🔴 Paulo Freire Contemporâneo - Documentário

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Rede TVT
Para celebrar o centenário de Paulo Freire, a TVT exibe o documentário que mostra o revolucionário m...
Video Transcript:
E aí [Música] o nome Paulo Freire data de nascimento Dezenove de setembro de 1920 um local Recife Pernambuco cor dos olhos castanho a raça humana e [Música] E aí [Música] E aí [Música] o meu primeiro mundo foi o quintal de casa com suas Mangueiras Cajueiros de fronde quase ajoelhando-se no chão sombreado ali engate Ei balbuciei me pus de pé andei falei eu fazer dor de coisas eu pensante eu falante e é durante muito tempo Muita gente me pensou em mim ou falou em mim É como se eu fosse um especialista o rei métodos de técnicas
de alfabetização de adultos não é que é o que eu acho que seja especialista em alfabetização de adultos é uma coisa inferior jeito de um uma importância enorme mas só que a minha com a minha preocupação desde o começo era um pouco um pouco mais grossa do que essa quer dizer o que eu buscava já na galera que nos anos 50 E era uma crítica à educação brasileira em Angicos uma pequena cidade no sertão do Rio Grande do Norte à beira da Antiga Estrada de Ferro começar uma revolução em sua primeira fase durou apenas 40
horas o amolecendo de autêntica reforma de base que está repercutindo em todo o Brasil e que Possivelmente logo envolverá o país inteiro e e eu tinha 6 anos de idade e tenho várias lembranças de ir lá no círculo da cultura aprender a ler sentada no colo do meu pai isso me fascina a recordar o passado foi beber duas vezes eu sou eu sempre soube viver duas vezes é ai é sofrer vejo essas recorrendo assim mesmo que precisa estudar e tenho esse direito até agora negado a maioria é e quando nós chegamos a cidade esta cidade
aqui para fazer aquele levantamento eu nem de era muito pequenininha tinha seis anos nem se lembra assim de Zé vai fazer alguma coisa eu lembro porque passou um jipe com alto-falante anunciando que ia chegar essa escola e e as pessoas não acreditava muito que eu vi minha mãe dizendo assim que meu pai que queria estudar ele fala isso não chega para gente não cabe a nós fazer um plano de alfabetização e educação de adultos visando 100 mil matrículas uma maneira de mudar a situação nós fomos recrutados participam de um treinamento e a primeira Providência Nossa
foi no minutos local para Angicos para fazermos o levantamento do universo vocabular então iremos de casa em casa e ao final selecionaram ele selecionou em Recife a as palavras geradoras um deles estava contido e o justamente todos os fonemas da língua portuguesa começando do mais simples pois Angicos a primeira palavra geradora foi bellota então você sabe lotação três sílabas fáceis mais fáceis né E muito usadas Então a partir das palavras quando nós vencemos todas as sílabas aí começamos a formar as frases Olha a velocidade com que isso ocorre na primeira aula de alfabetização quando se
vai escrever no caderno a folha do caderno insuficiente para escrever 3 sílabas e um lápis e o lápis fura a folha do caderno porque o aumento em que é que eu comecei a aprender com aquelas trabalhadora o que significava que ser uma consciência dependente uma consciência política dependente um ciclo da Cultura é o nome que nós vemos Paulo Freire deu para substituir a classe de alfabetização porque na classe de alfabetização permanece aquele sentimento de a sobre bem ou seja de um professor que dita o professor que diz que transmite a educação bancária entende e alguém
que recebe quando nós chegamos em casa 8 horas da noite 7 horas de abraços porque eles não comeram bem não tem água para tomar banho estão chateados cansados alguns nós não podemos deixar dormir porque no dia seguinte as quatro horas da manhã para acordar o bairro é e eu morto quando fazia na frente naquela noite uma análise de classe que eu não tinha sido capaz de fazer [Música] aula não pode reclamar trabalho é e quem vende o voto é a massa povo volta com consciência a política né Na época a havia muita pressão é a
os movimentos sociais e em nós estávamos em pleno trabalho de alfabetização em 64 quando o ovo golpe quem tivesse naquela naquela escola estudando quando viesse aí pega aquele povo todinho levava prendia sim aí todo mundo ficou com medo né eu sei que papai chegou em casa minha filha mas você nunca pode falar papel ajuda de papel lápis livro e faça um foguinho voces imitar o fogo em tudinho desse mesmo jeito eu fiz a mesma coisa eu fiz eu peguei tudo meu material que os slides tinha tudo a pena que eu tenho se lembra daquele projetor
que era um projetor a a gás que eu ficava até não sei que horas vai sair bombando EA lâmpada cole mãe tive que gracinha tudo porque eu hein e no muro da minha casa eu tenho a convicção de que o Brasil seria outro hoje se essa atividade não tivesse sido interrompida brutalmente pelas razões que foi ou seja para inviabilizar exatamente a emergência desses que o projeto político pretendia e conseguiu que consigo continuassem como excluídos o objetivo foi esse não foi outro não era nada pessoal contra Paulo Freire contra mim contra quem participou dessa atividade e
eu sempre me emociono e e Fico me lembrando porque aquilo era feito com o coração um amor sem votar o prendia a escrever meu nome em outras escolas mas o quê Porque mereceu mesmo que descolou mesmo que eu me orgulho em dizer Eu não sou mais analfabeto foi Paulo Freire e São Paulo Freire colocou o primeiro na história ele deu visibilidade alguma coisa que tava lá historicamente a sendo invisibilizada pela cultura dominante então ponto pau no palco da história é o Oprimido ele é eu estava fazendo um ato revolucionário a concepção antropológica que Paulo Freire
é muito simples primeiro você é um ser curioso tá curiosidade uma categoria fundamental fundamental principal você um segundo você um ser inacabado incompleto inconcluso portanto você precisa do outro e terceiro na se você é um nasceu como um ser de ligação conectivo com o mundo e você comparar com um com outro né compartilha com outro o mundo na É Esse mundo está em transformação portanto a antropologia de Paulo Freire está baseada na ideia de que o ser humano está em constante evolução e constante transformação primeiro se nós somos um ser curioso a primeira coisa que
eu vou fazer ler o mundo da leitura do mundo é um princípio fundamental da teoria do conhecimento de Paulo Freire a segunda é a tematização pegar aquelas palavras geradoras que eles princípios geradores aquilo que o povo conhece no caso do método de alfabetização na aquilo que ela foi me dizendo conhece e descobri o que significa e até cera Ea problematização você vê a problema estação é o momento culminante do método freiriano então por isso que o Paulo dizer não quero saber de ser conhecido apenas como alguém que conhece que inventou um método porque exatamente os
Ah tá ligado a sua teoria do conhecimento e a sua antropologia as professoras professores alunos e alunas Boa tarde e não já estamos em nosso horário de começarmos o nosso turno vespertino nós teremos as nossas atividades na tela do Hélio navegando regra atividades de agricultura e com certeza será mais uma tarde de uma construção da nossa aprendizagem Então se ao iniciarmos a escola fizemos a proposta aos servidores aos trabalhadores da educação aqui vamos estudar Paulo Freire vamos compreender a sua proposta de educação essa perspectiva de humanização de libertação de conscientização e toma sem escola não
existia e depois veio Paulo Freire Paulo Freire existia antes em nosso coração como a proposta de vida e assim a proposta conosco depois surgiu o espaço concreto Para vivermos a prática dessa teoria a gente tentando tentando e era difícil mesmo como pegar um aluno que vem da roça há 2 meses em casa uma vez só aqui e fazer esse menino né aí o jeito foi Ok mergulhar nas leituras e aprender com esses teóricos né e a base da gente foi Paulo Freire pelo fato de ser uma coisa mais próxima da gente E aí E aí
e as crianças que não chegam chegou muito diferentes das crianças que são urbanas naturalmente quando ela chegam elas não conhecem o vaso sanitário que para gente é um valor isso ainda me emociona saber que muito das nossas muitas das nossas crianças tiveram que usar muito tempo quintal da escola porque não sabia usar o vaso sanitário Então ela chegou aqui às vezes com comportamento muito agressivo né as vezes que nós temos crianças aqui trazida pelo conselho tutelar crianças que a gente não conseguia chegar junto tocar porque resistiu e hoje a gente vê assim transformação mesmo na
vida deles né hoje são crianças que sentam no colo que a gente sente eles vêm chegam Senta no Colo criança que a gente teve grande dificuldade para chegar junto ficou nervosa e [Música] para mim o exílio foi profundamente pedagógico quando exilado tomei distância do Brasil comecei a compreender o melhor e o exílio Rapaz o exame deu muito é só que o preço do dado hahaha é que parado tá fazendo a quantidade que tu vem tu tem que pagar o preço é alto o preço é e foi Alto olha eu só não te diria que isso
que eu me sentia destroçado porque afinal de contas é muito difícil que me destroce entender mas eu eu sofri profundamente então havia dimensões da nossa cultura e que me fustiga vão com o por exemplo o gosto da comida nós Claro temos muita saudade do clima da gente da língua né mas acho estrutura familiar na questão da comida por exemplo do universo né da cultura da mãe ela sempre tudo todo dia minha mãe arrumou o feijão sei aonde e galinha de cabidela que ela ia o mercado La Vega trazia e fazia de EVA da Galinha e
fazer uma comida que você entrasse era uma casa pernambucana era uma casa brasileira e não acumu sacrificar a sua identidade cultural Eu acho que eu nunca me senti melhor do que ninguém porque sou brasileiro mas nunca me senti pior do que ninguém uma pessoa brasileira é [Música] E aí E aí [Música] Oi [Música] Claro Vivo de 7 8 9 a resposta vai ser o que rede resposta quantas vezes ele dirigiu sobrou 9gu despertada colega é é isso aqui é uma ferramenta chamada as acho que ele tem uma conta justamente para poder fazer o quê para
poder fazer a cova né então nós vamos fazer a cova EA beterraba já está aqui nessa posição ela não pode entortar vai isso porque senão vai dar formar e aqui nós vamos fazer esse procedimento Ah tá me coloca aí no local um pouquinho mais ó a raiz ficou um pouco baixa ao retornarem para casa eles levam daqui da escola algumas sementes cenoura beterraba das hortaliças que eles já cultivam aqui lá eles têm o objetivo de ao chegarem lá passarem para os pais o conhecimento que eles acabaram adquirindo aqui eu então que reforçarão já tem desse
tipo de conhecimento lá eles fazem que fizeram aqui alguns já assim vendo eles chegam falando outro a gente ganhou dinheiro porque o plantei o coentro plantei alface potência aqui e aí eles vendem isso que ganha um dinheiro né Aí você não é meu pai para fazer assim como professor ensinou e ele sempre ensina trás da semente da planta e ensina como é que os professor lá em cima para eles plantar eu digo ela já aqui nós planta diferente nós só ver a terra todas não mãe não é assim o professor lá em cima para nós
fazer as leis caminhar sememtinha depois e quando ele vai arrancar um pouco daquela muda para poder ficar mais em bastido eu recebi conta tudo o exercício de tornasse capaz de ler e escrever exige de quem realmente aprendi no a postura de sujeito que cria o seu próprio aprendizado a comunidade Freire Ana é para nós né é esse conjunto de instituições pessoas que partilham a identidade do legado de Paulo Freire né e o que significa isso na verdade são associações grupos e instituições que vão se formando no mundo por exemplo Portugal e Espanha em Portugal ocorreu
o fórum Paulo Freire em 2004 este ano agora 2006 é na Espanha enfim são centros de estudos né pra ele anos né pesquisas espaços de formação o canal Oi Luiza Luiza cortesão Primeiro quero te agradecer muito pela sua contribuição aí de Portugal neste documentário Gostaria que você faça um pouquinho que é que vocês estão realizando a experiência freireana do instituto aí ó quer dizer eles temos as promoções em E aí a educação e agora É principalmente terminar com uma análise sociológica matemática na esposa o que tu levou a fundar uma carta de Paulo Freire aí
na Suécia numa local em que digamos assim há tão poucos oprimidos é aqui na Suécia depois de sonho 70 que a gente começou aqui a Paulo Freire aí renascimento do interesse aqui no pesada olha um projeto foi muito interessante de desenvolvimento sustentável meio ambiente no e este a gente está muito interessada em Nos esquemas de conscientização não de pensamento crítico e sair e no efectivamente e trabalhado com corpo cetim com os oprimidos intuição grupos indígenas ele com camponeses e como Operários também são dois traços de personalidade para o primeiro essa generosidade eu tenho aberto ao
mundo sempre quer conhecer essa alegria de conhecer uma segunda conectividade que é uma já é uma qualidade do adulto conectividade a relação a essa uma definição perfeita para qualquer ser humano decente um menino eu ser um menina é guardar um pouco é toda aquela carga de emoção do da criança EA conectividade que já é um projeto das pessoas adultas com um menino da zona rural que aprender que gostar de ler gostar de escrever como é que fica com a sua família o momento em que o pai tava trabalhar né a falar do espaço de trabalho
dele né era um Momentos Assim que todos os as brincadeiras mais ruidosos as nossas Netinho que ser né afastadas do que o parque dizer são o que ficam assim né são são mensagem estás a perceber que que te marcam rotundamente o corpo na ele era uma pessoa frágil a maldade humana e minha mãe sustentava a reversão disso no sentido guarda pau que você tá pensando da vida Paulo que que é isso não é isso mesmo Paulo o paizinho nunca foi assim um pai no sentido de um pai e físico muito constante não foi isso isso
não tem problema nenhum digo isso mesmo porque assim o percebia mas no entanto tás a ver quando desgraçado estava presente mas ele estava presente com inteireza imagina eram para mim suficiente o homem extremamente humano extremamente bondoso mais que eu ia ser muito duro quando quando era necessário com as pessoas né quiser ele ele tem tem uma frase dele que diz assim se alguém quiser me insultar que me chame de santinho no campo pedagógico é muito mais atual Paulo Freire porque a Unesco por exemplo colocou os quatro pilares da educação do futuro não é aprender a
aprender aprender a conviver aprender a fazer e aprender acesso Francis Quatro Pilares isso tá dentro da teoria de Paulo Freire Só que Paulo Freire acrescentaria um quinto aprender porque contra quem falou de que ele politizar ia muito mais esses quatro princípios Quatro Pilares da Educação do Futuro evidentemente ele sempre coloca a questão do porquê e vocês sabem se bem que o computador ele é feito de parto nosso trabalho aqui parte da realidade desses educandos que vem da zona rural né a gente procura tá trabalhando com tudo que é próprio do cotidiano dele mas a gente
não permanece nesse nessa realidade a gente né a gente começa a trabalhar justamente em seguida a internet a informática nessa vivência dele aqui para quem de tração nessa vida e abrindo possibilidade de novo mas para eles né estão 600 crianças divididas em três grupos três grupos de 200 enquanto nós temos conosco 200 crianças e Mestres na educação formal nós temos 400 crianças em suas casas sendo visitadas pela equipe de erant então lá na roça equipe de ler a gente corrigir atividades da orientações trabalha com a questão da Agricultura que já é trabalhada aqui mais fortalecido
em casa porque as crianças ensinam também a sua ó e aqui para te dar antes faz uma avaliação desse trabalho assim que a escola orienta provolone executas em sua casa 2574 mais 15 então a senhora tem que ir de cá sim dá um tempo para ela para que ela possa estudar que a gente sabe que ela ajuda a senhora na na lavoura Mas ela tem que ter um tempo disponível todo dia para fazer atividade dela tem pais que diz que dois meses em casa ele ainda diz assim professora não deu tempo que auxilie fazer atividades
é porque às vezes eles tiram os filhos das atividades que levam para casa para pôr na mão de obra porque tem que ajudar E aí na sua casa e eu tô trabalhando agora com a atividade de artes e Essas atividades é uma atividade que se desenvolve a coordenação motora cognitiva e também ajuda no desenvolvimento da criatividade de cada criança e vai terminar Tá certo E aí é nada só pode vir na sexta [Música] que [Música] tomar um banho bem O que tira a calcinha e cueca lado 16 bem lavada fica lá Sujinho aí vai criando
sujeira sujeira sujeira e daí ó [Música] E aí e foi aprendendo que percebemos ser possível ensinar nós vamos fazer hoje é uma coisa aqui já tem experiência da problemática da assistência que a gente vai promover uma círculos de Cultura círculos de Cultura nós vamos tratar hoje da doença infantil com uma patologia social em uma patologia orgânica tá vocês receberão um texto esse texto você já a gente trabalha com uma pedagogia problematizadora trazendo os casos que a gente chama de casos da saúde né transformando esses casos em situações existenciais né então começa já a interface com
um método a pedagogia freireana e a gente chega para ela e diz o que que tá acontecendo uma pergunta se geral e aí ela desaba ela tinha passado a noite na rua porque ela tinha sido igreja lá em casa e ela não tinha como voltar para casa passou a noite na rua e aquela criança na realidade aquele sintoma que ela tava apresentando caramba bom né respiratória e quiser repente o hospital não tem um olhar atento ele vai funcionar ver a fazer a medicação e ela vai voltar para casa ou para Rua que no caso olhada
Então essa doença às vezes quando chega né gente tem que olhar muito mais do que aquela dificuldade na respiração né a gente tem esse convive-se contato maior a gente tem uma maior autonomia nessas pacientes com resposta essa troca mesmo e elaa lá entre os casos de reciprocidade de Mão Dupla e as de uma via só que eu não sei com paciente e talvez nem dá um bom dia já chega fazendo procedimento tem que fazer é uma outra forma de isso felicidade entendeu E quando você chega Falam um dia e aí como você tá Tudo bem
E como você pede um minuto mais vezes né minha perda é ganho que você vai ter o melhor atendimento mas depois paciente esse lá não é transferir conhecimento mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção e quem ensina aprende ao ensinar é quem aprende ensina ao aprender [Música] a pedagogia do oprimido que é um livro que já estava praticamente pronto em 68 mas que saiu publicado pela primeira vez em 70 e que é o principal livro do Paulo Freire o mais importante a pouco tempo encontrei esse livro é pedagogia do oprimido 15ª
edição E aí quando abrir o livro me surpreendi com uma série de anotações do próprio Paulo Freire do Punho dele ou seja é bom até avisar os leitores que a edição autorizada para ser lida mesmo é da 16ª em diante na Pedagogia do Oprimido que ele corrigiu o livro todo mas o que é mais interessante isto contesta é uma das provas e do Rigor do Paulo foi com relação ao pensamento eu considero obra de Paulo Freire e ele também tá considerava eu vi depoimento dele de sentido não como a obra do terceiro mundo esse ano
quero escrever uma uma pedagogia exclusiva para o terceiro modo na eu acho que é tem que colocar para o no terceiro mundo e secretarias aluno terceiro mundo significa não querer ver a opressão na sua totalidade que vem do primeiro mundo é E aí e ela foi a primeira leitura da Pedagogia do Oprimido né você já era tinha uma sensibilidade por exemplo muito grande para escolher as palavras geradoras do método de alfabetização que dura e inclusive não acreditava que ele fosse outra coisa que não educador mesmo que deu eu me lembro de sonhos que eu andei
tendo na minha velocidade e de ser juiz direito de fazer uma carreira por aí e ela e ela me dizia indo apesar de pronto respeito o que eu tenho então nós estrutura eu acho que você é mesmo no calor porque era um diabo de um amor rapaz tão soberanamente amor mas amor no sentido de despreendimento amor no sentido de e de consciência do outro Olha só que coisa né você vai ver um papel indiscutível na minha vida durante visão interna tem que nós vivemos em hiatus não casados durante 42 até um tempão no Brasil Fantástico
com a minha mãe morreu meu pai morreu também morreu e eu escrevi até um poema falando isso quando minha mãe morreu eu perdi meu pai fiquei Órfã de pai e mãe e vou por aí e ficou um pedaço de pai com sido e um pai completamente desconhecido que era aquele meio morto na viu desse jeito quando morreu a pessoa que ele amou morreu nele com ele faça poder coisa É sim é [Música] E aí e eu encontrei um Paulo maduro um homem Seguro um homem é cortei extremamente amoroso criativo e que se oferecia um em
sua Plenitude das suas qualidades [Música] e nós temos que educar é para sermos seres mais e o ser mais em pau é isso é sim mais humanos têm mais qualidade enquanto urgente é E aí [Música] E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí e o mova é um movimento de alfabetização né que surge junto às camadas populares buscando uma nova maneira e uma nova perspectiva de alfabetização né vinculada principalmente a expensas amento e essa filosofia Freire Ana logo que o partido dos trabalhadores ganhou é a eleição em
São Paulo e a Luísa através da prefeita Luiza erundina e antes mesmo dela convidá-lo para secretário eu e o Paulo começamos a conversar sobre o desafio é que estava colocado de criar um grande movimento de alfabetização de jovens e adultos na cidade de São Paulo e logo a Primeira ideia fundante é justamente essa ideia de que teria que ser um movimento E aí por isso chamou mova eu acho que uma das tarefas da educadora Progressista hoje e com relação à aos movimentos populares é exatamente com aprendendo com eles os movimentos populares ensinar também não há
porque temer que tem o dever EA tarefa o direito de ensinar também aos movimentos e jeito nenhum eu jamais me entregarem os movimentos como eterno discípulo deles Mas que jeito nenhum porque é mentira e é falso também não sou o eterno Professor dos movimentos mas eu sou educando educador é uma maneira diferente de aprender entendeu a maneira que eu não aprendi assim na escola entendeu eu fiz até a 8ª série e muita coisa daqui não foi ensinado na escola e aqui dentro do Estado de São Paulo trabalhando com esse público de catadores de materiais recicláveis
e através da alfabetização da leitura da escrita e da Matemática das ciências tá ajudando as pessoas assim vou ver um pouco mais nesse contexto entender um pouco mais esse trabalho que elas fazem e tá instrumentalizando principalmente para que eles possam ser aceitos inseridos dentro da sociedade que a gente vive eu não sabia como lidar com o preconceito das pessoas entendeu E aqui nas aulas eu tô aprendendo como lidar com isso entendeu a pessoal Nossa mas você é catar lixo não no caso lixo eu reciclo entendeu lixo é o que você faz na sua casa E
aí E aí [Música] e eu tô aprendendo mais a me comunicar mas com as pessoas né Tem um pouquinho fechado e tem que a mais extrovertido né o caso da da maneira que a gente aprende uma coisa assim que a gente chegar na escola não sabe o que vai vai fazer aqui no filme da aula a gente já sai satisfeito porque realizou alguma coisa depois a gente criou essa poesia com esse tema coletividade que que teve de importante com isso depois muito importante porque porque a gente é capaz de fazer uma poesia né a existe
Muita criatividade para isso mas muitas vezes a gente não coletivo consegue conquistar mais ideia quem quer escrever [Aplausos] a minha poesia está com você Sou uma pessoa muito contente e Alegre Gosto de estar perto de vocês aprendeu a ler aprende a escrever meu nome é Ailton seu pode de dinheiro mas sou rico de saúde o brasão ago o mundo brilhar Ali pela rua passar sem saber o porquê tô me sentindo tão só sinto que ia amor sigo amor amado te assim nós não mais amor nós é [Música] e eu acho que a gestão Paulo Freire
à frente da secretaria Marco né para sempre a possibilidade de uma o desenvolvimento de uma educação pública popular e democrática eu acho que houve uma preocupação né é muito profunda com valorizar né a figura dos educadores e das educadoras da rede Municipal e aqui é preciso fazer um parêntese para dizer que eram considerados educadores e educadoras não só os professores mas todas as todas as pessoas que constituíam né o espaço da escola a merendeira O zelador os funcionários né Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso e eu amo a gente e
arrumando e é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade ninguém começa além da palavra porque antes da palavra o que a gente tenta ler à disposição da gente é o mundo é G1 [Música] E aí [Música] E aí [Música] e se não tivesse curso aí não né mora não aprendi a ler não vendia nada aí aqui com a poeta vida sem saber ler nada que a pessoa que não tá beleza praticamente Ele é cego né E aí E aí se você quiser
saber sabe do mês sabendo escrever a gente fica mais seguro né tem mais jeito você chegar conversar né você saber se esse projeto que nós estamos trabalhando com vocês se desenvolveu alguma coisa boa por isso que eu escolhi uma palavra para comentar com você para comentar nessa aula né Então essa palavra a cidadania chega em casa olha que ele é professora me deu isso de tem que ser muito só para me fazer entender dá uma força aí para mim me explica se eu entendo eu dou uma força para ele em cima ele é um filho
ele para se desembaraçar mais né na lição mas eu acho que ele aprendeu bem mesmo os meses que ele tá na escolinha porque a gente que trabalha de empregada doméstica assim né você não sabe dos produtos que tem que passar para limpeza né e assim aprendendo a ler já é uma força né boa né sabe o que produto que vai usar vem aqui filha sabe o produto que vai usar ele tá deu uma força boa ela vai na escolinha comigo também todo dia e ela tá fazendo o pezinho eu aprendo mais com ela né ela
aprender comigo seja tem ainda um [Música] E aí e quando eu comecei a dar aula para eles eu pensei que não fosse conseguir né Pensei que não fosse conseguir devido à dificuldade eles porque eles chegaram para mim Cruz né eu não sabia nada aí eu comecei passou umas duas ou três que não chegou um mês de aula chegou uma das alunas e falou Amiga eu consegui na Previdência Social sozinha e fiquei até emocionada né quando eu havia assim não Ministério né E aí olhei assim aprendi a ler para mim irmã o moço é porque vai
aplicar de ter era jovem eu não pude ir não tinha por que estudar né mas só trabalhando então e eu dei graças a Deus né por essa oportunidade né que a gente teve agora estudar para quê Olá tudo tem seu tempo certo né alfabetização é uma experiência criadora e o que significa que o alfabetizando Tem que criar Tem que montar para usar as pessoas mais técnicas o seu sistema de sinais gráficos que ele tem que ser no fundo o arquiteto desta produção o desta criação pobremente ajudado ou ele ou ela ajudado pelo educador ou pelo
educador premiê se tem muita serventia né porque eu tinha problema de falta de letra para me inscrever eu comia muita velha não trocava assim sabe agora não já tô bem melhor graças a Deus que eu vou fazer no banco poder pagar dinheiro alguma coisa que eu vou fazer um negócio assim eu já não vou com aquele medo que eu tinha né então eu já vou sair cedo que eu tô fazendo né nosso Vale do Ribeira que o Iguape que você fala o necessário para nós aqui dessas coisas ou de mais alguma coisa que você não
falar primeiro lugar estudo né esse E aí emprego o e vindo a indústria faça uma outra coisa aí gera emprego né E aí E aí E aí E aí E aí E aí E aí G1 E aí E aí E aí E aí E aí G1 E aí Ah e outra pessoa para lhe ver pode pegar nenhum pode arrumar outro serviço melhor né Tem tudo isso então eu tô estudando e graças a Deus tô tô aprendendo esse chegou lá né A E aí [Música] E aí E aí E aí E aí E aí e quando
vê a ditadura a primeira coisa que fez foi o projeto que você não me engano chamado Mobral e que tinha como lema o seguinte é preciso ensinar as pessoas a ler para que elas possam ler as ordens que vem por escrito que é exatamente o contrário do processo dialogal do Paulo Freire que tem tudo a ver com o seriado Oprimido e com Sócrates aqui também usava esse processo do diálogo para que você chegasse numa descoberta agora que você já atingia o conhecimento não basta ter a informação é necessário junta a informação que você recebe com
aquelas que você já tinha e daí poder concluir com uma decisão ética com uma ação ética na são esses momentos do conhecimento real e o ensinar se a gente não recebe daquele a quem ensina nada nós vamos estar pondo na cabeça dele algumas informações que podem ser verdadeiras mas que não vão servir para nada e a cabeça nós vamos apenas estar despejando alguma coisa que temos sem nada receber em troca o [Música] filme não tenho dúvida nenhuma de que eu não posso ser entendido fora de uma compreensão da ética em mim e da política em
mim eu acho que nenhum educador nenhum Pensador da educação está afastado disso quiser educação encontro formação humana é um esforço indiscutivelmente ético e estético fazer não há como separar também a decência da boniteza entender a educação enquanto busca de boniteza necessariamente procura nescencia da mentalidade a essência do ser um [Música] e os instrumentos eles são meros são é o meio de transporte para música que está dentro de cada um de nós né a gente tem que desenvolver importantíssimo que o aluno primeiro ele desenvolva essa noção dos sons mais Agudos do sons mais graves da percepção
dos rosca antes de entender a música o papel agora presta atenção no que eu vou tocar para vocês o som mais grosso esse aqui ó esse só mais grosso é esse som aqui E agora tem esse outro doc Olha é um sou um pouco mais aguda ó e agora esse outro é um pouco mais agudo e esse último é muito fininho parece um passarinho o bicho que tem eu sou muito fino ó o processo de alfabetização musical de metro de no início da aprendizagem musical das escolas tradicionais Ele trabalha da forma contrária e aquilo que
me motivou a desenvolver esse trabalho a partir da perspectiva freiriana então o aluno ele levanta para digamos a nota dó não do e o teu dente diferencia essa forma de aprendizado porque fica em destaque não é que o espaço vazio do Som da Terra do Sol que você tá querendo produzir reproduzir né e foi isso muito bem os dois acertaram a ecopedagogia é um capítulo da Pedagogia do Oprimido porque se a gente considera a terra como um ser vivo e a evolução hoje essa terra é um grande Oprimido nós vivemos de forma insustentável Nós temos
tudo para destruir o planeta não pelas bombas atômicas nós podemos destruir hoje o planeta pelo modo e sustentável de vida que vivemos nesse planeta então nós temos que ver fundar os princípios da pedagogia para que ensina as crianças e jovens e adultos a viver e de forma sustentável a terem um estilo de vida sustentável Então é eu creio que esse vai ser o grande tema do Século 21 e Paulo Freire é esse educador do século 21 é porque estava extremamente ligado a esta temática da sustentabilidade se há pessoas que que me consideram um sonhador e
eu sou um sonhador mas não sou é do Maluco Mas há pessoas que me consideram um O Idealista mas O Idealista é perigoso entendeu que caminham para mim a esperança a esperança faz parte disso que a gente tem chamando natureza humana eu gostaria de ser lembrado como um sujeito que amou profundamente o mundo e as pessoas os bichos as árvores as águas a vida é E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] E aí E aí [Música] [Música]
E aí E aí [Música] E aí [Música] E aí [Música] Ah tá E aí
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