EVIDÊNCIAS - História dos Judeus (parte 2)

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Rodrigo Silva | Em busca de evidências
Na semana passada iniciamos uma apresentação resumida da história dos judeus, um dos povos mais infl...
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está começando mais um programa evidências sempre em busca de fatos que comprovem a veracidade histórica da bíblia sagrada na semana passada iniciamos uma apresentação resumida da história dos judeus um dos povos mais influentes de toda a história e de onde saiu o cristianismo ali vemos como este povo teve participação direta na preservação das verdades divinas e como através de um homem chamado abraão deus fez surgir a linhagem que traria o mundo o messias salvador também vimos como os patriarcas antes nômades e pastor há listas deixaram a vida do deserto para fixarem se nas terras de
cara antes disso porém eles se mudam provisoriamente para o egito e lá são muito bem tratados até que um novo farol sob o poder e os oprime com mão de ferro os hebreus a partir de então são reduzidos a mais terrível forma de escravidão essa opressão dura centenas de anos até que moisés hoje no egito e os liberta dali os passos seguintes você se lembra eles caminham para cada tomam posse da terra ea dívida e também entre doze tribos conforme os 12 filhos e netos de jacó a nós também explicamos no programa anterior que brilhou
foi o primeiro apelido dado ao povo que era aplicado o próprio patriarca abraão mas depois que já estavam assentados na terra de canaã à terra prometida eles passaram a ser mais conhecidos pelo nome de israel possivelmente em homenagem ao patriarca jacó que passou a se chamar israel depois de sua vitória sobre o anjo do senhor nossa descrição parou nos tempos da monarquia quando após a morte do rei salomão uma revolta interna dividiu o território em duas partes em suma foi assim que tudo aconteceu salomão foi um sábio e justo rei de israel mas isto não
impediu que ele cometesse erros ganhar se severa oposição do povo ainda em seu governo jeroboam que era filho de um dos homens de maior confiança do rei provocou uma revolta contra a casa real por causa dos impostos abusivos que eram cobrados do povo e de fato no auge de sua glória salomão começou a ter idéias muito imperialistas de governo que eram é claro contra a vontade de deus isso fora sua idolatria e contaminação com mulheres pagãs na sua primeira revolta geral bom não foi bem sucedido e acabou tendo que fugir para o egito onde ficou
sob a proteção do faraó mas tão logo morre o rei salomão dez tribos do norte simplesmente não aceitam que roubam o filho e três perderam assumisse o controle do reino isto porque eles certamente sabiam que roubam os sub jogaria tal qual havia feito o seu pai então jeroboam que havia regressado do egito nessa época foi eleito o rei por essas tribos rebeldes e roubam não teve escolha senão governar sobre as tribos de judá e benjamin que ficavam sul então a nova configuração do reino passou a ser assim a parte azul no mapa composta por dez
tribos passou a se chamar israel o reino do norte e mais tarde reino da samaria já a outra parte amarela seria o reino da judeia composto pelas tribos restantes que aceitaram ser governados pelo filho de salomão as vantagens do sul é que eles ficaram com a cidade de jerusalém como sua capital e também com um lindo templo de salomão havia construído a e também com a tribo dos sacerdotes levitas que garantiriam o sistema legal de sacrifícios conforme as prescrições de deus através de moisés já as dez tribos do norte tinham como vantagem o fato de
serem numericamente mais representativas e de possuírem a parte mais fértil do reino inclusive as mais importantes fontes de água de todo o país mas para ambos havia a desvantagem que agora eram inimigos um do outro e assim ficariam para um bom espaço de tempo jeroboam empolgado com o poder não perdeu tempo em proclamar a sua plataforma de governo ele escolheu a cidade disse ken para a capital do seu novo reino e permaneceu ali por cinco anos aproximadamente depois ele transferiu a capital para peniel e tears a e só mais tarde sob o comando de outro
rei foi construída a cidade de samaria que se tornou a capital definitiva do reino do norte a saber israel enquanto isso os cidadãos do sul seguiam com seu reino que agora é conhecido como o reino de judá e aqui vem um detalhe importante você se lembra que dissemos que o reino do sul o reino de judá tinha a vantagem de ter em seu território jerusalém e o grande templo do senhor pois bem jeroboam temeu que o povo de israel o povo do norte se a juntar se ao povo de judá unificando novamente o reino e
se tornando contra o seu governo afinal de contas ele não era um descendente legítimo de da vila então o que ele fez ele impediu que os seus súditos fosse até jerusalém e ao templo judeu para realizar sacrifícios e ofertas religiosas ao invés disso deveriam realizar os seus rituais religiosos ali mesmo no território de israel para isso gerou o gol mandou construir dois santuários do norte um na cidade de dharan outro na cidade de bethel esses santuários porém eram completamente idólatras contrários aos ensinamentos de moisés semelhante aos rebeldes do deserto ele fez dois bezerros de ouro
e incentivou o povo a se prostrar diante deles como se não bastasse ele escolheu a seu bel-prazer novas datas para o feriado religioso e constituiu sacerdotes particulares que não eram da tribo de levi de um modo geral pode-se dizer que israel sempre caracterizou se por essa instabilidade política em todo o seu território no curto espaço de 209 anos houve 19 reis de diferentes dinastias que se sucederam com golpes de estado assassinatos chacinas e traições enquanto isso ajuda também seguia tendo seus reis alguns justos outros nem tanto mas a situação ficou péssima mesmo quando israel se
aliou à síria para destruir ajudar ajudar por sua vez tornou se vá sala da assíria para resistir aos ataques do norte o resultado foi que em 722 antes de cristo os assírios varreram do mapa israel fazendo desaparecer a maior parte das 12 tribos aliás a determinação de seu destino depois do ataque a sírio e até hoje motivo de muito debate entre os acadêmicos onde foram parar à as tribos perdidas de israel ajudar por sua vez continuou existindo mas também foi atacada 117 anos depois desta vez por nabucodonosor reino da babilônia que levou o povo em
cativeiro destri o templo ea própria cidade de jerusalém eles não desapareceram como seus irmãos do norte mas o trauma do cativeiro ficou por muito tempo marcado de modo indelével na memória do povo agora puro outro lado é interessante notar que apesar da queda de jerusalém - de dois séculos depois de samaria a capital do reino de israel ao serem levados para o cativeiro da babilônia os moradores de judá mantiveram pelo menos em parte fortes laços culturais que os mantiveram mais unidos que seus vizinhos do norte isso talvez seja graças às profecias de jeremias que previu
o exílio ea fifa ou que o mesmo duraria apenas 70 anos depois disso de fato o povo voltou para jerusalém reconstruiu a sociedade reconstruir o templo e ainda haveria de receber o messias o que realmente aconteceu na história nesse período de cativeiro que surge pela primeira vez o uso do termo judeu referindo se não apenas aos membros da tribo de judá mas a todos os descendentes vivos de abraão que viveram e sobreviveram ao exílio da babilônia depois disso já na época dos peças o termo judeu passou a significar o seguidor da religião judaica isto é
da fé de abraão e muitos estrangeiros que se convertiam a essa festa e mítica também passaram a se identificar como judeus ou membros espirituais da tribo de judá de certa forma foi através da tribo de judá que a tradição judaica se preservou existindo com força até os dias atuais então se você se lembrar do que falamos desde o primeiro programa os descendentes de abraão foram primeiramente conhecidos pelo nome de hebreus depois israelitas e finalmente após o cativeiro judeus hoje ainda temos o termo israelense que é de uso moderno e sobre isso falaremos num outro programa
agora continuando a nossa história passado o tempo do cativeiro previsto por jeremias ciro o grande conquistou a babilônia e enviou os judeus de volta para o seu antigo território assim ele designou para eles a província de e rudi que de maneira geral era o mesmo território da antiga província ou tribo de judá uso deus habitaram ali até o segundo século da era cristã eles reconstruir o templo enfrentaram outros inimigos novos inimigos e acabaram dominados pelos romanos em todo esse tempo do cativeiro a chegada dos romanos o país passou a ser dirigido por leis judaicas lembre
se que a sua religião nesta época como dissemos passou a se chamar judaísmo ea prática religiosa de judá especialmente com os acréscimos legais que foram ocorridos durante o cativeiro passou a caracterizar as correntes mais perigosas do povo dos descendentes de abraão foi nesse período do cativeiro e também depois dele que surgiram as sinagogas o partido dos fariseus os saduceus os escribas da lei e outros elementos fortes da identidade judaica mas esse processo de semi autonomia foi temporariamente interrompido em 168 antes de cristo quando os selêucida síria tentaram pôr fim à liberdade dos judeus aí irrompeu
a chamada guerra dos macabeus quando os judeus reconquistaram a sua independência ea mantiveram sob a dinastia dos as modelos e também depois dos heróis de anos esses últimos porém os heróis de anos não eram a bem da verdade eleitos pela vontade do povo mas sim pela vontade de roma que agora dominava a região aliás deixe me contar essa história pra você em 63 antes de cristo o general o ponteiro magno invadiu a judéia e anexou ao domínio romano entre 63 anos de cristo e 6 depois de cristo o território dos judeus foi um principado vassalo
do império de roma no ano 40 antes de cristo um homem chamado herodes que era genro de ir cano segundo foi nomeado rei da judéia por ordem de otaviano e marco antônio esse título na verdade ele só foi exercer mesmo depois do ano 37 antes de cristo a ele foi concedida autonomia quase ilimitada nos assuntos internos do país ele cunhou moedas construiu grandes monumentos e criou novas cidades do território e até reformou o templo de jerusalém tornando um dos edifícios mais grandiosos na ocasião o tempo você se lembra que salomão havia erguido além de tinga
sido destruído pelos babilônios o seu processo de reconstrução já se arrastava desde os dias do babel e não parecia ter fim para piorar a história este templo reconstruído na época de zorobabel era muito tímido muito pobre se comparado ao grande templo de salomão ele não parecia digno de ser objeto de um grande orgulho judaico mas com herodes foi diferente pois ele tornou o templo um edifício assunto ozu e magnífico o problema é que esse mesmo herodes era o rei o diado pelos judeus isto mesmo ele era de testado primeiro porque ele não era 100% judeu
mas sim e do meu a sua mãe para você ter uma ideia era descendente dos árabes em segundo lugar herodes era detestado por que tornou-se um adulador dos romanos e em terceiro lugar ele também era odiado porque era um louco a história revela que ele mandou matar vários membros de sua família porque temia que alguns deles pudessem tomar lhe a coroa aliás isso explica porque ele mandou matar os bebês de belém apenas porque tinha medo de que uma criança dá lhe tomasse o seu domínio quando herodes morreu no ano 4 antes de cristo o seu
território foi dividido em três principados e repartido entre os seus três filhos sobreviventes a saber arquelau felipe herodes antipas esse herodes antipas ficou com a parte da galiléia e peréia demarcados em roxo no mapa foi ele também o mesmo rei que no futuro mandaria matar joão batista e pediria a jesus para operar um milagre prometendo livrá-lo da morte caso fizesse era um homem fraco e frívolo praticamente destituído de todo e qualquer bom traço de caráter voltando ao mapa você vê um território marrom que foi dado à felipe ea parte avermelhada que compreende a judéia foi
oferecida a arquilau aquela era a parte mais importante do reino onde ficava a cidade de jerusalém mas afinal conseguiu ser pior ainda que seus irmãos por causa de sua incompetência administrativa roma o tirou do poder e enviou procuradores latinos para administrar o território em seu lugar o próprio arquelau terminou indo para o exílio por ordem de sesa e nunca mais voltou a judéia mesmo seus irmãos passaram a ter um domínio relativizado da região porque a partir de 6 depois de cristo o território dos judeus deixou de ser um principado para tornar-se uma província romana administrada
parcialmente pelo governador da síria é por isso que o evangelista lucas ao descrever o censo realizado na época do nascimento de jesus o faz nas seguintes palavras e se o primeiro recenseamento foi feito quando quirino era governador da síria lucas 2 versu2 uma outra possível tradução deste texto seria a seguinte esse censo foi anterior ao adquiri no quando ele era governador da silva quirino é claro governou a síria depois da morte de drogas mas a menção que lucas faz dele serve para situar o evento na história e ilustra essa jurisdição parcial da síria sobre o
território judeu que acabamos de mencionar a e com esse quadro e mente creio que dá para você entender melhor por que jesus ao ser condenado foi primeiramente levado para pilatos e não para herodes pilatos era o prefeito da judéia herodes era o rei parcial digamos assim do território da carne leia como era a festa da páscoa é uma festa religiosa ambos estavam em jerusalém por causa do feriado judeu pilatos não queria correr riscos condenando jesus à morte pois isso poderia gerar uma guerra civil então ele enviou a herodes que depois de fazer umas perguntas tolas
a cristo enviou de volta a pilatos conforme relata o evangelho então o tempo foi se passando e 39 anos depois desse episódio é da morte de jesus o belo templo judeu restaurado e ampliado por herodes o grande também foi terrivelmente destruído desta vez pelos romanos aquele foi outro duro golpe na história dos judeus em roma é possível ver até hoje esse relevo no arco de título comemorando a destruição do templo de jerusalém e esta moeda em especial de bronze foi cunhada com os dizeres e odeia capta isto é judéia capturada ela foi feita para relembrar
a derrota dos judeus durante o período desse segundo templo o sinédrio era autoridade máxima judiciária do povo o seu conselho reúne as 71 membros e ficava em jerusalém mas depois da destruição do templo da cidade esse mesmo sinédrio teve de se transferir para a cidade de e ávine e ea sua autoridade continuou sendo reconhecido até mesmo pelos romanos agora sei jerusalém e sem o templo símbolo máximo da nação uma grande parte dos judeus que já morava fora de israel desde os tempos da babilônia ficou ainda mais à mercê de costumes diferentes daqueles que moldavam a
identidade e o caráter espiritual do seu povo muitas comunidades judaicas é claro continuarão bravamente mantendo seus costumes e as suas tradições mas também muitas outras para não serem mais perseguidas pelos não judeus começaram a mesclar os seus próprios costumes com aqueles do mundo pagam desde a época do domínio dos gregos e agora também sob o domínio dos romanos muitas tentativas foram feitas para que os judeus adotassem os costumes de outras religiões como por exemplo o culto ao imperador o culto à sesa foi aliás no intuito de resistir a essa heleniza são do judaísmo que se
levantaram líderes como barba ele escondido nas cavernas organizou um exército e lutou bravamente contra os romanos ele até chegou a cunhar moedas como esta estampando o templo que eles sonharam o re construir em jerusalém mas o imperador adriano sufocou a rebelião e dessa vez a resposta de roma foi ainda mais agressiva adriano expulsou praticamente todos os judeus que pôde da região de israel e sobre as ruínas da cidade de jerusalém mandou construir no mesmo lugar do antigo templo um santuário para júpiter isto foi entre os anos 132 e 135 depois de cristo a própria cidade
de jerusalém foi então batizada com o nome pagam de a ele é capitolina e por muito tempo os judeus foram proibidos até mesmo de chegarem nas proximidades de sua antiga capital adriano mandou que toda uma guarnição de soldados romanos a décima legião fosse para a cidade apenas para assegurar que os judeus não chegassem nem perto de seu perímetro urbano ou do que sobrou dele e como se não bastasse o imperador ainda rebatizou antiga terra de canaã à terra dos judeus com o nome de palestina e palestina é uma latinização do nome terra dos filisteus o
título é claro era uma provocação dos romanos foi portanto somente a partir daí que a região passou a se chamar palestina logo nunca ouvi o que alguns chamam de palestina dos tempos de jesus pois a região simplesmente não tinha esse nome demoraria ainda muito tempo para que os judeus pudessem voltar para sua terra e recriar o seu país o seu estado o estado de israel mas o nosso tempo novamente está acabando e esta é uma parte da história que vamos ter de deixar para semana que vem portanto você quer saber como continuar essa história dos
judeus que como foi criado o estado de israel a convivência nem sempre pacífica com os palestinos não perca a continuação aqui no programa evidências da sua tv novo tempo o canal de clientes
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