Olá pessoal! Estamos aqui Professor Hallyson e professora Jenniffer para mais um vídeo nosso canal! E hoje nós vamos falar de um evento mundialmente conhecido que são os jogos olímpicos.
Considerado o maior evento esportivo do Planeta os Jogos Olímpicos tem como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. E com esse pensamento o barão Pierre de coubertin. Considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna dizia que o importante não é vencer, mas competir e com dignidade.
Essa festa esportiva aguardada por todos e tão desejada pelos atletas simboliza a unificação de diferentes etnias unindo os povos por uma única paixão, o esporte. E foi com esse intuito que o barão Pierre de Coubertin criou a famosa Bandeira Olímpica, com fundo branco e cinco anéis entrelaçados no centro, nas cores azul, amarelo, Preto, verde e vermelho que representa a união dos cinco continentes e pelo menos uma das seis cores aparecem em todas as bandeiras nacionais do mundo. Os jogos olímpicos do está dividido em dois momentos históricos, o primeiro conhecido como os Jogos Olímpicos da antiguidade e o segundo chamado de Jogos Olímpicos Modernos.
Os Jogos Olímpicos na antiguidade organizaram-se em Olímpia, na Grécia antiga de quatro em quatro anos no final do mês de julho em agosto ou início de setembro. Quando existia lua cheia e se completavam o ciclo de 99 meses. A esse período de quatro anos chamava-se Olimpíada, quando a data estava marcada os arautos eram enviados a todas as cidades gregas para anunciar quando começavam os jogos e a trégua sagrada.
Só podiam participar dos Jogos Olímpicos cidadãos nascidos em alguma das cidades-estados que formavam a Grécia antiga. Eram proibidos de competir os estrangeiros chamados de Bárbaros os escravos e as mulheres. As disputas duraram de 776 a.
C até 393 d. C, quando o Imperador Romano Teodósio I se converteu ao cristianismo e proibiu qualquer tipo de adoração a deuses, terminando assim com as Olimpíadas feitas em homenagem a Zeus e por isso consideradas uma manifestação dos rituais pagãos. Jogos Olímpicos da era Moderna!
O barão Pierre de Coubertin pai da Olimpíada Moderna motivado pelo ideal da educação através do esporte queria propagar seu uso como instrumento de aproximação entre os povos em benefício da paz. Em junho de 1894 apurado pelo americano William Sloane e pelo inglês Charles Herbert e na presença de representantes de 15 países Coubertin fundou em Sorbonne na França o órgão precursor do Comitê Olímpico internacional. Até hoje esta organização controla todo mundo Olímpico.
Então, dezesseis séculos após a última edição dos Jogos Olímpicos também na Grécia, mais precisamente em Atenas em 6 de abril de 1896 foi inaugurado os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. A escolha da cidade-sede! Desde o Retorno dos Jogos Olímpicos diversos países tiveram a honra de recebê-lo em sua cidades sedes.
Nessa trajetória os jogos passaram por quatro dos cinco continentes do planeta. O processo para a seleção das cidades-sede se inicia com a expressão para candidatura das cidades perante o Comitê Olímpico internacional, cada cidade é inscrito apresenta um documento especificando os planos a serem cumpridos caso seja escolhida para sediar o evento. Após análise desses processos o comitê Olímpico internacional elegerá as idades efetivamente candidatas.
A segunda fase do processo consiste um detalhamento do plano inicial e seguirá de observação direta das cidades candidatas. Após as etapas segue uma votação, válida apenas para os membros oficiais do Comitê Olímpico em que cada membro tem direito a um voto. Só então é que a cidade-sede é efetivamente selecionada.
As cidades que sediam os Jogos Olímpicos apresentam cada ano uma inovação, deixando para ela um legado nas estruturas físicas e no fomento do esporte. Tóquio! E pela segunda vez a cidade de Tóquio, no Japão foi escolhida para ser a sede dos Jogos Olímpicos.
Em Tokyo teremos 46 modalidades entre os esportes individuais e coletivos representando as diversas classificações dos esportes, como os esportes de rede, invasão, marca, campo e taco, combate, precisão e técnico-combinatório. Vamos conhecer então agora algumas modalidades presentes nas Olimpíadas, e para começar vamos falar sobre os esportes individuai. Esses esportes são aqueles praticados por apenas uma pessoa ou seja, um atleta compete com um adversário individualmente, alguns deles podem ser disputados contra apenas um competidor ou contra vários que também estão competindo de forma individual.
Atletismo! Apesar de conter uma prova em grupo que é o revezamento, o atletismo está inserido nas modalidades individuais. O esporte é dividido em várias categorias e sempre esteve presente nos Jogos Olímpicos da Antiguidade e nos modernos.
Competição tradicional nas olimpíadas que contém provas de Campo, que são saltos e arremessos e as provas de pista que são as corridas. Nas provas de velocidade os americanos e atletas dos países caribenhos costumam dominar, como é o histórico Olímpico jamaicano Usain Bolt, nas de longa distância os africanos são os mais fortes. Ao longo dos anos muitas equipes e atletas se destacaram nas olimpíadas em suas respectivas modalidades marcando seu nome na história dos Jogos Olímpicos.
Passaram a ser exemplos para as crianças e jovens além de se tornarem ícones em seus países. Agora vamos conhecer alguns atletas brasileiros que tiveram grandes resultados na história dos Jogos Olímpicos no atletismo. Vanderlei Cordeiro de Lima!
Atleta da maratona que ficou marcado na história pela medalha de bronze conquistada nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e por ser o primeiro sul-americano a receber a honraria de ganhar a medalha Barão de coubertin, medalha recebida por conta do espírito esportivo demonstrado por ele na competição. Na ocasião ele liderava a prova com ampla vantagem, quando manifestantes invadiu a disputa perto da marca de 36 km e o empurrou. Mesmo com esse fato, Wanderlei voltou à prova e terminou em 3º lugar.
Além dessa belíssima história, o Brasil conquistou 15 medalhas na história dos Jogos Olímpicos 7 de bronze 3 de prata e 5 de ouro. 2008 ficará registrado na história do esporte Nacional como uma das datas mais marcantes do atletismo brasileiro, naquele dia no Estádio Olímpico de Pequim, apelidado de ninho de pássaro a Paulista Maurren Maggi protagonizou um salto de 7,04 metros, levando o ouro olímpico e se transformou em uma das heroínas do esporte Nacional. Adhemar Ferreira da Silva, o paulista é uma das Lendas do atletismo e do esporte brasileiro tendo imortalizado seu nome com o primeiro bicampeão Olímpico do país.
Suas conquistas no salto triplo nas edições de 1952 1956 o transforam em um herói Olímpico e sua fascinante vida extrapolou os limites do esporte e os seus obter destaque em vários campos. Joaquim Cruz! O brasileiro é um dos grandes heróis do atletismo nacional, ter conquistado o ouro olímpico na prova de 800 metros foi um feito histórico que ocorreu nos jogos de Los Angeles em 1984.
Thiago Braz! O saltador brasileiro protagonizou uma das maiores surpresas dos Jogos Olímpicos Rio 2016. No engenhão Thiago conquistou a medalha de ouro no salto com vara com a marca de 6,03m novo recorde olímpico da prova.
Natação! Assim como atletismo, a natação é uma das modalidades mais duradouras na história dos Jogos Olímpicos, o esporte participou dos Jogos Olímpicos de Atenas-1896, os primeiros da era moderna com três provas, 100 metros, 500 metros e 1. 200 livres, as disputas foram realizadas no mar, a piscina olímpica só foi introduzidas nas competições em 1908, nos Jogos Olímpicos de Londres na Inglaterra.
Tivemos grandes atletas que marcaram seu nome na história da natação nos Jogos Olímpicos, mas poucos terão tanto destaque como o norte-americano Michael Phelps. Phelps é maior nadador de todos os tempos, mais do que isso o americano é o maior atleta Olímpico de toda a história dos jogos com vinte e oito pódios, conquistados em 30 provas disputadas ao longo de cinco edições. César Cielo!
Falar sobre natação para nós brasileiros nos faz relembrar a conquista de César Cielo. O primeiro na modalidade a subir no lugar mais alto do pódio nas olimpíadas. A conquista aconteceu em pequim-2008 quando quebrou o recorde sul-americano dos 50 metros livres aos 21 segundos e três e foi o primeiro a bater do outro lado da piscina.
judô! Criado a mais de 120 anos o judô é um dos esportes em constante evolução, as técnicas básicas existem desde a criação do instituto kodokan por Jigoro Kano em 1882, mais do que criar uma luta o mestre Kano buscou desenvolver uma arte marcial em que evolução técnica do praticante fosse sempre acompanhada de um avanço espiritual, norteado pela ensinamento oriental que diz: muitas vezes é preciso ceder para vencer. O judô aparece pela primeira vez na agenda Olímpica em Tóquio em 1964, em caráter demonstrativo.
Em 1972 o esporte entra na agenda oficial nos jogos de Munique e vinte anos depois em Barcelona as mulheres começaram a disputar medalhas olímpicas. Esporte tipicamente oriental o judô se tornou uma das principais modalidades do Brasil nos jogos, prova disso a edição de Londres 2012 a arte marcial ultrapassou então Líder vela em número de medalhas olímpicas conquistadas para o país. No total são 22 medalhas olímpicas, sendo 15 medalhas de bronze, três de prata e Quatro de ouro.
E nessa trajetória grandes atletas tiveram destaque nas olimpíadas. Aurélio Miguel! Aos 24 anos o judoca derrotou o atleta alemão na final dos meio-pesados e conquistou o 1º ouro olímpico brasileiro no judô, começando assim a brilhante História do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos.
Rogério Sampaio! Rogério consagrou-se o segundo campeão olímpico do judô brasileiro ao vencer na categoria meio-leve, a medalha foi o único ouro individual do Brasil na competição em Barcelona. Rafaela Silva!
Rafaela entrou determinada nas olimpíadas Rio 2016, especificamente no Tatame montado na arena carioca 2 e passou por cima de suas rivais subindo no lugar mais alto do pódio. Sarah Menezes! Aos 22 anos em sua segunda participação Olímpica a piauiense venceu a então campeã dos jogos a Romena Alina Dumitru e faturou o ouro.
E os esportes coletivos são aqueles em que a equipe é formada por duas ou mais pessoas, essas atividades têm como característica principal a integração entre os componentes, divisão ou organização dos jogadores a partir de suas posições e o trabalho em conjunto para o alcance dos objetivos. Podemos destacar alguns esportes coletivos comum para nós brasileiros e com grande relevância nos Jogos Olímpicos. Basquetebol!
O esporte foi apresentado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de St. Louis 1904 como esporte de demonstração, mas foi somente em berlim-1936 que o basquete masculino apareceu no quadro Olímpico, enquanto isso o feminino fez sua estreia em olimpíadas quase 40 anos depois em 1976 em Montreal. Em 1989 a FIBA permitiu que os jogadores profissionais da NBA participassem dos Jogos Olímpicos pela primeira vez.
Futebol! O futebol foi disputado pela primeira vez em olimpíadas nos jogos de Paris em 1900, na época o esporte ainda engatinhava e apenas três Nações estiveram representadas na modalidade, único penta campeão mundial do planeta o Brasil não é conhecido como o país do futebol à toa. Ninguém tem mais títulos que os brasileiros em copas do mundo, mas quando o assunto são os jogos olímpicos a seleção não ostentavam o mesmo prestígio, pelo menos até Rio 2016.
O time já havia subido ao pódio os dez vezes, mas o ouro olímpico era um sonho antigo e inalcançado. No Rio de Janeiro em 2016 o Brasil jogou em casa pela primeira vez e com o Maracanã lotado venceu a Alemanha na final em disputa por pênaltis e conquistou o título inédito! Voleibol!
A história da modalidade nas olimpíadas tem um fato interessante e até incomum, em Tokyo 1968 o vôlei entrou no programa Olímpico simultaneamente no masculino e no feminino, desde a estreia, quando a União Soviética entre os homens e o Japão entre as mulheres conquistaram as primeiras medalhas de ouro. A modalidade não deixou de ser Olímpica. No Brasil o vôlei Virou um modelo de sucesso a ser seguido por outros esportes.
Emplacando uma Geração vencedora atrás da outra, de atenas-2004 a londres-2012 o Brasil não ficou de fora do pódio nenhuma vez sequer. Somando então as modalidades apresentadas teremos nessa edição 46 modalidades. Entre tantos esportes, certamente alguns que você não conhece, mas com certeza se divertirá muito acompanhando esse grande evento esportivo.
Então é isso pessoal, nosso vídeo fica por aqui, espero que vocês tenham gostado. Qualquer dúvida deixe nos comentários que a gente responde para vocês!