Romanos Capítulo 3 do verso 21 até o verso 24 Romanos 3:21 a 24 mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem porque não há distinção Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus sendo justificados gratuitamente por sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus até aqui a leitura da palavra de Deus Oremos irmãos pedindo a iluminação do Espírito Santo para compreendermos o que o nosso Deus aqui nos dá
o Deus bendito seja o teu santo nome gratos pelo privilégio de cantar louvores ao teu nome junto com os irmãos te dirigir orações e súplicas confessar o nosso pecado adorar-te na beleza da tua santidade pedimos agora que teu espírito santo nos conduza na compreensão da tua revelação da manifestação da tua justiça que nos é dada em Cristo Jesus pedimos ao Deus que a exposição da tua palavra nessa noite seja usada por ti para iluminar o entendimento esclarecer o coração inclinar a vontade atrair a ti Senhor todos nós na beleza do Evangelho é o que nós
Te pedimos por amor de Jesus amém meus queridos A grande questão que é colocada diante da humanidade desde após a queda no paraíso é essa de que maneira o homem pode ser justo diante de Deus ou seja de que maneira Nós podemos ser aceitos por Deus aprovados por Deus de maneira que nós possamos ter a vida eterna aqui depois da nossa morte essa questão é Central Como eu disse depois que no Paraíso os nossos primeiros pais perderam aquela Justiça original que eles foi conferida na criação Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e
o doutor de Justiça de retidão de bondade de Inocência o homem entretanto usando da Liberdade que Deus lhe deu decaiu daquele estado original de justiça em que ele foi criado e o resultado é que com o primeiro casal caiu com ele também toda a sua descendência ele se tornaram injustos diante de Deus perderam aquela Justiça original e como consequência toda a raça humana que nele estava representada perdeu também Essa justiça ou seja nós já nascemos Já chegamos a este mundo carentes de Justiça própria de Justiça original é outra maneira de dizer que nós já nascemos
pecadores ou seja nós já nascemos carice sendo daquele daquela Justiça Inicial aquela retidão com a qual Deus nos criou a grande pergunta é como é que nós podemos voltar aquele estado de Justiça lá no paraíso de que maneira Nós podemos ser outra vez considerados justos diante de Deus Esse é o grande tema da carta aos romanos na verdade é o grande tema da Bíblia toda especificamente aqui o apóstolo Paulo nessa carta que ele escreve aos cristãos de Roma aborda esse assunto conforme nós já vimos essa carta tem várias divisões a primeira delas na primeira delas
o apóstolo Paulo fala da falta de Justiça de toda a humanidade primeiro dos não judeus dos gentios em segundo dos judeus ele faz isso nos Capítulos 1 2 metade do 3 depois ele vai falar de que maneira nós podemos voltar a ser justos diante de Deus metade do segunda metade do capítulo 3 até o capítulo 5 depois ele vai mostrar como é que as pessoas que são justas agora diante de Deus como é que elas vivem nesse mundo capítulos de 6 a 8 depois ele trata de questão ou questões relacionadas como Essa justiça era administrada
na antiga aliança no antigo testamento e depois ele fala de que maneira o povo justificado deve viver capítulos de 12 a 15 conclusão no Capítulo 16 ou seja aqui nós estamos no início dessa segunda parte da carta aos romanos onde Paulo está respondendo à questão que ele mesmo provocou nos Capítulos 1 2 e 3 nesses capítulos iniciais Ele mostrou de forma abundante pela escritura pela observação respondendo objeções de que tanto gentios os pagãos aqueles povos que nunca ouviram falar de Deus aquelas tribos mais distantes aqueles povos e regiões longículas do mundo não somente eles mas
os próprios judeus que receberam a lei de Moisés receberam Revelação sem exceção pagãos e judeus todos estão encerrados debaixo do pecado todos eles pecaram todos eles carecem da Glória de Deus estão no estado de perdição não há nenhum justo nenhum sequer nós vimos isso na nossa última mensagem Paulo afirma isso nos versos anteriores todos estão debaixo da Ira de Deus debaixo do justo castigo de Deus e eles não podem sair dessa situação por conta das obras da lei porque eles merecem a justa condenação de Deus e não há absolutamente nada que eles possam fazer para
pagar a sua dívida diante de Deus Ou seja a situação da humanidade toda é de carente de Justiça precisa de Justiça outra vez e agora o apóstolo Paulo está pronto a apresentar de que maneira Deus justifica pecadores como vocês e como eu ou seja que ele faz isso mediante a justiça que há em Cristo Jesus que nos é dada mediante a fé e isso graciosamente gratuitamente aqui na passagem que eu li para vocês Paulo inicia esse tema que vai até o capítulo 5 então nas próximas mensagens em romanos nós estaremos tratando dessa questão da como
Deus justifica pecadores hoje à noite é a abertura A Iniciação dessa sessão onde Paulo fala dessa manifestação da justiça de Deus como Deus tornou conhecida eu conhecido esse caminho pelo qual ele está pronto para salvar pecadores acerca de seis ou sete pontos aqui na passagem que eu queria ver com vocês essa noite então é um sermão bastante pontudo né são seis ou sete pontos vamos ver se a gente consegue chegar no final mas o Meu Alvo aqui nessa noite nós todos aprendamos mais a respeito da maravilhosa justiça de Deus nesses três quatro versículos que estão
diante de nós primeiros Primeiro vamos entender o que é a justiça de Deus Paulo diz no verso 21 mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas O que é Essa justiça de Deus a justiça de Deus nós vamos ver hoje à noite e nas vezes subsequentes é exatamente aquela maneira pela qual o Deus justo considera como justos pecadores que ofenderam e os aceita eles conseguem a salvação e a vida eterna é isso que é a justiça de Deus essa expressão ela nos diz pelo menos três coisas a
respeito disso primeiro que Deus é justo Paulo tá falando agora se manifestou a justiça de Deus Então significa que Deus ele é justo e se Deus é justo ser justo significa tratar as pessoas de acordo com que elas merecem é isso que é justiça Então se Deus é justo significa que ele odeia o pecado e que ele não inocenta o culpado e que ele Condena o réu e que ele absorve o justo ou seja Deus não há imparcialidade não há erro de julgamento não há nenhum desequilíbrio ele é perfeitamente justo que significa então que se
Deus vai salvar pecadores condenados ele vai ter que fazer isso de uma forma que não seja responsável ou de uma forma injusta do tipo assim simplesmente eu decreto que todos os pecadores não são mais pecadores Deus pode fazer isso pode mas e não porque como a gente sabe em dia Deus pode fazer tudo aquilo que não for contrário a sua natureza o que não for contrário a natureza de Deus ele pode fazer mas Deus não pode porque ele é justo e não sentar um culpado simplesmente dizer para o cara assim por um ato Divino da
minha Justiça eu declaro que você está perdoado E você vai para o céu Deus pode fazer isso não porque não pode porque contra a justiça dele a justiça dele exige que o pecado seja castigado o pecado tem que ser punido se não ele não é Deus senão ele não é Deus ou se é é um Deus imperfeito ele é um Deus em perfeito Então essa é a primeira coisa que a gente tem que aprender dessa expressão justiça de Deus seja esse Deus que vai fazer justiça ele vai fazer porque ele é justo a justiça é
um dos seus atributos é uma das suas qualidades segunda coisa que essa expressão justiça de Deus nos ensina é que esse Deus ele justifica pecadores ele é justo mas ele justifica pecadores essa ideia de justificar pecadores tem origem nele veio dele foi ideia dele foi plano dele e consiste simplesmente em pegar uma Justiça alheia e nos dar essa justiça ele nos justifica não com base naquilo que nós somos ou fazemos porque já vimos nos Capítulos 1 2 e 3 que nós não temos Justiça nenhuma nem pagam nem judeu Então como é que Deus pode justificar
um pegador o plano de Deus para fazer isso um Deus que é justo foi pegar a justiça de uma outra pessoa e aplicar a pecadores perdidos que não tem justiça própria não tem injustiça neles então é uma Justiça alheia a nós que nos é dada por esse Deus é assim que ele faz isso ou seja a justiça de Deus é o processo é o método pelo qual Deus toma a justiça de Jesus Cristo o único justo e transfere para pecadores como vocês e como eu é a única forma de nós sermos considerados justos diante de
Deus não com a justiça que prossegue de nós mas com uma Justiça alheia que vem de outro e que Deus considera aquela justiça como se fosse nossa E aí ele nos declara justos e ele nos trata como justos não na base do nosso crédito porque nós não temos nenhum capítulos 1 2 e 3 mas com base na justiça de Cristo Jesus Então é isso Que injustiça de Deus significa terceira coisa que esse essa expressão significa justiça de Deus é que essa esse método não é já que ele é de Deus e que consiste numa justificação
por meio de uma Justiça alheia ele é completamente oposto a qualquer conceito de Justiça humana quando os homens falam em justiça o justificar ou perdoar alguém sempre há questão do mérito envolvido É Assim Que Nós pensamos nós por natureza e definição nós somos legalistas nós trabalhamos na base do mérito é muito mais fácil para a gente dar alguma coisa do que para a gente receber de graça a nossa a gente se sente mais à vontade geralmente ele diz assim eu não quero ficar devendo nada a ninguém então por isso não quero receber de graça e
quando a gente por exemplo tá morando na casa de um parente né sem pagar aluguel a gente é reclama né Pois é tô me sentindo humilhado né tô pagando tô vivendo de favor a gente não gosta de receber favor a gente sente humilhado a gente gostaria de merecer a gente quer ter as coisas porque a gente conquistou porque a gente ganhou Então essa ideia de uma Justiça de outro que nos é dada como o caminho da salvação ela é estranha a nossa natureza é por isso que as pessoas preferem muito mais evangelho ou uma ou
uma religião onde elas vão fazer alguma coisa para ir para o céu do que uma que diz assim você não precisa fazer nada você vai receber gratuitamente uma Justiça completa de outra pessoa que vai ser aplicado Ah não é bom demais para ser verdade eu não mereço isso eu não quero viver dessa forma vou ficar devendo para esse Deus eu prefiro fazer o meu caminho então é por isso que as pessoas preferem o legalismo qualquer religião meritória onde ela faz alguma coisa ela dá alguma coisa onde ela contribui com alguma coisa onde ela se esforça
para alguma coisa onde ela sente que ela mereceu que ela conquistou o que ela ganhou então o conceito a justiça que vem de Deus ela é estranha esse conceito é estranho para nós e essa é a razão pela qual a muita gente muita gente não consegue entender e quando entende aí é que não quer receber mesmo aí é que agora eu entendi por isso que eu não quero mesmo porque é de graça eu prefiro fazer alguma coisa eu prefiro conquistar alguma coisa então esse processo em que o Deus justo justifica pecadores com base numa Justiça
alheia que a justiça de Jesus Cristo é isso que nós chamamos é de justificação justificação aqui é preciso a gente esclarecer algumas coisas Essa justificação ela é um ato de Deus é um ato jurídico é uma declaração de Deus não é alguma coisa em que você participa é unilateral é unilateral Deus simplesmente declara você justo com base na justiça de outra pessoa e não é uma coisa que você sente o que você Experimenta essa é uma transação que acontece na eternidade aconteceu na eternidade então ela não é algo que você tem os eu quero sentir
que o senhor tá Me justificando você não vai sentir absolutamente nada você vai sentir depois os efeitos da justificação quando Espírito de Deus aplicar na sua vida que você entender isso aí mudar seu coração aí você vai experimentar mas o ato em si é unilateral ele é feito por Deus ele declara o pecador justo com base na justiça de Cristo Então nesse ato de Deus Deus não infunde em nós ele não coloca em nós é nada como por exemplo diz a Teologia da Igreja Católica que fala que na justificação Deus infunde em nós o mérito
ou a graça que aí ele olha vê e com base nisso ele justifica o pecador Deus não nos imputa nada que não seja Cristo nada mais não coloca em nós nenhuma virtude ele não muda a nossa essência quando ele nos declara justos em Cristo Jesus Isso vai acontecer depois mais adiante Quando a gente chegar lá em romanos 6 aí nós vamos ver como Paulo vai dizer como é que o justificado ele vai viver então Esperamos que todos nós estejamos vivos até Romanos 6 para ver para ver se ou seja como eu disse né a justificação
ela não significa que Deus aqui agora nos transforma em pessoas justas boas e Sem Pecado não aqui eu quero usar a expressão de Lutero que quando ele entendeu isso porque isso aqui foi o que Lutero entendeu isso que eu estou dizendo para vocês foi o começo da reforma protestante foi quando o monge Agostiniano Martinho Lutero ai é assim então ah entendi entendi então foi quando Lutero entendeu isso aqui que ele diz mas espera aí se é assim então o que a igreja tá ensinando agora tá errado tá completamente errado porque é muita coisa baseada no
mérito nós temos que fazer nós temos que merecer nós temos que pagar nós temos que comprar indulgência não não tem alguma coisa errada e foi quando ele resolveu desafiar os doutores da igreja católica para discutir esse assunto aqui que eu acabei de dizer para vocês que foi a o Estopim da reforma protestante e quando Lutero entendeu isso então ele tem aquela famosa frase que nós somos justos e pecadores ao mesmo tempo como é que pode ser isso mas é o caminho de Deus Ju mais pecadores justos e pecadores ao mesmo tempo é isso o que
nós somos aqui essa situação vai mudar quando Jesus Cristo voltar e houver a ressurreição dos mortos e nós ficarmos plenamente livres de todos os efeitos do pecado todos os efeitos então enquanto isso não acontece nós vivemos essa tensão entre o Jairo ainda não a realidade presos na no encontro de dois mundos o mundo presente em que nós somos pecadores inclinados a todo mal mas também o mundo vindouro onde nós viveremos sem o pecado e disse o Deus nos dá certeza já nos justificando aqui então essa é a primeira coisa que eu queria o primeiro ponto
que eu queria trazer para vocês nessa noite e do que que nós estamos falando aqui então a justiça de Deus que está mencionada no verso 21 é exatamente isso é aquela maneira pela qual o Deus justo justifica pecadores através da Justiça de Cristo Jesus e os declara justos e os trata como justos com base naquilo que Cristo fez segunda coisa que Paulo nos ensina aqui ainda tá no verso 21 é a respeito da maneira como essa justiça de Deus essa forma de Deus justificar pecadores se manifestou ele diz três coisas no verso 21 a respeito
dessa manifestação o verso 21 mais uma vez mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas Essa justiça de Deus que eu acabei de escrever ela se manifestou ou seja ela era alguma coisa não é uma coisa nova nós vamos ver vamos ver isso daqui a pouco ela já existiu o plano é desde a eternidade mas essa Justiça Essa maneira de Deus justificar o pecador estava como que velada não é por isso que primeira coisa que Paulo disse é que essa justiça foi manifestada agora prestou atenção mas agora
se manifestou a justiça de Deus esse agora introduz um contraste cronológico não é com o antes que é um contraste cronológico tá no verso 26 quando Paulo diz assim tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente ou seja agora então ele tá fazendo o contraste entre o tempo o presente o tempo em que Paulo vivia e o tempo antes ou seja o que ele está dizendo E o que ele tá contrastando aqui é são os dois testamentos são as duas épocas antes de Cristo Essa justiça de Deus Essa maneira de Deus salvar
que sempre foi a mesma ela estava nas escrituras estava na religião de Israel mas só que ela estava velada ela estava oculta na forma de símbolos profecias figuras tipos estava lá mas era como que você olhar para uma coisa que tem um véu fino em cima você consegue perceber os contornos Você sabe o que é mas você não consegue ver os detalhes com clareza mas agora esse véu foi tirado a uma manifestação a uma manifestação essa manifestação da justiça de Deus foi quando Cristo veio porque era disso que o antigo testamento tratava falava da vinda
dele porque ele é a base da justiça de Deus então falava através das figuras que eu já mencionei das profecias então é por isso que Paulo está dizendo que essa justiça de Deus agora se manifestou e nós temos esse privilégio de vivermos no agora nós poderíamos ter vivido nua antes do agora no antigo testamento quando essa Justiça ela estava lá mas só que ela não era tão Clara vivida em detalhes como nós sabemos agora hoje nós temos o privilégio de viver no agora agora se manifestou a justiça de Deus esse agora então é o tempo
ele é marcado ele é iniciado com a vinda de Jesus Cristo ao mundo a sua Encarnação no ventre da Virgem Maria o seu ministério durante 30 anos aqui nesse mundo a sua morte na cruz seu sepultamento a sua ressurreição o envio do Espírito Santo a o começo do dessa Nova Era dessa nova época marcada pela presença do espírito santo Esse é o agora agora se manifestou a justiça de Deus agora ficou claro que Deus salva pecadores através de Jesus Cristo isso não tá mais confinado a uma religião oriental lá do antigo Oriente Como era a
nação de Israel mas agora isso foi é ensinado é pregado anunciado ao mundo todo segunda coisa sobre a maneira como essa justiça se manifestou a primeira que é agora ou seja teve um momento específico na história e que Deus deixou Essa justiça Clara que é com a vinda do Senhor Jesus Cristo mas Paulo diz também no verso 21 que agora sem lei se manifestou a justiça de Deus essa expressão sem lei é extremamente importante para que nós a compreendamos a lei é que Paulo se refere aqui é essa lei que ele mencionou nos versos seguintes
vamos Recordar verso 19 sabemos que tudo que a lei diz aos que vivem na lei o diz para que se cale toda a boca todo mundo seja culpável perante de Deus visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado mas agora sem lei se manifestou a justiça de Deus é óbvio que a lei a que Paulo se refere aqui é essa que nós acabamos de mencionar nos versos Paulo está pensando Mais especificamente na lei moral de Deus os dez mandamentos que expressam
a santidade de Deus e que expressam que Deus quer de nós suas ordens suas determinações para nós então a lei de Deus ela foi dada para calar a nossa boca para nos colocar todos debaixo do pecado nos tornar culpáveis diante de Deus logo o sistema pelo qual Deus nos salva não pode incluir a lei porque a lei exige a lei demanda a lei requer a lei pede mas a justiça de Deus é Sem Lei é isso que é o evangelho Essa é a boa notícia que essa maneira pela qual Deus oferece justiça para nós ela
não é ela não requer como a lei requer por isso que é Sem Lei Sem Lei ou seja Deus não está pedindo nada de você ele não está exigindo nada de você ele não está demandando que você compra nada que você faça nada é sem lei que a justiça de Deus se revela que Paulo diz aqui sobre essa manifestação é que ela foi aqui no final do verso 21 Ele disse que se manifestou a justiça de Deus agora e sem lei terceiro ponto agora testemunhada pela lei pelos profetas aqui lei já não é mais a
lei moral mas quando a lei aparece seguir o de profetas o Novo Testamento significa a Bíblia do Antigo Testamento a lei os profetas significa as escrituras de Israel o que Paulo tá dizendo é que essa justiça de Deus que se manifesta agora e sem exigências da Lei Ela não é uma coisa nova mas ela é ratificada comprovada testemunhada pela própria Bíblia dos judeus pela lei de Moisés e pelos profetas que que Paulo quer dizer com isso ele tá querendo dizer aos seus leitores eu não estou ensinando nada novo isso que eu tô dizendo para você
está aí na Bíblia de vocês quer ver Abra aí Isaías 53 O que que tá escrito lá ele foi moído Pelas nossas transgressões foi ferido por causa dos nossos pecados o castigo que nos traz a paz estava sobre ele que que vocês acham que isso significa pergunta o apóstolo Paulo para o judeu a lei de Moisés lembra lá quando Moisés mandou que se um Israelita pecasse ele oferecesse como pagamento pela sua culpa um Cordeiro de um ano sem defeito sem mancha que deveria ser sacrificado no Altar pelo sumo sacerdote e o sangue espargido ali no
altar e depois salpicado em cima do ofertante o que que você acha que aquilo significa a pessoa era justificada não por alguma coisa que ele tivesse feito Mas pela sofrimento de um outro ser para que que você acha que aquilo aponta Davi no Salmo 32 bem aventurado é o homem a quem Deus não imputa pecado nenhum como é que se acha que Davi podia dizer isso se ainda vieram um pecador se Davi era um pecador ou seja o que Paulo está dizendo aqui é que essa maneira de Deus justificar ela não é algo que ele
inventou mas é algo que Deus já tinha revelado desde o início e que está lá nas escrituras de Israel A Lei e os profetas tá na história lá no começo no Paraíso Quando Deus disse para mulher depois da queda vira alguém teu descendente que vai esmagar a cabeça da serpente tá lá quando ele chamou Abraão e disse na tua descendência serão benditas todas as nações da terra tá lá nos Salmos onde Davi e os demais salmistas falam da misericórdia de Deus e do Perdão de Deus que chega sem sacrifícios está nos profetas como profeta Isaías
que eu acabei de descrever para vocês ou seja essa manifestação da justiça de Deus a dois mil anos atrás em Cristo Jesus ela não era Nova Era Nova no sentido de que ela ficou Clara Mas ela já estava lá na antiga aliança não antigo testamento nas escrituras é dessa forma que a justiça de Deus se manifestou curiosamente Quando a gente chegar no capítulo 4 Paulo vai provar a justificação pela fé usando dois personagens do Antigo Testamento Davi e Abraão é como se fosse um desenvolvimento nisso que ele tá dizendo que essa justiça de Deus ela
é testemunhada pela lei e pelos profetas Mas nós vamos chegar lá deixe-me avançar mais um ponto aqui quanta garganta aguenta como é que essa Justiça funciona então como é que ela não chega nós já entendemos não é o mecanismo que Deus o justo Deus na sua sabedoria e glória Ele preparou mas como é que isso nos alcance A resposta está no verso 22 quando Paulo diz justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo a fé é a mão que se estende para receber a justiça de Deus receber a graça e a dádiva de Deus
a justiça de Deus mediante a fé é mediante a fé então que Deus aplica Essa justiça alheia que a justiça de Cristo a nós que não temos Justiça nenhum essa fé aqui ela não é um pensamento positivo não é não é assim acreditar no final feliz eu sei que tem alguma coisa boa dentro de mim eu acredito que vai dar certo fé não é um salto no escuro eu vou acreditar quem sabe funciona fé é o entendimento Claro disso que eu acabei de explicar de quem é Jesus Cristo o que que ele veio fazer na
cruz e depositar uma confiança plena nele e na promessa de Deus a fé ela anda junto com compreensão fé sem entendimento é misticismo é superstição é conto da Carochinha é doente é conto de fada mas a fé ela caminha com o entendimento por isso que Deus se revelou a nós através de um livro através de um livro que tem que ser entendido tem que ser ensinado tem que ser pregado [Música] se Deus não quisesse que a nossa mente a nossa compreensão participasse desse processo ele não precisava de livro ele ficava parecendo em sonho visão Revelação
Coluna de Fogo e de nuvem todo dia mas exatamente porque ele não faz isso é que ele se revelou através de um livro onde o plano dele está escrito e onde nós vamos buscar entender e compreender a fé é a compreensão de quem é Deus de quem nós somos a fé envolve uma compreensão Salvadora da pessoa de Jesus Cristo e da sua obra na cruz do Calvário a fé é uma confiança firme na promessa de Deus de que ele em Jesus Cristo ele nos dá a vida eterna e nos perdoa inclui o reconhecimento de culpa
inclui arrependimento inclui renúncia de si mesmo e de todos os seus esforços e depositar somente em Jesus Cristo a sua expectativa de justiça se houver o seu coração a menor expectativa de Justiça própria Então você não tem essa fé pela qual vem a justiça de Cristo a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo significa para que entenda o quadro justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo implica que eu tenho que abandonar a minha Justiça renunciar a minha Justiça para que eu possa aceitar a justiça de Deus que vem mediante a fé
em Jesus Cristo as duas coisas são incompatíveis Justiça própria e a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo portanto a fé ela exige renúncia ela exige arrependimento por isso que vem junta as duas coisas na Bíblia arrependei-vos e crede juntos porque o arrependimento significa você renunciar a você mesmo e dizer Realmente eu não tenho como merecer absolutamente nada não tenho Justiça nenhuma de mim mesmo eu preciso da Justiça completa de Cristo Jesus isso é fé quando você renuncia finalmente a você mesmo quando você finalmente chega à conclusão de que o que Deus está
dizendo é verdade não há um justo não há um sequer Isso inclui você e você agora tá pronto então para receber essa Justiça alheia que Deus lhe concede em lhe atribui graciosamente em Cristo Jesus é por essa fé que o pecador É justificado mas aqui é importante dizer uma coisa que nem mesmo essa fé ela é considerada na Bíblia como meritória porque ela é um dom de Deus essa capacidade de entender de crer de perceber o que é que Como Deus nos justifica é o próprio espírito santo que faz isso em nosso coração porque senão
nós vamos escolher aquele caminho do mérito lembra que eu falei é o mais natural para nós vamos pelo mérito eu tenho que merecer eu tenho que conquistar para que uma pessoa renuncia isso que é próprio dela e ela vai contra a sua natureza é preciso iluminação do Espírito Santo é preciso que o Espírito Santo abra os olhos é preciso que o Espírito Santo traga a convicção de Pecado portanto essa fé ela ela não é algo meritório seu se você crer não é pelo seu mérito Essa é a favor de Deus é graça de Deus porque
ninguém pode crer lembra do que a gente viu no Capítulo 3 no verso 9 Paulo diz já demonstrei que tanto judeus Como gregos estão debaixo do Pecado como é que você pode crer se você tá debaixo do pecado está escravizado pelo pecado dominado por ele cego por ele então a fé pela qual Deus nos justifica também vem da parte dele Vamos para o quarto ponto a quem então Essa justiça de Deus é concedida e a resposta tá ligado que eu acabei de dizer versos 22 e 23 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo
para Todos e sobre todos os que creem porque não há distinção Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus ou seja Paulo está aqui dizendo que essa justiça de Deus que é dada pela fé ela é concedida a todos os que pela graça de Deus crêem por uma razão só que ele diz aí no verso 23 Pois todos pecaram é como se Paulo dissesse assim o espagãos Eles tentaram se justificar diante de Deus inventando religiões fazendo sacrifícios humanos seguindo uma moralidade seguindo as ideias dos filósofos tentando especular como é que as coisas acontecem os
pagãos tinham diversas maneiras diferentes de se justificar diante da divindade os judeus ao contrário receberam a lei de Moisés eles tentavam se justificar tentando cumprir as obras que aquela lei É determinava mas o que que acontece tantos pagãos falharam com Deus também fracassaram Então Deus nivelou tudo por baixo Deus revelou tudo por baixo Pagão e Judeu É tudo farinha do mesmo saco tudo Calça 40 Deus envelou por baixo todos os pecaram por isso a salvação é do mesmo jeito que seja propagão que seja para o judeu que seja para o traficante de drogas que seja
para o juiz da suprema bom é o juiz da suprema corte né é a mesma coisa não faz diferença tanto faz a prostituta no fundo do poço quanto legalista no topo da montanha a distância deles para alcançar a estrela é a mesma a diferença entre eles é microscópica Mas nenhum deles pode alcançar as estrelas então é pela fé porque todos pecaram Note que Paulo diz aqui ele fala como se fosse uma coisa que tinha passado né todos pecaram provavelmente Paulo Está se referindo ao fato de que todos pecaram em Adão todos nós caímos em Adão
e continuamos a pecar e como resultado veja ainda o verso 23 carecemos agora já é presente né carecemos da Glória de Deus caricer significa faltar não é significa chegar atrasado literalmente ficar quem é você tá vendo a linha de chegada ali você correu correu tá a linha de chegada em você né cai no chão antes da linha de chegada você cresceu chegar até lá ficou faltando essa expressão todos pecaram encarecem da Glória de Deus quer dizer isso todos nós pecamos e nós não conseguimos a aprovação de Deus não cruzamos a linha final de chegada não
levamos o troféu não ganhamos absolutamente nada perdemos mas a grande misericórdia é essa é que apesar de que nós não chegamos chegamos a quem do padrão de Deus Deus nos oferece gratuitamente a justiça de Jesus Cristo para que por ela nós possamos ser aceitos por ele esse é o caminho é por isso que um e só esse caminho só tem ele não tem outra maneira eu sei que você vai ouvir falar de muitas religiões e Há muitas há milhões de religiões no mundo mas se você colocar elas se você olhar para as religiões e do
ponto de vista da soteriologia é o nome que a gente dá doutrina da salvação se você fizer a seguinte pesquisa o que é que as religiões do mundo ensinam sobre salvação e você foi olhar budismo você for olhar hinduísmo se você for olhar o judaísmo você vai olhar todas elas vocês vão ver que elas têm em comum elas podem parecer diferente com rituais diferentes fundadores diferentes culturas diferentes mas elas Todas têm em comum uma coisa você tem que fazer por merecer você tem que conquistar alguma coisa a salvação nessas religiões é de baixo para cima
começa com esforço humano para chegar a Deus e nisso o cristianismo é completamente diferente As pessoas dizem assim não mas tem muita coisa em comum de o cristianismo as outras religiões É verdade as outras religiões falam em amar o próximo fazer o bem mas o que é essencial na religião essa questão de como o homem se torna justo diante de Deus e quando você compara você vai ver a diferença e vai descobrir que só tem duas religiões no mundo uma a religião humana em que o homem tenta através do mérito e do esforço chegar a
Deus a outra o cristianismo bíblico em que Deus vem ao pecador impotente falir de fracassado que carece da sua glória e lhe concede essa glória gratuitamente em Cristo Jesus Essa é a diferença do cristianismo para todas as outras religiões elas podem parecer iguais mas compare fazendo essa pergunta como é que o homem é justo diante de Deus e você vai ver a diferença você vai ver a diferença por isso é um caminho só só tem um caminho é a justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo sobre todos para todos os que creem porque
não há diferença todos todos pecaram e carecem da Glória de Deus e aqui nós chegamos estamos chegando ao final onde Paulo agora explica diante disso De onde procede a justificação verso 24 né sendo justificados gratuitamente e ele achou pouco ainda disse Por sua graça como se ele dissesse de graça grátis parece uma redundância mas ele sabe como é difícil vencer o orgulho humano por isso que ele insiste gratuitamente de graça o plano de Deus do ponto o plano de Deus é muito radical olhando do ponto de vista humano como eu já disse as pessoas são
legalistas meritórias e o plano de Deus exclui tudo isso e qualquer outra coisa que as pessoas possam fazer essa justiça que Deus oferece ela tem origem no que Deus é no que ele fez e não no que nós fizemos Essa justiça de Deus é dada ela não é obtida conquistada ou ganha Ela depende da fé não de obras ela justifica o pecador não justifica o bem intencionado bonzinho nós queremos mercê lá mas o máximo que podemos fazer recebê-la é isso que quer dizer gratuitamente pela graça de Deus por isso que a palavra da cruz é
loucura Mas vem a questão pastor seu lá no começo a uma hora e meia atrás mais ou menos o seu valor que Deus é justo e que Portanto ele não pode fazer esse tipo de transação fechando os olhos para o pecado como se o pecado não existisse Então como é que ele pode oferecer gratuitamente de graça justificação para mim que sou injusto culpado pecador e condenado e convicto A resposta está nessa frase do verso 24 sendo justificados gratuitamente por sua graça essa frase final mediante a redenção que há em Cristo Jesus segredo é essa frase
mediante a redenção que há em Cristo Jesus palavra Redenção ela significa no antigo testamento o ato de você resgatar redimir alguém ou alguma coisa mediante o pagamento de um preço a três situações do Antigo Testamento que são bem conhecidas primeiro você podia resgatar um escravo uma prisioneira de guerra se um homem por exemplo se afeiçoasse de uma mulher que foi prisioneira de guerra ele podia pagar o preço dela e tomá-la do seu dono anterior para que ela fosse a sua legítima esposa então ele resgatava redimia aquela escrava pagando o preço dela havia também uma situação
de escravos né escravos prisioneiros de guerra às vezes eram a mesma pessoa em ambos os casos de escravos e prisioneiros de guerra Eles podiam ser redimidos mediante de pagamento de um preço Ao seu proprietário havia também até o caso de redimir uma pessoa culpada tem um caso mencionado lá em Êxodo 21 que é muito interessante é que é bom que todo mundo vai entender aqui que tem muito fazendeiro aqui o sujeito tinha um boi chifrador um boi chifrador então ele sabia que o boi é chifrador então quer que a lei de Moisés mandava que ele
tinha que manter o boi confinado preso não é preso se esse boi se soltasse e ele chifrasse alguém e esse alguém morresse a lei de Moisés mandava que o boi fosse morto e o dono dele né então se você tem Fazenda já veja aí o boi e o dono em seguida a lei de Moisés fazia uma provisão é que o homem já que o crime do homem é o que a gente chamaria de assassinato culposo né não foi doloso não foi intencional né foi um descuido ele não tinha intenção de matar ninguém foi descuidado então
é Diferente de quando você planeja matar alguém então nesses casos de que houve morte que não foi planejada além de Moisés permitia que você pagasse um resgate você tinha que pagar para ser livre de ser morto é esse conceito que Paulo está usando aqui que era bem conhecido dos seus leitores Deus pode me justificar com a justiça de Cristo mediante a redenção que há em Cristo Jesus o que é que Paulo se refere ele tá se referindo à Cruz vai ficar claro no verso 25 que nós veremos da próxima vez na cruz aquilo que Cristo
passou na cruz todo aquele sofrimento aquela dor Aquela aquele sangue derramado o grito de desespero meu Deus meu Deus porque me desamparaste era ele pagando o preço do resgate da Redenção para que Deus agora pudesse aplicar esse preço na forma de injustiça a pecadores como vocês e como eu Então essa é a base em que pode ser de graça é de graça para nós mas o preço foi aquilo que Jesus Cristo fez na cruz do Calvário eu termino com algumas aplicações aqui quem sabe até o dia de hoje até esse momento você vem você não
entendeu ainda talvez você cresceu na igreja e a igreja às vezes acontece isso você cresce no ambiente religioso né você desde cedo começou a vir para igreja seus pais trouxeram para igreja e seus pais Não brigaram a vir para a igreja eu cresci assim meus pais me obrigaram a vir para a igreja Teve um dia que eu não queria ir para igreja Fiquei com muita raiva sair de casa entrei no carro Minha mãe ficou brava perguntou onde é que tava minha Bíblia diz que tinha deixado na igreja ela na casa ela volta e vai pegar
a sua Bíblia e eu fiquei com tanta raiva tentei abrir a porta a porta não abriu deu um murro na porta de vidro tem uma cicatriz aqui ó desse tamanho tinha 15 anos de idade Quase que eu perco esse dedo cresci pensando que religião era obrigação que um bom religioso é aquela pessoa que faz as coisas certinho para Deus que vai para igreja contribui com o seu dízimo a participa da reunião de jovens eu fui presidente da mocidade da minha igreja Participei de concursos bíblicos e tudo mais mas eu nunca tinha compreendido isso compreendi aos
22 anos de idade quando eu já tava fora da igreja tinha largado da igreja desde 17 anos não queria mais saber porque para mim era isso então é muito possível eu tô vendo muito jovens aqui muitos adolescentes e muitos jogos e adolescentes na igreja é possível você crescer com essa impressão e eu sei que não foi essa impressão que seus pais quiseram ou querem passar para você mas às vezes dá essa impressão eu espero que hoje a noite você compreenda não é uma questão de mérito seu de performance de você fazer isso fazer aquilo fazer
bem feito sem errar nunca é você entender que você é um pecador miserável apesar de você nasceu nessa família maravilhosa que é a sua família recebeu todos esses privilégios mas você não tem justiça nenhuma em você mesmo você só merece A Ira de Deus e o juízo dele sobre você mas Deus lhe oferece gratuitamente mediante a fé em Cristo Jesus plena Redenção perdão aceitação e vida eterna talvez você nunca compreendeu isso talvez você até o dia de hoje tenha procurado se justificar diante achar alguma coisa dizendo assim o que que tem dentro de mim que
Deus pode gostar o que que eu faço para Deus se agradar de mim seja até a resposta hoje à noite Nada não há nada que você possa fazer Mas tem uma coisa que você pode fazer você pode humilhar-se diante de Deus e receber plena completa perfeita eterna Redenção aceitação que vem da parte de Deus mediante a fé em Cristo Jesus uma justiça de Deus que provém de Deus completa perfeita que ele cobre completamente que ele perdoa completamente que você fez faz e fará Total absoluta plena sem requerimento sem exigência sem demanda creia [Música] e receba
pela fé nessa noite a plena Redenção que há em Cristo Jesus minha última palavra é para aqueles entre nós que julgam que já entenderam isso Como eu disse nós vamos chegar mais adiante lá no capítulo 6 Capítulo 6 Paulo vai dizer mais ou menos o seguinte como é um justificado vivendo na prática do pecado mas de jeito nenhum isso não existe eu já vou adiantar o assunto talvez você diga sim eu já entendi eu sou justificado pela fé eu tô salvo pela fé em Cristo Jesus a justificação que vem de Deus pela fé gratuitamente que
nos imputa a justiça de Cristo nos declara justo ela é seguida na nossa experiência daquilo que a gente chama de regeneração de mudança de coração transformação O que é justificado ele vai viver uma vida de gratidão a Deus e ele não vai perguntar com o próximo eu posso viver perto do pecado porque ele entende o pecado e a seriedade do pecado ele vai perguntar quão longe eu posso andar do pecado no meu namoro no meu casamento na minha escola no meu trabalho quão longe eu posso viver do pecado é isso que o justificado vai dizer
eu queria que nessa noite você meditasse nisso nesses efeitos que a justificação pode ter na nossa vida e que você diante de Deus talvez precise outra vez chegar diante de Deus não para ser justificado porque ela é de uma vez para sempre mas para dizer sim eu não tenho vivido como eu deveria viver eu peço que o senhor me perdoe renova em meu coração alegria da minha salvação da minha justificação para que eu possa viver completamente para tua graça Que Deus nos abençoe Irmãos vamos orar nesse instante ó Deus a tua verdade é tão profunda
tão grande vasta imensa não há palavras que possam descrever estas coisas aqui eu quero pedir que teu espírito santo aplique a cada coração O que foi dito nessa noite e que haja salvação nessa noite compreensão oro pelos adolescentes pelas crianças pelos jovens que eles compreendam a graça desde cedo para não seguir o caminho do legalismo mas que eles aprendam desde cedo o teu amor a tua graça e o teu favor também aqueles que aqui estão tentando de alguma forma fazer alguma coisa para serem agradáveis a ti ou encontrar o teu favor que eles possam receber
sem condições a tua graça completa em Cristo Jesus bendizemos o teu nome ó Deus pela tua misericórdia pois tu és o nosso Deus em nome de Jesus amém