Pensadores na Educação: Morin, pensamento complexo e transdisciplinaridade

52.71k views813 WordsCopy TextShare
Instituto Claro
Um mundo de especialistas em objetos de estudo cada vez menores. Essa realidade é motivo de reflexão...
Video Transcript:
[música] Bom, Edgar Morin é um francês, nasceu em Paris, em 1921. Ele costuma falar que, desde o nascimento dele, ele entrou em contato com a contradição vida e morte. Que, na verdade, mais tarde, seria uma das bases antropológicas do pensamento dele.
Então, essa contradição se coloca que ele nasce com o cordão umbilical enrolado no pescoço. Então, ele quase morre durante o parto. Aí, depois disso, ele perde a mãe aos nove anos de idade.
Isso é uma marca muito forte na vida dele e o segue a vida toda. Mas o Edgar Morin, desde sua formação, já teve uma formação transdisciplinar. Ele fez história, direito.
Ele entra em contato com os diversos saberes. A complexidade vem de três teorias. Teoria dos sistemas, teoria da informação e cibernética.
Também, ele incorpora a noção de ordem, do Ilya Prigogine, e de auto-organização do von Foerster, von Neumann. Então, é essa constelação de saberes que dão origem ao pensamento complexo, que é o cerne de uma epistemologia, uma teoria do conhecimento, que está presente também nas diversas áreas do conhecimento. [música] Ele é autor da epistemologia da complexidade.
O termo complexidade, ele incorpora na obra dele na década de 60. E ela parte de três princípios fundamentais, que são, na verdade, os princípios da complexidade. São operadores cerebrais.
É como o cérebro humano funciona. São os princípios hologramático, recursivo e dialógico. O dialógico acolhe a contradição, é aquilo que diz que há contradições que são insuperáveis.
O conceito de dialogia rediscute e complementa o conceito de dialética, que vem da formação marxista do Edgar Morin. A grosso modo, dialética, tese, antítese e síntese, na síntese se coloca a resolução do problema. E, na dialógica, vem o Morin dizer que há contradições que não se resolvem.
Elas são insuperáveis. O outro princípio da complexidade é o hologramático. A ideia do holograma, do caleidoscópio.
Da parte que está no todo e do todo que está na parte. Que acolhe a ideia, também, do Pascal. Que é impossível conhecer o todo sem conhecer as partes.
Assim como é impossível conhecer as partes sem conhecer o todo. E o outro princípio é o recursivo. É a ideia do espiral, que uma ação gera uma causa, mas que gera uma outra ação, uma outra causa e, assim, sucessivamente.
A ideia da interconectividade, da recursividade. E esses três princípios estão presentes no ser humano e na vida. [música] No início, eram as ciências.
Depois, com o desenvolvimento científico e tecnológico, a especialização e a fragmentação foram surgindo, porque a ciência precisava, de fato, se desenvolver. Só que, aí, a gente foi ficando na fragmentação, na parte, no pequeno e perdemos a noção do todo. A complexidade vem dizer que é diferente, inclusive, da holística.
Que a holística vai na noção de totalidade, que diz que o todo é mais importante do que a soma das partes. A complexidade vai dizer que o todo é mais e menos do que a soma da parte. Porque há momento em que a totalidade é importante, o todo é fundamental.
Mas há também momento em que a parte é fundamental. Complexo vem do latim e significa o que é tecido junto. É a ideia da religação dos diversos tipos de pensamento.
Do lógico, científico, empírico, mágico, imaginário. [música] O Edgar Morin começa a entrar mais fortemente na educação no fim da década de 90. Ele é convidado pela Unesco, ao lado de outros pensadores, para pensar a educação do novo milênio.
Diante de um mundo cada vez mais complexo, o que a educação precisava pensar, para uma educação do futuro? Que, hoje, é do presente. Ele faz, então, um conjunto de reflexões do que a escola não estava oferecendo.
Então, ele esquematiza sete saberes necessários à educação do futuro. Mas não são conteúdos. São ideias, norteadores, que a escola não pode perder de vista.
Esses sete saberes são enfrentar as cegueiras do conhecimento, princípios do conhecimento pertinente, que é a questão da contextualização. Ensinar a condição humana. Depois, enfrentar as incertezas, ensinar os princípios da identidade terrena.
Enfim, são idéias norteadoras. . .
A ética do gênero humano. . .
São ideias norteadoras, que a escola formal acabou deixando de lado. A complexidade, na educação, se coloca na religação dos saberes. Já que o pensamento complexo integra e religa os diversos tipos de pensamento.
Então, na prática, é a ideia da transdisciplinaridade. A ideia de que o conhecimento não deve ficar fechado numa caixinha, numa redoma. Mas que deve ir além e que deve fazer sentido com a vida da pessoa.
[música] Ele tem um livro que eu acho interessante, para esclarecer os leitores iniciantes, chamado "Os meus filósofos", em que ele fala quais foram as fontes de influência que ele teve ao longo da vida. Livros na área da educação, "Os sete saberes necessários à educação do futuro", "A cabeça bem feita", "Ensinar a viver".
Related Videos
Teoria do Pensamento Complexo
10:15
Teoria do Pensamento Complexo
ELA: Epifanias em Linguística Aplicada
16,420 views
Edgar Morin - 18/12/2000
1:27:44
Edgar Morin - 18/12/2000
Roda Viva
66,777 views
Resumo 7 saberes necessários à educação do futuro - Edgar Morin
14:57
Resumo 7 saberes necessários à educação do...
Educação Futuro
83,139 views
Pensadores na Educação: Howard Gardner e as inteligências múltiplas
7:50
Pensadores na Educação: Howard Gardner e a...
Instituto Claro
88,393 views
Pensadores na Educação: Jean Piaget
12:36
Pensadores na Educação: Jean Piaget
Instituto Claro
255,178 views
Edgar Morin - A complexidade do eu
3:16
Edgar Morin - A complexidade do eu
Fronteiras do Pensamento
125,345 views
Edgar Morin - Os limites do conhecimento na globalização
2:38
Edgar Morin - Os limites do conhecimento n...
Fronteiras do Pensamento
104,401 views
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS A EDUCAÇÃO DO FUTURO - EDGAR MORIN
12:31
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS A EDUCAÇÃO DO ...
MARCIA FERNANDES
14,142 views
Pensadores na Educação: Emilia Ferreiro e as práticas de alfabetização
8:14
Pensadores na Educação: Emilia Ferreiro e ...
Instituto Claro
70,626 views
O que é Transdisciplinaridade ?
15:09
O que é Transdisciplinaridade ?
Eu Integral
37,556 views
O pensamento complexo (Edgar Morin) | Livros que falam #01
11:40
O pensamento complexo (Edgar Morin) | Livr...
Willian Orlandi
5,472 views
O MÉTODO | Edgar Morin - Episódio 1
10:36
O MÉTODO | Edgar Morin - Episódio 1
DESCOLAPSO
5,647 views
Pensadores na Educação: Montessori e a criança no centro
12:20
Pensadores na Educação: Montessori e a cri...
Instituto Claro
175,320 views
Fronteiras do Pensamento - Edgar Morin [parte II]
26:50
Fronteiras do Pensamento - Edgar Morin [pa...
UFRGS TV
12,121 views
Edgar Morin - Para uma ética da humanidade
3:14
Edgar Morin - Para uma ética da humanidade
Fronteiras do Pensamento
49,756 views
O que é a Teoria da Complexidade?
8:04
O que é a Teoria da Complexidade?
HISTÓRIA EM PERSPECTIVA
79,217 views
Pensadores na Educação: Florestan Fernandes
14:37
Pensadores na Educação: Florestan Fernandes
Instituto Claro
12,599 views
Pensadores na Educação: Pierre Bourdieu
9:59
Pensadores na Educação: Pierre Bourdieu
Instituto Claro
13,782 views
OS SETE SABERES Necessários à EDUCAÇÃO DO FUTURO I Edgar Morin I Resenha
21:00
OS SETE SABERES Necessários à EDUCAÇÃO DO ...
Intensivo Pedagógico
38,222 views
Cinco pensadores para entender o mundo - Morin: como olhar o outro | Luís Mauro Sá Martino
1:46
Cinco pensadores para entender o mundo - M...
Casa do Saber
71,023 views
Copyright © 2024. Made with ♥ in London by YTScribe.com