E aí [Música] o Olá meu nome é Mônica Lovatto e sou arte-educadora do espaço cultural estúdio cênico da cidade de Campinas no Estado de São Paulo também estão presentes neste projeto outros integrantes da equipe artística e pedagógica do estúdio cênico almanaque teatral é uma das ações do projeto atualizando o espaço projetando o futuro contemplado pela linha 40 de fomento direto a espaços culturais e criativos no programa de ação cultural do Estado de São Paulo pro aqui e tem como objetivo instrumentalizar artistas grupos de teatro e Arte educadores com jogos clássicos que nós utilizamos com sucesso
em nosso espaço e com nossos grupos de teatro vamos lá e hoje falaremos de jogos de aquecimento esses jogos são utilizados normalmente no início das aulas os aquecimentos na aula de teatro servem para preparar o Imaginário dos alunos e equalizar as energias e fisicalidade do grupo que de início podem ser bem diferentes mas de maneira mais técnica eles também servem para preparar o corpo dos alunos atores para sequência de exercícios que terão ao longo da aula eles aumentam o fluxo de sangue e aumentam a temperatura do corpo o que aquece os músculos e diminui as
probabilidades de lesões assim como atletas bailarinos e cantores realizam aquecimentos e específicos antes de seus treinos para melhorar seu desempenho e prevenir lesões o ator também deve realizar aquecimentos mas lembre-se o instrumento de trabalho do ator não é só seu corpo mas também a sua voz Então vale a pena incluir exercícios de aquecimento o e Vocal em sua rotina E aí E aí E aí [Música] o jogo de hoje é o jogo da estátua coletiva que é um aquecimento corporal bem completo O objetivo do jogo é aquecer a musculatura corporal dos alunos atores através da
exploração de poses em diferentes níveis estimular o Imaginário através do trabalho coletivo e da troca de referências corporais este jogo pode ser realizada por alunos de todas as faixas etárias mas ele será melhor realizado e compreendido por alunos a partir do fundamental 2 acima de 12 anos para realizar o jogo vocês vão precisar de uma sala com tamanho suficiente para que todos os alunos atores jovem de uma vez e consigam ter seu espaço na sala caso não tenha todo esse espaço Não se preocupe você pode dividir a turma em dois grupos um joga enquanto outro
assistir e depois trocam de lugares assistir aos colegas e realizando os exercícios também é uma ótima forma de aprender o jogo tem duas etapas Antes de iniciar a o orientador explica sobre as diferenças das poses e níveis no teatro nível baixo uso chão como referência assim o quadril e o tronco ficam próximos do chão e pode ter múltiplos apoios nível médio os a flexão dos joelhos como referência assim o quadril está a meia altura e pode ter múltiplos apoios nível alto usa altura do corpo como referência assim o quadril está em sua altura normal ou
mais elevado e pode ter apenas um ou dois apoios mas vale reforçar para os alunos que este exercício ocorre todos em qualquer tipo de falas Este comando auxiliará na concentração neste exercício as poses não tem temas e o objetivo do aluno a realizá-las em explorar esse é o corpo buscando torções e posições que ele normalmente não realiza no cotidiano lembre que os braços fazem parte do seu corpo e que eles estão bem podem realizar torções e podem servir de apoio de diferentes formas aliança pensar nos apoios que estão utilizando para cada pose diferente pode ajudá-los
na criatividade mas caso não saibam que fazer observar a pose que um amigo fez e tentar reproduzir com seu corpo é sempre válido e é sempre uma boa ideia e o jovem inicia com os alunos se posicionando de maneira neutra em uma das extremidades da sala iniciaram um exercício trabalhando no plano baixo pode-se colocar uma música instrumental ao fundo EA cada palma do orientador os alunos trocam de pose e mantendo trabalho no nível indicado a cada pose os alunos podem explorar olhares e direções corporais diferentes ao chegarem ao outro lado da sala se coloca em
posição neutra novamente e o professor indica a troca para o nível médio a cada Palma nova pose insista na orientação explorarem os novos apoios que aparecem nesse nível e as diferentes porções que podem acontecer novamente ao chegar ao outro lado da sala se colocam em posição neutra e o professor indica a troca para o nível alto a cada Paula nova pose e neste nível vale a pena indicar que explorem as artes um dos pés [Música] nós [Música] iniciamos então a segunda parte do exercício e os alunos agora se posicionam ao redor da sala de trabalho
em uma espécie de Meia Lua ou ponto zero como na meia Marcelo lazzaratto em seu livro campo de visão se posicionam de maneira neutra e o orientador indica que o objetivo deles é chegar ao centro em 10 poses ou o número que você julgar suficiente conforme o espaço que você tem disponível a cada Palma os alunos trocam de pose e de nível ao chegarem ao centro congelam e notaram que formarão uma grande estátua coletiva o orientador pode indicar que olhem ao redor para perceber as coisas dos outros que depois pede que retorna em seu olhar
para onde estava congelado o professor Então pode indicar que a cada Palma mudaram o foco de suas esposas coletivamente para pontos de referência na sala a porta o espelho o aparelho de som a minha mão o chão a lâmpada o orientador então indicará que retornarão ao ponto zero em novas 10 poses e esse é um assim a saída após o final da primeira rodada vale a pena fazer uma rodada de orientação para corrigir possíveis falhas indicar novas possibilidades aos alunos eles podem mencionar como se sentiram e trocar experiências sobre suas impressões na troca do foco
do Olhar caso tem um grupo assistindo a rodada vale a pena pedir suas contribuições e você pode repetir essa segunda parte das estátuas coletivas quantas vezes quiser ou couber na sua aula a cada repetição devemos notar o aperfeiçoamento das Esposas dos alunos nos níveis e perceberemos que as estátuas mesmo criadas a partir de pose sem tema específico começam a ganhar significados por si só E aí Há uma possibilidade de evolução para este jogo é que os alunos decore em um pequeno trecho de um texto e ao formar a pose coletiva nas mudanças de foco de
olhares vocês podem juntos explorar falarem o texto hora coletivamente ora individualmente E aí E aí [Música] E aí E aí [Música] eu espero que tenham gostado do jogo da estátua coletiva e se quiserem conhecer outros jogos temos uma playlist inteira para você aproveite nosso canal e outros contatos a esse fizeram um jogo com seu grupo e postar marque a gente@estúdio cênico vamos lá adorar vê-los na prática tchau tchau e até o próximo jogo [Música] E aí [Música] E aí E aí E aí E aí [Música]