Annales: primeira, segunda e terceira geração. Origem e legado

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Macaco Sapyens
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o Olá hoje nós vamos trabalhar com a escola do cenário e as características que essa escola historiográfica tem horário o estágio das o mano a escola dos annales a mais as escolas mais falados neto da historiografia uma daquelas mais badaladas que mais se discute mas que de uma forma geral o trabalho dos fundadores é muito mais conhecido como uma admiração do que como algo é efetivamente teórico afetivamente meteorológico você sabe que denomina as características do pensar daqui se organizar e fizeram a escola dos annales nas suas três principais gerações a escola dos annales ela pode
ser pensada por essas características a partir das suas três principais gerações primeira geração formada por uma segunda geração terceira geração Historiador Jacques le goff e em relação a primeira guerra mundial num contexto de mudança de mundo busca de perspectiva de compreensão se fosse além da política não que a história que se fizesse antes fosse apenas política mas ele é uma escola uma história que tinha muitas características políticas a data de fundação ou menos oficial da escola dos annales que tem a ver com a revista das questões econômicas e sociais revista dos Anéis as questões econômicas
e sociais que é um dos lugares em que se diz que a fundação se dá pode ser pensar a ser 29 ou seja pouco mais de uma década após o término da ó e aqui a posse fim da briga da primeira guerra mundial tem uma sociedade em muitos aspectos Boa tarde Além da e os análises entrou com força para tentar compreender esse mundo ele surge no rastro de uma escola que veio a primeira escola se pode pensar em termos científicos como Aquela que produziu a história a primeira escola que foi pensar em termos científicos como
Aquela aqui formou universidades e foi justamente é a ideia de se fazer história numa universidade é muito prazer o diletantismo bem p**** e essa escola a chamada de metódica e nós já falamos que muitas vezes é confundida com o positivismo até pelo contexto diferente surgimento Quando você pensa nas e as questões militares na guerra franco-prussiana no meio ali da escola metódica a França perde a guerra e é aquele mundo da década de 1870 Um dos lugares da escola se forma não é obrigado a parte que posteriormente será um dos principais motores de formação da Alemanha
a Alemanha se torna comparado com outras Nações europeias década de 1870 e e com presente Bavária e na área Boêmia alsacia Pomerânia e o que que acontece né O que é que acontece entre a França EA Prússia a França e a França uma convulsão e uma confusão que muitos aspectos é militar mas que é política também porque ao militarismo muito ligado à política e à escola francesa de Store E aí Olá você que a França entrou nessa situação difícil que ela vive agora depois de perder a guerra franco-prussiana Pode ser que seja parte da política
tão e essa é uma das ideias que ele tem e em parte por isso a escola metódica se volta muito para as questões políticas porque a saída da França daquela situação faça muitos aspectos da política e claro por historiadores vive e é muito influenciado pelo contexto em que ele vive pelas coisas que ele discute esse entre "apego a política apego aos grandes personagens históricos aqueles grandes Generais aqueles grandes políticos que certa forma de sideração quando falamos em e as características das metrópoles que mas foi a marca que quase colocou a França nessa situação complicada foi
foi a polícia que levou a guerra à França contra a Prússia foi foi a política que deixou a França como ela está perdendo territórios perdendo o capital e perdendo possibilidades inclusive prestígio no mundo foi então tem que ser a partir da polícia que esse Resgate também seja feita Essa é uma das características anos depois da Primeira Guerra Mundial e o nosso s18 fim da primeira guerra mundial questionamentos aí a fazer na história dos Grandes Homens na história dos grandes Generais ou dos grandes políticos É mesmo né já que nesse período o espaço de ação das
mulheres e masculinidades mesmo não por incapacidade mais por aquilo que a gente sabe todas as barreiras que eram impostas às mulheres essa escola que vai surgir pós primeira guerra mundial olha para política de um país da França além de produzir uma história aqui ó Olá seja econômica e social inclusive na própria marca é que eu Cheguei há pouco que vai ser uma das que vai estruturar a fundamentação dos análise esse da oficialmente justamente por causa da revista em 1929 Marc Bloch e lucien febvre são aqueles que são considerados os pais fundadores mais fortes dessa geração
Qual é a ideia dele a escola metódica contribuiu muito para a história trouxe coisas interessantes mas só que agora já não é mais agora nós já estamos entrando quase uma década de 1930 60 anos se passaram as necessidades humanas se modificaram e atum o sentado pelos metódicos a uma forma de produzir história é preciso que uma nova geração acrescente novas coisas porque novos problemas novas soluções uma história vamos fazer histórico histórico o entre aspas filha do seu tempo e nessa busca de trazer a história para uma sintonia para que eles consideram maior com os acontecimento
eles começam a fazer o seguinte além da política e em boa parte da política que era marca da escola metódica eles trazem as questões econômicas e sociais no centro da discussão historiográfica o que vai render até uma crítica para eles né muita gente vai dizer o seguinte Olha só ficava se apegarem a polícia quase que é excessivamente apegados a questões econômicas e sociais valorizado uma política mas não eram apenas políticas a primeira geração econômico e social apenas muito presente essa primeira geração que se baseia na economia e nas questões sociais também traz a nova roupagem
manual influência para história a partir do momento em que busca aproximar a história de outras Ciências Sociais sociologia geografia são aquelas portas e arqueologia que se estruturava são as portas em que a história ganhar utilizar dialogar com que podem auxiliar mas não apenas em compreender o seu objeto você pode auxiliar diretamente compreender o seu objeto nós pode auxiliar as também no diálogo para que isso objeto seja mais do que apenas compreendido para que ele seja visto a partir de todos os viés e que dialogue com o há semanas quanto naturais e nessa questão desse diálogo
com as ciências humanas e naturais há uma diferença entre essa primeira geração dos Anéis e a escola metódica que veio antes dela porque que você fala tanto da escola metódica aqui se o objetivo é falar dos animais porque todas as vezes que você fala de algo que na na cena normal que se ao que está nascendo geológico existir a produção historiográfica anterior mesma escola metódica com essa que veio antes de você veja os aspectos positivos dela mas também se estrutura em cima das críticas que você faz essa escola porque se tu tivesse muito bem da
produção dos góticos na visão da época dos análises foram procurar eles fazem essa crítica e começa a estudar aspectos que nós acabamos de falar aqui econômico social e uma aproximação com a e o que na época dos Metalúrgicos em 1.878 160 Nascente me chamava atenção das pessoas o mundo que descobrir novas drogas utilizava a Quina que fazia navios que atravessavam um oceano espalhavam trem pela Europa e pelo mundo facilitando a comunicação era acima de tudo fumando baseado a ciência naturais descortinava esse mundo fazia o mundo bem e para uma idade e quando a escola metódica
suja é inspirada nessa ciências que era suja olha vamos em mente que o sucesso em nome porque se revolucionar e legítimo e qualquer sim então é é dessa forma O que é Ciências Naturais são sempre elas estão se dando muito bem consequentemente Pode ser que nós uma ciência humana eu tô fazendo nossa paciência que Queremos nos colocar no mundo conseguiu mesmo caminho então a base dos metódicos na inspiração dos metódicos a forma de análise a busca de neutralidade perante o objeto é tipicamente baseado nas ciências naturais encontrados análise já é baseada na parte da ciências
humanas mesmo a primeira geração dos questionamentos da política que eles fazem a a escola melhor é aqui essa escola uma história ela não fosse um problema histórico o o seu objetivo tentando ao máximo não tem uma partida e não permite a mostrar é claro que é de exagerar como se você valorizasse muito próprio documento e deixasse na maioria do tempo o documento falar por você não apenas o documento mas Olá tudo documento tem que tem preferência tudo documento é feito por alguém que toma partido e consequentemente se todo o documento é feito por alguém que
toma parte porque além do Historiador que pesquisa o documento não ser neutros o próprio documento não é ele o que o autor ou autora colocaram propositadamente que o autor e altura colocaram nem perceber que estava lá e para aquele que o autor quer dizer mas você fala também de certas coisas que o ator não gostaria que aparecesse e está mente isso que os análise essa habilidade ela não existe e essa busca dos meteóricos por localidade bom então prender uma aproximação com a ciência humana não afastamento uma crítica ciências naturais como se elas fossem adversário Mais
uma decepção declaração lugar delas e as ciências humanas tem um lugar delas dentro do desse caldo histórico e caldo científico que existe e além dessa aproximação a busca de perda de sensualidade da da ideia de que um Historiador pode produzir uma história objetiva em que ele não apareça Essa é a segunda coisa aqui desaparece o melhor que ganha força com os anúncios a maior proximidade com as ciências humanas que já foi falado isso acho que sim e até um e ao contrário do que era feito entre os meus olhos e também uma problematização da história
aquele que eles vão chamar de história problema a partir de agora toda a história Tudo fato histórico aconteceu o documento Eliel Que documento trás e que vem com uma série de problemas que vistoriador acima de tudo tem que ver Olá tudo do começo pode ser problema é um problema mas eu também pode ser problematizado Historiador pode levantar questões a ele que muitas vezes ele não dê nada aqui se acontecer isso o documento é um programa porque ele vem com E aí e com a criança de quem escreveu ele pode ser problematizado por que é a
partir dele que o ser humano de uma outra é que vai tentar responder não questionamento daquela época o documento foi escrito questionamentos que ele se pesquisa documento uma outra época tem Ou seja eu vou fazer uma história que seja problema Pelos vistos e pelas criações que o documento levanta e problemas pelas questões que o leitor numa outra época quer que documento para você seja um documento ele tem que ser visto quase como algo que precisa de mim que existam sobre ir a inquisição no sentido de tentar tirar dele tudo aquilo que ele tem a parte
do diálogo e da tentativa de compreensão do que esse documento né e além dessa característica a também o alargamento da própria noção de documento que acontece nada os análise trazer uma nova visão de documentos em muitos aspectos vai além de documentos eletrônicos documentos dos ricos em parte é a seguinte tudo o clipe oficial ele pode ser oficial produzido por um ver essa no Brasil é claro que usar numa relator Esperança mas como A nomenclatura muda mas a função do cargo não ele pode ser pensado como documento está estruturado por uma Prefeitura que seja escrito por
um governo estadual o mesmo Presidente pelo Senado por uma câmera Legislativo na Assembleia dessas estaduais ou federais mas e-social é escrito por um grande general escrito por um centro de comando de exércitos O que são analisadas a partir de [Música] o celular é a ideia de que os metódicos são de que um documento uma carta por exemplo né poderia trazer coisas que não eram tão interessante para o historiador porque o propósito de quem escreve uma carta não o histórico o que seria a ideia dos análises um sentimento algo interno que incomoda que Alegre e nessa
questão dos seres humanos não é acima de tudo ser humano que é o objeto da Fé a história que vai falar de seres humanos o grande general um grande político todo ser humano que acho nesse mundo que de alguma coisa toma parte já alguma forma toma partida quando as discussões têm ele pode ser um grande homem ótimo mas ele pode ser também um sapateiro uma cozinheira alguém que de alguma forma tem uma visão que pode contribuir para que nós percebamos certas coisas que muitas vezes temos dificuldade de perceber ou seja não é mais necessário que
o documento seja produzido por uma instituição oficial basta que ele seja produzido por um ano é claro que na época dos metalúrgicos de proibir completamente análise de um documento que não fosse oficial mas havia um valor maior ao documento oficial que nada menos Teoricamente pelo Senado Ou seja é feito por um humano comum documento um exemplo disso pode ser tomado na Segunda Guerra Mundial a meta batalha de Stalingrado é muito interessante a documentário um trabalho alemão das cartas de Stalingrado pelos soldados rasos e ele dia de baixa patente da Alemanha e como é que um
morro de saudade se instalem grab que vai acontecer na Alemanha aquela Maravilha imagina 1942 Setembro São Carlos em novembro dezembro a mortalidade aumenta e somente no começo de novembro eu tô modifica meu Deus tá lembrando libertação dos cursos é aposta é macho que era o exército alemão morrendo ninguém mas pelo menos Alemanha a Rússia em setembro mas agora depois do circo da cidade que o exército alemão claramente perdeu a batalha e vai ser o vai se entregar o parecendo aqui do lado na está ligado o teor e aquelas que passam pelo centro em Tempo de
Guerra i é mas quando ele é problematizada como os análise Pode ser que você descubra certas coisas o teu a das cartas é o seguinte vamos acabar morrer não há mais jeito para nós e tomara que no começo a confiança Setembro estamos aqui para libertar o mundo outubro novembro a Janeiro nós estamos mortes apesar de vivos ainda e Alemanha O que significa Alemanha acredita vai pagar o preço Tomara que isso não aconteça seja de um soldado raso de vários mostra o que à época da Euforia nas batalhas a época da Incerteza EA época da certeza
de que tudo vai mal então um documento não necessariamente produzido por uma grande autoridade oficial em certo momento ele pode falar muito mais do que está acontecendo de fato do que um documento oficial ou seja aqui nesse aspecto mostra muito mais como é que é o pensar a guerra pelos soldados de Stalingrado documentos oficiais com as retóricas com as tentativas de convencimento do que não era possível de convencer ninguém Então nesse aspecto não é um demérito do documento oficial mas a percepção de que os documentos não oficial tem um valor muito grande então essas são
as mar e daquilo que nós chamamos aqui até agora de primeira geração dos annales e com a primeira geração dos annales a um alargamento da nossa um de documento a valorização de que tudo aquilo que um ser humano produz pode ser um documento pode ser algo oficial como pensavam os Metalúrgicos pode mas pode ser uma carta uma roupa pode ser também um tipo de alimentação uma casa qualquer coisa feita por humano o que ele tenha valorizada que sirva para você compreender e compreender a espécie pode ser um documento a valorização de novos agentes não apenas
os grandes homens no sentido de homens mesmo mas qualquer ser humano que tenha feito alguma coisa que te permite compreender a ele outros seres humanos é um documento a história problema que diz que toda ação humana tem uma quantidade nome sentidos ela é um problema no momento em que fazer um problema no momento em que o historiador tenta compreender pela Gama de possibilidades aproximação com outras ciências humanas EA valorização das questões econômicas e sociais além das questões políticas e esse Essas são as marcas a primeira geração essas marcas todas que nós temos aqui entre elas
a noção de documento alargada a economia EA sociedade se colocando acima Ou pelo menos em par de igualdade com a política a necessidade de diálogo e de aproximação com as ciências humanas ou sociais com nós acabamos de citar a crença de que toda a história pode ser problematizada na história pode ser pensada como um problema e não uma história harmônica como eles diziam que a escola dos annales ia desistir a ideia acho que toda a história pode ser Total a escola dos annales na primeira geração Ela traz modificações continua acreditando que produzir em muitos aspectos
a trabalhar contratar e quando você pega por exemplo um livro Marc Bloch chamado jeito você percebe na própria escrita contar uma longa história de um longo período que envolve a França mas que envolve as nações tipicamente europeia e que acima de tudo você trabalha uma mentalidade e períodos de longa duração Mesmo que não seja mais para geral no sentido de vou contar a história geral da humanidade Começando primeiro sabe até 2020 aqui aonde nós estamos mesmo que não seja uma história tão larga Quanto é uma história geral de falar da da França e da Europa
século a primeira geração é uma marca história um grande espaço temporal e uma série de pessoas envolvidas num acontecimento e não se dá só uma cidade não se da sua história mas se dá não tá isso essa é a característica da história deles mas para que se dá num país já a segunda geração primeira geração na segunda geração começa a ganhar influência dentro da escola dos annales em 1946 na época da invasão da França nas batalhas da época da invasão em 1946 começa a surgir segunda geração dos annales é a primeira nem continuava poderá ainda
continuava mas qualquer forma em 1946 em 1949 ela é quase Total dentro da produção historiográfica das análises segunda geração que vai até a segunda metade da década de 1960 tem perna brother é a marca da segunda geração o alagamento de documento a valorização das ciências humanas e traz além da geografia agora ele traz a demografia traz a estatística para é mas a padronização das ciências humanas ou das ciências humanas aplicadas continua muito forte embravel e ele traz também um componente que venha mais força nele ainda é interessante né você perceber muita influência na segunda geração
em geração você percebe muita influência do pensamento marxista da longa duração nessa segunda geração características é valorizar a geografia como aquele componente que auxilia na produção da história e trabalhar muito com a noção de mentalidade aquelas coisas aquelas aquelas características humanas é uma forma tão profunda que falar elas estão elas incomodam elas marcam esses seres humanos mas de dentro desse ser humano que nem percebe que ele que elas influenciam a história das mentalidades é uma das marcas do Brasil ele tem um livro que teve vários nomes o mediterrâneo e primeiramente seria Felipe segundo depois que
o livro segundinho Mediterrâneo quando o nome esqueça que ele fez ou seja Felipe segundo depois o Felipe e o mediterrâneo e posteriormente só o mediterrâneo que acabou se tornando a marca do livro EA característica mesma de terra marca não é o mar Já temos um continente que passa por três continentes Europa África Ele trabalha uma temporalidade o melhor mais facilidade muito grande Ele trabalha um oceano que marca três continentes e numa longa duração não é um trabalho que vai analisar o mediterrâneo por 10 anos ou seja o brother ele tem então como marca da primeira
geração que permanece nele Justamente a ideia de que produzir história que produzir com grandes temporalidades e com grandes especialidades com aproximação das ciências humanas no caso dele com muito valor na treinar ciências humanas aplicadas como nós falamos da demografia e da estatística e entre outras características da geografia ele mantém esses fã a primeira geração e agrega esses fatores a primeira geração uma discussão que já se fazia presente né lá mas que nele ganha muita força é a questão do tempo e da temporalidade que já era presente em Marc Bloch e lucien febvre que gera presente
nos metódicos e Jerry presente de Jerónimo mas que nem liguei a força que é um trabalho teórico metodológico do que que é a temporalidade histórica é a ideia de crédito para trabalha com acontecimentos humanos inseridos no tempo real que conscientemente ou inconscientemente marca a história desde que era surgiu Mas a partir do momento em que brodel ganha projeção nessa segunda geração essa temporalidade ela continua a ser questionada ela continua a ser valorizada e ela é problematizada de uma forma relativamente nova brother pega a centralidade histórica diz a história EA ciência que além do espaço trabalho
com o tempo são seres humanos agenda e fazendo algo dentro do tempo e essa temporalidade da história e ela é uma temporalidade que às vezes tem saltos que às vezes tem continuidade diz-te Às vezes tem repetições ou entre "repetições na JAC nada vai se repetir pelo que nós sabemos Mas mesmo que ela tenha todas essas marcas que nós estamos acabando de dizer ela é histórica e ela é atemporal Ou seja a história é o ser humano a gente tem [Música] o que eu posso o cuidado Ah eu não acredito que fala que é para ligar
então que ele faz ele pega a temporalidade histórica e a pensa parte de três perspectivas a longa duração média duração e curta duração e estrutura que se aproxima da longa duração conjuntura que se aproxima da Média duração e o evento se aproxima da curta duração E essas três temporalidades elas podem ser apresentadas pela seguinte forma longa duração é aquilo que marca um ser humano por décadas e décadas séculos e às vezes até milênios aquilo que muitas vezes é tão terno tão complicado nem o que falar É uma longa duração aquelas coisas que passam menos dentro
de um ser humano o cristianismo ao que tá aqui de certa forma como a Trindade Deus pai Deus Filho Espírito Santo há dois mil anos tendo existido ou não Cristo o cristianismo Independente de Felipe existido ou não são uma criação mental do seres humanos independentes e não dos homens Independente de ser uma criação mental dos seres humanos ele é visto uma longa duração e que está aqui há mais de dois mil anos marcando de uma forma ou outra a parte da humanidade principalmente no sistema Então essa longa duração ou estrutura e também pode ser chamada
estrutura são aquelas coisas que estruturam uma sociedade que você faz a primeira coisa que você faz uma estrutura e olha essa estrutura ruim o preste também vai ruir então a estrutura é aquela coisa que sustenta que vem de longa data certa forma vem primeiro Como Nós pensamos no prédio estrutura longa duração e vai segurar né crenças coisas que marcam a sociedade e que estão aqui há séculos ou milênios seria uma longa duração e nós temos exemplo cristianismo sociedade você passa você eu numa casa é a infraestrutura essa longa duração essa coisa firme que vem de
longa data a conjuntura ou média duração duração o evento conjuntura e estrutura estrutura longa duração e estrutura seriam mais ou menos no ano para a mesma coisa nova duração estrutura seria aquilo que vem de longa data e sustenta e conjuntura o média duração também seriam mais ou menos a mesma coisa sem estrutura e aquele que sustenta aí que fica por muito tempo a conjuntura ou a média duração que aquilo que já está muito tempo também que tem uma É mas tu não está tanto tempo quando a longa duração e que talvez não o que não
tem conta a longa duração a média duração do conjuntura da tem muita resistência e há muito tempo nós aqui mas ela não é tão resistente quanto a longa duração e estrutura e nem está tanto tempo mas então qual seria a característica dessa conjuntura aquelas coisas que são firmes a ponto de auxiliar a estrutura da sociedade tá pensando numa sociedade ou numa organização social valores que mesmo sem serem valores milionários estão aqui conosco há muito tempo como por exemplo se nós pensarmos o cristianismo como um todo o cristianismo quando todo com uma longa duração Nossa pensa
num período de dois mil anos pensando no Brasil o cristianismo uma longa duração é uma estrutura do bom mas pensando no ocidente e lhe digo não dá pensar em Brasília enquanto algo ligado ao cristianismo mas pensando em um acidente É uma longa duração a dois mil anos uma estrutura alguns difícil de tirar de tirar Mas vamos pensar dentro dessa longa duração o desse período nosso de dois mil anos Vamos pensar no protestantismo a estrutura uma sociedade está aqui a criança a água de verdade é considerável a e é considerada mas não é tão longe como
é no caso da estrutura que é o cristianismo mãe então a conjuntura o América duração de uma sociedade que não são tão fortes quanto a longa duração e em pó o novo e a média duração é uma conjunto porque tá aqui a 500 influência na sociedade você não um todo tem além de ser moldado Quanto é por exemplo o cristianismo que nós chamamos Ele marca a sociedade ocidental uma parcela da sociedade ocidental e Oi e o quê que seria por exemplo o evento curta duração aquilo que é transitório aquilo que acontece o momento aqui Em
uma sociedade vende-se Uma Mente uma revolução Uma Mente uma transformação E aí deixa de ser aquilo que ela era se transforma radicalmente outra o evento é isso se ele pode ser pensado com uma mente transformação mas parece que é mais fácil essa questão de longa duração Vamos pensar de novo eu acho que vai ficar mais fácil de dar o evento da longa duração é o cristianismo essa estrutura que tá aqui é a média está aqui aqui o evento igreja não o que surgiram as 50 anos e que influência 50 anos mais pensado numa estrutura de
dois mil anos 50 anos pode ser tratado como um exemplo né ou seja cristianismo a duração aquela estrutura forte firme presente no Brasil e nas sociedades ocidentais principalmente e que ajuda auxiliar nas compras ajudando ajuda auxiliar né que auxilia na surpresa social da sociedade há dois mil anos enquanto a conjuntura seria o protestantismo que também auxilia nessa sociedade há dois mil anos mas que não mostra a longevidade da estrutura bem E nós nem sabemos se tem a resistência da estrutura tem pode ser que daqui 200 anos nem existe mais o cristianismo continuei e o evento
seria então o pentecostalismo neopentecostalismo que o que surgiu nos últimos 50 anos e traz uma nova forma de adorar E aí sim é a longa duração e tem uma estrutura rígida não impossível de ser mais rígida é a longa duração considerável que tem uma estrutura considerável é a média duração eu posso pensar no cristianismo a Bom dia sociedade para 500 agora o meu esposo vai pegar 500 sabe ele não vai pegar dentro surgimento do cristianismo que porque foi a longa duração e trazer até agora você vai pegar ou seja o protestantismo agora em 500 anos
ele surge nesse período em o estudo está presente no período consequentemente o protestantismo agora pode ser pensado como uma estrutura que vai marcar os últimos 500 o aquilo que é médio pode ser pensado como o surgimento das igrejas pentecostais E neo-pentecostais e essa que era a curta duração nessa nova temporalidade de 500 passa o remédio e o evento pode ser pensar no surgimento de uma igreja específica um ano e de uma igreja específica surgiu dentro desse movimento neopentecostal o movimento deter ser humano esse poderia ser no evento como nós acabamos de mais ainda a partir
de agora em vez de pensar nesse período aí de 500 anos nós vamos pensar no período de 110 sabe que é o período em que surge a primeira Igreja Pentecostal no Brasil é uma extenção tem dois mil anos o pentecostalismo neopentecostalismo quando ele surge ele é um evento quando Nós pensamos em 500 anos ele é conjuntura Congregação Cristã no Brasil nos últimos 100 anos ele pode ser estrutura porque ele está presente nesses últimos ele era nós podemos pensar que surgem o seu período de um ano ou de dois mil anos é aquilo que a pasta
de preferência um Olá tudo período que você tá estudando aquele que perpassa tudo período e que é importante em todo o e dependendo do estudo da longevidade do estudo isso que estrutura pode mudar o que é conjuntura pode mudar o que é verso pode mudar também no nosso exemplo aqui em dois mil anos evento em 500 anos [Música] e poucos anos Realismo ou de preferência o pentecostalismo pode ser a própria estrutura e se nós reduzimos esse nosso estudo para um período de 10 anos a aparecer cintura também igrejas que surgiram muito depois dos Pentecostais o
do Nelson dos Pentecostais de segunda até aparecer o evento ou seja Resumindo eventro e aquilo que transforma momentânea entre a conjuntura aquilo que ajuda a estruturar aquele momento é o que acontece num momento específico que ajuda a estruturar a estrutura é aquele que perpassa todo o evento essas três temporalidades do brother só a marca ele vai trazer para histórico brodel faz história a partir da demografia da economia geografia da longa média curta duração da noção de espaço e faz história também trazendo um conceito que era presente na época do blog do brother mas que não
era tão trabalhar aquela história é pensa a configurações essas mudanças são tão Profundas nele mentalidade Ele trabalha muito para o Brasil para cá declarações de amor né mas para esposa e acima de tudo produziu uma história que até hoje É valorizado mas o fato de estar relacionado no Brasil tem contribuído e ser considerado uma curiosidade né finalizamos da vida dele como ele mesmo diz que usamos que ele terminou no Brasil então quê que nós temos aí Que nós podemos colocar como marca com essa segunda geração a segunda geração a problematização do tempo passa a ser
importante entra a longa média e curta duração que são formas de problema avisar o tempo e dividir Lu para que o historiador passe a trabalhar esse tempo com muito mais possibilidades também além da problematização do tempo a valorização da geografia e da estatística a geografia e estatística para são as e ciências que dialogam muito com a história na época do Borel e além da geografia e da estatística permanece a história problema que aquela ideia que já veio da primeira geração de que todo ser humano ele é uma infinidade senão uma infinidade de ter uma possibilidade
quase infinita de compreensões Isso é um problema na hora que ele é e um problema na hora entre o ser humano em que outros seres humanos tentam compreender e também a valorização da história das mentalidades ao lado de geografia economia Oi linda o que pode ser caracterizado como a terceira geração que vai ter entre um dos expoentes dessa terceira geração justamente Charles negócio e que é uma história que Jacques le goff Jacques negócio e que é uma história que diferente das marcas dessa história nós falamos das primeiras gerações Ela não fica trazer uma grande contribuição
no sentido de trazer uma metodologia ou de trazer uma teoria nova um desenvolvimento novo ela valoriza essas contribuições da primeira e da segunda geração valoriza a profunda certas questões Porque além da história das mentalidades que era praticada pelo brother ela vai trazer também para dentro da produção historiográfica a questão das possibilidades de além das mentalidades da possibilidade de além da história Econômica de além da história política dos Mecânicos é trazer a cultura sociedade para do jovem história das mulheres para dentro da produção historiográfica é um período de passagem E aí fora Deixa de ser acima
de tudo a história das mentalidades a história da demografia a história que a próxima da geografia e fala da política que fala das questões sociais como mais uma história que vai falar de grupos menores períodos menores e de aspectos menores da sociedade as mulheres tudo isso passa a ser objeto da história e na verdade ela a terceira geração é como se fosse uma ponte para que ele tiver ver depois é como se fosse uma ponte tanto de hoje dormir com uma chave do negócio é como se fosse uma ponte para que ela marca historiográfica que
vem depois que muitos vão ser chamado eles vão chamar de Nova História a gente não vai ver hoje mas o que acontece é o seguinte ser chamado de nossa história não é uma característica do que hoje se chama nova história por escolha histórica que surge toda escola história que se Funda e ficou uma nova história é por isso que ela surge e esse inclusive foi um dos termos usados justamente por tudo ok e febre quando eles iniciaram a estruturação dos análises foi estamos produzindo Uma Nova História E aí então não é uma novidade esse termo
nova história para se referir e essa terceira geração que é marcada por esse pagamento das possibilidades de compreensão aquela que marcavam Mediterrâneo Aquela História Quase com raízes Profundas e difíceis até te encontrar aqui marcava o bordel e marcava o Block e o febre é quase como um ídolo das origens depois eles mesmos vão tirar ela se perde um pouco a parte a terceira geração a palavra a partir do maneiro considerando compacto do contexto está claramente na Ásia está na Europa [Música] há séculos posso fragmentar a terceira geração então começa movimento que é de pegar a
história e tirar a história dessa condição dessas grandes histórias que nesse aspecto lembra um pouco o Marxismo como vai dizer algumas análises dos profissionais e como a do Ciro Flamarion exemplos dessas mesmas histórias que lembra um pouco Marxismo que se não querem falar da sociedade como um todo querem falar de tantas parte dessa sociedade e por a terra E aí a terceira geração ela vai romper com isso em parte e vai trazer uma história quando nós falamos muito mais dividido eu falo agora agora eu falo De um acontecimento mas ele e eu não fiz com
as características que a noção de documento não pode ser pautada Principalmente um documento oficial ela tem que ser pautada em tudo aquilo que o ser humano produz Porque como produtor de história como produtor de conhecimento eu preciso ir lá onde o ser humano escreveu para saber o que ele pensava e para isso não precisa simplesmente um documento oficial então a marca dessa terceira geração Mesmo que não seja a contribuição com uma novidade com o rompimento com algo que seja em boa parte diferente do que você fazer ar ela tem entre as contribuições essa quase fragmentação
do fazer histórico que é a principal marca da história contemporânea se alguém produz uma história não sei que seja um grande Historiador desses que são ensaios temáticos raramente alguém produz uma história que fala de um país inteiro raramente alguém produz uma história e falo de uma região durante certa raramente alguém produz uma história que perde uma série de fatores juntos todos eles e tente construir um balão e em boa parte por influência dessa terceira geração que chegou e diz olha só alinhadores é preciso que se reconheça que assim como a medicina e se especializou assim
como a medicina tem um clínico geral ortopedista angiologista cardiologista neurologista e uma infinidade de as especializações que cada uma dela se volta para um aspecto do corpo humano é preciso que a isto a viagem especialista em história da cultura e especialista em história das mentalidades em história social em teoria da história história do Brasil essas coisas todas mais que especial e ele pega essas Nações cultura sobre cultura no espaço pequeno da sociedade assim como cardiologista tem o cardiologista que a espera especializada em ponte de safena e o cardiologista que é especializado em cirurgia de coração
assim como o cardiologista é tudo coração mas cada um se volta para uma parte assim como o cabelo tem que estudar história da Cultura o final e esse alguém Vitória que estuda a história da cultura no local específico e que pensa essa Cultura a qualidade não pensa cultura não simplesmente mal que pode ser pensado como um objeto comum ao mundo inteiro mas que peça a cultura parte de uma série de variedade de variedades que implica aqui qualquer Historiador que se volte para ela muito mais o que pensar na cultura como algo que é igual a
em todo lugar que se especializa e trate fragmentada a cultura e que faz uma história que Diferentemente da primeira geração Jesus análise não quer dar uma de terra inteira mas quer estudar uma cidade ao redor do Mediterrâneo um aspecto a mentalidade o a cultura dentro dessa cidade e no período que não passa de 30 anos assim é como se precisassem de 70 historiadores e para fazer o mesmo trabalho que foi feito no Mediterrâneo do hotel você já terceira geração frases essa especialização essa divisão de funções que já existia mais que a marca e que vai
sempre ara mais ainda por algo que muita gente vai chamar de qua e na terceira geração já inclusive mais espaço para mulheres na liderança mistério ferrou por exemplo é uma delas e a uma liderança mais dividida então entre homens e mulheres e outras preocupações a partir do momento em que essa liderança é mais dirigida agora a história trata de cultura e mentalidade jovem gêneros e etnias e uma série de outras possibilidades os temas históricos são alargados você na primeira na segunda geração os Principalmente um alargamento do documento da possibilidade de pensar o que que é
um documento histórico na terceira geração a um alargamento da noção de tempo não é mais qualquer documento que um ser humano produz que a histórico qualquer tema pode ser histórico não apenas o documento uma valorização da curta duração e uma especialização muito grande dentro da história que certamente essas divisões que nós fazemos uma Historiador de gênero uma Historiador de etnias e especializações na história uma das pessoas disse que tem a quarta geração do nariz e uma parcela das pessoas diz que não essa quarta geração já seria uma coisa tão diferente daquele que a primeira a
segunda EA terceira geração fizeram não dá para dizer que a mesma coisa então recapitular disseram que tu faz a história dialogaram com deficiências próxima política econômica a primeira geração principalmente na segunda geração passou a ser também social e mentalidade na terceira geração passa a ser qualquer ação humana Econômica ambiental cultural religiosa de gênero e sexualidade tudo isso passa a ser objeto deve ser humano a terceira geração Alegre e diz que e o objeto de pesquisa é alargar a noção de documento é alargar a especialização vem com força traseira com fumaça para dentro da história aproximação
com as ciências humanas a noção do tempo e a própria divisão do tempo em Estrutura conjuntura e evento e um legado não não fechou ainda na próxima conversa a
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