ÚLTIMA REVISÃO DE REDAÇÃO PRO ENEM 2024! (Débora Aladim)

28.29k views5299 WordsCopy TextShare
Débora Aladim
✏️VEM ESTUDAR PRO ENEM COMIGO: https://www.deboraaladim.com.br/ ⭐️Aprenda a escrever uma redação no...
Video Transcript:
[Débora] An. . .
Oi, gente! Tudo bem com vocês? Sejam bem-vindos à revisão de redação para o ENEM 2024.
Gente, esse canal existe há 11 anos. Eu já perdi as contas de quantas revisões eu já fiz por aqui, mas todo ano eu estou de volta pra ajudar você não só a tirar um notão, mas a chegar calmo e confiante no dia da prova. Vai dar tudo certo, eu tô aqui pra te ajudar.
Hoje você vai aprender passo a passo como escrever sua redação e tirar uma nota alta pra garantir o seu sonho lá no ENEM. -Eba! [Débora] Como eu sempre faço, primeiro eu vou te explicar como a sua redação vai ser corrigida, pra você saber o que o corretor vai procurar no seu texto.
E aí sim, eu vou te explicar parágrafo por parágrafo o que é pra você escrever. Óbvio, existem vários métodos de escrever redação, existem vários modelos. Eu ensino aqui o que eu desenvolvi, o que eu gosto e que faz sentido pra mim, mas se você não se sentir confortável, existem vários outros professores super capacitados aqui no YouTube pra te ensinar também a escrever texto.
Então, bora começar, galera! Essa aula tá sendo feita com base na minha apostila de redação, que eu escrevi. Este ano ela não está sendo vendida, mas está sendo doada como brinde para quem comprar o meu curso de História do Brasil.
Eu fiz um curso, pessoal, que é o resultado de anos e anos de estudo. Sou formada em História na UFMG, afinal de contas, e eu expliquei toda a história do Brasil em apenas 24 aulas. Ou seja, se você comprar o curso hoje e assistir uma ou duas aulas por dia, dá tempo de revisar tudo até o dia do ENEM.
-Do meu ponto de vista, pessoal, vou dizer, é uma obra-prima. [Débora] E História do Brasil é mais de 80% da prova de Humanas. Eu tenho certeza que vai te ajudar muito, muito, muito.
O curso vem com quatro apostilas explicando tudo por escrito, com mais de 250 exercícios pra você praticar. As apostilas, tanto de redação quanto de história, vão ficar com você para sempre. Você baixa no computador e esses arquivos não se perdem.
E as aulas você vai ter um ano pra assistir. Então, se você comprar hoje, você consegue estudar até pro ENEM 2025. Você consegue estudar pra escola e, se você já passar de uma vez, ainda pode presentear alguém com o seu acesso ao curso pra essa pessoa também estudar.
Então, vão lá no meu site e confiram. Eu fiz com muito amor e não é caro, tá? É um valor super acessível que vale muito a pena.
-É muito importante estudar. [Débora] Então bora começar. Primeiro, eu vou te explicar como a sua redação vai ser corrigida, tá?
Se é a sua primeira vez fazendo o ENEM, quando chegar a prova, galera, você vai receber a folha de gabarito e o rascunho. Na parte de trás da sua prova do ENEM vai ter uma folha em branco que ninguém vai ver, então você pode escrever, pode rabiscar, pode fazer o que quiser. Não te recomendo, sob nenhuma circunstância, escrever sua redação direto na folha oficial.
Afinal, se você errar, vai ficar feio na folha, você pode perder pontos e não vai ter chance de reescrever, ok? Então, use o rascunho. Se precisar, escreva na beirada da prova, mas a folha oficial, passa só no finalzinho pra garantir que deu tempo de revisar e aquela coisa toda.
A sua redação vai ser lida por pelo menos duas pessoas diferentes. Pelo menos dois corretores irão ler a sua prova. A prova é escaneada, então o corretor não vai receber o papel e ele não sabe o seu nome.
Ele não sabe o seu nome, ele não sabe de onde você é. O sistema do ENEM inclusive manda as provas para estados diferentes. Então, eu aqui em Minas Gerais, minha prova provavelmente vai ser passada pro Maranhão, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Sul, qualquer outro lugar que não o meu estado, ok?
Geralmente é assim que eles fazem. E aí, dois corretores diferentes vão ler o seu texto, vão dar uma nota. Se a nota deles for muito discrepante, um te deu 800 e outro te deu 500, por exemplo, um terceiro corretor vai intervir.
Se a nota desse terceiro corretor também for muito diferente, uma banca com quatro corretores vai ler a sua redação. Então, pelo menos duas pessoas diferentes vão ler o seu texto pra garantir uma correção boa, uma correção imparcial. E aí, pessoal, você pode escrever a sua redação tanto com letra cursiva quanto com letra de forma, ok?
Não existe problema algum, só tem que estar legível, ok? Porque se a sua letra não estiver legível, o corretor vai considerar que aquelas linhas que ele não conseguiu ler estavam em branco. Então, cuidado com os garranchos na prova, tá?
E é óbvio que se você escrever algum recadinho, deixar seu nome, escrever “pelo amor de Deus, corretor, me dá ponto”, você vai levar zero, zero na sua redação. Então, vamos ter seriedade, é a parte mais importante do ENEM. E aí, agora que o corretor recebeu sua prova, o que ele vai olhar, o que ele vai procurar no seu texto pra te dar nota?
São as chamadas cinco competências para a correção da redação. Ele vai avaliar essas cinco competências, cada uma delas vale 200 pontos, somando a gente tem a nota 1000. -Gostaram?
[Débora] Então, bora entender cada uma dessas competências. A primeira delas é demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita, ou seja, escrever corretamente. Então, nessa competência, vão ser julgados os seus desvios, os seus erros de pontuação, erros de palavras.
Você pode cometer até dois erros. -Dois, caralho! [Débora] E ainda tirar a nota total nessa competência, ok?
Mas, mais do que dois erros, você vai ser. . .
-Bastante criticado pelo Brasil inteiro, hein. [Débora] Pontuado, e vai começar a perder pontos nessa competência. Então, bora praticar a gramática, bora praticar a pontuação.
Se você não sabe se escreveu uma palavra correta, troque-a por um sinônimo. Vamos prestar muita atenção com as vírgulas, aquela coisa toda. A segunda competência é a mais longa, que é compreender a proposta de redação e utilizar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Resumidamente, vamos dividi-la em três: primeiro, compreender a proposta de redação, não fugir do tema. Então, na competência dois, vai ser julgado se você se ateve, se você se manteve dentro do tema. É óbvio, fugir do tema não é apenas o tema da redação ser desmatamento na Amazônia e você falar sobre violência contra os idosos.
Isso é fugir loucamente do tema, mas também existe o tangenciamento. O tangenciamento é quando você até fala do tema, mas você escapa dele. Então, por exemplo, o tema da redação é sobre desmatamento e você até menciona o desmatamento, mas fala muito mais sobre os animais morrendo com queimadas.
Óbvio, isso está envolvido no tema desmatamento? Sim, mas o que ele está querendo falar é sobre as árvores caindo e não sobre os animais morrendo. Vocês estão entendendo?
Então, o tangenciamento é quando você até menciona o tema, mas escorrega um pouquinho. Ou seja, o corretor vai entender que você não compreendeu o tema direito e vai tirar ponto por causa disso. Então, vamos tomar cuidado.
Depois eu vou dar algumas dicas para vocês não tangenciarem o tema. Além disso, a competência dois também avalia se você usa outras áreas do conhecimento para desenvolver a sua argumentação. Ou seja, o corretor quer que você mostre pra ele que sabe mais sobre aquele tema do que o texto motivador te contou.
Ele quer ver que você tem referência dentro da sua cabeça. Só que isso é algo bom justamente porque qualquer área do conhecimento serve pra você tirar ponto na competência dois. Então, você pode citar um filme, uma música, um livro, uma série, uma alusão histórica, uma frase de filósofo.
-Vamos viver tudo que há pra viver, vamos nos permitir. [Débora] Um argumento de autoridade, um dado estatístico. Então, se o tema é desmatamento e você cita o filme “Rio”, serve.
Você vai tirar total na competência dois. Se o tema é violência contra a mulher e você cita o filme “Assim que Acaba”, serve também. Se você fala um dado estatístico, “ah, desde os anos 1970, mil hectares foram queimados”.
. . Tô inventando, serve também.
Uma frase de filósofo, tudo isso serve pra você mostrar pro corretor que sabe mais do que o texto te falou. "Débora, posso usar dados que tirei dos textos motivadores na redação? " Pode, mas recomendo que use apenas um e cite a fonte.
Então, se no texto motivador tem um gráfico falando que desde os anos 70, 40% da Amazônia foi perdida, você não coloca “de acordo com o texto motivador”, não. Você vai colocar “de acordo com o IBGE”, “de acordo com o Ibama”, “de acordo com a fonte, 40% da Amazônia foi perdida”, ok? Mas recomendo a você usar o argumento que tirou da sua cabeça mesmo.
-Fonte: não foi preciso. Porque não é preciso fonte. Pra que eu vou pegar na internet se isso daqui funciona mais?
[Débora] Justamente pra você mostrar pro corretor que está preparadíssimo, colocar o pau na mesa e falar “eu mereço essa nota 1000 que vou tirar”. E pra finalizar, a competência dois também fala “dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo”. O que significa não fugir do tipo textual?
Escrever um texto de quatro parágrafos com início, desenvolvimento e conclusão, aquela coisa toda. Então, a competência dois é pra você não fugir do tema, não fugir do tipo textual e citar outra área do conhecimento. Agora, pessoal, a competência três é: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
A terceira competência é a argumentação. Argumentar, pessoal, é você defender o seu ponto de vista pro seu leitor. O seu objetivo é que, no final do seu texto, o seu leitor, no caso o corretor, se convença do seu ponto de vista.
Você quer convencer ele de que tem um problema acontecendo no Brasil, que isso é ruim e tudo mais. O tema de redação do ENEM sempre é um problema que acontece no Brasil. -Era os golfinhos, era o tubarão, era o Leonardo DiCaprio, era o 342, era a Paula Lavini dentro do nosso grupo falando não sei o quê, daí tem que ir para Brasília e não sei o que.
. . Eu falo, meu Deus do céu, mas dá muito trabalho!
[Débora] Às vezes, esse problema é mais claro, às vezes o problema não é claro, mas é sempre sobre uma questão negativa que acontece no nosso país. Então, o seu objetivo é, com o seu texto, mostrar pro corretor: "tem uma treta rolando no Brasil, isso não é legal e eu vou resolver". Então, é como se você fosse um advogado defendendo o seu cliente na redação.
E pra você defender o seu ponto de vista, o que você usa? Você usa lógica, você usa argumentos, você usa dados estatísticos, você usa alusões a outra área do conhecimento. Tudo isso são argumentos, mas a gente vai falar mais sobre argumentação quando eu explicar parágrafo por parágrafo, ok?
A quarta competência é demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. O que isso significa? Coesão textual.
Eu sempre, gente, todo ano, uso a metáfora do tijolo. -Tinham três crianças, os nomes delas eram. .
. uma chamava Gotinha, a outra chamava Peninha e a outra chamava Tijolinho. [Débora] Você quer construir uma parede, adianta você colocar tijolo em cima de tijolo?
Vai passar um vento e vai cair. Você precisa do quê? Argamassa.
Você precisa de algo que dê liga a esse tijolo. Da mesma forma, não adianta eu colocar um monte de palavras sem usar conectivos para dar sentido ao que estou falando. Então, coesão textual é justamente você saber usar a língua portuguesa pra comunicar o que você quer dizer.
"Débora, o que são conectivos? " Pessoal, conectivo. .
. eu tô usando conectivo nesse momento e você nem está percebendo. Você usa conectivos o tempo inteiro e a gente não percebe.
Conectivos são pequenas palavras que ligam ideias dentro de uma frase ou ligam uma frase a outra. Vou até colocar aqui na tela a tabela de conectivos que tem na minha apostila de redação junto com o meu curso de História. Entra lá no meu site.
Olha como a gente usa conectivos o tempo todo. Quantas vezes por dia você fala “porque”, “mas”, “porém”, “por causa disso”, “em primeiro lugar”, “em segundo lugar”, “dessa forma”, “para tanto”, “como”, “quando”, “enquanto”, “apenas”, “nem”, “também”, “ainda”, “conforme”. .
. Enfim, pessoal, o tempo todo a gente tá falando conectivos. E aí, pra você tirar total na competência quatro, é muito simples: o seu texto tem que ter pelo menos um conectivo dentro de cada parágrafo.
O que é muito fácil, porque, igual eu mencionei, o tempo todo a gente está usando conectivos. Mas dois dos seus parágrafos têm que começar com conectivos. Então, pra você tirar total na competência quatro, é super simples: cada parágrafo tem que ter um conectivo dentro dele e dois parágrafos têm que começar com conectivos.
Qual é a dica que eu te dou? Você pode começar os dois últimos parágrafos com conectivos ou até mesmo tirar do início do seu texto. Se você estiver sem criatividade nenhuma, você pode literalmente começar um parágrafo falando “em primeiro lugar” e outro parágrafo falando “em segundo lugar”.
Pronto. -E eu vou te dar um soco, um soco de sabedoria. Mas uma coisa que eu sempre uso e que sempre recomendo pros alunos é começar os dois últimos parágrafos com conectivos.
Então, a gente escreveu lá os dois primeiros parágrafos, estamos falando do problema que tá acontecendo no Brasil, e aí o terceiro parágrafo do seu texto vai começar com um conectivo de contrariedade. Então, falar “porém, esse problema ainda não foi resolvido no Brasil”. Então, o “porém” é um conectivo.
E aí o último parágrafo você começa com um conectivo de conclusão. Então, “portanto, precisamos resolver o problema”. Pronto, acabou.
Já usou os dois conectivos pra começar, já vai tirar total na competência quatro. Outro detalhe pequenininho, mas que também é avaliado na competência quatro, é usar a palavra “onde” sem valor locativo. O que isso significa?
É você usar a palavra “onde” sem falar de um local físico. Então, por exemplo, “situações onde o estudante é desrespeitado”. Não, tá errado.
Porque nesse caso a gente não está falando de um local físico. Nesse caso, era pra falar “situações nas quais o estudante é desrespeitado”. Então, “onde” é pra falar de um lugar.
Eu estou na minha casa, onde eu moro. Eu vou à escola, onde eu estudo. Porque casa e escola são locais físicos.
-Ah, agora eu entendi. [Débora] Então, só pra você memorizar: não use a palavra “onde” na sua redação se você não estiver falando de um local físico palpável, que você entra e sai. Perfeito.
E agora, para finalizar, a quinta competência é a nossa proposta de intervenção. O texto do ENEM, igual eu falei, pessoal, todo tema de redação é um problema que tá acontecendo no Brasil, e a redação do ENEM quer que você proponha uma medida. Precisa ser apenas uma, uma medida para resolver esse problema.
Então, o seu último parágrafo do texto tem que ser dedicado a isso: é pra fazer uma proposta pra resolver. E pra você tirar total na proposta de intervenção, é simples, ok? Você precisa ter cinco elementos, você precisa falar: Agente, ou seja, quem vai realizar essa proposta de intervenção?
Ação, que é o que vai ser realizado. Meio, que é de que modo, por meio de que atitude, de qual forma vai ser exercida essa proposta de intervenção. Finalidade, que é qual é o objetivo dessa proposta de intervenção?
O que ela quer alcançar? E detalhamento, que é você escolher qualquer um desses quatro elementos, ação, agente, meio ou finalidade, e dar um pouco mais de detalhe. Então, por exemplo, se eu quero detalhar o meu agente.
Eu vou falar: “Portanto, o estado brasileiro, que tem poder sobre todas as pessoas, deve fazer algo. ” Adicionei um detalhe sobre o agente, que é o estado brasileiro. Ou então, eu quero trazer um detalhe sobre o objetivo, eu falo: “Dessa forma, busca-se acabar com o desmatamento na Amazônia, fazendo com que todos os animais que vivem nesse ecossistema tenham uma vida melhor.
” Pronto, adicionei um pouco mais de detalhe sobre a minha finalidade. Vocês vão ver isso mais pra frente, quando eu der exemplos pra vocês, ok? Então, na sua proposta de intervenção, você tem que falar quem vai fazer o quê, de que maneira, para qual objetivo e adicionar mais um detalhe sobre qualquer uma dessas coisas.
Aí sim, somando 200 pontos por 200 pontos, a gente vai ter nota 1000 na redação. Aí você vai entrar na faculdade dos seus sonhos e vai voltar nesse vídeo pra falar: “Muito bem, Débora, obrigada, salvou! ” Esse é o meu objetivo com esse vídeo.
[aplausos] Agora, vamos lá, pessoal, passo a passo de como escrever os parágrafos da sua redação. Igual mencionei, esse é o meu modo de escrever redação. Se você não se identificar, não tem problema algum.
Se você não gostar, não se adaptar, tem muitos outros professores aqui no YouTube que fazem aulas maravilhosas que eu tenho certeza que você vai gostar. Mas, se você quiser escrever do meu jeitinho, vou te explicar agora. São quatro parágrafos, pessoal.
No primeiro parágrafo, a gente vai fazer a problematização. No segundo parágrafo, a gente vai explicar qual é o problema. No terceiro parágrafo, vamos falar por que o problema ainda não foi resolvido.
E no quarto parágrafo, a gente vai resolver o problema, fazendo assim um texto muito fluido, com bastante coesão textual. Vamos lá, galera. O seu primeiro parágrafo tem que ter duas coisas: tem que ter contextualização e problematização.
Em resumo, você tem que falar: “Leitor, tem uma treta acontecendo no Brasil e isso é ruim. ” Então, você tem que contextualizar que existe um problema e problematizá-lo. Uma dica que eu sempre dou é você já começar o seu texto falando de outra área do conhecimento pra já matar competência dois.
Então, por exemplo, no ano em que eu entrei na faculdade, o tema da redação era violência contra a mulher, e eu comecei literalmente citando o filme do Homem-Aranha. Eu falei: “No filme Homem-Aranha, vemos Mary Jane sendo perseguida e assediada por vários homens. Fora das telas de cinema, isso é uma realidade no Brasil: a violência contra a mulher.
” Literalmente, foi essa frase que me colocou na Faculdade Federal. Ou então, você pode começar com uma alusão histórica. Você pode falar: “O problema da poluição não é algo exclusivo ao século XXI.
Desde a antiguidade, os gregos e os romanos sofriam com a poluição nas cidades. ” Algum exemplo assim. Então, você já pode começar o seu texto, se estiver sem criatividade, com outra área do conhecimento.
Inclusive, vou soltar aqui no canal um vídeo com frases prontas pra você começar a sua redação. Assim que o vídeo sair, vou deixar o link na descrição com várias frases prontas pra você começar. E aí, você vai explicar, tem algo acontecendo no Brasil e que isso é um problema.
O tema da redação do ENEM, gente, sempre vai ser um problema brasileiro. Às vezes, esse problema é óbvio, por exemplo, intolerância religiosa. Qual é o problema?
Está acontecendo a intolerância religiosa, tem gente sendo perseguida. Às vezes, o problema não é tão claro, por exemplo, aquele tema de cidadania, né, acesso à cidadania. Qual é o problema?
Você precisa pensar um pouquinho mais. -Vamos pensar um pouco, né? Aí você pensa: “Ah, não, nem todo mundo tem acesso à cidadania.
” Esse foi um tema muito difícil que caiu no ENEM 2021, eu acho. Então, às vezes o tema está óbvio, às vezes o tema não está óbvio. Mas, no primeiro parágrafo, você vai começar a falar que existe um problema no Brasil e que isso é negativo e precisa ser resolvido.
Agora, vamos passar pro próximo parágrafo. Gente, os dois parágrafos do meio do texto são o desenvolvimento, é quando a gente vai desenvolver esse tema. E aí, pessoal, o que eu recomendo pra você?
Pra não tangenciar o tema, lembra que eu falei pra vocês? Pra ter espaço suficiente pra desenvolver os seus argumentos, mas não ter espaço suficiente pra fugir do tema? Eu sempre recomendo você ter dois argumentos para desenvolver.
Por exemplo, o tema da poluição. Eu vou escolher dois argumentos para desenvolver. Qual é o problema da poluição?
Então, vou focar, por exemplo, nos problemas de saúde que isso causa pras pessoas e como isso diminui a biodiversidade, como isso mata os animais, as plantas e tudo mais. Esses vão ser os meus dois argumentos. Então, primeiro, vou falar: “A poluição nas cidades tem gerado uma onda de doenças respiratórias que afeta as pessoas a longo prazo.
De acordo com o Ministério da Saúde, já tivemos 1500 pessoas afetadas. ” Ou então: “Desde os anos 70, no Brasil, discute-se legislações ambientais para melhorar a poluição. ” Olha as outras áreas do conhecimento.
-Fechando lá no último. . .
[Débora] O que eu gosto, pessoal, é de, nos dois parágrafos de desenvolvimento, em um falar porque a situação é um problema e, no outro, eu vou falar porque esse problema ainda não foi resolvido. Esse é o meu jeito de escrever redação. Existem outros, mas esse é o meu jeito.
Primeiro parágrafo do texto: contextualização e problematização. A poluição tá acontecendo no Brasil, isso é muito ruim e muita gente tá sendo afetada. Segundo parágrafo: por que a poluição é um problema?
E aí você escolhe esses dois argumentos: porque muitas pessoas estão sofrendo com problemas de saúde e porque isso tá diminuindo a nossa biodiversidade. Os animais estão morrendo, as árvores estão caindo. -Fim dos tempos mesmo, viu?
[Débora] Fogo está acontecendo. Por isso que a poluição é um problema. Aí, no terceiro parágrafo, a gente vai começar com um conectivo de contrariedade.
A frase que eu sempre usava em redação, a frase que me colocou na federal, foi: “Entretanto, o problema está longe de ser resolvido. ” “Entretanto” é um conectivo de contrariedade. Você pode trocar ele por “mas”, “porém”.
Então, você começa falando: “Porém, o problema da poluição ainda persiste no Brasil. Por mais que seja um problema, a gente ainda tem poluição. ” E aí você explica um argumento ou dois argumentos de porque isso ainda não foi resolvido.
E o pulo do gato é: você escolhe um argumento que vai resolver na sua proposta de intervenção. Então, eu, Débora, já sei desde o início que a minha proposta de intervenção vai ser colocar mais polícia pra fiscalizar as matas. Então, eu vou colocar no meu terceiro parágrafo: “Entretanto, o problema ainda persiste no Brasil, já que há pouco policiamento na região da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica, permitindo que criminosos coloquem fogo na mata e gerem nuvens de fumaça, e matem a galera nas cidades.
” Enfim, vou explicar no parágrafo porque esse problema ainda não foi resolvido. E aí, no quarto parágrafo, que é a proposta de intervenção, eu vou começar com um conectivo de conclusão: “Então, dessa forma, assim sendo, portanto, precisamos fazer algo para resolver o problema. ” E aí você coloca a sua proposta de intervenção.
É muito simples. Esse é o meu jeito de escrever. Então, você vai começar: primeiro parágrafo, problematizando, falando que existe um problema no Brasil; segundo parágrafo, porque isso é um problema; terceiro parágrafo, porque esse problema ainda não foi resolvido; quarto parágrafo, resolve o problema.
Olha que texto maravilhoso! Olha como você tem uma linha de raciocínio que começa e vai até o final. E outra dica também, caso você esteja sem criatividade pra inserir outras áreas do conhecimento: “Ai, Débora, deu um branco, esqueci minhas alusões históricas, esqueci todas as séries, todos os filmes que já vi.
” Coloque uma frase de filósofo na sua intervenção. Por exemplo, uma frase super fácil de decorar que dá para você colocar em qualquer intervenção é: “Martin Luther King disse: ‘Toda hora é hora de fazer o que é certo. ’” Olha que maravilha!
Você fala na sua intervenção: “Portanto, medidas precisam ser tomadas pra resolver o problema no Brasil. O humanista Martin Luther King disse que ‘toda hora é hora de fazer o que é certo’. Assim sendo, o estado brasileiro precisa fazer uma legislação mais eficiente para o cumprimento das leis ambientais.
” -Olha aqui! Olha a energia! [Débora] Ótimo, já coloquei o agente e a ação.
Falei: “O estado brasileiro precisa fazer nova legislação”, é a ação. Aí, claro, vai faltar o meio, vai faltar a finalidade e o detalhamento. Mas, caso você esteja sem criatividade, você pode colocar uma frase de filósofo.
Existem várias frases de filósofos. Se houver qualquer tema relacionado, por exemplo, relacionado à violência, tem o Sartre, que é um sociólogo francês, que falou: “A violência é sempre uma derrota. ” Olha que frase fácil de memorizar!
Eu, inclusive, já fiz um vídeo aqui no canal, bem curtinho, com frases fáceis de memorizar de filósofos pra você usar na sua redação do ENEM. Então, assista a esse vídeo que vou deixar linkado, memorize uma ou duas frases, porque aí, caso dê branco na hora ou você queira usar, use essas frases de filósofos. E, gente, não é difícil, ok?
Claro que isso não permite que a gente seja muito criativo, mas isso é bom para o aluno, porque, ao longo dos anos, gente, a redação do ENEM é tão robotizada, ela é tão uniformizada, que literalmente… Por que existem tantas pessoas que divulgam modelos prontos de redação que você só memoriza e escreve na hora? Porque, como sabemos exatamente o que o corretor tá procurando, tem como você escrever palavra por palavra do texto e saber que o corretor vai ter que dar nota 1000, porque tem tudo que precisa. Então, pessoal, por mais que seja difícil nas primeiras vezes, uma vez que você toma jeito de escrever redação, você não esquece mais.
Igual estou falando, gente, tem quase 10 anos que mexo com isso e a redação do ENEM sofreu pouquíssimas mudanças desde então. É por isso que a gente consegue tantos alunos com notas boas, é por isso que o aluno consegue praticar o ano inteiro com temas diferentes, e chega lá no dia do ENEM e tira uma nota boa. Porque a redação do ENEM é muito robotizada.
A sua redação, independente do tema, sempre vai ter que ter esses mesmos elementos: sempre vai ter que ter a proposta de intervenção desse jeito, sempre vai ter que ter os conectivos, sempre vai ter que ter a argumentação. É fácil, pessoal, eu tenho certeza que você vai conseguir. Já comece a praticar.
Faça pelo menos uma ou duas redações por semana e corrija, peça pra alguém capacitado corrigir, uma pessoa capacitada, pra você ver os seus erros, pra você praticar. Na hora da intervenção, se você estiver sem criatividade, pode usar alguns agentes chave. Por exemplo, o Estado, com “E” maiúsculo, né, que no caso é o Brasil, é um agente que dá pra usar na sua redação.
O Estado brasileiro pode fazer basicamente tudo. Ou então usar o Ministério, né? O Ministério da Educação, o Ministério da Saúde, o Ministério da Agricultura.
Afinal, os Ministérios são órgãos que têm bastante poder no Brasil. Ou então a polícia também, que é um órgão bastante poderoso. A sociedade.
. . Se você quiser, se estiver realmente sem nenhuma ideia, você pode fazer uma proposta de conscientização.
Afinal, se todo mundo tivesse noção de todos os problemas, nada ruim aconteceria no mundo, né? A gente viveria naquela linda utopia das Testemunhas de Jeová, se todo mundo soubesse o bem e fizesse o bem. Então, se você estiver realmente sem ideia nenhuma, você faz uma proposta de intervenção, fala que tem que ser ensinado nas escolas o respeito ao idoso, tem que ser ensinado nas escolas o respeito à lei, tem que ser ensinado nas escolas pra acabar com a violência.
Dá pra você fazer proposta de intervenção desse jeito também. Então, pessoal, o que eu quero passar aqui pra vocês, pra esse vídeo não ficar gigante, é só o resumo do que a sua redação tem que ter. Temos aqui no canal, pessoal, uma playlist completa com várias aulas de redação, várias frases prontas que eu fiz.
E também, pessoal, eu já fiz vários vídeos, já estudei mais de 100 temas aqui junto com vocês pra você estar preparado pra qualquer tema que cair na redação. Então, eu já fiz vídeos explicando temas relacionados à saúde, à educação, à segurança, ao comportamento. Porque aí, se cair algo semelhante, você vai ter argumentos.
Fiz também vídeo falando sobre alusões coringas, né? Assuntos que dá pra você citar em qualquer tema. Então, independente do tema que cair, dá pra você citar, por exemplo, a nossa Constituição, dá pra você falar da antiguidade, afinal, tudo que a gente vive basicamente tem origem na Grécia e Roma Antiga, esse tipo de coisa.
Então, o que eu quero passar pra vocês é tranquilidade. Dá pra tirar um notão na redação, mesmo que você tenha começado a estudar tarde. Não desista.
Não deixe de fazer o ENEM e não deixe de dar importância pra redação, porque é onde você tem chance de tirar 1000. Eu, Débora, por exemplo, sempre tive muita dificuldade em matemática. Eu consegui tirar uma boa nota e entrar na federal por causa da minha redação ter tido uma boa nota.
Isso elevou todas as minhas outras notas. Então, mesmo que você esteja inseguro em relação à prova, mesmo que esteja com medo de não acertar muitas questões, a redação pode te ajudar. E a redação, inclusive, pode ser a diferença que vai fazer você conquistar aquela vaga que você quer.
Então, não desista. A redação é a parte mais fácil de você tirar um notão e a gente está aqui para te ajudar com isso. Igual eu falei, se você não gostar do meu jeitinho de escrever, temos muitos outros professores.
Só não deixe de estudar, até porque aqui no YouTube tem muito material gratuito pra você chegar lá preparado e tudo mais. Se você quiser uma forcinha a mais, um material complementar, tem a minha apostila de redação que eu mencionei pra vocês. Ela tá vindo como brinde lá no meu curso de história.
E o meu curso de história, eu fiz com uma estrutura profissional, em estúdio. É o resultado de anos e anos de estudo. Eu sou professora formada pela UFMG, tem anos que atuo apenas com ENEM e vestibular.
Então, eu fiz esse curso focado nisso e focado também em concursos, tá? Especialmente você que vai fazer concurso militar. Eu falei bastante de história militar no curso, pensando em você que vai fazer esses concursos que não são fáceis.
Eu estou aqui, vou segurar sua mão e você vai passar nessa prova, tá? Então, se você quiser conferir, pagar um preço super bom pra ter esse curso, para ter essas apostilas, ter acesso a isso para sempre, pra dar pra você estudar até para o ENEM 2025, entre lá no meu site deboraaladim. com.
br. E, de qualquer forma, aqui no canal também temos muitos vídeos com muito material gratuito pra você se preparar. Se esse vídeo te ajudou, curte, compartilha, que isso me ajuda muito a crescer e a valorizar o meu trabalho.
Um beijo e te vejo no próximo vídeo.
Related Videos
TODA A HISTÓRIA DO ENEM - REVISÃO (Débora Aladim)
1:56:25
TODA A HISTÓRIA DO ENEM - REVISÃO (Débora ...
Débora Aladim
96,153 views
URGENTE! Saiba o que mudou na CORREÇÃO da REDAÇÃO do ENEM 2024
14:37
URGENTE! Saiba o que mudou na CORREÇÃO da ...
Luma e ponto
3,307 views
⏰  Redação do ENEM em 30 minutos! Modelo para QUALQUER tema, sem precisar decorar.
32:37
⏰ Redação do ENEM em 30 minutos! Modelo p...
Método Questiona
527,204 views
Resumo de História: GRÉCIA ANTIGA (com Vestibular em Cena)
30:33
Resumo de História: GRÉCIA ANTIGA (com Ves...
Débora Aladim
1,485,889 views
TUDO SOBRE TODAS AS CONSTITUIÇÕES DA HISTÓRIA DO BRASIL (Débora Aladim)
31:56
TUDO SOBRE TODAS AS CONSTITUIÇÕES DA HISTÓ...
Débora Aladim
37,713 views
7 Cringeworthy MISTAKES Beginner Writers Make ❌ (avoid these pitfalls!)
17:17
7 Cringeworthy MISTAKES Beginner Writers M...
Abbie Emmons
50,999 views
COLOQUE ISSO NA SUA REDAÇÃO DO ENEM!
10:31
COLOQUE ISSO NA SUA REDAÇÃO DO ENEM!
Débora Aladim
14,350 views
Gracie Abrams - The Secret of Us (Short Film) | Vevo Extended Play
20:11
Gracie Abrams - The Secret of Us (Short Fi...
Gracie Abrams
194,224 views
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ERA VARGAS: tá longo, mas vale a pena! (Débora Aladim)
58:17
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ERA VA...
Débora Aladim
2,305,696 views
How I learn FOUR languages at once (some more, some less foreign)
17:09
How I learn FOUR languages at once (some m...
Inna In English - Intermediate to Advanced English
7,006 views
COMO ACERTAR QUALQUER QUESTÃO DE HUMANAS DO ENEM MESMO SEM SABER O CONTEÚDO
21:43
COMO ACERTAR QUALQUER QUESTÃO DE HUMANAS D...
Flavio de Falcão
133,874 views
O "DESCOBRIMENTO" DO BRASIL - HISTÓRIA DO BRASIL PELO BRASIL (Episódio 1) - Débora Aladim
36:28
O "DESCOBRIMENTO" DO BRASIL - HISTÓRIA DO ...
Débora Aladim
1,685,236 views
ESTRATÉGIA de PROVA no PRIMEIRO DIA do ENEM (+80 acertos e +960 pontos)
19:46
ESTRATÉGIA de PROVA no PRIMEIRO DIA do ENE...
Marcos Vasconcellos
20,813 views
9 Ending Mistakes New Fantasy Writers Make
26:06
9 Ending Mistakes New Fantasy Writers Make
Jed Herne
18,610 views
TUDO SOBRE A DITADURA MILITAR (1964-1985) - Débora Aladim
1:37:15
TUDO SOBRE A DITADURA MILITAR (1964-1985) ...
Débora Aladim
333,325 views
ENTENDA COMO SERÁ A REDAÇÃO DO ENEM 2024 | Cartilha do Participante
18:31
ENTENDA COMO SERÁ A REDAÇÃO DO ENEM 2024 |...
Luma e ponto
11,162 views
Frases para começar qualquer redação
11:58
Frases para começar qualquer redação
Professor Paulinho Kuririn
230,546 views
You're NOT cooked. How to study for & ACE your exams⭐
12:00
You're NOT cooked. How to study for & ACE ...
jspark
51,811 views
Vale a pena fazer faculdade? Pesquisa dá a real
9:43
Vale a pena fazer faculdade? Pesquisa dá a...
Débora Aladim
5,176 views
🔥🚀5 REFERÊNCIAS PARA QUALQUER TEMA DE REDAÇÃO DO ENEM! (Débora Aladim)
18:23
🔥🚀5 REFERÊNCIAS PARA QUALQUER TEMA DE RE...
Débora Aladim
391,890 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com