A paz do Senhor, meus queridos amados irmãos! Sejam todos bem-vindos ao nosso canal Descomplicando a Teologia. E você já sabe: chegou o momento da nossa aula da Revista dos Adolescentes.
Estamos na lição de número sete do quarto trimestre de 2024, que traz por título "Como Construir Boas Amizades". Eita glória! Se prepare aí, viu?
Porque aqui o alimento é forte! Mas se você é novo por aqui e não me conhece, sou pastor Giovane Santos, pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus daqui do Estado da Bahia, sou filiado à CADB e também à SEADB. Para mim, é um privilégio poder contar com a sua participação.
Toda semana estamos postando vídeoaulas e também dinâmicas da lição de adultos até jardim de infância, e agora também do discipulado. E só peço o seguinte: se você gostar, se inscreva no canal, ativa o sininho e vem participar da nossa família crente! Mas vamos para a nossa aula.
Veja só: se você é professor, sempre recomendo que inicie sua aula realizando alguma dinâmica com seus alunos. Com relação à dinâmica, pode ficar tranquilo que vai ser postado também o nosso vídeo com a dinâmica. Isso mesmo!
Vai ter um vídeo específico com a dinâmica para esta aula. E também, lá em nosso blog, anota o endereço aí: coloca no Google, por gentileza, "Descomplicando a Teologia EBD". Você vai achar o nosso blog.
Aí você clica no menu Adolescentes, e você vai ter acesso à nossa dinâmica digitada e a esta explicação por escrito. Tudo isso para descomplicar aquilo que você acha bastante complicado! Então, para iniciar, você pode realizar dinâmica com seus alunos, mas se quiser, também pode iniciar fazendo algumas perguntas para os seus alunos para verificar o grau de entendimento e conhecimento deles com relação à temática que será estudada.
Aqui, você pode perguntar: "O que é um amigo? ", "Como ser um amigo? ", "O que deve fazer o amigo?
", "Uma pessoa para conquistar sua amizade precisa fazer o quê? ", "Precisa ter o quê? " Faça as perguntas e deixe sua turma participar.
O que não pode é você perguntar e você mesmo responder. Você precisa dar vez e voz aos seus alunos, e se ninguém participar ou responder nada, você também não vai responder; deixa a turma na curiosidade, até porque no decorrer da sua aula, as perguntas serão respondidas. Agora, vamos para a nossa leitura bíblica, que é a leitura oficial: Salmos de número 1, do verso 1 ao 3, também Provérbios, capítulo 13, e o versículo 20.
Recomendo que você faça uma leitura compartilhada, isso mesmo! Vamos colocar os nossos adolescentes para ler a Palavra do Senhor. Agora vamos para a nossa mensagem, que é o nosso versículo destaque, onde está escrito: "O amigo ama sempre, e na desgraça ele se torna um irmão.
" Provérbios, capítulo 17, versículo 17. O amigo ama sempre e, na hora da adversidade, da luta, das provas, este amigo que você ama vai cuidar de você, vai estar te ajudando, vai ser um socorro na sua vida. Mas, para isso, você precisa amar os seus amigos.
Vou te perguntar: Será que nós amamos os nossos amigos? Será que nós somos amados também pelos nossos amigos? O que você acha?
Faça o questionamento e deixe a turma participar! Dando seguimento, você pode fazer a leitura do devocional, que é a nossa leitura diária. É por isso que lá no meu Instagram, pega o endereço: PR Geovan Santos (Geovan com “j”).
E também o Instagram do nosso canal Descomplicando a Teologia. Todos os dias estou postando um cartaz bonito e organizado referente à leitura diária, para que você possa pegar e compartilhar com seus alunos. Em nosso Instagram, também postamos toda quinta-feira um vídeochamada e um despertador.
Esses materiais incentivam a participação dos seus alunos. Já fique à vontade para nos seguir em nossas redes sociais. Agora vamos para a nossa introdução: hora de aprender!
Nas redes sociais, em algumas plataformas, é apenas aceitar a solicitação de contato para fazer uma amizade. Mas, na prática, você já parou para pensar como você seleciona suas amizades? Na vida, você terá que fazer escolhas importantes, e a seleção dos amigos é uma delas.
Ei! Acredite nisso: a qualidade das suas amizades pode comprometer o seu futuro ou ampliar seus horizontes. Para você entender essa questão, a amizade é uma decisão muito importante que os nossos adolescentes estarão tomando, e eles precisam tomar cuidado, porque os seus amigos, as pessoas que estão próximas deles, vão estar influenciando positivamente ou negativamente.
Mas a escolha é de cada um: você escolhe seus amigos, você escolhe quem vai na sua casa, com quem você conversa, quem você empresta seu ouvido, quem vai estar ouvindo as suas palavras. É você quem escolhe, que define os seus amigos, mas precisa ter sabedoria, porque tem muitos adolescentes aí escolhendo amigos que não temem a Deus, que não respeitam os pais, e isso vai trazer consequência na sua vida. Mas a escolha é de cada um.
Dando seguimento, vamos para o nosso primeiro tópico, que traz por título "A Importância da Amizade". Ter amigos é algo muito especial. O ser humano foi criado como ser relacional; isto é, com a capacidade e a necessidade de conviver com outras pessoas.
A presença de bons amigos faz muita diferença na vida de alguém. A Bíblia diz: "É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. " E ainda: "Um verdadeiro amigo é mais chegado que o irmão.
" Provérbios, capítulo 18, versículo 24. A solidão não é um caminho saudável; cada pessoa deve construir boas amizades em todas as fases da vida. Ter bons amigos fará toda a diferença nos momentos de alegria.
Os amigos verdadeiros celebram e, nas fases difíceis, os amigos estendem a mão para ajudar. Efésios, capítulo 4, versículo 10. Vale ressaltar que nossas amizades têm acesso ao nosso coração e, com ou sem intenção, acabam influenciando as nossas decisões.
Por isso, temos de escolher nossas amizades. Corretamente, precisamos avaliar e filtrar a influência das amizades em nossa vida. Provérbios, Capítulo 13, versículo de número 20: veja só qual a importância que você está dando na escolha dos seus amigos.
Como você separa? Como você escolhe? Como você vê os seus amigos?
Seus amigos são importantes até que ponto? Ou, por você, tem amigo importante? O que é que ele fez?
O que é que ele faz com você que torna-se importante? E você também, qual a sua importância? Qual a sua influência na vida dos seus alunos?
Se você for ver essas perguntas, é para que você possa estar pensando sobre e também levando os seus alunos a estar refletindo acerca da importância da amizade. Tem pessoas por aí que passam mais tempo com seus amigos do que com a própria família. Pense no poder que tem o que há na vida ou nessa amizade.
Tem pessoas que convivem mais com os amigos do que com a família. Agora eu te pergunto: esse amigo está te influenciando para o bem, para o crescimento, para o desenvolvimento? As amizades são muito importantes porque acabam influenciando a nossa forma de falar, de se vestir, de se posicionar, até mesmo os nossos valores.
Por isso, saiba escolher pessoas que temam a Deus. Saiba escolher pessoas que vão fazer você crescer, se desenvolver. Da mesma forma, você, como verdadeiro amigo que é, precisa fazer com que seus amigos possam crescer, se desenvolver, tornar-se pessoas melhores.
Por isso, essa temática, "amigos", é muito importante, principalmente porque vai te influenciar. Tem pessoas por aí dizendo: "Comigo não, ninguém consegue me influenciar! Ninguém manda em mim!
" Não é assim. Nós somos muito influenciados também pelo meio e pelos nossos amigos. Você concorda comigo?
Deixe aqui nos comentários, por gentileza. Damos seguimento. Vamos para o nosso segundo tópico, que traz por título "Como construir boas amizades".
No item um: o desafio de escolher bons amigos. Escolher bons amigos é muito importante, mas como fazer isso? Primeiramente, precisamos entender quais são as características de um bom amigo.
Não podemos escolher amigos usando critérios como aparência, marca de roupa ou de celular, nem por popularidade nas redes sociais. Um bom amigo é aquele que agrega valor à nossa vida, que tem bom caráter, e nos respeita e nos apoia nos momentos difíceis. Para encontrar um bom amigo, procure por pessoas que compartilhem.
Veja só como você escolhe seus amigos. Deixe aqui nos comentários, tá bom? Como você escolhe seus amigos?
Para que uma pessoa possa ser seu amigo, ele precisa ter o quê? Olha! Muitos seguidores no YouTube, no Instagram, um celular bom, ser famoso, ser reconhecido.
. . Meu Deus, ter dinheiro!
Não ter dinheiro? Quero saber o seguinte: como você seleciona? Você escolhe os seus amigos?
O que é necessário para ser seu amigo? Pergunte para sua turma também e deixe eles movimentarem. Eu tenho dito aqui, meus irmãos, constantemente que precisamos tomar cuidado com a escolha, com quem vai em nossa casa, com quem vamos estar conversando, porque essas pessoas, direta ou indiretamente, acabam influenciando.
Aqui, por exemplo, vamos estar estudando algumas características de um bom amigo. Será que seus amigos têm essas características? E você, como amigo, será que tem também?
Vamos descobrir nesse tópico um, com a temática "A mesma fé em Cristo". Caminhe com pessoas que creem em Deus e que possuem um coração disposto a amar, obedecer e servir ao Senhor. Seus amigos precisam respeitar e fortalecer a sua fé.
Não gaste seu tempo com pessoas que desprezam a Deus e não permita que amizades afastem você de Jesus. Veja só, você seria amigo de uma pessoa que não respeita a Deus, que não crê em Deus, que não serve a Deus, que fala mal de Deus, que despreza Deus? Você seria amigo de uma pessoa dessa?
Aperte o juízo dos seus adolescentes. Será que você seria amigo de uma pessoa que não teme, não serve, despreza, fala mal de Deus? Porque, se você me responde que sim, alguma coisa está errada comigo!
Como é que nós vamos ser amigos de uma pessoa que não respeita a Deus, não teme a Deus? Alguma coisa está errada! Os nossos valores, os nossos princípios precisam ser revistos.
Concorda comigo? Então, escolha amigos que temem a Deus, que sabem respeitar o Senhor, honrar a Deus. Ah, pastor, quer dizer que eu só vou ter amigos da igreja, que sejam crentes?
Não é isso que estou dizendo. Mas nossos amigos, pessoas para estar próximas da gente, têm que temer ao Senhor, respeitar a Deus e honrar a Deus, tá ok? Você tem que ver no comportamento dessa pessoa se ela teme a Deus ou não.
Aqui, nem estou falando se é da igreja, porque também tem muitos adolescentes da igreja, mas que não temem a Deus. Olha, não é isso que estou dizendo. Agora, o comportamento dessa pessoa: quando essa pessoa fala de Deus ou ouve algo relacionado a Deus, como é que ela fica?
Qual o comportamento que ela tem? Observe e saiba escolher o seu amigo. Mas vamos dar seguimento ao nosso primeiro tópico na seguinte temática: "Os mesmos valores".
Compartilhe sua vida, seus sonhos e suas ideias com pessoas que têm valores bíblicos. Um bom caráter é essencial para a construção de uma amizade verdadeira. Isso é importante porque a palavra de Deus nos ensina a não estar sob jugo desigual.
Veja: “Não vos prendais a um jogo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? ” (Segunda Coríntios, Capítulo 6, versículo de número 14).
Pessoas que comungam, que pensam da mesma forma que você pensa; pessoas que têm os mesmos valores. Nós estamos falando aqui de valores cristãos: atitudes, amor, empatia, ajudar, solidariedade, estar junto, estar próximo. Estamos falando de pessoas que têm os mesmos valores que você tem.
Mas você precisa ter esse cuidado. Valor bíblico: ter comportamento bíblico, andar segundo a vontade do Senhor. Então, as pessoas que estão ao nosso redor, os nossos amigos, as pessoas que frequentam a nossa casa, têm que temer a Deus e ter os mesmos valores, os mesmos princípios.
Quando eu falo "amigo" aqui, irmã, me refiro à pessoa que está próxima de você, que sabe da sua vida, sabe dos seus pensamentos, do seu futuro, dos seus desejos. Tudo isso, irmãos, tem que ser apresentado ao Senhor. Mas cuidado com quem você conta a sua vida, os teus desejos, as tuas vontades, com quem você se aconselha.
Nem todo mundo está preparado para saber da sua vida, por isso, saiba escolher bons amigos. Dando seguimento ao nosso primeiro tópico, vamos ver a temática: respeito pela família. Seus amigos sempre devem respeitar sua família; quem não respeita seus parentes também não está respeitando você.
Observe como seus amigos tratam a família deles. Também, quem não honra sua própria família, também não será leal aos amigos. Para você entender, se a pessoa tem dificuldade de honrar, valorizar e cuidar da sua família, será que vai cuidar de você?
Será que vai falar bem de você? Se este adolescente não consegue falar bem do seu pai, da sua mãe, dos seus irmãos, será que vai falar bem de você? Se não consegue conviver com a sua família, será que vai conviver com você?
Se não consegue se relacionar com a sua família, será que vai conseguir se relacionar com você? A temática aqui é essa: olhe para o respeito à família. Quem não consegue respeitar a família, tenha a certeza de que, mais cedo ou mais tarde, vai dar dor de cabeça, porque, mais cedo ou mais tarde, não vai te respeitar também.
Porque, se não consegue respeitar pai e mãe, tenha certeza de que vai trazer dor de cabeça para você. Por isso, se afaste. Não crie vínculos de amizade com pessoas que não conseguem respeitar a sua família.
Dando seguimento, vamos para o nosso segundo tópico, que traz por subtítulo: responsabilidade com os estudos. Bons amigos nos aperfeiçoam; eles nos ajudam no nosso progresso e não atrapalham os nossos sonhos. Faça amizade com pessoas que também querem aprender e que possuem objetivos profissionais.
Amigos que possuem compromisso com o estudo e com o crescimento ajudam muito. Não deixe que seus colegas atrapalhem seus estudos; isso fará toda a diferença no futuro. Primeiro Coríntios, capítulo 15, versículo 33: "Responsabilidade com os estudos".
Hoje, por exemplo, você pode ser um adolescente, mas você já foi uma criança. Olha, já foi pré-adolescente, agora é um adolescente, será jovem, será adulto e terá suas responsabilidades. Mas tudo que você faz agora vai estar refletindo sobre a sua vida.
O que você decidir agora vai influenciar diretamente na sua profissão, nas suas escolhas. Por isso, tome cuidado com as atitudes. Agora, por exemplo, se você tem um amigo que não gosta de estudar, cuidado para não ser influenciado por ele.
Se você tem um amigo que só te chama para fazer as coisas que não deve, cuidado, porque isso vai afetar sua vida e vai acabar te afastando de pessoas boas. Daí a necessidade de tomar cuidado. Será que os meus amigos estão me incentivando a estudar ou não estão me ajudando a crescer?
Se não estiverem, afaste-se. Mas, dando seguimento, vamos para o nosso segundo tópico, segundo item. Mas antes, preste atenção: se você quiser e puder, pode se tornar membro do canal Descomplicando a Teologia.
Como assim, pastor? Assista a este vídeo. Você, professor da EBD, venha ser do canal Descomplicando a Teologia.
Toda semana, os membros recebem subsídios teológicos, slides, explicações por escrito, dinâmicas digitadas, planos de aula, vídeochamadas, leituras diárias, atividades online e em PDF, mapas mentais, grupos VIP, ideias para o encerramento do trimestre, apresentações, simulados e certificados. WhatsApp: 739 8141 8544. Pastor Geovane Santos, estou lhe dizendo: é o maior suporte do Brasil.
Nós enviamos para os membros slides, vídeochamadas, artigos, gráficos, PDFs, certificados, explicações, resumos. Todos esses materiais estamos enviando para quem é membro. Mas, no entanto, cada membro nos ajuda com um valor por mês.
Aí você pergunta: "Mas, pastor, é muito caro ser membro? " Não, não é caro, não, crente! É praticamente o preço de uma Coca-Cola do mês.
Se quiser ser membro, deixo aqui meu WhatsApp; entre em contato comigo. E também na descrição deste vídeo, vai ter o link para que você possa entrar no nosso grupo de informações para se tornar membro e assim receber o maior suporte do Brasil. Venha ser membro.
Agora, vamos para o nosso segundo tópico, segundo item, que traz por título: O Desafio de Ser um Bom Amigo. Fale sobre Jesus. Você costuma falar de Jesus para seus amigos?
Precisamos anunciar a mensagem de Cristo a todas as pessoas que conhecemos. Sempre fale de sua fé no Senhor Jesus; é o melhor presente que podemos compartilhar com os nossos amigos. Convide-os a participarem das programações da igreja; ore por eles para que venham se entregar ao Salvador.
Veja só, o desafio de ser um bom amigo agora é você que é cristão. Você, que tem meu Senhor, precisa falar de Jesus na sua escola, meu Deus, na sua casa, na sua rua, com seus vizinhos, com seus amigos. A palavra de Cristo tem que ser pregada, e eu, enquanto cristão, tenho essa missão de falar sobre Jesus com todo mundo.
Agora, será que seus adolescentes estão falando de Jesus ou têm vergonha? Tem adolescente por aí que tem coragem de falar sobre futebol, sobre novela, sobre pessoas famosas, sobre moda, maquiagem; sabe falar de muitas coisas, mas não consegue falar de Jesus. É Deus apertando seu juízo para você apertar o juízo dos seus adolescentes.
Nossos adolescentes precisam falar de Jesus. Será que estão falando? Dando ainda seguimento ao nosso segundo tópico, segundo item, veja só: dê conselhos segundo a palavra de Deus.
Quando seus amigos precisarem de conselhos, compartilhe as orientações que estão nas escrituras. Nunca sentimos a fazer coisas erradas, pois isso desagrada a Deus, e certamente eles enfrentarão consequências. Dê conselhos que apontem para a sabedoria e para o caminho da Verdade; dê conselhos segundo a palavra de Deus.
Mas, para que você possa aconselhar segundo a palavra de Deus, precisa conhecer, estudar e ter coragem de falar. Eu tenho dito: há adolescentes que têm coragem de falar sobre tudo, menos sobre Cristo. Às vezes, é porque falta conhecimento.
Será que você está falando de Jesus para os seus amigos? Será que você está aconselhando, dando sua opinião não segundo o seu querer, mas segundo a Bíblia? O crente que vai morar no céu não fala do jeito que quer, como quer; fala segundo a Bíblia, porque está escrito: Jesus falou assim; Paulo falou assim; está na Bíblia.
Então, precisamos utilizar a Bíblia Sagrada em nossos conselhos. Conselho cristão é segundo a Bíblia e não segundo a sua própria vontade. Vigia, crente.
Dando ainda seguimento em nosso segundo tópico, no segundo item, destaco aqui: ajude seus amigos nas horas difíceis. Um bom amigo é aquele que pratica a bondade e a misericórdia. Quando vimos pessoas em situações complicadas e dolorosas, precisamos oferecer ajuda.
Nunca se esqueça que amar o próximo é um mandamento do Senhor Jesus (João, capítulo 15, versículo número 17). Ajude seus amigos nos momentos mais difíceis. E, quando nós falamos em ajudar, muitas das vezes, é tão somente estar próximo dele, abraçar, dar um aperto de mão, passar confiança, passar segurança.
Muitas das vezes, o que nós precisamos de um amigo é uma palavra, é um aperto de mão, é um abraço, é estar junto. Às vezes, não precisa falar nada; só precisa estar do lado. "Pode contar comigo; você vai conseguir; vai dar certo; Deus vai entrar com providência", principalmente nesses momentos.
Diante do dia mau, precisamos ter bons amigos. É o dia mau que revela quem são os nossos amigos e quem não são. Tem pessoas que só querem ser nossos amigos quando temos dinheiro, no dia do churrasco, meu Deus!
No dia do aniversário, no dia da festa, todo mundo é nosso amigo, mas, na hora da adversidade, poucos amigos aparecem. Mas, anote, por gentileza: é na dificuldade, é no dia mau que se revelam os nossos verdadeiros amigos; quem está com você por ser seu amigo e quem está com você por interesse. Tem muitas pessoas que podem estar conosco tão somente por interesse.
Você sabia disso? E você gosta de amigos interesseiros? E você é interesseiro?
Deixe aqui nos comentários e faça também essa discussão com a sua turma. Eita, glória! Ele disse aqui: "O alimento é forte, mas está gostando; entendendo, ficou em dúvida!
" Deixe aqui nos comentários, porque a nossa intenção é descomplicar aquilo que você acha bastante complicado. Mas vamos agora para o nosso terceiro tópico. Te lembrando, viu?
Nós estamos lançando aqui agora o nosso curso para superintendentes de EBD. Isso mesmo! Estamos lançando o nosso curso "Descomplicando a Gestão de EBD".
Logo, se você é superintendente ou professor, você pode conversar com seu superintendente para vir fazer este curso. Vou deixar o link para entrar no nosso grupo de informações na descrição deste vídeo. O curso vai ser sensacional; terão dicas, conselhos, mini projetos.
. . tudo isso vamos estar enviando em nosso curso para superintendentes de EBD.
Venha estudar conosco; o link está na descrição deste vídeo. Dando seguimento, vamos para o nosso terceiro tópico, que traz por título: "O que a Bíblia fala sobre amizades". A palavra de Deus revela muitas histórias sobre amizades, há exemplos de bons amigos que foram fiéis e apoiaram um ao outro, mas também mostra a história de maus amigos, que levaram seus companheiros para o caminho da destruição.
Em todas elas, podemos aprender princípios sobre como conduzir uma amizade. Vejamos alguns exemplos! Veja só, professor: é necessário conversar com seus alunos que a Bíblia Sagrada tem história para tudo, tem exemplo para tudo.
Aqui, por exemplo, vamos começar a estudar um pouco, resumido, somente para ter a ideia acerca de amigos da Bíblia Sagrada. Na Bíblia Sagrada, temos amigos que ajudaram, estiveram do lado, mas também temos amigos que deram conselhos que prejudicaram totalmente a vida do amigo. Daí, a preocupação tanto minha quanto sua com relação a selecionar e ver os nossos amigos.
Mesmo dentro das igrejas, precisamos tomar cuidado com a nossa amizade, porque muitas histórias daqui eram amigos que tinham até um princípio cristão, mas se perderam no meio do caminho. Agora, vamos estudar tais exemplos no nosso terceiro tópico. Primeiro exemplo: Jó e seus amigos.
Jó era um homem muito rico, mas, em pouco tempo, ele perdeu todo o seu patrimônio, seus filhos morreram e ele ficou doente. Os amigos de Jó o confrontaram, porque tinham certeza de que ele tinha um pecado grave escondido e que Deus estava o punindo por isso. Entretanto, seus amigos estavam errados; eles julgaram Jó de forma incorreta.
Jó era um homem justo. No tempo certo, Deus restituiu tudo a Jó, e ele orou por seus amigos (Jó, capítulo 42, versículo de número 7 ao 10). Veja só: com relação aos amigos de Jó, foram amigos que só o sangue de Jesus viu.
Ou seja, quando Jó estava bem, por certo, seus amigos falavam: "Jó, tu és homem de Deus; tu és um vaso da mão do Senhor", porque Jó estava tendo prosperidade, crescimento. Mas, também no dia mau, quando Jó perdeu tudo e ficou doente, seus amigos — presta atenção — não foram seus inimigos. Seus amigos começaram a acusar Jó, dizendo: "Jó, confessa teu pecado; Jó, você fez algo de errado; Jó, seu comportamento não está certo; Jó, o que foi que você fez?
Porque, se tudo isso está acontecendo na sua vida, é porque você pecou, é porque você está escondendo o pecado. " E começaram a acusar Jó sem mal ouvi-lo e nem deram crédito à palavra dele. Logo optaram pelo pré-julgamento, e nunca é.
. . Bom fazer nenhum pré-julgamento.
É necessário analisar o todo para, só depois de muita análise, experimentar e emitir a sua opinião. Mas os amigos de Jó aqui demonstraram que eles não eram verdadeiramente amigos. Mas sabe qual foi o comportamento de Jó?
Jó ainda conseguiu orar pelos seus amigos, mesmo seus amigos o acusando e falando mal dele. Será que você teria esse comportamento de Jó, onde seus amigos estão falando mal de você? Seus amigos estão te acusando, mas mesmo assim, você teria coragem de estar orando pelos seus amigos?
Saiba que isso é um ato cristão; todo cristão tem que fazer. Não estou dizendo que é fácil, mas tem que ser feito. Ainda dando exemplo, nosso terceiro tópico vai ver a seguinte história: Rubem e seus amigos.
Ele era o sucessor de Salomão no trono de Israel. Quando ele assumiu o lugar do pai, o povo pediu para que o novo rei reduzisse os impostos. Os conselheiros mais experientes do governo disseram para Rubem atender ao pedido do povo, mas ele preferiu ouvir seus amigos, que não tinham muita sabedoria.
Rubem seguiu o conselho dos seus amigos e disse ao povo que seu governo seria mais cruel. O resultado da imprudência de Rubem foi a divisão do reino: ele deixou de ser rei das 12 tribos de Israel e passou a governar apenas duas tribos. (1 Reis, 2:13-19).
Veja só a história de Rubem: aquela em que ele deixa de ouvir as pessoas mais experientes e que tinham conhecimento, para ouvir os amigos que não tinham sabedoria, que não estavam prontos e não estavam aptos a emitir opiniões sobre a forma de governar Israel. Os amigos de Rubem, de acordo com a visão deles, diziam: "aumenta mais os impostos, pega mais pesado, esse povo foi feito para pagar impostos. " E com isso, Rubem deixou de ouvir os conselhos dos mais experientes para ouvir os conselhos dos seus amigos.
E está vendo quantos amigos acabam influenciando? Rubem aqui deixou de ouvir conselhos de pessoas experientes, quem sabe até mesmo da sua família, para ouvir seus amigos. O resultado todos nós sabemos: ele deixou de governar em todo Israel, nas 12 tribos, e só governou apenas duas, porque ele deu ouvidos e fez aquilo que seus amigos disseram, e acabou tomando prejuízo.
Por isso, cuidado com os conselhos que você recebe. Será que essas pessoas têm habilidades e conhecimento de causa para emitir suas opiniões? Vigia, crente!
Dando seguimento ao nosso terceiro tópico, vejamos Daniel e seus amigos. Daniel e seus amigos, Ananias, Misael e Azarias, foram levados como escravos para a Babilônia. Nesta terra distante, eles decidiram não se contaminar com a comida impura; antes, escolheram continuar obedecendo à lei e sendo fiéis a Deus.
Por esta razão, Deus honrou a atitude deles e os fez crescer profissionalmente para ocupar cargos importantes na corte da Babilônia. (Daniel, 1:19-20). Veja só, veja só como devem ser os seus amigos.
Aqui vai contar a história de Daniel e seus amigos: todos eles foram fiéis a Deus, não abriram mão da fidelidade do Senhor. Preferiram perder tudo na Babilônia do que servir à Babilônia e se alimentar das coisas da Babilônia. Eles estavam dispostos a perder por causa da vontade do Senhor.
Então, seus amigos têm que ter essa mesma disposição de servir a Deus e não ao mundo. Será que seus amigos estão preparados junto a você para dizer não ao pecado, dizer não às coisas da Babilônia, aos prazeres, às coisas mundanas? Ou seus amigos estão procurando a Babilônia?
Que Deus tenha misericórdia! Mas nós, amigos, temos que ter a mesma atitude que Daniel e seus amigos. Eles colocaram no coração deles o desejo, a vontade, o propósito de não se contaminar, e não se contaminaram.
Continuaram sendo fiéis a Deus e, por causa dessa fidelidade, foram abençoados. Porque quando o crente obedece, quando o crente é fiel, Deus abençoa. Dando seguimento ao nosso terceiro tópico, vejamos Barnabé e Paulo.
Barnabé viajou até a Tarso para buscar a Paulo. Ele o trouxe para a igreja que estava em Antioquia. Nessa cidade, os dois trabalharam ensinando aos irmãos.
Em determinada época, o Espírito Santo chamou os dois para uma obra. Eles partiram e fizeram uma grande viagem para falar de Jesus aos judeus e aos gentios. Foi a primeira viagem missionária do apóstolo Paulo.
Aqui vai contar um pouco acerca da história de Barnabé e também de Paulo. Os dois se uniram no propósito de ganhar almas para Cristo. Isso mesmo: Barnabé vai até a cidade de Tarso e convida Paulo para estar com ele em Antioquia, e, após isso, o Espírito Santo de Deus direciona-os para realizar a obra missionária.
Daí, que vai acontecer a primeira viagem missionária do apóstolo Paulo, juntamente com Barnabé, para ganhar almas para Cristo. Que Deus possa estar separando bons amigos, boas amizades, que nos façam pregar a palavra, anunciar o evangelho! Que os teus amigos possam ter a mesma disposição, a mesma coragem, a mesma ousadia de transmitir a palavra do Senhor, assim como foi a amizade de Barnabé e Paulo.
Que a nossa amizade possa ser assim: de pregar, de anunciar, de falar de Jesus, um ajudando o outro. Mas, dando seguimento ao nosso terceiro tópico, vejamos Jesus, o melhor amigo. Em determinado momento do seu ministério, Jesus disse aos seus discípulos que eles eram seus amigos.
Isso porque eles tinham comunhão com ele e conheciam a sua vontade. Jesus declarou: "Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá sua vida por eles. " Foi isso que ele fez quando morreu na cruz do Calvário.
Jesus Cristo morreu pelos seus amigos! Preste atenção: Jesus comprovou, afirmou; deixou claro o seu amor, porque ele, Jesus, morreu pelos seus amigos. Vou te perguntar: você tem algum amigo que você teria.
. . Coragem de morrer no lugar dele.
Meu Deus! O que esse amigo fez ou faria por você? Jesus é o exemplo do nosso verdadeiro amigo, o qual estava disposto a fazer qualquer coisa para salvar e abençoar seus amigos.
Não estou mandando aqui ninguém tirar a vida; não é isso que eu estou dizendo. Estou dizendo o que você está disposto a fazer pelos seus amigos e o que seus amigos estão dispostos a fazer para ter a sua amizade, para estar com você. Siga o exemplo de Cristo: apoie, ajude, pregue a palavra, anuncie o evangelho para que seus amigos possam ser salvos, para que seus amigos possam ser libertos e todos estejam adorando a Cristo Jesus, porque Ele quer isso de você e quer isso de mim.
Agora vamos para a nossa conclusão, onde está escrito: ter amigos verdadeiros é algo muito precioso. Por isso, aprenda a escolher bons amigos. Faça amizades com pessoas que compartilham da mesma fé e valores que você.
Nunca deixe o amigo influenciar você a fazer algo errado ou afastar-se de Deus, e lembre-se: seja um bom amigo que compartilha a mensagem de Jesus e que pratica a bondade e a misericórdia. Você quer ter bons amigos? Excelente!
Glória a Deus! Mas você também, que é cristão e teme ao Senhor, precisa ser um excelente amigo. Se você quer ter bons amigos, você precisa ser um bom amigo que fala de Jesus, que tem compromisso, que respeita o pai, a mãe, a família; que fala de Jesus, que tem os valores bíblicos, que tem compromisso com a obra do Senhor, que tem responsabilidade, que tem dedicação na obra e que esteja disposto a ajudar, compartilhar e favorecer para que o seu amigo possa crescer na graça e no conhecimento.
Mas que Deus possa estar nos ajudando a cumprir essa grande missão; a nossa missão, mas em Cristo somos mais do que vitoriosos. Amém? Concorda comigo?
Discorda? Deixa aqui nos comentários, por gentileza. Já quero saber o seguinte: gostou?
Então já sabe, se inscreva no canal, ative o sininho, venha participar da nossa família. Mas já aproveito a oportunidade para te convidar e recomendo você a assistir o nosso vídeo de dinâmica, que está sensacional! O vídeo da dinâmica já está em nosso canal; é só você clicar em vídeos ou em playlist e você vai ter acesso à dinâmica da lição de número (S), que está sensacional.
Por isso, vá assistir a dinâmica. Professor, Deus te abençoe e até a próxima aula. Venha estudar na plataforma de cursos "Descomplicando a Teologia".
Aproveite a oportunidade de acessar diversos cursos em um único lugar. Fazendo sua assinatura, terá acesso a todos os cursos que já estão disponíveis: "Descomplicando a Teologia para Professores", "Escatologia Completa", "Descomplicando a EBD", "Curso Básico em Teologia" com 25 disciplinas e certificado ao final. E tem mais: em breve lançaremos novos cursos!
Não perca a promoção de lançamento. Faça sua assinatura apertando no botão logo abaixo e na descrição do vídeo. Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp: 739 8141 8544, com o pastor Geovan Santos.