a teologia da Missão integral e teologia da libertação são duas correntes teológicas muito polêmicas no Brasil e no mundo mas Principalmente nesse cenário latino-americano a teologia da libertação EA Teologia da Missão integral são respectivamente teologias políticas próprias do catolicismo e do protestantismo a teologia da libertação cresceu dentro do catolicismo romano e a teologia da Missão integral cresceu dentro dos movimentos protestantes Quais são os problemas que essas duas teologias tem em comum certamente um dos principais problemas é um problema de hermenêutica é o modo como eles chegam a escritura tanto teólogos A Missão integral como que
é um dos a libertação usa o que nós chamamos de mediação sócio analítica essa linguagem que eles mesmo usam para estabelecer as suas metodologias de leitura da escritura o vídeo de hoje é um trecho da aula que a gente deu na escola de teologia sobre como fazer teologia política foi uma transmissão de 2:30 eu separei um trecho aqui explicando os problemas da hermenêutica da teologia da libertação a teologia da Missão integral em ser importações de movimentos de esquerda para a hermenêutica isso não é Teoria da Conspiração Isso é fato declarado pelos próprios teólogos da Missão
integral e pelos teólogos da libertação eu vou ler alguns autores importantes vou dar umas boas referências vou levantar alguma crítica ao processo hermenêutico que esses dois movimentos então preste atenção na nota em papel e caneta e toda quinta-feira 20 horas a gente tem água Nova ao vivo lá na escola e teologia sem pagar só 3990 por mês você tem acesso a todas as aulas é uma Netflix de teologia que tá a sua exposição só em escola teologia.com link aqui na descrição Você já estudou com a gente e se você já deve ter ouvido falar sobre
teologia da libertação a teologia da libertação é formada em circunstâncias intelectual e ativadas por um aprofundamento e expressão de ideologias políticas de esquerda que viam o subdesenvolvimento de uns países como um subproduto histórico do desenvolvimento de outros países tá que escreve isso é Gustavo Gutierrez no seu livro teologia da libertação para os teólogos da libertação a desigualdade entre o chamado primeiro terceiro mundo era radicalizada por relações de dependência de forma que apenas uma análise de classes oriundas do Marxismo poderia entender corretamente como funciona o relacionamento entre oprimidos e dominar o Gustavo Gutierrez vai escrever à
página 37 do seu livro teologia da libertação a busca da libertação do subcontinente foi mais longe que a superação da dependência Econômica social e política consiste mais profundamente em ver o Devir da história que é um linguagem bem a bem o apoio pela Deus é o Davi da humanidade como um processo de emancipação do homem ao longo da história orientado para uma sociedade qualitativamente diferente na qual se sinta o homem livre de toda a servidão seja o artífice de seu próprio destino dessa forma sendo encorajado pelo Concílio Vaticano segundo em sua abertura A prática práticas
eclesiais tidas como inovadoras mais posições posicionados a construção teológica da teologia da libertação teve como nascedouro e campo de atuação prática é tão prática os crescentes movimentos sociais de inspiração socialista dos anos 60 ele pode se dar o trabalho de educação popular vinculada Paulo Freire as comunidades eclesiais de base movimento Educação de base e Ação católica especializada principalmente com a juventude Universitária católica a juventude estudantil católica EA Juventude Operária católica como Luiz Alberto Gomez de Sousa nota muito bem foi no Brasil e mais precisamente na Juke no início dos anos 60 que muitas das instituições
do que construiria mais tarde a teologia da libertação latino-americana por a pesquisar se um muito processo ligado à prática e sobretudo uma prática política Eu tenho um livro aqui esse aqui do Júlio Mussum teologia e economia repensando a teologia da libertação e utopias tá livro foi publicado pela fonte editorial a versão que eu tenho aqui é de 2008 tá 2008 Junho mussungue ele é um teólogo brasileiro muito mais LS discipulado do Brasil deve ter o ascendência estrangeira não sei Serena nativos naturalizado brasileiro a exatamente mas ele é muito querido por pessoas mais à esquerda e
à escreve livro sobre teologia da libertação onde bem problemático Zinho tá bem chatinho mas escreve muito sobre essa questão de como a teologia da libertação é fundamentalmente uma teologia socialista a página 76 ele diz o seguinte eu tô falando também sobre o Gustavo Gutierrez Gutierrez fala Nessas cidades a construção da sociedade socialista e via e social para superar a dependência e conseguir um desenvolvimento autônomo vegetal para essa luz da libertação que na leitura que faz Gustavo Gutierrez é que a teologia da libertação é a busca pela construção de uma sociedade socialista e vai dizer como
a teologia é a fé em busca e sua compreensão para ele para orientar assim a práxis histórica assim se ela nega fazer um julgamento teológico isso é a invocar a palavra de Deus acerca de um realidade política sob o pretexto de que a ciência não pode demonstrar o que o futuro será Sem dúvida alguma faixas e claramente tá função Profética ele vai dizer que perante opções como capitalismo socialismo socialismo está em jogo fragmentariamente Se quisermos o próprio reino escatológico cuja realização e Revelação do universo inteiro espera gemendo por isso ele comprou dizendo que o trabalho
teológico latino-americanos em caminha nessa direção então o trabalho da teologia da libertação segundo Dilma o fundo é um trabalho é um trabalho só se a lista é o esforço politicamente qualif Tá certo politicamente qualificado como um esforço de esquerda certo claramente socialista o seu processo de fazer teologia da libertação o clodovis Boff tem um livro chamado hoje em prática projeto político e suas mediações onde ele vai explicar esse processo de fazer teologia política também eu tenho que o nome do box eu li muito rápido cês vão tá difícil encontrar carinho sair de ser muito antiga
teologia e prática Teologia da política e suas mediações blogs bofe série da editora Vozes É isso eu tô aqui em casa é a segunda edição de 1982 teste na 102 Alex 87 foi 9282 é dez anos mas ele se lembra que tem 38 anos esse papel aqui tem 38 anos certo e ele vai Justamente a entrar nesse processo de construir essa projeto político ele fala que o objeto dessa teologia na página 25 é o político né aí vai e da parte do objeto o político é preciso dizer que é fornecido a teologia do político pelas
ciências que se relacionam com ele e isto é as Ciências Sociais essa operação teórica de a função dos resultados dessas disciplinas pela e na prática teológica trás nome de mediação fossa analítica para será responsável pela construção do objeto teórico material da teologia do político mesmo que forma aumente essa etapa posso ser considerada como sendo interpreta lógico em todos os casos este momento representa certamente uma condição fundamental para a produção de um projeto político e a esse título faz parte constitutiva do processo total de produção dessa mesma até hoje então o que a gente tem é
o Coloco os bofes falando e desenvolvendo as bases epistemológicas da teologia da libertação teologia sim socialista assumidamente socialista e que mais do que isso que na sua principal obra de etologia teológica se assumir trazendo o aspecto político como um o primeiro passo um do seu modo de fazer teologia política o que é uma loucura certo campeão é muito sério porque se a mediação só se analítica é a mediação primera no processo de entender a realidade eu não tenho uma teologia do político ou tem o político que anda a teologia presumir para você eu conheço mesmo
não tem para você para você não precisar ler Tá bom olha que coisa maravilhosa para sua vida aí tem 400 páginas que você não é para levar isso eu vou dizer aqui tá não sei se você é um pesquisador e teologia da libertação para o que o nome do bofe EA teologia da libertação forma geral é só foi publicado em francês é obra doutoramento dele tá então foi traduzido e atualizada aqui no português existem três e mediações que a gente usa para interpretar o mundo e fazer teologia você tem a mediação e solução analítica quero
ver você tem mediação hermenêutica é o julgar eu uso tem a mediação prática que é o agir ver-julgar-agir mediação fosse analítica mediação hermenêutica pede ação prática Então vamos lá eu tô tentando interpretar a realidade dá uma resposta prática e antes do agir eu tenho que julgar antes de julgar eu tenho que ver esse é o processo das três mediações então pra eu dar uma resposta para a sociedade né a mediação prática hoje eu vou agir em direção ao mundo eu faço depois da mediação hermenêutica quando eu todo lendo a escritura julgando a estrutura analisando a
estrutura e então dando respostas para os problemas para que eu possa agir perfeito o problema é que dentro da saúde a libertação Isso é o que o livro tá dizendo que o manual tá dizendo antes a mediação hermenêutica antes do julgar teologicamente eu tenho ver o ver diz respeito a ciência social é o que vai passar o livro como você desce o tempo todo se esses do Social posso espaciais pacientes sociais são instrumentos que eu uso para ler o mundo olhar para a realidade interpretar a realidade e então trazer essas informações da realidade para a
mediação hermenêutica então eu vou ler a escritura a partir de então leio os problemas sociais vejo o pro a subir desenvolvimento que era A grande questão que incomodava a os grandes autores da teologia da libertação existirá países ricos e países pobres isso é por causa da exploração precisamos de respostas de viés socialista e assumindo isso eu trago isso para minha leitura a Bíblia eu pego todas essas informações que eu assumir politicamente e assumindo politicamente e aceitando politicamente eu já alguns como lente de leitura da escritura veja então meu esforço e fazer uma teologia do político
se torna o esforço de fazer escritura se submeter a minha agenda política eu tô simplesmente batizando colocando nas águas do batismo um não convertido um descrente eu tô dando a carteirinha de membro para um descrente na esperança de que isso eu vou forma converta ele porque eu tô fazendo a pegando a ideologia do momento do caso a deles aqui era socialista mas pode ser qualquer um de direita e de esquerda em cima de baixo tanto faz outra escolhendo me diga uma político e usando ele como lente para ler e interpretar a escritura para a partir
daí então agir uma realidade eu tô lendo a estrutura eu estou interpretando a estrutura eu tô usando a palavra de Deus de forma que seja coerente com a própria palavra de Deus eu tô deixando a escritura será fonte de conhecimento e significado para minha vida não tô com ciúme não acontece que a teologia da libertação ela tem tinha que nascer dentro do catolicismo até hoje uma libertação ela só faz sentido dentro do catolicismo romano por causa da hermenêutica comum ao catolicismo você a gente vai falar sobre ele ou torna a aula mais para o fim
da aula eu trouxe livro Kevin vamos ver com a autoridade bíblica após reforma por ele argumenta sobre parte dos problemas da hermenêutica Católica na leitura que os católicos Romanos fazem da escritura já deve ter ouvido várias vezes argumento católico né ah mas vocês tem várias interpretações diferentes Vocês não tem uma interpretação única cada uma seu próprio Papa nós temos aqui a leitura oficial do magistério vocês tenham solo-estrutura Então qual é e a leitura certa em tudo mais essa crítica essa torta bem boba já respondida várias vezes autoridade bíblica fazer a forma é o livro que
mata esse assunto a gente pode gente vai ter uma aula só para lidar com esse livro aqui dona Rose e discutir sobre as meninas que os russos e o realismo é neolítico que é o que respondi tudo isso como o catolicismo desconfiado o significado padrão do texto como o catolicismo para Se valer veja só coisa muito muito interessante tá é muito importante para apologética protestante porque o catolicismo para poder validar a força do magistério como único intérprete autorizado precisa destruir o texto como fonte de significado e nisso Tiago cavaco vai ser muita gente ao dizer
que os católicos deu uma piscadela para os métodos de it onde simplesmente texto por si só não tem significado o texto por si só não tem informações o texto ele vai ser interpretado a bel-prazer de quem lê então é uma coisa meio pode construtivista meio desde dar misturado com gadamer um líder response tudo mais é um hermenêutica bem ruim bem pois e onde os católicos fazem o texto parecer uma coisa altamente fluida que você não pode chegar ao significado do texto Então veja a rede católica é profundamente pós-moderna se vendem como tradicionais mas são profundamente
pós-modernos sobre a leitura da estrutura para poder validar a igreja o magistério da igreja comunica intérprete autorizado Então desvalidando o texto postei Um cenário perfeito para você propor uma solução para isso não a gente leu o texto sempre a partir de um viés depois quando eu vi aí socialista e o verde socialista responde o problema porque veja só olha só o mundo a nossa volta Estamos vendo estamos percebendo as coisas que acontecem Então vamos lá se concepções como paradigma para a leitura da escritura e isso pode acontecer em qualquer via leituras marxistas a estrutura leituras
freudianas a estrutura leituras da Vinícius da cintura leituras liberais conservadoras mina artistas para colocar aqui para o meu lado né pro lado da galera de que eu faço parte digamos assim quando eu assumo a política como base para minha leitura da escritura eu tô fazendo é destruir a leitura da escritura eu não tô mais linda a estrutura eu tô me lendo na escritura eu não tô mais ainda que eu tô me projetando na estrutura para que ela escritura diga aquilo que eu já quero que ela me diga como diria Ruano em segundo a teologia não
pode reivindicar uma interpretação do ser humano e da sociedade logo no primeiro momento uma vez que ela está ancorado na tradição bíblica ele vai dizer no livro libertação da teologia ao invés de iniciar o processo patológico de análise social com categorias teológicas o teólogo da libertação faz uso da mediação sua finally tica uso das Ciências Sociais como um recurso para interpretar o mundo então até DL crer que as categorias teológicas não possuem a instrumentação necessária para captação da realidade e vamos precisa ouvir as disciplinas que tratam disso as Ciências Sociais então entram como matéria-prima do
processo é lógico a nível do seu objeto material Como disse fn e são Ciências Sociais não a teologia bíblica que teriam explicação científica para a compreensão dos mecanismos de exclusão da sociedade ou seja as categorias bíblicas não são suficientes para entender as relações sociais e por isso nós precisamos nós precisamos categorias diferentes Existe alguma verdade isso tá uma das verdades aqui a escritura não é suficiente para explicar a realidade de forma exaustiva todas as relações humanas e nível último a estrutura suficiente para a fé e para Piedade a como nascer ler Paulo escreveu a Timóteo
a cintura não Fala especificamente de como se dão as relações dentro da sociedade pós-capitalista a gente tem que entender que em algum nível as em social EA ciência Econômica dão respostas às questões da existência mas o erro da teologia da libertação está no local da ciência econômica e social do processo Ecológico e colocar a ciência social antes do processo Ecológico é que destrói é colocassem social no início antes do processo lógico até como um processo É lógico que você destrói a própria o próprio processo fazer teologia e tu mora um absurdo você torce o texto
em nome de uma política específica a teologia da libertação não tem um método de leitura bíblica e de compreensão das coisas que realmente se realmente respeite o bom metodologia hermenêutica o clodovis Boff vai dizer que o texto da Leitura teológica a propósito do político e é preparado e oferecido pela ciência social a teologia o recebe delas e sobre ele pratica uma leitura correspondente ao seu código próprio de modo a tirar daí o sentido caracterizadamente tão lógico dessa forma a Ciências Sociais se tornam uma mediação entre a realidade EA teologia fazendo Exatamente Essa parte processual do
Marxismo com auxílio da compreensão da sociedade é por isso que a teologia da libertação não é unanimidade dentro do catolicismo romano as críticas mais contundentes a reflexão teológica latino-americana vem da época do Joseph ratzinger quando ele atuou como prefeito da congregação para a doutrina da Fé quando foi publicada a primeira instituição em relação a doutrina da Fé sobre a teologia da libertação em 1934 condenando a teologia da libertação pela utilização pouco crítica do instrumental de análise recolhido das diversas correntes do pensamento marxista ao invés de complementar minha observação da realidade A partir de compreensões da
relação do mundo Onde a Bíblia não fala a partir das próprias categorias o texto bíblico eu simplesmente trago essas leituras da realidade e importo ao texto bíblico essa importação de categorias políticas para que elas se tornem parecem opostos na leitura bíblica é que destroem toda a teologia da libertação como uma possibilidade viável viável de leitura teológica Você torce a Bíblia para que ela diga o que você quiser nisso ou integração muito errado e preguiçosa de um tipo de terminou de uma política metodologicamente grosseira isso também foi adquirido pela Teologia da Missão integral e aqui a
gente sai dos círculos católicos e entra no círculo protestante por mais que a teologia da Missão integral é necessariamente filha tá todo dia da libertação ela teve o trabalho de importar o mesmo erro metodológico da teologia da libertação e os mesmos problemas hermenêuticos comuns ao catolicismo romano os ovos A Missão integral não possuem uma vasta teoria da mediação sócio analítica como estamos a libertação possuem mas segue os mesmos princípios na construção teológica que você tá alguns autores talvez muito conhecidos aí no Brasil não quero ofender você que tá vai siga o gosto dessas pessoas ou
tonalizando essa questão específica do que diz respeito a cada uma delas tá para o pastor evangélico Ariovaldo Ramos por exemplo famoso pela sua batalha em defesa hoje do partido dos trabalhadores categorias políticas precisão fazer parte do pressuposto interpretativo da escritura ele vai exatamente seguinte aqui "são palavras dele eu uso os óculos das Ciências Sociais aqui falando da interpretação das escrituras ele vai dizer trem de usar a a luta de classes tem uma guerra no mundo e é uma guerra entre classes a uma relação opressor-oprimido a posição de Deus é pela Abolição das costas aquele nós
temos é Oswaldo Ramos defendendo que leiamos a estrutura a partir de uma lente lente da Ciência Sociais grandes Eu uso o óculos as Ciências Sociais que é que ele tá dizendo claramente para a gente eu uso mediação só se analítica eu uso a mesma metodologia da teologia da libertação e interessante o adoramos essa linguagem ele não tá dizendo eu uso os óculos de uma economia espião quiser Econômica ou política eu uso os óculos do Marxismo não não está dizendo eu uso óculos das Ciências Sociais que é justamente a linguagem técnica do principal teja teologia da
libertação que é do bofe que é o tecido Coloco os bofes interessante que ele parece fazer parecer que Ciências Sociais é necessariamente batismo é luta o opressor Oprimido quando na verdade e Marxismo hoje é só mais uma das posições nascença sociais você vai fazer um bacharel ou licenciatura em Ciências Sociais você vai ter um monte de vermelha anos vai ter que o time anos aqui eu vou gente mude e você vai ter gente que segue várias outras perspectivas que não são marxistas ou canção do próprio Maxi mas aqui na leitura do Ariovaldo Ramos Marxismo é
essencial porque era assim que funcionava na teologia da libertação onde a ciência social eram basicamente perspectivas a socialistas para responder ao problema do subdesenvolvimento de nações Ou seja faz parte da sua metodologia usar as Ciências Sociais como pressuposto hermenêutica interpretação bíblica semelhantemente para Valdir steuernagel teólogos reino da Visão Mundial internacional ordenador da Aliança Cristã Evangélica brasileira e um dos diretores da Aliança evangélica mundial do movimento Lausanne muitos teólogos da libertação fizeram uso do instrumental marxista enquanto outros eram também da proposta revolucionária decolado a partir do Marxismo Sul bom então essa realidade sobre a teologia da
libertação é importada para Missão integral se pode dizer que o instrumental marxista de análise da realidade foi usado o importante para vários teólogos da Missão integral o brasileiro me conhecida Carlos Queiroz o Carlinhos Queiroz o nome de muito vulto na ATM brasileira a gente fez um debate aqui em Fortaleza eu Pastor Francisco Macena Thiago Brasil e Carlos Queiroz e a gente tava falando sobre Teologia da Missão integral esse vídeo no YouTube Você pode assistir e nesse debate a eu tava na mesa com ele o caso Queiroz diz que não dá para você responder uma realidade
e Sem Análise Econômica se análise social informa que dia que "de novo você não precisa de instrumento bíblico para fazer análise da realidade fechado você não precisa de instrumento bíblico para fazer análise da realidade aquele diz e diz para você fazer o nariz a realidade que abraçou de novo você tem que ir para o instrumento científico e todo instrumento científico é ateísta porque não passou por Deus nenhum instrumento científico para se por em Deus então o que o caso ela chegar e dizer para gente é que para ler e interpretar a realidade o que a
gente faz no E aí para escritura que deixar a estrutura responder aos desafios do mundo presente o que a gente faz é usar o instrumental instrumental científico ateísta ele vai assumir que não parece com Deus e a partir desse instrumental é que então a gente vai começar a fazer teologia e a partir Então a gente vai começar a resposta para a realidade é a é a hermenêutica em subserviência da política é a Bíblia sujeita a escolhas políticas específicas Ronilson Pacheco da mesma forma interlocutor social do onda aonde Viva Rio membro do coletivo Nuvem Negra e
estudantes negros e negras da puc-rio um autor pouco conhecido mais de muito vulto dentro das Comunidades negras ele fala sobre teologia negra na seguinte falar seguintes palavras aqui é um vídeo dele que você pode encontrar no YouTube chamado teologia Negra ele diz o seguinte a omissão No Limite a indiferença e às vezes a conivência dos cristãos brancos os Estados Unidos da os Estados Unidos sobretudo do Norte com relação a todo sofrimento do povo negro dentro do contexto segregação racial tá falando dentro desse contexto a leitura dessa confluência Faz fez com que teólogos e pastores negros
lá nos Estados Unidos comecem a repensar que eles não podem compactuar da mesma perspectiva hermenêutica dos teólogos e pastores brancos nos Estados Unidos por um motivo simples veja porque os pastores eram coniventes com segregação racial os ela os negros não podiam ter a mesma hermenêutica dos pastores brancos Oi e o motivo é simples eles não tem na sua história não tem na história dos seus ascendentes a mesma história de Sofrimento escravidão e percepção e segregação e ser destituídos de direito como eles tiveram então era necessário romper com essa perspectiva hermenêutica Branca europeia e construiu uma
hermenêutica a partir do sofrimento do povo negro e a partir de uma hermenêutica de um Deus que olha para o sofrimento do povo negro ele fez um que eles reveja uma leitura de diversas passagens que no caso passagens bíblicas Veja isso é política afetando a hermenêutica se O Rony os passos Pacheco está certo na sua descrição do que os galgos brancos faziam os tons brancos possuiu uma teologia política errada eles tinham basicamente assumido uma postura de segregação e essa postura segregação lista afetava as suas leituras Então os dedos lá vão de uma outra hermenêutico vermelho
diferente a resposta não passou pela busca de uma hermenêutica bíblica coerente que responda os problemas verminotica política segregacionista a resposta se arrepender outra Negra o hermenêutica do povo negro a partir das situações de opressão qual é o problema você cai no mesmo problema você cai no mesmo erro você cai na mesma subserviência da teologia a política Agora não deixo mais a palavra de Deus dizer aquilo que ela tem para dizer eu não deixo mais que Deus seja ouvido e deu sendo ouvindo aí eu encontro Deus condenando a segregação não agora eu preciso de uma leitura
a partir de um ponto político minha visão dos textos bíblicos é é transformada porque eu tenho uma visão política específica certa ou errada não importa o texto bíblico nunca deveria estar em subserviência à qualquer posição política rock a história política que é que cê achou do vídeo não deixa de curtir e se inscrever aquele negócio todo que a gente sempre coloca aqui no YouTube sempre 10 horas da manhã terça e quinta-feira a gente tem vídeo novo aqui no canal Porque toda a quinta-feira 20 horas tem aula nova lá na escola de teologia custa um Netflix
a teologia você paga mês a mês e sai quando você quiser não tem finalização e nada aparecia todas as aulas São escritas realizadas diagramadas tem um e-book e fala aí que 20 32 40 páginas essa aula você achou hoje com meu e-book aí de mais 40 páginas Coisa fofa com todas as referências e bibliografias bonitinhas talvez que dá pra gente a escola de teologia do Sul sheiffer então gente cultura era mais conteúdos gratuitos se escreve aqui o dois dedos de teologia falei ó E aí [Música] E aí [Música]