Aula 1 e 2, Medieval II (Parte 1)

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História Online RV
Esta é nossa primeira aula online do curso de História Medieval II, do Curso de Graduação em Históri...
Video Transcript:
e aí oi bom dia boa tarde ou boa noite para você que se encontra preferencialmente em casa nesse tempo de quarentena tu iniciando aqui com vocês mais uma vídeo aula dessa nossa iniciativa que dessas nosso esforço de tentar manter de alguma maneira a os nossos distúrbios do nosso conhecimento divulgar o conhecimento em história em especial pelos meus alunos da ueg essa tentativa de que a gente mantenha o plano não perca o nosso semestre acadêmico não entendo de alguma maneira é os nossos estudos as nossas aulas nossas discussões nossos debates inicio agora as aulas online de
história medieval 2 o nosso curso história medieval dois no quarto período nosso curso de história da ueg morrinhos nosso começamos tivemos já uma uma uma aula presencial antes dessa a situação de quarentena em que nós tivemos uma breve introdução de algumas questões que eu vou só apresentar só pincelar de maneira bastante rápida aqui e quero dar continuidade aquilo que a gente já vem discutindo e avançando nesse conteúdo que é fundamental para discussão sobre a idade média que se refere o império bizantino nós começamos no curso presencial a falar sobre a crise do império romano na
verdade retomando algumas discussões que são próprias na verdade da disciplina diz história antiga dois mas também se estende a história medieval um e a gente que toma um pouquinho aqui história medieval dois justamente para gente retomar esse contexto importante é da crise do império romano para a formação do mundo medieval bom a só retomando de maneira bastante rápida para você que está assistindo esse vídeo que não é aluno e do quarto período de história da ueg morrinhos e quiser aprofundou entender um pouquinho melhor esse contexto é assista o vídeo da aula de história medieval um
primeiro vídeo da aula de história medieval um eu fiz essa mesma explicação dessa desse mesmo organograma que está colocado aqui é só que maneira mais aprofundada que eu vou passar de maneira mais rápida focando só naquilo que interessa especificamente por conteúdo de história medieval 2 que nesse momento o império bizantino ok então a demanda é bastante rápido nós falamos sobre o auge da expansão do império romano dentro do governo do imperador trajano no século segundo então nesse mapa eu mostrei a a onde chegou o império romano queremos expansão todas essas essas partes sim verde no
império romano são os estados as províncias ímpar a partir rosa os estados clientes portanto a que faria parte do reino de roma em rosa do império em termos de expansão aquilo que tá envia então esse foi o auge que chegou o império romano de fato nós falamos disso um pouquinho e do século dois falamos do século 3 das crises né a chamada crise do século terceiro que vem desde da invasão sassânida né a pressão do império sassânida a que são os persas onde hoje é o william na parte leste do império da peste de são
cipriano chegou a matar mais de 10 mil pessoas no seu pico nasci só na cidade de roma a capital do império romano na época é falamos das invasões dos ostrogodos visigodos portanto invasões góticas do século terceiro é que levou a essas rebeliões da palmira e da galha portanto a galho essa região e verde aqui do mapa do império romano ea palmira cervi a sua galera basicamente a grã-bretanha e parte da frança e lembra a frança e parte da alemanha e a palmira basicamente o oriente próximo é a turquia e parte do egito né essas duas
províncias romanas então se rebelaram proclamar uma independência que foi basicamente retomada a com um estado como o império unificado em durante o governo de aureliano no ano de 270 a falamos então também da tetrarquia de sobre o governo de diocleciano deocleciano foi o imperador que justamente por conta dessa crise dessa instabilidade política do império romano dividiu o império em quatro partes um diferentemente das da divisão típica de províncias e estados clientes no imperador diocleciano e deu maior independência a cada uma dessas partes do império uma vez que ele proclamou ou pelo menos indicou colocou como
a governante de cada um desses dessas quatro partes o título de césar portanto era um título de imperador para cada um desses imperadores de quatro partes do império embora ele deocleciano que ficou com essa parte em roxo mais escuro aqui da oriente próximo ele ficou com o tipo de augusto por tatu a um título de imperador superior aos demais imperadores nós terminamos falando também deocleciano importante a sua perseguição aos cristãos a maneira como deocleciano persegue os cristãos intensifica é muito pesadamente a perseguição aos cristãos como uma forma primeiro de manter a legitimidade sua diante dos
demais césares uma vez que o título de augusto significava a divindade portanto a unidade do imperador negada pelos cristãos foram uma série de outros outros distúrbios sociais que os cristãos criaram para o interior romano desde os dois séculos anteriores e bom e diocleciano então fazendo essa divisão do império que após a sua morte acabou sendo unificado tomou-se a tornou-se uma espécie de guerra civil entre si césares e constâncio que era o césar dessa região da gália em amarelo acaba unificando império sobre especialmente sobre o seu filho constantino é seu sobrinho na verdade constantino que a
quem toma o poder chamado constantino grande constantino a fez aquilo que é para nós é mais importante neste momento é plano história medieval 2 que é a solução mais prática para esses problemas vividos pelo império é especialmente entre os distúrbios sociais em termos de dificuldades econômicas de dificuldades mesmo com perdão mesmo com o exército mesmo com as suas forças armadas militares atividade geral política principalmente a instabilidade política de roma constantino resolve esse problema transferindo a capital do império romano de roma para constantinopla bizâncio na verdade a cidadezinha que fica aqui na passagem do ocidente para
o oriente onde hoje a cidade de istambul na turquia bizâncio que passou a se chamar constantinopla em homenagem ao próprio imperador essa mudança e foi o que isso que a gente discutiu na nossa última aula presencial essa mudança da capital de roma para bizâncio para constantinopla é teve um peso muito grande porque ele tirou de perto de si e de um torno de toda estado instabilidade por e especialmente com relação ao senado com relação à população romana insatisfeita por conta das mazelas sociais que estarão na antiga capital fundou essa nova roma essa nova capital tendo
a como principal aliado nesse momento e nessa região principalmente os cristãos portanto diferentemente de diocleciano que perseguia os cristãos para tentar manter a estabilidade do seu poder constantino se aliou os cristãos vendo que os cristãos já tinham uma quantidade é muito significativa muito expressiva de adeptos dentro do império romano especialmente nessa região oriental que é de onde vem o próprio cristianismo ele transforma bizâncio nova capital e tem em torno de seus povos cristãos ou seja ele se ali os cristãos ele se converte oficialmente pelo menos formalmente no ao cristianismo é edita uns a paz é
feitos para esse esse mundo cristão que foi o édito de milão é de 13 de junho de 313 quando ele basicamente é proibiu a perseguição aos cristãos dentro do império romano então essas medidas do imperador constantino foram fundamentais para que a igreja católica o que na verdade ainda o cristianismo é pudesse se consolidar de fato dentro do império romano mas então só relembrando aqui mais uma vez eu tô passando de maneira mais rápida quem quiser que não esteve na aula presencial ou você que não é aluno regular do curso se quiser entender um pouco melhor
aprofundar um pouco mais nessa assim discussão que eu tô colocando aqui inicialmente assista o vídeo a da crise do império romano que eu fiz para história medieval um tá que é esse mesmo organograma explicando de maneira um pouco mais é e aprofundada e com alguns detalhes maior palhoça então a consolidação do império romano o perdão a consolidação do cristianismo cidade justamente nesse processo é dívida de uma religião perseguida do século ao terceiro e passa a ser uma religião aceita dentro do século quarto a partir do ensino de milão constantino e a se torna menos de
um século depois na verdade 70 - de 70 anos depois o cristianismo de religião perseguida passa a religião oficial e única permitido no império com teodósio nós vamos falar é a justamente desse processo aqui mais importante para a gente entender essa essa questão do cristianismo é perceber que constantino não deu um passo em falso com relação ao cristianismo para que o constantino tivesse o apoio dos cristãos e apoiasse o cristianismo se ele tivesse novo essa moeda é nos cristãos essa moeda de troca de apoio muito com o as melhores do império constantino convocou o primeiro
concílio em nicéia o primeiro conflito conselho oficial da igreja católica na verdade eu consigo que funda a igreja católica a embora a igreja católica os católicos de maneira geral a defendam que a igreja católica foi fundada teria sido fundada por cristo tendo pedro como o seu primeiro papa parte daquela passagem bíblica pedro tu és pedra e sobre ti de ficarem na igreja etc etc é o fato é que historicamente a igreja católica fundada em 325 no concílio de nicéia antes disso a gente tem uma série de cristianismos vários cristianismos várias correntes cristãs normalmente é em
conflito umas com as outras do ponto de vista teológico são correntes cristãs que não concordam entre si que divergem em muitas vezes visceralmente do ponto de vista teológico do ponto de vista da doutrina espírita a imagem do ponto de vista da visão sobre o cristo nos evangelhos chamados apócrifos são frutos desse processo então de oficialização de uma apenas uma dessas versões são basicamente o concílio de nicéia convocada é presidida por constantino fez foi pegar uma dessas visões uma dessas versões cristãs evidentemente aquela que tinha maior número de adeptos aquela que tinha maior força maior pujança
nesse momento e maior organização dentro do império e transformado numa instituição romana daí o nome igreja católica apostólica romana porque foi fundada constituição romana em 325 é o que significa que a partir desse momento essa visão vitoriosa apoiada por constantino se torna a ortodoxia portanto aquilo que é visto como correto e tudo aquilo que não condiz tudo aquilo que contradiz a essa ortodoxia portanto essa versão do cristianismo tida como correta é entendida combate o e perseguida como sendo heresia aqui então todos os outros cristianismos todas as outras versões o cristianismos que não foram aceitas é
o que os homens que não cobro nada um com essa com essa versão apoiada pelo imperio romano emperador romano nesse momento e oficializada pelo conseguindo série se tornaram eles ok dentre elas a gente pode estar cá três principais mas existem várias hum do gnosticismo o pelagianismo arianismo historialista monofisismo uma série de tendências e formas de cristianismos que não estão necessariamente adequadas ao cristianismo agora chamado ortodoxos é muito bem dessas três visões do cristianismo eu destaco o arianismo tá que não que aí eu vou mais uma vez passar de maneira bastante rápida por que interessa para
nós é nesse momento mais o monofisismo tá então o organismo pregado pelo belo e presbítero ário é um século terceiro nos acontecer pessoal quatro e portanto antes do concílio de nicéia que foi justamente a forma de cristianismo que converteu a maior parte dos povos bárbaros como esse pequena aula em história mediante a um que tá no vídeo anterior é o organismo basicamente em linhas gerais prega que só existe um deus e esse deus não é a trindade a enquanto o cristianismo ortodoxo que é o cristianismo também que que sobreviveu para os dias de hoje acredita
que exista é uma apenas 1 a deusa dividido em três pessoas mas uma coxambra mento teológico ainda hoje muito mal explicado entendido como mistério talvez até para fugir um pouco dessas dessas implicações mais profundas e das próprias contradições que elas têm enfim então quanto o cristianismo ortodoxo católico cristão acredita que existe apenas um deus esse deus é dividido em três pessoas pai filho e espírito santo a área acreditava que existe apenas o pai como deus cristo também chamado de logos como se fosse uma espécie de consciência divina é atriz seria uma criatura de deus portanto
um semideus lembrando que tudo é que o arianismo advém de regiões que que tem uma cultura grega que a gente chama de helenística né desde a expansão de alexandre o grande muito fortes e essa ideia do semideus ainda tá oi gente nessa nessa essas tradições helênicas as tradições helenísticas nas tradições gregas tá então acreditava que cristo seremos semideus lá então não um deus mais uma criatura é criada por deus e que o espírito santo seria uma criatura criada pelo a cristo e aí sim depois disso é criasse os homens então na verdade aro acreditava que
deus por ser deus ele não poderia ter contato com a matéria então para auxiliar na criação do mundo ele precisaria de um ser intermediário entre ele a matéria que seria cristo então cristo seria uma essa criatura divina criada pelo próprio deus mas não sendo o próprio deus que auxiliaria ele na criação do mundo e o contato direto também intermediando agora não sou o mundo material mas a consciência espírito humano entre esse cristo e os homens seria a criatura também criada por ele que seria espírito santo essa é a doutrina essa é a teologia ariana rechaçado
pela igreja católica não está em discussão aquilo que tá certo que tá errado até porque para nós historiadores não interessa interessa entender que existiam essas duas versões e organismo acabou sendo uma das heresias mais perseguidas dentro desse primeiro momento do cristianismo nesse primeiro momento da idade média que nestorianismo acreditava que kriska não poderia existir duas pessoas não poderia ser uma apenas o cristo não poderia ser apenas uma pessoa então em linhas gerais nestorianismo acreditava que existia cristo existia jesus mas seriam coisas separadas embora unidos por meio da encarnação de cristo em jesus mas cristo seria
o deus então diferentemente do arianismo e cristal de cristal deus mas esse cristo deus não sei é preciso seria uma casca para quem tá aí acostumado com o vocabulário do supernatural aquele seriado super bacana que trata bastante de mitologia e religião é então seria uma casca e essa casca seria puramente material e o deus verdadeiro seria o cristo que não teria necessariamente essa ligação a não ser no momento da encarnação e depois desse encarnação com a figura de jesus isso traria uma consequência é pesada para a doutrina cristã que é a não é a sacralização
da virgem maria por que a virgem maria não seria a mãe de deus mas apenas mãe de jesus então isso levou o nestorianismo também dentre eu não só por essa questão de maria mas pela sua divergência com relação a doutrina cristã a ser condenado como heresia e para nos interessa um pouco mais você questão do mundo oficismo é uma outra heresia da qual nós vamos falar um pouquinho mais adiante que base em linhas gerais tu acredita que não há duas pessoas duas duas facetas em jesus tá então em cristo cristo não estão teria a sua
o seu lado humano ou seu lado de vinho ele só que ele tem o seu lado divina em cristo jesus seria o mesmo mas cristo não seria um homem mas seria o puro deus na terra portanto nêga ia a ao lado humano de cristo daí a idade monofisismo apenas um e a enquanto a igreja católica e também as suas delegações cristãs a partir da reforma protestante pregam o diofisismo portanto duas naturezas de cristo a humana ea divina ok essas são as principais heresias do mundo católico e agora voltando a parte histórica mesmo só pra gente
entender a como que essas questões relacionadas à igreja católica como é que essas questões relacionadas a jogada de constantino de apoiar o cristianismo dessa maneira para sobrevivência do império as consequências importantes da maneira como império romano se desenvolveu a partir disso é muito bem eu fiz aqui uma espécie de joãozinho tempo para facilitar que são ao vários nomes integradores que eu vou citando agora datas mas que são extremamente importantes para a gente entender esse período constantino esse imperador que a gente tava falando que transferiu a capital de roma para constantinopla é justamente o imperador é
que tem esse peso todo em todo esse contexto que a gente tá falando em 337 morre e com a morte de constantina a primeira do primeiro dado importante segundo o michelin guide a esse autor um dos autores que eu tô trabalhando aqui com vocês bastante puxar um gordo e o hilário franco júnior a eu me chamo gozo é para dizer que quando um constantino morreu apenas metade da cidade de constantinopla tinha sido construída basicamente foram às ruas em a cada tinham sido erguidas as peças e e não há uma uma uma uma cidade de constantinopla
de fato e erguida a um projeto um projeto que foi tomado de elevado diante pelos seus continuadores mas interessa mais para nós o fato de que com a morte de constantino o império foi dividido entre os seus três filhos e o seu sobrinho tá é basicamente os seus filhos constante primeiro constantes de constante o segundo constantino segundo e dá o márcio que era o seu sobrinho uma informação importante no império romano embora a gente esteja é muito acostumados nós estejamos acostumados a aquela visão da realeza que sempre passa hereditariamente primogênito então o rei morre e
o primogênito portanto o primeiro filho é o príncipe que assume a coroa e etc não necessariamente acontecia assim o império romano nos com os reinos bárbaros é basicamente não há uma obrigatoriedade de que o primeiro filho primogênito ou seja o herdeiro do trono é verdade não há uma obrigação sequer de que seja um filho ou até mesmo um parente do imperador imperador em vida poderia indicar quem os torcedores sendo que o sucederia e na sua eventual morte acende indicar o seu sucessor é teria preferência os seus filhos mas não necessariamente obrigatoriedade e para quem se
lembra daquele filme um épico da história o gladiador deve se lembrar do medo do filho do imperador marco aurélio de que maximus é tomasse o poder como imperador né mesmo ele eu seja um general o filho do imperador com medo de que o general se tornasse imperador porque fosse indicado pelo pai justamente por quantas questões que está falando de basicamente com a morte de constantino o império foi dividido em quatro partes então não houve um consenso inicialmente de quem seria o imperador unificado e em termos gerais então constante no segundo seu filho mais velho ficou
com a parte ocidental correspondente a espanha ea gália que são a onde hoje é basicamente espanha frança e um pedacinho da alemanha ea inglaterra ou paralisa a grã-bretanha o seu segundo filho constance o segundo ficou com a parte oriental portanto com essa parte que estava constantinopla deixa eu pegar um mapinha que eu acho que eu ficar mais fácil aqui pra gente perceber mesmo que seja um mapa com outras não é essa divisão de tá track aqui é mais basicamente então constante no segundo ficou com essa região da espanha e aqui tá em verde e a
galinha que tá em amarelo galera denise britânia é constância o segundo ficou com essa parte oriental correspondente então aqui ao oriente próximo mas também é o egito e parte da turquia constante primeiro seu terceiro filho ficou com a a central correspondente a itália e lilian com a capital em roma portanto essa região aqui da península itálica ficou com constante primeiro e tão macio ficou com a parte central correspondente a grécia e macedônia então essa região da grécia e macedônia que tá aqui em um rosa + lilás ficou com o seu sobrinho dalmácio ok então essa
foi a divisão do império romano a partir da morte de constantino por quê que isso é importante porque basicamente isso instalou uma guerra civil entre os seus filhos e o seu sobrinho dalmácio para ver quem historia o encanador e quem sai o vencedor foi justamente constâncio segundo que era quem estava com a parte oriental portanto com a parte que é que interessa para nós do império bizantino a capital de constantinopla constantes segundo daqui constância segundo constam segundo reynold 337 a361 portanto aí é quase 30 e ele iniciou a construção da catedral santa sofia essa que
tá na aqui na imagem tá no fundo também a imagem de fundo da nossa data dos nossos nosso organograma aqui que eu coloquei para vocês essa catedral de santa sofia é algumas informações interessantes sobre essa catedral ali existe até erguida até hoje a embora santa sofia parece que seja o nome de uma santa chamada sofia a águia sofia é a santa sabedoria sabedoria sagrada é interessante perceber que a catedral de santa sofia ela não foi erguida em homenagem a um santo mas a a sabedoria justamente por conta dessa influência na prova filosofia grega do organismo
existir já e nessa região do império inclusive a língua oficial do império romano oriental que essa parte do império é o gringo vem não latim que é a parte ocidental do império romano aquela região da itália e por aí vai então a catedral de santa sofia foi começou a ser construída é ter isso constam de fato é erguida com o reinado de consultar segundo acabou sendo depois quando a quase 1.000 anos depois pouco mais de mil anos depois quando os turcos otomanos tomaram a cidade de constantinopla essa catedral foi transformado numa mesquita e hoje é
um museu né então um museu na cidade de istambul maravilhoso quem quiser procurar algumas fotos na internet e vai vale realmente a pena conhecer um pouco dessa da história da sé catedral de santa sofia da radia sou feia é então essa é importante que constante segundo fez a segunda coisa importante por justamente a convocação de um concílio geral da igreja com o objetivo de consagrar a igreja em constantinopla como um patriarcado daqui a pouquinho eu vou falar sobre isso então então eu constante segundo tentou convocar um novo concilio para igreja católica este concílio foi repudiado
pela igreja romana é um lado ocidental do império portanto da própria igreja repudiou não aceitou a convocação desse concílio uma setor que se conselho fosse tido como oficial da igreja católica porque aqui em constante segundo já havia a tentativa de o labor em tal do império romano consagrar para si um lado da igreja católica mais forte no lado oriental mais do que lado ocidental lembrando que o centro ainda hoje de roma é jesus a histórica e roma mas mais para frente eu vou falar um pouquinho quando a gente tá falando da das questões religiosas do
império bizantino vou falar pra vocês sobre essa pentarquia da igreja católica portanto essa divisão da igreja católica é em cinco patriarcados nesse momento portanto basta saber que há uma tentativa de trazer o centro do poder da igreja católica de roma para constantinopla que nesse momento ainda permanece dentro do papado do bispado que se localiza na parte ocidental do império então basicamente o constâncio do fez essa tentou a convocar nesse concílio esse conselho também chegou a ocorrer mas não não foi oficializado manteve a perseguição ao arianismo que é uma daquelas heresias indica a gente falou a
pouco em toda a morte de constância o segundo é o império passou a por uma um período um certa forma complicado e conturbado começa pelo fato de que a quem assumiu o poder após a morte de constante segundo foi juliano a considerado o apóstata e aí eu trago leitura com vocês da página 19 do texto no chão gold é que diz o seguinte a morte de constance o segundo em 361 seguiu-se um período de confusão que ameaçou posição especial de constantinopla constâncio foi sucedido pelo seu sobrinho e juliano um pagão que odiava nova ordem cristã
para ele simbolizada pelos lacaios lacaios são ele seria um homem sem dignidade que se humilham diante de outros para conseguir algum tipo de vantagem da corte imperial em constantinopla a ou seja constante vício que tinha se convertido e o cristianismo trazido o cristianismo a igreja católica por cento de poder de dentro do poder do termo romano que tinha estabelecer toda essa organização esses laços construídos segundo que manteve essa relação muito próxima com a igreja católica inclusive tentando trazer para constantinópolis centro de poder da igreja católica que ainda estavam no lado ocidental do império todos relação
à igreja e estado foi interrompida por juliano porque juliana era pagão não aceitou se converteu ao cristianismo e considerava o considerava o cristianismo como religião dos lacaios é portanto uma religião de pessoas que sumiram para conseguir vantagens enfim uma religião sem dignidade antioquia satisfazer mais o seu gosto embora ele morresse em fazendo 63 e campanha contra a peça brincando de ser alexandre o grande fim de situação no chão gold página 19 então juliano o apóstata e o nome aposta cidade e se não aceitação do cristianismo mais para frente pra gente ter aula sobre as heresias
ocidentais do período medieval de fato a gente vai discutir esse esse conceito de apostasia juliano tentou transferir a capital do império de constantinopla para um tio que ia portanto ainda mais a leste até tentar fugir um pouco dessa desse centro de poder estabelecidas entre o cristianismo em constantinopla só tudo isso foi frustrado porque ele entrou em campanha militar contra os sassânidas contra os persas a leste e foi vencido e morreu em batalha após a sua morte o império foi novamente dividido o pedro ficando a parte oriental com fábio valente flávio valente esse imperador aqui que
eu trouxe a figurinha por vocês que a aqui nesse momento então império romano está dividido a parte ocidental com a capital em roma a parte oriental com capital em constantinopla fábio valente fica com a parte oriental então agora são dois impérios não são mais não não existe mais um império roma mais doentes e o pai a parte oriental que interessa para nós nesse momento fica sobre o cargo de flávio valente que também não gostava de constantinopla e por isso chegou a transferir a capital plantio que aquilo que juliano aposto fez onde ficava mais fácil inclusive
para ele controlar a fronteira persa nesse momento de conflitos que vivia o império romano que aí eu vou pedir para que vocês retornem à aula de história medieval um para entender um pouquinho melhor nesse contexto que não não cada a gente voltar aqui mas que é importante para a gente entender e a o problema foi que os hunos voltando à aula de história medieval um se você se lembra que não se lembra convido mais uma vez para assistir o vídeo anterior os donos estavam invadindo justamente nesse momento do século 4 a expansão humana com átila
for sua fronteira norte do império romano oriental e os visigodos tentavam é invadiu o império justamente ele por formar pela macedônia portanto acima da grécia e é entrando de vez dentro do império romano oriental e acabou durante as conferências capturando flávio valente o seu exército em adrianópolis atual cidade de higiene que fica no noroeste da turquia em 378 tá essa ameaça foi contida só por um outro general portanto faz valente morreu nessa campanha contra os visigodos empurrado pelos um contexto que a gente discutir uma história medieval um das invasões bárbaras e o general que conteve
a invasão visigótica com t um dos unos foi um general muito prestigiado em roma chamado teodósio tá esse general teodósio acabou se tornando o imperador de roma justamente a por conta dessa sua fama muito forte por conta desse seu e seu carisma muito forte do império romano especialmente entre os militares acabou sendo proclamado imperador do império romano en 379 e ganhou o epíteto de teodósio o grande governando de mil de 379 até 395 espero que esteja claro até aqui essa essa esse andamento histórico se não tiver claro a gente coloca nos comentários aí ou me
procura no privado a gente vai tirando as dúvidas ok tudo bem teodósio teodósio portanto ficou ganhou muita fama e muito apreço e após expulsar a ameaça visigótico antes de cores que tava entrando na parte norte do império oriental oficializou o cristianismo como religião do império romano em trezentos e oitenta por cento um ano depois de assumir o império com o édito de tessalônica e vinte e sete de fevereiro do ano de 380 aqui é uma questão extremamente importante tá é teodósio general com um ano era cristão um cristão a pelo que os cronistas da época
relatam um cristão fervoroso extremamente devoto e basicamente no seu primeiro ano ele transforma o cristianismo de uma religião aceita e parceira do império para uma religião oficial ea única permitida dentro do império romano ok então aqui para acabar de vez com [Música] e os transtornos criados pelos outros imperador especialmente juliano flávio valente visualmente juliano por conta com relação ao cristianismo é teodósio abraça de vez a igreja católica proibindo qualquer outro culto qualquer outra religião que não fosse a cristã católica é dentro do império romano como contrapartida teodósio levou o sacerdócio cristão status de fonte dos
estados de funcionalismo público que na prática subordinavam assim que que significa isso é teodósio olha só percebo que também não tem a ver necessariamente com só com devoção religiosa tá teodósio por um lado oficializa o cristianismo como religião oficial do império a única permitida portanto algo fantástico para a igreja católica para consolidação da igreja católica de vez no mundo ocidental mas por outro ele faz algo que ainda hoje pelo menos né hoje um pouco menos mas principalmente até o regime de padroado no brasil em 1800 1891 submeteu todos os membros do clero católico a condição
de funcionário público tá quê que significa isso vou só fazer um parênteses pular sobre a história do brasil aqui no brasil de 1.500 quando os portugueses chegam o que é se 30 no 15 30 e pouco a a colonização oficial de portugal no brasil até 1891 com a constituição e890 constituição de 1890 da proclamação da república igreja e estado estiveram unidas a igreja católica assim como aconteceu no império romano a única religião permitida e oficial do império brasileiro e todos os padres todos os membros do clero receber um salário do governo do estado paga eu
gosto do povo da colônia e depois no império brasileiro do povo enfim das elites enfim a por quê porque eles são funcionários públicos e isso mudou a partir da separação entre igreja e estado no brasil em 1890 e no caso do império romano começou aqui o início de tudo isso foi que justamente quando teodósio oficializou o cristianismo como única religião permitida no no estado romano mas por outro lado o claro se tornou funcionário público qual que é a vantagem para contratar teodósio de que o clero fosse funcionário público da coroa nesse momento a vantagem simples
o claro está subordinado ao empregador e não necessariamente ao aos bispos não necessariamente ao papa você existe um conflito de subordinação aqui dos padres ao bispo do bispo ao papa e de todos esses ao imperador imperador está no chefe da igreja uma vez que ele é chefe do estado percebe e essa é a grande contrapartida a grande sacada aqui com o teodósio tempo com relação à igreja católica isso vai ter algumas consequências que a gente vai vir daqui a pouquinho mas a em 381 portanto um ano depois percebam que que teodósio teve as suas políticas
muito rápida especialmente com relação à igreja católica ele convocou o concílio de constantinopla o concílio de constantinopla é concílio em geral como eu disse que estão com sincera depois o concílio de constantinopla o primeiro que depois foi foi rechaçado pela igreja católica de constante segundo e esse aceito pela igreja católica também ocidental o concílio de constantinopla a reuniu as principais lideranças para os patriarcas da igreja católica os principais bispos para resolver algumas questões dogmáticas doutrinais mas basicamente ele com concílio de constantinopla e oficializou o ramo católico como se a ortodoxia condenou de vez o arianismo
e ainda existe uma discussão né da aceitação ou não do arianismo dentro da igreja católica e foi aqui que ele oficializou de vez o cristianismo como o cristianismo católico você não ortodoxo ou arianismo e a todas as outras versões como sendo até ter o docsis portanto heréticas nisso ah então a gente percebe que constantino teve uma série de ações extremamente voltados para igreja católica de interferência deve ter igreja católica perceber que o conselho não foi convocado pelo papa mas foi o próprio imperador a um dos principais embates entre teodósio e a igreja católica se dá
a quando teodósio em 388 promove o chamado massacre de tessalônica o que foi o massacre de tessalônica é é basicamente teodósio proibiu em todo o império romano por conta da sua influência cristã e da do apelo católicos dentro do império ele proibiu dentro de todo o império romano qualquer prática de homossexualismo é percebo que essa questão do homossexualismo e o cristianismo é não é de hoje que esses conflitos existem no caso do imperador teodósio i proibiu compulsão pena de morte qualquer a manifestação ou prática de homossexualidade dentro do império romano tá o problema é que
na grécia especialmente dentro da grécia a perder as tia e drástica essa é a prática de ato sexual entre mestres e alunos entre mestres e discípulos era extremamente comum próprio homossexualismo a própria homossexualidade era uma prática cultural da grécia e isso fez com que é se criasse uma série de distúrbios dentro da grécia de revolta contra o decreto do imperador teodósio no caso específico de tessalônica uma cidade grega houve uma revolta a esse uma revolta criando e da população contra esse decreto de proibição de morte as práticas homossexuais e teodósio pessoalmente lhe deram um ataque
à cidade de tessalônica que matou sete mil pessoas então existem relatos diferentes aqui vão de 300 400 500 até sete mil pessoas então há milhares de pessoas para fazer uma média digamos assim milhares de pessoas foram massacradas em tessalônica é por teodósio por conta das suas práticas homossexuais a ao tentar entre ele sai dessa da do massacre da salon única e vai para parte ocidental do império por quantas questões políticas e quando ele tentou entrar com a sua coisa na igreja de milão na itália o bispo da cidade de milão na da catedral de milão
a chamada um bronze o jogo entrado imperador dizendo que atitude afirmando que a atitude dele entre salão dica foi digno da comunhão portanto que se ele não fizesse penitência ele deve ele não poderia comungar ele não poderia entrar dentro da participar da missa dos sacramentos católicos dentro da catedral de milão isso teve um uma repercussão imensa imagina o imperador se excomungado né não nos sentidos expulso da igreja mais um sentido que não ser permitida a comunhão dele dentro da igreja porque um bispo dizia para ele que ele estava manchado pelo pecado por conta da sua
do seu massacre diante de tudo isso pessoal lógicos e o que basicamente ocorreu foi um conflito político entre igreja católica imperador teodósio que durou bastante 8 meses né o bispo ambrósio que é extremamente influente dentro da igreja católica manteve a sua decisão de não permissão que ambrósio como um gaste não permissão de que ambrósio esperamos que teodósio participação nos sacramentos da igreja católica criou lembra óbvio porque não podia desfazer nesse momento a decisão de ambrósio e durante o natal é teodósio aceitou o pedido a exigência do bispo ambrósio de fazer penitência ou seja a durante
o natal e ele nesse mesmo ano portanto de 388 ele vestiu uma roupa de saco descalço foi fazer penitência pelas ruas da cidade de as traduções está de milão pedindo perdão pelo seu massacre é isso é para quem lembra aí da cena clássica de game of thrones não vou dar spoiler aí mas quem quem assiste gosta da cersei fazendo justamente essa penitência né cheio me não é uma cena clássica de quem gosta de game of thrones inspirada possivelmente aí na penitência de teodósio no ano do século 4 é depois de cristo então desde então o
poder eclesiástico de julgar esses poderes públicos não só em questão de automático também erros públicos em questões morais prevaleceu camiseta idade moderna então criou-se aí o imbróglio vamos colocar assim entre o império romano ea igreja católica ok espero que esteja claro aqui agora para gente avançar um pouquinho então nesse momento o teodósio ele é representativo por isso né dessa relação igreja-estado o clima mente importante pressa discussões com relação ao interior do império romano e especialmente império romano oriental pensando agora de vez no império bizantino né não vou entrar na questão da da queda de roma
porque a queda de roma acontece pouco depois teodósio nem 475-a pouco depois na verdade quase um século depois de teodósio quem tiver interesse em pegar aí a discussão sobre a queda do império romano peço que volte ao vídeo da aula de história medieval um mas a queda do império romano ela levou a do império romano do ocidente levou a mudança do centro de gravidade muito forte politicamente dentro do império nesse momento é levando a todo ah o equilíbrio de forças que estava está o lado nesse momento politicamente do império romano e que lembra de medieval
um assistir o vídeo mundial medieval um vai ver que a parte ocidental do império estava em frangalhos estavam o alvoroço em termos de invasões bárbaras de estabilidade política ea parte oriental precisou se virar tá então a em linhas gerais a gente citando aqui no chão orgulho novamente na página 28 a fundação e crescimento de constantinopla alteraram inteiramente o equilíbrio império romano seu centro de gravidade passou para o oriente então especialmente após a queda do império romano ocidental deixou sua acidente aberto a conquista dos bárbaros que foi tanto mais um insulto porque os conquistadores alemães ou
germânicos também chamado de bárbaros adotaram uma forma ética ariana do cristianismo com disse anteriormente os imperadores em constantinopla princípio cumprir suas responsabilidades de em ajuda ao ocidente isso culminou na grande expedição do imperador que o imperador leão primeiro lançou e468 contra o norte da áfrica em uma tentativa de arrancar os dos vândalos também quem pegar as aulas de es eu não vou lembrar dos valores no norte da áfrica ao mesmo tempo despachou outro exército para itália com o objetivo de por um candidato oriental no outono ocidental essa tentativa de recuperar o império do ocidente antecipou
os planos de justiniano mas foi um desastre total os sucessores de ler o abandonaram um acidente à própria sorte o governo imperial em constantinopla reduzir suas perdas e reconheceu a autoridade dos líderes bárbaros que controla que controlavam itália pessoalmente por causa que de odoacro é que tomou o controle da itália em 476 é até os laços eclesiásticas foram para todos os fins corte todos os efeitos cortados a voltando então para o oriente né ou seja para a parte oriental do império romano agora é chamado de inteiro e bizantina o primeiro imperador que traz uma algumas
questões muito importantes para a gente discutir é um cara chamado anastácio primeiro anastácio tu vai levar uma crise importante dentro do império romano do oriente por conta de algumas questões é especialmente relacionados também ao cristianismo tá basicamente para a gente entender essa questão de anastácio vamos entender aquilo que eu falei agora pouco pra vocês sobre a questão da pentarquia católica tá com relação a disputa em chama de disputa cristal lógica vejam só a igreja católica apartamento telefone dado de fato em 325 no concílio de nicéia e ela mantém alguns centros de poder importantes que eram
bastante quatro até o concílio de constantinopla segundo que a gente vai falar depois mais para frente então a igreja católica não tinha quatro patriarcados o que seria isso hoje a igreja católica a a hierarquia da igreja católica bastante papa como o principal líder abaixo dele os cardeais que vão passar existe isso a partir do século xviii no século 12 o século 13 a gente não existem cardeais da igreja católica hoje existem os cardeais abaixo dos cardeais os bispos na ele atendendo de aula de alguns países não estão chamado núncio apostólico etc mais os beatles em
minas gerais na hierarquia grosso modo os bispos e dos bispos os padres os prazos judiciais a nesse primeiro ano de fundação da igreja católica igreja católica era dividida em quatro patriarcado depois cinco constantinopla a criar caca é possuía poder sobre todos os bispos da sua região que por sua vez produzir possuía poder sobre todos os padres na sua região que por sua vez possui poder sobre todos os fiéis todos os livros da sua região essa e era a kia da igreja católica ok e dentre esses quatro depois cinco patriarcados aquele que comandava os demais ou
seja a principal principal patriarcado era de roma então são quatro patriarcado depois com quando estava sim roma na itália alexandria no egito antióquia ali parte do que hoje é a turquia mas portanto a leste no oriente constantinopla por conta da capital do império que vai ser como eu disse vai ser a culpada depois e jerusalém jerusalém evidentemente por conta do peso histórico e religioso da do cristianismo naquela cidade onde supostamente teria sido o significado e eles dão os céus tudo bem a esses patriarcas então especialmente o patriarca de constantinopla vai ter que enfrentar relações muito
complicadas com o imperador porque por mais que o papa ele tem um peso maior do que o patriarca o papo está em roma vivendo sobre os maiores dificuldades que se possa imaginar com a instalação dos povos bárbaros com a gente viu em história medieval um portanto segundo as condições políticas de governados enquanto em constantinopla o patriarca de constantinopla é aquele que de fato exerce um poder diante do imperador ok então é o patriarca de constantinopla que de fato exerce esse poder o nesse sentido então citando aí no chão coelho na página 29 o patriarca de
constantinopla o pussy a ascensão de anastácio ou seja e do nastácio quando ascendeu ao poder teve uma posição do patriarca de constantinopla portanto a principal autoridade da igreja naquele momento dentro do império em relação ao estado insistiu que como preço da sua coroação fizesse uma profissão de fé confirmando que em questão de fé e conduta o imperador se sujeitava vigilância não apenas da igreja mais especificamente do patriarca de constantinopla olha só a jogada política do patriarca de constantinopla nesse momento para aceitar a coroa para aceitar a coroação do imperador o imperador e coroado pelo pelo
patriarca de constantinopla para aceitar corou ao imperador ele quer que o coroa que o teu entrada publicamente faça uma profissão de fé de que ele vai se submeter não só a igreja mais especificamente ao patriarca de constantinopla eu percebo essa essa disputa essa balança de poder entre igreja e estado especialmente dentro da cidade de constantinopla e isso causou uma reviravolta no relacionamento situado no coração de bizâncio anastácio ficou numa situação uma difícil posição era o monofisismo convicto o patriarca e o patriarca de constantinopla um ser um seguidor de calcedônia então faz uma pausa nessa situação
só pra gente entender essa questão do concílio de calcedônia se trata da chamada disputa cristológica vão entender o que que foi essa disputa que histológica e qual as consequências de fatos daqui a em termos gerais e houve um embate muito grande entre dentro da igreja católica sobre a questão das naturezas de cristo que aquilo que a gente falou o finalzinho que está falando das heresias agora a pouco a gente falou do arianismo nestorianismo e do monofisismo a disputa ideológica que existia nesse momento era se a natureza de cristo em cristo possui apenas a natureza divina
ou ele possui natureza divina e humana ok a citando aqui me chamam coelho página 26 os antigos centros estabelecido cristianismo como antioquia alexandria e roma viu a igreja de constantinopla potencialmente como instrumento de controle imperial da igreja universal então primeira coisa importante das questão cristológica né a roma alexandria e antioquia tinha uma série os esses patriarcados que uma certa resistência com relação ao patriarcado de constantinopla por que viviam ali como centro de dominação do estado sobre a igreja então percebam que aqui eu gosto de poder entre igreja e estado se é prevalência seu prestígio ficou
no momento limitado pela falta de boas origens apostólicas e por não conseguir estabelecer qualquer posição do tribunal de extinta encontrar contraste com alexandria antioquia e roma na chamada disputa cristológico basicamente nessa discussão nessa posição entre ciclismo tem uma natureza duas basicamente a havia uma divisão forte dentro do próprio cristianismo dentro dos próprios patriarcados que não é decidiu não tinha muito claro o que seria a natureza de cristos e algumas regiões alguns patriarcados defendiam natureza monofisismo como é o caso é de alexandria a diferença perdão que eu como que é o caso de anti o quê
o que é o caso de jerusalém em relação à antioquia e alexandria e roma e constantinopla não tinha uma posição muito bem definida além do fato de que constantinopla não teve nenhuma origem ao patriarcado de constantinopla alguma origem apostólica enquanto roma teve pedro para pedro antigo que a terra e paulo alexandria teve um outro aposto que supostamente por 12 se patriarcado de jerusalém a própria fundação apostólica a partir do pentecostes em jerusalém então a contas como chamada né conta a história não tinha nenhuma nenhuma fundação apostólica de fato a nessa disputa é girado em torno
então da questão de como se relacionavam as naturezas humana e divina de cristo alexandria favor esse uma solução monofisismo então perdão disse que era a jerusalém mas na verdade alexandria favorecer uma solução monofisismo que admitir em cristo a fusão das duas eu tenho uma só portanto juntamente vim em roma e antioquia queriam manter uma distinção para que a humanidade cris manda não que a humanidade cristão devorar sua divindade a igreja de constantinopla viu se colidam meio em termos teológicos essa ela varia muito pouco em comparação com o molho alexandria em 451 para fazer um primeiro
usou todo peso da sua influência de um idioma para convencer a corte de constantinopla convocar outro concílio geral da igreja a fim de resolver o problema então diante dessas disputas entre alexandria antioquia a roma o papa leão primeiro resolveu convocar um novo concilio para resolver isso daí para definir de ver esse cristo teria duas naturezas ou uma só é o encontro realizou-se em calcedônia calcedonia uma cidade de frente para constante logo portanto fora de constantinopla eles são um ponto importante mas é de frente para constantinópolis também de frontin sentido alto do outro lado do rio
gospel cristo decidiu-se então existia em up em duas naturezas distintas mas inseparáveis a de homem perfeito e de deus perfeita isso corresponde aos ensinamentos do papel primeiro e foi uma vitória para roma portanto no final das contas quem venceu essa disputa que histológica foi roma né então definiu-se pela pela pela pela o diofisismo portanto as duas naturezas de cristo enquanto no caso o imperador anastácio era o monofisismo convicto e isso levou a uma a um bate além de político também religioso entre o patriarca de constantinopla e o imperador anastácio primeiro a população da capital ficou
dividida e com uma grande parte em uma ratinha tende a favorecer uma e511 anastácio depois do patriarca e substituiu eu pego mais flexível da olha só anastácio em diante de uso o imperador anastácio primeiro fez a deposição tirou arrancou do do seu posto imperador nastácio apresentação ele podia fazer isso por dia era um funcionário público ele e ele era o chefe de estado né e substituir por um clérigo mais flexível que fez a seguinte concessão a simpatia os religiosos do imperador olha só o que que se quem assumiu o patriarcado então a de constantinopla permitiu
permitiu o acréscimo do lema monofisismo e se dá entre aspas que foi crucificado por nós ao canto processional conhecido como trisagion ela abre aspas santo deus santo santo deus santo e poderoso santo imortal tende piedade de nós e aí acrescentou que foi crucificado por nós anticipo não parece ter problema nenhum motivo aparente mas não tem problema nenhum mas esse lema é o número um acréscimo de tradição monofisismo e não de eu fiz sexta e se essa é a grande questão colocada que isso levou distúrbios nas ruas de constantinopla anastácio era velho então com mais de
80 anos apresentou-se diante da pele a plebe hipódromo e podemos só fazer uma pausa hipódromo era o lugar onde aconteceu as corridas de biga na que se lembra aí daquelas imagens ou filmes do império romano que tinha o que o cara fica em cima de uma espécie de carrocinha ali cabe um ou dois no máximo puxado que o cavalo né amiga a onde acontecer essas coisas de big portanto lugar onde a especialmente elite mas a população geral da cidade de constantinopla se reunir então diante da efusão do distúrbio social nas ruas por conta dias de
dessa inclusão autoritária do cinema monofisismo dentro da tradição católica de anastácio nas e apresentou-se justprev no hipódromo e ofereceu a sua renda no seu patrono olha só lembrando bastante jânio quadros para quem se lembre no estado do brasil não renuncie então né apresentou sua renúncia dizendo que então se o povo não queria eles no ciava outro onda etc e tal a o povo ficou encantado com essa exibição de humildade acabou mais uma vez emperador talvez deu mais certo aqui pra gente um quadro ele pra gente ver que o povo é besta com tanta o perdão
expressão povo é besta já não é de hoje não só que quando todos partiram enquanto todos partiram o imperador mandou os guardas massacrar todo mundo que seja ele foi proclamado pelo povo imperador mais uma vez e quando tu não tava indo embora ele mandou os guardas massacrar eliminar na taça assinar todas as pessoas e bora terminasse de forma como da forma como terminou o incidente serviu com uma prova do poder da opinião popular esse é o de fato ele é fez essa esse mas aqui essa atrocidade contra sua própria população para impedir para mostrar o
seu poder não só diante da população mas também diante do povo o resultado disso uma série de revoltas a chamada facções do circo o circo só pra gente entender então o hipódromo era esse centro é de reunião popular e as elites de constantinopla se dividiam em o que hoje grosso modo de poder bastante água porque a gente pode mais partidos né que na época facções então seriam as facções ele nessas esses grupos não é diferentes dentro do hipódromo durante as corridas de biga mas também durante os comícios políticos durante as relações políticas as realizações de
eventos políticos esses grupos de tendências políticas diferentes chamado chamavam-se facções dentre elas está com duas e a identificar por cores tá essas facções as duas principais a facção azul reflexão verde parece coisa de gincana né mas não é bem brincando não é a coisa é um pouco mais sério do que isso então as opções eram essas organizações populares que após o massacre essas facções obrigaram anastácio a ceder o poder para que se não tivesse um poder então é evidente que esse mas aqui não ele minuto da população no entorno elite e aquilo que sobrou e
sobre muito forte e daí de constantinopla publicou inclusive politicamente o senado etc obrigou que anastácio para se manter no poder diante dessa atrocidade que ele cometeu desce mais poder as facções né especialmente no caso aqui se destacou quase o psdb pt agora é psl pt do democratas e republicanos estados unidos é azul e verde em constantinopla tanto pelo menos há séculos de não há pelo poder de facções é nesse nesse então acesse facções passaram a ter um poder justamente grande um dos chefes da guarda do imperador chamado justino né que pelo poder de infecções conseguiu
por meio de uma trama que ele fez com seu sobrinho justiniano ascender ao poder quando nastácia morreu então quando ela está se morreu essas facções conseguiram eleger um imperador que não fosse da descendência direta de anastácio né que fosse membro das facções e o chefe da guarda imperial de anastácio chamado justino por meio de uma articulação ardilosa de seu sobrinho justiniano foi aclamado imperador justino não tem muitas contribuições em termos políticos e diz históricos a gente trazer aqui da história do império a bizantina todas e o seu sobrinho que foi quem sucedeu e na no
trono do império bizantino chamado justiniano esse sim é o imperador que que tem relevância e muita relevância para nós aqui nesse momento justiniano primeiro também chamado chinelo grande crise canonizado pela igreja católica hoje igreja católica do oriente o igreja católica ortodoxa grega governou o império bizantino entre 527 565 a primeira coisa importante é que ele é selou espécie beijo da páscoa igreja então quanto anastácio teve esse problema sério com a igreja católica por conta da sua relação com o patriarca de constantinopla do monofisismo deserto e tal justiniano selou a paz com a igreja esse beijo
da paz que é o termo utilizado pelo chão gold é com a igreja católica basicamente novamente relatando as pazes condenando o monofisismo né de vez a primeira tarefa dos cem anos e foi pacificar e cisma dentro da igreja católica romana eo patriarca de constantinopla por causa do monofisismo ele pacificou isso aceitou de oficina aceitou a condenação do monofisismo como heresia e selou sua páscoa igreja é a segunda a segunda coisa inscreva importante é feita por justiniano foi justamente a expansão e reconquista um dos grandes projetos de justiniano foi a sua foi a sua o seu
desejo de reconquistar o antigo império romano oriental e ocidental então basicamente o que ele fez foi tentar reúne ficar tomando novamente boa parte das dos reinos da parte das partes do império romano do ocidente que estavam nas barbies veja nesse mapa aqui a gente consegue mostrar bem toda essa parte mais escura nesse laranja mais escuro é o império romano do oriente até 525 perdão até 500 e a 527 quando o quando justiliano ascende ao poder a toda essa parte em amarelo esse amarelo mais escuro é o que ele conseguiu conquistar então vejo justiniano reconquista para
o império romano tudo norte da áfrica é tomando esse norte da áfrica dos vândalos nós discutimos isso em história medieval um chegando a tomar inclusive dos visigodos o sul da espanha né até corda para nessa parte amarelo e depois vai ser tudo tomada pelos ares com a gente vai estudar que o próximo assunto da nossa aula de nosso curso história medieval 2 expansão áreas tomou todas essas ilhas aqui do do mar mediterrâneo que que estão em torno da península itálica tomou a proprietário nos ostrogodos não é que vai ser depois é invadida pelos lombardos vimos
isso também em história medieval um e essa parte aqui é do início do leste europeu e aí conseguiu reconquistar tudo isso para o império romano do oriente foi extremamente importante essa reconquista que depois é vai acabar pessoas com a morte de justiniano vai ser retomado pelos povos bárbaros novamente que a a outra questão importante de justiniano foi a sua o seu problema com o perdão com a as facções do circo lá então aqui entra uma aspecto muito importante e foi o fato de que é em 532 justiniano tentou subjulgar abaixo desse todas as facções do
circo então veja as questões políticas né as facções dos fios essas opções e somente a abrir de azul mas outras opções também esse digamos partidos políticos que a com anastácio eles ascenderam ao poder apesar de massacre ascenderam ao poder uma vez que obrigaram anastácio a dar a poder político as facções o próprio cheio de justiniano justino só ascendeu ao poder graças às opções justiniano também é derivado dessas facções mais uma vez que ele estava no poder ele tentou a jogar todas as facções assim e limitar o poder político das facções centralizando o poder em torno
de si o resultado disso foi que em 1532 as facções se revoltaram dentro do hipódromo da chamada revolta de nika e como respostas e nessas revolta já saíram do hipódromo adiante pronunciamento autoritário do imperador atiando fogo contra a cidade de constantinopla destruindo monumento chegaram a destruir parte da da catedral de santa sofia é e justiniano enviou seu exército ao hipódromo e assassinou 30 mil pessoas executando todos os principais líderes das facções e senadores adversários o que deu ele um controle político total da cidade e a estrela de interessante e como que a o massacre nesse
momento é um instrumento de poder político e ao contrário do que aconteceu com anastácio engenhando massacre 30 mil pessoas dentro do hipódromo é e matou todos os principais líderes todos os principais líderes é políticos que que eram adversários seus não é o seja ele tomou o poder político total da cidade outros inclusive tem uma questão extremamente interessante que dizem né as más línguas que justiniano teria tido essa que durante essa revolta das facções do circo pelo menos é o que o que contam as as más-línguas os relatos da época que a justiniano pensou em fugir
e teria tomado a decisão de fugir para preservar a própria vida de uma strada quem fica e quem convenceu a aí ele a ficar e massacrar os seus adversários terem sido sua esposa theodora theodora não vou entrar em detalhes mas vale a pena depois buscar na internet algumas informações a interessante teodoro era uma dançarina que se casou comutador teodoro teodoro ainda quando justino perdão computador justiniano ainda quando justino seu tio era imperador do império romano do oriente e embora fosse proibido ele ela conseguiu que justino fizesse a liberação da lei que proibia que dançarinos e
meretrizes e por aí vai se casasse com membros da família real e e justiniano se casou com ela dizem que ela tinha um impacto um poder político imenso sobre justiniano a o que conta os relatos da época os cronistas é que quem estava por trás de boa parte da expansão do império romano do oriente criada por juliana ela era articuladora política e que foi ela que articula inclusive esse massacre de 30 mil pessoas durante a revolta de nika também ao lado de teodora conta justiniano fez como das principais reformas dentro do império romano nesse momento
a criação do codex né ou seja uma reforma jurídica importante dentro do reforma decodificação jurídica importante dentro império romano uma atualização que nos fazia séculos i e ele fez com uma forma também de manter o seu poder mas de dar notoriedade as relações jurídicas civilizacionais do império romano e porque uma série de crises que levou ao fim do reinado de justiniano tá dentre essas crises se destaca a revolta dos ostrogodos na itália em 541 que levou a uma espécie de retrocesso dessa expansão e conquistada por justiniano uma nova guerra contra os sassânidas vou voltar aqui
no uma pessoa que a gente ver então em 541 os ostrogodos vão começar a retomar alguns pontos importantes aqui da península itálica conquistado por este ano é o sassanidas aqui da dos são os persas voltaram a instigar guerras contra o império bizantino nessa fronteira oriental ou uma série de pressões de tribos eslavas aqui no norte do danubio importante portanto nessa região norte do império império bizantino uma série de pressões de povos eslavos especialmente os usavam seus lábios pressionando de cima para baixo o império bizantino as falando dos árvores também sobre a invasão à pressão dos
expansão dos árvores e impressão consequentes lombardos sobre a península itálica e a a morte a peste bubônica importante também a peste bubônica que seriam a primeira é a da europa em 541 que chegou a matar segundo cronistas da época cinco mil pessoas por dia em constantinopla no seu pico para a gente que eu tô vivendo tempo de coronavírus a imagina o que que é uma uma uma pandemia na época em 541 portanto há 1.500 anos atrás o que é uma pandemia e o que essa pandemia matando cinco mil pessoas por dia na cidade de constantinopla
a cidade mais populosa do mundo nesse momento e por fim 548 a morte de teodósia levou a teria levado o segundo dos ícones da época a a uma crise pessoal é um justine ar né uma depressão de fim de ano que levou depois da sua morte é já no anno de 1565 a juliana o segundo michel orgulho da página 35 foi tomado por um sentimento de que deus estava com lindo o seu povo e tô indo e os pecados cometidos mas pessoalmente seu povo segundo a missão gold ou justiniano baixo uma legislação novamente contra homossexualismo
condenando homossexualismo como sua pena de morte né do império como uma forma de tentar apaziguar a ira divina nesse momento de crise e passava o seu reinado que tinha atingido um áudio tão grande e por fim aí eu faço uma citação para a gente encerrar essa primeira parte na página 36 e 37 no texto no chão gold justiniano realizou a gente pode falar um resumo dessa obra de justiniano realizou quase tanto quanto pôde um homem vivo mais próximo ao fim da sua vida aparecer nada ter feito nada ter de novo o face ficou isolado um
popular destino dos governantes por maiores que sejam que viveram tempo demais e a sua morte em 1565 foi um alívio sucedeu-lhe o seu sobrinho justino que tomou que tentou se distanciado em popularidade o tiro olá tudo sua tentativa de reverter a passiva a acima política externa dos últimos anos chinelo foi mole avaliar levou o rompimento das relações com o império sassânida enfraquecimento da fronteira do danubio e por fim a invasão da itália pelos lombardos que a gente tudo em história medieval 11 é o que diz fez grande parte da obra de jean os valores de
justino seu sobrinho sucedeu contribuíram para o seu colapso mental e substituição por tibério membro de seu estado-maior tibério reinou que em breve tem um disco em 78 a 582 que foi concedido pelo seu genro maurício d582 e602 por ocasião um dos poucos generais bem-sucedidos na época esse imperadores cada um ao seu modo lutaram para preservar o legal de justine aro embora mais prolongado por um período semelhante aos anos intermediários do reinado de justiniano quando a luta para superar todos os tipos de dificuldades era alimentada pela necessidade de preservar com obrigação religiosa o império cristão e
sua capital a nova roma constantinopla é muito bem meus queridos eu vou nós vamos encerrar essa primeira parte da nossa aula tá eu coloquei aqui o título aula 1 aula 2 a por se tratar especialmente da do restante da aula com as crianças presencial e à saúde dois é dividido nessas duas partes na segunda parte então eu volto pra gente com um novo vídeo para a gente discutir as estruturas religiosas e as estruturas políticas do império bizantino um grande abraço espero que vocês estejam bem e que permaneçam bem
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