Contrate nossa Contabilidade: https://bit.ly/3AhBJkd
Consultoria Individual para MEI: https://hotm.a...
Video Transcript:
ainda vale a pena você ter um meio em 2025 Hoje a gente vai conversar sobre [Música] isso Olá eu sou a Laísa sua contadora aqui em mais um vídeo para ajudar você a lidar com as burocracias do dia a dia do Empreendedor e hoje a gente vai falar sobre meio o microempreendedor individual hoje já é um regime bem conhecido para se empreender isso porque ele existe desde 2008 e hoje são mais de 15 milhões de MS ativos é um regime de empresa onde você pode faturar até R 81. 000 no ano pagando um valor de imposto fixo que gira em torno de r$ 80 as vantagens do mês são especialmente as facilidades então você pode abrir a qualquer momento sai na hora de forma gratuita você paga um valor de imposto que é fixo que hoje é uma das formas mais baratas de se empreender você pode alterar dados você pode dar baixa quando você não tiver utilizando você Pode emitir notas fiscais para os seus clientes você pode comprar com o fornecedores Então realmente são muitas as facilidades de ter um microempreendedor individual Qual que é o problema esse limite faturamento do m de R 81. 000 no ano que dá em média R 6.
750 no mês está muito defasado em relação à inflação esse limite é o mesmo mais ou menos desde 2018 que ele não sofre nenhuma alteração existem vários projetos de lei tramitando para aumentar o limite de faturamento mas nos últimos anos nenhum deles foi pra frente 6. 750 por mês vale a pena para quem trabalha de carteira assinada que ganha ali 2. 000 3.
000 4. 000 pode achar que 6. 750 é um valor ok mas na realidade não é bem assim é claro se você é um mei prestador de serviço que não tem nenhum gasto com a sua empresa Este valor é até razoável quando você tá no início de um empreendimento agora quando você é um comerciante um fabricador um costureira que tem custos na sua empresa este valor ele acaba ficando muito pouco por 6.
750 isso eu tô falando uma média mensal tá o limite do Meio não é mensal é anual mas só para vocês terem uma noção Este valor é valor de faturamento não é valor de lucro então faturamento É aquele valor todo que você recebe relacionado à suas vendas sem deduzir nenhum custo Então quando você tem por exemplo um comércio onde você vai vender uma mercadoria por r$ 1. 000 e praticamente 800 e poucos é só o custo que você tem com aquela mercadoria o limite de faturamento de 6. 700 por mês acaba não sendo muita coisa é melhor ser pessoa física isso aí tem que ser analisado caso a caso por dentro da pessoa física você formaliza o seu Imposto no chamado de carnê leão e dentro do carnê Leão você vai lançar lá os seus recebimentos E você também pode deduzir os seus custos as suas despesas comprovadas Então dependendo do caso pode até valer mais a pena você ser pessoa física do que você ser um meio mas é claro tudo isso precisa ser analisado caso a caso e tudo na ponta do lápis se você tá começando o seu pequeno empreendimento sozinho sem muitos recursos eu diria que definitivamente vale a pena você abrir o mei e essa é a finalidade do mei hoje muita gente quer abrir um meio para finalidades que não são empreend quer abrir o meio para pagar INSS quer abrir o meio para cadastrar um plano de saúde quer abrir o meio para fazer compras mais baratas e na verdade aquela pessoa não vai empreender isso aí eu já fiz um vídeo aqui nesse canal explicando e eu vou deixar o link aqui na descrição porque você não deveria abrir um mei para essas finalidades de pagar NSS de fazer compras por para fazer isso você tem outros meios o meio é para empreender para exercer alguma atividade então se você vai exercer alguma atividade tá começando ali sem recurso eu diria que vale a pena sim você abrir o meio mas à medida que a sua empresa for crescendo inevitavelmente Você vai precisar se desenquadrar ainda mais se você é comerciante às vezes pode nem valer a pena você abrir a sua empresa como meio às vezes vale a pena você abrir direto como uma microempresa Porque como comerciante um faturamento de R 81.