Direita para o social e esquerda para o capital

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A professora da Universidade Federal de Pernambuco, Lucia Neves, foi a entrevistada do programa Deba...
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e deixa o programa debate Brasil eu sou o Paulo passarinho hoje eu devo conversar com a professora Lúcia Maria Wanderley Neves ela é uma professora Educadora e um estúdio Rosa dos processos não somente pedagógicos no nosso país como particularmente gosto de Rosa dos processos de hegemonia professora Lúcia muito obrigado por atender ao nosso convite vamos começar meu nós queremos conversar principalmente sobre essa importante linha de pesquisa que você junto com outros professores estão na frente uma linha de pesquisas que já nos contentou com dois importantes livros para entendermos os processos tanto de educação como principalmente
processo de hegemonia no nosso país O que que você falasse um pouco sobre essa linha de pesquisa e particularmente sobre esses dois livros que tem ajudado a muita gente entender o que estamos passando o nosso mundo e no Brasil atual nem a primeira coisa que quero dizer é que esse trabalho é um trabalho coletivo nós somos uma equipe de educadores que nos reunimos desde os anos 2000 e nós temos duas linhas de trabalho sim uma linha chamada educação escolar que nós trabalhamos exatamente a questão da escola a educação na escola e é uma outra linha
de educação política o são os processos de dominação de classe nosso país por meio de uma Pedagogia da hegemonia são eu gosto de dizer e logo assim para começar primeiro que não é uma ideia que nasce de Lúcia Neves é uma ideia de um grupo que se reúne a anos para discutir no Brasil Contemporâneo as formas de dominação de classe o primeiro livro Nosso a nova Pedagogia da hegemonia ele procura dá uma resposta muito simples é nós todos os todos éramos Eu além de professora universitários estudantes na pós-graduação da UFF onde eu trabalhava eles queriam
saber todos os militantes políticos queria saber porque nos anos 80 o Brasil estava em ebulição e nos anos 90 aquela Abolição toda Acabou então nós fomos ler né e tentar entender o que se processava no Brasil com isso surge é a nova pedagogia Oi bom dia o que é hegemonia a gente acostumada no Brasil por causa de nos processos de ditadura né que sofremos a pensar que a dominação de classe se faz somente pela força ela se faz pela força se o caveirão existe é mas ela também se faz pelo convencimento e é pela adocicando
a boca do cidadão e os olhos os sentidos pela educação é uma forma de Educar não só pela escola então nós estamos Por exemplo agora você ou pela educação a gente viu que essa nova Pedagogia da hegemonia e eu faço questão de frisar nova para depois explicar porque nova Então você chamou uma coisa muito importante e também pela educação então nós vimos no nosso estudo que 3 aparelhos privados de hegemonia são importantíssimos na veiculação desta nova Pedagogia da hegemonia dessa nova forma de dominação pelo convencimento a igreja e o as igrejas a escola faz escolas
EA mídia então esses são os três instrumentos principais mas não só de implementação de uma nova Pedagogia da hegemonia O que é nova Pedagogia da hegemonia nova porque isso não fenômeno novo faz parte do próprio estado capitalista você ter a sujo de coerção e ações de convencimento isso é agora essas formas de coerção e de convencimento elas vão mudando ao longo do tempo então nós descobrimos que até os anos 80 não só no mundo mas também no Brasil a forma de convencimento ela se dava a partir principalmente a Suíça de computação na burocracia estatal e
agora essa nova pedagogia ou essa nova forma de conhecimento é pela sociedade bom então hoje você é convencia as pessoas a partir da organização da sociedade da sociedade tão porque nova e como isso se forma não se faz mais só trazendo as pessoas para entregar integrarem a burocracia isso esse momento existe mas o que é dominante nessa nova Pedagogia da hegemonia é a criação de espaços para dominação onde as pessoas se sentem sujeitos de um processo quando elas são em grande parte né Eh objetos de uma política de dominação O que é isso vamos falar
de uma forma mais clara e é presta eu gosto muito de de exemplo hoje tem um estudo do IBGE que diz que nós temos é 360 80.000 faz fio e o que é isso aí faz frio não é o nome de remédio faz frio são as Fundações e institutos empresariais e existe tuições sem esfinge lucrativo que na sociedade espalham a visão de mundo dominante seu CD um instituições ligadas ao que vulgarmente foi chamado de terceiro setor e agora é uma cê chega nós não usamos essa expressão nós nós trabalhamos né com outro marco teórico social
Marxismo que a gente não não aceita essas áreas Independentes economia política e sociedade né porque esse esse terceiro setor seriam a visão Liberal não é da organização da sociedade que era um terceiro setor nem política nem economia mas e nós trabalhamos dia outra forma e então nós trabalhamos com estruturas e super estruturas e nós trabalhamos um uma noção de estado ampliado Então o que é sociedade para jeito que esse social para para nossa e nosso entendimento é que ficou em sociedades que foram cabe ficando urbanizadas e mais complexas elas são organizadas também com eu gosto
dessa expressão que é do grande através de casa matas né E então essas casa matas ela é da União para o conjunto da sociedade a visão de mundo dominante Então essas faz frio hoje são expressão muito forte dessa nova forma de fazer política então até a pedagogia da hegemonia antiga Se você não se você tinha um estado de bem-estar nessa nova Pedagogia da hegemonia você cria uma sociedade livre skar agora esse tipo de caracterização não seria mais pertinente aos países centrais do capitalismo nós na nossa formação enquanto um país da Periferia não teríamos Talvez uma
situação de maior precariedade nessa construção social é boa pergunta maravilhosa essa é uma ideia que as pessoas às vezes ainda tem quando eu fiz questão de colocar o número de das instituições do terceiro setor Porque as pessoas não sabe disso em geral 360 380 mil instituições fazendo o mesmo trabalho de formiguinha de convencer as pessoas que o melhor mundo é esse que a gente vive é muito e não é a significa que significa isso mesmo temos um conjunto de instituições que de alguma maneira abraça uma concepção contra-hegemônica agora você fala é veja mesmo o fato
de a contra-hegemonia se Aqui de acordo com Antônio grande e também vai no irmãos que é o autor que eu mais estudo agora eles dizem que a contra-hegemonia necessariamente e é uma questão de oposição bom então você trabalha com luta de classes e você organiza vem o conceito granchan de sociedade civil que é uma das coisas mais belas do mundo né que é sem a sociedade civil é uma distância do Estado é desse estado ampliado essa estrada ampliado e Essa sociedade civil ela não é só para uma direção ela é uma arena de luta de
classes vai ver o reino do IMS e diz assim ah e Tom são também a classe Face então o conflito na sociedade é inerente à sociedade capitalista o antagonismo de classe mas ela organização da associação social é histórica eu gosto que gostaria que você me perguntar se é possível contra-hegemonia em tese sim Aí você pergunta aí agora no Brasil nós temos uma contra reunir não Ah mas isso não se daria por uma peculiaridade do processo político e vende-se vivenciamos principalmente com a experiência dos governos Ford 2002 ele faz essa pergunta pelo seguinte boa parte da
sociedade brasileira reagiu de alguma medida a todo o processo de como dizer incorporação do figurino neoliberal no Brasil a partir dos anos 90 uma das principais forças Inclusive era o PT e talvez isso tenha levado inclusive esse partido a ser vitorioso nas eleições presidenciais de 2002 com um discurso que de alguma maneira procurava capitalizar toda uma trajetória de oposição a esse modelo que se implantou no país contudo por concepções de governabilidade desse partido ouvir claramente o inflexão político-ideológica do PT e de alguma maneira os governos possam e três tiver a pretensão de organizar um o
que eu chamo um pacto social em torno do modelo justamente de figurino liberal de alguma forma esse processo conduzido especialmente pelo Lula foi exitoso pelo menos até o final dos anos 2010 por aí até a eclosão da crise econômica nos países centrais do capitalismo de lá para cá a dificuldade têm sido crescentes e particularmente neste momento nós encontramos não só no mundo da política como na sociedade brasileira divisões muito fortes Então nesse sentido eu lhe pergunto em que medida essa esse processo no caso brasileiro não foi muito influenciado justamente por essa opção realizada pelo PT
não na nossa maneira de ver isso não esse não come e com o governo PT essa essa nova Pedagogia da hegemonia no Brasil no mundo ela começa com primeiro governo fundo do mundo né eu fui se foi formada uma tem grupo diz de governo e social-democratas e com todos aqueles González clicam turma da chamada Terceira via fone Blair como o Tony Blair Inclusive inclusive alguns Alguns intelectuais brasileiros acham que a terceira via foi um programa de governo do Tony Blair mas não foi a terceira via é uma coisa bem mais profunda a terceira via uma
inflexão da social-democracia EA direita Então ela começa com aqui no Brasil com próprio é Fernando Henrique Cardoso eu me chamava quando eu escrevi a época de governo neoliberal eo Fernando Henrique sempre eles nós não somos a neoway Gerais nós somos sociais-liberais né então o que eu uso Fernando Henrique estava dizendo Exatamente isso nós temos um projeto social Democrata que concilia mercado por justiça social é tanto é que o primeiro programa de governo dele era Mãos à Obra o segundo era avança Brasil e a gente pensava que a comunidade solidária era uma nova vestimenta da da
LB a nap para primeira-dama e Brasileira de assistência sempre Sabe aquela nova roupagem não era Ruth Cardoso era um antropólogo que comungava com esses ideais e foi implantar no no âmbito da presidência da república esse novo modelo da sociedade bem-estar Ou seja é uma nova forma liberal né que junta mercado com justiça social o que foi que o governo Lula fez e não te ver EA profunda mas você não reconhece que pelo menos até o final dos anos 1990 o PT manifestavam oposição é essa tentativa de construção política ó ele tem um livro que eu
recomendo todas as pessoas que estão em quietas com essas coisas é um livro de um baiano chamado eurelino foi ele o que pouco coincidência ou não a gente chamou para ser orelha do nosso livro o livro dele é espetacular ele é um Historiador formado pela UFF e ele fez um estudo da trajetória do PT e ele não entra no PT no governo ele vai até 98 é o estudo de toda a trajetória do PT isso dança das suas concepções Então o Google a capa do livro foi muito feliz que é a Branca né que já
era o PT querendo ser paz e amor já era o PT entrando nessa concepção de sociedade de bem-estar O que todos querem democratizar a democracia foi boa essa lembrança que já em 1998 houve uma tentativa dentro de uma linha precursora daquele Lulinha paz e avô e apresentaram PT mais palatável e isso e 98/98 Campanha nós desfraldadas ou pelo menos houve um início de um estímulo a isso Pois é quando Nós escolhemos o título Desse nosso livro ele para o social esquerda para o canal a gente a gente tinha já uma acúmulo de conhecimento para mostrar
que é as duas forças direita e esquerda que é no Brasil eram antagônicas e nos anos 80 elas são complementares tanto é que hoje a direita para o social ela quer as mesmas coisas que a esquerda para o capital pé e o que é isso O que é que se quer o quê que você quer não o que se quer é reduzir a pobreza é né e buscar qualquer preço a paz social então isso não é não é de 2010 Esse é um projeto muito mais não porque eu não sei que você citou inclusive é
uma das principais lideranças ver as articulação vamos dizer Mundial onde especialmente no mundo ocidental se houve se tivemos muito interesse não se chama só para te dar mais leite já deu o exemplo da eu tenho exemplo da porque me avisa o que nós estamos com nosso tempo regulamentar esgotado para o primeiro bloco A gente vai conversar continuar conversar no segundo bloco do nosso programa eu lhe peço desculpas pela interrupção mas dentro de instante a gente retorna o Jajá estaremos de volta à e as reservas do pré-sal estão estimadas em 10 trilhões de dólares quantia suficiente
para erradicar todas as mazelas do nosso país e nós estamos de volta o nosso programa The Voice Brasil hoje conversando com a professora Lúcia Maria Wanderley Neves a respeito dos atuais processos de hegemonia no nosso país e principalmente seu real significado Lúcia no último bloco eu acabei te interrompendo e queria que você completasse o seu raciocínio pelo menos no tocante a essa caracterização do que vem a ser esta nova Pedagogia da hegemonia eu quero frisar nós não estamos discutindo só ser o governo Dilma o governo Lula eu as nós discutimos no nosso trabalho O projeto
político quando ele é gestado com ele se desenvolve o que eu acho que a política brasileira da pequena política ela fica muito localizada termina às vezes até parecendo que é um fla-flu né sou contra eu como sou nordestina o Estoril sou do cordão Azul sou do cordão encarnado eu acho que política não pode ser feitas em si sem vê-la No processo histórico maior por exemplo como esse processo não é uma questão de governo petista o governo Lula e eu quero dizer que já começa com Fernando Henrique Cardoso te odeia o exemplo antes como pude é
teve um papel a Ruth Cardoso tempo para o importante de implementar esse modelo da sociedade e bem-estar foi ela que começo mas é tão bem importante você tá uma figura primordial né foi o o Bresser Pereira que esteve inclusive nas reuniões da governança Progressista esse movimento mundial de uma social-democracia mais agir O que é mercado com justiça social ele esteve lá para implantar um modelo de estado e aparelho estatal que nós temos hoje e tem é o grande arquiteto da sociedade de bem-estar porque o digo isso porque ele implantou um modelo de aparelho é a
gente Natal da seguinte maneira você tem a privatização das empresas estatais que era uma das regras A outra era transformar as Campo social as políticas sociais em atividade não exclusiva do Estado São hoje você tem a saúde privatizada tudo é privatizada na área social vem ver esse modelo tem as atividades exclusivas do estado e daí a gente a entender também porque agora existe os figuras do Judiciário que se autonomismo dos governos Porque eles estão a função de estado Eles estão numa função e atividades exclusivas do Estado então que tem o núcleo estratégico o núcleo estratégico
é composto pelos Ministérios congresso Então esse modelo é que vem sendo implantado pelos governos que vão se sucedendo e que tem exatamente a o foco é conseguir a paz social a qualquer preço né a passe Wando os movimentos sociais tão toda a pedagogia da hegemonia a nova Pedagogia da hegemonia é uma forma de dominação de classes para apassivar os movimentos sociais pra você acredita que esse movimento as condições de ter exitoso por exemplo na Europa que é o berço da social-democracia histórica me parece que foi o local onde principalmente ouvir essa convergência entre a herança
social Democrata e a força do neoliberalismo resultando nesse social-liberalismo nós estamos assistindo hoje na Europa questionamentos muito fortes correlação inclusive o programa de ajuste que o A Comunidade Europeia eo Banco Central europeu eo FBI vem procurando implantar nos países por conta justamente da crise econômica que explodiu a partir dos anos 2007 e 2008.de que estamos falando de países que possuem estruturas de proteção social muito forte ele perguntou isso pelo seguinte o país tão desigual tão está equilibrado com o Brasil um país tipicamente da Periferia não é possível pensar nessa paz social é bem Vamos colocar
na teoria para explicar práticas de toda ideologia tem uma base material então um encontro a base material está satisfazendo Ela vai se fincando fincando os pés então Bolsa Família já tinha o leite do Sarney se lembra das leitinho Leite Essa essas ações governamentais de alívio à pobreza né elas elas têm uma força muito forte de convencimento e Mas tem uma coisa chamada realidade de repente uma crise que nós estamos passando agora o inflação subindo a economia parada não é possível que os homens se Organize para questionar eu acho que estamos começando um movimento de alerta
mas não se expressou por exemplo é uma mudança de cenário nas eleições presidenciais por exemplo nós tivemos várias candidaturas de que eu chamo dos nanicos fazer de uma proposta alternativa ao que existe e a maioria assim esmagadora dos votos foi por favor um pelos partidos que expressam esse modelo defendem Essa ordem então eu não posso ser ingênua e dizer não o povo está nas ruas é porque já existe uma contra-hegemonia estabelecida não é um projeto político antagônico ao que está aí eu digo também que nós temos de analisar as coisas na história é possível que
a realidade atual Com todas essas crises institucionais essa coisa da Petrobras né aquela aquela aquele assassino do crédito fácil acabando né Então tudo isso pode acontecer de as pessoas quererem né pensar de outra forma mas eu como boa Grand mexicana não temos de ter o pessimismo da razão e outro lote mesmo dá vontade não podemos ser ingênuos vamos ver agora vou falar com o professora primária e sou fez o mesmo hoje tudo que se faz na área educacional que eu já disse que era o blocos importante de divulgação da nova pedagogia Olá tudo que se
faz na escola é avaliado isso e nível Internacional pelo pisa que é um programa da o CD é para avaliar a escolarização básica e também no Brasil os instrumentos de avaliação não inclui história é Ciências Sociais não são avaliadas o que isso significa a médio e longo prazo como você vai adquirir uma consciência Se você não entende o processo Então você facilmente é levado pelo poder maravilhoso nos aparelhos privados de hegemonia quer sejam os culturais né sejam os políticos Então você termina a força tão grande é que você termina falando por eles a ver esse
é nova produzindo reproduzir a ideologia dominante exemplo uma coisa que todo mundo fala hoje faça sua parte e o mundo vai melhorar se você fizer a sua parte Essa é a ideologia principal liberal e nós não temos uma sociedade de conflitos de antagonismo de interesses diversos né não não tem a sociedade tão injusta como nós temos nos se fizermos a nossa parte viveremos no Paraíso então é o poder muito forte midiático no sentido de formar uma mentalidade nos jovens e também nos adultos Faça a sua parte e não Organize para se encontra pouco como coletivo
para se contrapor não é fraco conciliar contra pô não é conciliar você como que essa nova Pedagogia da hegemonia se expressou objectivamente na área se você já fez referência que um dos aparelhos importante reprodução das ideologias são as escolas e você tem uma experiência muito rica nesta nessa área o que você é caracteriza as mudanças que nós tivemos Justamente na área educacional Olha nós nós estudamos bem a fundo é temos de trabalho já sobre a educação escolar é então duas questões são minhas minha inquieto é os rumos tomados pela educação superior brasileira Eu tenho um
livro chamado mercado do conhecimento conhecimento para o mercado onde eu análise eu e uma pesquisadora lá da Fiocruz eu analiso um a reforma da educação superior e hoje fazer na época é concentrou-se discussao da reforma da educação superior na questão de cotas desvi ou se a questão central que foi exatamente acabar com o modelo de educação superior central de universidades de ensino pesquisa e extensão juntos para um frango a fragmentação no que se chama de educação terciária que é um conceito da ocds que tudo que for depois de Ensino Médio é educação educação superior então
nós ainda estamos aquela ilusão que nós vamos para Universidade não eu vou a universidade não são três pelo menos né que são as faculdades os centros E aí ó as cidades só esse tipo é que tem o modelo de ensino pesquisa e extensão resto é tudo mas mesmo em relação atual Universidade parece que a gente vive uma prolongada agonia e degradação do Ensino Fundamental você entendido aí tanto como a educação básica e educação o ensino médio esse processo da gravação não acaba se refletindo também mesmo na universidade que procura manter as três linhas fundamentais nós
estamos terminando nessa missão a pesquisa nós estamos terminando agora um livro sobre educação básica da já fizemos a educação superior estamos terminando acho que daqui para Júlia já está lançando pretendemos que o título seja é Educação Básica uma tragédia anunciada e esse é o esse é o nosso próximo trabalho Falta só editar o livro A pesquisa já já está até escrita Então veja você fez a pergunta que eu acho que qualquer brasileiro vocês ato tinha de fazer hoje era por que 529 1534 zeros na prova na redação do Enem o que isso significa Então para
mim Sou professora primária de origem né eu me escandalizo né Pois é para a luta do movimento social Educacional se concentrou em mais verbas para a educação Acho que mais vejo a educação mais chegamos a um ponto que não não é só mais verbas em C e vamos para que então nós estamos com evidência mesmo você não Concorde com a forma de avaliação essas avaliações de larga mas tem evidências de que a educação básica brasileira não está formando seres que pensem autonomamente e não é de hoje só que veio se agudizando a partir desse neoliberalismo
de terceira via né porque eu posso até explicar bem claro até então até 2007 amigo slogan da educação no Brasil é a todos é não educação para todos então foi esse slogan educação para todos ampliou-se enormemente a educação básica a educação básica incluindo ensino médio e Fundamental trouxe mas a que preço o e com que qualidade não é a que preço é que eu fiz faculdade das matrículas não para a população jovem e infantil contudo a qualidade aí tem aí tem uma outra questão que é mais grave a partir 2007 esses logo já o segundo
governo Lula esses Luna ó e vai ser Todos Pela Educação Todos Pela Educação é um movimento e que tem a a direção mesmo do empresariado brasileiro para você ver a relação entre o movimento dos empresários e educação básica o e encerro para você ver a relação entre Educação Básica e empresariado e governo o empresariado brasileiro fez grande movimento chamado compromisso Todos Pela Educação que estavam presentes Os ministros da educação dos dois governos FHC e o ministro da educação à época do Governo PB eles estavam assinaram este compromisso e não só trouxeram para plano do governo
chamado plano compromisso Todos Pela Educação você vai ver essa essa moça só fala contra não é mas veja o que significa isso significa que o empresariado brasileiro também esse Frankfurt e com a qualidade da educação nós que falamos contra nos preocupamos os empresários também mas será que nós querem usar mesma coisa você você vai você mesmo vai responder a isso mas nosso próximo bloco Vamos a um novo intervalo nosso programa e dentro de instante vamos voltar com essa conversa muito instigante com a professora Lúcia Maria Wanderley né já já estaremos de volta e E aí
e as reservas do pré-sal estão estimadas em 10 trilhões de dólares quantia suficiente para erradicar todas as mazelas de nosso país e E aí E aí e o desenho de anime e também volto com o nosso programa debate Brasil hoje conversando com a professora Lúcia Maria Wanderley Neves Luciano último bloco você registrava que de alguma maneira a insatisfações ou dúvidas ou questionamentos em relação ao nosso padrão Educacional tanto em termos do empresariado como também daqueles que de alguma maneira denunciam o processo em curso como o processo elitista e principalmente de conciliação o interesses entre trabalhadores
empresários que não necessariamente podem ajudar a resolver os imensos conflitos sociais que vivemos queria que você colocasse o seu ponto de vista Por que razão tanto empresários como hoje boa parte dos setores populares questionam a tua ordem Olha eu acho o seguinte se a sociedade civil é um espaço é uma arena de luta de classes a nossa sociedade capitalista os empresários vão querer uma educação de acordo com os seus interesses e os trabalhadores ou os que se posicionam dentro de uma perspectiva da classe trabalhadora também tem devem ter sua pessoas sua testa acima de educação
então o que que os empresários querem os empresários querem o aumento da produtividade no trabalho o e principalmente aumento da produtividade da força de trabalho para obter lucros os empresários querem também seres humanos que se acomodem com a Realidade Atual e não só se acomoda achei muito boa o Brasil grande Brasil de todos o Brasil maravilhoso bem essa é a perspectiva da classe dominante né nos empresários brasileiros Porque eles estão vindo que essa expansão que foi feita na educação brasileira nos anos de 90 para cá dela certificado mas não deram trabalhador hábito a aumentar os
seus lucros e isso eles querem corrigir Mas será que é isso que nós queremos e esse é um problema que temos de resolver difícil porque isso terminamos se ficarmos nas metas quantitativas só que melhores condições de trabalho mais verbas para a educação se ficarmos só nas metas quantitativas no Vamos trabalhar bem anjo diferenças o que nós queremos não disseram os treinos aumentar o lucro do patrão nós queremos seres humanos capazes de decidir autonomamente os ritmo de sua vida das suas sociedades e essa é uma perspectiva da classe trabalhadora entendeu até para poder entender os processos
de dominação de classe e lutar pela mudança das relações sociais vigentes esse modelo de escola que é implementado desde o início do a 90 sobre a influência da Unesco principalmente sem outras agências internacionais ela não tá preocupada esse modelo Não se preocupa com isso então se nós ficarmos como a gente tem estado sempre lutando por melhores condições de trabalho do professor né uma escola com melhores condições mais tempo de permanência do aluno na escola só isso não resolver nós temos de entrar também é que tipo de currículo é que essa escola está fazendo e que
tipo de ser humano está sendo formado e aí entra uma coisa que está aqui que a gente não tratou na entrevista que a gente fala de que é é uma direita por social e o esquerda para o capital né e uma formação de intelectuais o únicos da nova Pedagogia da hegemonia a gente escolheu trabalhar intelectuais porque nós somos professores Então o que é intelectual para grande né Então sai da questão escolar e vamos ver a questão política que elas não são indissociáveis que ela não são separadas elas são indissociáveis então intelectual para grande não é
aquele que sabe muito intelectual para grande aquele que organiza a sociedade então esse esse intelectual ela ele colabora ele não é outono na sociedade dita sempre vinculada aos interesses de classe Então ele pode ser formado para conservar os estados flocos e ele pode ser também né educado para questionar É mas ele tem de ser educado os professores existentes hoje em sua grande maioria só educado dentro do modelo das classes dominantes quis algo muito difícil é você construir cidadãos críticos Mas é pelo conteúdo e outro dia fui falei na outra entrevista que eu dei essa semana
eu fui instigar é uma semana de estudantes de história e eu comecei de nele eu vou dizer porque que eu estou aqui era São João del-rei eu dizer eu estou aqui por uma razão simples que eu vou morrer daqui a pouco meu problema é Vocês que são jovens que vocês historiadores estão fazendo quando nenhuma avaliação quer saber nada com a disciplina de vocês E aí eles ficaram Aflitos né porque é é esse São esses os termos que temos de entrar e não são questões técnicas são questões de política educacional que projeto político-pedagógico qual o dia
a dia da escola pode ajudar a transformar estas sociedades Você acredita Lúcia na possibilidade da construção de um projeto pedagógico que tenha como objetivo a emancipação intelectual dos trabalhadores num processo onde a hegemonia hoje do da economia ela está muito restrita em torno de alguns agentes econômicos como bancos multinacionais E parece que toda a nossa dinâmica de um país da Periferia capitalista hoje está muito restrita a alguns setores que de fato comandam o processo particularmente os bancos e multinacionais é possível desvincular o processo pedagógico dessa hegemonia de natureza Econômica Vamos trabalhar do ponto de vista
da razão e do ponto de vista da da emoção e da vontade é que o homem pode são como eu processo Marxismo humanista o homem pode em tese Sim nós não podemos ser idealistas desligados dos processos sociais concretos mas o homem pode então é possível sim E essa era a perspectiva do granchi de Quando Ele propôs uma escola unitária ele estava se contra fundo ao fascismo Ah entendeu agora o que me propôs nós da esquerda o nós opositores ou nós que não queremos trabalhar para a reprodução dos fui para a lucratividade de empresários no país
tão Injusto né nós que tem um exerce sentimento Nós não entendemos ainda direito Todas as consequências do que é uma escola unitária ou uma escola de a lógicas já é vou contar uma brincadeira que eu acho que isso ajuda muito eu sou uma pessoa que tive a sorte se vê a volta de Paulo Freires bresilius meu conterrâneo Viação Pernambucana e é tão interessante quando o Paulo Fez sala envia lógica na época as pessoas entenderam com bater papo diálogo e ele e não é uma questão de de um pensar dialético isso isso e quando o grande
pensou na escola unitária ele estava se debatendo né com dois movimentos movimento quero fascismo que queria fazer uma escola humanista clássica que era assim totalmente desvinculada dos processos históricos Oi e o o outro movimento que era da escola nova que deixa o aluno livre para fazer o que ele quer então ele disse ficou vários muitos anos em dúvidas ele se a traía pelas espontaneidade porque ele ele era culto ele eu como nisso ele não queria algumas a mais até que ele se decidiu Ele disse que a escola básica e ela tem que ter uma direção
que se você deixa a criança entregue a a sua experiência cotidiana apenas você vai ter o caucho não vai ter um ser humano que decida que faça escolhas então a escola unitária do grande é ainda é Um fundamento interessante para gente pensar de uma escola 500 Cível o homem faz a história então é possível agora precisa vontade à vontade coletiva tem disse organização item de ter direção na escola e na política modelo atual esse modelo que tão bem e você caracterizou e Ele oferece armadilhas muito grandes tanto é que em várias partes do mundo não
foi somente na Europa ou aqui no Brasil a esquerda ou a ex esquerda e deixou o capim e por esse mesmo projeto como resolver esse problema e se o título deste livro é muito instigante porque a direita para o social e a esquerda para o capital de alguma maneira me parece que ele expressa essa tentativa de alguma maneira fundir a tradição Liberal a tradição social-democrata como escapar dessa armadilha e hoje em dia muito quando você fala enfim o oposto você junta com radical raivoso antes vivo socialista-comunista né É só uma série de de nomeações para
colocar uma coisa do passado né mas eu acredito seguida Enquanto estivermos nessa postura de juntar alhos com bugalhos nós não vamos dar sim passo no sentido de redefinir as relações sociais no Brasil porque você trabalha luta mas sempre dentro da Ordem e esse modelo de democracia que está instalado está todo trabalho desde Fernando Henrique Cardoso e combinando com o Lula da Silva é um trabalho para fazer sociedade opinar você hoje 10 o Big Brother Brasil você dissipante mas é participante dentro daquilo que está estabelecendo Então você muda que uma vírgula muda dos fontes mas você
não não constrói um outro projeto de sociedade para gente construir um outro projeto de sociedade um país dependente como o nosso não seria importante colocar na mesma maneira que todo o processo pode tá dura ganhou expressão a ideia da Democracia não ser importante nós colocarmos um nesse mesmo patamar a questão da soberania o é é é por muito tempo no o modelo neoliberal colocou que não existe mais Estado Nacional né Nós não temos governo em governança Até que a realidade foi mais for ela forro que tivemos crises e crises a última uma crise de aspectos
bastante distintos que a crise dos ricos em 2008 e como fazer para salvar o capitalismo tem uma capa do que uma dessas revistas não sei se a carta capital que quer amor forte do Estado hoje ninguém mais questiona se existe Estado Nacional existe existe um movimento como esse movimento de globalização ele não é o único ele já começa deixa o século 19 então o dia começou do século final do século 15 é eu estou estudando agora exatamente como se deu esse processo todo na Inglaterra né que a primeira quem implantou a indústria e então eu
tô chegando Exatamente esse movimento Então vai haver sempre uma pressão internacional mas tem um Espaço agora vamos trabalhar aí necessário que as pessoas se conscientizem mas não pude expulso entendeu os processos históricos mesmo porque o Brasil passou até porque é Qual modelo em que por exemplo a Petrobras era nossa E por que ela não é mais a nossa né que existe modelo de estado que foi implementado esse estado não era sempre assim a privatização de estatais o que significa isso então eu acho que a gente o poder elaborar um projeto antagônico à medida que a
gente conheça os processos reais existem a exigir infelizmente existe no campo das crítico onde eu me Flu é um e ainda ainda existe uma dificuldade de encarar os processos reais eu às vezes viga de seção Marxismo Idealista ver você tem vontade vontade mas você tem que entender como essa as coisas se movimentam não é só querer né você não seu querer tem em cima pensei em cima do que existe para transformar mas se você não conhece que existe por exemplo nós vivemos minha viagem minha geração viveu grande momento nesse tá dura olha o que a
gente a prática fez com que a gente tivesse a relação torta sociedade civil é o reino dos Bois e o governo é o reino deles dos maus não é verdade estado e sociedade civil são uma totalidade e são arena de luta de desfruta Então essa sociedade civil não é o reino do bem e o estado aparelho é isso tá o reino do mal Isso dificulta muito a formação de estratégias políticas para a transformação social ver tudo que vier do movimento social é bom e o tudo que vier do Estado ruim essa cor essa coisa ela
é forte ainda tanto é que nesse livro Aqui Nós escolhemos intelectuais coletivos que é um termo que a gente criou a partir do grande e escolhemos duas instituições a Fundação Getúlio Vargas e fui base para mostrar a e da Fundação Getúlio Vargas de uma direita para o social EA prática do ibase de um esquerda para o capital então claro que a gente ganha a inimigos mas ao mesmo tempo a gente esclarece um velocidade velocidade parece mais importante mas você é muito obrigado pelo entrevista por essa oportunidade dessa conversa tão proveitosa e eu espero que os
nossos telespectadores procurem conhecer o melhor melhor essa realidade e principalmente esse trabalho fecundo que entre outros Lúcia Maria Wanderley Neves ajuda a nos compreender Muito obrigado Lúcia é Eu que agradeço estou à disposição quantas vezes forem necessárias para ajudar a gente a pensar que eu acho que esse essa é a tarefa do professor ajudar a pensar e construir coletivamente a sociedade mais justa vigna eu quero eu agradeço a vocês telespectadores até a próxima
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