olá pessoal tudo bem eu sou professor de metros do solo livre e nós vamos começar agora a trilhar um caminho bem interessante que é o caminho da filosofia então o que a gente pode colocar de início a respeito disso já ouviram falar sabem o que é estiveram no colégio não tiveram serve para alguma coisa bom serve né pra que vocês façam o enem bom depois bem interessante bem fundamentado cria uma redação legal resolvam questões que possam vir a aparecer sobre isso e elas aparecem serve para que vocês pensem sobre muitas coisas da realidade enfim pra
alguma coisa serve ea gente vai ver aqui a partir de agora então como é que esse caminho em busca do conhecimento caminho humano em busca do conhecimento vai ser trilhado vai ser construído então pra começo de conversa num primeiro momento a gente tem os homens sobre o mundo e esses homens eles têm necessidades né nós seres humanos temos necessidades necessidades de alimentos necessidade de abrigo nós temos necessidades é de proteção só que a gente satisfeito com isso tem-se um homem primitivo lá na pré-história abrigado na sua caverna livro do frio com o fogo aceso bem
alimentado de barriga cheia ainda assim ele estava satisfeito não estava porque nós temos uma coisa que nos diferencia dos outros animais e que alguns chamam de razão outros chamam de consciência e que nos leva a ir além ir além no sentido de querer saber como as coisas são pra que a gente ganha em segurança uma segurança que vem a partir da explicação de um mundo que num primeiro momento é absolutamente desconhecido para nós e aí como é que esse caminho começa a ser trilhado num primeiro momento isso lá na história a gente vê todas as
sociedades antigas todas as sociedades mais antigas aí que a gente enxerga sobre o mundo vão explicar o mundo de maneira mítica de maneira mitológica né antes mesmo da filosofia surgir o que é um mito pessoal a gente usa essa palavra para designar uma série de coisas mas aqui no caso que vai nos interessar é que o mito é uma narrativa vem do grego mitos observe sempre como as palavras se formam de onde as palavras vêm que isso é um exercício bem termo interessante que a gente chama de etnologia né o da origem das palavras nos
da chave para entender muitas coisas depois na hora de fazer uma prova mitos narrativa isto é um mito basicamente uma narrativa criada pelos homens para explicar as origens das coisas do mundo de um universo que para ele não era explicado não era ordenado então imagine pessoal qualquer criancinha hoje sabe que a terra girando ao redor do sol faz um ano girando ao redor de si faz um dia o que um dia o que é uma noite que as estações do ano se sucedem por aí vai imagine se num mundo totalmente desconhecido para vocês em que
mesmo a sobriedade para nós hoje não existiriam pra vocês tudo seria inexplicável então o mesmo teve que ser colocado uma história criada uma narrativa criada para explicar a origem para explicar o porquê das coisas e que levava as pessoas a terem um certo conforto nesse mundo né uma segurança pelo menos psicologicamente tudo já não é tão desconhecido assim mas omito perdura perdura perdura no tempo perdura há muito tempo ele está aí até hoje de alguma forma nessa gente pára para pensar vai constatar a existência dele mas ele não vai durar para sempre como única forma
de aplicar o mundo porque mais precisamente vai nascer a filosofia onde nossa filosofia onde surge a filosofia acho que todo mundo sabe disso mas surge na grécia mas essa mesma grécia onde surge a filosofia também teve um primeiro momento em que ela era mítica em que ela também explicar vá se explicar o seu mundo explicar um mundo para si através do mito é que nós temos por exemplo é uma tela renascentista do pintor chamado desse ano é que está retratando físico pesquisa é uma história interessante é um personagem da mitologia grega que teria sido então
castigado pelos deuses condenado um trabalho exaustivo inútil por ter tentado enganar a morte por ter de fato enganado a morte uma ou duas vezes então é uma explicação para o mundo uma explicação porque da dureza do trabalho é que a gente tem que fazer para obter as coisas que necessita e por aí vai ideologia é uma coisa muito rica muito romântico é muito bacana muito interessante e que é também uma forma de conhecimento certo pessoal mas a gente vai além não vai aí a gente tem uma passagem na grécia num determinado momento do mito para
a filosofia as explicações místicas as explicações assim pro mundo através do mito não é que elas bem totalmente lugar para uma nova forma de conhecer o mundo mas elas passam a conviver e porque isso vai se dar por que a gente vai ter o chamado milagre grego que corresponde ao surgimento da filosofia que corresponde um estímulo da racionalidade humana que corresponde a um avanço da razão a gente vai ter esse milagre grego amparado numa série de condições históricas sociais culturais econômicas etc entra então aqui cabe uma regra muito interessante anota aí anote aí fecha a
janela esse vídeo está vendo que eu sei né e anota aí por gentileza não existe o pensamento filosófico fora de contexto que contexto histórico entender porque o pensamento filosófico vai surgir numa época leva a gente primeiro a entender o que a própria época em que esse pensamento estava sendo produzido isto é o pensador os filósofos pensadores em geral são filhos do seu tempo são fruto do seu meio social muitas vezes o pensamento deles vai estar refletindo tendências conflitos e tetra da época em que eles vivem então para entender como a filosofia surge é preciso entender
que elementos sociais políticos econômicos e culturais estavam combinados ali na antiguidade grega mudanças que acontecem mais ou menos né é muito discutível mas entre o século 18 os séculos este cristo e que vai levar entrar filosofia surgir como uma nova maneira de ver o mundo basicamente pessoal nós sabemos que o desenvolvimento do comércio entre as cidades isso vocês vão ver melhor história né mas a gente tem contextualizar portanto o desenvolvimento do comércio entre as cidades coloca as cidades em contato entre si e coloca então e evidencia né então diferenças culturais diferenças de crença entre uma
cidade e outra isto é quando o indivíduo que viveu sempre na sua cidade na sua pole é de origem sai da sociedade pela primeira vez ele vai comercializar em outra cidade ele percebe que lá existem crenças costumes valores e hábitos um pouco diferentes daqueles da cidade de onde ele vem e aí ele vai estranhar aquilo isto é o mundo foi criado a partir do nosso ponto de vista a minha cidade a partir do ponto de vista da cidade que eu visitei que eu conheci quem tem razão afinal de contas né a gente tem uma versão
para a criação do mundo eles na outra cidade tem outra versão para a criação do mundo quem tá certo será que ninguém tá certo será que a explicação para são do mundo das coisas já não se faz mais por essa via mídia ou religiosa também será que a gente precisa de uma outra maneira de pensar sim de alguma maneira a filosofia vai surgir a partir de um choque cultural ou seja comparações de concepções míticas do mundo certo pessoal então filosofia não voltemos lá a formação das palavras filos amor é um tipo de amor que é
que os gregos classificavam como um amor fraterno como o amor de amigo e tal e sofia sabedoria saber conhecimento então quem é o filósofo ele é um amante do saber quem teria inventado a palavra filosofia foi um pensador dos primeiros pensadores que a gente já vai ver chamado pitágoras é que quando perguntado sobre o que fazia respondeu eu sou um filósofo eu sou amigo do saber nelson alguém que busca o saber a filosofia se faz dizem a gente pode dizer com toda certeza também por um avanço da razão a racionalidade para explicar o mundo pessoal
racionalidade que o mito de alguma maneira já possuía a atenção não vamos colocar o mito uma certa situação de desimportância ou de inferioridade em relação à filosofia é muito importante que a gente entenda que existem muitas formas de conhecer a realidade o mito as religiões a ciência filosofia e arte e não estão necessariamente numa ordem crescente de evolução quem explica melhor e quem explica pior como eu falei para vocês antes não custa a gente falar disso aqui agora né mas a razão que vai ser utilizada na filosofia é uma forma diferente de razão no mito
já havia uma certa racionalidade porque havia uma relação de causa e efeito conhecer e conhecer pelas casas nem aristóteles gerais para nós depois o mito já buscava isso de alguma maneira coloca as coisas numa relação de causa e efeito a narrativa mítica perguntava o que causou isso o que criou isto se a gente tem essa relação de causa e efeito a gente tem uma certa racionalidade aplicada no mito mas aqui na filosofia isso vai exacerbar isso vai ser voluma e essa razão essa racionalidade toda vai levar a gente explicar a natureza não mais fora da
natureza como fazer o medo não mas fora dela o medo explicar a natureza por elementos a gente sente sobrenaturais supernaturais a filosofia vai ser uma forma de explicar a natureza pela própria natureza não mais de fora lá dentro e sim de dentro para fora a partir do que bom aqui nós temos uma pinha que mostra um pouco da grécia do que era a grécia naquela época num primeiro momento só pra você se localizarem a filosofia vai surgir no litoral da turquia onde havia uma colônia grega chamada jônia e ali havia uma cidade chamada mileto onde
vão surgir os primeiros filósofos como a gente vai ver então o mapa aqui por uma questão de localização é claro todo mundo faz uma ideia que bom tempo mais tarde a filosofia vai chegar a atenas e lá ela vai ter o seu desenvolvimento maior mas ela não sou exatamente atenas ela vai surgir em cidades e colunas gregas que ficam aqui no litoral da turquia certo pessoal bom a explicar a natureza voltando a esse ponto os primeiros pensadores os primeiros filósofos então que vão tentar explicar o mundo dessa maneira mais racional utilizando mais aquela ideia de
logos são chamados de filósofos da natureza física é que a natureza em grego física vem daí é uma ciência da natureza até lá na ciência da natureza e na prova que vocês fazem então eles explicam a natureza como eu falei a partir da própria natureza mas como é que eles vão da dar essa explicação como é que eles vão fazer essa explicação surge na amazônia antigas é menor o ator que eu falei e vão dar essa explicação da seguinte forma eles acham de uma maneira geral os primeiros filósofos que o mundo pode ser explicado a
partir de um elemento básico de uma substância básica que teria criado todas as demais isto é eu observo a natureza assim concretamente e acho que dentro dela um elemento dela teria criado todos os demais times como a gente vai ver falou que era água água criou tudo que existe e por aí vai ar que é o nome disto princípio princípio eles procuravam princípio uma espécie de princípio básico de elemento básico que teria criado todo o resto eles procuram achar que é como uma espécie de matéria prima para o universo arkhé significa então princípio gente em
português nós temos palavrinhas nexe de evando aguiar qat procure o significado dessa palavra vocês vão entender melhor isso que eu estou falando aqui então esses primeiros pensadores nós chamamos de pré socráticos porque são chamados pré socráticos não exatamente apenas por terem vindo antes de sócrates é que foi outro pensador no tempo cronologicamente eles também em sua maioria vieram sim antes de sócrates mas eles vão também ser chamados assim porque eles compartilham uma maneira de pensar que maneira de pensar essa de que a gente pode observar a natureza descobrir dentro dela dentro da física é da
natureza o mar que é um princípio básico criador de tudo que existe a gente tem muito pouco da obra deste press o crat que os primeiros pensadores até pela distância no tempo é uma questão ideológica sobraram apenas fragmentos dessas obras originais ea gente conhece eles então a partir desses fragmentos e conhece eles eventualmente por citações dos seus pensamentos que vão ser feitas nas obras de filósofos que vieram depois então platão falar um pouco dos pré-socráticos assim como aristóteles falará também e as por essas duas maneiras a gente conhece mas lamentavelmente não conhecemos toda obra dos
pré-socráticos não conhecemos as obras deles na sua totalidade o primeiro então eu disse tales de mileto lembrando gente nessa época e na antiguidade o sobrenome do indivíduo sobre o nome do cara queria dizer o lugar onde vive então tales de mileto porque ele vinha de mileto que era uma cidade na jordânia na turquia como eu disse primeiro filósofo considerado então o primeiro filósofo que falou que tudo era água água potável luz em grego é pessoal ele falou que poderá água tudo é formado por água água forma todas as coisas que existem isto é ele vai
fazer uma constatação bastante clara mas bastante clara no sentido de observar a natureza isto é onde tem água tem vida se a água causa vida ele vai fazer uma passagem bem simples né ela deve criar também as coisas não vivas então ele acha que a água até é um elemento que cria tudo ele vai formar uma escola de pensamento é que a gente foi chamado de escola de mileto escola aqui não significa em filosofia exatamente um colégio onde tem professor tem aluno na sala de aula não exatamente isso escola vocês entendam como corrente de pensamento
então a nota isso também escola uma corrente de pensamento ou seja ver um pensador fundo essa corrente deixará discípulos deixaram seguidores então a gente fala que ele fundou uma escola essa escola de mileto então fundada por thales vai deixar seguidores como anaximandro de mileto e como anaxímenes ali também de mileto que vão seguir essa linha de raciocínio isto é podemos entender a natureza ea realidade através da observação de ela própria não observando ela própria e podemos achar um elemento que criou ela toda eles só vão divergir em relação a tarifas quanto ao elemento quanto à
quer que eles acham que criou a realidade isto é enquanto anaximandro pensa que o apelo é a substância que criou tudo anaxímenes vai achar que o arp nenhuma em grego é pessoal daí pneu e pneumonia e tetra que quer dizer isso a pena para max manda uma coisa complicada de entender não basicamente apenas significa ou indeterminado ele achava que havia uma coisa qualquer em determinada e disforme que foi aos poucos dando origem a todas as coisas que existem então esse o princípio essa seria a ar que enquanto anaxímenes ele fala não é o atalho não
se deu conta que a água vá pureza e se valorizando essa água vai vai se tornar uma coisa mais sublime e essa coisa que é o ar por sua vez depois de virar água e depois a água vai virar outras coisas então primeiro veio a importante aqui pessoal muito importante pense raciocine os primeiros pensadores e se pra socráticos aqui eles abriam caminho super importante para nós que é o caminho da filosofia mas eles estão abrindo de uma certa maneira o caminho da ciência porque eles estão especulando sobre a realidade pensando sobre ela tentando colocar uma
lógica na sua análise do mundo mas eles também estão fazendo aquilo que o cientista faz né observando a natureza então esse caminho aberto é tanto da filosofia quanto da ciência também registra isso aí que é muito importante mais tarde na próxima hora fica mais claro aí a filosofia se expande vai ganhando mais abertos então essa maneira de pensar vai chegar em samos que é uma outra cidade estado lá viver a pitágoras e pitágoras acredita no mar quer acredita que uma substância qualquer teria gerado tudo criado a realidade mas ele acha que nada material exatamente e
sim os números ele acha que os números tenham tudo porque pensa gente raciocínio simples gosta de matemática não muito mas pensa assim bem simples qualquer coisa que a gente observa e pensa em uma pessoa pensa em uma pedra pensa em uma casa pensa no tijolo qualquer coisa essa coisa vai ter uma extensão que a gente pode medir numericamente vai ter um peso que a gente pode constatar numericamente também tantos quilos né vai ter uma massa e certa cada coisa que a gente observa tem muitos números pode perceber né números que expressam sua medida seu peso
e por aí vai pitágoras diria o seguinte a gente percebe tanto os números assim para entender as coisas porque esses números estão na própria coisa esses números formam ela faz ela ser aquilo que ela é e portanto eles são ar que é a gente acha que usa os números para entender a coisa e tal eu diria que a gente extrai que a gente infere os números das coisas que a gente está observando tranquilo gente tem um lado bem interessante assim nos primeiros pensadores dos pensadores em geral eles não ficam totalmente despidos do caráter mítico de
pensar ainda né à passagem do minuto para a filosofia não é um trabalho tão completo 100% acabado tanto é que pitágoras né esse pensador que aliás vocês conhecem da matemática novamente teorema de pitágoras e por aí ele vai fundar uma espécie de seita religiosa que acreditando que o número que a matemática né os números são uma realidade perfeita e equilibrada e harmônica a gente também deve atingir e criar no mundo essa perfeição harmônica que os números trazem representam para nós nesse sentido ele acredita no que na reencarnação que a nossa alma resistir é perdura depois
da morte e vai reencarnar sucessivamente as sucessivas vezes até atingir uma certa perfeição numérica né até evoluir a ponto de chegar uma harmonia o equilíbrio numérico é bem interessante pensar no que eles também tinham seu lado místico ainda apesar do logos apesar da racionalidade colocada e aí segue o baile aí nós chegamos numa outra problemática é o pensamento dos pré-socráticos vai evoluindo vai progredindo de alguma maneira até que nós chegamos em um momento em que não basta mais apenas entender o que o mundo é feito qualquer qual é a substância que cria tudo e sim
explicar além disso o movimento a mudança que existe na realidade aí vai aparecer uma coisa muito rica para nós que estudamos isso isto é o primeiro grande conflito de idéias que surgem na história da filosofia entre mobilizarmo smo pessoal isso tudo termine mesmo quer dizer de alguma maneira crença né ou seja a crença na mobilidade a criança na mudança a crença de que as coisas se modificam no mundo contra o imobilismo a crença contrária à crença de que nada muda e de que tudo isso é uma ilusão nossa pois então no primeiro time aqui defendendo
imobilismo defendendo que tudo muda o tempo todo mundo né nós temos heráclito de éfeso que é um pensador que vê idade como um fluxo constante dele é aquela frase que muita gente conhece que diz ninguém pode se ganhar duas vezes no mesmo rio porque as águas vão passando naquele fluxo ele segue é uma metáfora que ele cria para tentar explicar as mudanças na realidade os dias nascem os dias acabam vem a noite vem a vida ea morte etc o tempo passa o mundo esse movimento então é sempre um dever é sempre de ver as coisas
estão por vir estão acontecendo mas não estão acontecendo aleatoriamente as mudanças ocorrem mas elas ocorrem de uma certa maneira ordenada mente porque existe um logos que logos razão é para ele existe um logos uma racionalidade no universo e essa racionalidade estaria organizando todas as mudanças para que as mudanças não se dessem de uma maneira então aleatória como se a realidade fosse uma luta de boxe certo era que eu acreditava que o mundo era formado por opostos de um lado nós temos um lutador de outro lado um outro lutador é como se fosse o dia e
à noite por exemplo se sucedendo mas havia uma espécie de logos que seria o árbitro lhe estaria no limite para essa mudança toda é também interessante pensar que esse logo está organizando a mudança organizando esse conflito entre coisas opostas no mundo que pra eles são a a causa da mudança é a causa da mudança esse conflito de opostos então no time adversário nós temos parmênides de geléia né da cidade de leh que vai fundar uma escola imobilismo ou seja ele vai achar que nada se movimenta que nada muda e que tudo isso é uma mera
ilusão dos nossos sentidos porque isso porque ele acredita simplesmente que existem duas vias para obtenção de conhecimento a primeira via é a via da razão verdadeira válida e segura a segunda via seria via da opinião pessoal isto é quando a gente percebe alguma coisa pelos sentidos isso não gera uma opinião para - diria a gente acha que tudo muda que tudo está em transformação tudo está se modificando mas nossos sentidos estão gerando nossa opinião isso não é verdade se a gente pensar racionalmente a gente vai perceber que nada está se modificando como assim ele pensa
que nada pode se mover porque ele considera que a realidade é uma coisa una então ele tem um conceito de uno para descrever o universo o universo eo no universo infinito e logicamente falando isso não mostra para nós o infinito tem como se mover o infinito não tem como se mover porque tudo o que se move se move dentro de um espaço certo agora se o universo é a realidade enfim pela cabe dentro de um espaço claro que não se comece já não seria mais infinita estão entendendo pois é então o que é infinito não
pode se mover se a gente aceita que o universo infinito é onu e tal ele não pode se mover então ele nega todo movimento embora os sentidos mostra nosso movimento acontecendo a razão através desse tipo de raciocínio mostra pra nós o que é que não que não existe movimento tranqüilo pessoal bom o trabalho posterior o trabalho que nós teremos depois aqui de outros pensadores ainda para socráticos é de tentar conciliar essa dessa dualidade esse conflito que começa acontecendo imobilismo e imobilismo é o caso de pedra cruz é ele vai achar o seguinte a realidade é
formada na verdade por quatro aquece a quatro elementos que nem tem lá no horóscopo não podia cuidar o fogo terra água e ar esses quatro elementos se combinariam e quando eles se combinam eles formam criam as coisas que existem quando eles separam alguma coisa deixa de existir uma morte acontece por aí vai aleatoriamente não pra ele existem duas forças uma força chamada amor no universo que juntos esses elementos e uma força oposta chamada ódio que separa os elementos ocasionando fim das coisas ele acha que conseguiu resolver o problema do mobilizando contra o imobilismo porque o
movimento acontece quando os elementos se juntam aos separam criando o disco criado nas coisas mas existem forças a ele que não se movem que não mudam questão paradinhas como o amor e ódio operando essas mudanças todas resolve mais ou menos né uma coisa pra gente pensar por fim o pessoal o último dos grandes para socráticos talvez o último pré socráticos de moto de abby dera ele é um cara que vocês conhecem bastante até talvez das aulas de química de repente né porque ele está participando de uma escola que a escola a tomista fundada por seu
mestre leucipo a escola tomista atomística nesse pensamento nos diz o que é que a realidade é formada por átomos pequenas partículas indivisíveis e eternas e isso é que é isso que forma realidade há turmas que se deslocam dentro de um vácuo pessoal nessas partículas se movem no vácuo isto é idade é uma composição de átomos espaços vazios onde exato nesse movimento então ele acha que assim também está resolvendo a questão do imobilismo contra o imobilismo porque os átomos em movimento e pra eles se movimentam aleatoriamente e vão se chocando formando as coisas que existem porque
eles se agrupam assim e também eventualmente chocando eles podem se destruir ou melhor destruir as coisas né então isso explicaria o fim daquelas coisas que existem pois é assim ele explica explica de alguma maneira ele tenta superar e até consegue superar aquela questão do mobilizando contra mobiliza a partir do momento em que os átomos se movendo constitui o pensamento terá culto e o vaco né paradinho imóvel constitui uma parte do pensamento de parmênides naquela coisa imóvel aquela coisa estática paradinha ali que não se mexe certo pessoal enfim as coisas se forma então por átomos que
se aglomeram se agrupam eles têm formas geométricas diferentes para de morte e por aí vai ele classifica os átomos enfim e quando eles se repelem as coisas acabam quando eles se agrupam as coisas se originam o interessante desse pensamento é que de alguma maneira a ciência moderna vai constatar que ele tinha bastante razão no que dizia mas a gente pára pra pensar ele vive quando talvez séculos 5 antes de cristo é muito duvidoso também nessas datas um pouco duvidosa mas a gente sabe que ele vive na antiguidade para nós bastante remota sendo que nessa época
o pessoal não havia uma lupa uma lente de aumento básica dessas que a gente compra em qualquer papelaria hoje então como ele chega a constatação de que os átomos existem pensando pela racionalidade pelo logo então os gregos deixou como herança para nós essa certeza de que o pensamento pode levar o entendimento das coisas ou pode pelo menos levar a um entendimento muito maior das coisas tranquilo o pessoal então por hoje é só até a próxima aula fiquem bem estudem bastante tchau