Rev. Augustus Nicodemus| Efésios 2.1-3 | 24.11.2019

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Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
Rev. Augustus Nicodemus| Efésios 2.1-3 | 24.11.2019 Sigam nossas redes sociais, curtam 👍🏽 nossos ...
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queridos irmãos e irmãs quero salvar a todos com a paz do senhor jesus nesta manhã vamos abrir a palavra de deus na carta de paulo aos efésios capítulo 2 damos as boas-vindas aqueles que nos visitam nesta manhã também aqueles que nos acompanham pela transmissão ao vivo também gente efésios capítulo dois versos de 1 a 3 o santos a leitura ele nos deu vida estando voz mortos nos vossos delitos e pecados nos quais andares outrora segundo curso desse mundo segundo princípio da potestade do ar do espírito que agora atua nos filhos da desobediência entre os quais
também todos nós andamos outrora segundo as inclinações da nossa carne fazendo a vontade da carne e dos pensamentos e éramos por natureza filhos da ira como também os demais até que a leitura da palavra de deus oremos queridos pedindo a eliminação do senhor chamado diante da tua palavra nós reconhecemos a necessidade que temos de iluminação para entendê-la salvador a mente nós queremos pedir que não somente nos ajude diz a perceber o significado daquilo que paulo escreveu aqui mas também a aplicação dessas verdades a nossa vida hoje é ordem particular por aqueles irmãos e irmãs que
a questão nesta manhã e que de alguma forma estão influenciados por conceitos errados a respeito de si mesmos e da humanidade em geral e do estado em que as pessoas se encontram diante de deus nós pedimos que hoje pela manhã nos esclareça para que vejamos o nosso a nossa real situação diante de ti na clareza que paulo expõe esse assunto aqui ouvir a deus a nossa oração nós pedimos em nome do senhor jesus amém eles vão fazer um resumo do que nós vimos no capítulo primeiro para a gente entender o que é que paulo está
fazendo aqui no início do capítulo 2 porque isso é importante porque a bíblia a revelação de deus ela não sou dada na forma de literatura forma de livros que foram escritos numa sequência seguindo um pensamento lógico então você querer ler ou entender a bíblia usando uma caixinha de promessas que aquela caixa de plástico cheio de versículos que antigamente as pessoas tinham em casa de manhã elas abriam e abriram linha aquele versículo e aquilo era a palavra de deus para o dia geralmente o versículo fora de contexto o mais conhecido era aquele uma outra ajudou e
ao seu companheiro disse esforça-te conservar e lá em isaías é o idolatra visando por outro não se esforça vamos fazer um ídolo a gente tem que ler a bíblia em contexto porque é a mesma coisa você querer abrir um livro de matemático entender uma fórmula que está no meio livre matemático sem antes você lê todas as explicações para suporte o raciocínio que leva à elucidação daquela forma então por isso é sempre bom a gente analisar o contexto lembrar da sequência para que a gente possa ter uma boa compreensão da palavra de deus senão a gente
vai cair naquela falácia exegética tão conhecida texto fora de contexto é pretexto nós não queremos isso então vamos fazer um resumo do capítulo primeiro pra gente ver o que é que paulo disse até agora para que o início do capítulo 2 fique claro para nós o capítulo 11 paulo depois o glorioso plano de redenção elaborado pelo deus tem um ele falou de como deus na eternidade escolheu e predestinou para se aqueles que ele quis sair nos versos de três a seis do capítulo 11 depois paulo fala de como deus filho se tornou homem e com
seu sangue redimiu os eleitos e predestinado segundo a vontade de deus capítulo 11 de 7 a 12 e finalmente como a terceira pessoa da trindade o espírito santo aplica nos nossos dias os benefícios da morte de cristo naqueles que o pai elegeu servindo de selo e penhor são os versículos 13 e 14 do capítulo 11 depois de expor esse plano maravilhoso profundo misterioso de deus paulo ora por iluminação em favor dos seus leitores e hora para que o sef os pudessem compreender a esperança desse chamado está aí no verso os 15 a 18 em seguida
a riqueza da glória da herança deles o que é que deus tinha preparado pra eles verso 18 ea suprema grandeza do poder de deus que está agindo na vida deles para conseguir tudo isso para operacionalizar tudo isso que é o verso 19 e ao falar da suprema grandeza do poder de deus o apóstolo paulo faz uma digressão para mostrar esse poder mostrar a magnitude desse poder operando na vida de jesus cristo ele diz que esse mesmo poder que age nos eleitos dando a eles todos os benefícios de cristo jesus cristo conseguiu na cruz do calvário
é da mesma ordem do poder que deus exerceu em jesus cristo quando tirou de entre os mortos ele fala aqui esse poder está presente na ressurreição de cristo peço 20 na glorificação de cristo ainda verso 20 na sua exaltação verso 2011 no seu senhorio verso 21 e no fato dele ser o cabeça de todas as coisas e ser o cabeça da igreja versus 22 e 23 agora para destacar ainda mais a grandeza desse poder que o ato em nós para salvar são paulo descreve o estado em que os e fezes estavam quando deus atuam neles
quando deus operou neles e o estado que paulo descreve aqui é o estado de total de esperança total inabilidade e total impotência ele se refere aos efésios como estando mortos como sendo escravos e destinado a ira de deus é contra essa descrição sombria do estado espiritual dos reveses que paulo joga em relevo o poder de deus o poder de deus se verifica grande por conta da grandeza da tarefa necessária da dificuldade envolvida a salvação de um pecador exige tanto poder quanto a ressurreição de um morto em linhas gerais é esse paulo vai dizer que pra
que deu para que você seja sal o poder necessário para isso é o poder equivalente a ressurreição de um morto é o mesmo poder que agiu em jesus tirando dentre os mortos e ao mesmo poder que age em nós hoje então agora nesse hoje pela manhã eu quero focar nesses três versículos onde nós temos cinco descrições os cinco pontos que o apóstolo paulo traz aqui para escrever esse estado espiritual então nós vamos começar lembrando que essa expressão ele nos deu vida ela não está no original grego ela não está porque há na verdade original grego
começa assim vocês estavam mortos nos estando vocês mortos nos delitos e pecados aí paulo iria acrescentar e livros de ouvido mas a ele sentiu a necessidade de elaborar isso o que significa que está mortinho ofensas e pecados ele começou a dizer andar segundo mundo está debaixo do poder do diabo ser feita desobediência e aí ele só volta ao assunto no verso sim tá vendo aí ó e estando nós mortos em nossos delitos no verso 15 ele retomou o assunto do verso um e aí ele diz nos deu vida juntamente com cristo como fica muito estranho
os nossos tradutores pegaram nos deu vida no verso 5 e empurrar no início do verso um para poder fazer sentido ele nos deu vida e estamos mortos nos nossos links e pecados isso é muito importante mas é de 17 sentido quebra a força do que paulo está dizendo aqui que não tá começando assim dizendo ele nos deu vida e já começando dizendo vocês estavam mortos vocês estavam mortos mortos por isso por isso por isso por isso e nessa condição de morte e livros de ouvido só no verso 5 em que aparece ele nos deu vida
então é realmente uma descrição tenebrosa tenebrosa terrível do estado em que o homem se encontra e que paulo descreve a partir de então de cinco pontos que ele coloca aqui que eles estão mortos nos delitos e ofensas que eles estão os cravos do mundo que eles eram escravas do mundo que eles eram escravos no pecado do diabo eles eram escravos da carne e eram filhos da ira vamos ver cada um desses pontos na expectativa de entendermos melhor aqui o pecado reduziu a ração humana e porque nós precisamos do evangelho e de um poder tão extraordinário
para nos livrar dessa situação em que nós nos encontramos tão morte nos dentes e pecados verso um stand voz mortos nos ossos delitos e pecados mortos aqui significa morto mesmo uma das coisas que não é trabalho pastoral inclui muitas coisas uma delas é fazer cerimônia fúnebre e não é uma parte muito agradável especialmente quando a gente vai celebrar o culto fúnebre de uma pessoa que nós conhecemos em vida e com quem nos relacionamos em vida é muito estranho aquela pessoa estávamos acostumados a vila sorrindo brincando falando e andando de repente está deitado ali naquele que
acham completamente imóvel e uma coisa que me incomoda muito aqueles dois chumaços de algodão no nariz nem eu tenho vontade de tirar prazer assim deixa respirar mas a pessoa não respira mas não inspira mais a pessoa não vai ouvir o choro da esposa que fica para trás saudosa não vai sentir as lágrimas dos filhos que caem sobre o seu rosto não vai sentir o perfume da sua esposa não vai ouvir as palavras de tristeza e saudade que os amigos estão dizendo ele está morto ele não vai reagir a absolutamente nada absolutamente nada é isso que
morte significa pessoa não reage a absolutamente nada ao dizer isso o apóstolo paulo está dizendo que a situação do homem sem cristo é como se ele estivesse morto em relação a deus ainda que deus lhe aparecesse ele não veria se deus o tocasse ele não sentiria se deus falar se ele não ouviria ele não perceberia absolutamente nada de deus porque ele está morto espiritualmente embora vivo biologicamente vivo na vida normal mas com relação a deus ele está completamente insensível completamente morto veja paulo estava escrevendo aqui a situação de alguém que está num leito de hospital
no leite o hospital numa situação grave você reclama você chora você gm não o quadro aqui é de necrotério você tá lá estendido sobre aquela pedra fria o cadáver não chora não reclama não diz nada não gêmeos você está morto essa situação se deus não lhe der vida primeiro você não pode crer você não pode se arrepender você não pode entender o evangelho você não pode querer ser salvo você não pode mudar de vida deus tem que lidar vida primeiro para que você possa reagir porque o seu estado natural diante de deus é esse de
morte é esse estado de morte a causa da morte paulo nos diz aqui são os nossos de lidos e pecados estando voz mortos nos vossos delitos e pecados aqui dele dos pecados são praticamente sinônimos embora a palavra delito ela pressupõe que há uma lei que foi quebrada então nós somos delinqüentes delinqüente porque cometemos delitos quebramos a lei de deus talvez paulo tem em mente aqui os judeus que receberam a lei de deus e pecado é aquilo que a gente faz em rebelião a deus sem necessariamente implicará que há uma lei sendo conscientemente quebrada o estado
de rebelião do homem contra deus que propriamente definir mais o estado dos gentios' delitos e pecados se resume numa coisa a desobediência a deus a hostilidade contra deus o descaso contra deus a inimizade contra deus e é isso que nos torna mortos diante de deus os pecados e delitos cometidos pelos nossos primeiros pais adão e eva que foi transformando transmitidos quanto aos seus efeitos por geração ordinária aos seus descendentes até nos alcançar e nós fazemos exatamente o que os nossos primeiros pais fizeram cometemos delitos e pecados o resultado é a morte espiritual da humanidade à
humanidade está morta diante de deus no que diz respeito a conhecer a deus perceber a deus reagir a deus ou se preparar para receber alguma coisa da parte de deus essa figura que paulo sousa que representa a mais completa impossibilidade do ser humano reagir a qualquer ação de deus deus pode chamar deus podem gritar deus pode bater na porta e eis que estou à porta e bato deus pode fazer o que quiser mas o homem não vai reagir a menos que deus primeiro o ressuscite a menos que deus primeiro lhe de vida o regenere e
aí sim vivo o homem pode reagir crê se arrepender se converter mudar os seus caminhos resolver seguir jesus mas antes disso antes de que o espírito de deus venha e soberanamente irresistivelmente faça essa obra de vinificação aumentar na mais completa morte impotência em sensibilidade diante de deus como se não bastasse isso no verso 2 o apóstolo paulo disse que eles também eram escravos do mundo delitos e pecados final do verso 1º nos quais andaste outrora segundo o curso desse mundo mundo aqui é o sistema de valores da humanidade sem deus não é o mundo belo
que nós conhecemos natureza embora esse termo possa ser usada e é usado no novo testamento com freqüência se é pra se referir às coisas criadas por deus deus criou o mundo mas aqui no caso mundo se refere e ao uso também muito comum essa palavra se refere àquele aquilo que os homens em deus praticam vive crêem é a cultura caída do homem é a vida pecaminosas do homem à maneira como ele se diverte maneira como ele ganha dinheiro a maneira como ele vive paulo está dizendo que os reveses antes de serem alcançados pela vida que
há em cristo jesus eles andavam de acordo com esse mundo estavam confortavelmente vivendo com as outras pessoas se sentiam bem nesse mundo faziam parte desse mundo sem deus estava em harmonia com seus valores com a imoralidade com a cegueira com idolatria de fato a nós vamos encontrar aqui na carta aos efésios do uso mais duas descrições que paulo faz no estado em que eles viviam e que revelam a situação aterradora de uma vida completamente alheia deus voltada para a satisfação dos seus desejos é isso que o mundo é e as pessoas que não têm cristo
elas andam segundo o mundo elas vivem escravizadas a maneira de viver maneira de pensar a maneira de ver a realidade é um sistema que aprisiona e condiciona o nosso viver e isso é o que a bíblia chama de mundo e nós estamos escravos dele nós andamos segundo o mundo terceiro lugar paulo diz ainda no verso 2 que além de andar nos segundo mundo estamos mortos andamos segundo mundo além disso nós também somos escravos do diabo metade do verso 2 andaste segundo príncipe da potestade do ar do espírito que agora atua nos cílios da desobediência o
príncipe das da potestades das potestades doha é uma referência ao diabo ele é chamado assim pelos seguintes motivos potestades significa poderes a dificuldade em interpretar qualificação poderes do ar talvez a explicação melhor para o paulo está dizendo aqui e satanás é o príncipe ou é o comandante dos poderes demoníacos que em festão toda a humanidade a aquilo que nos cercam na cosmologia judaica o espaço entre nós e deus era dividido em três andares havia as regiões mais inferiores que seria a atmosfera e lá no topo havia o terceiro céu que é o paraíso e onde
paulo foi arrebatado segunda experiência que ele teve segunda aos coríntios capítulo 12 era o lugar mais alto o ar aqui é a região mais baixa da nossa atmosfera que paulo disse está saturada de demônios eles estão em todo lugar talvez uma referência ao fato talvez o pensamento aqui seja uma referência lá tanto a isaías quanto à ezequiel que aparentemente falam de uma queda de satanás no céu e como o próprio senhor jesus cristo disse eu vi satanás cair do céu e também lá no livro de apocalipse diz que miguel na sua batalha com o dragão
precipitou satanás para a terra então é a atmosfera um lugar onde nós vivemos ele está dominado ele está impregnado por esses seres malignos a batalha bem real paulo vai descrever essa batalha mais adiante no capítulo 6 quando ele diz no verso 12 a nossa luta não é contra o sangue ea carne mas quando os principados e potestades contra os dominadores deste mundo tenebroso contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes que se exatamente esse espaço invisível que nos cerca e onde esses demônios estão presentes satanás é o príncipe deles é o príncipe deste mundo
ele é o príncipe deste mundo é o deus neste século e o que ele faz paulo diz aquino versu2 que ele esse princípio da potestade do ar ele é um espírito porque o diabo ele não tem corpo ele é um anjo caído anjos não têm corpos ele é um espírito ele e os que estão com ele que agora atua nos filhos da desobediência essa palavra atuar é a mesma palavra que aparece aqui no capítulo 1 no verso 5 perdão no capítulo um verso 19 quando paulo diz assim qual a suprema grandeza do seu poder para
com os que cremos segundo a eficácia da força do seu poder então a mesma palavra de paulo usa para falar da eficácia a ação eficaz do espírito santo em nós é a mesma palavra que ele usa aqui para dizer que o diabo é ficar somente atua nos filhos da desobediência seja na mesma proporção em que o espírito de deus atua no crente o príncipe da protestar e do ar e os demônios atuam nos filhos da desobediência mesma palavra é usada aqui aqui tem razão no hotel quando ele disse que não tem neutralidade o homem uma
besta ou montado por deus ou pelo diabo você está debaixo de um desses dois poderes um desses nós poder está atuando na sua vida o espírito santo no poder de jesus cristo ou príncipe das potestades aéreas dos poderes invisíveis que nos cercam inimigos de deus estão atuando o que significa essa atuação a bíblia descreve várias maneiras os demônios eles eram as pessoas para que elas não compreendam o evangelho jesus uma vez numa parábola ele se referiu a isso dizendo que a palavra de deus às vezes é jogada como a semente e caem corações como sementes
caem à beira do caminho e vêm as aves do céu e comem e jesus explicou muitos quando ouvem a palavra o diabo vem e tira palavra distraia pessoa iludir a pessoa ouve a palavra mas a palavra não não não é eficaz pela ação do príncipe da potestade do atuando no seu coração chegando e iludindo oprimindo enganando mentindo são muitas coisas muitas estratégias que o príncipe das potestades aéreas usa para manter as pessoas longe de deus nesse estado de morte é isso que ele quer manter a humanidade nesse estágio de morte e segundo um mundo do
qual ele é o príncipe é o príncipe deste mundo então é isso exatamente que esses poderes aéreos fazem eles estão ao nosso redor apesar dos exageros do que nós encontramos do movimento neopentecostal especialmente os exageros relacionados com o movimento de batalha espiritual que grandemente destaca o poder do diabo além daquilo que a bíblia nos garante entretanto eles não deixam de ter alguma razão porque às vezes nós vamos por outro lado e nós nos esquecemos da existência desses poderes desses espíritos que atuam poderosamente invisivelmente sutilmente mais eficazmente nos filhos da desobediência a uma guerra espiritual acontecendo
e às vezes por conta dos exageros a gente reage negando não falamos sobre isso nos apercebendo quando a verdade seria a gente deveria rejeitar o que está errado mas concordar com aquilo que está certo e de fato existe esse conflito como paulo aqui tão claramente diz a humanidade está debaixo da atuação do príncipe das potestades do ar ele se refere aqui a humanidade como sendo os filhos da desobediência isso significa que pode significar duas coisas primeiro pessoas que se tornará turquesa estão acostumados a desobedecer que é uma boa descrição da humanidade por natureza nós desobedecemos
filhos da desobediência ou pode ser uma referência ao fato de que nós somos filhos do primeiro casal desobediente que foi do primeiro casal que foi desobediente adão e eva desobedeceram a deus e nós somos filhos deles então nós somos filhos da desobediência ou filhos obedientes que seja uma referência ao pecado original que seja uma referência aos pecados atuais o fato é que a humanidade é chamada que de filhos da desobediência está muito diferente daquilo que as pessoas gostam de pensar a respeito de si mesmo eu sou filho de deus né eu eu sou filho de
muita traseira do caminhão de vez em quando viajando a imunda fora a gente vê na o caminhoneiro bota feliz na traseira do caminhão é eu não sou eu não sou dono do mundo mas o filho do dono então ele se acha filho de deus de repente até mesmo né talvez seja um crente em jesus cristo e tudo mais mas pela freqüência com que isso aparece pela maneira como alguns dirige eu duvido que sejam crentes mas é o pensamento que todo mundo tenha seu respeito nem todo mundo gosta de pensar que é filho de deus só
que o quadro real que a bíblia nos pinta sobre isso é de filhos desobediência e filhos da desobediência e não filhos de deus e aqui tá causa talvez pela qual satanás e esses demônios podem atuar na humanidade a desobediência de adão e eva abriu a porta para que o espírito do erro o espírito da morte o espírito opressor satanás os seus anjos tivessem autoridade permissão de deus para agir na humanidade toda por conta da desobediência foi a desobediência que abriu a porta como paulo diz em romanos 5 pela transgressão de um homem entrou o pecado
no mundo e com o pecado à morte e é claro que por aquela porta que adão abril quando ele abriu no passou somente o pecado ea morte mais esses seres espirituais que vieram para atuar nos filhos da desobediência mortos em ofensa sem pecados escravos do mundo e atuados pelo princípio da potestade do ar em quarto lugar peço três paulo neste ano uma outra duvidam que a escravidão da carne veja como ele muda aqui o discurso ele disse no verso 2 que os efésios andavam outrora segundo pupo princípio o curso desse mundo e segundo princípio da
protestar e do ar aí no início do verso 3 ele já diz entre os quais também todos nós antes ele tinha dito em voz mas vai fazendo nós temos que lembrar que paulo está escrevendo para uma comunidade gente lica paulo sendo judeu e essa questão judeu gentil era muito aguda no primeiro século o que paulo está querendo evitar aqui é que os reveses digo assim mas peraí paulo essa descrição terrível é só gente que é assim também nós eu e os demais judeus nós estávamos na mesma situação não há diferença nesse sentido os judeus receberam
a lei de deus mas eles quebraram essa lei transgrediram essa lei cometeram delitos e eles estão mortos nas suas ofensas e pecados para um tirando essa idéia da cabeça dele ele está seguindo o que jesus ensinou lembro quando jesus se dirigir aos fariseus e disse assim fariseus vocês são hipócritas vocês são como os sepulcros caiados vocês parecem bonitos aos homens já foram é visitar cemitérios em que a tumba o a lápide é de granito e mármore muito bem elaborado com letras bonito cheio de flores e tudo mais parece um lugar limpo mas dentro tá cheio
de ossos de mortos de compostos com essa figura de jesus usou próximo descrever o fariseu ele parecia vivo mas na verdade por dentro ele era uma sepultura cheia de ossos mortos de carne pútrida é composta essa é a situação então pra deixar claro que ele não está falando só dos gentios' aqui ele já se inclui em quem também nós nós judeus todos nós andamos outrora antes de conhecer jesus cristo tanto judeus como gentil estava morta os seus delitos e pecados escravos do mundo e escravos do poder de satanás que atua neles entre os quais todos
nós andamos outrora a ele acrescenta segundo as inclinações da nossa carne e fazendo a vontade da carne e dos pensamentos carne aqui é usado no sentido pejorativo não é o tecido que recobre os nossos ossos mas é uma expressão é muito frequente o uso da palavra carne para descrever a nossa natureza pecaminosos essa natureza que caracteriza os filhos da desobediência ea natureza de pessoas mortas porque é chamado de carne essa corrupção do nosso coração porque o principal anseio da natureza corrompida é atender os desejos carnais os desejos que procedem de dentro de nós alguns deles
lícitos mas que se tornam pecaminosos quando nós queremos satisfazê los da maneira errada como por exemplo o desejo sexual é um desejo lícito o que foi deus que nos criou assim machos fêmeas criou gênesis 1 em gênesis 2 fazendo com clareza só que deus disse muito claramente como é que o desejo sexual ele deve ser satisfeito o casamento é o âmbito em que o impulso sexual pode ser legitimamente satisfeito fora disso a bíblia usa termos como fornicação prostituição adultério e uma lista de outros nomes então o desejo sexual em si ele é bom o problema
é quando você vai querer satisfazê lo da maneira errada no tempo errado com a pessoa errada então é isso que nós chamamos de carne o desejo de você atender os desejos naturais do seu corpo sem levar em consideração que deus diz a respeito deles e as pessoas vivem para isso não vivem elas vivem exatamente para isso que o homem moderno faz hoje ele quer fazer dinheiro ele quer fazer guerra ele quer fazer sexo é a mesma coisa dos homens de dois mil anos atrás a diferença é que hoje eles fazem isso nerd mas é a
mesma coisa mesma coisa é isso que paulo chama que de carne e metade do verso 3 andamos segundo as inclinações da nossa carne acaba inclina pessoa inclino árbitro presidente fala que não tem livre arbítrio porque o árbitro é inclinado para os desejos da carne a essa inclinação no coração teríamos livre arbítrio se o nosso coração fosse livre ele pudesse livremente em qualquer direção mas ele não é ele é um coração que cd baixo de todas essas condições aqui então a carne tem uma inclinação e essa inclinação que as pessoas seguem seguem essa inclinação fazendo a
vontade da carne e dos pensamentos que caracteriza a nossa sociedade é só você pega a revista caras né ou eles e elas não acho nem tem mais aí ou mrm vai vai escutar vai ver o show sair de celebridades ou deus filmes de hollywood e as séries e tudo mais duas até razoáveis vai ver isso aí se vê que o tema sempre é esse pessoas em busca da sua felicidade pessoas em busca de satisfazer os seus prazeres e para isso elas fazem o que tiver de fazer mulheres são abandonadas por maridos que simplesmente descartar essas
mulheres porque não se sentem mais felizes no casamento a mulher não satisfaz mais larga e vai arrumar outra troca de 50 pudor de 25 pessoal diz não é exatamente isso é uma sociedade voltada para si e goes consumista voltada por prazer para o hedonismo que é o nome que se dá a isso viver para o prazer é isso que paulo está escrevendo aqui é isso essa é uma essa é a agenda do homem sem deus ele vive segundo a inclinação da sua carne para satisfazer a vontade da carne e dos pensamentos de deus passado longe
do pensamento dele ele não tá nem aí pra querer saber o que deus quer como é que eu faço pra agradar a deus como eu posso servir a deus e tudo mais quinta coisa que paulo desde o primeiro com mortos segundo escravos do mundo de ser escravo do diabo quatro escravos da carne e agora quinto filhos da ira final do verso 3 e éramos por natureza filhos da ira como também os demais e éramos nós judeus filhos da ira como também os demais homens e gentios' tanto judeus como gentios' por natureza são filhos da ilha
filhos da ira é não é difícil entender se você lembrar que antes paulo usou o termo filhos da desobediência como a desobediência do homem provoca a santidade de deus ea sua justiça a reação justa de deus a desobediência é a sua ira a ilha de deus não pode ser confundida com a raiva humana deus não sirva como nós ficamos admirados geralmente a nossa ira egoísta ela é centrada em nós e ela vem de alguma frustração nós a ira de deus é a reação santa do seu caráter injusto que tem que punir o pecador e nunca
e não ser tem que punir um pecador e não inocenta ocupado então a natureza de deus reagir à desobediência e como resultado os desobediente estão debaixo da ira de deus então se você é filho da desobediência isso significa naturalmente que você também é filho da ira ou seja você está debaixo da ira de deus colocando de outra forma você nasceu numa raça que está debaixo da ira de deus porque é uma raça desobediente e ele diz por natureza e aqui uma referência clara ao pecado original nós nascemos assim já nascemos inclinados a todo mal por
natureza é o que você é por natureza é o que você naturalmente é você faz naturalmente você não precisa nem se condicionar usar algum truque para você fazer o pecado e o mal você faz tão naturalmente sai da sua boca com tanta facilidade os olhos ficam gulosos sobre coisas com toda facilidade se houve coisa ouvidos tica na orelha vai escutando conversa que você não é natural porque nós somos por natureza filhos da desobediência e como tal filhos da ilha essa descrição que paulo faz iniciando o capítulo 2 pra dizer porque é que é necessário um
poder semelhante ao poder que ressuscitou jesus cristo para salvar você é porque sua situação é essa sua situação é essa com isso o apóstolo paulo com essa descrição ele coloca em relevo e destaque o poder de deus na vida dos seus eleitos como é que deus o que foi necessário deus fazer pra nos trazer da morte para a vida a resposta é calcule a partir do estádio que você estava se estava morto não ser escravo sua vontade era corrompido inclinação das suas casas da casa servia paraíso cef desobediente você está debaixo da ilha de deus
calcule o poder que é necessário para salvar você então por isso essa descrição aqui segundo paulo quer mostrar a grandeza da graça de deus que deus quem salvar pecadores de entre a humanidade é sempre motivo de maravilha para nós a graça de deus em não nos abandonar e dizer vão todos para o inferno mesmo filhos desobedientes que ele quem salvar os pecadores para sua glória do meio da humanidade perdida sempre motivo de maravilha para nós diz ponto porque se eu fosse deus não tenha aguentado metado que a humanidade fez com ele já tinha aberto o
inferno e sacudido todo mundo lá dentro ainda bem que nós não somos deus né ainda bem que nós não somos mas a paciência de deus a misericórdia lobo e chamei de longa me dado de deus em suportar a humanidade e ainda de entre ela tirar pessoas para o louvor da sua glória mediante o evangelho e epal também que tá querendo enfatizar a necessidade de que deus viesse em socorro da humanidade e que deus interviesse nota que o próximo verso que nós veremos próximo domingo começa assim mas deus que eu acho que são as duas palavras
mais importantes dessa passagem porque elas assinalam a intervenção de deus nesse quadro caótico desesperador mas apesar de tudo isso dos três versos deus fez alguma coisa deus fez alguma coisa eu quero terminar aqui com algumas implicações dessa descrição de paulo pra nós hoje essa descrição que ele nos dá aqui ela impacta muito bem o debate que existe hoje entre os evangélicos sobre a questão do livre arbítrio são passagens como essas que nos levam a questionar a existência do livre arbítrio que o homem continua até arbítrio árbitro é a capacidade de avaliar e escolher isso aí
ninguém nega nenhum reformado nega que o homem tem arbítrio nosso problema é com a expressão livre porque livre significa um arbítrio que livremente isento de influências externas internas podem decidir entre o bem eo mal diante dessa passagem não tem como aceitar que o homem por natureza ele seja livre para renunciar a esse mundo virar as costas para esse mundo rompê o domínio do diabo sair da sua morte dizer eu quero deus eu quero cristo eu quero me converter essa passagem ela coloca a questão do livre arbítrio no seu devido lugar árbitro nós temos só que
ele não é livre ele é sempre virado uma inclinação para o mal é presa a atuação do diabo é o árbitro de alguém que está morto em ofensas e pecados e que anda de acordo comum essa passagem também é é boa pra um outro debate porque com certeza se você está acompanhando aqui é em vez de tá vendo aí o replay do jogo do flamengo no seu celular se você está me acompanhando aqui você iria logo dizer o seguinte pastor mas essa descrição é terrível ela não bate com o que eu vejo que eu conheço
gente que não é crente que é mais crente quer dizer que faz melhor coisa melhor do que o cristão eu tenho um vizinho que é ateu o cara contribui pra o hospital de hospital ele é ele construir uma creche ele dá sopa dos pobres é uma pessoa boa cuida bem dos seus filhos pastor então essa descrição do seu pagando aqui num bate com aquilo que eu vejo na realidade a resposta que nós damos é que essas pessoas elas são exatamente isso que eu posso paulo está dizendo aqui e se alguma coisa boa elas fazem isso
é a graça de deus a misericórdia de deus que a gente chama de graça com um operando na humanidade para evitar que a gente seja tão ruim quanto a gente pode ser isso aqui a descrição de todos nós todos nós somos isso aqui deus na sua misericórdia ele não somente resolveu salvar um povo dessa situação mas aos demais ele estende a sua graça comum como jesus disse deus faz com que a chuva caia sobre o quintal do justo e do injusto o descrente ele é abençoado com prosperidade com saúde com boas intenções com boas virtudes
só que essas coisas não procedem de um coração regenerado elas procedem de um coração contaminado pelo pecado e da perspectiva bíblica nunca podem ser consideradas como boas obras boas obras só aquele exatos de obediência a deus que partem de um coração regenerado vivo que são fruto da nossa fé em deus em cristo jesus é somente isso que deus considera como boa obra o mais é o homem morto tentando se justificar tentando apaziguar a sua consciência tentando ganhar mérito diante de deus por isso ele de dar aos pobres por isso ele contribui para a creche por
isso ele é bondoso por isso esse guarda de fazer o mal pelo menos na frente dos outros mas não é porque ele ama a deus e por que ele crê no senhor jesus e por que ele foi regenerado porque o estado real da humanidade é esse aqui se todo bem que existe no mundo procede de deus e não do coração humano tudo bem no mundo vem de deus e não do coração humano outra área em que essa passagem nos ajuda a entender é a área da questão da salvação esse quadro aqui é devastador nós precisamos
da graça talvez você esteja aqui hoje secretamente no seu coração você tem a esperança de que deus vai dar um tratamento diferenciado porque você não é tão ruim como certas pessoas você vai dizer sim pastores ou mais e precisa meu vizinho um trabalho da mulher eu nunca levantei a mão para bater na minha no fundo todos nós somos tentados a pensar que seremos tratados diferentes por deus porque existe alguma virtude algum mérito alguma coisa nós eu espero que é fé dos dois de 1 a 3 cury você de ser heresia hoje não há nada em
você que atrai o favor de deus nada em você que mereça alguma coisa de deus e pior não há nada que você possa fazer porque o estado é esse que você tá morto você tá naquela tábua do necrotério né estendido ali com lençol por cima o frio inerte insensível e se está diante de deus ea acorrentado ali pelos poderes do mundo e do diabo e da carne dos pensamentos filho da ilha filho da desobediência não tem nada que se possa fazer se deus não vier salvar você se deus não vier no seu encalço se ele
não abriu seus olhos tocar o seu coração da vida você você vai continuar no seu auto engano você vai continuar pensando tem uma pessoa que merece alguma coisa de deus e que no fim vai dar tudo certo deus vai dar um jeitinho não vai não não vai não deus não faz vista grossa esse tipo de coisas e por último eu queria só dizer aqui que aquilo que encontrou uma das razões é uma das muitas razões pelas quais eu creio que o cristianismo de fato é a religião que deus revelou se eu fosse criar uma religião
se fosse inventar religião do zero para ter muitos adeptos ia fazer uma religião onde a antropologia que a visão do homem seria extremamente positiva eu ia elogiar as pessoas iria dizer para elas olha na minha religião você vai ser valorizado a minha religião nós vamos reconhecer o seu potencial você só precisa tomar consciência diz libertar ouça sua consciência ou sal seu coração porque tem um bom time e diante de você vamos desenvolver o potencial que você tem dentro de você se eu fosse inventar religião eu faria isso porque que não quer ouvir isso e quem
é que quer ouvir isso aqui ninguém que eu tô morto que eu vou pro inferno eu sou filho da desobediência que estão debaixo da ira de deus que sou escravo da minha carne essa é a religião mais impopular do mundo é por isso que nós dizemos ela não foi criada por homens não foi criada pelo apóstolo paulo ela é a revelação de deus a verdade a nosso respeito o cristianismo nos dá uma visão realista da situação em que a humanidade vive por isso que é a palavra de deus por isso que é verdadeiro e é
por isso que você deve crer nessas palavras e abraçado em todo o coração para a sua salvação e para a vida eterna porque fora do evangelho de cristo você não vai encontrar perdão e redenção amém vamos ficar em pé e vamos orar o deus nós pedimos que o seu time do nosso coração qualquer auto engano ou ilusão a respeito de nós mesmos que nós percebamos a nossa total dependência do senhor o poder do senhor atuando em nós a tua graça ea tua misericórdia se alguém aqui jovens que foram criados na igreja nascer o evangelho mas
que nunca tiveram a perspectiva real do seu estádio diante de deus o deus abre os olhos nesta manhã também por pessoas que freqüentam igrejas mas estão iludidas com relação ao seu estado diante do senhor nós pedimos também que as escamas caiam dos olhos que o véu seja tirado e que essa visão de nós mesmos nos traga quebrantamento humildade e arrependimento pranto diante do senhor porque nós sabemos que tu não rejeita o coração contrito e aflito por isso nós pedimos que o senhor nos quebrante que o senhor nos mini diante do senhor mas também nos exalte
e nos enche do espírito santo mediante jesus cristo abençoe essa igreja para que ande humildemente diante do senhor é o que nós pedimos em nome de jesus
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