[MÚSICA] [MÚSICA] [MÚSICA] >> [ELAINE] OLÁ, CAROS ALUNOS. NA AULA DE HOJE FALAREMOS SOBRE DAVID AUSUBEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TENHO CERTEZA DE QUE VOCÊS VÃO GOSTAR DE APRENDER SOBRE DAVID AUSUBEL E SUA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
AUSUBEL ERA FILHO DE IMIGRANTES JUDEUS E SEU INTERESSE PELA FORMA COMO OCORRE A APRENDIZAGEM SE DÁ JUSTAMENTE PELO FATO DE ELE TER SIDO, ENQUANTO ESTUDANTE, ALGUÉM POR QUEM PASSOU POR SITUAÇÕES DIFÍCEIS NA SALA DE AULA, SITUAÇÕES DESASTROSAS NA SALA DE AULA. E ELE CRESCEU NÃO CONCORDANDO COM O SISTEMA DE ENSINO NORTE-AMERICANO TAL COMO SE DAVA, TAL COMO ERA OFERECIDO À ÉPOCA EM QUE ELE ERA ESTUDANTE. ELE SE FORMA EM MEDICINA PSIQUIÁTRICA E SE DEDICA PARTICULARMENTE A PSIQUIATRIA ESCOLAR E A PSICOLOGIA ESCOLAR.
E, SEGUNDO DAVID AUSUBEL, PARA QUE OCORRA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SÃO NECESSÁRIAS DUAS CONDIÇÕES. EM PRIMEIRO LUGAR, O ALUNO PRECISA DESEJAR APRENDER, O ALUNO PRECISA TER DISPOSIÇÃO PARA APRENDER. SE O INDIVÍDUO QUISER SIMPLESMENTE MEMORIZAR UM CONTEÚDO, SE O INDIVÍDUO QUISER SIMPLESMENTE VALER-SE DA CÓPIA, PERMANECER NO ÂMBITO DA REPETIÇÃO MECÂNICA, NO ÂMBITO DA REPETIÇÃO MARCADA PELO AUTOMATISMO, NÃO HÁ APRENDIZAGEM SEGUNDO AUSUBEL, E, DE FORMA ALGUMA, ACONTECERIA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
E OUTRA CARACTERÍSTICA, PARA QUE OCORRA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DIZ RESPEITO AO CONTEÚDO ESCOLAR QUE DEVE SER POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO. E CUIDAR PARA QUE O CONTEÚDO ESCOLAR SEJA SIGNIFICATIVO, SEJA INTERESSANTE, SEJA INSTIGANTE É PAPEL DO PROFESSOR. CABE AO PROFESSOR.
ENTÃO COMO NÓS PODEMOS PERCEBER HÁ DUAS FRENTES, DUAS LINHAS, DIGAMOS ASSIM, PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRA DE ACORDO COM OS POSTULADOS AUSUBEL. UM ALUNO DESEJOSO POR APRENDER, UM ALUNO DISPOSTO A APRENDER, UM ALUNO QUE QUER APRENDER E UM PROFESSOR DISPOSTO A OFERECER UM CONTEÚDO SIGNIFICATIVO, CONTEÚDO QUE FAÇA SENTIDO PARA O EDUCANDO. E DAVID AUSUBEL VAI DIZER O SEGUINTE: QUE O SIGNIFICADO LÓGICO DEPENDE DA NATUREZA DO CONTEÚDO E O SIGNIFICADO PSICOLÓGICO É UMA EXPERIÊNCIA QUE CADA UM TEM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, DE ACORDO COM ESSE EDUCADOR, PORTANTO, ELE É SINGULAR, ELE É PARTICULAR. CADA UM TEM O SEU. OS CONTEÚDOS TÊM UMA LÓGICA, TEM UMA ESTRUTURA TEM UM ENCAMINHAMENTO, MAS COMO O ALUNO VAI RECEBER ESSE CONTEÚDO?
O QUE O ALUNO VAI FAZER COM ESSE CONTEÚDO QUE RECEBE É DE ÂMBITO PARTICULAR, É DE ÂMBITO SINGULAR, DIGAMOS ASSIM. DE QUALQUER FORMA É TAREFA DO PROFESSOR, CABE AO PROFESSOR ORGANIZAR O CONTEÚDO, PENSAR NO CONTEÚDO, ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE OS CONTEÚDOS. E O APRENDIZ, ENTÃO, FAZ UMA FILTRAGEM DESSES CONTEÚDOS DE ACORDO COM AS SUAS POSSIBILIDADES E DE ACORDO COM O QUE ELE JÁ SABE.
MUITOS DE VOCÊS AQUI JÁ ESCUTARAM A EXPRESSÃO "CONHECIMENTOS PRÉVIOS". A EXPRESSÃO CONHECIMENTOS PRÉVIOS VEM DE DAVID AUSUBEL, POR QUÊ? ELE NOS DIZ QUE NÓS VAMOS FORMULANDO, QUE NÓS VAMOS CONSTRUINDO, EDIFICANDO OUTROS CONHECIMENTOS A PARTIR DE CONHECIMENTOS DE QUE JÁ DISPOMOS; OS CONHECIMENTOS VÃO SENDO REFORMULADOS, OS CONHECIMENTOS VÃO SENDO RESSIGNIFICADOS, OS CONHECIMENTOS VÃO SENDO AMPLIADOS.
POR ISSO QUE UM PROFESSOR QUE OPTE POR FORMULAR AS SUAS AULAS COM BASE NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, VAI SEMPRE BUSCAR SABER QUAIS SÃO OS CONHECIMENTOS DE QUE O ALUNO JÁ DISPÕE. "O QUE O ALUNO JÁ SABE? ", O PROFESSOR VAI SE PERGUNTAR.
"O QUE ELE TRAZ PARA A ESCOLA? ". E ESSE CONHECIMENTO QUE O ALUNO JÁ SABE, ESSE CONHECIMENTO QUE O ALUNO JÁ POSSUI É CHAMADO DE SUBSUNÇOR, SEGUNDO DAVID AUSUBEL.
E É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR CONSIDERE ESSES CONHECIMENTOS, QUE O PROFESSOR LEVE EM CONTA ESSES CONHECIMENTOS, PORQUE AO LEVAR EM CONTA, DENTRO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, HÁ ENORME PREOCUPAÇÃO SE AQUILO QUE ESTÁ SENDO ENSINADO, SE AQUILO QUE ESTÁ SENDO TRABALHADO NO ÂMBITO PEDAGÓGICO DENTRO DA SALA DE AULA FAZ SENTIDO PARA O ESTUDANTE. ÀS VEZES O PROFESSOR PRECISA ESTABELECER RELAÇÕES, ÀS VEZES O PROFESSOR PRECISA ESTABELECER INTER-RELAÇÕES PORQUE SOZINHO O ESTUDANTE PODE NÃO CONSEGUIR. É TAREFA DE O PROFESSOR ESTABELECER RELAÇÕES, ESTABELECER INTER-RELAÇÕES OU PELO MENOS MOSTRAR QUE OS CONTEÚDOS CONVERSAM ENTRE SI, QUE OS CONTEÚDOS DIALOGAM, QUE ELES FAZEM SENTIDO UNS COM OS OUTROS, PORQUE SE NÃO FIZEREM SENTIDO, SE NÃO DIALOGAREM DENTRO DO PLANEJAMENTO ESCOLAR ALGUMA COISA DE ERRADO EXISTE COM ESSE PLANEJAMENTO.
PORTANTO, CONSIDERAR O QUE O ESTUDANTE JÁ SABE, CONSIDERAR QUE UM NOVO TAMBÉM PODE FAZER SENTIDO PARA ELE, QUE O NOVO DEVE FAZER SENTIDO PARA ELE E QUE ELE VAI CHEGAR AO NOVO, CONSIDERANDO A HISTÓRIA DE CONHECIMENTO DE QUE JÁ POSSUI, É IMPORTANTÍSSIMO DENTRO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. E, PENSANDO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DENTRO DESSA LINHA DE PENSAMENTO, DENTRO DESSA LINHA DE RACIOCÍNIO, É INTERESSANTE NÓS CONTRAPORMOS ESTA TEORIA QUE AVANÇA EM RELAÇÃO AO BEHAVIORISMO, AVANÇA EM RELAÇÃO A GESTALT, NÉ? CONTRAPORMOS ESSA TEORIA ÀS APRENDIZAGENS MECÂNICAS, ÀS APRENDIZAGENS AUTOMÁTICAS QUE, COMO JÁ VIMOS EM VÁRIOS MOMENTOS AQUI DO NOSSO CURSO, INFELIZMENTE AINDA SE FAZEM PRESENTES EM ALGUMAS SALAS DE AULAS BRASILEIRAS.
ENTÃO DAVID AUSUBEL VAI DIZER QUE A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SE CONTRAPÕE À APRENDIZAGEM MECÂNICA, SE CONTRAPÕE À APRENDIZAGEM AUTOMÁTICA. O QUE VEM A SER UMA APRENDIZAGEM MECÂNICA? O QUE VEM A SER UMA APRENDIZAGEM AUTOMÁTICA?
VAMOS DAR UM EXEMPLO: O SUJEITO MEMORIZA UM DETERMINADO CONCEITO, MEMORIZA UMA DETERMINADA DEFINIÇÃO, PORÉM NÃO CONSEGUE APLICÁ-LOS, NÃO CONSEGUE FAZER USO DELES NO SEU DIA A DIA, NÃO CONSEGUEM ENTENDE-LOS COMO PARTE DO FUNCIONAMENTO DE ALGUNS FENÔMENOS, DE ALGUMAS SITUAÇÕES, PORÉM O SUJEITO É CAPAZ DE REPRODUZI-LOS, O SUJEITO É CAPAZ DE ACERTAR AS QUESTÕES DA PROVA, ACERTAR AS QUESTÕES DO VESTIBULAR. MAS ELE NÃO SABE FALAR SOBRE AQUILO, ELE NÃO CONSEGUE APLICAR, ELE NÃO CONSEGUE VER O FUNCIONAMENTO, ELE NÃO CONSEGUE ENTENDER UM FENÔMENO OU UMA SITUAÇÃO. A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SE CONTRAPÕE A TUDO ISSO MOSTRANDO QUE A ESTRUTURA COGNITIVA DO APRENDIZ PODE RECEBER E DEVE RECEBER NOVOS CONHECIMENTOS E, CABE AO SUJEITO PROFESSOR, ORGANIZAR OS NOVOS CONHECIMENTOS.
DENTRO DESSA QUESTÃO AINDA, NÓS TEMOS, COMO EXEMPLO, ESTUDANTES QUE ESTUDAM ÀS VEZES PARA PROVA, ÀS VÉSPERAS DA PROVA E DIZEM ASSIM: "NA HORA ME DEU UM BRANCO. EU ESTUDEI, ESTUDEI, MAS NÃO CONSEGUI ESCREVER, NÃO CONSEGUI FALAR, NÃO CONSEGUI DISCORRER, NÃO CONSEGUI ASSINALAR A QUESTÃO CORRETA" OU AQUELE SUJEITO ESTUDANTE QUE TEM VÁRIAS ALTERNATIVAS PARA ASSINALAR DENTRO DE UMA ATIVIDADE, ELE ASSINALA A MAIS ESDRÚXULA, ELE ASSINALA AQUELA QUE ELE NÃO PODERIA ASSINALAR DE FORMA ALGUMA. POR QUE OCORRE ISSO, DE ACORDO COM DAVID AUSUBEL?
PORQUE NÃO HOUVE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PORQUE QUANDO ACONTECE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, O SUJEITO EDUCANDO LEVA OS SABERES ESCOLARES PARA SUA VIDA INDEPENDENTEMENTE DE VESTIBULAR, INDEPENDENTEMENTE DE CONCURSO, INDEPENDENTEMENTE DE PROVAS, INDEPENDENTEMENTE DE NOTAS. AQUELES SABERES FAZEM PARTE DA SUA VIDA, FAZEM PARTE DA SUA HISTÓRIA.
SÃO UTILIZADOS, SÃO APLICADOS, SÃO DIFUNDIDOS, SÃO ESTABELECIDAS RELAÇÕES, SÃO ESTABELECIDAS CONEXÕES. ALIÁS, CAROS ALUNOS, ESTABELECER RELAÇÕES E ESTABELECER CONEXÕES É UM DOS EIXOS FUNDAMENTAIS HOJE QUANDO SE PENSA EM APRENDIZAGEM NO SÉCULO 21. O ESTUDANTE DO SÉCULO 21 É O SUJEITO ESTUDANTE QUE PRECISA ESTABELECER RELAÇÕES, ESTABELECER CONEXÕES, JUNTAR UMA MÚSICA COM UMA IMAGEM GRÁFICA, JUNTAR A LETRA DE UMA MÚSICA COM UMA OBRA DE ARTE, JUNTAR UMA TEORIA, OS POSTULADOS DE UMA TEORIA COM UMA OBRA DE ARTE.
ESTABELECENDO INTER-RELAÇÕES, INTERTEXTUALIDADES, POR EXEMPLO, NÉ? E NÓS TEMOS UMA CONTRIBUIÇÃO BASTANTE INTERESSANTE QUE VEM DE NOVO AQUI. O ENGENHEIRO QUE ESTUDOU APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA A PARTIR DE AUSUBEL, ELE CRIA, ENTÃO, OS MAPAS CONCEITUAIS COMO UMA FORMA DE O ESTUDANTE CONCRETIZAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.
OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO FERRAMENTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, SÃO DIAGRAMAS DE SIGNIFICADOS ONDE SE TORNA POSSÍVEL VISUALIZAR SIGNIFICANTE E SENTIDOS QUE SÃO EXTRAÍDOS DE UM TEXTO, QUE SÃO EXTRAÍDOS DE UM CAPÍTULO, QUE SÃO EXTRAÍDOS DE UM 'PAPER', DE UM ARTIGO CIENTÍFICO PELO PRÓPRIO ESTUDANTE. SIGNIFICANTES, DEFINIÇÕES, CONCEITOS, PALAVRAS-CHAVES CONSIDERADOS PELO ESTUDANTE COMO SENDO IMPORTANTES, COMO SENDO IMPRESCINDÍVEIS. SENDO QUE ESSES CONCEITOS, ESSAS DEFINIÇÕES, ESSAS PALAVRAS-CHAVES VÃO ESTABELECENDO RELAÇÕES UMAS COM AS OUTRAS, VÃO SIGNIFICADO EM PARCERIA COM AS OUTRAS E, AO FAZEREM SIGNIFICADOS, AO CONSTRUÍREM SIGNIFICADOS, SÃO CONSTRUÍDOS RACIOCÍNIOS E ESSES RACIOCÍNIOS LEVAM AOS MAIS DIFERENTES PENSAMENTOS.
ENTÃO PODE PARECER QUE OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO ALGO SIMPLES, ELES SÃO SIMPLES NA MANEIRA DE FAZER, ELES SÃO SIMPLES GRAFICAMENTE FALANDO, MAS ELES SÃO COMPLEXOS EM TERMOS DE PENSAMENTO, EM TERMOS DE RACIOCÍNIO PORQUE ELES TÊM UMA ESTRUTURA LÓGICA E UMA ESTRUTURA EM QUE AS PALAVRAS, EM QUE OS CONCEITOS-CHAVES CONVERSAM ENTRE SI DE MANEIRA QUE, A PARTIR DO MAPA CONCEITUAL, É POSSÍVEL ESTABELECER O RACIOCÍNIOS DESENVOLTOS, PENSAMENTOS ESTRUTURADOS, PENSAMENTOS COMPLEXOS E ATÉ MESMO A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS, NÉ. ENTÃO EU TROUXE UM EXEMPLO AQUI DE UM MAPA CONCEITUAL BASTANTE SIMPLES PARA VOCÊS. VOCÊS TÊM DISPONÍVEL VÁRIOS MODELOS NA INTERNET, É FÁCIL DE ENCONTRAR.
E, NOS NOSSOS MATERIAIS DE APOIO, VOCÊS VÃO ENCONTRAR VÁRIOS EXEMPLOS TAMBÉM. OS MAPAS CONCEITUAIS POSSIBILITAM TAMBÉM, PERMITEM, NOS POSSIBILITAM A CONSTRUÇÃO DE RESUMOS E ATÉ MESMO A CONSTRUÇÃO DE RESENHAS. É UMA FORMA INTERESSANTE, UMA FORMA RICA, É UMA FORMA INSTIGANTE DE ESTUDAR.
ENTÃO PARA FINALIZAR AS CONTRIBUIÇÕES DE AUSUBEL, EU LHES DEIXEI ALGUMAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BASTANTE IMPORTANTES. NESTA SEMANA FOI PREPARADO O MATERIAL MUITO RICO, MUITO INTERESSANTE PARA VOCÊ, UM MATERIAL DE APOIO, VÍDEOS DISPONÍVEIS, TEXTOS INTERESSANTÍSSIMOS, TEXTOS PARA QUE VOCÊS POSSAM ENRIQUECER, EXTRAPOLAR E AMPLIAR SUAS APRENDIZAGENS. E, PORTANTO, QUANDO VOCÊS OUVIREM A PERGUNTA "ESSA APRENDIZAGEM FAZ SENTIDO?
ESSE CONTEÚDO FAZ SENTIDO? ". LEMBREM-SE DE DAVID AUSUBEL.
DESEJO QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DESSA AULA E DESEJO QUE VOCÊS APROVEITEM E LEVEM PARA SUAS VIDAS E PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL O CONTEÚDO DESTA AULA. ATÉ MAIS. E ATÉ A PRÓXIMA AULA.