[Música] r [Música] [Música] história da música brasileira muita gente associa história às coisas que Ficaram para trás mas a música é um dos elementos mais vivos na cultura do Brasil e não apenas a música popular mas a produção musical em todas as esferas inclusive com o reconhecimento de muitos de nossos músicos que hoje integram grandes orquestras pelo mundo afora isso é maravilhoso mas o fato é não chegamos a isso por acaso A história se movimenta conhecimentos e técnicas são difundidos digeridos e devolvidos na forma de novas Produções é um movimento Fantástico eu quero mostrar uma
coisa para vocês Este é o primeiro de uma série de 15 programas sobre a história da música brasileira vamos percorrer cinco séculos ou eu posso dizer vamos ouvir cinco séculos tenho certeza de que muita gente vai se surpreender com a qualidade das peças selecionadas um exemplo [Música] isso é um trechinho de uma composição Brasileira de 1776 só é possível ouvir peças do passado Graças aos grandes esforços de musicólogos que se dedicam a resgatá-las nos baús da história e para nós isso é fundamental porque damos uma grande importância a uma interpretação fiel ao estilo da [Música]
época de e eterno [Música] glória a pesquisa musicológico nosso projeto é rigorosa um trabalho complexo e delicado mas ainda é necessário muito esforço muito investimento para podermos resgatar informações musicais de outros séculos Aliás a pesquisa histórica em geral no Brasil sofre pelo descaso e falta de recursos Paulo Onde são encontrados esses manuscritos musicais manuscritos São preservados em arquivos e esses arquivos podem ser particulares públicos ou eclesiásticos como é o caso aqui do arquivo da cúria Metropolitana de São Paulo é importante ressaltar que Infelizmente nem todos os arquivos estão abertos aos pesquisadores e muitos deles a
documentação musical corre sérios riscos de perda ou destruição sem uma política Ampla de acesso e preservação os consulentes mais numerosos dos arquivos musicais poderão ser os insetos e como é que se recupera a música de um manuscrito que se encontra nesse estado bem a maioria das composições anteriores ao século XX foi preservada em partes individuais para cada cantor e instrumentista recuperar uma obra musical antiga requer a transcrição dos manuscritos e a superposição dessas partes em uma partitura Além disso é necessário decodificar alguns sinais e corrigir os erros de cópia tanto na música quanto no texto
cantado mas somente em casos extremos quando partes foram perdidas ou certos trechos foram deteriorados eles precisam ser restaurados eh os trechos perdidos são reconstituídos com base na lógica do sistema musical porém respeitando-se o estilo da música que está sendo recuperada reconstituir um manuscrito tendo consciência de como a música Era cantada e como os instrumentos eram tocados é fascinante podemos então ouvir a música de uma forma muito próxima de como era ouvida 300 400 500 anos atrás é a grande trilha sonora da história do Brasil O Guarani do espetacular Carlos GES muita gente conhece mas poucos
sabem do sucesso internacional desse brasileiro já no século passado e a música nos leva até lá viajamos com ela Claro que como Historiador vamos fornecer indicações precisas pelos Viajantes da história da música brasileira vamos contextualizar a produção musical ações sobre a época em que as músicas foram compostas sobre o que estava acontecendo no Brasil e no mundo e quanto aos homens que faziam música Quem eram Como viviam o que era para eles fazer música visitamos muitos locais onde a música brasileira foi produzida e ouvida para poder registrar também alguns dos mais importantes monumentos históricos onde
ecoaram pela primeira vez os acordes emocionantes de uma nova terra a proposta está lançada revelar a cultura brasileira 500 anos da música de um povo nascido da mistura de tantas raças por onde [Música] [Aplausos] começamos [Aplausos] [Aplausos] um bom começo é a música aqui praticada antes da chegada daqueles que batizaram o Brasil Afinal que música Podem ter encontrado os europeus que atravessaram o Atlântico há cinco séculos [Música] oh como e com que objetivo os índios haviam criado sua música O que se pode imaginar é que essa arte de arranjar sons a frui de um ritmo
e o entar de uma canção tem acompanhado a humanidade nos seus rituais religiosos nas guerras na busca de alimento enfim nos eventos e festas que ajudam a organizar o dia a dia [Música] [Aplausos] mas e que experiências musicais traziam os povos navegadores da [Música] Europa a Europa respirava religiosidade Mas além da música sacra entre os homens que chegavam eram também comuns as canções e danças em 26 de abril de 1500 o próprio Pero Vas de Caminha escreveu sobre um dos primeiros contatos com os índios além do rio andavam muitos deles e folgando uns ante os
outros sem se tomarem pelas mãos e faziam no bem passou-se então além do rio Diogo dias ao mochar que foi de Sacavem que é homem gracioso e de prazer e levou consigo um gaiteiro nosso com a sua gaita e meteu-se com eles a dançar tomando-os pelas mãos e eles folgavam e Riam e andavam com ele M bem ao som da gaita para o conquistador era importante marcar presença daí a grande cruz com as armas da coroa e a ordem para que se rezasse uma missa naquele dia um público diferente ouviu sem entender a palavra de
[Aplausos] Deus a cobiça fez com que para o Brasil navegasse em franceses Ingleses holandeses gente em busca das riquezas e promessas do Eldorado os franceses em especial chegaram a tentar criar uma colônia para onde viriam seus dissidentes cristãos os calvinistas da França Antártica entre eles Jean de lerry chegou a tentar transpor o trecho de uma melodia indígena para a linguagem da notação musical europeia tarefa impossível já que essa notação não pode nos dar uma ideia precisa de como essa música Era executada apesar das imas Diferenças alguns europeus quiseram e conseguiram se aproximar dos índios aliás
eles fizeram com que os índios se aproximassem deles os Jesuítas cham a Brasil dispostos a tudo para catequisar os índios que a Seus olhos eram cristãos sem o saber e por isso deviam ser responsabilidade exclusiva da igreja Os Missionários logo cuidaram de aprender a língua tupi praticada em grande parte do litoral da Nova Terra mais do que isso criaram uma gramática que unia elementos nativos com outros importados do português era a língua geral em Angatu que se prestava para disseminar a palavra de Deus sem usar a força os Jesuítas reuniram sob seu comando milhares de
índios José de Anchieta por exemplo não usava apenas a palavra usava também a [Música] música [Música] Mara con [Música] Granda [Música] IL [Música] Il del [Música] monre [Música] oo os Jesuítas estavam preocupados com as almas dos índios enquanto os colonos só se interessavam por seus braços para o trabalho escravo a estratégia dos religiosos foi reunir os índios em grandes Empreendimentos agrícolas as missões nelas sob sua guarda eles estariam sobre a proteção divina embora perdendo sua identidade cultural assim tornaram-se alvos fáceis dos Bandeirantes apresador de índios os religiosos tiveram certo êxito na transmissão de alguns elementos
culturais principalmente entre as crianças os curumins aprendiam a usar instrumentos como flautas Trombetas e violas e mais tarde nas grandes missões no sul do Brasil e no Paraguai os índios chegaram até a fabricar regularmente instrumentos musicais as crianças índias cantavam em latim e no yatu as principais orações católicas os versos das cantigas de ancheta também serviam a catequese [Música] em algumas delas eram utilizadas melodias europeias já [Música] existentes V sospir su Amato su am V Amato [Música] AM [Música] su [Música] am a peccator a peccator aat ven sospir og su og su [Música] que [Música]
que [Música] Ames durante o século 1 domínio português sobre o Brasil foi ameaçado pelas invasões holandesas elas foram patrocinadas e controladas pela companhia das Índias ocidentais Os Capitais investidos garantiam navios armazéns refinarias redes de distribuição instrumentos de crédito e seguro e principalmente exércitos os holandeses chegaram até a invadir as feitorias portuguesas na África e controlar o tráfico de escr só faltavam as plantações e engenhos para a companhia dominar todas as etapas da produção do açúcar com esse objetivo vieram para o Brasil aqueles bem-sucedidos calvinistas durante o período em que ocuparam grande parte do nordeste brasileiro
os holandeses fizeram de Recife a capital do seu território a arquitetura as ciências e as letras floresceram na partida de Maurício de nassal para Holanda ele foi homenageado com um Cântico muito comum na época vilhelm van nassan hoje o hino nacional [Música] Holandês nação Vans bo Vader magam met wie [Música] godan en ver [Música] a produção cultural no Brasil português dos séculos x e é praticamente uma obra dos Jesuítas no que diz respeito à música Ela acima de tudo religiosa É muito raro encontrarmos qualquer referência essa música profana mas existe um caso especial do poeta
e cantor Gregório de Matos guerra cantor poeta e violeiro Gregório era um crítico tão sarcástico dos costumes que foi chamado o boca do inferno atribui-se a ele a letra dessa canção os dius piso n passar por aqui Cavalheiro de tão lindas partes com e Paris com Londres e Paris mas ficou que as mesmas estrelas que as doce do dia viu sempre luzes porque o pai por não sei que desastre todo que coma ven pelois tudo que comia vem a pelo giz mar fazeram o tch T grão rapiro descas de rei que jamais para as poucas
olhava aaras calças melhor para del aaras cças melhor para del Mari Nicolas é finalmente sujeito de prendas de tanto matis que está hoje batendo moeda Sea ontem um v [Música] entre os portugueses a música naquele começo de Brasil era quase sempre Sacra cantada em latim e com características da música vocal renascentista da Europa a harmonia era simples com pouca variedade rítmica e ainda sem efeitos dramáticos ou teatrais essas músicas de autoria anônima foram sendo copiadas no Brasil desde o século X composições dessa natureza foram encontradas em Mogi das Cruzes uma cidade próxima a São Paulo
o pesquisador Jaelson Trindade consultando um livro foral do século XVII se deparou com os manuscritos eles estavam servindo como recheio para a capa do livro 11 obras diferentes a maioria composta para para as comemorações da semana santa entre os manuscritos do grupo de Mogi das Cruzes um se diferencia é matais de incêndios um Vilan sico de Natal para quatro vozes e Instrumentos o motivo Central dos versos é o amor Místico pelo menino [Música] Jesus [Música] in Me L par não mi mateis Mat Vai so [Música] não me [Música] V deixai que eu go essas luzes
Ai meu amor não via [Música] vez não via deix que eu essas luzes a meu amor não vi no e de chegar aos insentos vai queis no [Música] vi incos [Música] non [Música] MA [Música] desses dois séculos de história brasileira de 1500 até 1700 restaram poucos registros da música praticada aqui um dos motivos é que os portugueses Não Contavam com um projeto de colonização enquanto os espanhóis se punham a fundar vilas e cidades dando origem a uma teia Urbana a ocupação do Brasil era esparsa sem muita cidades foi difícil manter documentação sobre o que aqui
se fazia mas a situação havia de mudar no próximo programa A música na Bahia em Pernambuco e na São Paulo do século XVII [Música] Mat inus me [Música] L non mi mat mat vai porque não S mar não [Música] vi deixai que eu go essas luzes aor não via não via deixai que eu pos essas luzes vai me o amor não [Música] viis