o olá mais uma análise temática com o tema dos mais importantes empolgantes para discussão vamos falar hoje da cultura do corpo como essa cultura do corpo tem levado a formação de uma moral da aparência na sociedade atual o tema tem uma grande representatividade porque o mexe com a questão comportamental no importantíssimo tem gerado muitas discussões discussões essas que levam a fatores relacionados às nossas próprias capacidades de entendimento ea problemas de caráter psíquico nosso argumento principal parte do poder que a mídia publicidade tem sobre nós isso não é no mais dentro de uma sociedade de consumo
como aqui nós vivemos é extensivo cada vez mais exacerbada levando a estímulos relacionados à poder a satisfação a competição ter um corpo perfeito portanto pré até representa um estigma social o estigma de um status daquilo que é representativo dentro dessa sociedade que é importante considerarmos que toda a gama de estereótipos corporais construídos no discurso midiático e presente no imaginário coletivo ea apologia ao consumo têm em comum a moral da aparência esses valores estão em consonância com os da sociedade contemporânea e que são estimuladas na competição coletiva e individual aqui na tela vocês tem uma representação
pictórica estátua da vênus envie menor termos de mirandópolis são estátuas compreendidas é isso no período entre 28 mil e 25 e 23 mil antes de cristo e são imagens aqui representa uma mulher voluptuosa isto é que tá a mulher dentro de um padrão que tava mais relacionado a sua condição de fertilidade isso é a mulher que daria origem à vida esses padrões found a mente quando modificados ao longo da trajetória histórica diante de tais argumentos iniciais para nos resta agora buscar as teses os argumentos para o desenvolvimento essas peças são várias se nós considerarmos abundância
de análise sobre o tempo mas nós resolvemos trazer para essa aula dois fatores principais primeiro analisar a mídia analisar os meios de comunicação na construção desse processo entender o corpo na construção da própria identidade olá seja de caráter coletivo ou individual quais seriam então as teses apresentadas para o desenvolvimento primeira tese perceber a influência da publicidade na formação e transformação de hábitos e formas de pensar segunda tese entender o uso do corpo na construção da identidade e chegou a hora das nossas visões universalista sua primeira visão universalista tem caráter histórico em pretende compreender o culto
ao corpo como um fenômeno da contemporaneidade que em tempos históricos surgiu no brasil na década de 20 do século passado tem relação com a indústria do cinema tem relação com as próprias mudanças legislativas do brasil que permite férias remuneradas descanso semanal remunerado com a indústria do cosmético com a chegada das pessoas às praias a tv a partir principalmente da década de 60 mas reforçar tal fenômeno trazendo portanto o ideal de culto ao corpo como pacto a sua própria questão comportamental conforme observa o filósofo francês gilles lipovetsky após a segunda guerra mundial desejo de moto expandiu-se
com força tornou-se um fenômeno geral que diz respeito a todas as camadas da sociedade os signos efêmeros e estéticos da moda deixa a cena as classes populares como fenômeno inacessível reservado apenas aos outros tornaram-se uma exigência de massa um cenário de vida decorrente de uma sociedade que sacraliza mudança o prazer as novidades o agora é a vez do nosso argumento atual ea compreensão que nós temos sobre a sociedade de consumo o consumo hoje aí vai além das nossas necessidades básicas a necessidade são criadas são artificiais e portanto buscam a satisfação de interesses que vão além
das próprias necessidades físicas vários pensadores analisam essa sociedade de consumo mas análise que nós iremos fazer agora vem o sociólogo polonês zygmunt bauman bauma ressalta que a sociedade virou uma produção de consumo as atividades de descanso arte ea cultura foram englobadas a indústria cultural onde é que se ganha importância a quantidade do que cumprir não é essencialmente a sua necessidade essa culto a ração ou seja onde o prazer e alegria pessoal estão acoplados ao consumo de produtos valores e estilos de vida leva a nossa sociedade a utopia de que a felicidade e o conhecimento são
frutos do consumo gerando assim um consumo desenfreado o argumento filosófico convida para nada sistemática os filósofos da escola de frango que foram os pensadores que inicialmente analisaram a tal indústria cultural compreender é para o ideia é trazer para nossa aula segura de caçadores como teodor adorno uma marcuse que passaram em suas teorias a busca o processo de dominação e com todos os indivíduos através dos meios de comunicação de massa para eles então esse controle passa a representar nas pessoas comportamentos que são idênticos num pensamento unidimensional isto é nossas análises de mundo passou a ser a
mentais e homogeneizadas nós pensamos de maneira igual nós pensamos como massa análise aqui colocada representa a seguinte ideias relações do homem com os signos do consumo foram exaustivamente analisadas através do conceito de indústria cultural há décadas esses autores afirmaram que nas sociedades modernas a dominação saíram da esfera receita do trabalho para impôs de forma totalitária implícita o sobre todos os aspectos da cultura aqui a dominação as como uma nova forma não mais explícita e direta faz através da imposição de uma hegemonia ideológica utilizando-se da própria gratificação do desejo seja através do consumo de mercadorias seja
através da reprodução ampliada da indústria cultural e de lazer programado para produzir uma subjetividade humana homogeneizada e a critica o argumento teológico de trás mais uma vez delícia o que entende que a bíblia faz a mediação entre a sociedade fora reforçando ora estimulando padrões ea indústria cultural segundo lipovetsky a mídia traz a ideia de que a publicidade fundamento aquilo que ele chama de apoteose da sedução onde esses controles são reafirmados a partir de uma lógica a lógica do corpo perfeito essa loja do corpo perfeito pode variar e pode mudar ao longo da própria trajetória dos
interesses econômicos mas ela é sempre que uma forma padronizada determinada a mídia a indústria da corpolatria produzem discursos que nos rins o tempo todo que beleza saúde potência sedução e sucesso são indissociáveis e que não se pode jamais viver sem esses elementos cuidar do corpo em si indispensável ao bem-estar ea felicidade sem jovem saber dançar os ritmos da moda o secretário academia são alguns ditames que estão sendo incutidas no tecido social a criação constante de necessidades pelo setembro pediatra e pelo mercado 20 comentando narcisismo e o hedonismo o que agora eu falo é trazer um
convite à reflexão em cima de dois pensadores até agora secar e gêmeos que conversas que a felicidade paradoxal e vida para o consumo clássico livro do segmento palmas são duas obras fundamentais para a compreensão desse tema porque ele analisa a sociedade de consumo através do chamado viesse comportamental bauman extremamente pessimista em relação à sociedade que a gente vive já lipovetsky um pouco mais otimista em ambos a reflexão a respeito nessa sociedade de consumo e do consumo visto como algo que transformou um homem mercadoria na tela você tem aí vida para o consumo do bauman que
é um livro de 2008 a onde o autor disse e os impactos da transformação de diversas áreas da vida exemplo da política da economia da cultura e no outro fala sobre o clássico livro de gírias e conversa e a felicidade paradoxal ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo onde esse autor francês discutir um consumo no mundo atual a partir portanto da relação hedonista do consumo hedonista na moral baseada no prazer imediato né na busca infinita pela felicidade que aquela sensação de desamparo se dá o indivíduo ele não alcança o executado ele passa a ser portanto um
fracassado eu agora faça uma reflexão de caráter estrutural mesmo para poder apresentar dentro de uma redação as possibilidades de entendimento do fato social que é tudo aquilo que a gente percebe como coisa como um fato externo lembre-se da definição clássica do cai sobre fato social seco efetivos e inferiores em geral é aquilo que a competência dos vestibulares principalmente a do enem traz como o selecionar o fato relacionar e interpretar então escolhi a um fato social e vou fazer uma relação entre a vegetação percebam como nós colocamos a ditadura da beleza no brasil é um fenômeno
que penaliza mais que também monalisa existe uma preocupação excessiva com o corpo não só em termos de cirurgias plásticas mas em quantidade de academias salões de beleza de farmácias em são alguns gritante quando se compara com outros países e isso está naturalizado no cotidiano isso é um fato social a relação que nós fazemos com isso aí traz a necessidade de exibir um corpo perfeito e jovem que acabou por banalizar a operações estéticas como implantes de silicone em lipoaspirações lit espaciais frequentemente apresentado por clínicas como procedimento simples facilitar por pagamentos parcelados ou até consórcio por operadoras
de e me mostra interpretação afirmando que diversos fatores contribuem para esse penal no brasil um país que tem uma extensão territorial litorânea enorme onde a maioria das cidades capitais estão próximas à costa calor nessa parte do ano em boa parte do ano nordeste então de onde eu particularmente falo e com cultura de fraco intensa né além disso o corpo é um bem e um pais com a desigualdade social muito grande a beleza é sem dúvida nenhuma capital para a possibilidade de ascensão social o momento agora é para apresentar as nossas teses no desenvolvimento e a
primeira tese ea percepção de como a publicidade influencia as nossas formas de pensar o nosso comportamento isto é mostrando como a publicidade direciona os nossos instintos os nossos desejos talvez ela aqui reflete uma preocupação a sociológica de algum tempo de como então os meios de comunicação influenciam a nossa maneira de pensar o mundo principalmente encobrindo as verdades fazendo com que a nos comportamentos passam a ser como um determinado apenas teórico e franco homogeneizar a indústria cultural então a agir impiedosamente fazendo com que as nossas consciências sejam como eles falam na batizados vejamos que está colocado
na relação fabi argumento e na interpretação o ponto de vista que vem aí na sequência explanar que os textos publicitários em sintonia que um contexto histórico sou relacionado a pele social e cultural influencia intensamente na formação e transformação de hábitos e formas de pensar com seus poderes pessoas olhos criam e impõe direta ou indiretamente ideais valores crenças sonhos expectativas interferem os aspectos psicológicos antropológicos e sociológicos de uma sociedade a publicidade e leva o consumidor a pensar que ela se preocupa com o melhor para ele já nossa interpretação compreende que apreensão com a figura corporal e
disfunção da percepção pode originar transformações de costumes alimentares aderência exercícios físicos busca por intervenções plásticas estéticas e uso de outras técnicas que sustenta essa o mesmo transforma a forma física essas maneiras em certo grau podem ser sal a sua visão desconfortos e é ganhar autoestima mas também pode levar a atitude do obsessivas que superam os limites da saúde danificam a própria capacidade coral cognitiva comportamental e desencadeiam então quadros psicopatológicos ou psiquiátricos que são claros no mundo de hoje bom já nosso segundo a tese tem como propósito entender o corpo como construção de identidade o coco
é uma construção de identidade sem dúvida tá um corpo ele vem ele é uma mercadoria teriam mercadoria de aceitação social de status a utilização de determinadas as vestimentas determina a sua posição social então o corpo ele passa a ser visto de todas as maneiras seja atravessa do contexto mais sexual seja no contexto e pertencimento como um fenômeno do nosso tempo relacionado a posição que você tem na sociedade é dessa maneira que nós a relacionamos interpretamos essa tese vamos ver a identidade na sua relação dts é construída socialmente representa e classifique o indivíduo em função que
situações sociais específicas é portanto uma construção cultural situacional contextual e relacional os indivíduos constroem suas identidades através do consumo de bens serviço que funcionaram não só como um meio para as relações sociais mas também como signos distintivos categoriza dores do sujeito no espaço social o consumo tornou-se uma esfera social que regula e orienta as práticas do cotidiano na sociedade contemporânea quinta para nós fazermos isso contando como mercadoria signo e veículo comunicacional sua linguagem gestualidade forma ou seja suas formas de manipulação cuidado expressão são instrumentos e extensão social indicadores de poder pessoal de prestígio nesse contexto
o culto ao corpo pode ser interpretado como uma espera de consumo que garantiria o limite de aceitação e de pertencimento a um grupo social específico a nossa proposta de solução finalizando análise temática de hoje traz a reflexão sobre a ditadura da magreza isso é na moral da aparência na sociedade de hoje é uma moral comportamental estou falando então que as pessoas segue que as pessoas portanto a não percebe qual isso é prejudicial até que sucumbam as necessidades da indústria da publicidade do que a vinde a representa dentro desse padrão de corpo perfeito dificilmente então nós
poderíamos fazer mudanças se nós considerarmos o aspecto meramente econômico é pensar que a indústria da mídia publicidade em comunhão aos interesses econômicos elas não se preocupar com o consumo no qual a pessoa passe a não se adéqua aquele determinado padrão de grande inocência portanto entendemos que a solo a matemática ela é envolve aspectos de debates de conhecimento e de uma profunda análise que leva as pessoas a entenderem que existem situações diferentes corpos diferentes e que não podem ser meramente fruto de uma tendência determinada pela mente já que isso impõe a questão econômica com padrões de
beleza através de cirurgias plásticas academias e tudo que a que a indústria dos cosméticos representa ou até infelizmente através de meios que não são os mais adequados da saúde portanto trazer instituições sociais de importância como família escola este debate é entender que essa discussão precisa e além da função meramente econômica qual seria então a nossa proposta de solução a ditadura estética da magreza é um fenômeno social dentro da e ao corpo sendo nos elementos a sociedade de consumo junto as promessas de belas curvas estão lucro da indústria de beleza que movimenta bilhões ao ano essa
indústria cosmética ea da perfumaria do culto ao corpo que inclui produtos como o posto pênis regimes produtos líquida as lipoaspirações academia de ginástica é uma indústria pesada que investe na sensação que o sujeito tem poder saciar o sancionar o mal-estar que ele sente quando não está adequado aos padrões sociais o boa vista e