m [Música] [Música] [Música] grande mulher amorosa guerreira uma Muler livre totalmente livre tinha uma extraordinária inquietude política que produzia ativamente e diariamente que conseguia comunicar com todas e com todos ativista que incomodava de grande amor de grande fé mulher de é isso o sua é mãe o sua atrai a dona do ouro é uma mulher à frente do seu tempo ela quebrou o paradigma da sociedade brasileira que dizia que no Brasil não tinha racismo porque o negro sabia onde era o seu lugar ela resolveu sair do lugar [Música] Léa foi a 17ª de 18 irmãos
seus irmãos já maiores ajudaram ela a estudar e isso significa ampliar seus horizontes para qualquer um negros ou brancos né você estudar você tem uma ampliação e nessa ampliação é que ela começa sem perceber um processo doloroso de embranquecimento mamãe era costureira Fazia cada de vestidos lindos e Léa se formou no científ no riv vai Correia E aí mamãe fez um vestido azul de tule tomara que caia todo salpicado de de estrelas para mim na época era estrelas eu estava na varanda de minha avó ela saiu da e eu fiquei assim extasiada meus olhos brilharam
eu falei assim Existe fada Negra [Música] [Música] lélia Gonzales uma pessoa que passou por grandes transformações ela era uma mulher que negava a sua ancestralidade e descobriu a a questão racial no seu no seu casamento nas suas relações sociais e passou a militar em defesa da igualdade e negar todas as opressões de gênero de de classe quando eu conheci L llia efetivamente eu fiquei um pouco estranhou um pouco o González porque sabia que era espanhol Então ela me contou foi um homem com o qual ela casou e que morreu e de uma maneira trágica quando
o Luiz Carlos a quem eu chamava de pikal foi o primeiro marido dela e eles tinha uma relação muito boa ela o amava ele AM então enquanto eles namoravam a família dele não fez pressão nenhuma quando Eles resolveram casar que ela faria parte da família Gonzales houve uma pressão muito grande por parte da família onde ve a tona o racismo né que exatamente enquanto não não disputa não faz parte da família tudo bem quando ela faz parte da família a pressão foi grande e ele segurou uma barra muito grande que chegou ao ponto de de
uma situação trágica né em que ele para poder segurar essa barra ele não conseguiu segurar e acabou né se se suicidando e como ela tinha um amor muito grande por ele e até em respeito à pessoa dele ela resolveu manter o sobrenome Gonzales que como ela é conhecida como L Gonzales [Música] ela construiu pelo menos três categorias originais que é a amefricanidade que é um conceito que engloba não só a o Brasil e a luta brasileira mas também latino-americana ela trabalhou com a categoria eh por um feminismo afro-latino-americano também numa perspectiva transnacional e sobretudo a
mulher negra que comportava a no caso da interpretação dela a a opressão de gênero de classe e de raça ela era sobretudo uma militante e sobretudo uma feminista cotidianamente militante do movimento negro e a academia permitia fazer todas as reflexões e contribuir a curto médio e longo prazo como ela dizia para a para produção de mudanças que ela antevia e ela percebia que seriam fundamentais primiro estado livre de todo o continente americano surgiu no Brasil e foi criado pelos negros em Julho de 1978 quando ainda não havia acontecido Anistia o Abdias empenhado Voltou ao Brasil
e eh encontrou o movimento negro no momento de organização de um grande ato público nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo que protestou contra várias situações de racismo e a partir do qual foi eh criado o movimento negro Unificado em reuniões que nós eh participamos e aí quando nós estávamos no Rio de Janeiro lélia morava em Cosmo e velho e tinha um cambc um carro velho e então nos buscou em Botafogo fomos em frente para o Santos do mon e o cambeque eh pifou no meio da rua e nenhum dos dois teve nenhuma dúvida
foram em frente vamos nessa desal vamos nós pegar um táxi largou o carro no meio da rua e fomos a São Paulo quando o mnu foi criado lá e aquele ato que aconteceu nas escadarias eh do Teatro Municipal em Julho de 78 ela já estava lá não é junto com o mnu portanto participando desse momento que foi o momento Inicial e com uma presença que eu acredito contribuiu enormemente para já fazer é a partir daquele momento do mnu uma organização [Música] Nacional ela tinha muito mais eh eh eh Rigor com o militante negro o homem
negro e a violência do homem negro que a reprodução dessa violência pelo pelo pelo Oprimido homem negro em cima da mulher negra eu aprendi muito com ela muito muito muito aprendi não somente sobre relações entre homem e mulher porque ela me deu uma visão sobre a relação entre homem e mulher que mudou mudou minha a minha perspectiva sobre as relações homem e mulher até então não se falava na questão do feminismo negro não se falava na questão da violência contra a mulher [Música] negra a contribuição de lélia para que nós sejamos como somos hoje respeitadas
como militantes intelectualmente a compreensão das nossas complexidades a compreensão Inclusive das diferentes opções políticas entre mulheres essa no cenário Nacional mas sobretudo no cenário internacional foi construído por Lela [Música] rosales do ponto de vista da mulher encarnada né da lélia tangível da década de 70 ela é uma militante de um tempo em que como referências para movimento negro no Brasil há duas grandes referências internacionais né A primeira grande referência internacional é o que tá acontecendo são os primeiros ganhos do do do do movimento civil rights nos Estados Unidos né que começa na história americana a
partir da década de 50 e que em 70 tá atingindo a sua maturidade política que a que lélia vai ser interlocutora com com grandes militantes e ativistas eh do movimento de resistência racial norte-americano por outro lado é também o contexto de descolonização dos países africanos Lelia veio me visitar no Senegal várias vezes cada vez que ela podia escapar do Brasil eu diria digo bem escapar porque naquela época era a época da ditadura militar aqui saía esporadicamente quando podia e com alguma um convite Internacional e geralmente convite para ir para reuniões de mulheres convites que não
eram eh aparentemente convites políticos mas que permitiam ela sair para fazer essas conexões políticas que ela [Música] fazia organizamos uma reunião internacional que foi a conferência internacional sobre Negritude e culturas africanas durante 3S dias mais de 1200 pessoas assistiram a esses debates intensos e foi o momento que Lelia apresentou suas ideias de uma maneira mais coerente as ideias que ela tinha sobre a luta de contra o racismo e sobre o papel da mulher negra não somente no Brasil mas o papel da mulher negra na [Música] sociedade sit Here Today are Shaking because heroin of our
History com a chamada abertura política eh ela viu uma oportunidade de nós para além dos movimentos sociais estarmos ocupando o espaço o chamado espaço legislativo executivo e daí ela se filiou ao partido dos trabalhadores fez uma campanha belíssima teve uma votação esplendorosa para uma mulher negra num país né e que até hoje eh ocupação eh política ainda se dá pelas famílias tradicionais infelizmente isso acontecia e tá voltando ainda mais forte então cada vez a voz de lélia continua mais [Música] forte Lelia também ficou muito sofrida quando ela ela ela foi muito criticada em vários momentos
por participar de em de espaços político partidários mas principalmente por participar de cargos em governo eh havia um um certo purismo em algumas áreas e e por outro lado também uma uma visão por parte de alguns militantes dizendo Olha nós não não foi uma conquista específica Nossa o cargo ocupado por essa intelectual ela hava dentro da política né de de repente conseguir um um um cargo eletivo de deputada Federal na época em 82 de tá dentro do congresso e poder ser a voz dela ser tem uma um uma penetração maior né do que ela como
como acadêmica como professora como como cientista político e tal seria a concretização de uma coisa que ela que ela tinha que era que era o sonho de de entrar na política para poder né efetivamente de uma forma muito mais Ampla conseguir aquilo que ela objetivava que ela queria de melhor PR as pessoas [Música] a espiritualidade dela era tanto que ela se dedicou né A mamãe Oxum né que é a deusa uma uma uma uma ancestralidade ao ponto dela ir para África para estudar o rio da Oxum para descobrir os mistérios da ela passou quase um
ano na África né peregrinando para conhecer mais a sua [Música] religião foi uma pessoa mega importante nessa questão da derrubada do mito da democra é racial é necessário racializar vários debates da cidade brasileira porque o problema do racismo ainda não foi resolvido pra gente lélia é uma referência a ser apropriada pela Academia Brasileira hoje a principal pegada de lélia Gonzales é a articulação entre categorias analíticas que estavam relativamente apartadas e a circulação nos movimentos sociais muitas mulheres apareceram depois para se candidatar e estão se aparecendo hoje e e e e vão pro Teatro pro cinema
ou seja saem detrás das portas e colocam Como dizia ela a cara para bater é porque nós tivemos uma pessoa que foi fundamental nesse nessa questão da visibilidade positiva da mulher negra lélia certamente estaria construindo a transdisciplinaridade nas Ciências Sociais O que seria uma grande contribuição definitivamente estaria eh fazendo avançar os estudos de gênero e principalmente os estudos sobre a mulher e certamente estaria investindo muitíssimo para que o feminismo como opção política fosse de fato uma opção política transformadora para o conjunto das mulheres para as mulheres negras e sobretudo obviamente pra mudança da pirâmide social
desigual no Brasil no meio de um discurso ela cantava um samba se ela achasse que aquele samba tinha uma capacidade explicativa é melhor do que qualquer outro texto acadêmico melhor do que qualquer outra qualquer outra possibilidade de explicação das coisas L buscava constantemente a verdade seja onde for que essa verdade esver localizada carinho dela acariciava meu rosto foi uma coisa que me marcou da L A pessoa mãe marcou muito [Música] nós sabemos que as nossas crianças né elas elas elas sofrem uma uma desigualdade violentíssima em termos de educação a gente sabe que uma criança negra
que nasce hoje ela tem muito menos possibilidade de chegar à Universidade do que uma criança Branca né né tem seis seete vezes menos oportunidade de chega lá e de um modo geral chega muito pouco quando chegam na chega na nas nas universidades de menor nível de ensino menos qualificadas etc pra mulher negra o lugar que lhe é reservado é sempre o lugar menor né é o lugar da da marginalização é o lugar do menor salário é é o lugar do desrespeito com relação a sua capacidade profissional se eh eu enquanto enquanto professora Universitária tal se
eu chego na universidade Fico calado não abro a minha boca né em relação à questão racial bolas e e saio pras passeatas levantando Bandeiras eu não tô sendo militante coisa nenhuma um dos pontos básicos né do do do programa de ação do do mnu era justamente você levar a questão racial onde quer que você esteja né você tem que levar pro teu campo de trabalho mesmo né Para nós é uma é uma luta muito grande né você conseguir chegar no mesmo pé de igualdade com uma pessoa branca na sociedade brasileira né né isso em todos
os níveis solidariedade e organização né Isso daí é que é básico que é [Música] essencial agora agora [Música] [Música] uma marca muito forte dela era o seu não é a luta continua ela fazia assim uma [Música] coisao ela falava assim com gente bora ligadinha loucura diz loucura vamos nessa Essa é L vamos nadinha vamos vamos a lua Ninha [Música] k m