la Siesta para ir lá e três assim como a isso assim como a do louco está
para melancolia tão átilas prazer estar para Ilari ter esse prazer pleno assim como a dor está para a melancolia EA melancolia em Espinosa séculos antes de Freud bem no sentido Ford ano essa dor que toma o todo da pessoa estão pra terminar como que usaria essas novas ferramentas conceituais dialogando com as que eu apresentei até agora e quando a gente sente uma alegria ativa esta alegria ativa e se a sensação de aumento da potência essa sensação de tá viu ela é uma hilaritas naquele momento alegria no estômago por inteiro porém e não há hilaritas que
comece de repente assim dele tá toda hilaritas começa na interação como outro com ambiente ou com alguma coisa a gente tá fazendo ou seja toda hilaritas se inicia sendo tendo como causa transitiva é sendo desencadeada sendo ativada por uma kitlife bom então é sempre pontualmente que quando o pontualmente ele não gera em nós uma reatividade mas ao contrário desencadeia o aumento da nossa própria potência a gente tem uma alegria ativa E do mesmo modo que é inevitável dores porque a do significa contrariedades significa pequenas diminuições da potência de agir uma diminuição da potência o pontual
dores impossível cantores na vida não ter relatoria é possível porque a melancolia justamente quando a dor toma o todo da gente sair seria o caso de depressão é seria o caso de ressentimento também que aquele fica na poluindo a mente da pessoa e ela não consegue se livrar do mal que fizeram a ela de um modo geral a gente pode até diferenciar conceitualmente dor de sofrimento do Impossível sofrimento seria o que a gente usar os termos dessa maneira né seria o poder a gente poderia guardar essa palavra para dizer o que é quando eu sofro
porque eu de algum modo consciente ou inconscientemente e eu acho que eu não deveria estar sofrendo né eu tô sentindo uma dor mas eu acho que eu não devia tá tendo essa dor porque ela é injusta porque papai do céu injusto que a vida é injusta Por que eu queria ter uma vida sem nenhuma dor aí eu vou sofrer pelo fato da Dori não não é a dor ao contrário muitas das vezes a tua vida até sempre enfim é uma pessoa para deprimir ainda que sem perceber inconscientemente por que ela não tem coragem de vivenciar
os dois né que é opcional se chama Do Luto se a pessoa não tem coragem de ver se as dores porque é doloroso a tendência é que isso mantenha a dor Oi e a pessoa substitui como se fosse por uma outra dor Oi e aí ela acaba se alto reprimindo porque aí o para fechar vou botar uma pitada de noite porque Como dizia noite né dure prazer tão amorosamente embaçado bom então não tem como ter só prazer porque dorme com seriedade aí o que é prazer eu preciso interagir isso é interagir eu vou ter prazer
e dor e dor e prazer a questão é quando eu não aceito as dores E aí a tendência é que eu recubra eu duplique aquela dor um pouco sofrimento E aí eu vou estar indo na direção da melancolia e quando eu consigo aceitar as dores não só isso me faz aceitar a gente lá como eu já fico numa disposição afetiva mais favorável asilares as alegrias ativas as alegrias mais plenas então aí para terminar a ti lascio Sim ela assistir Laços que a gente inventar um aportuguesando o plural Kids Latin Celeste Latte não vou mais assistir
lá se a portuguesa é elas podem gerar lindas ativas e podem ser alegrias passivas como por exemplo os amigos recepcionei na eu reajo eu reajo eu real é sempre Pontual é porque nunca vai existir uma Ilari tons passiva alegria passiva porque alegria passiva não tem a força de tomar todo o meu corpo o que pode tomar meu corpo errar a melancolia Aí sim as alegrias passivos e vão atrás de ti lascio passivos podem gerar em mim uma tristeza generalizada porque alegria passiva não tem a força de tomar todo meu corpo de ser Easy transformar em
alegria ativa enfim ó acho que eu fui quase britânico aqui no horário né quero muito ouvir vocês e em todos os sentidos não era seja tirar dúvidas seja Enfim sei lá Pergunta questionamento o que for o primeiro é eu tô pensando aqui mas primeiro eu vou eu vou botar água no moinho né para mas eu enquanto estava falando eu e no dicionário da do Mack onde tem eu coloquei no status Em inglês esse leichan existe e isso é uma espécie de é uma quase entretenimento ou leviano é uma raça é isso não é exatamente isso
mas faz sentido que a palavra tenha gerado esse sentido a ré quando se traduz em português por excitação tem geral né excitação sexual né mas não só né excitação então ou seja o que que está na origem desse sentido e significado o fato de que a Ti lascio em Espinosa é pontual é para falar que é uma alegria pontual nesse sentido que é uma igual cutucar não vai vender por legal outra coisa linguística eu fiquei como talvez eu fiquei Mas é verdade eu vivo entre dois idiomas inglês e português então eu vi você usar a
gente se acerta em português em inglês a voz passiva é isocred quem é afetado é afetado como é ele não original e no pensamento de Espinosa e como é reflexivo ou eh então no latim né que o tipo nossa usa Olha o que teria que olhar perfeita colocação teria que olhar a frase né as frases mas a definição de afeto os pneus a definido assim de maneira é uma modificação do corpo aham e sua ideia mas quando eles dizer sua ideia primeiro que tá falando de uma coisa que é concomitante e não é a ideia
que a gente pensa é deck em sem né então o que ele está dizendo aqui ao mesmo tempo existe uma impressão e essa impressão é sentida ou seja corresponde aos sentimentos ao ser uma modificação sempre tem um objeto que modifica é por isso que inclusive comentadores de Espinosa no se a sentido próprio beleza eu acho que se confunde aí porque como tem um objeto que impressiona parece que ao ser afecto necessariamente É passivo eu não não leio dessa forma ah tá ninguém eu olhei o que a imagem que eu tenho assim seja bota assim uma
mão colada na outra assim de palmada Qual é ativa Qual é a passiva nenhuma das duas então eu vejo assim tudo é uma interação só que a interação tem um efeito e quando o ativo passivo não diz respeito à própria interação de respeito a este feito desencadeia é desencadeador da própria potência ou este efeito é uma defesa é defensivo uma defesa psíquica a uma reação é réptil até do português na quando a gente fala de atividades não Ok pode ser simplesmente é de reação Tá mas quando a gente fala uma pessoa reativa a gente quer
dizer justamente o que ela reagir antes de ser racionada não ela tem uma reação prévia é uma pessoa reativa é o que você dá uma sugestão ela já entende a sugestão como um ataque né ou seja ela está se defendendo na verdade coisas anteriores na memória dela ela não está presente no atual é mais um dessa ideia que eu entendo do afeto passivo aham como acerto reativo ou seja o atual desencadeia uma reatividade uma defesa e não acerta ativo o atual desencadeia igual desencadeia um aumento da minha própria potência e aí desculpa mas isso teria
que olhar ótima colocação como é que é o latim de Espinosa se afeta ou é afetado mas conceitualmente daria no mesmo entende outra coisa antes de abrir para os os presentes e as 300 está disciplina foi pensado ele parte a por essa vontade mesmo que o induz A de pensar sobre o que nos faz bem e o que não nos faz bem exatamente mas o Google onde estão as as as possibilidades de uma a sensação de liberdade uma possibilidade de engajamento na vida no mesmo do confinamento e não sei mais passado eu dei uma disciplina
em que a gente estudou empiricamente a 2 CDs dois álbuns um deles era de Emicida em que ele tem uma parte que ele também apareceu na discussão entre nós aqui que pequenas alegrias da vida adulta você se conhece mesmo não é o as alegrias é uma observação do Panorama do bairro pobres acordando tá então é a minha lindo para escola tem uma série de pequenas cenas assim é quando você fala do e deu uma filosofia aqui também é terapêutica como é que você entende essa questão da Alegria como é que isso é ele deu eu
tenho três que parecem autoajuda né você se posiciona nos fluxos é mas como é que é o que você vê essa questão eu sei que você já pensou muito sobre depressão por exemplo que é um grande problema hoje então é como é que você porque tipo tempo das extensas e entender um pouco sobre esse problema com o namorado conglomerado na disso efeito então eu vejo assim é e onde estaria um um limite vamos chamar de limite no limite da autoajuda né E aí pensando filosoficamente e acho que não à toa às vezes parece que o
endereço está no alto junto Porque eu acho que delícia escorrega nessa casca de banana cai um pouquinho nessa armadilha que seria o que é o limite da autoajuda eu vejo que é filosoficamente falando ela aposta na força de vontade e portanto na consciência Então é assim eu tenho que ter mais vontade eu tenho que me forçar acordar cedo e fazer um exercício eu tenho que ou seja existe a ideia do tu deves né que a gente fala de ver eu tenho que então entra em conflito o conteúdo está sendo proposto com a forma que está
sendo proposta porque a forma é de um imperativo E aí o Ou seja eu acho que therapêutica mente problemático justamente porque forma e conteúdo não estão juntos e cai no na ilusão knit a denuncia que Espinosa então denuncie explica direitinho do livre-arbítrio como se fosse possível mentalmente eu me obrigar sente Como assim ela eu sinto como eu sinto eu não tenho esse poder então ao colocar e um mental que na verdade eu tô entendendo como dissociado é uma auto-imposição isso el a própria origem e fundamento do pensamento metafísico e eu me coloco como se fosse
no mundo das ideias mas é só minha mente e em ponha da minha mente para contra mim mesmo na verdade agora eu vou fazer essa coisa e não não é que ele não possa gerar bons efeitos mas tem um limite nesse vão ser feito sim geral quando a pessoa vivencia esses limites Onde está né o crime perfeito né que não deixa vestígio a pessoa não vai pensar que o problema é da autoajuda que o problema do método ela certamente vai cansar eu não conseguir todo mundo tá conseguindo e eu não e aí ela se culpa
ela acha que ela que não teve a tal da força de vontade bastante o livre arbítrio dele que não é livre o bastante e não é isso eu dá para perceber pela filosofia da mente onde está a armadilha né Onde tá a pegadinha é é bom o aonde que eu acho que o beleza escorrega que os dois vai falar e vai chamar atenção a consciência é um da CET ciência a posteriori do que eu já senti que é o que eu Espinosa diz então eu dele ele vai escrever perfeitamente isso Porém quando o desejo pega
uma parte da parte da época da parte 4 da ética não se é pequena em Espinosa e ele bota uma lente de aumento que é o que o selecionar os encontros o que Espinosa encontros no a tinta o cursos que deu em português ocorrência selecionar os encontros endereço em Espinosa não então primeiro falando Espinosa Espinosa na minha leitura claramente significa o que significa que se eu tô no ambiente que é completamente hostil a mim então pode ser assim um casamento que já deu o que tinha que dar que tá totalmente frustrado pode ser um bairro
que tá em guerra Pode ser sem pensar em ambiente que só realmente muito hostil uma relação perversa com alguém seja eu ver dessa seja eu a vítima né é Enfim então ela são tosse ou seja tem certos encontros e assim não dá você querer que você se afete bem incerto de contexto Tu vai querer demais seria acreditar numa onipotência ou cair na armadilha da disputa vou provar para mim mesmo ou pior ainda vou provar para os outros ou vou provar para Deus você lá né Ou seja você vai estar e é acabando mais ainda o
seu buraco assistiu Então você precisa ter isso em mente ir portanto em algum grau em algum grau selecionar os encontros na selecionar os ambientes e as interações não está me fazendo mal dela sair com um grupo de amigos que todo toda noite se embebeda Ok pode ser pessoas queridas mas tá me fazendo mal eu tenho que selecionar que ele encontra posso até continuar amigo dele mas não posso ou então teria aqui resistir aí não consigo largar o problema é que o meu livre arbítrio não tá tão livre eu não tenho força juntas ou seja os
planos está justamente pronto gente saia do modelo da culpa quem sai do modelo da moral E aí agora onde que o endereço me parece que escorrega cai nessa armadilha e recai na metafísica um pouquinho né apesar das intenções dele quando ele coloca selecionar os encontros como se fosse um dos ápices da filosofia terapêutico nazista não pode porque porque ninguém tem um poder absoluto de selecionar os encontros e se você acha que você pode selecionar totalmente primeiro você vai se frustrar segundo você vai se culpar você já recaem todo todo problema porque não tem como você
acertar tudo porque porque você não é onipotente e inclusive porque o principal em Espinosa assim é o que é assim tá Dá uma selecionada aí nos encontrar agora não seja muito exigente porque o principal é como que eu vou me acertar bem o encontro só que se o ambiente for muito longe para ser mais difícil mas você também se o ambiente for favorável Puxa que maravilha eu vou menos difícil mas faço minha fé também porém Quantas vezes a gente não tá no ambiente favorável e mesmo assim não consegue se você também é isso aqui que
interessa para Espinosa e portanto o foco principal não faz sentido que seja selecionar os encontros eu vou até dar um somos hoje ela falou para cá não né mas é assim eu tenho um amigo né que ele conseguiu um ano sabático no emprego dele e aí teve uma reunião de amigos e Túlio povo pegar um ano viajar pelo Brasil não tem o endereço eu não estou indo para lugar nenhum vou andando para descobrir na hora vou indo conhecer pessoas novas lugares novos então aí ficou realmente um ano é uma depois uma reunião com os meus
amigos e aí como é que foi ele tá legal puxa mais gente achou que você tá assim os dez Magos renovado ele não O problema é que eu fui junto o resultado fora você tá também mas o fora é um dos elementos então o que que nossa vida é muito mais assim se o ambiente for muito hostil Puxa você tem que pensar e mudar o ambiente é É mas não vai ter um ambiente perfeito então assim como que não eu eu penso isso sim a pandemia tudo bem no Brasil tão horroroso e é revoltante porque
ele não precisava estar mas tá o planeta todo mais ou menos vivendo esse momento recente pensar na peste bubônica e peste negra igual fez pensar em guerra foi então horroroso aí quer dizer o que a pessoa que viveu lá sobre a guerra se ela não pensar terapeuticamente eticamente como esperar você tá profundo como que eu vou me acertar acabou né então a vida dela não valeu não então o famoso Sim vamos botar entrasse matar né porque realmente deu azar está vivendo nesse período Ok em ambientes hostis a mais difícil já tá bem É mas o
mais importante dessa ética e portanto também tem um aspecto político profundo é assim tá mas como que eu me afeta o que podia tá tudo favorável já eu me afetando mal né ou eu fui junto né coisa não se modifica na minha forma que me aceitar não vai adiantar tá o mundo perfeito cor-de-rosa porque dores sempre vão existir é muito bem então vocês que estão aqui presentes sabem que eu não acho que silêncio é nada além de alguém tentando então eu vou parar de falar a gente vai ficar aqui ouvindo até alguém criar coragem e
falar o que pensa o que têm curiosidade para entender melhor como é sua reação o que que chamou a atenção nesse o que o professor André Martins falou como é que vocês entendem o que ele falou se tem alguma coisa que vocês gostariam que ele desenvolvesse mais ou alguma experiência paralela que gostaria de propor vale tudo isso e não tem Pergunta boba não tem colocação boba saído é importante e tudo será colhido em E aí E aí e Foi útil foi no tio Deu para entender não deu para entender fez pensar não fez e eu
acho que faz muito especial que algumas cotidiano vento não simplesmente tempo né ela não tem que uma faixa de peso cabelo para você Michael ele que ela eu vejo sempre me traçado por isso né mas é legal ver como uma meditação momento diferente a mesma pessoa pode desenvolver de forma diferente começar a formativa ou não necessariamente vem sobra perguntando que legal eu peguei na extensão acho que é que internet ainda assim já saem nas relações Japão dois digital e como muitas vezes alguns carros que outras vezes seria muito mais passivos Estou nada para fazer ativos
da Guarda é porque encontrar amigos e fazer um pacto entre assim que antes era tão usual banal é agora reclama energia Uns poucos é vestido não dia de trabalho mais um esforço de energia ativa da contribuição ai que legal ai que legal Caio então e eu vejo assim para Isabel acho que é muito mais comum muito mais como muito mais frequente no senso comum na vida do dia a dia sim sem pensar até pela questão da cultura é as pessoas se culparem não vou ficar em com esse critério que a gente viu que é Platônico
né que é assim mas é só um prazer mediar a tomar alegria média uma ideia que é uma alegria e média ficou o problema nisso não Ou até usando os termos de Espinosa de 17 pegasse o sistema de hipnose e transformar-se numa moral não e foi uma alegria consigo a idade forma alegria paz eu não tem problema se ela queria passear questão é assim isso tá me fazendo bem tá me fazendo mal tá me fazendo bem qual contexto tá me fazendo mal esse tá me fazendo mal também não adianta vir com o parou me condenar
é sem puxa aí por que que eu tô buscando algo está me fazendo mal a mas o tema de Valência é ruim por um lado bom por outro é é muito mais assim do tio a ideia não é gerar um alto policiamento É sim geral é o que as pessoas fazem mais espontaneamente a ideia ao contrário é abrir mão larga a mão do alto policiamento para poder perceber como sente e as transformações vem dessa percepção não é assim legal pensei entendi mais ou menos agora Relaxa não vamos ver daqui a um mês como é que
eu vou tá me sentindo porque os afetos que transformam pela compreensão sem que a gente esteja nesse lugar de sujeito querendo transformar os afetos eu vejo muito assim e eu nesse momento não tô dando aula na graduação de até o primeiro semestre só da pandemia aí deu uma parada agora mas dando aula na graduação semestre é mais seguinte aí na no curso de Filosofia e o durante um comercial de 15 anos na graduação né de Filosofia na pós tô direto mas a o mesmo valor não podia fazer como disciplina diferentes Vale ser mais seguintes o
meu curso lá na filosofia é assim e podia também às vezes já gastou todos os cursos que podia fazer mas que continuar assistindo como ouvinte não e era muito comum as pessoas falaram assim puxa No início eu ficava pensando assim como que eu vou aplicar e não o que o André Espinosa tô falando tá é ou será que eu tô sendo assim ou assado que eu quero ser de tal maneira eu e o meu meu meu esposo me até cearei de desconstruir não relaxa só pensa em relaxa e aí as pessoas depois de um tempo
me traziam assim Caramba eu achei que ela não sabia se tinha transformado meus afetos minha maneira mais e tal não mas me envia numa situação análoga a situações que eu tinha vivido várias vezes anteriormente e que eu sempre reagente uma certa maneira e eu me envia Aconteceu uma situação nova e eu vi a gente uma maneira completamente diferente E aí Opa essa é a transformação real né não é você se policial é você compreender ou agora deixa eu ver o quê que isso vai dar deixa eu ver os efeitos né E aí a gente se
percebe ele se afetando de outra maneira porque tá se afetando não não está buscando o acesso que tá prontinha ali Esse é o seria ótimo me afetado então ok seria ótimo mas você tem que dar uma relaxada para ver se se afeta daquela maneira ou não porque se você quiser ser tudo no controle e provavelmente você não vai conseguir transformar os afetos Então são dois modelos muito diferentes né o modelo metafísico do controle e esse modelo e manete de compreender e dá tempo ao tempo E aí é engraçado que você falou é sua casa tô
falando de terapia né que você aprende você falar para aprender um passo aí aí você arranja uma guerra de guerra de novo até que você falar hoje foi diferente mas fica triste não você falou agora no final de afeto positivo e negativo E aí isso não necessariamente está diretamente relacionado a uma lei que ele é ativo ou passivo alegria tiver pode ser negativa também não aí não tem como a gente tem que parar para pensar que exemplo que uma alegria para serem negativo não tem e nem no contexto que alegria ativa e somente é um
nome para quando a gente está se acertando a partir da nossa própria potência não tem como ser negativo vou falar para ele apaga a passiva Sim claro com certeza né e as tristezas Por incrível que pareça em dados contextos podem ir para um bem há males que vêm para o bem né diz o ditado é isso a tristeza que podem ser boas né E aí e se não se tornarem melancolia uma mesma coisa boa difícil de pensar mas ok a gente tá no momento de depressão também pode ser até né ao sair da depressão que
passar por essa experiência enriqueça e em faça a gente vê a vida de uma maneira mais ativa mais positivo por isso que quando a esposa que estão pensando numa Perspectiva da imanência o principal é a experimentação é experiência de vida por isso que é olhando de fora pode parecer auto-ajuda mas qual é a diferença que autoajuda é você no comando a e o que está sendo proposto não que de fato é terapêutico é assim compreender e deixar fluir compreender e deixar fluir agora se tivesse eu quero entrar no fluxo não seja fica contraditório né e
como é que fica tem duas coisas que eu queria entender melhor a relação com alegria o com essa alguma maneira ou orientação não busca mais orientação para a alegria uma eu luto EA outra é a raiva e como é que elas são a única uma coisa muito comum hoje em dia não tem não tem Como contornar pessoas que em gerações passadas não teriam sentido esse tom fortemente né hoje e sentem ele aparece aqui é necessário Não é não é uma coisa que é infértil mas ao mesmo tempo extremamente difícil uso tu me parece que ele
é sempre necessário o que não significa que a gente precisa o deva se for Saulo eu acho que a gente tem que ser permitir rolo então enquanto que quando a gente vai na para o século 20 por exemplo ver ontem não historicamente o que que acontecia a pessoa ela tinha até que ter atualizar um look né porque o luto era muito mais ela tinha que mostrar para a sociedade que ela tava lotada eu não tinha aqui no velório tinha que chorar no velório tinha que vestir preto Tic tem que tem que tem que isso não
quer dizer que o luto não sentido psicológico do tempo estava sendo vivido o que existia um ritual tão impregnante que se a pessoa não fizesse aquela aparência ritualística é como se ela tivesse sendo de respeitosa por quê Porque era uma cultura muito mais moralista de julgamento quando a gente entende o valor terapêutico Do Luto aí nós vai adiantar nada eu me forçar O luto porque é uma vivência psicológica Mas eu posso entender o valor terapêutico me abrir o Lu eu acho que sou socialmente a gente tá entendendo um pouquinho melhor isso produto da pessoa pode
ser feito ou sem demonstrações de luto porque é uma coisa interna e agora quando a pessoa não consegue fazer esse processo de lucro aí certamente ela vai entender por uma melancolia né e fazendo no sentido freudiano que a perda de algo ou de alguém ou de uma expectativa de um projeto acaba como se fosse uma perda de parte da pessoa que é o que informação dizendo aquilo irradia por toda da pessoa é mas é sempre uma e radiação daí a ideia do afeto passivo é sempre uma EA radiação imaginária nós não seja real o efeito
é muito real mas ele na mente é uma radiação mental E aí a gente entende melhor a importância do de se abrir para o se permitiu o outro se permitiu luta justamente o que poder sofrer poder sentir dor pode sentir dor poder sentir dor assim dá tempo ao tempo e aí ok a gente vai repartir na recomeçar já disse assim puxa eu reconheço que aquela perda foi importante não porque até por exemplo Às vezes tem um parece que eu dou em aula eu dou eu sou e fala assim puxa mas é muito próximo da filosofia
oriental sim não porque depende né porque a filosofia oriental quando ela coloca a gente está vivenciando é uma junção véu de Maya não é isso que esses autores da imanência é tão sujeirinha de propondo não tem razão ao contrário das coisas singulares são muito importantes né então assim por exemplo não sei como é que sofrer então a gente ouvir histórias assim pessoa perdeu o filho não chega morreu aí ai tá triste o filho morreu aí aí o outro Responde se não mas ele não morreu ele parou de viver porque eu não tenho um sentimento de
apego de posse de nada então não era o meu filho era uma outra vida que terminou seu Ok pode ser bonito de dizer eu acho muito estranho pelo menos não é o que está sendo dito por exemplo Espinosa onde as coisas singulares ou seja únicas tem muita importância justamente por quê Porque através delas que se da Alegria ativa e essa alegria tipo assim é um religare com a não recebeu substância com a vida com potência da vida agora ou seja né Por exemplo o enterro da psicanálise eu gosto o iníco o seu eu não aprecio
a teoria lacaniana que a teoria lacaniana um dos pontos né que eu critico assim o objeto outro em francês né com a uh outro objeto a hum na verdade você acha que ele é o outro o o a maiúsculo anel grande ouro e aí o objeto que é o outro pequeno outro pequeno lá vai ser sempre frustrante porque na verdade você acha que ele te completaria encontrando o grande outro e aí você troca de objeto porque o próximo vai te completar o próximo vai completar até que você percebe que nenhum vai completar e de algum
modo você se acalma Mas tem uma resignação aí o que os pra nossa propondo nunca sentido ao Contrário primeiro não é um grande outro é um grande um é porque eu sou o modo da substância eu sou eu sou parte da natureza então a natureza não é outra em relação a mim ela eu estou dentro dela segundo o objeto a nunca é o oposto do que ela nunca é um objeto lá é um objeto específico então eu objeto Fulano objeto beltrano tão uma paisagem diferente da outra uma casa diferente da outra uma pessoa diferente da
outra Oi e aí entra dentro de Espinosa não como dirigir colocou uma Leite aumento mas entre Sim essa seleção de encontros vamos tirar a coisa do sujeito né que é o que uma relação com alguém ela é única Então ela é enriquecedor de um jeito que a relação com outra pessoa não vai ser mais com a outra pessoa vai ser de aquecedor de outra maneira tão as relações são todos em perfeitas tem aquelas que são tóxicas perversas bom aí realmente eu tenho que entender por que que eu tô neurologicamente insistindo nessa repetição mas tem outras
relações e não se assistindo Claro essas coisas podem se misturar e no aspecto você tóxicas mas em pequenos potes né dentro da ambivalência a parte boas e enriquecedora etc não é igual a tristeza que pode ser boa no contexto né então é as relações são ricas de maneira única e singular a o Ou seja é através Se a gente fosse usar os termos do Lacan contra Lacan é através de um objeto armas de um objeto aqui é diferente do outro é que eu encontro o grande outro sim mas que não é outra um Ou seja
é Nati ti lascio que eu encontro hilaritas porque em Lacan e lá e traz é só idealização é só mentira Acho que você vai gostar de Emicida porque eu acho que ele tá dizendo isso olha essa música mas pequenas experiências e nos pequenos encontros que existem as grandes intensidades e e eu digo assim a inclusive os meus cursos especificamente sobre as relações amorosas né É não é que você tá gostando sempre uma completude que nunca vai existir você tá tende a buscar sempre uma completude que você já vivenciou o que você vim do ventre materno
Então na verdade está buscando alguma coisa não é que que é só da sua imaginação elas imaginação não tirado do nada que você já vivenciou isso então se você ver dessa forma você primeiro aceita que a relação amorosa não vai te dar completude porque todo o prazer Tá amorosamente embaçado com dores Então vai ter um trazer em frações de segundo e as relações no seu na sua riqueza podem nos trazer vários momentos de alegrias ativos Isto é se causa transitiva de momentos de completude então é uma completude que não a completude para sempre é uma
completude e pontual né você já at lá se gerando hilaritas mas a própria e lágrimas é momentânea não tem mais laricas na ao modo da filosofia metafísica Quando eu encontrar o grande amor aí nesse sentido Freud que eu acho que é bem metafísico na teoria ele entendeu olha só essa tal completude para sempre é só na morte e curtir só que aí é quase uma ironia né que você não existe mais ou seja então é lá parte dessa ideia do Freud que o frango e busca em chopper Hours que por sua vez busca isso na
filosofia oriental o vedanta aqui em por isso que o Fred vai chamar de princípio de Nirvana ele diz o prazer Total não tenha só morrendo ou seja não é que você não tá mais a letra sentir enfim eu fiz para nós tá dizendo não olha olha o questionário contrapõe ele tá chamando esses momentos de laricas de momentos de eternidade bem ao modo que eu nem fala de eternidade e que o Vinícius de Moraes fala eterno enquanto dure tô aqui o eterno significa o que sair do tempo puxa Quantas vezes a gente tá sentindo tão Vivo
que a gente está fora do Cronos fora é uma experiência de sair do Cromo na do tempo medido Eu tô inteiro lá igual o Fernando Pessoa né numa frase famosa dele de 100 inteiro em tudo o que fazes aí pensando em termos de afeto o esses momentos já tá inteiro está fora do tempo a unidade não é de perenidade não é de lá fora da vida ao contrário é só como experiência da duração que eu posso ter a vivência da eternidade EA experiência de eternidade vai ser pontual aí Dias Espinosa é todos por mais que
se afeta em com tristeza por mais que odeie em que se virem que estejam mergulhados na passionalidade um da festa as pessoas todos o conhece por experiência porque não tem como não ser preferência ou que a eternidade é e o que em algum momento né a nossa potência a expressão da vida como um todo a gente está vivo então em algum momento a gente está vivenciando a eternidade ou seja tão da completude a gente tem momentos de vivência e completo de claro uma pessoa com muitos problemas sim pode ir ter menos até se sentir em
Pânico né quando tem momentos de Plenitude enfim aí vão ser todas as variações de acordo com o canal história de vida cada defesa psíquica mental mas todo mundo de alguma maneira e provavelmente não foi uma vez assim ele faria em vários momentos da vida tem momentos de eternidade que são esses momentos da completude não poderia Tem mais alguém que gostaria de falar aqui a fala ao é o que falar na hora da é um alô os carinhos quem é a ajuda é aquela hora não tá podendo ligar câmera agora mas eu tô conversando com ela
aqui que é muito legal ver como as pessoas aqui se anima né ele gente animado também Que bom E se eu vou percebendo uma rapariga percebendo as coisas que a gente já desligou esse assim atrás eu não tenho bagagem do akane dormir depois mas é tipo é legal ver como Trono investida em algumas coisas mais populares digamos assim ele disse que tinham feito sabe ficar bom Ah tá bom trazendo algum ensinamento algum aprendizado ainda que não seja resumo do unicórnio ou de alguém assim é muito legal bacana eu vi que a mãe a Bruna né
falou também que tá não tô podendo ligar a câmera aqui olha quem quiser também é alívio tinha uma pergunta agora um comentário quem quiser também escrevo por escrito fica à vontade às vezes pensam ou não tá podendo ligar câmera watch me Dancing pode ser prescrito também que eu olhei mas diga livre então você quer alcançar eu de fato Comecei a ler sobre isso esse semestre sobre a alegria de fato é um tema muito recente para mim os alunos toparam entrar na história e Ventura que aventura comigo mas de fato estou estou lendo e relendo alguns
poucos textos e aí topei com esse termo conatus e eu entendi falou que eu pesquisei que conatus é potência a assistência devida uma coisa assim agora isso me faz muito sentido porque as pessoas falam o tempo todo das cores a serem potentes e eu fico com o dava muito né a maior o maior elogio era que alguma coisa era potente Mas quem traduzido de volta ao seu sentido eu não sabia do seu contexto faz mais sentido lá que o potente é aquela aquela vida residual digamos o ou a chama mais ou menos constante dentro de
cada um lá tem vários metáforas possíveis poderia poderia ser algo que a gente valoriza na mais que a gente valoriza também pelo que não é ainda o que poderia ser mas não é a isso aí é também foi agora a origem da palavra conatus que que é assim é uma palavra dele ou nada que eu a identificar a sua interpretação né observação eu concordo plenamente né totalmente o termo conato é um tempo que era utilizado por outros autores da época de Espinosa por exemplo nobres utilizava conatus e a filosofia do Robson é bem oposta que
ele na verdade penosa que vem depois mas da minha mãe só contemporâneo mas para nós é mais louco ele pela se contrapõe a Robinson pontos fundamentais mas só para ter uma ideia um outro contemporâneo de Hobbes e de hipnose de de cá também usava o termo conato era Nilton só que o Nilton usava para física a famosíssima lei da inércia a a força inercial é o contato então conatus em latim e antes de ser usado pela filosofia significa é justamente um esforço sem senso jeito né porque tudo bem que na vida mecânica prática você tem
que empurrar algo para ele se mover sem um impulso não então com nata e significa e vamo ignorar o Peteleco Inicial conato significa o quê o movimento de inércia se não encontrar resistência vai se mover eternamente o seu conato tive E aí foi usado pela filosofia para falar justamente dessa vida interna dessa potência de vida exatamente causa disso porque se a pessoa está viva ela tem contato e assim acabou o meu canal se não você tá vivo aí aí então quando morrer as senhor seu conatus acabou só que não na verdade é uma frase que
não faz sentido porque você acabou então a Hobbit não tem mais o seu canal Essa é a mais o meu corpo continua como cadáver OK aí que que dizem Espinosa as partes o corpo não é mais é a pessoa porque a essência da pessoa não são as partes materiais e nenhuma alma suposta alma um fantasminha ali que foi embora são as relações entre as passam a vida está nas relações entre as partes o cadáver essas relações se quebraram então onde está o coronato do cadastro enquanto o cadastro eu não está em lugar nenhum mas está
nas células tá ou seja tá a matéria tem um canal né gente pensar em conato como vida tudo tem vida né porque aí já não é mais o bio né usou é ou não é como é a vida nesse sentido Por exemplo é isso que o uma pedra tem vida o que isso a gente pensar em termos da física lá dentro não o que constitui as coisas o quanto e eu e o quanto e a gente pode medir o movimento Quanto que é o Spin e até o nome do meu grupo de pesquisa chamei de
spin por conta desse movimento é o conatus nesse movimento que não tem motor Eu mando meu tem tendência com a matéria e também porque a Espinosa init net Speed de Espinosa e e midnite da o símbolo eu peguei assinatura do Espinosa expe e o n da assinatura Tunes pin esse movimento intrínseco porque o movimento que não é cinético ou seja não é o movimento que sai de um lugar vai pro outro é o movimento interno enfim e aí Claro não se assistiu que são metáforas mais para falar disso fazer o conatus é esse movimento que
não tem início nem fim e nem propriamente um motor porque ele é intrínseca à é muito bem alguém mais além de cai o céu a trave ou se move a falar pois estamos muitos conatus aqui ó e enfim e eu agradeço muito a sua disposição de vir aqui e esse por um pensamento que me parece que tenha muitas facetas que são é eu nunca tinha ouvido isso eu queria voltar uma coisa que a filosofia aquele dialoga com o senso comum e senso e de facto eu não sou da filosofia de fato então eu vou adotar
isso porque que o senso comum conhece o velho eu digo que sou professora da cultura banal aqui na comunicação né então é e eu eu também trabalho muito com essa ideia de senso comum a formação de uma que a gente procura também entender essas movimentos as suas alterações modificar também essa seção é temas é muito caras para a área né Finalmente né a gente se habituou o associado filosofia metafísica hahaha E aí a metafísica assim parece com posa de chegar alguém com argumento de autoridade fala eu vou dizer a verdade é algo muito próximo do
sacerdote na da teologia eu vou de dizer a verdade então fica aquela mas justamente porque aí que tá a pegadinha né armadilha porque porque existe uma dissociação que é o que caracteriza a metafísica Então isso que é apresentado como argumento de autoridade na verdade é o que denota o que denuncia o que revela a falsidade filosófica da metafísica porque ela tá pensando coisas imaginárias que deveriam ser não ao invés de fazer o quê Sofia se propõe a fazer aqui a pensar a vida o Real a realidade não a ficção e não a imaginação bom então
é muito útil essa que você está dizendo para pensar sobre as entrevistas que os alunos os grupos de alunos fizeram porque cada aluno e aluna cada grupo se encontrou com filósofos filósofos né para perder ele tentou puxar essa esse pensamento mesmo as do de cada pessoa entrevistada sobre a sobre a vida sobre o que pensar sobre a alegria é pensar sobre a vida como um todo de alguma maneira que obriga a pensar de uma maneira bastante panorâmica sobre a vida então estou de fato o Hulk desse assim tô tô alegre com a possibilidade ler os
trabalhos finais mas já as entrevistas em vários casos foram super iniciantes a de uma pessoas que que curtem suas alegrias e sabem se posicionar você nascer a pular você organizar seus encontros né então esse encontro realmente muito obrigada estou vendo o que vários alunos e alunos estão se manifestando no chat avisando isso eu sei que final de semestre de um de um ano que tem sido muito o exaustivo Não é por nada né já que estamos terminando 2020 em Júnior Então é queria agradecer muito por estar aqui com a gente por ter respondido com tanta
celeridade na alacridade não há como dizer aí e esperar que um dia a gente se conhece mais presencialmente né E fora a presença a gente tem o que é bom presença né então muito obrigado mesmo o André eu vou eu vou pedir uma cláusula ser a o invisível da mas há várias várias pessoas de fato estão muito muito contentes com isso e não por acaso Muito obrigado de bom nível olha queria mandar um abraço bem apertado sincera e Alegre para você Agradecer o convite e para todos a quem não pode ou não ficou à vontade
de interagir interaja pelas mídias sociais pelas minhas redes sociais canal do YouTube André Martins filosofia e Instagram@André Martins filosofia tudo junto e o meu site acho que deu um problema mas ele vai estar no ar ainda esse mês é André Martins sofia.com então interagem comigo pelas redes sociais Vai ser um prazer tô vendo aqui né vim no chat aqui agradecimento com super feliz que tenha sido bom o útil ao agradável e Alegre estou muito alegre com o convite e com é essa essas duas horas que a gente passou junto é muito obrigada
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